-NOVOS PREÇOS DA GASOLINA, DIESEL E GAS DE COZINHA ENTRAM EM VIGOR HOJE
-SETOR DE SERVIÇOS CRESCE E FICA QUASE 30% ACIMA DO NÍVEL PRÉ-PANDEMIA
-IPORÃ DO OESTE CONCLUI INSTALAÇÃO DE LÂMPADAS DE LED NAS RUAS DA CIDADE
-DIRETORA PARTICIPA DE EVENTO ESTADUAL SOBRE AS LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
-PREFEITURA DE TUNÁPOLIS INVESTIGA FRAUDES NA EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
-SÃO JOÃO DO OESTE NORMATIZA TRANSPORTE DE PACIENTES PARA FORA DO MUNICÍPIO
-CRIANÇA VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO MORRE NO HOSPITAL
-IDOSO FICA GRAVEMENTE FERIDO EM ATAQUE DE ANIMAL NO INTERIOR
O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol na região. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 26 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
A Organização Mundial da Saúde fez um alerta nesta terça-feira pedindo cautela com o uso de ferramentas de modelo de linguagem, geradas por inteligência artificial, como o ChatGPT, para ações de saúde pública. De acordo com a organização, essas ferramentas, que imitam a comunicação humana, "estão gerando um entusiasmo significativo em torno do potencial de atender às necessidades de saúde das pessoas". No entanto, a OMS destaca a importância de examinar cuidadosamente os riscos dessas plataformas quando usadas para o diagnóstico de doenças. O resultado, segundo a OMS, pode ser perigoso.
A Assembleia Nacional do Equador iniciou nesta terça-feira uma audiência de impeachment contra o presidente GUILHERME LASSO. O processo para remover o presidente do cargo tem um risco para os deputados: para evitar uma votação final de impeachment, LASSO pode optar por dissolver a Legislatura. São necessários 92 votos da Assembleia de 137 membros para remover o presidente, que, segundo políticos da oposição, desconsiderou as advertências de peculato relacionadas a um contrato da empresa estatal de transporte de petróleo Flopec. LASSO nega as acusações.
A vice-presidente da Argentina, CRISTINA KIRCHNER, afirmou nesta terça-feira que não será candidata nas eleições deste ano, em que o país vai escolher o próximo presidente. CRISTINA publicou uma carta aos seus companheiros de movimento político no qual afirma que não estará vinculada a nenhuma candidatura, e que ela deu mostras de que privilegia um projeto coletivo em detrimento de sua própria vida profissional. O atual presidente, o liberal peronista ALBERTO FERNÁNDEZ, optou por não disputar a reeleição. O ministro da Economia, SERGIO MASSA, é o principal potencial candidato à presidência pelo governo.
A gasolina, o diesel e o gás de cozinha ficam mais baratos nas distribuidoras a partir desta quarta-feira. De acordo com o presidente da Petrobras, JEAN PAUL PRATES, a gasolina terá redução de 40 centavos por litro, uma queda de 12 vírgula seis por cento. O diesel cai 12 vírgula oito por cento e reduz 44 centavos. Já o gás de cozinha, a redução é de 21 por cento, ou seja, quase nove reais a menos. Com essa redução, segundo a Petrobras, o preço do botijão de gás para o consumidor final pode cair abaixo dos 100 reais. O valor praticado na revenda, no entanto, não é controlado diretamente pelo governo. A medida, segundo PRATES, faz parte da nova estratégia comercial de preços da petrolífera para o mercado interno.
O plenário do Supremo Tribunal Federal adiou para a segunda quinzena de junho o julgamento de ações que podem definir a responsabilidade das redes sociais na moderação de conteúdo ofensivo em publicações. O julgamento estava marcado para esta quarta-feira. O adiamento foi acordado após pedido dos relatores. A data ainda será definida. Há também um recurso que analisa a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet, que determina a necessidade de prévia e específica ordem judicial de exclusão de conteúdo para que provedores de internet, websites e gestores de redes sociais respondam por danos decorrentes de atos ilegais praticados por terceiros. Em março, o STF realizou uma audiência pública para debater as regras do Marco Civil da Internet.
Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral cassou nesta quinta-feira o registro de candidatura do deputado federal DELTAN DALLAGNOL do Podemos do Paraná. Assim, o parlamentar perde o mandato na Câmara e seus votos serão computados para a legenda. Os ministros concluíram que a candidatura do ex-procurador da República, que coordenou a força-tarefa da Operação Lava-Jato em Curitiba, foi irregular. A Lei da Ficha Limpa proíbe magistrados e membros do Ministério Público de lançarem candidatura se tiverem pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processos disciplinares. O autor da ação, a Federação Brasil da Esperança do PT, alega que embora não respondesse a processos disciplinares quando pediu desligamento do Ministério Público Federal, DELTAN DALLAGNOL era alvo de reclamações administrativas e sindicâncias e que esses procedimentos são 'equiparados'.
O setor de turismo catarinense cresceu 25 por cento no acumulado dos últimos 12 meses. O crescimento catarinense entre abril de 2022 e março de 2023, frente ao período imediatamente anterior, superou o crescimento nacional que foi de 22 vírgula dois por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do IBGE lançada nesta terça-feira. Nos primeiros meses de 2023, frente a igual período de 2022, as atividades turísticas de Santa Catarina cresceram 15 vírgula seis por cento, o terceiro resultado nacional. Além disso, os serviços turísticos catarinenses encontram-se quase cinco por cento acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020. O secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, SILVIO DREVECK, observou que, em relação a março de 2022, o volume de serviços das atividades turísticas catarinense avançou seis e meio por cento.
O volume de serviços em Santa Catarina cresceu cinco virgula nove por cento em março, conforme divulgou o IBGE nesta terça-feira. Com o resultado, o setor chegou a 29 por cento acima do nível de fevereiro de 2020, na pré-pandemia, e atingiu o recorde da série histórica, superando o mês anterior. O resultado foi o sexto maior do país. O índice nacional está 12 vírgula quatro por cento acima do patamar pre?-pandemia. O volume de serviços catarinense cresceu 10 vírgula quatro por cento no acumulado de janeiro a março de 2023, frente ao mesmo período do ano anterior. As cinco atividades do setor avaliadas pelo IBGE avançaram no primeiro trimestre do ano em Santa Catarina.
A proposta da Universidade Gratuita terá tramitação acelerada na Alesc, com análise conjunta nas comissões. O governador JORGINHO MELO pediu agilidade e a decisão foi tomada pelo Legislativo por “entender a importância do projeto”, segundo a presidência da Casa. O governo pretende implementar o programa no segundo semestre. Com a tramitação conjunta, a proposta deve passar simultaneamente pelas comissões de Educação, Finanças e Constituição e Justiça. Cada uma delas vai elaborar um relatório sobre o projeto, que depois será votado em plenário. A tendência é que o texto original do governo sofra alterações, como por exemplo, a possibilidade de fazer a segunda graduação pelo programa e a revisão dos limites de renda para os acadêmicos de Medicina.
O diretor do Portal Oeste em Foco, JÚNIOR RECALCATTI, morreu na tarde desta terça-feira, devido a complicações de saúde. O jornalista de 32 anos estava em tratamento médico e foi internado na última quinta-feira, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. No domingo, o quadro de saúde piorou e ele foi transferido para a UTI. RECALCATTI não resistiu e faleceu na tarde desta terça-feira. Antes do Portal Oeste em Foco, JÚNIOR RECALCATTI trabalhou em três emissoras de rádio afiliadas da Rede Peperi Comunicação, sendo as rádios Cidade FM, Cedro FM e Atalaia AM de Campo Erê. Em 2022, ele foi candidato a deputado estadual pelo Patriota, mas não conseguiu se eleger. Ele era casado, pai de uma menina de dois anos e padrasto de um menino de seis anos de idade. O culto de corpo presente ocorreu às 9h30 desta quarta-feira, com sepultamento no Memorial Jardim dos Ipês, em São Miguel do Oeste.
Surto de “mão, pé, boca” força fechamento de escolas em Belmonte. A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, anunciou, no final da manhã desta quarta-feira, o fechamento das unidades escolares Pingo de Ouro e Bela União, em virtude de um surto da doença conhecida como “mão, pé, boca” entre as crianças de zero a cinco anos. A medida foi adotada afim de realizar a desinfecção e para obedecer um período de quarentena para eliminar o vírus das instalações, brinquedos e utensílios. A orientação aos pais é de que no caso da criança apresentar febre ou lesões nas mãos, pés e boca, evitem envia-la para a escola ou para outras atividades em grupos.
Belmonte anuncia data de inauguração da quadra poliesportiva da Escola João Revers. De acordo com a Secretária de Educação do município, DAIANA VILLA BASSO, o evento de inauguração da quadra vai acontecer às 10h da manhã desta sexta-feira. Ela explica que a obra possui mais de 620 metros quadrados, iluminação com lâmpadas de Led, quadra polida e coberta com delimitações de futsal, handebol, basquete e vôlei. DAIANA salienta que o espaço será usado pela comunidade para práticas esportivas diversas e também será usado por cerca de 150 alunos da escola João Revers. Conforme a Secretária de Educação de Belmonte, o investimento foi superior a meio milhão de reais, dos quais 210 mil foram oriundos de emendas e o restante de contrapartida do município. Ela avalia que o novo espaço vai melhorar a prática de exercícios físicos, considerados de extrema importância para os alunos de todas as escolas.
Tunápolis terá alto investimento em medidas de segurança nas escolas. Conforme a Secretária da Educação, NAISSA SCHAIRICH, serão investidos 300 mil reais em melhorias na infraestrutura de quatro educandários da rede municipal de ensino. Também serão realizados investimentos em sistema de alarme e controle de acesso de pessoas, visando proporcionar maior segurança nas escolas. A Secretária menciona que existem situações com valor de até 15 mil reais que dispensa licitação e isso deve agilizar as adequações necessárias para atender reivindicações. Já os valores mais significativos envolvem todos os trâmites burocráticos para definição da empresa para executar as obras.
NAISSA SCHAURISCH reconhece a dificuldade em contar com mão de obra e materiais, devido à grande demanda apresentada por municípios de todo o estado. A prioridade está em ações na creche do município, por ser um local mais vulnerável e com necessidade mais urgente nas restrições de acesso de pessoas. NAISSA SCHAURICH destaca que a equipe da prefeitura já estava empenhada em realizar melhorias na estrutura escolar, porém, este processo foi acelerado em virtude de recentes atos de violência extrema. A Secretária de Educação de Tunápolis comenta que alguns investimentos visam atender reivindicações dos pais dos alunos, em relação à segurança e também acessibilidade, além de toldos no acesso a escolas e creches.
A falta de interesse da população na eleição para o Conselho Tutelar gera preocupação em diversos municípios. Em várias situações, o número de inscritos não atinge o número de vagas. São João do Oeste teve 12 inscritos para 10 vagas, porém, ainda falta a homologação após o período que possibilita impugnação. Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, CRISTIANO GRASEL, até primeiro de junho, a comissão de eleição tem prazo para avaliar os pedidos de impugnação. Ele ressalta que não é certo a participação de todos os inscritos na eleição. Os aprovados precisam passar por capacitação em junho para na sequência realizar as provas no mês de julho. A última etapa será a eleição em outubro.
CRISTIANO GRASEL observa que o Ministério Público tem atuado para identificar os problemas para a falta de interesse. Entre as possibilidades está a carga horária, salário e atuação do conselheiro tutelar, que exige muito na parte psicológica. Segundo o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, algumas medidas estão sendo adotadas para tornar o cargo mais atrativo e proporcionar maior participação no processo de eleição. GRASEL avalia que São João do Oeste deveria ter mais de 12 candidatos para ocupar os cargos de conselheiro titular e suplente. O fato do interesse ser maior que o número de vagas já viabiliza a realização do processo de eleição.
Empresário denuncia possíveis irregularidades em obras e licitações da prefeitura de Tunápolis. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na delegacia na semana passada. O comunicante relatou que é empresário do ramo de construção civil e metalurgia e que começou a suspeitar das irregularidades após participar de processos licitatórios e ser desclassificado. De acordo com ele, os editais de licitação passaram a ter alguns requisitos especiais que impediram a sua participação. Com isso, ele começou a verificar algumas licitações anteriores e a execução das obras, encontrando incompatibilidades. Uma das obras com possíveis irregularidades é a construção de duas coberturas metálicas, uma na creche municipal e outra na escola da Linha Pitangueira, onde o perfil metálico da tesoura de sustentação é inferior ao licitado, com diferença de preço de aproximadamente sete mil reais.
Outra obra com possível irregularidade apontada pelo empresário para a polícia é a construção do parque esportivo no antigo campo municipal. Segundo a denúncia, existe irregularidade nos meios-fios instalados no local, que deveriam ter medidas maiores. Na mesma obra também estão sendo apontadas diferenças na construção dos alambrados, onde os tubos metálicos não possuem a espessura de parede estipulada e boa parte dos tubos também apresentam bitola inferior ao que deveriam ter. O denunciante aponta ainda no Boletim de Ocorrência a utilização de vidros com espessura inferior em outra obra do município, inclusive com colocação de uma proteção metálica para impedir a verificação dos itens. A espessura correta teria sido usada somente nas partes móveis das portas quatro folhas.
Conforme relatado em Boletim de Ocorrência, na obra de reforma e ampliação do CRAS, o Centro de Referência em Assistência Social de Tunápolis, foi licitado uma cobertura com telhas onduladas para uma área de 228,4 metros quadrados, porém, a ampliação do CRAS contemplou apenas 148 metros quadrados. O relato do empresário aponta ainda a existência de irregularidade na construção do ginásio da Escola Helga Follmann. Segundo a denúncia, a obra deveria contar com isolamento termo acústico em espuma rígida de poliuretano injetado, porém, na instalação foram utilizadas folhas injetadas simples com isopor e manta térmica na camada inferior, cuja diferença de custo totaliza cerca de 22 mil e 300 reais.
A Prefeitura de Tunápolis instaurou Procedimento Administrativo para averiguar as denúncias de irregularidades na execução de obras públicas. A administração municipal se manifestou por meio de nota de esclarecimento nesta terça-feira, na qual afirma que desde o surgimento das denúncias, acionou imediatamente a assessoria jurídica e expediu na manhã desta segunda-feira, uma portaria de instauração de Procedimento Administrativo de Responsabilização para averiguação das denúncias apresentadas. A nota da prefeitura afirma ainda que serão emitidos ofícios para a Câmara Municipal de Vereadores e ao Ministério Público dos referidos processos e que serão apresentados os relatórios das apurações feitas e das medidas cabíveis tomadas.
Diretora de Cultura de Iporã do Oeste participa de evento a nível estadual. O Fórum Catarinense de Cultura aconteceu na semana passada, em Lages, na região serrana catarinense. De acordo com a diretora de cultura de Iporã do Oeste, LUCIANE KIST, durante os três dias do evento, mais de 300 pessoas estiveram reunidas para trocar experiências e debater sobre a área cultural de Santa Catarina. Dentre os principais destaques, LUCIANE aponta as tratativas sobre as Leis de Incentivo à Cultura e a retomada da liberação de recursos por parte do Ministério da Cultura para os artistas poderem desenvolver suas atividades.
LUCIANE KIST cita como exemplo a Lei Paulo Gustavo, regulamentada na última quinta-feira, que teve debate sobre as formas de implementação nos municípios. Também teve discussão sobre as Leis Rouanet e Aldir Blanc existentes há mais anos, especialmente sobre a preparação de projetos, editais e prestação de contas. A diretora de cultura de Iporã do Oeste avalia que o setor terá muito trabalho pela frente, já que as Leis exigem certa urgência na preparação de audiências públicas e conferências municipais de cultura para viabilizar o recebimento das verbas públicas para o fortalecimento do setor.
O prefeito de São João do Oeste assinou uma Instrução Normativa estabelecendo critérios e regras para o transporte de pacientes da saúde para fora do município. GENÉSIO ANTON destaca que o objetivo é ter um documento para dar segurança ao serviço e esclarecer as dúvidas dos munícipes. O prefeito explica que a normativa dispõe especialmente sobre os horários de saída e retorno das viagens para cidades mais distantes. No caso de Florianópolis, o retorno deverá ocorrer no mesmo dia, desde que a saída da capital ocorra antes das 12h. Já os pacientes com procedimentos agendados em Cascavel sairão de São João do Oeste às 13h do dia anterior e pernoitarão em um hotel licitado pela prefeitura. Para o retorno, a saída de Cascavel deverá ser no máximo até às 17h.
GENÉSIO ANTON avalia que a Instrução Normativa se fazia necessária para padronizar o serviço de transporte de pacientes para fora de São João do Oeste. O prefeito considera que o documento também vai trazer mais segurança e conforto aos motoristas e pacientes, acabando com o cansaço oriundo dos longos trajetos percorridos num mesmo dia. ANTON observa que são transportados pacientes em tratamento de saúde e enaltece que é preciso garantir a segurança de todos entre motoristas, pacientes e acompanhantes.
A prefeitura de Iporã do Oeste concluiu a instalação de lâmpadas de Led em todos os pontos de iluminação pública da cidade. Conforme o Secretário de Administração, ERVINO HENKEL, recentemente a empresa responsável instalou 171 novos conjuntos de 80 watts, fazendo com que todas as ruas com moradores agora contem com esse tipo de lâmpada. HENKEL observa que apenas algumas ruas não edificadas do Bairro Vila Germânica ainda seguem com lâmpadas de vapor de sódio. O Secretário salienta que o trabalho de instalação das novas luminárias foi feito por uma empresa contratada via licitação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, sendo que a prefeitura de Iporã do Oeste precisou fazer uma notificação extrajudicial para o cumprimento da Ordem de Serviço.
ERVINO HENKEL lembra que desde o início do contrato, os municípios da Ameosc enfrentavam dificuldades com atrasos e não cumprimento dos trabalhos de manutenção ou troca de luminárias por parte da empresa licitada. Conforme ele, isso inclusive levou ao rompimento do contrato do CONDER com a empresa em questão, o que vai atrasar a manutenção e troca de lâmpadas em alguns locais da cidade e interior até que uma nova empresa não seja contratada. HENKEL ressalta que a iluminação com Led ocorreu por etapas, sendo que a Avenida Gustavo Fetter recebeu lâmpadas de 180 watts e as vias laterais receberam lâmpadas de 150 watts. Somente na etapa final foram adquiridas lâmpadas de 80 watts.
O Secretário de Administração de Iporã do Oeste, ERVINO HENKEL, ressalta que a ideia é diminuir a potência gradualmente em toda a cidade na medida em que as lâmpadas necessitarem de substituição. Conforme ele, as próximas compras devem contemplar apenas lâmpadas de 80 watts, visto que elas proporcionam luminosidade suficiente para as ruas. O Secretário ressalta que cada luminária, sem o braço de sustentação, custa em média 500 reais, o que totalizou um alto investimento público nas melhorias da iluminação pública. A prefeitura também está aguardando a conclusão da instalação dos equipamentos de retransmissão do sinal de TV digital para reinstalar a pracinha nas imediações das torres de comunicação da cidade. ERVINO HENKEL ressalta que o trabalho está atrasado, porém, é de responsabilidade de uma empresa contratada pelo Ministério das Comunicações.
Criança vítima de acidente de trânsito morre no hospital. BIA ZEN SALGADO estava internada na UTI de um hospital de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, desde a última quinta-feira, quando sofreu um acidente de trânsito na BR-386, em Sarandi. A criança tinha um ano e cinco meses. Nas redes sociais a família agradeceu todas as orações. Dado o desgaste emocional pelo trágico falecimento, a família optou por realizar os rituais religiosos de maneira reservada na capela do hospital e encaminhar o corpo da criança para o crematório. O acidente de um Fiat Argo, com placas de São José do Cedro, aconteceu no dia 11, onde o motorista saiu da pista e colidiu contra árvores. A passageira, FLÁVIA BENIN ZEN, de 30 anos, mãe da menina, também morreu no acidente.
Homem fica ferido em ataque de animal. O fato foi registrado na Linha Esperança Baixo, interior de São José do Cedro, por volta das 17 horas e 50 minutos desta terça-feira. Segundo informações da guarnição do Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada para realizar o atendimento desta ocorrência. Durante o deslocamento, os Bombeiros encontraram um veículo gol, que conduzia a vítima. Familiares relataram que o paciente foi atacado por um touro. Segundo relato, o homem de 76 anos, estava consciente e orientado, com sinais vitais alterados. Ele apresentava um ferimento na cabeça, com suspeita de traumatismo craniano, de fratura na perna esquerda e suspeita de fratura da coluna. Após avaliação e demais procedimentos, o paciente foi imobilizado em maca rígida e conduzido ao hospital de São José do Cedro.