ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 17 04 2024

-SENADO APROVA PEC QUE CRIMINALIZA POSSE DE DROGAS EM QUALQUER QUANTIDADE

-NÚMERO DE DESABRIGADOS POR CAUSA DAS CHUVA SOBE PARA 205 NO ESTADO

-DEPOIS DE PRINCESA, GUARUJÁ DO SUL CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE NESTE ANO

-VEREADOR PEDE EXPLICAÇÕES A RESPEITO DE INTERVENÇÕES DO DNIT NA WILLY BARTH

-ABAIXO ASSINADO VIRTUAL PEDE MELHORIAS IMEDIATAS NA BR 282 E NA BR 163

-SAÍDA DE PISTA E CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA SC 157 DEIXA UMA PESSOA FERIDA

-MOTORISTA FICA FERIDO EM TOMBAMENTO DE CAMINHÃO NA SC 163

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de 13 graus e a máxima pode chegar a 21 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 59 centavos. O peso está cotado em 0,059 centavos.

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que vão impor sanções contra o Irã nos próximos dias. A medida foi adotada como resposta ao ataque iraniano contra Israel, no sábado. O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, JAKE SULLIVAN, afirmou que espera que países aliados e parceiros também apliquem sanções contra o Irã em breve. Em comunicado, SULLIVAN disse que as ações devem atingir os programas de mísseis e drones do Irã, além de entidades que apoiam a Guarda Revolucionária e o Ministério da Defesa do Irã.

O Conselho de Segurança da ONU deve ser pronunciar na quinta-feira sobre o pedido da Palestina de adesão plena às Nações Unidas. Em meio à ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza, os palestinos reviveram no início de abril uma candidatura à adesão que haviam apresentado pela primeira vez ao órgão mundial em 2011. No entanto, os Estados Unidos já expressaram repetidamente oposição à proposta. Os norte-americanos possuem poder de veto no Conselho de Segurança. A Assembleia Geral pode admitir um novo Estado membro com uma votação de dois terços da maioria, mas somente depois que o Conselho de Segurança der sua recomendação.

O presidente do Equador, DANIEL NOBOA, declarou emergência de energia nesta terça-feira e nomeou um ministro da Energia interino, com o país sul-americano sofrendo com uma seca que está afetando a produção hidroelétrica. A ex-ministra da Energia, ANDREA ARROBO, foi substituída interinamente pelo ministro dos Transportes, ROBERTO LUQUE, que manterá o outro cargo, afirmou o gabinete de NOBOA mais tarde, em outro comunicado. Uma seca trazida pelo fenômeno climático El Niño afetou a produção nas represas hidroelétricas, que são a principal fonte de eletricidade do Equador, o que levou a cortes de energia planejados e a importações de energia da vizinha Colômbia.

A economia brasileira perdeu ritmo pelo segundo mês consecutivo e avançou zero vírgula 40 por cento em fevereiro, na comparação com janeiro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBC-Br, Índice de Atividade Econômica, indicador do Banco Central conhecido por antecipar o resultado do PIB, Produto Interno Bruto. Apesar de crescer em ritmo menor, esta é a terceira variação positiva seguida significativa do indicador, já que em janeiro registrou alta de zero vírgula 60 por cento. Em dezembro, o índice ficou em zero virgula 82. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o resultado de fevereiro representa alta de dois virgula 59. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de dois vírgula 34 por cento.

O plenário da Câmara aprovou nessa terça-feira o regime de urgência, ou seja, a análise mais rápida por parte dos deputados, de um projeto de lei que traz sanções para a invasão ou ocupação de propriedades. O projeto impede que participantes de ocupações ou invasões recebam benefícios de programas sociais do governo federal. Foram 293 favoráveis a urgência contra 111 contrários. A oposição comemorou no plenário, sob protestos da liderança do governo. O projeto também define que ocupantes e invasores de propriedades rurais ou urbanas não podem ocupar cargos públicos ou serem contratados de forma direta ou indireta pelo poder público. A votação acontece em meio ao "abril vermelho". Segundo o MST, 20 mil famílias estão mobilizadas em prol de ações ligadas à Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária.

O Senado aprovou nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição que criminaliza o porte e a posse de drogas, independentemente da quantidade. Pelo texto aprovado no Senado, a criminalização do porte e da posse passa a constar no artigo quinto da Constituição, o dos direitos e garantias individuais. A proposta agora ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados. A PEC recebeu 53 votos favoráveis e nove contrários no primeiro turno e 52 votos favoráveis e nove contrários no segundo turno. O único partido a orientar voto contrário foi o PT. O MDB liberou os senadores da bancada para votar como preferissem e os demais partidos orientaram voto favorável à proposta.

O Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas foi instalado oficialmente na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta terça-feira. Na semana passada, o Poder Executivo publicou no Diário Oficial do Estado a sanção da Lei que oficializa a criação e torna permanente o comitê que já atuava, desde o ano passado, na proposição de ações voltadas à segurança e à promoção da Cultura de Paz e Cidadania no ambiente escolar. O Integra foi idealizado pela Assembleia, em abril de 2023, logo após o ataque a uma creche em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças. O grupo liderado pelo Parlamento estadual e composto por entidades, instituições e órgãos públicos, apresentou, no fim do ano passado, um diagnóstico das ações que deveriam ser adotadas para aprimorar a segurança no ambiente escolar, que resultaram na elaboração de projetos de lei, que tramitam no Parlamento catarinense.

Subiu para 205 o número de pessoas que precisaram deixar as próprias casas por causa da chuva volumosa e contínua que atinge Santa Catarina há cinco dias, conforme boletim da Defesa Civil estadual desta terça-feira. Conforme o órgão, são 194 desalojados, ou seja pessoas que foram para casa de parentes ou amigos e 11 desabrigados que são pessoas que foram para abrigo público em cidades do Sul e da Grande Florianópolis. As chuvas causaram alagamentos e deslizamentos. O trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, ficou mais de 50 horas totalmente bloqueado com longos congestionamentos após queda de barreiras e abertura de crateras na pista. Cinco municípios decretaram situação de emergência: Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Garopaba e Águas Mornas.

O julgamento do pedido de cassação do mandato do senador JORGE SEIF, que seria retomado nesta terça-feira, foi adiado novamente. A ausência do relator do caso, ministro FLORIANO AZEVEDO MARQUES, foi o que levou ao adiamento da sessão, que havia sido suspensa no dia 4 de abril. O ministro ALEXANDRE DE MORAES deu início a sessão jurisdicional com a leitura da ata da sessão anterior, e após a aprovação comunicou o adiamento do item da pauta que iria julgar o pedido de cassação de SEIF. O ministro não informou qual será a nova data para a continuidade do julgamento. O senador, que obteve vitória no Tribunal Regional Eleitoral, responde a um processo por abuso de poder econômico na última eleição.

As chuvas que atingiram a região nesta semana provocaram transtornos e estragos em diversos municípios. A cidade com mais problemas foi São José do Cedro. De acordo com a Defesa Civil, os principais estragos foram registrados na malha viária do interior. As comunidades mais afetadas foram Sarandi, Jataí, Mariflor, Padre Réus, Santa Terezinha, São Domingos, Miola, Alvorada e Região do Assentamento. De acordo com dados repassados pela Defesa Civil, a chuva, nesse locais, ficou entre 80 e 100 milímetros. O município também registrou danos em bueiros, cabeceiras de ponte, pontilhões e deslizamentos de barrancos.

A Secretaria de Saúde confirmou, nesta quarta-feira, o primeiro óbito provocado por dengue em Guarujá do Sul. Trata-se de um homem de 78 anos com comorbidades. Ele faleceu no dia quatro de abril e a causa foi confirmada nesta semana. Em nota, a secretaria de saúde informou que desde o decreto de situação de emergência em saúde pública, emitido em 29 de fevereiro, a pasta tem agido de forma proativa. Entre as ações adotadas está a contratação de uma nova agente de endemias e um médico com carga de 20 horas semanais para atender à crescente demanda. Também fora realocados agentes de saúde para intensificar as ações contra a dengue. O primeiro óbito na cidade aumenta a preocupação da secretaria de saúde.

O município de Guarujá do Sul investiu na aquisição de equipamentos e insumos necessários para fortalecer as ações de combate a dengue. A informação está na nota divulgada hoje pela secretaria de saúde. De acordo com a pasta, a prevenção continua sendo a melhor estratégia. A secretaria fez uma nova convocação para que toda a comunidade se una nesse esforço, adotando medidas preventivas nas residências e arredores. O pedido é para que todos os moradores participem ativamente para eliminar o mosquito e erradicar a dengue no município.

O município de Descanso confirmou mais 14 casos de dengue na última semana. De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira, o total de casos desde o começo do ano chega a 44. Além disso, há 10 casos suspeitos aguardando o resultado dos exames de laboratório. Descanso tem 44 focos do mosquito identificados. De acordo com a secretaria municipal de saúde, o município está em epidemia de dengue. Em nota, a pasta reforçou a importância do envolvimento dos moradores na eliminação do mosquito. Segundo a secretaria, todos os moradores tem um papel crucial para conter essa epidemia e proteger as famílias.

A câmara de vereadores aprovou, nesta terça-feira, um requerimento de informações do vereador NINI SCHARNOSKI a respeito das intervenções do Dnit na Willy Barth. Ele quer saber detalhes sobre os trabalhos de manutenção e recuperação da pista. NINI citou que uma empresa contratada pelo governo federal fez várias intervenções no trecho urbano da BR 163, mas algumas obras feitas recentemente no asfalto já apresentam problemas. Durante a manhã de hoje ele comentou que a população está reclamando, e com razão, da qualidade do serviço. De acordo com o vereador, os buracos voltaram a aparecer cerca de duas semanas depois da operação tapa buracos no local.

As obras realizadas na Willy Barth provocam transtorno para os comerciantes e não tem qualidade. A crítica é do vereador NINI SCHARNOSKI. Ele disse que o governo está gastando dinheiro para criar mais problemas. O vereador comentou que a todo momento tem uma equipe trabalhando no local, gerando transtorno para os usuários sem resolver efetivamente os problemas. Segundo NINI, a empresa fecha dois buracos e abre três. O requerimento de informações aprovado em plenário pela câmara será encaminhado ao DNIT.

Na sessão ordinária de terça-feira, os vereadores também apresentaram uma série de requerimentos de informação e indicações. Os pedidos tratam sobre CPI, falta de medicamentos, bem como obras e serviços de urbanismo. A vereadora CRIS ZANATTA solicitou informações à Secretaria Municipal de Saúde a respeito da falta do medicamento Cloridrato de Paroxetina 20 mg na rede pública. O medicamento é indicado para casos de depressão e ansiedade. Ela questionou ainda se há falta de outros medicamentos. O pedido é destinado à secretária adjunta de Saúde, e foi aprovado por maioria, com abstenção de MARLI DA ROSA e ELIAS ARAÚJO.

A Epagri realizou nesta terça-feira a aula inaugural do Curso de organização, gestão e protagonismo com o Jovem rural. O evento contou com a presença de alunos e das famílias. De acordo com a coordenadora do curso, SIMONE BIANCHINI, essa é a décima segunda turma na região. Neste ano, são 30 jovens agricultores, com idades entre 18 e 29 anos, de 11 municípios do extremo-oeste. Ela destacou que o objetivo do curso é evitar a saída de jovens do campo e contribuir para o processo de sucessão nas pequenas propriedades rurais. Ao todo, mais de 300 jovens já participaram desse processo de capacitação no extremo-oeste.

Os jovens que estão inscritos no curso da Epagri vão participar de nove encontros no Cetresmo com aulas teóricas e práticas com abordagens sobre a produção agrícola e fontes de renda no campo. Além disso, a formação vai tratar de questões sociais, ambientais e econômicas que envolvem o jovem do campo. De acordo com a coordenadora do curso, SIMONE BIANCHINI, o pano de fundo da ação é evitar a saída de jovens do interior e garantir a sucessão nas pequenas propriedades rurais.

A Bancada do Oeste esteve reunida nesta terça-feira com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, ALYSSON ANDRADE, para tratar da situação das rodovias federais. Os deputados cobraram mais investimentos para resolver os problemas das BRs no extremo-oeste, como a 282 e a 158. De acordo com o presidente da Assembleia, deputado MAURO DE NADAL, assim como a população, os parlamentarestambém estão cansados de trafegar pelas rodovias em péssimas condições. Ele disse que é dever dos deputados e da bancada do oeste em especial, continuar a luta pela melhoria das rodovias da região. A infraestrutura é uma das principais pautas da bancada do oeste para este ano.

O superintendente do Dnit em Santa Catarina admitiu que a situação das rodovias do extremo-oeste é critica. Durante o encontro de ontem com os deputados da bancada do oeste nesta terça-feira, ele disse que a região tem 80 por cento dos trechos em estado ruim ou péssimo. Ele ressaltou, no entanto, que a obra de adequação da BR-163, trecho entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira, que teve investimento de 150 milhões em 2023 para pavimentação em concreto está dentro do previsto. A previsão é de que as obras estejam concluída até o início do próximo ano.

O governo federal está na fase final do processo de homologação das empresas vencedoras da licitação para as obras de recuperação das BRs 282 e 158. A informação é do superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALISSON ANDRADE. De acordo com ele, o governo fará a revitalização da BR-282, entre Chapecó e Maravilha, e da BR-158, entre Maravilha e a divisa com o Rio Grande do Sul. Assim que o resultado da licitação for homologado, as empresas já iniciam o processo de tapa-buraco e roçada, para em seguida, começar a obra mais pesadas. A licitação não prevê nenhum tipo de intervenção no trecho entre Maravilha e São Miguel do Oeste que também está em péssimas condições.

Está em andamento um abaixo assinado virtual pedindo melhorias imediatas no trecho da BR 282, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. A iniciativa é do empresário e do presidente do Novo de São Miguel, JULIO BOLFE. Ele disse que decidiu organizar esse movimento depois de passar pela rodovia e fazer um vídeo sobre as precárias condições da via. O trecho tem vários problemas, como buracos e deformidades, inclusive na ponte sobre o rio da Antas. BOLFE postou o vídeo nas redes sociais e um grande número de usuários reforçaram as reclamações. O empresário lançou uma abaixo assinado virtual que já conta mais de mil assinaturas.

Além da recuperação do trecho da BR 282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha, o abaixo assinado virtual também pede a inclusão do trecho de São Miguel ao posto da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba nas obras de concretagem da BR 163. A informação é do empresário e do presidente do Novo de São Miguel, JULIO BOLFE. Ele explicou que a meta é conseguir a atenção das autoridades e do governo federal para o problema. Na visão de BOLFE, as condições das rodovias federais mostram o descaso do governo com a população do extremo-oeste. Ele disse que está na hora dos moradores protestarem com mais força.

O deputado federal do Novo, GILSON MARQUES, fez um oficio para o Dnit citando a pauta do abaixo assinado e pedindo soluções para o trecho da BR 282 entre Maravilha e São Miguel do Oeste. De acordo com o empresário JULIO BOLFE, não é mais possível ficar parado diante de uma rodovia que representa um perigo para as famílias e que aumenta o custo das empresas, encarecendo os produtos para os consumidores. O link para participar do abaixo assinado está disponível no portal da Peperi na internet. O documento deve ser encaminhado para deputados, DNIT e outros órgãos do governo federal assim que o prazo para as assinaturas for encerrado.

Um homem ficou ferido em um acidente na manhã desta quarta-feira na SC 157. Foi uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um Focus em São Lourenço do Oeste. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da manhã. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de 33 anos apresentava fratura no ante braço esquerdo. A vítima disse que não lembra do acidente e que toma medicações para crise convulsiva. O homem foi socorrido e levado para atendimento médico.

Um caminhão foi atingido por uma arvore que caiu durante a noite passada na SC 163. O veículo estava trafegando pela linha Cordilheira, Interior de Itapiranga, quando a arvore caiu e atingiu a cabine do veículo. A árvore de grande porte causou a obstrução total da rodovia. O fato aconteceu por volta das 11 e meia da noite. Os bombeiros foram chamados para fazer o corte e remoção da árvore. Ninguém ficou ferido no acidente. A Polícia Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste também esteve no local do acidente para orientar o transito.

O motorista de um caminhão ficou ferido em um acidente nesta terça-feira na SC 163. O veículo, que transporta suínos, saiu da pista e tombou em uma lavoura por volta das 11 e meia da manhã na linha Soledade, interior de Itapiranga. O motorista do caminhão, um homem de 59 anos, sofreu contusão na perna e no ombro esquerdo e suspeita de concussão cerebral devido a pancada na região frontal da cabeça. O veículo estava vazio na hora do acidente. O corpo de bombeiros socorreu a vítima e conduziu ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.