ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta - feira 17 05 2023

-NOVOS PREÇOS DA GASOLINA, DIESEL E GAS DE COZINHA ENTRAM EM VIGOR HOJE

-SETOR DE SERVIC?OS CRESCE E FICA QUASE 30% ACIMA DO NI?VEL PRÉ-PANDEMIA

-SEMANA DA INDUSTRIA VAI REFORÇAR IMPORTANCIA DO SETOR PARA A ECONOMIA

-SIDNEI SIMON É REEMPOSADO NA GERÊNCIA REGIONAL DA EPAGRI

-PROCURA AUMENTA E ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR JÁ TEM 23 INSCRITOS

-IDOSO SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO SER ATACADO POR TOURO EM PROPRIEDADE RURAL

-CRIANÇA DA REGIÃO VÍTIMA DE ACIDENTE NO RIO GRANDE DO SUL MORRE NO HOSPITAL

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

A Organização Mundial da Saúde fez um alerta nesta terça-feira pedindo cautela com o uso de ferramentas de modelo de linguagem, geradas por inteligência artificial, como o ChatGPT, para ações de saúde pública. De acordo com a organização, essas ferramentas, que imitam a comunicação humana, "estão gerando um entusiasmo significativo em torno do potencial de atender às necessidades de saúde das pessoas". No entanto, a OMS destaca a importância de examinar cuidadosamente os riscos dessas plataformas quando usadas para o diagnóstico de doenças. O resultado, segundo a OMS, pode ser perigoso.

A Assembleia Nacional do Equador iniciou nesta terça-feira uma audiência de impeachment contra o presidente GUILHERME LASSO. O processo para remover o presidente do cargo tem um risco para os deputados: para evitar uma votação final de impeachment, LASSO pode optar por dissolver a Legislatura. São necessários 92 votos da Assembleia de 137 membros para remover o presidente, que, segundo políticos da oposição, desconsiderou as advertências de peculato relacionadas a um contrato da empresa estatal de transporte de petróleo Flopec. LASSO nega as acusações.

A vice-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCHNER, afirmou nesta terça-feira que não será candidata nas eleições deste ano, em que o país vai escolher o próximo presidente. CRISTINA publicou uma carta aos seus companheiros de movimento político no qual afirma que não estará vinculada a nenhuma candidatura, e que ela deu mostras de que privilegia um projeto coletivo em detrimento de sua própria vida profissional. O atual presidente, o liberal peronista ALBERTO FERNÁNDEZ, optou por não disputar a reeleição. O ministro da Economia, SERGIO MASSA, é o principal potencial candidato à presidência pelo governo.

A gasolina, o diesel e o gás de cozinha ficam mais baratos nas distribuidoras a partir desta quarta-feira. De acordo com o presidente da Petrobras, JEAN PAUL PRATES, a gasolina terá redução de 40 centavos por litro, uma queda de 12 vírgula seis por cento. O diesel cai 12 vírgula oito por cento e reduz 44 centavos. Já o gás de cozinha, a redução é de 21 por cento, ou seja, quase nove reais a menos. Com essa redução, segundo a Petrobras, o preço do botijão de gás para o consumidor final pode cair abaixo dos 100 reais. O valor praticado na revenda, no entanto, não é controlado diretamente pelo governo. A medida, segundo PRATES, faz parte da nova estratégia comercial de preços da petrolífera para o mercado interno.

O plenário do Supremo Tribunal Federal adiou para a segunda quinzena de junho o julgamento de ações que podem definir a responsabilidade das redes sociais na moderação de conteúdo ofensivo em publicações. O julgamento estava marcado para esta quarta-feira. O adiamento foi acordado após pedido dos relatores. A data ainda será definida. Há também um recurso que analisa a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que determina a necessidade de prévia e específica ordem judicial de exclusão de conteúdo para que provedores de internet, websites e gestores de redes sociais respondam por danos decorrentes de atos ilegais praticados por terceiros. Em março, o STF realizou uma audiência pública para debater as regras do Marco Civil da Internet.

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral cassou nesta quinta-feira o registro de candidatura do deputado federal DELTAN DALLAGNOL do Podemos do Paraná. Assim, o parlamentar perde o mandato na Câmara e seus votos serão computados para a legenda. Os ministros concluíram que a candidatura do ex-procurador da República, que coordenou a força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba, foi irregular. A Lei da Ficha Limpa proíbe magistrados e membros do Ministério Público de lançarem candidatura se tiverem pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processos disciplinares. O autor da ação, a Federação Brasil da Esperança do PT, alega que embora não respondesse a processos disciplinares quando pediu desligamento do Ministério Público Federal, DELTAN DALLAGNOL era alvo de reclamações administrativas e sindicâncias e que esses procedimentos são 'equiparados'.

O setor de turismo catarinense cresceu 25 por cento no acumulado dos últimos 12 meses. O crescimento catarinense entre abril de 2022 e março de 2023, frente ao período imediatamente anterior, superou o crescimento nacional que foi de 22 vírgula dois por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do IBGE lançada nesta terça-feira. Nos primeiros meses de 2023, frente a igual período de 2022, as atividades turísticas de Santa Catarina cresceram 15 vírgula seis por cento, o terceiro resultado nacional. Além disso, os serviços turísticos catarinenses encontram-se quase cinco por cento acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, SILVIO DREVECK, observou que, em relação a março de 2022, o volume de serviços das atividades turísticas catarinense avançou seis e meio por cento.

O volume de serviços em Santa Catarina cresceu cinco virgula nove por cento em março, conforme divulgou o IBGE nesta terça-feira. Com o resultado, o setor chegou a 29 por cento acima do nível de fevereiro de 2020, na pré-pandemia, e atingiu o recorde da série histórica, superando o mês anterior. O resultado foi o sexto maior do país. O índice nacional está 12 vírgula quatro por cento acima do patamar pre?-pandemia. O volume de serviços catarinense cresceu 10 vírgula quatro por cento no acumulado de janeiro a março de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior. As cinco atividades do setor avaliadas pelo IBGE avanc?aram no primeiro trimestre do ano em Santa Catarina.

A proposta da Universidade Gratuita terá tramitação acelerada na Alesc, com análise conjunta nas comissões. O governador JORGINHO MELO pediu agilidade e a decisão foi tomada pelo Legislativo por “entender a importância do projeto”, segundo a presidência da Casa. O governo pretende implementar o programa no segundo semestre. Com a tramitação conjunta, a proposta deve passar simultaneamente pelas comissões de Educação, Finanças e Constituição e Justiça. Cada uma delas vai elaborar um relatório sobre o projeto, que depois será votado em plenário. A tendência é que o texto original do governo sofra alterações, como por exemplo, a possibilidade de fazer a segunda graduação pelo programa e a revisão dos limites de renda para os acadêmicos de Medicina.

O corpo do diretor do Portal Oeste em Foco, JUNIOR RECALCATTI, foi sepultado hoje pela manhã no cemitério Memorial Parque Jardim dos Ipês. O jornalista morreu ontem à tarde devido a complicações de saúde. JUNIOR estava em tratamento médico e foi internado na última quinta-feira no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. No domingo, o quadro de saúde piorou e ele foi transferido para a UTI. JÚNIOR não resistiu e faleceu as três e 15 da tarde desta terça-feira. O velório ocorreu na Igreja do bairro São Luiz e o sepultamento foi agora à pouco no Memorial Jardim dos Ipês.

O jornalista JUNIOR RECALCATTI trabalhou em três emissoras de rádio afiliadas à Rede Peperi Comunicação. Ele atuou nas rádios Cidade de São Miguel do Oeste, Cedro de São José do Cedro e Atalaia de Campo Erê. JÚNIOR, que estava com 32 anos, também foi assessor da câmara de vereadores de São Miguel e candidato a deputado estadual pelo Patriota, mas não conseguiu se eleger. O jornalista também foi um dos coordenadores da campanha “Chega de Esmolas para o Oeste”. Ele era casado, pai de uma menina de dois anos e padrasto de um menino de seis anos de idade.

A Ordem DeMolay vai promover, neste sábado, a tradicional Feijoada da entidade. O evento vai acontecer no salão paroquial, no centro da cidade. A venda de ingressos está sendo realizada pelo integrantes da Ordem. Os valores são de 20 para crianças de oito a 12 anos e de 35 reais para adultos. Também é possível retirar o alimento e levar para casa. O cartão, que dá direito a mais de um quilo de feijoada com acompanhamentos custa 70 reais. A previsão é de um grande público na Feijoada deste sábado, a partir das 11 e meia da manhã.

A Apae vai realizar, neste sábado, o tradicional Risoto no Tacho. A informação é da diretora social da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, CLAUDINARA OLIBONI. De acordo com ela, a entidade ainda tem 200 ingressos para serem vendidos. O objetivo do evento é arrecadar recursos para cobrir os custos das atividades e serviços prestados pela escola. O Risoto pode ser consumido no local ou ser levado para casa. O valor é de 30 reais. O Risoto do Tacho na Apae está programado para o meio-dia deste sábado no salão comunitário do bairro São Sebastião. A meta da Apae é vender cerca de 600 ingressos.

O pagamento da Contribuição Sindical Rural pode ser feito até a próxima segunda-feira, dia 22. O alerta é do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele explicou que a contribuição é voluntária, no entanto, é fundamental que os produtores rurais, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, façam o pagamento do valor. Em nota, a Faesc ressaltou que o pagamento da contribuição é importante para sindicatos fortes, estruturados e preparados para defender os interesses da classe produtiva. Em caso de dúvida, os produtores podem buscar informações no sindicato rural. O valor é calcuado com base nas informações prestadas pelo proprietário rural ao Cadastro Fiscal de Imóveis Rurais.

A Fetaesc e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais estão preocupados com a possibilidade da alteração do Marco Temporal. A afirmação é do tesoureiro do Sindicato de São Miguel do Oeste, ROQUE ORSO. Ele participou da audiência pública promovida nesta semana pela Assembleia Legislativa que discutiu o tema. ORSO comentou que o fim do marco temporal pode resultar na perda da propriedade rural de mais de cem famílias nos municípios de Cunha Porã e Saudades. Ele reforçou que o sentimento é de insegurança e de preocupação em relação ao tema. O julgamento da tese do marco temporal será retomado no mês que vem pelo Supremo Tribunal Federal.

A Ameosc vai realizar, nesta quinta-feira, o lançamento do projeto executivo para criação do arranjo produtivo regional de plantas medicinais e fitoterápicas. O evento começa a uma e meia da tarde na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. O seminário de amanhã reunirá diversas lideranças e entidades regionais ligadas ao setor. O objetivo é criar um projeto regional do arranjo produtivo das plantas medicinais e fitoterápicas. De acordo com a Ameosc, a intenção da iniciativa é fortalecer a cadeia produtiva local, promover a geração de renda e o uso consciente e sustentável dos recursos naturais.

No evento de amanhã na câmara de vereadores será apresentado o resultado do levantamento iniciado ano passado a respeito da viabilidade do arranjo produtivo das plantas medicinais e fitoterápicas. A informação é do pesquisador do Observatório Catarinense das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, ELVIS GIACOMIN. Ele disse que o relatório vai apontar os caminhos para a implantação da cadeia produtiva das plantas medicinais. GIACOMIN explicou que essa cadeia começa no fornecimento dos insumos para a produção de plantas medicinais, o beneficiamento das plantas em laboratório e a posterior entrega para as farmácias do Sistema Único de Saúde. O pesquisador comentou que a implantação dessa cadeia será discutida no encontro de amanhã.

A procura pela vacina contra a gripe está baixa em vários municípios da região Extremo-Oeste catarinense e não é diferente em Paraíso. De acordo com a secretária de Saúde, TEREZINHA PREVIATTI, no município o índice está extremamente baixo e vem preocupando o setor. Quase na reta final da campanha nacional de imunização contra a gripe, Paraíso não conseguiu atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 90 por cento do público prioritário. De acordo com ela, passados mais de um mês do início da campanha, apenas 50 por cento dos idosos do município foram imunizados. Já em relação aos demais grupos, o número é menor ainda quando analisados os dados relativos às crianças e demais.

Desde ontem a campanha foi estendida para toda a população e desde então, crianças acima de seis meses de idade podem receber o medicamento. A secretária de Saúde, TEREZINHA PREVIATTI, pediu para que a população procure a unidade de Saúde e se proteja, haja visto que a vacinação é a melhor forma de se prevenir. Ela comentou que espera uma boa procura a partir de agora dos moradores em geral para tomar a vacina contra a gripe. A secretária pontuou que a baixa procura ocorre apenas em relação as vacinas contra a gripe e Covid, sendo que as de rotinas voltadas às crianças estão sendo aplicadas normalmente, sendo nesses casos, alcançada a meta com facilidade, situação diferente das vacinas de campanha, como no caso da gripe e da Covid. Ela citou que a baixa procura ocorre pela resistência de algumas pessoas em tomar a vacina contra a Covid, afetando também a vacina contra a gripe.

A agentes comunitárias de Paraíso estão fazendo um amplo trabalho de divulgação, convidando toda a população para tomar a vacina contra a gripe. A secretária de Saúde, TEREZINHA PREVIATTI frisou que nenhum morador é obrigado a receber o imunizante e por isso o trabalho consiste apenas na orientação e convite. Ela lembrou que os profissionais fizeram a vacinação nas residências das pessoas com idades avançadas e que possuem dificuldades de locomoção, porém, alertou que a grande maioria deve procurar a unidade de Saúde no horário de expediente, de segunda e sexta-feira das sete ao meio-dia e da uma às cinco horas da tarde. Ela disse que nas terças e quintas a prioridade é para a vacina contra Covid, mas garantiu que a da gripe também pode ser aplicada nesses dias.

As entidades ligadas ao Sistema da Confederação Nacional do Comércio realizaram nesta terça-feira, um protesto em todo país para conscientizar a sociedade sobre um projeto de lei que está em tramitação no congresso e que prevê o repasse de cinco por cento dos recursos destinados ao Sesc e Senac para o financiamento da Embratur. Em São Miguel do Oeste, a atividade aconteceu na frente do Sesc e contou com participação de empresários, gerentes, diretores, presidentes dos sindicatos, alunos e colaboradores do Sindicomércio, Sesc e Senac. O grupo se vestiu de preto e carregou cartazes de contrariedade ao projeto que pode retirar recursos das duas entidades.

A semana da indústria é promovida há mais de 20 anos em Santa Catarina com o objetivo de valorizar e ressaltar a importância do segmento para a economia. A informação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele citou que o evento acontece todos os anos com atividades de divulgação da contribuição do setor para o desenvolvimento de Santa Catarina. KIST disse que a indústria é responsável com 34 por cento PIB do estado. O extremo-oeste, de acordo com ele, tem uma densidade industrial menor do que outras regiões, mas, ainda assim, o setor tem um peso fundamental para a economia. KIST citou que a indústria regional está muito ligada ao agronegócio, especialmente com a atuação das agroindustrias, mas não é só isso. Ele ressaltou que nos últimos o setor vem se diversificando.

A semana nacional da indústria vai acontecer entre os dias 22 e 26 de Maio. Na próxima semana, as Unidades do SESI e SENAI vão promover palestras, oficinas, visitas técnicas e ofertas de serviços. Em São Miguel do Oeste, o principal evento está marcado para a terça-feira da semana que vem, as sete e meia da manhã no Senai. A palestra será com DANIELA ZANATTA, especialista em saúde mental no trabalho. O tema é “Como promover a saúde mental no ambiente de trabalho”. O evento é aberto à comunidade. No café da manhã com os empresários também serão apresentados dados e ações que a Fiesc desenvolve no extremo-oeste.

O presidente da Epagri, DIRCEU LEITE, visitou a gerencia regional da empresa de São Miguel do Oeste na tarde de ontem. Ele se reuniu com a equipe da empresa de extensão rural do estado para apresentar o plano de trabalho e empossar o gerente regional para esse novo mandato, agora na gestão de JORGINHO MELLO. O atual gerente, SIDINEI SIMON, foi confirmado no cargo e permanecer à frente da Epagri regional. SIMON está na gerencia da empresa desde março de 2019, quando substituiu JONAS RAMON. O presidente da Epagri, DIRCEU LEITE citou que a intenção é dar continuidade aos trabalhos da empresa no extremo-oeste.

A procura de candidatos para a eleição do conselho tutelar aumentou nos últimos dias. A informação é da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ELAINE PORSCH DIAS. De acordo com ela, 23 pessoas se inscreveram para disputar a eleição. 12 candidatos já entregaram toda a documentação e nove ainda precisa entregar os documentos previstos no edital. O prazo para as inscrições vai até o dia 24 de maio. O registro pode ser feito na Secretaria Municipal de Assistência Social. No ato, os candidatos deverão apresentar a ficha de inscrição e os documentos previstos no Edital, disponível no site ameosc.org.br.

Os candidatos que se inscreverem para a eleição do conselho tutelar vão passar por uma prova no dia dois de julho. A avaliação será aplicada pela Ameosc. Em São Miguel do Oeste, o conselho tutelar tem cinco vagas para titulares e cinco para suplentes. A eleição está marcada para o dia primeiro de outubro, na qual todos os eleitores do município poderão votar. A posse será no dia 10 de janeiro de 2024 e o mandato será de quatro anos. A remuneração atual para o cargo é de três mil e 77 reais. Os requisitos, documentação exigida, atribuições do cargo, remuneração e demais informações detalhadas podem ser conferidas do Edital.

Um idoso de 76 anos sofreu ferimentos graves ao ser atacado por um touro nesta terça-feira no interior de São José do Cedro. O fato aconteceu por volta das cinco e 50 da tarde de ontem na Linha Esperança Baixa. Durante o deslocamento para o atendimento da vítima, a equipe do Corpo de Bombeiro encontrou a vítima sendo transportada em um veículo Gol. O homem estava com suspeita de traumatismo craniano e fraturas nas pernas, costela e coluna. Ele foi colocado na ambulância dos bombeiros e levado para o Hospital de São José do Cedro.

A criança vítima de um acidente de trânsito no Rio Grande do Sul morreu nesta terça-feira no hospital de Passo Fundo. BIA ZEN SALGADO estava internada na UTI do hospital desde a última quinta-feira quando sofreu um acidente de trânsito na BR 386, em Sarandi. A mãe da menina, FLÁVIA ZEN morreu no local da colisão. A criança tinha um ano e cinco meses. Elas estavam em um Argo de São José do Cedro que saiu da pista e colidiu contra árvores. O motorista do carro ficou ferido. Eles estavam visitando familiares no Rio Grande do Sul quando aconteceu o acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.