-STF QUEBRA SIGILO BANCÁRIO DE 10 DEPUTADOS E UM SENADOR
-CPI DOS RESPIRADORES VAI CONSULTAR GOVERNADOR SOBRE DEPOIMENTO
-COLÉGIO CEDRENSE E SINTRAF FAZEM ARRECADAÇÃO DE MANTIMENTOS
-LIONS MANTÉM 30 EMPRÉSTIMOS DE APARELHOS ORTOPÉDICOS POR MÊS
-HOSPITAL REGIONAL TEM CINCO PESSOAS INTERNADAS COM COVID-19
-SJCEDRO CONFIRMA CORONAVÍRUS EM SERVIDORAS DA SAÚDE
-PRAÇA DE GUARACIABA RECEBE 40 MIL EM INVESTIMENTOS
-JUSTIÇA PRORROGA PROIBIÇÃO DE VISITAS NO CASEP, UPA E APRISCO
-AUTOR DE PELO MENOS 25 ARROMBAMENTOS É PRESO EM AÇÃO CONJUNTA
-PM PRENDE SUSPEITO DE FURTAR PRODUTOS EM MERCADO
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo cinco reais e 89 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os dois aeroportos de Pequim cancelaram mais de mil voos nesta quarta-feira, após o ressurgimento de casos da Covid-19 na capital da China, anunciou a imprensa local. Mil 255 voos com partida e chegada nos aeroportos de Pequim foram cancelados, ou seja, 70 por cento dos planejados originalmente. As autoridades pediram aos moradores de Pequim quem evitem viagens "não essenciais" para fora da cidade e ordenaram o fechamento de escolas do ensino fundamental e secundárias. Atualmente, a cidade realiza mais de 90 mil exames diários para Covid-19.
Pesquisadores britânicos anunciaram nesta terça-feira dados preliminares de um estudo que identifica um medicamento barato e amplamente disponível que pode ajudar na recuperação de pacientes gravemente doentes com coronavírus. Trata-se de um tipo específico de corticoide comum. Segundo, MARTIN LANDRAY, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford, um dos líderes do estudo, os resultados preliminares do estudo Recovery apontam que o remédio reduz o risco de morte em pacientes com complicações respiratórias graves e isso é fantástico. Os resultados completos serão tornados públicos brevemente, de acordo com os cientistas. O estudo foi feito com mais de dois mil pacientes que receberam o medicamento e foram comparados a quatro mil e 300 que receberam os cuidados de praxe.
A presidente interina da Bolívia, JEANINE ÁÑEZ, propôs nesta terça-feira adiar as eleições agendadas para seis de setembro, alegando que haverá um pico de infecções por coronavírus, enquanto a lei que fixou a data aprovada pelo Congresso ainda não foi promulgada. Ela disse que adiar as eleições provavelmente um mês ou dois não vai causar dano a ninguém. ÁÑEZ recebeu na semana passada a lei que fixa a eleição para o dia seis de setembro aprovada pelas Câmaras de Senadores e Deputados, onde o partido do ex-presidente EVO MORALES tem maioria, mas até agora não a aprovou. Caso não a promulgue, a Assembleia Legislativa será convocada a fazê-lo, de acordo com a Constituição.
O Senado aprovou nesta terça-feira por unanimidade a medida provisória que permitiu às empresas reduzirem a jornada de trabalho com a diminuição proporcional de salários. O texto também autoriza a suspensão temporária de contratos de trabalho. Com a aprovação no Senado, a MP segue para a mesa do presidente JAIR BOLSONARO, que poderá sancionar ou vetar as mudanças feitas em relação ao texto original. O objetivo da MP é preservar empregos e renda e, também, ajudar empresas a enfrentarem a crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. A iniciativa foi aprovada em sessão virtual, e recebeu 75 votos favoráveis e nenhum contrário.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, determinou a quebra dos sigilos bancários de dez deputados e um senador ligados ao presidente BOLSONARO. Entre eles está a deputada federal de Santa Catarina CAROLINE DE TOGNI do PSL. A determinação faz parte do conjunto de medidas adotadas para identificar financiadores de manifestações antidemocráticas que pediam fechamento do Supremo, do Congresso e intervenção militar. Um inquérito aberto no STF pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES a pedido da Procuradoria Geral da República investiga a organização dessas manifestações. Na manhã desta terça, por decisão de MORAES, a Polícia Federal começou a cumprir 26 mandados de busca e apreensão contra 21 pessoas, entre as quais empresários, blogueiros, youtubers e um deputado, em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina.
O presidente JAIR BOLSONARO publicou na noite desta terça-feira em uma rede social uma série de dez mensagens nas quais aponta "abusos", "violação de direitos" e "ataques concretos" ao governo e que, diante disso, tomará as "medidas legais" para proteger a Constituição. Na noite desta terça, o presidente publicou na internet: "O que adversários apontam como 'autoritarismo' do governo e de seus apoiadores não passam de posicionamentos alinhados aos valores do nosso povo, que é, em sua grande maioria, conservador.” Segundo BOLSONARO, a tentativa de excluir esse pensamento do debate público é que, de fato, é autoritária.
Câmeras de monitoramento estão sendo usadas para monitorar o uso de máscara em locais públicos de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense. Segundo a prefeitura, o objetivo é orientar a população nos locais onde for observada baixa adesão ao uso do item de segurança obrigatório contra o coronavírus na cidade. As câmeras de monitoramento da Polícia Militar devem ser utilizadas também durante a pandemia para observar o uso das máscaras, além da segurança no município. Segundo a prefeitura, a ação foi feita em parceira entre o órgão estadual e a prefeitura e não tem custos. A Polícia Militar emite relatórios diários para a Secretaria de Saúde, que monitora a situação e evolução da doença. Com as informações, a Secretaria de Saúde pretende fazer ações nos locais onde o decreto que obriga o uso de máscaras não está sendo respeitado.
A servidora da Secretaria de Estado da Saúde DÉBORA BRUM afirmou, em depoimento à CPI dos Respiradores, que a responsabilidade pela autorização do pagamento pelos 200 ventiladores pulmonares adquiridos junto à Veigamed foi de MARCIA PAULI, ex-superintendente de Gestão Administrativa da secretaria. DÉBORA prestou depoimento à comissão já na noite desta terça-feira e explicou aos deputados que, conforme instruções internas da própria Secretaria de Saúde, o pagamento de 33 milhões só poderia ser feito mediante a assinatura digital, com uso de senha pessoal e intransferível, da então superintendente MARCIA PAULI nas duas notas fiscais encaminhadas pela Veigamed. O coordenador do Fundo Estadual da Saúde, JOSÉ FLORÊNCIO DA ROCHA, também depôs e negou que tenha participado diretamente do processo de compra. Durante pouco mais de duas horas, ele repetiu várias vezes que a sua área de função não tratou dos detalhes da aquisição de insumos, mas apenas da liberação do pagamento após a homologação da nota fiscal que, segundo ele, foi efetuada por MÁRCIA PAULI, então superintendente de gestão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde.
A comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa que investiga a compra de 200 respiradores artificiais pelo governo catarinense consultará o governador CARLOS MOISÉS a respeito da maneira como ele quer ser ouvido pela comissão. O assunto foi discutido no começo da reunião da CPI, na tarde desta terça-feira. Na semana passada, os membros da comissão aprovaram por unanimidade requerimento solicitando a oitiva do governador sobre a compra os respiradores com dispensa de licitação mediante o pagamento antecipado de 33 milhões. A Procuradoria-Geral do Estado encaminhou à CPI ofício no qual considera que MOISÉS, por suas prerrogativas, não poderia ser convocado pela comissão, podendo se manifestar apenas por escrito. A CPI aprovou o requerimento do relator com a reconvocação de duas testemunhas já ouvidas: o advogado LEANDRO BARROS, que está preso preventivamente, dentro da Operação O², e o controlador-geral do Estado, LUIZ FELIPE FERREIRA. Os depoimentos devem ser na próxima terça-feira.
Colégio Cedrense e Sintraf realizam campanha para arrecadação de mantimentos. O objetivo é doar produtos para alunos carentes, cujos pais perderam o emprego e encontram dificuldade em alimentar as famílias. A Rádio Cedro conversou com a assessora de direção da escola, DENISE ANGELI que detalhou que o “Cedrense Solidário” visa arrecadar alimentos perecíveis e não perecíveis, além de produtos de higiene e limpeza. A escola está aberta nas segundas, quartas e sextas à tarde para coleta dos donativos. A seleção dos beneficiados será avaliada pela equipe escolar, e conforme a quantidade, o setor social também será atendido. A orientadora, MARLI DELGADO revela que a ideia surgiu em conversas entre os professores, já que estão sendo entregues os kits da merenda do governo. A intenção foi ampliar a campanha buscando parceria com a sociedade e comércio. A professora SIMONE TREVISOL afirma que alguns alunos relataram as necessidades que estão passando. Segundo ela, a missão vai além de ensinar, mas sim, ajudar.
Agricultores estão ajudando na arrecadação e na doação de produtos para estudantes do Colégio Cedrense. O presidente do Sintraf, ARNÉLIO NADIM afirma que a Fetraf está desde abril ajudando em campanhas e já fez doação de produtos da agricultura familiar como os legumes, frutas, hortaliças, ovos e leite para o Cras, visando ampliar as cestas básicas. Agora o sindicato e as mulheres camponesas estão ajudando a escola a conseguir juntar principalmente comida para repassar aos estudantes que até então tinham a principal alimentação nas escolas. Alguns deles ficavam em período integram por três dias por semana. Existem vários pontos para entrega como lojas, na escola, Sintraf e nas rádios. NADIM percebe que nos últimos dias a sociedade foi solidária com as pessoas atingidas pelo tornado. Ele pede que, dentro do possível, também haja engajamento para ajudar moradores locais. O presidente avalia que é muito melhor ajudar, do que precisar ser ajudado.
Lions clube Renascer realiza cerca de 30 empréstimos de aparelhos ortopédicos por mês. O clube de serviço de SJCedro, a exemplo de outros na região, mantém um banco com andadores, cadeiras de rodas, muletas, colchões da água, botas ortopédica, entre outros aparelhos. A coordenadora da comissão, IVANDRA CAZOLI, revela que mesmo no período da pandemia seguiu alta a demanda por empréstimos, cerca de 25 a 30 por mês, principalmente muletas, cadeiras de rodas e de banho. Ela comenta que existe uma grande rotatividade. Algumas pessoas precisam porque estão acamadas, mas outras por um período menor durante a recuperação de acidentes, AVCs ou cirurgias. A coordenadora afirma que o problema está na demora na devolução, exceto dos colchões. A compra de novos aparelhos ocorre com frequência com recursos de eventos beneficentes e de projetos. A última remessa foi entregue em abril. A entidade já acumula cerca de 300 aparelhos. O serviço foi fundado em SJCedro em 2006 com objetivo de ajudar a população devido ao pouco tempo de uso e valor alto para compra.
Vigilância sanitária percebe relaxamento no uso de máscara no comércio de SJCedro. O fiscal, MARCOS BAGNARA lembra que o uso desta proteção para o novo Coronavírus é obrigatório nos estabelecimentos comerciais e repartições pública, tanto para funcionários como para clientes. Já nas ruas, apesar de opcional, existe a recomendação também pelo uso. A equipe, no entanto, percebeu resistência de pessoas em usar a máscara. Alguns clientes chegaram a exigir a entrada em mercados sem uso desta proteção, o que é proibido pela lei estadual e municipal, durante a pandemia. MARCOS avalia que o problema é que as pessoas acham que as flexibilizações são sinais de que há poucos casos e que a situação não vai se gravar. Mas lembrou que os números, apesar de baixos, vem crescendo e são três casos confirmados em SJCedro. Apenas quatro municípios da Ameosc ainda não tiveram diagnósticos da Covid19. Também há pessoas internadas e em UTIs no hospital regional. Citou ainda a chegada do inverno que baixa o sistema de defesa do organismo.
Hospital Regional contrata profissionais para atuar nos novos leitos de UTI que serão instalados nos próximos dias. Até o próximo sábado a unidade vai receber currículos para as vagas de técnico de enfermagem. Segundo a assessoria do hospital, o número ainda não está fechado, mas a projeção é de que ocorra a contratação de pelo menos mais 10 profissionais da área. Os interessados na seleção devem encaminhar o currículo para o email [email protected] ou entregar pessoalmente. Além da contratação imediata, o Hospital também vai formar um cadastro de reserva para futuras necessidades de novos profissionais. Na semana retrasada o hospital recebeu dez respiradores comprados pelo estado da empresa Weg de Jaraguá do Sul. Agora, o hospital está montando a estrutura complementar para colocar os equipamentos em atividade. Além dos respiradores, é preciso monitores, bombas de infusão, as camas e a equipe de profissionais. Com a abertura de mais 10 leitos, o hospital passa a conta com 28 vagas de UTI.
Hospital Regional tem cinco pessoas internadas com Covid-19. A informação foi divulgada no final da tarde de ontem. Três pacientes estão em leitos de UTI. Com isso, a taxa de ocupação no espaço da terapia intensiva destinada para pessoas com coronavírus é de 33 por cento. Outros dois pacientes estão nos leitos de enfermeira. A ala de Covid-19 com quartos simples tem 27 vagas e a taxa de ocupação, neste momento, é de sete por cento. O Hospital atende pacientes de toda a região Extremo Oeste com outras patologias, além de exames e cirurgias. De acordo com a assessoria do hospital, os equipamentos encaminhados pelo estado estão sendo avaliados e os laudos devem ficar prontos nesta semana. Até sexta-feira, o hospital regional deve se manifestar oficialmente sobre a estruturação e a data de abertura dos novos leitos de UTI.
SJCedro possui cinco casos de Coronavírus. A administração municipal de São José do Cedro confirmou mais dois casos de Covid-19. Dois dos pacientes estão curados e três estão em tratamento. As duas confirmações de ontem são duas servidoras da saúde no município. A prefeitura divulgou uma nota relatando que todos procedimentos foram adotados quanto ao isolamento. As pacientes apresentaram sintomas leves da doença, sem necessidade de internamento hospitalar.
Praça do centro de Guaraciaba recebe revitalização. A secretária da administração e finanças, GRACIELI MALDANER afirma que desde o começo do ano foram feitas obras no paisagismo e ampliação dos canteiros, mas a obra foi suspensa devido a pandemia. Com a retomada foi instalado também um parquinho com brinquedos para as crianças. Ela destaca que agora a administração está investindo em um sistema de tratamento de esgoto na Praça Giuseppe Palú. Neste momento está sendo executada a obra de um novo sistema de tratamento de esgoto dos banheiros com fossa filtro e sumidouro para atender a todas as exigências, além de estar dentro das normativas da Vigilância Sanitária. Após esta etapa será feita uma ampliação na iluminação e colocação de novos bancos. A primeira etapa da melhoria está orçada em 40 mil reais e encerra em agosto. O valor é provém da arrecadação do IPTU. GRACIELI lembra que a praça ficará integrada a rua coberta. A obra está licitada e aprovada, mas, depende da liberação do ministério do turismo.
Legislativo e vereadora de Itapiranga se manifestam em virtude de polêmica gerada por imagens divulgadas da sessão da última segunda-feira. Ganhou repercussão estadual a imagem de vereadora de Itapiranga durante sessão online desta semana. ANI REICHERT HAAS afirma que estava consumindo água tônica. Uma vereadora foi flagrada com uma lata de bebida enquanto participava de uma sessão ordinária por videoconferência da Câmara de Itapiranga. As reuniões do legislativo ocorrem virtualmente por causa das medidas de restrição devido à pandemia do novo coronavírus. A videoconferência foi disponibilizada na página oficial da Câmara de Vereadores de Itapiranga no Facebook.
Comissão de ética será formada para apurar os fatos. Conforme o presidente do legislativo de Itapiranga, ALEXANDRE SIQUEIRA, a decisão foi tomada no final da manhã de hoje em reunião da mesa diretora e assessoria jurídica. A comissão terá três vereadores não podendo ser o presidente da câmara e nem a vereadora ANI HAAS. SIQUEIRA chama atenção que a mesa diretora tomou uma decisão técnica e jurídica com base no regimento interno. A comissão de ética terá a função de avaliar as imagens que mostram a vereadora com uma lata de bebida durante a sessão e as medidas a serem adotadas. A vereadora divulgou nota negando que tenha ingerindo bebida alcoólica durante a sessão virtual realizada na noite de segunda-feira. Ela cita que diariamente tem o hábito de tomar água tônica, portanto, a lata que aparece na imagem é da bebida Schweppes água tônica, que estava consumindo. ANI HAAS informa ainda que é necessário esclarecer que por recomendação médica, temporariamente, está impedida de consumir bebidas alcoólicas.
Prazo para declaração do imposto de renda termina neste mês. Conforme o contador em SJCedro EDEMIR RINALDI, o prazo final era 30 de abril, porém, devido à pandemia causada pela Covid-19, o prazo foi prorrogado para o dia 30 deste mês. Neste ano a Receita Federal espera que 32 milhões de pessoas façam a declaração do Imposto de Renda. Segundo o contador, até o final do mês passado cerca de metade dessa estimativa já havia sido alcançada. Ele destacou que a primeira parcela do pagamento também será até o próximo dia 30. Alertou que é de extrema importância que os contribuintes fiquem atentos ao prazo e organizem os documentos necessários já que alguns receberam a restituição. Além do mais, há multa em caso de atraso. RINALDI lembrou que tradicionalmente várias pessoas deixam para a última hora, porém, reforçou que a orientação é que esse levantamento de dados seja feito o quanto antes, evitando problemas futuros.
Para realizar a declaração do Imposto de Renda é necessário ter uma série de documentos em mãos. A informação é do profissional de contabilidade em SJCedro EDEMIR RINALDI. Ele disse que o contribuinte deve reunir todos os comprovantes de rendimentos e todas as fontes de rendas de 2019. Além disso, é necessário ter as informações de todas as aquisições de bens móveis, imóveis, veículos, extratos bancários de 31 de dezembro do ano passado e pagamentos de consórcios, dívidas e financiamentos, entre outros. Aqueles que possuem mais de uma fonte de renda também devem declarar. RIDALDI lembrou ainda que alugueis também não podem ficar de fora da declaração. Ele ressaltou que a Receita Federal possui um forte esquema de cruzamento de informações e por isso nenhum ponto deve ser omitido. O contador salienta ainda que aqueles que possuem dúvidas devem procurar um profissional responsável para auxiliar na declaração e evitar problemas com a malha fina.
Redução nas receitas esperada devido a pandemia se confirma de forma drástica. O prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER afirma que a paralisação do comércio, transporte e outros setores gerou uma crise financeira em toda sociedade que reflete nas prefeituras. Ele lembra que no ano anterior é elaborada a Lei orçamentária que faz estimativas de receitas e fixa as despesas. Para cada mês existe uma previsão que segue base de anos anteriores, com pequenos reajustes. O prefeito afirma os números são dentro da realidade para que as administrações atinjam as metas, a exemplo do que ocorreu em janeiro e fevereiro. Em março a queda foi tímida, de aproximadamente da 75 mil reais do que era esperado. Em abril Guarujá do Sul teve um déficit orçamentário de 211 mil reais. Em maio, conforme WESCHENFELDER, o valor negativo foi de 311 mil. Ele esclareceu que como a receita não acompanha a previsão, as despesas precisam ser bloqueadas. O déficit do trimestre é cerca de 600 mil reais.
Guarujá do Sul receberá cerca de 600 mil reais de ajuda do governo federal. O prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER revela que o auxílio da união serve para compensar parte das perdas. Serão quatro parcelas de igual valor e a primeira foi liberada neste mês. Ele informa que o município receberá cerca de 570 mil reais, sendo 500 mil de valores livres e outros 70, aproximadamente, para vinculados à saúde ou assistência social. Ele destaca que a ajuda é muito importante e vai garantir entre outros compromissos, o salário do funcionalismo e os fornecedores. No entanto, CLAUDINHO esclareceu que em apenas três meses as perdas somaram o valor desta ajuda. Ele prevê que nos próximos meses ainda ocorrem reduções significativas que não serão compensadas. O prefeito menciona que outro auxílio é recomposição das perdas do FPM, com base nos valores do ano passado. Em Guarujá do Sul foram tomadas medidas de contenção de gastos com antecipação de férias, interrupção de horas extras, revisão de gratificações e cancelamento de obras.
Justiça prorroga medidas restritivas para visitas no Casep, Upa e Lar Aprisco. O juiz da comarca de SJCedro, RAFAEL RESENDE BRITTO, afirma que a medida visa garantir a saúde dos presos que estão cumprindo pena na cadeia pública, jovens que cumprem medidas socioeducativas no centro de internação e também os menores acolhidos junto ao lar. Foram mantidas suspensas as visitas e também oficinas e o trabalho externo no caso dos detentos que participavam do convênio com uma empresa de moveis. Ele destaca que são pessoas que estão sob custódia do estado e por isso a necessidade em fazer ações séries que garantam também a saúde dos colaboradores por se tratar de locais com grande movimentação. Já os trabalhos do fórum devem retornar em julho. Ele lembra que o cenário da pandemia gerou algumas mudanças, com uso de meios virtuais. Em SJCedro existe a possibilidade de manter audiências através de aplicativos. BRITTO cogita que mesmo após a pandemia esse sistema seja mantido por ser ágil, eficiente e evitando deslocamentos.
Polícia Civil cumpre três mandados de prisão em Mondaí. Na tarde desta terça-feira a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão expedidos pelo judiciário da Comarca em razão de sentença definitiva envolvendo autores de crimes de incêndio, ameaça, lesão corporal e corrupção de menor. Os três homens foram presos na tarde de ontem e, em seguida, encaminhados à unidade prisional de SMOeste. A Polícia Civil ressalta que mesmo diante do atual cenário de pandemia, com a vigência das medidas de isolamento social decretadas, continua realizando tanto investigações, como cumprimento das ordens da justiça.
Delegado chama atenção para crimes praticados pela internet que registram aumento durante a pandemia. O delegado da comarca de Descanso, CLEVERSON MULLER, explica que a Polícia Civil do Extremo Oeste mantém o seu trabalho durante a pandemia, e as delegacias abertas onde o efetivo é maior e dessa forma é possível o revezamento dos policiais. Na região o horário de atendimento das delegacias é das 12 às 19 horas. Conforme o delegado, os prazos dos procedimentos da polícia civil foram suspensos por meio de resolução, para evitar contato e aglomeração de pessoas com os depoimentos. Apenas crimes mais graves tiveram os depoimentos e diligências externas, a exemplo de homicídios, estupro e violência doméstica. Também foi suspensa a expedição de documentos, como alvarás. MULLER comenta que a polícia civil também adotou o sistema de reuniões e trabalhos online, nos casos em que é possível.
População também é oferecida a opção dos registros de boletim de ocorrência pelo site da polícia civil, sendo que estes registros têm a mesma análise e atenção em comparação aos feitos presencialmente. O delegado CLEVERSON MULLER chama atenção para os crimes de estelionato, para os quais as pessoas estão mais vulneráveis agora no período de pandemia e isolamento, em que ficam mais tempo nas redes sociais e ferramentas digitais. Ele afirma que isso torna mais alto o índice de crimes pela internet, do que os furtos a residência. Somente na comarca de Descanso, que abrange também Belmonte e Santa Helena, o delegado cita que o prejuízo com golpes já ultrapassa os 300 mil reais nos últimos anos. Em SMOeste o número é expressivo e há casos semanais na delegacia de SJCedro. Cita também os crimes sexuais praticados pela internet, em que perfis falsos, tanto masculinos como femininos, acabam conquistando a confiança de pessoas, lhe causando prejuízos morais e financeiros.
Ações conjuntas prendem autores de furtos. A Polícia Civil e Polícia Militar efetuaram a prisão de dois autores de dezenas de furtos praticados em SMOeste. No primeiro caso registrado por uma empresa localizada no centro se tratava do furto de fios de cobre. Diante disso, a Polícia Civil instaurou o Inquérito com objetivo de identificar o autor, sendo apurado que na ocasião estavam dois homens.Através de diligências um deles foi identificado e constatado que fazia uso de tornozeleira eletrônica. Desse modo, foi ainda verificado que mesmo autor já havia praticado o mesmo tipo de crime na mesma empresa em fevereiro. Após a comprovada autoria, o delegado representou pela prisão preventiva que foi expedida pela justiça.A Polícia Civil continua com as investigações para identificar o segundo envolvido no furto e concluir o procedimento policial.
Nos últimos meses foram registrados inúmeros Boletins de Ocorrências dando conta de diversos furtos consumados ou tentados mediante arrombamentos de portas e ou janelas das residências, fatos estes que culminaram na instauração de Inquérito Policial. Diante desses fatos a Polícia Civil e Polícia Militar empreenderam diligencias no intuito de identificar o autor. O ladrão arrombava a residência e vasculhava em busca e de dinheiro, não subtraindo outros objetos. Através a união de esforços das forças de segurança foi logrado êxito na identificação do autor, bem como do veículo usado por ele. Devido a série de provas colhidas foram pedidos mandados de busca e de prisão do suspeito. Na residência dele foram apreendidos objetos que vieram a corroborar as provas já produzidas.Ao ser interrogado o homem confessou os furtos detalhando a forma como eram praticados.Foram pelo menos 25 praticados nos dois últimos meses pelo mesmo ladrão. Ele foi encaminhado à Unidade Prisional. Ao longo dos dois procedimentos policiais já foram inquiridas mais de 40 pessoas, bem feitas perícias junto ao Instituto Geral de Perícia.
Homem é preso depois de furtar produtos em mercado e SJCedro. A Polícia Militar atendeu ontem uma ocorrência de furto, resistência e ameaça, na Avenida Rio Grande do Sul, centro da cidade. A guarnição foi acionada as 18 horas para averiguar um furto realizado no interior de um mercado. Diante das informações repassadas sobre as características e vestimentas do autor, a guarnição fez rondas e abordou um homem. Ele foi revistado e preso em flagrante como suspeito da prática do crime. Durante o deslocamento o homem proferiu ameaças aos policiais. O autor foi preso e está à disposição da justiça, juntamente com os objetos recuperados.