ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 16/06/2020

GLOBO EM FOCO – 17/06/20

-STF QUEBRA SIGILO BANCÁRIO DE 10 DEPUTADOS E UM SENADOR

-CPI DOS RESPIRADORES VAI CONSULTAR GOVERNADOR SOBRE DEPOIMENTO

-COMISSÃO DE ÉTICA VAI ANALISAR COMPORTAMENTO DE VEREADORA DE ITAPIRANGA

-RETOMADAS LINHAS DE ÔNIBUS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS

-ESCOLA ESPECIAL ADAPTA NOVO PROCESSO DE ENSINO

-EPAGRI REGISTRA AUMENTO DE RECURSOS PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA

-UCEFF DE ITAPIRANGA COMPLETA 20 ANOS COM NOVOS DESAFIOS

-POLÍCIA CIVIL DE MONDAÍ CUMPRE TRÊS MANDADOS DE PRISÃO

-PADRASTO E MÃE SÃO PRESOS POR ESTUPRO DE ADOLESCENTE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 89 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Os dois aeroportos de Pequim cancelaram mais de mil voos nesta quarta-feira, após o ressurgimento de casos da Covid-19 na capital da China, anunciou a imprensa local. Mil 255 voos com partida e chegada nos aeroportos de Pequim foram cancelados, ou seja, 70 por cento dos planejados originalmente. As autoridades pediram aos moradores de Pequim quem evitem viagens "não essenciais" para fora da cidade e ordenaram o fechamento de escolas do ensino fundamental e secundárias. Atualmente, a cidade realiza mais de 90 mil exames diários para Covid-19.


Pesquisadores britânicos anunciaram nesta terça-feira dados preliminares de um estudo que identifica um medicamento barato e amplamente disponível que pode ajudar na recuperação de pacientes gravemente doentes com coronavírus. Trata-se de um tipo específico de corticoide comum. Segundo, MARTIN LANDRAY, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford, um dos líderes do estudo, os resultados preliminares do estudo Recovery apontam que o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves e isso é fantástico. Os resultados completos serão tornados públicos brevemente, de acordo com os cientistas. O estudo foi feito com mais de dois mil pacientes que receberam o medicamento e foram comparados a quatro mil e 300 que receberam os cuidados de praxe.


A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, propôs nesta terça-feira adiar as eleições agendadas para seis de setembro, alegando que haverá um pico de infecções por coronavírus, enquanto a lei que fixou a data aprovada pelo Congresso ainda não foi promulgada. Ela disse que adiar as eleições provavelmente um mês ou dois não vai causar dano a ninguém. ÁÑEZ recebeu na semana passada a lei que fixa a eleição para o dia seis de setembro aprovada pelas Câmaras de Senadores e Deputados, onde o partido do ex-presidente EVO MORALES tem maioria, mas até agora não a aprovou. Caso não a promulgue, a Assembleia Legislativa será convocada a fazê-lo, de acordo com a Constituição.


O Senado aprovou nesta terça-feira por unanimidade a medida provisória que permitiu às empresas reduzirem a jornada de trabalho com a diminuição proporcional de salários. O texto também autoriza a suspensão temporária de contratos de trabalho. Com a aprovação no Senado, a MP segue para a mesa do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar ou vetar as mudanças feitas em relação ao texto original. O objetivo da MP é preservar empregos e renda e, também, ajudar empresas a enfrentarem a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. A iniciativa foi aprovada em sessão virtual, e recebeu 75 votos favoráveis e nenhum contrário.


O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra dos sigilos bancários de dez deputados e um senador ligados ao presidente BOLSONARO. Entre eles está a deputada federal de Santa Catarina CAROLINE DE TOGNI do PSL. A determinação faz parte do conjunto de medidas adotadas para identificar financiadores de manifestações antidemocráticas que pediam fechamento do Supremo, do Congresso e intervenção militar. Um inquérito aberto no STF pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES a pedido da Procuradoria Geral da República investiga a organização dessas manifestações. Na manhã desta terça, por decisão de MORAES, a Polícia Federal começou a cumprir 26 mandados de busca e apreensão contra 21 pessoas, entre as quais empresários, blogueiros, youtubers e um deputado, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina.

O presidente JAIR BOLSONARO publicou na noite desta terça-feira em uma rede social uma série de dez mensagens nas quais aponta "abusos", "violação de direitos" e "ataques concretos" ao governo e que, diante disso, tomará as "medidas legais" para proteger a Constituição. Na noite desta terça, o presidente publicou na internet: "O que adversários apontam como 'autoritarismo' do governo e de seus apoiadores não passam de posicionamentos alinhados aos valores do nosso povo, que é, em sua grande maioria, conservador.” Segundo BOLSONARO, a tentativa de excluir esse pensamento do debate público é que, de fato, é autoritária.


Câmeras de monitoramento estão sendo usadas para monitorar o uso de máscara em locais públicos de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. Segundo a prefeitura, o objetivo é orientar a população nos locais onde for observada baixa adesão ao uso do item de segurança obrigatório contra o coronavírus na cidade. As câmeras de monitoramento da Polícia Militar devem ser utilizadas também durante a pandemia para observar o uso da máscaras, além da segurança no município. Segundo a prefeitura, a ação foi feita em parceira entre o órgão estadual e a prefeitura e não tem custos. A Polícia Militar emite relatórios diários para a Secretaria de Saúde, que monitora a situação e evolução da doença. Com as informações, a Secretaria de Saúde pretende fazer ações nos locais onde o decreto que obriga o uso de máscaras não está sendo respeitado.

A servidora da Secretaria de Estado da Saúde DÉBORA BRUM afirmou, em depoimento à CPI dos Respiradores, que a responsabilidade pela autorização do pagamento pelos 200 ventiladores pulmonares adquiridos junto à Veigamed foi de MARCIA PAULI, ex-superintendente de Gestão Administrativa da secretaria. DÉBORA prestou depoimento à comissão já na noite desta terça-feira, por mais de duas horas. A testemunha explicou aos deputados que, conforme instruções internas da própria Secretaria de Saúde, o pagamento de 33 milhões só poderia ser feito mediante a assinatura digital, com uso de senha pessoal e intransferível, da então superintendente MARCIA PAULI nas duas notas fiscais encaminhadas pela Veigamed. O coordenador do Fundo Estadual da Saúde, JOSÉ FLORÊNCIO DA ROCHA, também depôs ontem e negou que tenha participado diretamente do processo de compra dos 200 aparelhos junto à Veigamed. Durante pouco mais de duas horas, ele repetiu várias vezes que a sua área de função não tratou dos detalhes da aquisição de insumos, mas apenas da liberação do pagamento após a homologação da nota fiscal que, segundo ele, foi efetuada por MÁRCIA PAULI, então superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde.

A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo catarinense consultará o governador CARLOS MOISÉS a respeito da maneira como ele quer ser ouvido pela comissão. O assunto foi discutido no começo da reunião da CPI, na tarde desta terça-feira. Na semana passada, os membros da comissão aprovaram por unanimidade requerimento solicitando a oitiva do governador sobre a compra os respiradores com dispensa de licitação mediante o pagamento antecipado de 33 milhões. A Procuradoria-Geral do Estado encaminhou à CPI ofício no qual considera que MOISÉS, por suas prerrogativas, não poderia ser convocado pela comissão, podendo se manifestar apenas por escrito. A CPI aprovou o requerimento do relator com a reconvocação de duas testemunhas já ouvidas: o advogado LEANDRO BARROS, que está preso preventivamente, dentro da Operação O², e o controlador-geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA. Os depoimentos devem ser na próxima terça-feira.

O município de Itapiranga mantém cenário favorável para pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho. Na contramão do cenário nacional e de outras cidades da região, o município enfrenta a pandemia com oferta de emprego. A agroindústria é responsável pela maior demanda por trabalhador, nas duas plantas da JBS, com abate aves e suínos. Conforme a responsável pelo SINE de Itapiranga, ANDRESSA VOLPATO, as vagas também surgem em outros setores como técnico em informática e até de pizzaiolo. Na tarde de ontem foram disponibilizada 30 vagas para auxiliar de serviços gerais para trabalhar em refeitório de empresa alimentícia, com atendimento ao público, limpeza e organização de espaço. ANDRESSA observa que a rotatividade de trabalhadores é constante.

SINE trabalha com intermediações com empresas e também trabalhadores. Os interessados no auxílio do Sistema Nacional de Emprego, devem entregar currículo ou solicitar o preenchimento de ficha com apresentação de CPF e RG. O atendimento ocorre em dois turnos de segunda-feira a sexta-feira, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na rodoviária de Itapiranga. ANDRESSA VOLPATTO lembra que o currículo é mantido por dois meses, sendo que as empresas entram em contrato com o candidato à vaga. Os empresários também podem fazer solicitação no SINE. O atendimento também ocorre pelo Facebook e Instagram. Todo serviço é prestado de forma gratuita.

Escola especial adapta novo processo de ensino e aprendizagem para atender demandas dos alunos. Segundo a diretora do CAESP Doce Esperança de Santa Helena e Tunápolis, LORENI ALBAN, desde o afastamento dos alunos, no mês de março, diferentes estratégias estão sendo adotadas para que as atividades educativas cheguem a todas as famílias. Ela cita que no início as atividades eram encaminhadas pelo WatsApp, e em avaliação com os profissionais, foi definida pela entrega do material impresso aos alunos. LORENI destaca que os conteúdos contemplam tarefas para um mês, com a organização das famílias para retirada do material, da forma de evitar aglomerações. Ela lembra que as atividades também continuam sendo encaminhadas pelos meios digitais, com retorno positivo da grande maioria das famílias.

A diretora do CAESP Doce Esperança enfatiza que os alunos com comprometimento severo, que necessitam de atendimento de fisioterapeuta, recebem a visita domiciliar do profissional para realização dos exercícios. A equipe técnica também está gravando vídeos com orientações sobre a prática das atividades. A diretora comenta que hoje a maior dificuldade neste novo sistema de ensino e aprendizagem a distância tem sido o retorno de todas as famílias e o acompanhamento de todos os alunos, considerando que agora quem precisa tirar um tempo e orientar os apaianos na execução das tarefas são os familiares. Em função disso, LORENI ALBAN considera que é fundamental o apoio e a dedicação dos familiares. Ela lembra que o retorno das aulas presenciais está previsto para agosto, mas a data especificamente e a forma como isso será feito ainda está sendo discutido.

Retomadas primeiras linhas de ônibus para transporte de passageiros. O transporte coletivo de passageiros foi suspenso desde o início da pandemia, e está sendo um dos últimos setores a retomar as atividades. Segundo a responsável pelo terminal rodoviário de Mondaí, NAIR FICAGNA, a partir desta terça-feira algumas linhas de ônibus, para transporte de passageiros, passaram a ser liberadas. Ela cita a liberação da linha da empresa Reunidas saindo de Itapiranga às 15 horas, com chegada em Mondaí às 16 horas e 10 minutos, e chegada às 19 horas e 15 minutos em Chapecó, com conexão a Florianópolis. NAIR lembra que a princípio a linha foi realizada ontem e também nesta quarta e quinta-feira, em função de nem todas as rodoviárias terem atendimento.

Ainda no dia oito de junho a empresa de transporte Maravitur retomou o trajeto com saída de manhã as 15 para as sete e a tarde as 15 para as uma de SMOeste a Mondaí, e com saída de Mondaí de manhã as nove e a tarde as 15 para as cinco em direção a SMOeste. Na segunda-feira, dia 22, há possibilidade de retomar também a linha de Chapecó a Mondaí. NAIR FICAGNA enfatiza que o embarque só será permitido se o passageiro estiver fazendo uso de máscara, e o motorista terá um aparelho para fazer a medição da temperatura corporal. Também não será permitido, nestes primeiros três dias, o embarque de pessoas idosas. /

Unidade de Saúde de Tunápolis retoma atendimentos, mas mantém cuidados para evitar transmissão do vírus. De acordo com a enfermeira, PAOLA PRESSI, o atendimento aos pacientes está sendo feito com a divisão em duas equipes. Ela explica que uma atende o grupo de pessoas com sintomas gripais, e outra equipe faz o atendimento dos demais pacientes. A enfermeira enfatiza que o atendimento também está sendo feito de forma intercalada entre os profissionais. Em uma semana uma equipe de profissionais atende e na semana seguinte ocorre o revezamento. Ela lembra que a equipe que permanece em casa fica de sobre aviso, e pode ser acionada havendo a necessidade. PAOLA lembra que o pré-natal está sendo realizado normalmente, e somente foram canceladas as atividades dos grupos.

As consultas das crianças foram retomadas, com acompanhamento dos bebes de dez dias, um mês, seguindo no terceiro, sexto e nono mês, até um ano. Gestantes e crianças são atendidas por meio de agendamento. PAOLA PRESSI ressalta que pacientes hipertensos e diabéticos do grupo Hiperdia estão sendo atendidos individualmente para avaliação dos exames, e havendo a necessidade, são encaminhados para consulta. A retirada de medicamentos contínuos na farmácia foi normalizada, com entrega tanto de manhã como à tarde, também com o revezamento dos profissionais no atendimento. A enfermeira lembra que nas primeiras semanas de isolamento o número de consultas e a vinda de pacientes até a unidade reduziu bastante, mas agora, gradativamente este número está aumentando novamente. A maior demanda é para consultas devido a sintomas gripais.

Sistema de abastecimento de água teve maior aumento na demanda de investimentos na região. Estiagem contribui para esta prioridade dos produtores rurais. A regional da Epagri do Extremo Oeste está fechando o Ano Agrícola 2019/2020 com total de 17 milhões de reais de investimentos. Período termina em 30 de junho e ainda possui algumas operações para serem finalizadas. No momento não ocorre mais a liberação de recursos nos programas atuais. Segundo o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON fazem parte dos programas do Governo Estadual o Menos Juro, Desenvolvimento Rural e Terra Boa com troca-troca de sementes de milho e distribuição de calcário. Salienta que a prioridade absoluta dos investimentos está na agricultura familiar da região, base da economia dos municípios. SIMON lembra que estamos em um ano atípico com dificuldades causadas pela estiagem e pandemia, além do tornado que atingiu Belmonte e Descanso causando perdas ainda maiores.

O gerente regional da Epagri informa que Santa Catarina possui 16 regiões, sendo que o Extremo Oeste recebeu 230 mil reais para aplicação em poços profundos. Conforme SIDINEI SIMON, devido à grande demanda, o valor destinado pelo Governo do Estado não foi suficiente e a Epagri solicitou recurso complementar do Projeto Irrigar, que é destinado para sistema de irrigação de lavouras e, na região foi usado para abertura de poços artesianos. De acordo com SIDINEI SIMON, o Estado paga juro integral no prazo máximo de até oito anos, em 4,6 por cento ao ano, teto máximo do Pronaf. O gerente diz que foi possível atender os agricultores em momento difíceis com falta de água . Novos projetos serão encaminhados somente a partir de agosto, no próximo Ano Safra. Tunápolis, Iporã do Oeste e Itapiranga estão entre os municípios que tiveram projetos aprovados com objetivo de sanar problemas com falta de água.

Centro Universitário Uceff de Itapiranga completa hoje 20 anos de atividades. Atualmente são mais de dois mil alunos matriculados nos cursos de graduação. Ao longo de duas décadas, três mil 259 profissionais tiveram formação na instituição. De acordo com o reitor da Uceff, LEANDRO SORGATO, o momento atual é de grande desafio sendo preciso contar com a equipe de gestores, técnicos administrativos e professores comprometidos com a qualidade de ensino. Na próxima semana devem retornar as atividades presenciais nos cursos de medicina veterinária e odontologia que exigem maior percentual de práticas. O reitor chama atenção que o Centro Universitário Uceff não mexeu no calendário quando foi determinado o isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19. Todos os dias letivos foram realizados, mesmo que remotamente. As aulas não pararam nenhum dia, apenas foram transferidas para a plataforma e os conteúdos trabalhados de forma online.

Educação superior passar por momentos de transformação. LEANDRO SORGATO diz que tem certeza que a educação impacta de maneira positiva na comunidade regional e a Uceff já vinha desenvolvendo o espirito de flexibilidade, com uso de novas tecnologias. Ele reforça que é preciso estar atento ao comportamento do estudante, novas metodologias e necessidade de maior interatividade. O reitor afirma que a diferença da Uceff está nas pessoas que acompanham a evolução e o crescimento da instituição. No momento o Centro Universitário em Itapiranga também está focado no ensino semipresencial e hibrido. SORGATIO destaca que este sistema de ensino pode ser o diferencial e suporte para superar o momento de dificuldade. O reitor informa que a Uceff já havia adotado o modelo a distância em cursos na área da saúde como biomedicina, fisioterapia, estética, além de engenharia mecânica com formatação hibrida e auxílio da tecnologia. Esta preparação antecipada facilitou o ensino remoto do momento.

Uceff de Itapiranga vai cumprir o calendário integral de aulas. A garantia é do reitor, LEANDRO SORGATO. De acordo com ele os coordenadores estão ajustando a reposição de aulas práticas mantendo inclusive o período de férias. Salienta que a instituição estava preparada e mesmo assim enfrentou dificuldades, mas conseguiu passar pelo momento mais crítico como grande aprendizado. Com o retorno gradual das aulas práticas, SORGATO afirma que a prioridade é atender as necessidades de currículo e também seguir os protocolos da área da saúde, com distanciamento, uso de EPIs e orientação aos profissionais e acadêmicos para garantir um retorno a sala de aula com segurança. O reitor acredita que no segundo semestre será possível ter maior percentual de aulas práticas retomando a normalidade da rotina da Uceff.

Legislativo e vereadora de Itapiranga se manifestam em virtude de polêmica gerada por imagens divulgadas da sessão da última segunda-feira. Ganhou repercussão estadual a imagem de vereadora de Itapiranga durante sessão online desta semana. ANI REICHERT HAAS afirma que estava consumindo água tônica. Uma vereadora foi flagrada com uma lata de bebida enquanto participava de uma sessão ordinária por videoconferência da Câmara de Itapiranga. As reuniões do legislativo ocorrem virtualmente por causa das medidas de restrição devido à pandemia do novo coronavírus. A videoconferência foi disponibilizada na página oficial da Câmara de Vereadores de Itapiranga no Facebook.

Comissão de ética será formada para apurar os fatos. Equipe de trabalho será nomeada na sessão ordinária da próxima segunda-feira. Conforme o presidente do legislativo de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA, a decisão foi tomada no final da manhã de hoje em reunião da mesa diretora e assessoria jurídica. A comissão terá três vereadores não podendo ser o presidente da câmara e nem a vereadora ANI HAAS. SIQUEIRA chama atenção que a mesa diretora, formada pelo presidente, vice-presidente, secretário e segunda secretário tomou uma decisão técnica e jurídica com base no regimento interno. A comissão de ética terá a função de avaliar as imagens que mostram a vereadora com uma lata de bebida durante a sessão e as medidas a serem adotadas.

A vereadora ANI REICHERT HAAS, divulgou nota de esclarecimento negando que tenha ingerindo bebida alcoólica durante a sessão virtual realizada na noite de segunda-feira. Ela cita que diariamente tem o hábito de tomar água tônica, portanto, a lata que aparece na imagem é da bebida Schweppes água tônica, que estava consumindo antes e nos primeiros minutos da reunião virtual da câmara. ANI HAAS informa ainda que é necessário esclarecer que por recomendação médica, temporariamente, está impedida de consumir bebidas alcoólicas.

Polícia Civil de Mondaí cumpre três mandados de prisão. Na tarde desta terça-feira a Polícia Civil de Mondaí cumpriu três mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca em razão de sentença definitiva envolvendo autores de crimes de incêndio, ameaça, lesão corporal e corrupção de menor. Os três homens foram presos na tarde de ontem e, em seguida, encaminhados à unidade prisional de São Miguel do Oeste. A Polícia Civil ressalta que mesmo diante do atual cenário de pandemia, com a vigência das medidas de isolamento social decretadas, continua realizando ininterruptamente suas atribuições constitucionais.

Homem é preso depois de furtar produtos em mercado e SJCedro. A Polícia Militar atendeu ontem uma ocorrência de furto, resistência e ameaça, na Avenida Rio Grande do Sul, centro da cidade. A guarnição foi acionada as 18 horas para averiguar um furto realizado no interior de um mercado. Diante das informações repassadas sobre as características e vestimentas do autor, a guarnição fez rondas e abordou um homem. Ele foi revistado e preso em flagrante como suspeito da prática do crime. Durante o deslocamento o homem proferiu ameaças aos policiais. O autor foi preso e está à disposição da justiça, juntamente com os objetos recuperados.

Padrasto e mãe são presos por estupro de adolescente. Nesta segunda-feira, por volta da 11 horas, a Polícia Militar de Cunha Porã foi acionada para atender uma ocorrência de estupro de vulnerável. A guarnição se deslocou até o Bairro Jardim, Rua Moura Brasil em Cunha Porã. Ao conversar com a menor de 14 anos, ela relatou que vem sofrendo abuso sexual por parte de seu padrasto de 51 anos, e toda vez que ele lhe agride ela foge de casa. A menor contou que a mãe é conivente com os abusos, além de forçá-la a ir junto a bares na cidade e que não aguenta mais a situação. A menor também contou que seu pai também já tentou lhe abusar e sua mãe é conivente ao defender seu padrasto. Diante do exposto, foi acionado o conselho tutelar de Cunha Porã para se fazer presente no local. O autor dos abusos foi preso, juntamente com a mãe da menor. Eles foram levados para delegacia de Cunha Porã para os procedimentos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.