ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - sexta-feira - 17 05 2024

-DESEMPREGO SOBE EM OITO ESTADOS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

-ATIVIDADE ECONÔMICA CATARINENSE CRESCE CINCO VÍRGULA UM POR CENTO

-AGRICULTORES DA REGIÃO VIAJAM AMANHÃ PARA O GRITO DA TERRA EM BRASÍLIA

-AMEOSC VAI MANTER MODELO DE APOIO PARA ATINGIDOS POR ENCHENTES NO RS

-MUNICÍPIO REGISTRA PRIMEIRO CASO DE TÉTANO DEPOIS DE 13 ANOS

-POLÍCIA MILITAR PROCURA IDOSO DESAPARECIDO NA REGIÃO

-CAMINHONEIRO DE 60 ANOS SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE NA SC 305

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima pode chegar a 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

de acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 12 centavos. O euro está valendo cinco reais e 56 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

Ataques israelenses em Gaza mataram pelo menos dez pessoas, disseram autoridades da Defesa Civil e jornalistas locais na manhã de sexta-feira. Há também palestinos feridos. Foram dois episódios distintos. Um primeiro ataque aéreo ao campo de refugiados de Jabalia, no norte de Gaza, matou pelo menos seis pessoas, segundo autoridades da Defesa Civil que chegaram ao local e retiraram vários feridos. O distrito de Jabalia, no norte de Gaza, tem sido alvo de intensas operações de combate nos últimos dias.

Os primeiros caminhões carregando ajuda humanitária desembarcaram no píer construído pelos Estados Unidos em Gaza para este propósito, disse o Comando Central americano nesta sexta-feira. Com as principais passagens entre Gaza e o Egito fechadas ou com serviço intermitente após a operação militar de Israel em Rafah, a pressão internacional para que alimentos, medicamentos e outros itens de primeira necessidade entrassem no território havia se intensificado. Segundo o Comando Central dos Estados Unidos, os primeiros desembarques ocorreram três horas da madrugada pelo horário de Brasília.

O diretor da prisão La Modelo, um dos principais centros penitenciários da Colômbia, foi morto a tiros nesta quinta-feira, em Bogotá. Ele estava recebendo ameaças de morte, segundo o ministro da Justiça, NÉSTOR OSUNA. O coronel reformado ELMER FERNÁNDEZ foi alvejado dentro de um carro da autoridade carcerária Inpec. Ele estava no comando da unidade desde o início de abril. O assassinato levou o governo a anunciar a criação de um conselho de segurança extraordinário para estabelecer medidas para todas as prisões do país.

A taxa de desemprego no Brasil subiu em oito das 27 unidades da federação no primeiro trimestre de 2024, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os números são em comparação com o quarto trimestre de 2023. Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estão na lista de estados com alta. Apenas no Amapá houve queda da desocupação. Nas 18 unidades restantes, houve estabilidade em relação ao período imediatamente anterior. O Brasil encerrou o trimestre terminado em março com taxa de desemprego em sete vírgula nove por cento.

O presidente LULA sancionou com vetos a lei que determina o retorno do seguro obrigatório de veículos, conhecido como "Novo DPVAT". A medida foi publicada em edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira. O texto foi aprovado pelo Senado no início de maio. Segundo a lei, o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito será cobrado anualmente de proprietários de veículos, como carros e motos. O seguro cobrirá indenizações por morte, por invalidez permanente, total ou parcial, além de reembolso de despesas com assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional de vítimas. O presidente vetou dois artigos da lei que previam penalidade de infração grave e multa para os motoristas que não pagarem o seguro no prazo previsto.

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul desde o início do mês causou cheias de rios em diversas regiões e deixou mais de uma centena de mortos. O boletim mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado às nove horas desta sexta-feira, confirma 154 mortes relacionadas à tragédia. São mais três mortes em relação aos dados da atualização feita às seis da tarde de ontem. Os efeitos da chuva causaram ferimentos a 806 pessoas. Há 98 desaparecidos. Hoje pela manhã, o ministro das Cidades, JADER FILHO, projetou para junho entrega das primeiras casas para afetados pelas enchentes no Rio Grande Sul. Serão 600 casas pelo programa Minha Casa Minha Vida.

A atividade econômica catarinense cresceu cinco vírgula um por cento em fevereiro deste ano comparado ao mesmo mês de 2023. O percentual está acima da média brasileira, de dois virgula seis no mesmo período. O desempenho foi motivado pelo ciclo de redução da taxa de juros no Brasil e pela manutenção do consumo das famílias, além do crescimento de exportações. Em relação a fevereiro de 2023, a indústria catarinense cresceu seis virgula seis por cento. O setor de equipamentos elétricos cresceu 21 por cento no mesmo período, enquanto o segmento de máquinas e equipamentos avançou três virgula sete por cento.

Subiu para sete o número de municípios catarinenses em situação de emergência, segundo o relatório emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil na manhã desta quinta-feira. O número se dá pelas fortes chuvas que atingiram o Estado no último fim de semana. Sete cidades já decretaram emergência: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá. Agora são 13 as cidades com ocorrências causadas pelas fortes chuvas, que castigaram principalmente as regiões Sul e Extremo Sul do Estado. Além das sete já citadas, foram registradas ocorrências em Içara, Criciúma, Forquilhinha, Praia Grande, Meleiro e Ermo. Segundo o relatório, são 421 pessoas desalojadas e 162 desabrigadas.

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde segue em situação crítica em Santa Catarina. Na última atualização publicada no Painel de Leitos da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação estadual dos leitos de UTI estava em 94 por cento, com 75 leitos disponíveis do total de mil 264 leitos. A porcentagem considera o total de leitos UTI somando adulto, infantil e neonatal. O cenário mais preocupante é registrado no Grande Oeste, onde a ocupação chega a 98 vírgula 84 por cento com somente um leito pediátrico livre na manhã desta quinta-feira. Os números podem alterar de acordo com a alta e internação de pacientes.

Morreu nesta quinta-feira o ex-secretário de Planejamento da prefeitura de São Miguel do Oeste nos anos dois mil, JAIME CAPRA. Ele é pai da vereadora MARIA TEREZA CAPRA. JAIME tinha 79 anos de idade e estava com problemas de saúde. Em razão do falecimento de JAIME CAPRA, a sessão ordinária da câmara que estava marcada para ontem à noite foi cancelada. CAPRA era contador e teve atuação destacada em diversas entidades da comunidade, como o Grupo de Italianos. Ele também foi secretário executivo da Ameosc. O velório foi realizado na cripta da Igreja Matriz de São Miguel do Oeste. A missa de corpo presente ocorreu às 10 horas também na Igreja Matriz. Depois da celebração, o corpo de JAIME CAPRA foi encaminhado para a cremação.

O Peperi Debates deste sábado vai aprofundar a discussão sobre a temática do Maio Laranja. O programa de amanhã vai analisar as causas, consequências e ações para enfrentar e evitar o abuso sexual de crianças e adolescentes. O debate vai reunir a coordenadora do Creas, SANDRA CARDOSO, a Coordenadora do CRAS, JULIANA MAGGIONI, a representante do Conselho Tutelar, GENI DE OLIVEIRA, o Escrivão de Polícia Civil lotado na DPCAMI de São Miguel do Oeste, LUCAS CASTILHOS MOTTA. O debate começa as oito horas da manhã.

O Núcleo Jovem Empreendedor da Acismo realizou, nesta semana, um debate obre a carga tributária. O evento ocorreu no coworking da entidade e foi parte integrante do Feirão do Imposto, uma iniciativa que ocorre há 22 anos e é promovida em parceria com o Conselho Estadual do Jovem Empreendedor e a Confederação Nacional de Jovens Empresários. Neste ano, o tema do Feirão é "Dígitos que Sufocam - uma carga tributária que sufoca". O debate foi mediado pela nucleada do núcleo e coordenadora do Núcleo de Contadores da Acismo, PÂMELLA SCHONS, e contou com a participação do presidente da Acismo, GIOVANNI GOBBI, do presidente da Câmara de Vereadores, PAULO DRUMM, e do representante do Núcleo de Contadores, PEDRO WATTE.

O debate desta semana no espaço Coworking da Acismo discutiu os impactos causados pela carga tributária e o papel que o Estado desempenha diante da sociedade. Os participantes discutiram como a quantidade de impostos arrecadados nem sempre se reflete na prestação de serviços e benefícios para a população. Também foi abordada a necessidade de um novo pacto federativo e a aproximação do poder público com a comunidade empreendedora para buscar soluções para essas questões. Segundo a coordenadora do Núcleo Jovem Empreendedor da Acismo, GABRIELA FAVERO, eventos como este jogam luz sobre um tema bastante polêmico e que impacta o dia a dia de toda a sociedade.

Além do debate desta semana, o Feirão do Imposto ainda contará com a instalação de um impostômetro no centro da cidade. O painel vai mostrar em tempo real como a carga tributária sufoca as pessoas e afeta o dia a dia dos cidadãos. Como parte da campanha, também será realizado o sorteio do direito de comprar 240 litros de combustível sem impostos, divididos em 8 vales de 30 litros cada. De acordo com uma das organizadoras do Feirão do Imposto, PAMELO SCHONS, a campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a alta carga tributária do país e suas consequências. Ela reforçou que o evento quer mostrar como os impostos afetam o bolso e o dia a dia das pessoas e como é importante buscar por uma reforma fiscal que seja mais justa e transparente.

Os agricultores de São Miguel e região vai viajar, neste sábado, para o Grito da Terra Brasil. A informação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, LIRIO WATHIER. O Grito deve reunir cerca de 10 mil agricultores a partir de domingo. O evento ocorre na segunda e na terça-feira. De acordo com o presidente da Fetaesc VALTER DRESCH, a pauta foi entregue no começo do mês para o governo federal e prevê uma série de pedidos. No caso da Fetaesc, as reinvindicações foram definidas em encontros regionais, inclusive em São Miguel do Oeste. DRESCH disse que os agricultores do estado estarão na capital federal para ouvir a posição do governo federal para os pedidos da classe.

A pauta do Grito da Terra Brasil tem uma série de reivindicações. Entre elas, estão o aumento para 90 bilhões de reais do orçamento exclusivo para o Pronaf nas seguintes proporções: 45 bilhões para custeio e 45 para investimento, sendo cinco bilhões para habitação rural. A Fetaesc também está pedindo taxa de juros de quatro por cento ao ano nas linhas de custeio, investimento e agroindústria, além da ampliação do teto de financiamento de 250 mil para 400 mil. Outro pedido é para aumentar o prazo de reembolso do Pronaf investimento, de 07 para 10 anos, mantendo a carência de até 14 meses e a elevação do teto da renda bruta anual para enquadramento no Pronaf dos atuais 500 mil para 800 mil reais.

São João do Oeste é o município com maior taxa de alfabetização do país. O dado foi divulgado hoje pelo IBGE. De acordo com o Censo Demográfico 2022, a cidade tem um índice de alfabetização de 99 virgula 10 por cento da população. O município também é o único do país com taxa acima de 99 por cento. Rio Fortuna e Balneário Camboriú estão entre os cinco do pais com maior taxa de alfabetização. O Censo também revelou que Santa Catarina que tem o maior percentual da população que sabe ler e escrever: 97 vírgula 33 por cento. Em segundo lugar aparecer o Distrito Federal com 97 vírgula 23 por cento.

Um idoso, com mais de 70 anos, está internado no Hospital Regional, em São Miguel do Oeste, com diagnóstico de tétano acidental, após apresentar ferimento no braço. A doença é prevenível por meio da vacinação, mas o paciente em questão estava com a imunização em atraso. O caso anterior da doença no município ocorreu em 2011, em um homem que também estava com o esquema vacinal incompleto, e acabou falecendo. No Extremo Oeste de Santa Catarina, segundo a Vigilância Epidemiológica de São Miguel do Oeste, nos últimos cinco anos, ocorreram quatro casos de tétano.

A vacina antitetânica foi criada em 1924 e sua utilização resultou em uma diminuição de 95 por cento na taxa de tétano no mundo. A informação é da secretaria de saúde do município. De acordo com a pasta, quanto maior a cobertura vacinal menor a incidência de tétano. A meta do Ministério da saúde é que mantenha-se uma cobertura acima de 90 por cento. Em São Miguel do Oeste a cobertura vacinal é considerada boa em crianças, com 95 por cento de cobertura. Já em adultos, a vacinação é baixa, com 73 por cento. A vacinação ocorre na Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das sete da manhã às sete da noite, e aos sábados, das oito ao meio-dia.

Os prefeitos da região participaram desta sexta-feira de uma assembleia extraordinária virtual da Associação dos Municípios do extremo-oeste. A pauta principal do encontro foi discutir os novos encaminhamentos de auxílio para as famílias atingidas no Rio Grande do Sul. A assembleia foi coordenada pelo presidente da Ameosc, WILSON TREVISAN. Os prefeitos debateram a possibilidade de adoção de cidades gaúchas afetadas pelas enchentes por municípios da região. Ficou definido que a Ameosc vai verificar com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul as cidades mais atingidas e discutir com a assessoria jurídica da associação a possibilidade enviar ajuda humanitária para o estado vizinho. A orientação é de que as prefeituras prestem essa ajuda de forma geral, sem um direcionamento para um município específico.

Desde o começo da campanha de ajuda aos atingidos pelas enchentes, a região da Ameosc está perto de completar o envio de 400 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul. A informação é do presidente da associação, WILSON TREVISAN. De acordo com ele, esse formato de ajuda, envolvendo empresas, voluntários e as prefeituras vem dando certo e deve ser mantido. Ele fez uma avaliação positivo do trabalho, mas ressaltou que a Ameosc deve ampliar a ajuda ao estado vizinho.

O município de Descanso vai realizar um levantamento para identificar o número de voluntários da cidade interessados em participar da ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. A informação é o prefeito SADI BONAMIGO. Além disso, o governo municipal irá providenciar o transporte necessário para facilitar a participação dos voluntários. Ele disse que, de acordo com o número de interessados, será organizada uma logística que permitirá que um grupo inicial de voluntários vá e retorne, para que outros também tenham a oportunidade de participar ativamente desse esforço humanitário. Quem tiver interesse em participar dos grupos de apoio deve fazer contato com a prefeitura de Descanso.

A escola do Legislativo vai realizar hoje à tarde uma edição do Summit Eleições em São Miguel do Oeste. O evento conta com o apoio de diversas instituições. De acordo com a diretora da escola do Legislativo, MARLENE FENGLER, o Summit Eleições Workshop é um evento prático, voltado para atender as principais dúvidas de quem pretende concorrer a uma vaga tanto nos legislativos, quanto nos executivos municipais. Ela explicou que o curso foi projetado com o objetivo de fornecer aos pré-candidatos conteúdos sobre tendências atuais, estratégias de campanha e de qualificação para as futuras eleições. O evento é gratuito e será realizado a partir da uma e meia da tarde na câmara de vereadores.

O Seminário Legislativo em Ação e Summit Eleições da Escola do Legislativo nesta sexta-feira começa as duas horas da tarde com uma palestra sobre arrecadação, Gastos e Prestação de Contas Eleitoral com RAPHAEL MARTINI. A segunda palestra do evento, prevista para as três horas, será sobre pré-Campanha e Aspectos Gerais da Campanha eleitoral com GABRIELA PINTO SCHELP. As quatro horas está prevista uma mesa redonda sobre Comunicação Política, Redes Sociais que será mediada por RAPHAEL MARTINI com a presença do jornalista político UPIARA BOSCHI DA SILVA e LISIANE REGINA ZANOTTO, especialista em marketing político. O encerramento está previsto para as cinco horas da tarde.

O seminário sobre eleições promovido pela Escola do Legislativo tem uma importância ainda maior porque o pleito deste ano é municipal. O comentário é da diretora da escola do Legislativo, MARLENE FENGLER. Ela explicou que na eleição local, o número de candidatos que estão ingressando na política é maior do que os estreantes nas eleições gerais. MARLENE disse que para os “marinheiros de primeira viagem” as regras eleitorais são desconhecidas e oferecer esse conhecimento por meio de cursos é uma fundamental para os futuros candidatos.

Um caminhoneiro de 60 anos sofreu ferimentos graves em um acidente na tarde desta quinta-feira na SC 305. O condutor do veículo, placa de Xambrê, no Paraná, perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra um poste às margens da rodovia. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e devido a gravidade dos ferimentos foi encaminhado para o Hospital de Pato Branco, no Paraná. A carga ficou espalhada parcialmente sobre a pista e os danos no caminhão foram de média monta.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 11 horas da noite desta quinta-feira para atender uma ocorrência de desaparecimento de pessoa no município de Descanso. Segundo familiares, SENO BRUNO KERKHOVEN, tem 71 anos e foi avistado pela última vez por volta das três horas da tarde desta quinta-feira caminhando na SC-163, entre Descanso e São Miguel do Oeste. Ele tem um metro e 75 centímetros de altura e está vestindo calça de tactel azul com listras brancas, casaco cinza, boné preto, sapato marrom e estava de posse de um guarda-chuva preto. O fato foi comunicado para a Central da Polícia Militar. Qualquer informação deve ser repassada para o telefone 190 ou para a Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.