-BANCOS SUSPENDEM CONSIGNADO DO INSS APÓS GOVERNO BAIXAR TETO DOS JUROS
-SC EMITE ALERTA PARA O AUMENTO DE CASOS DE DENGUE EM ADOLESCENTES
-EXPO ANCHIETA E FESTA NACIONAL DAS SEMENTES CRIOULAS COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA
-VEREADORES PEDEM APOIO AO PROJETO DA RODOVIA DA FRONTEIRA EM FLORIANÓPOLIS
-SINTE ENTREGA PLANO DE CARREIRA E DESCOMPACTAÇÃO DA TABELA AO GOVERNO
-EMPRESÁRIOS SÃO CONDENADOS POR ADULTERAR LEITE AZEDO EM PRINCESA
-DPCAMI PRENDE IDOSO SUSPEITO DE ESTUPRO DE MENINA DE 12 ANOS
O tempo está parcialmente nublado A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.
A Rússia perpetrou uma série de crimes de guerra durante a guerra na Ucrânia, de acordo com uma comissão da Organização das Nações Unidas. O relatório da Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Ucrânia divulgado na quinta-feira aponta que a Rússia “cometeu uma ampla gama de violações do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional humanitário”. O documento afirma os crimes de guerra cometidos pelos russos incluíram “ataques a civis e infraestrutura relacionada à energia, assassinatos dolosos, confinamento ilegal, tortura, estupro e outras formas de violência sexual, bem como transferências ilegais e deportações de crianças”.
Milhares de manifestantes voltaram às ruas de Paris nesta quinta-feira para protestar contra a reforma da previdência que o governo de EMMANUEL MACRON quer implementar sem passar pelo voto dos deputados da Assembleia Nacional francesa. O governo MACRON acionou um dispositivo especial para aumentar a idade mínima para aposentadoria de 62 para 64 anos. O artigo 49 da Constituição permite ao governo forçar a aprovação de um projeto de lei sem passar pela Assembleia Nacional. Os membros da Assembleia francesa anunciaram que devem votar uma moção de censura - medida parlamentar que se tornou a única forma de derrubar a reforma de aposentadoria.
Subiu para 21 o número de mortos na explosão em uma mina de carvão na Colômbia na quarta-feira. Na tarde de quarta, autoridades informaram que 11 pessoas haviam morrido no momento da explosão e outras dez estavam presas na mina. Nesta quinta-feira, o governo afirmou que as equipes de resgate conseguiram chegar até a eles, mas que estavam todos mortos. Bogotá informou ainda que não há mais desaparecidos. A explosão aconteceu em uma mina na área rural a 75 quilômetros da capital Bogotá. A principal suspeita é que a explosão ocorreu por conta do acúmulo de gás. O local da explosão possui seis minas, que são interligadas.
O corregedor Nacional de Justiça, LUÍS FELIPE SALOMÃO, determinou a abertura de uma apuração sobre a conduta do desembargador CÂNDIDO RIBEIRO, do Tribunal Regional Federal da primeira Região. CÂNDIDO RIBEIRO e o filho dele, o advogado RAVIK BELLO RIBEIRO, foram alvos de uma operação da Polícia Federal na terça-feira, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça. Se condenados, as penas do desembargador e do filho podem chegar a 12 anos de prisão. Eles são investigados por venda de sentenças para traficantes. Segundo a polícia, CÂNDIDO RIBEIRO e o filho atuavam para um grupo que despachava droga para fora do Brasil por meio de empresas de táxi aéreo.
Os bancos começaram, nesta quinta-feira, a suspender temporariamente a concessão de crédito consignado para aposentados após o Conselho Nacional de Previdência Social de dois vírgula 14 para um virgula 70 por cento ao mês o teto de juros para essas operações de crédito. O teto também desceu de três virgula zero seis para dois vírgula 62 por cento para as operações com cartão consignado. Entre os bancos que anunciaram a decisão estão o Itaú, Mercantil Brasil, Banco Pan e Daycoval. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também devem suspender os consignados por conta dessa redução dos juros.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, vai apresentar os detalhes do novo arcabouço fiscal para o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA nesta sexta-feira. A nova âncora fiscal, se aprovada pelo Congresso, vai substituir a atual regra do teto de gastos – que, desde 2017, impede que a maioria das despesas do governo cresça em um ritmo mais acelerado que a inflação do período. A ideia é criar um mecanismo que permita ao governo fazer investimentos e despesas sem gerar descontrole nas contas públicas. Segundo o ministro, membros da área econômica e da Casa Civil vão participar da reunião de hoje.
O combate à pobreza menstrual nas escolas estaduais de Santa Catarina teve um resultado animador, de acordo com a Secretaria da Educação. Desde que o governo passou a distribuir absorventes às estudantes de baixa renda, há quase um ano, a ausência desse público na sala de aula reduziu. Conforme levantamento feito pelo órgão, as meninas atendidas pelo projeto “Segue o Fluxo” deixaram de faltar de três a cinco vezes por mês, chegando a cerca de 45 dias por ano letivo. O projeto “Segue o fluxo: Absorva esta ideia” consiste na distribuição do item de higiene para alunas de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. São 58 mil e 400 catarinenses com mais de 10 anos aptas a receber, mensalmente, dois pacotes de absorvente nas 1054 escolas de todas as regiões do Estado.
O secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, anunciou que encaminhará na próxima segunda-feira ao governador JORGINHO MELLO, o plano de ajuste fiscal. A proposta deverá ter três eixos principais: relações do novo governo com as instituições, visando incremento dos investimentos de geração de emprego e renda; o novo modelo de gestão da administração estadual; e a nova realidade das contas públicas. Durante evento com empresários em Florianópolis, SIEWERT reforçou o papel dos benefícios fiscais que o governo do Estado concede para trazer competividade aos setores. Ele afirmou que essa é uma necessidade para que o estado possa ser competitivo nacionalmente e internacionalmente.
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou nessa quinta-feira, uma nota de alerta aos municípios catarinenses sobre o perfil dos casos confirmados de dengue no estado. O perfil epidemiológico em 2023 comparado com o do ano passado apresenta uma proporção maior de casos registrados em crianças e adolescentes de zero a 19 anos. O registro da doença nessa faixa etária, passou de 19 para 26 por cento dos casos. Além disso, o número de casos com sinais de alarme para cada 100 casos de dengue, aumentou nessas idades, de um vírgula sete passou para seis vírgula sete. O mesmo se reflete nas hospitalizações. Enquanto dois e meio por cento dos casos na população em geral são internados, na faixa etária de zero a 19 anos, a taxa vai para 31 por cento.
O Peperi Debates deste sábado vai fazer uma reflexão sobre os problemas que envolvem a preservação dos recursos hídricos no extremo-oeste. O programa vai debater quais são as dificuldades e os fatores que impedem uma conscientização maior a respeito do uso racional da água. O debate deste sábado vai reunir o Engenheiro Agrônomo do IMA São Miguel do Oeste, EDGAR ALFREDO DITTMAR, o comandante da Polícia Militar Ambiental do extremo-oeste, ALCIONE MINUSCOLI, a extensionista da Epagri, LEONILDA VILAN e o representante do Lions Clube São Miguel Universidade, entidade que está promovendo uma campanha de conscientização sobre a água, AGEU VIERA. O Peperi Debates começa as oito horas da manhã deste sábado.
A secretaria de Saúde de Guaraciaba emitiu um alerta para situação preocupante em relação à dengue no município. Conforme a secretária DAIANA DORIGON, dados coletados pela Vigilância Epidemiológica e Agentes de Combate a Dengue de Guaraciaba, mostram que o mosquito Aedes aegypti está presente no município. Ainda não há casos positivos da doença, no entanto, a população deve ficar atenta e tomar todos os cuidados, pois, a Defesa Civil emitiu, no último sábado, alerta para risco muito alto de dengue em todo estado. De acordo com dados coletados da Vigilância Epidemiológica e Agentes de Combate a Dengue, em cinco meses foram realizadas 93 coletas para focos da dengue no município, sendo que deste total de focos analisados, 81 deram positivo, o que representa focos em toda a extensão de Guaraciaba.
A décima terceira Expo Anchieta e a sétima edição da Feira Nacional da Semente Crioula começam nesta sexta-feira em Anchieta. Os eventos seguem até domingo. A abertura oficial está marcada para as sete horas da noite de hoje com a apresentação da orquestra sinfônica de Pato Branco. Também haverá o lançamento do livro: “Sementes, História do Território de Anchieta” e pré-lançamento do documentário em comemoração aos 60 anos de emancipação político-administrativa do município. Neste sábado, o show principal será com a banda Dazaranha. A atração de domingo será aBanda Corpo e Alma. A entrada nos três dias de feira é totalmente gratuita para os visitantes. As duas feiras vão acontecer no centro da cidade próximo da igreja matriz.
A reportagem da Rádio Peperi recebeu nas últimas semanas alguns questionamentos em relação a coleta de lixo em São Miguel do Oeste e também sobre os contêineres espalhados no centro e agora também em alguns bairros do município. Segundo os moradores, em alguns locais a coleta não estava mais acontecendo e em outros os contêineres estavam longe das residências. Segundo o secretário de Urbanismo no município, JEFERSON DIAS, há cerca de um ano o município avançou na questão envolvendo o lixo e lançou o projeto dos contêineres na área central, resolvendo dessa forma, uma questão que incomodava os comerciantes do perímetro. De acordo com ele, na época, o acumulo de lixo exposto na frente dos estabelecimentos comerciais gerou debate e a solução foi a implantação dos contêineres em todo o centro da cidade. Ele pontuou porém, que a ação também dependeu de uma mudança de cultura por parte dos moradores na questão de separação do lixo orgânico e do reciclável.
O município de São Miguel do Oeste possui o contrato com uma empresa terceirizada que faz a recolha de forma contínua do lixo orgânico depositado nos contêineres espalhados pela área central e bairros. A afirmação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Conforme ele, além disso também é necessário que cada morador também faça a sua parte levando o lixo até o contêiner mais próximo e não na lixeira comum. Em relação aos bairros, ele salientou que esse projeto está em ação no Santa Rita, São Luiz, Sagrado Coração de Jesus, Morada do Sol e parte do bairro Salete. DIAS citou que a escolha desses locais ocorreu visto os mesmos serem mais críticos nesse quesito.
Além dos quatro bairros já com contêineres, todo o Salete e também o Agostini devem recebem as estruturas com o passar dos meses. A garantia é do secretário de Urbanismo de São Miguel do Oeste, JEFERSON DIAS. Já sobre os contêineres que estão longe das residências, ele declarou que o setor segue uma recomendação de um decreto federal que limita a colocação desse material a distância máxima de 50 metros de cada esquina. Ele esclareceu porém, que no centro essa distância chega até a 60 metros, ficando geralmente sempre na metade de cada quadra. DIAS também garantiu que a empresa está sim fazendo a coleta do lixo orgânico, sendo três vezes por semana.
Os feirantes que atendem no pavilhão da Feira Livre Municipal passarão a comercializar os produtos em um container localizado na área coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel a partir da próxima segunda-feira. A mudança será provisória, enquanto acontecerem as obras de revitalização da sede atual, que já está licitada e terá um investimento de quase 620 mil reais. Os produtores que atendem na Feira Itinerante também terão um container para atender a população na Praça Belarmino Annoni. A feira livre no pavilhão vai funcionar hoje e a amanhã e, a partir da semana que vem, os produtos serão vendidas nas duas praças da cidade.
O vereador CARLOS AGOSTINI apresentou uma moção de apelo na câmara de São Miguel do Oeste para que a administração faça a reforma física do edifício do Centro Cultural do Município. Ele citou que o Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi verificou que a maioria dos objetos do acervo estão mal acondicionados, sem uma mínima estrutura para que se mantenham preservados. O vereador ainda citou que há um ano o vereador ELÓI BORTOLOTTI apresentou indicação em que sugeria a reestruturação daquele local. AGOSTINI ressaltou que a ampliação do espaço é necessário já que o museu é uma instituição ativa, dinâmica, diversa e que possibilita às futuras gerações o conhecimento da história deste município. A moção aprovada em plenária será enviada ao prefeito WILSON TREVISAN.
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste renovou nesta quinta-feira o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A nova composição do Conselho é formada pelos vereadores MOACIR FIORINI do MDB, PAULO DRUMM do PSD e VANIRTO CONRAD do PDT. Os suplentes são NELVIO PALUDO e ELÓI BORTOLOTTI. O presidente da Câmara, VAGNER PASSOS ressaltou que a composição do conselho respeitou a proporcionalidade partidária. A terceira vaga na suplência não foi preenchida pela não indicação do Partido dos Trabalhadores e impedimento dos demais vereadores de participar já que o regimento não permite a reeleição. O mandato é de dois anos.
Os vereadores rejeitaram, nesta quinta-feira, um pedido para realização de uma audiência pública na câmara de São Miguel do Oeste. O pedido foi apresentado pela vereadora CRIS ZANATTA. Ela solicitou uma audiência pública para tratar da estadualização da Rodovia da Fronteira, que margeia o rio Peperi-Guaçu passando pelos municípios de Dionísio Cerqueira, Princesa, São José do Cedro Guaraciaba, Paraíso, Bandeirante, Belmonte, Santa Helena, Tunápolis e Itapiranga. O requerimento foi rejeitado por maioria, com votos favoráveis de CRIS ZANATTA, GILMAR BALDISSERA e NINI SCHARNOSKI; e votos contrários de CARLOS AGOSTINI, ELÓI BORTOLOTTI, NÉLVIO PALUDO, PAULO DRUMM, MOACIR FIORINI, RAVIER CENTENARO e VANIRTO CONRAD. MARCIO SANTIN e VILMAR BONORA não participaram da sessão.
O projeto de expansão do asfalto da estrada da fronteira no trecho entre Belmonte e Guaraciaba, passando por Bandeirante e Paraíso, foi discutido nesta semana em Florianópolis. Um grupo de vereadores dessas quatro cidades, com o apoio de vereadores de São Miguel do Oeste, levou o pedido de recursos para o projeto do asfalto aos deputados. Eles estiveram reunidos com o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL e com o coordenador da bancada do oeste, MARCOS VIEIRA. Os vereadores defender que o asfalto desse trecho da estrada da fronteira vai fomentar o desenvolvimento em uma região com potencial para crescer na produção de proteína animal. Além disso, há uma preocupação crescente em desafogar o trânsito urbano em São Miguel do Oeste, polo regional, especialmente com o tráfego de caminhões.
O asfaltamento da estrada da fronteira está entre as prioridades elencadas pelos 11 deputados da bancada do oeste. A garantia é do coordenador do grupo, MARCOS VIEIRA. Ele afirmou que o projeto é uma reivindicação da região há bastante tempo e os deputados entendem a importância dele para o desenvolvimento do extremo-oeste. A Rodovia da Fronteira é um projeto de via paralela ao Rio Peperi-Guaçu, que marca a fronteira entre Brasil e Argentina em todo o extremo-oeste catarinense. Hoje há trechos entre Itapiranga e Tunápolis, Santa Helena e Belmonte, mas a ideia é avançar até Bandeirante e Guaraciaba e depois até Dionísio Cerqueira.
A câmara de vereadores realizou mais uma sessão ordinária na manhã de hoje. Durante o encontro foram aprovadas duas moções de apelo. Uma delas, de autoria do vereadores PAULO DRUMM solicita a "necessidade urgente de tramitação e aprovação do novo Pacto Federativo, objetivando a distribuição mais equilibrada da arrecadação tributária aos estados e municípios". A outra moção, assinada por 10 vereadores, solicita ao Governo do Estado que destine os recursos do Programa Catarinense de Universidade Gratuita para as universidades comunitárias e fundacionais de Santa Catarina. O conteúdo da moção é um tema que já foi anunciado pelo governo e que está em elaboração na secretaria de Educação.
Aconteceu nesta quarta-feira a primeira reunião oficial da Mesa de Negociação entre o governo e o sindicato dos trabalhadores em educação. Em pauta dois assuntos considerados centrais para o Sinte: o reajuste do Piso do Magistério e a descompactação da tabela salarial. No encontro, o Sindicato entregou ao governo a tabela defendida pela categoria que tem como principal aspecto a descompactação da tabela e a aplicação do Piso Nacional ao longo da carreira. A equipe do governador JORGINHO MELLO vai avaliar a proposta do sindicato. Um novo encontro foi marcado para o dia 30 de março. Os representantes do governo assumiram o compromisso de estudar a proposta e devem apresentar uma contraproposta nesse novo encontro.
A Mesa de Negociação é fruto de muita pressão do magistério que conseguiu, pela primeira vez, a formação de um grupo para tratar da descompactação da tabela com oficialização através de uma portaria em Diário Oficial. A afirmação é do coordenador estadual do Sinte, EVANDRO ACADROLLI. Ele disse que o sindicato defende a aplicação do reajuste do piso em todos os níveis da carreira e não apenas para quem está no primeiro degrau da categoria. ACADROLLI comentou que o estado não aplicou o reajuste em 2021 e também não concedeu os 14 virgula 95 por cento do reajuste do piso para este ano.
Na visão do coordenador do Sinte, EVANDRO ACADROLI, ao não aplicar o reajuste em todos os níveis, o estado acaba por promover o achatamento da carreira, ou seja, a diferença entre o salario inicial e dos professores com mais tempo e qualificação acaba sendo cada vez menor. Esse quadro, segundo o coordenador do Sinte, desestimula os professores a buscarem mais conhecimento por meio de especializações, como mestrado e doutorado. Isso provoca também o enfraquecimento do magistério com o aumento das contratações de professores em caráter temporário. A mesa de negociação sobre o assunto é composta por representantes do Sinte e das secretarias da Fazenda, da Administração e da Educação.
A Polícia Militar prendeu cinco pessoas nas últimas horas na região. Em Paraíso, um homem com mandado de prisão por roubo foi detido no final da manhã. Em Mondaí, a Polícia Militar prendeu um homem em flagrante pelo crime de violência doméstica e agressão da esposa. Em Itapiranga, a PM cumpriu um mandado de prisão pelo crime de violação da suspensão ou a proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Em São Miguel do Oeste, foram duas prisões, uma por descumprimento de medida protetiva de urgência em relação aos pais e outra pelo descumprimento das medidas cautelares oriundas de uma prisão pelo
crime de descaminho.
Dois empresários da região foram condenados à prisão pela Justiça em Santa Catarina por adulterar leite azedo com água para tentar falsear o estado impróprio do produto e comercializá-lo ainda assim. A dupla é proprietária de um laticínio em funcionamento no município de Princesa e havia sido alvo da Operação Leite Adulterado Três, do Gaeco, do fim de 2014. A sentença foi proferida pela Vara Única da comarca de São José do Cedro. Cabe recurso da decisão. Na ocasião das investigações, foram encontradas sete amostras de leite com adulteração, a primeira de 2012 e as demais de 2014.
Um dos empresários foi condenado a seis anos, 11 meses e 10 dias de detenção, enquanto o outro recebeu a sentença de seis anos e oito meses de detenção. Ambos foram sentenciados a cumprir a condenação em regime inicial semiaberto.
A Dpcami prendeu, nesta quinta-feira, um homem de 62 anos por estupro de vulnerável e a mãe de uma menina por favorecimento a prostituição. As investigações começaram em dezembro do ano passado. A Polícia Civil apurou a denúncia de que um idoso estava mantendo relações sexuais com uma menina de 12 anos, com a conivência dos pais. Ontem, durante cumprimento de um mandado de busca e apreensão, os policiais da Dpcami entraram na residência e encontraram uma camisinha no lixeiro do banheiro, um lençol recém tirado da cama da criança e um preservativo da mesma marca numa gaveta do quarto da vítima. O idoso e a mãe da menina foram presos em flagrante. Os crimes são hediondos e não admitem fiança. Os dois foram encaminhados para a unidade prisional.