ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 17-06-2021 Quinta-feira

-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PROJETO QUE AMENIZA LEI DE IMPROBIDADE

-SC TEM SALDO DE 62 MIL NOVAS EMPRESAS NOS PRIMEIROS CINCO MESES DO ANO

-CAESP DE IPORÃ DO OESTE FARÁ LIVE COM FEIRA DE ARTESANATO HOJE À NOITE

-CORPO DE BOMBEIROS DE MONDAÍ SERÁ INAUGURADO NESTA SEXTA-FEIRA

-TUNÁPOLIS LANÇA PROGRAMA CALÇADA PARA TODOS

-DIRETOR APONTA QUE DEFASAGEM NO ENSINO POR CONTA DA PANDEMIA PODE LEVAR CINCO ANOS

-POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE 40 MIL REAIS EM MERCADORIAS

-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS EM FLAGRANTE POR PRÁTICA DE DESCAMINHO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de tempo bom algumas nuvens.A temperatura pode chegar a 15 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e quatro centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O uso de máscara ao ar livre não será mais obrigatório na França, e o fim do toque de recolher será antecipado. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro francês, JEAN CASTEX. A partir de hoje termina a obrigatoriedade de máscaras em ambientes externos, com algumas exceções. A partir de domingo será suspenso o toque de recolher que deveria durar até 30 de junho. Os anúncios feitos pelo chefe do governo foram possíveis graças à queda das contaminações por Covid-19 no país.


Os presidentes de Rússia e Estados Unidos, VLADIMIR PUTIN e JOE BIDEN, elogiaram o encontro que tiveram nesta quarta-feira em Genebra, na Suíça. Essa foi a primeira reunião entre os dois mandatários que disseram que as conversas foram "construtivas". Apesar disso, tanto PUTIN quanto BIDEN avaliaram que ainda há algum grau de distanciamento entre o Kremlin e a Casa Branca. Eles discutiram temas como armas nucleares, segurança cibernética, crises diplomáticas recentes, direitos humanos e o futuro das relações entre os dois países.


PEDRO CASTILLO, um ex-professor e político que está prestes a ser nomeado presidente do Peru, buscou acalmar os temores no país depois que uma lenta contagem de votos mostrou que ele venceu a eleição de seis de junho. O socialista CASTILLO se declarou vitorioso na terça-feira, embora sua rival de direita, KEIKO FUJIMORI, não tenha reconhecido a derrota. Ela alega que houve fraude e busca anular votos. O órgão eleitoral ainda não confirmou o resultado. CASTILLO disse ontem que não é chavista, não é comunista e não veio para desestabilizar o país.


O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, de três e meio para quatro vírgula 25 por cento ao ano. O objetivo é conter a pressão inflacionária. Essa foi a terceira elevação consecutiva da taxa. A decisão já era esperada pela maior parte dos analistas do mercado financeiro. Os economistas avaliam que o aumento da taxa continuará neste ano. A previsão é que a Selic termine 2021 em seis vírgula 25 por cento ao ano, segundo pesquisa do Banco Central com mais de 100 instituições financeiras.


O Senado adiou para esta quinta-feira a votação da medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobrás, maior empresa de geração e transmissão de energia do país. O governo espera arrecadar cerca de 60 bilhões com a privatização da empresa. A análise da proposta era o primeiro item da sessão desta quarta-feira, mas sem consenso para a aprovação do texto o presidente do Senado, RODRIGO PACHECO decidiu suspender a sessão. Vários senadores se disseram favoráveis à privatização da empresa, mas criticaram a inclusão de "jabutis", trechos sem relação com o objetivo original da proposta e que, segundo esses senadores, estão inviabilizando o avanço da medida. A MP, editada pelo governo em fevereiro, perde a validade na próxima terça-feira se não receber o aval do Congresso.


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que altera a Lei da Improbidade Administrativa para estabelecer que agentes públicos só podem ser condenados se houver comprovação de dolo, isto é, intenção de cometer o crime. Com a aprovação, o texto segue para o Senado. Atualmente, a lei de improbidade permite a condenação de agentes públicos por omissões ou atos dolosos e culposos, isto é, sem intenção de cometer crime. A mudança prevista no projeto aprovado pelos deputados, na prática, restringe a condenação. O projeto teve 408 votos a favor e 67 contra a proposta.



O Estado fechou os primeiros cinco meses deste ano com um saldo de 62 mil 545 novas empresas, mesmo com o impacto da pandemia, segundo dados divulgados pela Junta Comercial de Santa Catarina. O crescimento é de 52 por cento em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo de novas empresas representa a diferença entre as constituições e as baixas de janeiro até o mês de maio de 2021: 89 mil 837 empresas foram constituídas e 27 mil 292, extintas no Estado. Já em 2020, o saldo de foi de 40 mil 975 novos empreendimentos. Segundo o governo, a instituição do registro automático em Santa Catarina é possível abrir um novo negócio em cerca de cinco minutos.


O governo de Santa Catarina deve pagar no próximo mês a primeira parcela do SC Mais Renda, programa lançado pelo governador CARLOS MOISÉS na última semana. O SC Mais Renda é um programa de auxílio emergencial catarinense que atenderá profissionais que perderam o vínculo formal de emprego durante a pandemia e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até o momento, mais de sete mil pessoas fizeram o cadastro, além das famílias que constam do Cadastro Único e que, igualmente, passarão por validação conforme previsto na lei. O Governo do Estado pagará a primeira das três parcelas de 300 reais ainda em julho, para aqueles que se cadastrarem até dia 23 de junho e estiverem aptos para receber o benefício. O cartão do SC Mais Renda poderá ser utilizado no pagamento de alimentação e despesas essenciais.


Santa Catarina alcançou nesta terça-feira a maior média de doses aplicadas de vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha, em 18 de janeiro.Os municípios de Santa Catarina aplicaram uma média de 47 mil 351 doses por dia, nos últimos sete dias. Se mantiver esse ritmo, a tendência é que toda a população catarinense possa ser vacinada contra a Covid-19 com as duas doses até fevereiro do ano que vem. Além disso, se o Estado mantiver essa média, todos os integrantes dos grupos prioritários podem receber a primeira dose até 26 de junho, completando a vacinação com a segunda dose em agosto, dependendo do tipo de vacina aplicada. Segundo o Plano Estadual de Vacinação, a população prioritária é estimada em dois milhões 569 mil 347, sendo que 84 por cento já receberam, ao menos, a primeira dose.


-CAESP FARÁ LIVE COM FEIRA DE ARTESANATO HOJE À NOITE

-CORPO DE BOMBEIROS DE MONDAÍ SERÁ INAUGURADO NESTA SEXTA-FEIRA

-HOSPITAL DE IPORÃ DO OESTE REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS

-TUNÁPOLIS LANÇA PROGRAMA CALÇADA PARA TODOS

-VIGILÂNCIA SANITÁRIA ALERTA SOBRE RISCOS DE TATUAGENS

-DIRETOR APONTA QUE DEFASAGEM NO ENSINO POR CONTA DA PANDEMIA PODE LEVAR CINCO ANOS


O Centro de Atendimento Especializado, CAESP/APAE Caminho de Luz, de Iporã do Oeste, promove hoje a primeira live para venda de artesanato. A transmissão inicia às 19h, pelo Facebook da instituição. A diretora ELIANE BRUGNEROTTO destaca que este é o primeiro evento do tipo na história do CAESP. A ideia de fazer a live surgiu durante planejamento da equipe pedagógica, a partir do tema do mês de junho, que é “O nosso ambiente melhor”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia cinco de junho. ELIANE ressalta que o grande questionamento que se faz é: qual a minha contribuição ao meio ambiente e o local onde vivo?. Vários produtos serão comercializados neste artesanato. Tapetes, toalhas, jogo de banheiro, fronha, capa térmica, caixinha, vasos, entre outros. Haverá ainda máscaras que a instituição confecciona. Cada peça é única e exclusiva, feita pelos alunos, professores e colaboradores que ajudam na produção.


O quartel do Corpo de Bombeiros de Mondaí será inaugurado na manhã desta sexta-feira. A solenidade inaugural havia sido programada para primeiro de junho, mas acabou adiada por conta do prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT, ter positivado para Covid-19 na época. A inauguração do quartel localizado na Rua WALDEMAR ERNESTO GLUFKE, ao lado do porto da barca de Mondaí, será às 9h30. O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Coronel CHARLES VIEIRA, e o Comandante do 12° Batalhão de Bombeiros Militar, Tenente-Coronel ALCIONE DE FRAGAS, de SMO, estarão na solenidade, que será restrita para convidados especiais do batalhão, autoridades, representantes de empresas que contribuíram na instalação do quartel e imprensa, para evitar aglomeração no local. O Corpo de Bombeiros de Mondaí ficará sob responsabilidade da guarnição de Iporã do Oeste, que no momento atende ocorrências no município. A partir da operação do novo quartel, os bombeiros de Mondaí serão acionados sempre que alguém deste município ou de Riqueza ligar no 193. Junto à inauguração ainda haverá entrega de nova viatura, ASU.


Deputados, governo e sindicato tratam de aumento salarial para professores em reunião na ALESC. Nesta semana a Comissão Mista formada na ALESC para debater e propor melhorias ao plano de carreira do Magistério estadual recebeu o Chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI, e os secretários estaduais da Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, e da Administração, JORGE TASCA, além do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação, LUIZ CARLOS VIEIRA. O principal assunto foi a anúncio feito pelo governador CARLOS MOISÉS um dia antes, de pagar no mínimo cinco mil reais para professores graduados com 40 horas aula semanais. Durante a reunião, os representantes do governo confirmaram o anúncio, mas não deram detalhes, alegando que questões técnicas e jurídicas ainda precisam de definição. Mais de 1,3 mil profissionais da educação acompanharam a transmissão ao vivo, na expectativa de saberem quando e como o valor será pago.


A deputada LUCIANE CARMINATTI, presidente da Comissão Mista, destacou a necessidade da medida contemplar todos os trabalhadores do setor, incluindo inativos, temporários e especialistas, além da aplicação em toda a carreira, para incentivar a formação dos professores com mestrado e doutorado. A Comissão Mista dará sequência à construção dessa proposta, em conjunto com o sindicato da categoria, reunindo-se com economistas, juristas e órgãos de controle nas próximas semanas. Formado por sete deputados há um mês, o colegiado tem 60 dias para debater e apresentar um modelo ao governo estadual. LUCIANE, que também preside a Comissão de Educação da ALESC, ainda destacou que o governo tem obrigação constitucional de investir 25 por cento da receita corrente líquida em Educação, o aumento da arrecadação estadual e o congelamento dos salários do setor desde 2018.


Vacinação de idosos contra a gripe está abaixo do esperado. A secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, demonstra preocupação com a falta de adesão por parte das pessoas da terceira idade. Ela cita os idosos como grupo com maior alerta e que não tem atendido o chamado para vacinação contra Influenza. Uma das justificativas é a campanha contra Covid, que acaba confundindo e gerando redução na procura pela imunização contra gripe. A secretária, que é enfermeira, diz que a falta de vacinação contra a gripe gera preocupação pelo aumento de internações de pessoas idosas em uma situação que pode ser evitada pela vacinação. ROSELI lembra que a Influenza também é uma doença grave que pode causar internações e até óbitos. Agentes de saúde estão contribuindo com informações e orientações para os grupos prioritários.


ROSELI BONAVIGO reconhece que o município está longe de atender a meta de imunização das pessoas da terceira idade, em um contraste com a campanha de imunização contra Covid, que registra grande adesão para a primeira e segunda dose. São mais de 400 pessoas que ainda não receberam a vacina contra gripe. Em um total de mais de mil e 200 idosos, aproximadamente 800 receberam a vacina até o momento. A imunização ocorre na sala de vacinas do Centro de Saúde. A secretária lembra que a vacinação fora da unidade ocorre somente em campanhas específicas, com grande número de pessoas, neste caso visando evitar aglomerações. ROSELI acrescenta que são duas campanhas grandes em andamento e isso gera demanda elevada e tempo para os vacinadores realizarem o trabalho. Além disso, segue a disponibilidade das vacinas de rotina.


O Hospital Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, está fazendo nesta semana mutirão de cirurgias ortopédicas, de joelho. Conforme o administrador RENATO CELANTE, os procedimentos, efetuados a partir da parceria entre hospital e Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste, iniciaram ontem e prosseguem até sábado, por quatro dias. CELANTE frisa que o hospital está atendendo plano operativo do SUS, com contrato que estabelece cirurgias ortopédicas a partir de junho. Ortopedistas especializados em cirurgia de joelho e outros procedimentos, de Camboriú e Florianópolis, ambas cidades do litoral, estão atendendo no hospital de Iporã do Oeste neste momento. O administrador salienta que nesta etapa serão realizadas apenas cirurgias de joelho, para municípios de toda região que estão credenciados.


RENATO CELANTE reitera que no momento em que foi montado o plano para cirurgias e encaminhado ao estado, 22 municípios da região estavam credenciados e agora o número já aumentou. Outros municípios ainda solicitam para fazer parte deste grupo. As cirurgias, segundo CELANTE, serão providenciadas a cada 30 ou 40 dias. O administrador do Hospital Nossa Senhora das Mercês reitera que também haverá procedimentos em oftalmologia, embora a quantidade de pacientes tenha reduzido. Este tipo de cirurgia está programado para os dias seis a oito de julho, dependendo também da situação da pandemia. Para viabilizar estas campanhas, ainda de acordo com RENATO CELANTE, é necessário cuidar do distanciamento social, com número reduzido de pacientes no hospital.


Tunápolis lançou o Programa Calçada para Todos, com intuito de incentivar a reforma dos passeios na cidade e aprimorar o aspecto visual. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SÉRGIO EIDT, o programa tem base legal em lei de 2018, que cria todas as regras de execução. Nas ruas em que já existe pedra irregular, segundo EIDT, o poder público entraria com a mão de obra, por meio do setor de Urbanismo, e o proprietário paga à prefeitura o custo do concreto usinado, que já foi licitado e será utilizado para confecção dos passeios. O secretário explica que basta ao proprietário de terreno interessado vir à prefeitura, onde é feito requerimento, por meio do qual vai manifestar intenção de fazer passeio e informar quantos metros precisa para fazer a concretagem ou execução do serviço.


Na sequência o interessado deve passar no Setor de Tributos para parcelar em até 10 vezes o valor da obra. O intuito do município, segundo EIDT, é cobrar o valor do concreto usinado, que hoje seria 30 reais por metro quadrado para passeio novo, e 20 reais em local onde se sobrepõe a uma calçada existente. No passeio recuperado, de acordo com SÉRGIO EIDT, haverá em torno de quatro centímetros de concretagem, enquanto no novo serão colocados sete centímetros, por isso um é mais caro. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Tunápolis enfatiza que o município tem adotado o modelo de concreto polido, usinado, em primeiro momento. Um dos motivos é que este material confere segurança e não é tão caro. Para um passeio de 10 metros, conforme EIDT, a pessoa pagaria em torno de 500 reais. Com o parcelamento em 10 vezes, custaria 50 reais por mês.


A expectativa do município é de que a adesão por parte dos proprietários de terrenos será positiva. Segundo EIDT, algumas pessoas já ligaram na prefeitura para fazer requerimento e tratativas iniciais. Destaca que a cidade vai ficar mais bonita e haverá maior segurança às pessoas que se deslocam nos passeios. SÉRGIO EIDT comenta que também tem pessoas que fizeram por conta própria e colocaram lajota diferenciada. Ressalta que quando existe parceria entre as partes, com o município ajudando e o proprietário do terreno também, fica mais fácil para obter progresso em conjunto.


O fiscal da Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste, ANTÔNIO JAGUEZESKI, alerta que na última semana foram identificados procedimentos de tatuagem e micropigmentação de forma irregular no município. Inclusive houve casos de clientes que tiveram infecções e precisaram atendimento hospitalar. Dois estabelecimentos ainda foram parcialmente interditados, até fazerem adaptações necessárias. JAGUEZESKI reforça que a legislação só permite fazer tatuagem em local apropriado, ou seja, num estúdio específico, com piso, parede impermeável e de fácil limpeza, caso sangre durante o procedimento. Enquanto isso, alguns profissionais do ramo estavam indo de casa em casa, o que não é seguro. Os materiais utilizados devem ser descartáveis, por isso o fiscal da Vigilância Sanitária orienta os clientes para que exijam estes cuidados ao tatuador.


ANTÔNIO JAGUEZESKI lembra que o profissional que vai fazer a micropigmentação deve comprovar capacitação para a atividade, com carteirinha indicando que estudou para isso. Ele explica que uma tatuagem tira a integridade do tecido e tem ainda a questão biológica do sangue e do material a ser injetado que precisam ser considerados. Reforça ainda que uma tatuagem implica risco de transmitir doenças por meio do sangue, como AIDS, hepatite, sífilis, entre outras que duram a vida toda. O fiscal da Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste lembra que a partir do momento que estabelecimentos no município foram notificados da interdição parcial, eles já entraram em contato para sanar pendências e prometeram ajeitar o local onde serão feitos os procedimentos, além de comprovar a especialização para a atividade. Assim que conseguirem comprovar situação favorável de saúde para os clientes, será liberado para atendimento novamente.


O diretor da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste, PEDRO GAUER, aponta que a defasagem no ensino por conta da pandemia pode levar até cinco anos. A estimativa é decorrente de um 2020 atípico e difícil para todos, e segundo o diretor, já se imaginava que haveria perdas no aprendizado dos alunos, por maior que fosse o esforço deles, em conjunto com as famílias e os professores. Esta realidade, conforme GAUER, não é exclusiva da escola estadual de Iporã do Oeste, mas do ensino Fundamental e Médio como um todo. No período de mais de um ano de ensino totalmente à distância, alguns alunos chegaram a ter vários professores, o que também dificulta para eles, pois não se consegue dar sequência a um trabalho que demanda mais tempo.


PEDRO GAUER cita que entre alunos do primeiro ao sexto anos, por exemplo, alguns tiveram seis a sete professores diferentes. Ele avalia que houve perdas em todas as séries, desde as finais do Ensino Fundamental ao Médio. Para a terceira série, conforme o diretor, a defasagem acumulada no aprendizado prejudica também a preparação para o vestibular. Para recuperar os prejuízos na aprendizagem, GAUER salienta que é preciso criar mecanismos para conseguir trabalhar dois anos em um. O processo deixa os professores muito desgastados e segundo o diretor, os alunos também precisam colaborar para que os objetivos sejam cumpridos, principalmente no período em que estão em casa, quando devem se dedicar ao tema escolar. De acordo com o diretor, a defasagem pode demorar um, dois até cinco anos para ser recuperada.


GAUER demonstra alegria com o retorno dos alunos ao educandário, mesmo que apenas parte das turmas seja atendida na sistemática 100 por cento presencial. O primeiro semestre de 2021 encerra em julho e segundo o diretor da Vendelino Seidel, a escola já formou um pré-conselho, junto com professores, para avaliar o semestre e fazer ajustes que contribuam para agilizar atividades da segunda metade do ano. Na noite desta quinta-feira a escola fará reunião online com pais de alunos do sexto e sétimo anos. Às 19h será com os responsáveis dos estudantes do sexto ano e na sequência, às 20h, com os do sétimo. PEDRO GAUER acrescenta que este é o período em que tradicionalmente ocorria a Festa Junina na escola. Devido à pandemia as festividades serão feitas em dois dias, restritas para professores e alunos, de modo a evitar aglomeração. Os alunos virão com traje junino e haverá alguns atrativos possíveis, mantendo distanciamento. Os estudantes também vão trazer comes típicos, como rapadura, puxa-puxa, pipoca, mas não pode ser compartilhado. GAUER ressalta que a escola ainda vai fazer uma minifogueira, pois há restos de galhos disponíveis.


-ÔNIBUS DESGOVERNADO INVADE EMPRESA NO PARANÁ

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS AO CAIR DE GALPÃO NO INTERIOR DE TUNÁPOLIS

-POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE 40 MIL REAIS EM MERCADORIAS

-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS EM FLAGRANTE POR PRÁTICA DE DESCAMINHO


Um idoso de 70 anos ficou ferido após caminhonete capotar na SC-492. O acidente ocorreu por volta das 17h30 desta quarta-feira, no trecho entre São Miguel do Oeste e Bandeirante. De acordo com a Polícia Militar, o condutor fazia sentido Bandeirante/SMO quando perdeu o controle numa curva, saiu da pista e capotou. O veículo só parou após despencar de aproximadamente 10 metros, no acesso à Linha Santa Ana. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional.


Ônibus desgovernado invade empresa no Paraná. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Samu atenderam acidente nesta quarta-feira à noite, na cidade de Pato Branco/PR. Um ônibus desgovernado invadiu uma corretora de imóveis. O motorista ALMIR EMILIO sofreu ferimentos leves, mas recusou atendimento. De acordo com o condutor, que é de Maringá, teria ocorrido problema no sistema hidráulico do ônibus, que ficou desgovernado. Como existe um declive no local, ele jogou o veículo em direção da corretora de imóveis, causando um grande dano, bem como no semáforo. Por sorte, não havia ninguém na empresa quando ocorreu o grave acidente e o motorista sofreu apenas ferimentos leves. O Corpo de Bombeiros fez levantamento no local e não constatou risco de desabamento. Com isso, foi autorizada a retirada do ônibus.


Um homem sofreu ferimentos ao cair do telhado de um galpão, a três metros de altura, na comunidade de Pitangueira, interior de Tunápolis. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu a ocorrência por volta das sete e meia da manhã de hoje. A vítima da queda, de 47 anos, estava consciente e orientada, com sinais vitais normais. O homem foi encontrado deitado, apresentava deformação no cotovelo esquerdo, edema e corte na parte frontal da cabeça. Os bombeiros imobilizaram o homem com colar cervical, colocaram tala no braço e em seguida na maca, para ser conduzido ao hospital de Tunápolis.


A Polícia Rodoviária apreendeu 40 mil reais em mercadorias por volta das 05h30 da madrugada de quarta-feira, na SC-305, em Campo Erê. Trata-se de ocorrência de descaminho, flagrada durante Operação Hórus. Ao revistarem um veículo, os policiais encontraram produtos do Paraguai, sem registro na aduana e acima da cota permitida por lei, de 500 dólares. Os produtos diversos foram apreendidos e avaliados em aproximadamente 40 mil reais. Toda mercadoria foi encaminhada para a Receita Federal de Joaçaba. O motorista do carro foi orientado e liberado.


Três homens foram presos em flagrante por prática de descaminho em Dionísio Cerqueira, por volta das 23h de terça-feira. A Polícia Militar apreendeu 195 mil reais em vinhos de origem estrangeira, sem registro na aduana. Os homens detidos são dois de 25 anos e um de 24. A guarnição fazia rondas quando avistou o carregamento de caixas ilícitas no Bairro Salete, em Dionísio Cerqueira. Foi constatado que se tratava de caixas com vinho argentino, onde ao todo foram apreendidas 145 caixas, somando 793 garrafas. Os envolvidos foram conduzidos à Polícia Federal, juntamente com o veículo e a carga apreendidos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.