-NOVO MINISTRO DA SAÚDE DIZ TER ALINHAMENTO COMPLETO COM BOLSONARO
-GOVERNO DE SC ANUNCIA CONTRATAÇAO DE 10 HOSPITAIS DE CAMPANHA
-ASSOCIAÇÃO PROMOVE AMANHÃ PRIMEIRO LEILÃO VIRTUAL DE GADO GERAL DA REGIÃO
-VEREADORES PEDEM ISENÇÃO DE TRIBUTOS MUNICIPAIS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
-RITMO DE CONTÁGIO PELA DENGUE CAI E MUNICÍPIO CHEGA A 96 CASOS COFIRMADOS
-ACIDENTE COM EMPILHADEIRA INDUSTRIAL DEIXA CRIANÇA FERIDA
-IDOSO SOFRE FERIMENTOS EM QUEDA DE MOTO EM ESTRADA RURAL
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de sete graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A economia da China registrou a primeira contração em quase 30 anos. O Produto Interno Bruto do gigante asiático desabou seis vírgula oito por cento no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado, confirmando os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus que parou o país no início de 2020. É a primeira queda desde 1992, quando dados trimestrais oficiais do PIB começaram a ser publicados no país. Em termos anuais, a última vez que a China registrou ma contração do PIB foi em 1976, no fim da Revolução Cultural. Na comparação com o trimestre anterior, o PIB caiu quase dez por cento nos três primeiros meses do ano.
O governo do Japão pagará 900 dólares a cada um de seus cidadãos para compensar as perdas econômicas causadas pela pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada ontem à noite pelo primeiro-ministro japonês SHINZO ABE, depois de consultar os partidos da coalizão do governo. O valor exato a ser entregue será de cem mil ienes, o equivalente a cinco mil reais. O governo não especificou se os cem mil ienes serão dados a cada japonês, independentemente de sua renda ou idade, e se, além de uma primeira parcela, o governo planeja continuar com esses desembolsos se a pandemia de coronavírus continuar. Como em muitos países, a economia do Japão foi abalada pelo Covid-19, com um forte efeito em setores como turismo e varejo, devido às restrições impostas à imigração e ao estado de alerta de saúde no país.
O governo do Equador reconheceu que havia uma lacuna nos relatórios de mortes na província de Guaya e que, nos primeiros 15 dias de abril, seis mil 703 pessoas morreram na região, onde normalmente são registradas mil mortes por quinzena. As autoridades não puderam determinar as causas de todas as mortes, mas deduzem que, além das mortes naturais, estão vítimas de complicações da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, de acordo com a BBC. Com 17 milhões e 400 mil habitantes, o país confirma o registro de mais de 403 mortes e de oito mil casos de infecção pelo Sars-Cov-2. O elevado número de mortes dos últimos 15 dias aumenta o temor de que os casos de Covid-19 estejam subnotificados. O país não dispõe de testes e, por isso, muitas pessoas com sintomas morreram sem que fossem submetidas aos exames.
Pouco depois de receber do presidente JAIR BOLSONARO a notícia de que estava demitido, o ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, fez um pronunciamento aos servidores no auditório do ministério no qual pediu apoio ao futuro ministro. Antes do encontro com MANDETTA, BOLSONARO esteve com o oncologista NELSON TEICH, anunciado mais tarde como novo ministro. MANDETTA voltou a defender que as políticas adotadas no ministério sejam norteadas pela defesa intransigente da vida, do Sistema Único de Saúde e da ciência. O ex-ministro disse que BOLSONARO poderá organizar uma equipe capaz de construir “um outro olhar”. MANDETTA espera que a nova perspectiva seja elaborada “com base na ciência”.
O presidente JAIR BOLSONARO fez um pronunciamento na tarde desta quinta-feira, logo depois da confirmação da demissão de LUIS HENRIQUE MANDETTA e afirmou que o governo agora seguirá uma tendência pró-flexibilização da abertura. Ao longo de sua fala, BOLSONARO reiterou algumas vezes que é necessário pensar na saúde e na economia e que as pessoas mais humildes não podem ficar muito sem poder sair para trabalhar. À noite, ele criticou o presidente da câmara e afirmou que RODRIGO MAIA parece conspirar contra o presidente e que o Brasil não merece um político como ele. MAIA minimizou as declarações e disse que essa é uma velha tática política. Segundo o deputado, “quando você tem uma notícia ruim, como a da demissão do ministro MANDETTA, BOLSONARO quer trocar o tema da pauta, mas a câmara vai continuar focando na saúde.
O oncologista NELSON TEICH fez o primeiro pronunciamento após ser escolhido por JAIR BOLSONARO, nesta quinta-feira, como o novo ministro da Saúde. Em declaração no Palácio do Planalto, ele disse haver um "alinhamento completo" com o presidente Jair Bolsonaro, que instantes antes o anunciara como novo ministro. O novo chefe da pasta afirmou que neste momento não haverá nenhuma definição "brusca" ou "radical" em relação à adoção de medidas de isolamento social no combate à Covid-19. Ele defendeu, no entanto, que qualquer ação deve estar baseada em informações sólidas. O médico também ressaltou o papel fundamental da ciência nas próximas ações do Ministério da Saúde, principalmente nas relacionadas aos protocolos de atendimento e, ainda, recomendações de medicamentos no tratamento contra a Covid-19.
Santa Catarina perdeu cerca de 165 mil empregos na indústria com a pandemia do novo coronavírus, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. O número representa uma redução de 21 por cento na quantidade de trabalhos formais no setor. O estado fechou 2019 com 786 mil empregados na indústria e agora tem 621 mil, conforme o levantamento. O Observatório da Fiesc também divulgou que, após o início do período de isolamento social, houve retração e redução na produção e venda da indústria. A produção industrial teve retração de três bilhões e 400 milhões de reais, o que representa queda de 28 por cento. As vendas para o mercado interno diminuíram três bilhões de reais, o que representa 29 por cento a menos. As vendas nas exportações tiveram diminuição de 327 milhões de reais.
O número de pacientes que tiveram diagnóstico positivo para a doença continua a subir em Santa Catarina. São 45 casos e uma morte a mais nesta quinta-feira, em relação ao dia anterior. Com isso, Santa Catarina tem um total 926 pacientes contaminados pela Covid-19 e 30 óbitos. A morte é de um homem de 49 anos, de São José, na Grande Florianópolis, com comorbidades. Segundo números do Estado, 129 pessoas que estiveram em UTI por causa da doença já deram alta. Atualmente, são 98 pessoas hospitalizadas em leitos de alta complexidade e 67 com uso de respiradores.
O governo de Santa Catarina anunciou nesta quinta-feira a contratação de até 10 hospitais de campanha com expectativa de mil leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com coronavírus no estado. Segundo o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, a licitação será lançada no modelo de pregão e substitui edital anterior, disparado para aquisição de um único hospital em Itajaí. MOISÉS explicou que a mudança na decisão teve como base dois vetores: a análise da curva de mortes e avanços da Covid-19 em território catarinense, após os 30 dias de isolamento social, e as contratações de hospitais privados para leitos de UTI, que se concretizaram na última quarta-feira. A construção será de acordo com a incidência de casos nas regiões. Segundo MOISÉS, o governo já implantou 281 novos leitos de UTI e mais 100 leitos bloqueados na rede hospitalar. Com isso, Santa Catarina conta com 381 leitos para atender pacientes infectados pelo coronavírus e com agravamento no quadro de saúde.
O Peperi Rádio Repórter volta à grade de programação da Peperi neste sábado. A edição de amanhã vai receber o médico coordenador do Comitê do Coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele vai avaliar as medidas adotadas pelo grupo neste primeiro mês de quarentena e os resultados das ações para evitar a transmissão do vírus na cidade. O programa, ao vivo, começa às 11 horas da manhã com a análise das notícias da semana. A entrevista com o médico MAURICIO PIACENTINI inicia as 11 e meia.
Cerca de 50 empresas da cidade confirmaram que vão abrir as portas no feriado de 21 de abril na próxima terça-feira. A informação é da CDL. De acordo com a entidade, a legislação trabalhista e os decretos municipais com base no horário livre permitem que os lojas funcionem também em feriados. A CDL está repassando orientações aos comerciantes que desejam abrir no dia 21 de abril como forma de aumentar as vendas nesse período de dificuldades resultantes da pandemia do coronavírus. A entidade ressaltou que as empresas devem observar a legislação e as regras trabalhistas para evitar problemas com o atendimento em dia de feriado nacional.
As empresas poderão optar por trabalhar nos feriados, como o de 21 de abril, mediante acordo com os empregados. A afirmação é do setor jurídico da CDL. Em nota distribuída aos associados, a entidade informou que para abrir no feriado é preciso a compensação desse dia de trabalho com uma folga em outro dia, de preferência antes do dia 21. O jurídico da CDL cita um exemplo: é possível conceder folga hoje como compensação do trabalho no feriado de 21 de abril. Segundo a CDL, é importante que o empresário converse com suas assessorias contábeis e jurídicas, para tomar a decisão mais correta. No caso de trabalho sem compensação no feriado, o trabalhador tem direito a receber o valor pelas horas extras trabalhadas.
A Associação de Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina vai realizar neste final de semana o primeiro remate de gado geral online da história da entidade. A informação é do prefeito de Barra Bonita e também presidente da Associação, MOACIR PIROCA. Segundo ele, assim como os demais eventos, os remates presenciais como vinham ocorrendo estão suspensos em virtude do decreto do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Conforme PIROCA, o setor vive um momento forte devido ao período de desmame de bezerros e animais maiores já prontos para a venda e por isso o leilão precisa ser realizado.
O primeiro remate de gado online será realizado amanhã a tarde em São Miguel do Oeste. A afirmação é do presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Corte do Extremo Oeste de Santa Catarina, MOACIR PIROCA. De acordo com ele, a programação terá início às duas horas da tarde. Ele destacou que a ação será possível devido a parceria com a Cidasc e demais entidades que conseguiram junto com a secretaria de Estado da Agricultura a autorização para a realização de leilões na forma online.
Os animais que serão comercializados amanhã já devem chegar ao parque de Exposições Rineu Gransotto a partir da tarde de hoje. O comentário é do presidente da Associação de Criadores de Bovinos de Corte da região, MOACIR PIROCA. Ele disse que a chegada deve ocorrer entre hoje a tarde e amanhã de manhã. Ele reforçou que todos os cuidados exigidos serão obedecidos pela associação. PIROCA revelou que os interessados poderão acompanhar o leilão através da internet. O endereço é o www.pamparemates.com.br e também através do Youbtube no canal da Pampa Remates.
O modo online de remates já era algo que vinha sendo estudado internamente na Associação de Criadores de Bovinos de Corte da região. A declaração é do vice-presidente da entidade, JOSÉ MILANI FILHO. Ele disse que a realização do remate nesse formato vinha sendo adiado e agora vai ocorrer de forma oficial. MILANI comentou que os produtores estão inscrevendo lotes para o remate de amanhã. O vice-presidente revelou que a expectativa é boa, visto que o leilão poderá ser acessado por todo o estado catarinense, ampliando dessa forma a possibilidade de negócios fechados. A estimativa é que entre 300 e 400 animais estejam à disposição dos produtores interessados.
Na primeira sessão virtual da Câmara de Vereadores, feita por videoconferência, os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram medidas a serem tomadas para sanar situações relacionadas à pandemia do novo coronavírus, como impacto na economia e isolamento social. A sessão, inclusive, foi realizada de forma virtual em virtude dos decretos estaduais e municipais que proíbem reuniões e aglomerações de pessoas, de forma a evitar contágio da Covid-19. O encontro ocorreu na noite desta quinta-feira. Foi a primeira sessão virtual da história do poder legislativo. A sessão foi transmitida pela Rádio Peperi.
Os vereadores aprovaram, na sessão virtual desta quinta-feira, uma indicação para que a prefeitura conceda isenção, suspensão e prorrogação da cobrança de taxa e impostos municipais em razão da pandemia do coronavírus. O pedido é de autoria da vereadora MARIA TEREZA CAPRA do PT. Ela reivindica que a medida seja tomada com duração de três a seis meses. A medida, segunda a vereadora, visa a garantir uma ligeira recuperação nesse período de queda da economia local. MARIA TEREZA disse que o primeiro pedido é para ocorra a isenção de tributos. Se isso não for possível, a proposta é para que se avalie a possibilidade de suspensão e prorrogação dos prazos durante o período crítico da pandemia. Ela ressalta que a ação vai ao encontro das medidas tomadas em âmbito estadual e federal, com a prorrogação do prazo de pagamento de tributos. A indicação será enviada ao prefeito e ao secretário municipal de Administração e Finanças.
O vereador GILBERTO BERTE do MDB apresentou uma indicação para que a Administração Municipal realize uma campanha de conscientização da população para que descartem máscaras e luvas utilizadas durante a quarentena no lixo comum e que reforcem os sacos de lixo durante este período. O vereador lembra que estes materiais estão tendo a destinação errada, sendo jogados junto aos materiais recicláveis, o que pode oferecer risco de contaminação aos coletores da rua e das cooperativas. BERTE ressaltou que máscaras, luvas e lenços umedecidos devem ser colocados junto ao lixo orgânico e que os sacos de lixo devem ser reforçados, evitando o contato dos coletores com possíveis resíduos contaminados.
A câmara também aprovou um pedido para que a secretária de Educação implante com urgência a modalidade de ensino a distância na rede municipal de ensino.A indicação é da vereadora do MDB, SILVIA KUHN. A vereadora também citou que para isso acontecer é necessário manter todos os professores contratados em caráter temporário. Na visão de SILVIA, no caso de o período de quarentena se prolongar, a implantação de ensino a distância nesse momento da pandemia será uma solução viável e eficaz, sem onerar muito o orçamento do município. Ela também pediu que sejam qualificados os profissionais para atuar na modalidade de ensino a distância, e que os professores admitidos em caráter temporário sejam mantidos e reaproveitados na nova modalidade de ensino.
Os empresários do setor de restaurantes de São Miguel do Oeste entregaram um documento pedindo a reabertura do setor ao prefeito WILSON TREVISAN. O segmento está muito preocupado com o impacto financeiro da pandemia do coronavírus. De acordo com eles, o serviço de delivery não garante renda suficiente para as empresas da cidade. Os empresários querem a reabertura, mas com os devidos cuidados e medidas sanitárias para reduzir o risco de contágio. O prefeito disse que vai encaminhar o pedido ao governador do estado. O programa Boa Tarde de Peperi vai abordar esse tema e entrevistar sindicatos e empresários do setor sobre os impactos do coronavírus para os restaurantes.
São Miguel do Oeste registrou mais dois casos suspeitos de Covid-19 em 24 horas. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde de ontem, a cidade tem 24 casos suspeitos, dois a mais do que no dia anterior. Atualmente, são quatro pessoas que apresentaram os sintomas da doenças e que aguardam os resultados do exame de laboratório. Outros 20 já foram descartados. Dos quatro suspeitos em investigação, apenas um permanece em isolamento domiciliar. Os outros três já receberam alta. A cidade ainda tem 31 pessoas com sintomas respiratórios em isolamento domiciliar.
O ritmo de contágio pela dengue em São Miguel do Oeste caiu na última semana. De acordo com o boletim divulgado na tarde de ontem, foram confirmados seis novos casos na última semana. Em março e no começo de abril, foram 16, 23 e 32 novos registros da doença por semana. O número total de moradores contaminados chega a 96 este ano. De acordo com o enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA, o intenso trabalho realizado no município, com diversas frentes de ação, fez com que o ritmo de contaminação pela dengue diminuísse. Sete casos permanecem em investigação. No último sábado, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Urbanismo, realizou mais uma ação para coleta de lixo e entulhos no bairro Estrela. A atividade também deve ocorrer em outros bairros da cidade. O objetivo é reduzir o número de focos do mosquito aedes aegypti na cidade.
O bairro com o maior número de infectado com dengue continua sendo o Estrela, com 68 confirmações. A informação é do enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA. Em seguida, aparece o bairro São Jorge com 14 moradores que contraíram a doença. O bairro São Luiz tem três casos, o Salete,São Sebastião e o Centro de dois registros. O Agostini e Sagrado Coração de Jesus tem um caso da doença cada um, além de um indeterminado e dois importados. Do total de 96 casos confirmados em São Miguel do Oeste, 93 casos são autóctones, dois importados e um com local de infecção indeterminado. A cidade é considerada infestada em razão dos mais de 350 focos do mosquitos confirmados somente neste ano.
Além do trabalho da secretaria de Saúde, as entidades do município também ingressaram na batalha contra o mosquito Aedes aegypti realizando uma campanha de conscientização em parceria com o poder público. O comentário é da secretária, GENI GIRELLI. Ela lembrou, ainda, que o prefeito, WILSON TREVISAN, decretou Situação de Emergência em São Miguel do Oeste devido ao alto índice de contaminação pela doença. Segundo GENI, cada um precisa fazer a sua parte, vasculhar a sua casa e terreno e eliminar qualquer depósito de água parada. Para ela, somente com o comprometimento de todos será possível conter o avanço da dengue na cidade. O Boletim divulgado nesta quinta-feira é referente à décima quinta Semana Epidemiológica do ano, com os dados tabulados até o dia 11 de abril.
Um homem ficou ferido ao sofrer um acidente de trabalho nesta quinta-feira em São José do Cedro. o fato aconteceu por volta das quatro e meia da tarde em uma empresa localizada na Rua Professora Ester Scholl, no Parque Industrial Dois. Os bombeiros do município foram chamados para atendimento da ocorrência. No local, os socorristas constataram que um trabalhador havia se ferido em uma máquina lixadeira. A vítima de 59 anos apresentava esmagamento do braço esquerdo, com ferimento no antebraço até os dedos. Após os primeiros socorros o homem foi levado ao hospital do município.
Um acidente com uma empilhadeira deixou uma criança nesta quinta-feira em São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das quatro e 45 nas proximidades da empresa em que um trabalhadores se feriu em uma máquina lixadeira no Parque Industrial Dois. Uma máquina do tipo empilhadeira, onde estavam o condutor e uma criança, tombou em um barranco. A criança ficou com o braço direito preso entre máquina e chão, sendo retirado com apoio de outra empilhadeira. Quando os bombeiros chegaram, o menino estava consciente e com suspeita de traumatismo craniano. A vítima foi atendida no local e em seguida conduzida para o Hospital de Cedro para cuidados médicos. Devido à gravidade dos ferimentos, o menino foi transferido para um centro especializado.
Um idoso sofreu ferimentos em um acidente de transito nesta quinta-feira na linha Taquarussu, interior de Iporã do Oeste. Foi uma queda de moto por volta das três e meia da tarde. O condutor da moto, um homem de 61 anos, precisou de atendimento dos bombeiros. Ela estava dirigindo uma Honda NXR 150 BROS, placa de Iporã do Oeste. O motociclista foi encontrado pelos bombeiros sentado, consciente e orientado, com os sinais vitais normais e estável. A vítima apresentava fratura exposta na perna esquerda, próximo ao tornozelo. Após atendimento inicial, ele foi conduzido ao hospital para atendimento médico.