-CAIXA FINALIZA HOJE SAQUES DA PRIMEIRA PARCELA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
-GOVERNO PUBLICA HOJE NOVO DECRETO COM RESTRIÇÕES DE COMBATE A COVID
-ROMELÂNDIA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO NA PREFEITURA
-VACINAÇÃO CONTRA COVID COMEÇA HOJE PARA MAIORES DE 18 ANOS COM COMORBIDADES
-VEREADOR DIZ QUE ESTADO DEVE PRIORIZAR SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS NAS SCs
-DOIS ACIDENTES NO FINAL DE SEMANA DEIXAM DOIS MORTOS NA BR 282
-PM FLAGRA FESTA COM CERCA DE CEM PESSOAS E INTERDITA ESTABELECIMENTO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo seis reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Dois tornados mataram pelo menos 12 pessoas e deixaram mais de 400 feridos durante a madrugada deste sábado, depois de passarem pelo centro e leste da China. Ventos de até 260 quilômetros por hora atingiram a metrópole de Wuhan, berço da pandemia de coronavírus. Dois guindaste de construção foram atingidos pela ventania e um deles desabou em um canteiro de obras, causando grandes estragos. Veículos foram danificados, árvores arrancadas e galpões destelhados. Mais de 26 mil chineses ficaram sem eletricidade depois que postes de energia foram destruídos. Cerca de trinta casas desabaram.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, disse ao Conselho de Segurança da ONU, neste domingo, que as hostilidades em Israel e Gaza são "completamente apavorantes" e pediu o fim imediato dos conflitos. Ele disse que a ONU está "trabalhando ativamente com todos os lados em busca de um cessar-fogo imediato" e pediu que eles "permitam que as tentativas de mediação se intensifiquem e tenham sucesso". As mortes em Gaza chegaram a 181 ao longo da noite de ontem, incluindo 47 crianças.
A Venezuela adotará uma quarentena "radical e consciente", nas palavras do presidente NICOLÁS MADURO, por sete dias, de 17 a 23 de maio, para tentar conter o avanço da Covid-19. O anúncio foi feito por MADURO em uma rede social neste domingo. Entretanto, o presidente não detalhou o que será ou não permitido nesta quarentena. Segundo levantamento feito pela Universidade Johns Hopkins, a Venezuela já registrou, até o momento, mais de 140 mil casos do novo coronavírus e mais de mil e 300 mortes.
Manifestações a favor do governo JAIR BOLSONARO aconteceram neste sábado em vários pontos do Brasil. Em Brasília, o ato começou na Esplanada dos Ministérios por volta das nove horas. O presidente compareceu aos protestos e disse que os ministros de seu governo estão “perfeitamente alinhados com o propósito de servir à pátria e preservar a liberdade com o sacrifício até da própria vida, se necessário for” e que o Brasil se manteve de pé “graças ao homem do campo”. BOLSONARO disse, ainda, que se o Congresso Nacional aprovar o projeto de BIA KICIS, o Brasil terá voto impresso em 2022. Mais cedo, ele almoçou com produtores e empresários do agronegócio e chegou na manifestação à cavalo para discursar aos seus apoiadores.
O corpo do prefeito de São Paulo, BRUNO COVAS, foi velado na tarde deste domingo na sede da Prefeitura de São Paulo. O enterro, também restrito à família, foi no Cemitério do Paquetá, em Santos, onde foi sepultado o corpo de MÁRIO COVAS, ex-governador de São Paulo e avô de BRUNO que também morreu em decorrência de um câncer, em 2001. BRUNO COVAS morreu às oito horas e 20 minutos deste domingo aos 41 anos, em São Paulo. Desde 2019, ele lutava contra um câncer no sistema digestivo com metástase nos ossos e no fígado. Ele deixa o filho TOMÁS, de 15 anos.
O governo federal finaliza nesta segunda-feira o calendário para saques da primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Mais de dois milhões e 300 mil pessoas inscritas pelo CadÚnico ou aplicativo da Caixa, nascidas em dezembro, já podem resgatar a grana em espécie ou fazer transferência. De acordo com o Ministério da Cidadania, o valor da primeira parcela chegou a um total de 39 milhões e cem mil famílias, menos dos que os 45 milhões e 600 mil estimados inicialmente. Além daqueles contemplados via aplicativos e meios digitais e os inscritos no CadÚnico, os números também levam em conta os beneficiários do Bolsa Família.
O Governo do Estado está investindo 243 milhões e 500 mil em ações de planejamento hídrico contra os efeitos da estiagem em Santa Catarina. As medidas incluem instalação de reservatórios, implantação de novas redes e adutoras para reforço de abastecimento, em especial de áreas periféricas ou rurais, a perfuração de novos poços, além de linhas de crédito e fomento para auxiliar agricultores a enfrentar o período. Mais de 74 mil famílias de produtores rurais e 76 municípios serão atendidos pelas ações. Em função da estiagem, 34 por cento dos municípios catarinenses estão em estado de atenção, três por cento em situação de alerta e cinco por cento em nível crítico em relação ao abastecimento urbano.
Após alguns dias de crescimento na semana passada do número de pacientes em tratamento contra a Covid-19 em Santa Catarina, a quantidade de pessoas nesta situação voltou a ser menor do que 20 mil neste domingo. No sábado, houve uma ligeira queda em relação à sexta-feira, mas o número se mantia acima dessa marca. Os dados são do boletim do governo do estado. Desde março de 2020, Santa Catarina registrou 928 mil 160 infectados pelo novo coronavírus. Desse total, 14 mil 434 morreram. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva da rede pública é de 93 vírgula 14 por cento, contando UTI geral e os leitos reservados para pacientes do coronavírus.
O governo de Santa Catarina vai publicar um novo decreto com as medidas de restrição de combate à pandemia nesta segunda-feira. O documento terá validade até 31 de maio. Todas as atividades seguem seus regramentos, praticamente do jeito que está. A única alteração é no início de funcionamento, agora com autorização a partir das cinco em vez de seis horas. O fechamento segue previsto para 23 horas. Apesar de mudar pouca coisa, o Estado deve apresentar um documento completo com tudo que é determinado por decreto. Mesmo que seja para repetir o que já consta no atual que vence nesta segunda à meia-noite. A decisão é para facilitar a compreensão das pessoas.
A prefeitura de Romelândia abriu o prazo de inscrições do processo seletivo para a contratação de servidores em caráter temporário e formação de cadastro de reserva. Os interessados em participar da seleção devem se inscrever pela internet no site scconcursos.com.br. O prazo vai até o dia 27 deste mês. O processo seletivo tem um grande número de cargos com vagas abertas, entre eles, Agente de Combate a Endemias, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Biomédico, Motorista, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e professor em diversas áreas. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas na prefeitura de Romelândia e no programa da prefeitura que é veiculado todos os sábados, ao meio-dia, na rádio Top 104.
Terminou na semana passada o prazo de inscrição de animais para o programa de castração de cachorros promovido pela secretaria de Agricultura de Romelândia. 50 animais foram cadastrados. A próxima etapa será a contratação de uma empresa para realizar os procedimentos, com números de vagas a ser definido, conforme disponibilidade orçamentária. A secretaria de Agricultura também reforçou o pedido para que os agricultores que ainda não estão em dia com o setor de bloco façam a prestação o mais rápido possível. Esse procedimento é fundamental para aumentar o movimento econômico e o retorno de recursos do ICMS para os cofres do município.
O sindicato dos trabalhadores rurais de São Miguel do Oeste será presidido pelo ex-secretário de Agricultura, DEOCLIDES DALLA ROSA. Ele vai assumir o comando da entidade no lugar de JOEL DE MOURA que pediu licença do cargo para assumir a assessoria do deputado estadual ONIR MOCELLIN. DALLA ROSA, que é o atual vice-presidente, foi confirmado como novo presidente do sindicato. Ele deve participar do Peperi Entrevista ainda nesta semana para falar dessa mudança e dos objetivos e planos para o mandato que começou nesta semana.
Os militares que vão atuar na escola cívico-militar Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva, no bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste começaram a trabalhar nesta segunda-feira. No total, serão 10 militares e oito já estão na escola. Na última semana, eles passaram por um treinamento que aconteceu na própria unidade. A escola, que conta, atualmente, com cerca de 400 alunos matriculados, é um dos sete do estado de Santa Catarina a receber este modelo de ensino. A gestão da escola será compartilhada. A atual diretora, VALDERICE SIVIERO HERBERT, dividirá a direção com o tenente coronel MARCELO FIORIO. Ele explicou que todos os militares que atuarão na unidade já estavam na reserva, e colocaram-se à disposição para o trabalho de forma voluntária.
O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso começa a semana com todos os leitos do setor Covid-19 ocupados. De acordo com o boletim divulgado pela assessoria de comunicação da unidade, são 25 pacientes na UTI e outros oito na enfermaria. Todos os 33 leitos destinados para as pessoas infectadas pelo coronavírus estão ocupados. No Pronto Socorro, um paciente aguarda vaga em leito de UTI. Na semana passada, o governador anunciou o repasse de seis milhões de reais para o Hospital. O recurso será usado exatamente para cobrir o aumento de custos por conta dos novos casos de Covid atendidos pelo Hospital.
Os recursos anunciados pelo governador CARLOS MOISÉS são muito importantes para o Hospital Regional. A avaliação é do diretor da unidade, RODRIGO LOPES. Ele disse que o valor vai ser usado para a recomposição financeira já que o Hospital teve um custo expressivo de manutenção por conta da pandemia do coronavírus. Ele destacou que o Hospital passou por uma readaptação, inclusive estrutural, com a abertura de novos leitos, contratações de novos profissionais e aumento de gastos com os insumos para atender os pacientes. RODRIGO comentou que o custo do hospital aumentou muito e, por isso, o repasse de seis milhões foi fundamental para equilibrar as contas da unidade. Para ele, o repasse também é um reconhecimento ao trabalho realizado pela equipe do Hospital.
Nove pessoas foram diagnosticadas com covid-19 neste final de semana em São Miguel do Oeste. Outras 18 entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 550 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais quatro mil 376 já se recuperaram. A semana começa com 126 pessoas com o vírus ativo. A campanha de vacinação contra a Covid será retomada nesta segunda-feira com a imunização de quem mais de 18 anos e possui alguma comorbidade. Os requisitos para a vacinação desse público foram mantidos e são os mesmos dos outros grupos: é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG ou CPF e um comprovante da deficiência ou comorbidade. A imunização ocorrerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, entre uma e quatro horas da tarde.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste dará prosseguimento à vacinação contra covid-19 amanhã com atendimento na Praça Walnir Bottaro Daniel. Nesta terça-feira, a estrutura montada no palco da praça vai atender das oito da manhã as quatro da tarde. O objetivo é receber todas as pessoas dos grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose da vacina. A secretária, GENI GIRELLI, explicou que quando a pessoa está com sintomas respiratórios ou teve covid há menos de 30 dias, ela é orientada a não se vacinar. Este é um dos motivos para que mais esta data fosse disponibilizada. GENI reforçou que além disso, por uma questão de agenda ou até de desconhecimento, algumas pessoas acabaram não se vacinando quando era a sua vez. Por isso, a secretária abriu mais dois dias de vacinação para essas pessoas.
O vereador do PSDB de Romelândia, DANILO DA FONSECA, cobrou uma atenção maior do governo do estado as rodovias estaduais do extremo-oeste. Ele disse que a região tem algumas necessidades que ainda não foram atendidas pelo Estado, principalmente em relação a conservação das SCs. DANILO citou, por exemplo, a situação dos dois trechos entre Romelândia a Sede Ouro e Romelândia e São Miguel da Boa Vista. Ele disse que a prefeitura precisa colocar recursos municipais para fazer a manutenção dessas estradas já que o Estado alega que não tem dinheiro para executar essas obras. DANILO disse que o governo catarinense precisa resolver os problemas das SCs antes de colocar dinheiro do orçamento estadual em obras federais.
As rodovias federais que cortam a região, como a BR 163, são muito importantes, mas o governo deve priorizar o que é responsabilidade dele. De acordo o vereador do PSDB de Romelândia, DANILO DA FONSECA, o governo do estado deve se preocupar com a manutenção e melhorias nas SCs que estão em péssimas condições. O vereador afirmou que não é contra a aplicação de recursos estaduais em BRs, como a 163, mas primeiro é preciso resolver os problemas das rodovias catarinenses.
A Secretaria Municipal de Assistência Social está promovendo uma série de ações alusivas à Campanha Maio Laranja. O objetivo é o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A principal intenção das ações é disseminar as informações sobre os canais de denúncia, emergência e socorro, a fim de facilitar o acesso aos recursos necessários para a busca de auxílio em casos de abuso, exploração sexual ou qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes. De acordo com a secretária, ANDREIA REBELATO, as atividades da campanha Maio Laranja, assim como as demais ações neste sentido que ocorrem durante o ano todo, são promovidas de forma conjunta e articulada entre a rede de atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência. As denúncias podem ser feitas para os telefones 100, 181 e 190.
As principais ações previstas para o Maio Laranja são a instalação de murais informativos em espaços de acesso público das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Prefeitura. Além disso, será lançado um banner com informações sobre o tema no site oficial do município, o saomiguel.sc.gov.br. Esse banner ficará disponível de forma permanente com informações sobre o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes. O município também deve produzir um audiovisual para as redes sociais sobre a mesma temática. A diretora de Assistência Social, SIMONE BACK, complementa que também foi proporcionado um curso de capacitação aos técnicos dos serviços socioassistenciais e conselheiros tutelares. Os profissionais da Secretaria estão realizando, ainda, um amplo trabalho de divulgação entre os usuários das políticas de assistência social.
O Creas atendeu, em 2020, 11 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município. A informação é diretora de Assistência Social, SIMONE BACK. Ela disse que o número é expressivo, mas representa apenas uma parte do problema. SIMONE comentou que muitos casos são subnotificados e demoram para chegar ao conhecimento das autoridades. Ela citou que o problema ainda está muito presente na sociedade. SIMONE comentou que o contexto de pandemia e isolamento social pode ter potencializado o aumento de casos. Ela destacou que a falta das aulas presenciais impediu que a escola identificasse os casos. Segundo a profissional, a retomada das aulas e atendimentos presenciais em órgãos como o Creas pode levar ao aumento dos registros.
A diretora de Assistência Social do município, SIMONE BACK, muitos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são cometidos por pessoas próximas da vítima e que tem o dever de cuidar. Ela citou que essa é uma característica do problema que dificulta a denúncia e ação dos órgãos de proteção. SIMONE destacou que a violência intrafamiliar é predominante nesse casos com consequências extremamente graves para as crianças e adolescentes.
Um homem foi detido com duas facas na cintura neste sábado na rua Itaberaba. De acordo com a Polícia Militar, um morador ligou para o telefone 190 e relatou que um homem estava transitando pela rua armado com duas facas. A guarnição foi até o local e encontrou o homem com as duas facas na cintura e uma terceira em uma espécie de chaveiro preso na parte frontal da calça. O homem relatou ter desavenças com outra pessoa e que estava com as facas para se proteger. Segundo a PM, ele estava em visível estado de embriaguez. O homem possuí medida restritiva que não permite que ele se ausente da residência nos finais de semana. As facas foram apreendidas e confeccionado o termo circunstanciado informando o descumprimento da medida restritiva.
Três pessoas ficaram feridas em um acidente de transito na madrugada de ontem em uma estrada rural de São José do Cedro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um veículo Gol colidiu contraa cabeceira de uma ponte entre os distritos de Mariflor e Padre Réus. O acidente aconteceu por volta das duas horas da madrugada deste domingo. O condutor do veículo disse que não estava usando cinto de segurança e que foi ejetado para fora do Gol após colidir na cabeceira da ponte. Os outros dois ocupantes do carro também ficaram feridos. Os três foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e levados ao hospital da cidade.
A Polícia Militar de Guaraciaba flagrou uma festa clandestina na noite de sábado no centro do município. No local estava ocorrendo um show com música ao vivo. Conforme o decreto estadual quanto às restrições da propagação da doença Covid-19, a atividade não poderia ser realizada. Mais de cem pessoas estavam o local. Segundo a PM, todas estavam aglomeradas, dançando e ingerindo bebidas alcoólicas. A guarnição encerrou a festa e interditou o estabelecimento. O proprietário irá responder criminalmente pelo evento.
Um grave acidente na madrugada de domingo deixou uma pessoa morta na BR 282. A colisão aconteceu por volta da uma e meia nas proximidades da ponte sobre o Rio das Antas e envolveu uma Amarok e uma Biz com placa de Maravilha. O condutor da moto, VILMAR ROSA de 32 anos, morreu na hora. Os ocupantes da caminhonete deixaram o local do acidente antes da chegada da Polícia Rodoviária Federal. Os bombeiros informaram que as quatro pessoas que estavam na caminhonete não tiveram ferimentos e saíram do local dos fato logo depois. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias e responsabilidades pelo acidente.
Um homem morreu em um acidente na tarde de ontem na BR 282. Por volta das duas horas da tarde, o motorista de um Golf placas de Flor do Sertão perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu na linha Belo Horizonte, interior de Maravilha. O motorista do carro, JEFERSON FARANCENA de 26 anos morreu na hora. Outra informação divulgada pelos bombeiros é que a vítima foi encontrada sem o cinto de segurança e que o acidente pode ter ocorrido várias horas antes do acionamento da guarnição. As causas do acidente serão apuradas pela Polícia Civil.