-BANCOS SUSPENDEM CONSIGNADO DO INSS APÓS GOVERNO BAIXAR TETO DOS JUROS
-SC EMITE ALERTA PARA O AUMENTO DE CASOS DE DENGUE EM ADOLESCENTES
-AUDIÊNCIA DISCUTE COBRANÇA DE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIAS EM IPORÃ DO OESTE
-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS VAI ELEGER NOVA DIRETORIA NA PRÓXIMA SEMANA
-COMISSÃO REGISTRA AVANÇO NO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA PONTE NO RIO URUGUAI
-MAB LEVA DEBATE DE PAUTAS PARA A ALESC E O CONGRESSO NACIONAL
-HOMEM AGRIDE A COMPANHEIRA E É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR
-COLISÃO TRASEIRA ENVOLVENDO DOIS VEÍCULOS É REGISTRADA EM IPORÃ DO OESTE
O tempo é de sol entre muitas nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.
A Rússia perpetrou uma série de crimes de guerra durante a guerra na Ucrânia, de acordo com uma comissão da Organização das Nações Unidas. O relatório da Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Ucrânia, divulgado na quinta-feira, aponta que a Rússia “cometeu uma ampla gama de violações do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional humanitário”. O documento afirma que os crimes de guerra cometidos pelos russos incluíram “ataques a civis e infraestrutura relacionada à energia, assassinatos dolosos, confinamento ilegal, tortura, estupro e outras formas de violência sexual, bem como transferências ilegais e deportações de crianças”.
Milhares de manifestantes voltaram às ruas de Paris, nesta quinta-feira, para protestar contra a reforma da previdência que o governo de EMMANUEL MACRON quer implementar, sem passar pelo voto dos deputados da Assembleia Nacional francesa. O governo MACRON acionou um dispositivo especial para aumentar a idade mínima para aposentadoria, de 62 para 64 anos. O artigo 49 da Constituição permite ao governo forçar a aprovação de um projeto de lei sem passar pela Assembleia Nacional. Os membros da Assembleia francesa anunciaram que devem votar uma moção de censura - medida parlamentar, que se tornou a única forma de derrubar a reforma da aposentadoria.
Subiu para 21 o número de mortos na explosão em uma mina de carvão na Colômbia, na quarta-feira. Na tarde de quarta, autoridades informaram que 11 pessoas haviam morrido no momento da explosão e que outras dez estavam presas na mina. Nesta quinta-feira, o governo afirmou que as equipes de resgate conseguiram chegar até a eles, mas que estavam todos mortos. Bogotá informou ainda que não há mais desaparecidos. A explosão aconteceu em uma mina na área rural a 75 quilômetros da capital Bogotá. A principal suspeita é que a explosão ocorreu por conta do acúmulo de gás. O local da explosão possui seis minas, que são interligadas.
O corregedor Nacional de Justiça, LUÍS FELIPE SALOMÃO, determinou a abertura de uma apuração sobre a conduta do desembargador, CÂNDIDO RIBEIRO, do Tribunal Regional Federal da primeira Região. CÂNDIDO RIBEIRO e o filho dele, o advogado RAVIK BELLO RIBEIRO, foram alvos de uma operação da Polícia Federal na terça-feira, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça. Se condenados, as penas do desembargador e do filho podem chegar a 12 anos de prisão. Eles são investigados por venda de sentenças para traficantes. Segundo a polícia, CÂNDIDO RIBEIRO e o filho atuavam para um grupo que despachava droga para fora do Brasil, por meio de empresas de táxi aéreo.
Os bancos começaram, nesta quinta-feira, a suspender temporariamente a concessão de crédito consignado para aposentados, após o Conselho Nacional de Previdência Social diminuir de dois vírgula 14 para um virgula 70 por cento ao mês, o teto de juros para essas operações de crédito. O teto também desceu de três virgula zero seis para dois vírgula 62 por cento para as operações com cartão consignado. Entre os bancos que anunciaram a decisão estão o Itaú, Mercantil Brasil, Banco Pan e Daycoval. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também devem suspender os consignados por conta dessa redução dos juros.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, vai apresentar os detalhes do novo arcabouço fiscal para o presidente, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, nesta sexta-feira. A nova âncora fiscal, se aprovada pelo Congresso, vai substituir a atual regra do teto de gastos – que, desde 2017, impede que a maioria das despesas do governo cresça em um ritmo mais acelerado que a inflação do período. A ideia é criar um mecanismo que permita ao governo fazer investimentos e despesas, sem gerar descontrole nas contas públicas. Segundo o ministro, membros da área econômica e da Casa Civil vão participar da reunião de hoje.
O combate à pobreza menstrual nas escolas estaduais de Santa Catarina teve um resultado animador, de acordo com a Secretaria da Educação. Desde que o governo passou a distribuir absorventes às estudantes de baixa renda, há quase um ano, a ausência desse público na sala de aula reduziu. Conforme levantamento feito pelo órgão, as meninas atendidas pelo projeto “Segue o Fluxo” deixaram de faltar de três a cinco vezes por mês, chegando a cerca de 45 dias por ano letivo. O projeto “Segue o fluxo: Absorva esta ideia” consiste na distribuição do item de higiene para alunas de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. São 58 mil e 400 catarinenses com mais de 10 anos aptas a receber, mensalmente, dois pacotes de absorvente nas 1054 escolas de todas as regiões do Estado.
O secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, anunciou que encaminhará, na próxima segunda-feira, ao governador JORGINHO MELLO, o plano de ajuste fiscal. A proposta deverá ter três eixos principais: relações do novo governo com as instituições, visando incremento dos investimentos de geração de emprego e renda; o novo modelo de gestão da administração estadual; e a nova realidade das contas públicas. Durante evento com empresários em Florianópolis, SIEWERT reforçou o papel dos benefícios fiscais que o governo do Estado concede para trazer competividade aos setores. Ele afirmou que essa é uma necessidade para que o estado possa ser competitivo nacionalmente e internacionalmente.
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou nessa quinta-feira, uma nota de alerta aos municípios catarinenses, sobre o perfil dos casos confirmados de dengue no estado. O perfil epidemiológico em 2023, comparado com o do ano passado, apresenta uma proporção maior de casos registrados em crianças e adolescentes de zero a 19 anos. O registro da doença nessa faixa etária passou de 19 para 26 por cento dos casos. Além disso, o número de casos com sinais de alarme para cada 100 casos de dengue, aumentou nessas idades, de um vírgula sete passou para seis vírgula sete. O mesmo se reflete nas hospitalizações. Enquanto dois e meio por cento dos casos na população em geral são internados, na faixa etária de zero a 19 anos, a taxa vai para 31 por cento.
Começa nesta sexta-feira, a décima terceira Expo Anchieta e a sétima edição da Feira Nacional da Semente Crioula. Conforme uma das integrantes da Comissão Central Organizadora, MARIA MACIEL, os eventos têm início nesta sexta e encerram no domingo. Hoje terá a abertura oficial às 19h com apresentação da orquestra sinfônica de Pato Branco. Também haverá o lançamento do livro: “Sementes, História do Território de Anchieta” e pré-lançamento do documentário em comemoração aos 60 anos de emancipação político-administrativa do município. Diversas atrações estarão nos eventos de comemoração aos 60 anos de Anchieta. Entre as bandas que sobem no palco nesta sexta, sábado e domingo, estão a Banda Zero 49, Show Nacional com Dazaranha, Banda Novo Emballo, Grupo Estampa do Oeste e Banda Corpo e Alma. A entrada nos três dias de feira é totalmente gratuita para os visitantes.
MAB leva debate de pautas para ALESC e Congresso Nacional. O Extremo Oeste já possui histórico de mais de 40 anos de luta contra as barragens na bacia do Rio Uruguai. Também já são 32 anos da pauta a nível nacional. Um dos temas que ganhou força nos últimos anos é referente a segurança das barragens, em decorrência das tragédias em locais de mineração em Brumadinho e Mariana, que romperam e causaram a morte de várias pessoas, além de grande destruição ambiental. O coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, PEDRO MELCHIORS, destaca a abordagem que está ocorrendo no Congresso Nacional e também na Assembleia Legislativa. Ele menciona o apoio da Deputada Estadual, LUCIANE CARMINATTI, em prol das pautas do MAB.
O Coordenador chama atenção que não é apenas um manifesto contra instalação de usinas hidrelétricas e sim, um movimento bem amplo. PEDRO MELCHIORS lembra que as lideranças buscam o desenvolvimento econômico, social e cultural sem barragens. Entre as reivindicações estão a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, entre Itapiranga e Barra do Guarita, além da pavimentação da SC 283, trecho entre Itapiranga e Mondaí, atualmente a Estrada Beira Rio, que não é pavimentada. MELCHIORS lembra que a Comissão Intermunicipal conta com participação de prefeitos, vereadores, sindicatos e várias entidades. A pauta é definida em reuniões com liderança na região.
O MAB luta para ocorrer maior investimento em energias renováveis e também melhorias nas escolas de campo. O Coordenador do MAB, PEDRO MELCHIORS, considera que é preciso um aprofundando deste debate para buscar apoio no Governo Federal, por meio do Ministério de Energia e ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica. A reivindicação inclui subsidio para instalação de placas solares para proporcionar autonomia das famílias e reduzir a necessidade de grandes barragens, que causam elevado impacto negativo ao meio ambiente. MELCHIORS lembra ainda que o momento é oportuno, em virtude da celebração do Dia Mundial da Água, em 22 de março.
Comissão registra avanço no projeto de construção da ponte sobre o Rio Uruguai, em Itapiranga. Na tarde de ontem ocorreu reunião com os técnicos do DNIT e da empresa vencedora da licitação para os estudos e projeto da ponte sobre o Rio Uruguai. O encontro ocorreu na sede da Associação Empresarial e a estrutura vai criar um acesso entre Itapiranga e Barra do Guarita. Conforme o Coordenador do Movimento pró-ponte e prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, foram apresentadas duas possibilidades para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. O Movimento pró-ponte vai avaliar o melhor traçado e fazer a sugestão. LOCATELLI explica que a alternativa distante cerca de 800 metros da cidade gera uma descida muito íngreme para chegar na cabeceira da ponte, em Barra do Guarita. Outra alternativa é a construção mais distante das cidades.
O Coordenador do Movimento Pró-ponte acredita ser inviável a construção da ponte próximo a Itapiranga e Barra do Guarita. RODRIGO LOCATELLI TISOTT afirma que o mais provável será o aproveitamento do anel viário em Itapiranga, com ponte na comunidade de Linha Baú. O grupo vai avaliar os prós e contras, mas já tem uma tendência bastante grande da ponte ser construída a aproximadamente dois quilômetros e meio da cidade. LOCATELLI observa que nos próximos dias a Comissão vai se manifestar, visando dar agilidade aos estudos que estão sendo realizados. O investimento neste projeto é de sete milhões e 600 mil reais, com recursos destinados por senadores e deputados federais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Projeção é otimista para liberação de recursos para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. O Corneador da Comissão, RODRIGO LOCATELLI TISOTT afirma que recebeu uma ótima notícia do DNIT, com um cenário muito favorável, pois a ponte é prioridade para o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre. Cita ainda que a PEC da Transição destinou maior volume de recursos para o DNIT investir em grandes infraestruturas. O Movimento pró-ponte terá reunião na próxima semana com várias entidades do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul, para definir o local exato da execução da obra.
A Associação Hospitalar de Tunápolis vai realizar uma Assembleia Geral Ordinária com eleição e posse da nova diretoria, na próxima quarta-feira, 22 de março. Conforme o atual presidente, VANDUIR MATIAS DETERS, o início será às 19h, no auditório público municipal de Tunápolis. A pauta do encontro envolve a prestação de contas do exercício de 2022, apresentação e aprovação do relatório de atividades, apresentação do parecer do Conselho Fiscal e assuntos gerais. Ele destaca que na mesma noite será feita a leitura e votação da ata para registro em cartório, possibilitando que o Hospital siga com seus trâmites normais a partir da eleição da nova diretoria.
Qualquer pessoa dos municípios atendidos pode fazer parte da diretoria do Hospital. A afirmação é do atual presidente, VANDUIR MATIAS DETERS. Ele salienta que podem ser formadas chapas para concorrer na eleição, desde que elas sejam apresentadas até às 17h desta sexta-feira para a presidência da Associação Hospitalar. DETERS destaca que não vai concorrer à reeleição, visto que já atuou por vários anos na diretoria e está no cargo de presidente há quatro anos. Ele espera que ocorra renovação na diretoria do Hospital, pois considera que não é saudável uma instituição ser comandada vários anos pelas mesmas pessoas.
A Prefeitura de Iporã do Oeste realizou uma Audiência Pública na noite de ontem na Câmara de Vereadores. O objetivo foi de discutir as cobranças de contribuição de melhorias referentes a pavimentação asfáltica na cidade. De acordo com o Secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL, nessa etapa será contemplada a Rua Sete de Setembro, no trecho entre o campo do Grêmio União e a Rua dos Pinheiros e também a Rua 15 de novembro, que desce em frente ao campo do Grêmio União. Além disso, a Audiência tratou ainda sobre a pavimentação com calçamento na Rua 31 de Maio, no trecho entre as Ruas Teotônia e Santa Paulina, calçamento da Rua 8 de Março, no trecho entre as Ruas Wilibaldo Britzke e 2 de Novembro, calçamento na Rua Willibaldo Arnold, no trecho entre as Ruas dos Pinheiros e Eduardo Fetter e também o calçamento no prolongamento da Rua Rio de Janeiro.
ERVINO HENKEL salientou que o objetivo da Audiência Pública também foi de explicar a Legislação que dispõe sobre as contribuições de melhoria e explanar sobre a forma de cálculo dos valores que cada proprietário de imóvel terá que pagar. A previsão de investimentos nessas obras é de aproximadamente 600 mil reais. Nesta semana, a Prefeitura de Iporã do Oeste também publicou dois editais relativos à conclusão de obras de asfaltamento e calçamento em algumas ruas da cidade, contendo os valores que cada morador terá que pagar ao Município. O Secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL, explicou que agora será feita a notificação dos contribuintes, para que eles optem por uma das formas de pagamento disponibilizadas em até 20 dias. As opções são à vista com desconto de dez por cento ou em até 96 vezes, conforme o tamanho do imóvel. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do município: iporadooeste.atende.net.
Um idoso, de 62 anos, foi preso em flagrante por estupro de vulnerável, em São Miguel do Oeste. Além dele, a mãe da vítima também foi presa por favorecer a prostituição. Segundo a Polícia Civil, as prisões ocorreram no âmbito da Operação ATRIA, que tem como foco o combate à violência contra a mulher. O cumprimento do mandado de busca e apreensão ocorreu no final da tarde desta quinta-feira. As investigações, que iniciaram ainda em dezembro do ano passado, demonstravam que um idoso estava mantendo relações sexuais com uma menina, de 12 anos, com a conivência e não se descartando o interesse econômico dos pais. Na posse de um mandado de busca e apreensão, os policiais civis entraram na residência logo depois do idoso chegar no local. Eles encontraram uma camisinha no lixo do banheiro, lençol recém tirado da cama da criança e um preservativo da mesma marca em uma gaveta do quarto da vítima. Diante das informações já conhecidas através da investigação e do material encontrado no local dos fatos, o homem foi preso em flagrante pelos crimes de estupro de vulnerável e a mãe pelo crime de favorecimento a prostituição da própria filha. Os crimes são hediondos e não admitem fiança, sendo que ambos os presos foram encaminhados ao presídio da cidade. O material recolhido foi entregue na Polícia Científica para os exames laboratoriais.
Um homem foi preso por violência doméstica, em Mondaí. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira. Uma mulher acionou a guarnição, pois havia sido vítima de agressões praticadas por seu marido, resultando em ferimentos no pescoço e no braço. Ela relatou que seu companheiro havia chegado em casa agressivo e quebrado cadeiras na noite anterior. Por volta do meio dia desta quinta-feira, ele teve outro ato agressivo por conta de uma briga dos filhos do casal e culpou a vítima pelo acontecido, vindo a agredi-la. A mulher foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital para atendimento, devido aos ferimentos. O agressor foi preso em flagrante e encaminhado até a Delegacia de Polícia.
Uma colisão traseira envolvendo dois veículos de passeio foi registrada por volta das 15h30 desta quinta-feira, na Avenida Gustavo Fetter, em Iporã do Oeste. A colisão entre um veículo Hyundai HB20 com placas de Descanso e um Chevrolet Cruze com placas de São João do Oeste aconteceu nas proximidades do Sicoob e da Cooperativa A1. Houve apenas danos materiais na traseira esquerda do HB20, que estava estacionado, bem como na parte frontal direita do Cruze. Segundo apurado, o motorista do Cruze teria perdido o controle do carro, colidindo na traseira do outro veículo que estava estacionado no acostamento. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ninguém precisou ser atendido. A Polícia Militar também esteve presente e realizou o registro e os levantamentos necessários.