ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 17 05 2022

-MINISTÉRIO DA JUSTIÇA LANÇA REDE NACIONAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO

-GOVERNO VAI CONCEDER PARQUE DA SERRA FURADA PARA INICIATIVA PRIVADA

-NOVO PÁRACO DA CIDADE SERÁ APRESENTADO OFICIALMENTE NESTE DOMINGO

-MUNICÍPIO ANTECIPA PARA HOJE ATIVIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO DO MAIO LARANJA

-GAECO CUMPRE MANDADOS EM OPERAÇÃO CONTRA LAVAGEM DE DINHEIRO NA REGIÃO

-MULHER PERDE 18 MIL REIAS EM GOLPE DO APLICATIVO DE INVESTIMENTOS

-HOMEM MORRE EM TOMBAMENTO DE TRATOR AGRÍCOLA DO EXTREMO-OESTE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 12 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 97 centavos. O euro está valendo cinco reais e 23 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O presidente da Turquia, RECEP ERDO?AN, disse nesta segunda-feira que o país votará contra a entrada da Finlândia e da Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte. As nações, próximas à Rússia, desejam uma adesão rápida após a invasão russa à Ucrânia. Para que um novo país seja aceito na Otan, é preciso que os 30 Estados participantes da Aliança Militar aprovem a candidatura. De acordo com autoridades turcas, tanto finlandeses quanto suecos abrigam terroristas em seus países, se referindo aos curdos do PKK, vistos oficialmente como extremistas também pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

Um relatório do Ministério da Defesa britânico indica que um terço das tropas russas enviadas para a Ucrânia morreram durante batalha. Segundo informado, o avanço sobre a região de Donbass foi atrasado. Alguns dos motivos listados foram a falta de acesso a suprimentos e a perda de unidades de transporte que levariam equipamentos de vigilância, reconhecimento e drones. Segundo o Ministério britânico, o exército russo sofre também com moral baixa contínua e uma redução na eficácia de combate.

Uma primeira versão da nova Constituição do Chile foi entregue pela Convenção Constitucional, o grupo de deputados eleitos para escrever a Carta Magna, nesta segunda-feira. O texto inclui um "catálogo de direitos sociais" para atender a demanda dos chilenos por mais igualdade social. A presidente da Convenção, MARÍA ELISA QUINTEROS, afirmou que o texto responde "anseios de milhões de cidadãos e cidadãs, que transversalmente depositaram neste processo seus sonhos e esperanças". Para sua revisão, o rascunho de 499 artigos foi entregue à Comissão de Harmonização, que deve zelar por sua ordem e coerência.

As contas do setor público consolidado registraram superávit primário de quatro bilhões e 300 milhões de reais em março deste ano, informou o Banco Central nesta segunda-feira. O valor abrange governo federal, estados, municípios e empresas estatais. O superávit primário acontece quando as receitas com impostos superam as despesas, desconsiderando os juros da dívida pública. Quando acontece o contrário, o resultado é de déficit primário. No acumulado do primeiro trimestre deste ano, ainda segundo o Banco Central, a contas públicas registraram um superávit primário de 109 bilhões, novo recorde para o período.

Com 722 bilhões e 700 milhões depositados e 753 bilhões em retiradas, as cadernetas de poupança do país perderam 30 bilhões e 700 milhões somente neste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança. Em março, por exemplo, foram 12 bilhões e meio de reais a mais em saques do que em entradas e, em abril, até o dia 25, 13 bilhões 970 milhões, conforme o Banco Central. Segundo especialistas, os números são resultado, principalmente, do cenário econômico de aumento no custo de vida, por conta da alta inflação.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou nesta segunda-feira uma portaria que institui a Rede Nacional de Polícias Judiciárias no Combate à Corrupção, a Renaccor. O documento define as regras para adesão de integrantes e para parcerias. O objetivo é "estabelecer um ambiente favorável e seguro para o compartilhamento de experiências, de boas práticas, de capacitação integrada, dentre outras possibilidades de fortalecimento das unidades de Polícia Judiciária especializadas no combate à corrupção", segundo a pasta. Na última sexta-feira, ao falar sobre o tema, o ministro da Justiça, ANDERSON TORRES, disse que a rede aumentará o efetivo de agentes em operações de combate ao crime organizado.

Depois da Serra do Rio do Rastro, o governo de Santa Catarina prepara a concessão de outro ponto turístico do Estado à iniciativa privada. Será aberta no dia 27 de maio a consulta pública que antecede o edital de licitação que vai prever a exploração econômica do Parque Estadual da Serra Furada, nas cidades de Grão Pará e Orleans, no Sul catarinense. O contrato com a empresa vencedora está estimado 123 milhões de reais, com prazo de duração de 30 anos. Segundo o governo, a concessão terá “fins de exploração econômica de atividades de ecoturismo e visitação”. Propostas já discutidas incluem a instalação de estacionamentos, área de camping, restaurante e mirante, além de melhorias nas trilhas que já existem no parque ecológico.

À duas semanas do fim do prazo, o Imposto de Renda 2022 já foi declarado por um milhão 140 mil e 800 moradores de Santa Catarina. Esse número equivale a 72 vírgula dois por cento do total de declarações esperadas pela Receita Federal. A projeção é de que um milhão 580 mil catarinenses prestem contas ao Leão neste ano. O prazo para entrega da prestação de contas encerra em 31 de maio. Uma das novidades do Imposto de Renda deste ano é que a declaração permite indicar a chave PIX do tipo CPF para receber a restituição. O CPF deve ser do titular da declaração. As restituições começam a ser pagas no dia 31 de maio.

O hotel de Florianópolis que foi danificado após uma explosão na tarde de domingo não possuiu risco estrutural, segundo informou a Defesa Civil do município nesta segunda-feira. De acordo com o órgão, no entanto, o prédio segue interditado, e sem previsão de liberação. Duas pessoas se feriram. Uma das vítimas teve queimaduras em 70 por cento do corpo. A explosão ocorreu por volta das duas e meia da tarde de domingo. A suspeita, segundo os bombeiros, é que os danos tenham sido causados após um vazamento de gás. Em nota, a rede de hotéis confirmou a hipótese e disse que os hóspedes seriam realocados para um estabelecimento parceiro da região.

O Centro de Educação Profissional, CEDUP Getúlio Vargas, completou34 anos de funcionamento. De acordo com o diretor da instituição WILSON WRONSKI, a escola vai realizar uma série de atividades diferenciadas, principalmente com os estudantes. Como exemplo ele citou a gincana cultural que ocorre até a próxima sexta-feira. Hoje, as equipes irão trazer algumas pessoas que já atuaram na instituição para contar um pouco de suas histórias. WORNSKI lembrou ainda que neste ano, o CEDUP teve um recorde de inscrições para os cursos, com alunos de 37 municípios. Quatro turmas de primeira Série do Ensino Médio foram abertas em virtude da grande procura.

O Governo Municipal de Descanso finalizou os processos licitatórios para a execução das obras de asfaltamento da rua Humberto de Campos e da rua Ludovico Wronski. A empresa vencedora da licitação foi a Gaia Rodovias de Maravilha, única interessada no certame. O asfaltamento da rua Humberto de Campos até a SC 496, que dá acesso aos municípios de Belmonte, Santa Helena e Tunápolis, terá investimento de dois milhões e 200 mil reais. Desses recursos, um milhão 977 mil são da cota do deputado estadual FABIANO DA LUZ e o restante de recursos vinculados. Já no asfaltamento da rua Ludovico Wronski serão investidos 449 mil, sendo400 mil de emenda do deputado MAURO DE NADAL e o restante também de recursos vinculados.

Na manhã desta terça-feira, o prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON, assinou a autorização da primeira etapa das obras do Complexo Educacional Olímpio Dalmagro no Campo do Harmonia. A empresa CLEONOR JOSÉ MAHL LTDA fará a drenagem, construção em alvenaria, estrutura metálica, elétrica, hidrossanitários e outros serviços. Com a entrega da ordem de serviço, as obras devem iniciar em no máximo 10 dias. Serão investidos três milhões e 5 mil reais nessa primeira etapa. O vice-prefeito, DOMINGOS MARCON e a secretária de Educação SANDRA GASPERI também participaram da assinatura da autorização para a execução do projeto.

Vai ocorrer no próximo domingo na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo em São Miguel do Oeste a missa de apresentação oficial do novo vigário da paróquia. Assim como ocorreu na chegada do padre a atual pároco CLETO STÜLP, também haverá uma celebração para marcar a chegada oficial do padre SILVESTRE SELUNK. Em entrevista para a Peperi, ele destacou que é natural da cidade catarinense de São Domingos e atua no sacerdócio há 26 anos, tendo exercido funções em pelo menos três estados brasileiros, sendo no Paraná, Minas Gerais e também no Mato Grosso.

A preparação para a chegada em São Miguel do Oeste começou em setembro do ano passado ainda e atrasou visto as inúmeras questões que precisaram ser ajustadas. O lembrete é do novo padre da paróquia São Miguel Arcanjo, SILVESTRE SELUNK. De acordo com ele, o início previsto para as atividades era para ter ocorrido no começo do ano, juntamente com o padre CLETO STÜLP, porém, precisou ser adiada, iniciando de fato, no começo do mês passado. Desde a sua chegada, SILVESTRE SELUNK já presidiu algumas missas, sendo a primeira celebração no município de Bandeirante e outras na própria Igreja Matriz São Miguel Arcanjo.

A missa de apresentação do novo padre que será realizada no próximo domingo vai contar com a presença do Bispo DOM ODELIR MAGRI. A informação é do próprio padre, SILVESTRE SELUNK. Segundo ele, o momento religioso vai ocorrer às sete horas da noite na própria matriz e todos estão convidados para prestigiarem o momento. Na oportunidade também vai ocorrer o envio para o cargo de vigário, função está que também é ocupada pelo padre IVO ORO. Já CLETO STÜLP continua na função de pároco, formando dessa forma, a equipe de padres que vão atuar em toda a paróquia São Miguel Arcanjo pelos próximos anos.

A celebração de apresentação para a comunidade regional é simples, porém, com um grande significado religioso. A afirmação é do padre, SILVESTRE SELUNK. Ele disse que o momento é importante para que os fiéis o conheçam e para que ele também conheça as lideranças e as demais pessoas. Ele admitiu que essa é a maior paróquia que ele já atuou, porém, como foi bem recebido, acredita que o trabalho será realizado da melhor maneira possível. SILVESTRE SELUNK frisou que a paróquia São MiguelArcanjo atende 74 comunidades de cinco municípios da região, sendo São Miguel do Oeste, Paraíso, Bandeirante, Barra Bonita e parte de Descanso.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional realizou na tarde da última sexta-feira uma Assembleia Geral Ordinária com os prefeitos dos municípios consorciados. A assembleia foi realizada no auditório da Ameosc com a coordenação do presidente do Consórcio, prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Durante a reunião, foi realizada a apreciação do pedido de ingresso do município de Campo Erê ao CONDER. A solicitação foi aceita e, a partir de agora, serão feitos os encaminhamentos burocráticos para efetivação do consorciamento. Os prefeitos também discutiram as alterações da lei que permite que os municípios façam alterações na área de APPs em perímetros urbanos a partir do Estudo Técnico Sócio Ambiental.

Os municípios do Conder também discutiram a necessidade que a maioria das prefeituras tem em fazer o Plano Diretor ou promover a revisão da lei. Os municípios debateram a possibilidade de fazer a contratação de forma coletiva de uma empresa para elaborar o Plano Diretor através do Programa Licitações Compartilhadas do CONDER. Nos próximos dias, os municípios irão encaminhar a manifestação sobre o interesse em participar desta contratação. Outro assunto da pauta foi o programa Mais Asfalto. Nos próximos dias será marcada uma reunião com uma comissão para tratar sobre alguns encaminhamentos específicos para agilizar o processo e poder iniciar a prestação de serviços aos municípios de forma mais rápida.

A secretaria de Assistência Social está promovendo, neste mês, diversas ações para marcar a temática do “Maio Laranja”, mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. As atividades estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS Um, CRAS Dois, Conselho Tutelar, com o apoio do CREASe comissão intersetorial. De acordo o coordenador do Cras UM, EVANDRO RADAELLI, as equipes caracterizaram os espaços na cor laranja e estão distribuindo materiais informativos, a fim de sensibilizar a comunidade em geral. A campanha ocorreu nas escolas do município, inclusive nas unidades educacionais das linhas Dois Irmãos e Canela Gaúcha.

O material informativo entregue aos professores e alunos durante o Maio Laranja tem a abordagem voltada aos canais de denúncia e a proteção do público infanto juvenil. A afirmação é do coordenador do Cras Um, EVANDRO RADAELLI. A intenção, de acordo com ele, é levar informações para a comunidade, divulgar os canais de denúncias e evitar os novos casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. Outro objetivo da iniciativa é ampliar e fortalecer a rede de atendimento que envolve as entidades e instituições que atendem esse público. As ações também estarão voltadas às crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e aos grupos PAIF E PAEF.

A campanha de panfletagem do Maio Laranja, prevista para amanhã, foi antecipada para esta terça-feira em São Miguel do Oeste. Durante a manhã de hoje, as equipes da assistência social estiveram no calçadão entregando material informativo e conversando com a comunidade. O trabalho será retomado na tarde de hoje. Segundo o coordenador do Cras Um, EVANDRO RADAELLI, o envolvimento da comunidade fazendo denúncias é fundamental para enfrentar esse grave problema que ainda existe na sociedade.

O núcleo regional do GAECO deflagrou, nesta segunda-feira, a operação "Rede Oculta", que visa desarticular uma organização criminosa voltada à prática de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A ação faz parte de uma investigação instaurada pela quarta Promotoria de Justiça de São Miguel do Oeste. No dia de ontem, foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nas Comarcas de São Miguel do Oeste, Anchieta, Cascavel e Francisco Beltrão. Duas pessoas foram presas em flagrante por posse de arma de fogo de uso permitido e posse de arma de fogo com numeração suprimida. Também foram apreendidos 198 mil reais em espécie um milhão e 161 mil pesos argentinos. Além disso, a Justiça autorizou medidas cautelares de bloqueio de bens dos investigados. O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.

A investigação do Ministério Público apontou que o esquema criminoso consiste em abrir diversas empresas em nome de terceiros para ocultar o vínculo entre si e a relação matriz e filiais, obtendo, por consequência, enquadramento tributário mais favorável. De acordo com o MP, a ação representa, em tese, a prática de crimes contra a ordem tributária, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsidade ideológica. O nome da operação, Rede Oculta, é alusivo ao modos operandi da organização que visava ocultar que as empresas fazem parte do mesmo grupo econômico, com nomes diversos e utilização de "laranjas" como proprietários. A operação de ontem reuniu as equipes do Gaeco da Capital, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joinville e Lages, além dos GAECOs de Cascavel e Francisco Beltrão.

Uma mulher foi vítima de estelionato em Mondaí. De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada nesta segunda-feira no município. A guarnição foi acionada e ao chegar no local dialogou com a vítima que relatou ter baixado um aplicativo que viu no Facebook para fazer investimentos. Após baixar e instalar o aplicativo, ela efetuou o cadastro pagando 40 reais. Inicialmente, ela investiu 50 reais no primeiro dia, obtendo lucros. Com isso, a mulher seguiu investindo enquanto mantinha contato com o consultor via WhatsApp, que lhe passava orientações. Em determinado momento, a vítima já havia investido um total aproximado de 18 mil reais e depois disso, o dinheiro ficou bloqueado. A mulher não conseguiu mais contato com o consultor e chamou a polícia.

A Polícia Civil está apurando as ameaças de invasão à escola Maria da Glória Mattos, do Distrito de Idamar, Dionísio Cerqueira. A ameaça foi feita por um homem nas redes sociais que ameaçou entrar na unidade e atentar contra a vida dos presentes e depois cometer suicídio. O suspeito não é estudante. Nas redes sociais, o suspeito divulgou fotos com uma espingarda nas mãos apontada para a própria boca. Também circula pela internet um áudio de um terceiro relatando o que o suposto autor teria planejado. No áudio, é dito que o homem iria comprar um terno de cor preta para efetuar o massacre. A Polícia Militar foi até a residência dos pais do homem, mas não o encontrou. Ele passou a ser considerado foragido da Polícia.

Desde as ameaças feitas em rede social de um ataque a uma escola em Dionísio Cerqueira, alguns pais não estão mais mandando os filhos à escola por medo de que algo similar ao ataque em Saudades se repita no colégio. A Polícia Civil de Dionísio Cerqueira deverá se manifestar ainda nesta terça-feira obre o caso. Em nota, a coordenadoria regional de Dionísio informou que está adotando as medidas necessárias para garantir a segurança dos alunos. Desde segunda-feira, a escola Maria da Glória Mattos conta com vigilância humana para promover sensação de segurança aos pais e alunos, além do acompanhamento das forças policiais. O Estado catarinense ainda afirmou que vai disponibilizar uma equipe multidisciplinar para acompanhar os estudantes.

Um homem morreu em um tombamento de trator na comunidade de Linha Taipa Baixa, interior de Mondaí. O acidente foi por volta das seis horas da tarde desta segunda-feira. O tombamento aconteceu logo depois dele ter saído de uma obra de construção civil nas proximidades, transportando uma betoneira em uma carreta puxada pela máquina agrícola. A principal suspeita é de que o rodado do trator tenha caído em um buraco na lateral da estrada, provocando o tombamento. O Corpo de Bombeiros de Mondaí foi acionado e resgatou a vítima com auxílio de moradores da localidade, que usaram outro trator para suspender a máquina tombada. O homem, identificado como ARLINDO BOHNE,de 68 anos, recebeu os primeiros socorros no local e em seguida foi encaminhado ao Hospital de Mondaí. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu logo depois.

A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias da morte de um servidor da saúde do município de Bandeirante na noite de domingo. As primeiras informações, confirmadas pela Polícia é de que JONAS GONZATTI atirou contra a esposa e depois comete suicídio. A mulher foi levada para a UPA 24 horas, onde recebeu os primeiros atendimentos. Ela não corre risco de morte. A Polícia Civil vai investigar o caso. GONZATTI era motorista da secretaria de Saúde e será sepultado hoje no cemitério municipal de Bandeirante.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/WyMIObIVkE9mTH5cz067CcSmk2xuYj3ExOXZP4O0): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185