-BANCOS SUSPENDEM CONSIGNADO DO INSS APÓS GOVERNO BAIXAR TETO DOS JUROS
-SC EMITE ALERTA PARA O AUMENTO DE CASOS DE DENGUE EM ADOLESCENTES
-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS TERÁ NOVA DIRETORIA
-ITAPIRANGA LANÇA PROGRAMA SAÚDE NO PRATO
-TÉCNICOS DO DNIT APONTA DUAS OPÇÕES PARA PONTE EM ITAPIRANGA
-COORDENADOR DA REGIONAL DE TURISMO APONTA AVANÇOS NA REGIÃO
-EMPRESÁRIOS SÃO CONDENADOS POR ADULTERAR LEITE
-IDOSO E MÃE DE MENINA SÃO PRESOS POR ESTUPRO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A mínima das últimas horas foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 36 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.
A Rússia perpetrou uma série de crimes de guerra durante a guerra na Ucrânia, de acordo com uma comissão da Organização das Nações Unidas. O relatório da Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre a Ucrânia divulgado na quinta-feira aponta que a Rússia “cometeu uma ampla gama de violações do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional humanitário”. O documento afirma os crimes de guerra cometidos pelos russos incluíram “ataques a civis e infraestrutura relacionada à energia, assassinatos dolosos, confinamento ilegal, tortura, estupro e outras formas de violência sexual, bem como transferências ilegais e deportações de crianças”.
Milhares de manifestantes voltaram às ruas de Paris nesta quinta-feira para protestar contra a reforma da previdência que o governo de EMMANUEL MACRON quer implementar sem passar pelo voto dos deputados da Assembleia Nacional francesa. O governo MACRON acionou um dispositivo especial para aumentar a idade mínima para aposentadoria de 62 para 64 anos. O artigo 49 da Constituição permite ao governo forçar a aprovação de um projeto de lei sem passar pela Assembleia Nacional. Os membros da Assembleia francesa anunciaram que devem votar uma moção de censura - medida parlamentar que se tornou a única forma de derrubar a reforma de aposentadoria.
Subiu para 21 o número de mortos na explosão em uma mina de carvão na Colômbia na quarta-feira. Na tarde de quarta, autoridades informaram que 11 pessoas haviam morrido no momento da explosão e outras dez estavam presas na mina. Nesta quinta-feira, o governo afirmou que as equipes de resgate conseguiram chegar até a eles, mas que estavam todos mortos. Bogotá informou ainda que não há mais desaparecidos. A explosão aconteceu em uma mina na área rural a 75 quilômetros da capital Bogotá. A principal suspeita é que a explosão ocorreu por conta do acúmulo de gás. O local da explosão possui seis minas, que são interligadas.
O corregedor Nacional de Justiça, LUÍS FELIPE SALOMÃO, determinou a abertura de uma apuração sobre a conduta do desembargador CÂNDIDO RIBEIRO, do Tribunal Regional Federal da primeira Região. CÂNDIDO RIBEIRO e o filho dele, o advogado RAVIK BELLO RIBEIRO, foram alvos de uma operação da Polícia Federal na terça-feira, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça. Se condenados, as penas do desembargador e do filho podem chegar a 12 anos de prisão. Eles são investigados por venda de sentenças para traficantes. Segundo a polícia, CÂNDIDO RIBEIRO e o filho atuavam para um grupo que despachava droga para fora do Brasil por meio de empresas de táxi aéreo.
Os bancos começaram, nesta quinta-feira, a suspender temporariamente a concessão de crédito consignado para aposentados após o Conselho Nacional de Previdência Social de dois vírgula 14 para um virgula 70 por cento ao mês o teto de juros para essas operações de crédito. O teto também desceu de três virgula zero seis para dois vírgula 62 por cento para as operações com cartão consignado. Entre os bancos que anunciaram a decisão estão o Itaú, Mercantil Brasil, Banco Pan e Daycoval. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também devem suspender os consignados por conta dessa redução dos juros.
O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, vai apresentar os detalhes do novo arcabouço fiscal para o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA nesta sexta-feira. A nova âncora fiscal, se aprovada pelo Congresso, vai substituir a atual regra do teto de gastos – que, desde 2017, impede que a maioria das despesas do governo cresça em um ritmo mais acelerado que a inflação do período. A ideia é criar um mecanismo que permita ao governo fazer investimentos e despesas sem gerar descontrole nas contas públicas. Segundo o ministro, membros da área econômica e da Casa Civil vão participar da reunião de hoje.
O combate à pobreza menstrual nas escolas estaduais de Santa Catarina teve um resultado animador, de acordo com a Secretaria da Educação. Desde que o governo passou a distribuir absorventes às estudantes de baixa renda, há quase um ano, a ausência desse público na sala de aula reduziu. Conforme levantamento feito pelo órgão, as meninas atendidas pelo projeto “Segue o Fluxo” deixaram de faltar de três a cinco vezes por mês, chegando a cerca de 45 dias por ano letivo. O projeto “Segue o fluxo: Absorva esta ideia” consiste na distribuição do item de higiene para alunas de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. São 58 mil e 400 catarinenses com mais de 10 anos aptas a receber, mensalmente, dois pacotes de absorvente nas 1054 escolas de todas as regiões do Estado.
O secretário de Estado da Fazenda, CLEVERSON SIEWERT, anunciou que encaminhará na próxima segunda-feira ao governador JORGINHO MELLO, o plano de ajuste fiscal. A proposta deverá ter três eixos principais: relações do novo governo com as instituições, visando incremento dos investimentos de geração de emprego e renda; o novo modelo de gestão da administração estadual; e a nova realidade das contas públicas. Durante evento com empresários em Florianópolis, SIEWERT reforçou o papel dos benefícios fiscais que o governo do Estado concede para trazer competividade aos setores. Ele afirmou que essa é uma necessidade para que o estado possa ser competitivo nacionalmente e internacionalmente.
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou nessa quinta-feira, uma nota de alerta aos municípios catarinenses sobre o perfil dos casos confirmados de dengue no estado. O perfil epidemiológico em 2023 comparado com o do ano passado apresenta uma proporção maior de casos registrados em crianças e adolescentes de zero a 19 anos. O registro da doença nessa faixa etária, passou de 19 para 26 por cento dos casos. Além disso, o número de casos com sinais de alarme para cada 100 casos de dengue, aumentou nessas idades, de um vírgula sete passou para seis vírgula sete. O mesmo se reflete nas hospitalizações. Enquanto dois e meio por cento dos casos na população em geral são internados, na faixa etária de zero a 19 anos, a taxa vai para 31 por cento.
A Instância de Governança de Turismo Regional Vale Das Águas vai eleger nova diretoria. O atual Presidente NILO WIRTH, de São João do Oeste, destaca a realização de reuniões itinerantes para contemplar os diferentes municípios que integram o grupo. A Assembleia Geral com eleição da nova diretoria, será no dia 21, na cidade de Caxambu do Sul. O evento vai contar com relatório de atividades e planejamento das ações para s próximos dois anos. Vale das Águas é uma das 13 regiões turísticas de Santa Catarina, composta por 27 municípios no Oeste do Estado. NILO WIRTH explica que apenas 13 cidades fazem parte de forma efetivatendo entre seus principais atrativos: as águas termais ou naturais, além das igrejas e santuários que fortalecem o turismo religioso.
Segundo NILO WIRTH, entre os destaques da Regional de Turismo Regional Vale Das Águas estão os municípios de Quilombo, Caibi, Palmitos, Mondaí, Maravilha, São Carlos e São João do Oeste. O Presidente considera que os municípios envolvidos apresentam grande evolução, principalmente no período pós pandemia. NILO WIRTH faz avaliação positiva dos dois anos que coordenou os trabalhos na Regional Vale das Águas. Ele informa que visitou os prefeitos de todas as cidades envolvidas para debater ações para fortalecimento do turismo na região. Ressalta ainda que os governos municipais possuem várias alternativas para investimentos no turismo, incluindo recursos dos governos estadual e federal.
A Associação Hospitalar de Tunápolis vai realizar uma Assembleia Geral Ordinária com eleição e posse da nova diretoria, na próxima quarta-feira, 22 de março. Conforme o atual presidente, VANDUIR MATIAS DETERS, o início será às 19h, no auditório público municipal de Tunápolis. A pauta do encontro envolve a prestação de contas do exercício de 2022, apresentação e aprovação do relatório de atividades, apresentação do parecer do Conselho Fiscal e assuntos gerais. Ele destaca que na mesma noite será feita a leitura e votação da ata para registro em cartório, possibilitando que o Hospital siga com seus trâmites normais a partir da eleição da nova diretoria, conforme o presidente fala agora.
Qualquer pessoa dos municípios atendidos pode fazer parte da diretoria do Hospital. A afirmação é do atual presidente, VANDUIR MATIAS DETERS. Ele salienta que podem ser formadas chapas para concorrer na eleição, desde que elas sejam apresentadas até às 17h desta sexta-feira para a presidência da Associação Hospitalar. DETERS destaca que não vai concorrer à reeleição, visto que já atuou por vários anos na diretoria e está no cargo de presidente há quatro anos. Ele espera que ocorra renovação na diretoria do Hospital, pois considera que não é saudável uma instituição ser comandada vários anos pelas mesmas pessoas.
O novo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina HERNEUS DE NADAL destaca metas e objetivo a frente do TCE. NADAL assumiu o cargo no dia 13 do mês passado para o biênio 2023-2025. Ele chama atenção para a importância da participação do cidadão na tarefa de fiscalização. Ele comentou que o tribunal é órgão de controle dos recursos públicos e é legítimo e saudável que a sociedade questione onde os agentes públicos e políticos empregam o dinheiro de que é de todos. HERNEUS afirmou que pretende transformar o TCE no Tribunal da Governança Pública, ampliando a cobrança sobre o estado, prefeituras e outros espaços públicos. Um dos principais trabalhos do TCE neste primeiro semestre será o levantamento detalhado das obras rodoviárias e dos convênios e contratos em execução no Estado.
O presidente do TCE HERNEUS DE NADAL anunciou que o tribunal também vai buscar explicações para a suspensão de obras e dos repasses de recursos pelo Executivo para as prefeituras. HERNEUS explicou que o tribunal é um órgão de fiscalização que também pode agir preventivamente para assegurar a correta aplicação dos recursos públicos. O tribunal de contas vai promover a partir do mês que vem uma série de encontros no interior de Santa Catarina, começando por São Miguel do Oeste. O presidente do Tribunal, HERNEUS DE NADAL disse que a primeira edição do “TCE em Movimento” será no Extremo Oeste na primeira semana do mês de abril. O objetivo é conversar com acadêmicos de direito, advogados, entidades civis, conselhos municipais e gestores públicos.
Itapiranga Lança Programa Saúde no Prato. Atividades serão realizadas em parceria com a Epagri e visam hábitos saudáveis na alimentação. Conforme a Enfermeira da Secretaria Municipal da Saúde, JACQUELINE HERMES, o foco será em ações preventivas, com hábitos diários de alimentação saudável. Uma equipe de profissionais está sendo mobilizada em ações para contribuir com os munícipes. Os trabalhos serão realizados em parceria com a Epagri. A primeira ação do Programa Saúde no Prato será dia 23 de março com as pessoas que integram a micro área da Unidade de Saúde Central. Já no dia 30 de março o envolvimento será para os munícipes da Unidade Centro.
A Enfermeira JACQUELINE HERMES destaca a participação da Epagri e agentes comunitárias de saúde que buscam dicas da população sobre principais demandas. Entre os trabalhos já definidos estão receitas de sal temperado que substitui o tradicional sal. Este cuidado ganha maior importância com os hipertensos que precisam do controle do sal na alimentação. também terá receitas de biscoitos naturais e outras medidas de prevenção de doenças e melhor qualidade de vida com hábitos saudáveis. JACQUELINE ressalta que nem é questão estética e sim saúde. A Enfermeira menciona um grande número de pacientes com infecção gastrointestinal, um surto de virose que lota as unidades de saúde do município. Cita que a alimentação saudável influencia no funcionamento do intestino e várias consequências. JACQUELINE destaca uma frase muito usada nestas ações de alimentação saudável: Você é o que você come.
Saúde de Itapiranga prepara intensa programação para o mês de abril. Eventos visam a comemoração da Semana da Saúde. No dia 25 terá mais uma etapa do Programa Saúde na Comunidade, desta vez destinado ao público da cidade. A Enfermeira JACQUELINE HERMES cita ainda o evento do dia 27 e abril com palestra em parceria com a Epagri, a partir das 19 horas, na Sociedade Imigrantes. A programação será ampla e além da alimentação saudável também vai trabalhar o tema da motivação, considerado um fator importante para manter a qualidade de vida com hábitos saudáveis. Enfermeiras JAQUELINE HERMES reforça que a saúde preventiva tem meta de evitar problemas crônicos.
Comissão registra avanço no projeto de construção de ponte sobre o Rio Uruguai, em Itapiranga. Na tarde de ontem ocorreu reunião com os técnicos do DNIT e da empresa vencedora da licitação para os estudos e projeto da ponte sobre o Rio Uruguai. O encontro ocorreu na sede da Associação Empresarial de Itapiranga. A estrutura vai criar um acesso entre Itapiranga e Barra do Guarita. Conforme o Coordenador do Movimento Pró-ponte, prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, foram apresentadas duas possibilidades para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai. O Movimento Pró-ponte vai avaliar o melhor traçado e fazer a sugestão. LOCATELLI explica que a alternativa distante cerca de 800 metros da cidade gera uma descida muito íngreme para chegar na cabeceira da ponte, em Barra do Guarita. Outra alternativa é a construção mais distante das cidades.
O Coordenador do Movimento Pró-ponte acredita ser inviável a construção da ponte próximo a Itapiranga e Barra do Guarita. RODRIGO LOCATELLI TISOTT afirma que o mais provável será o aproveitando do anel viário em Itapiranga, com ponte na comunidade de linha Baú. O grupo vai avaliar os prós e contras, mas já tem uma tendência bastante grande da ponte ser construída aproximadamente dois quilômetros e meio longe da cidade. LOCATELLI observa que nos próximos dias a Comissão vai se manifestar visando dar agilidade aos estudos que estão sendo realizados. O investimento neste projeto é de sete milhões e 600 mil reais com recursos destinados por senadores e deputados federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Projeção é otimista para liberação de recursos para construção da ponte sobre o Rio Uruguai. O Corneador da Comissão, RODRIGO LOCATELLI TISOTT afirma que recebeu uma ótima notícia do DNIT, com um cenário muito favorável, pois a ponte é prioridade para o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre. Cita ainda que a PEC da Transição destinou maior volume de recursos para o DNIT investir em grandes infraestruturas. O Movimento Pró-ponte terá reunião na próxima semana com várias entidades do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul para definir o local da execução da obra.
Empresários são condenados por adulterar leite azedo em Princesa. Dois empresários foram condenados à prisão pela Justiça em Santa Catarina por adulterar leite azedo com água para tentar esconder o estado impróprio do produto manter a comercialização. A dupla é proprietária de um laticínio em funcionamento no município de Princesa e havia sido alvo da Operação Leite Adulterado III, do Gaeco, do fim de 2014. A sentença foi proferida pela Vara Única da comarca de São José do Cedro. Cabe recurso da decisão. Na ocasião das investigações, foram encontradas sete amostras de leite com adulteração, a primeira de 2012 e as demais de 2014. Parte do leite estava quase fermentando no tanque e outras amostras tinham coalho, segundo o Ministério Público Estadual relatou na denúncia à Justiça, devido ao produto ter passado mais de 48 horas acondicionado em caminhão resfriador.
O azedume do leite ainda era alarmado pelo índice de acidez do produto. Já o nível de lactose de parte das amostras, que é o açúcar natural do leite, foi identificado abaixo do mínimo permitido, outro indicativo de que o produto estava azedo e fermentando. Foi encontrada ainda amostra com densidade abaixo do estabelecido pela legislação e adulterada a ponto de o equipamento que mensura a quantidade de água no leite sequer conseguir realizar a análise. Também foram achadas frações de antibiótico no produto recolhido, o que indica que foi utilizado o leite retirado de vacas que ainda eram tratadas de doenças infecciosas pelos produtores, o que é proibido pela legislação. Mesmo após realizar a análise do leite, o laticínio dos empresários agora condenados enviou o produto para uma indústria no Rio Grande do Sul. Os empresários foram condenados a pouco mais de seis anos, em regime semiaberto.
Um homem foi preso por violência doméstica, em Mondaí. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira. Uma mulher acionou a guarnição, pois havia sido vítima de agressões praticadas por seu marido, resultando em ferimentos no pescoço e no braço. Ela relatou que seu companheiro havia chegado em casa agressivo e quebrado cadeiras na noite anterior. Por volta do meio dia desta quinta-feira, ele teve outro ato agressivo por conta de uma briga dos filhos do casal e culpou a vítima pelo acontecido, vindo a agredi-la. A mulher foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital para atendimento, devido aos ferimentos. O agressor foi preso em flagrante e encaminhado até a Delegacia de Polícia.
Uma colisão traseira envolvendo dois veículos de passeio foi registrada por volta das 15h30 desta quinta-feira, na Avenida Gustavo Fetter, em Iporã do Oeste. A colisão entre um veículo Hyundai HB20 com placas de Descanso e um Chevrolet Cruze com placas de São João do Oeste aconteceu nas proximidades do Sicoob e da Cooperativa A1. Houve apenas danos materiais na traseira esquerda do HB20, que estava estacionado, bem como na parte frontal direita do Cruze. Segundo apurado, o motorista do Cruze teria perdido o controle do carro, colidindo na traseira do outro veículo que estava estacionado no acostamento. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ninguém precisou ser atendido. A Polícia Militar também esteve presente e realizou o registro e os levantamentos necessários.
A Polícia Civil de São Miguel do Oeste prendeu em flagrante um idoso de 62 anos por estupro de vulnerável e também a mãe da menina por favorecimento a prostituição. Segundo a Polícia Civil, dando continuidade à Operação ATRIA, que visa o combate à violência contra a mulher, no final da tarde desta quinta-feira, Policiais Civis cumpriram um mandado de busca e apreensão. As investigações, que se iniciaram ainda em dezembro de 2022, demonstravam que um idoso estava mantendo relações sexuais com uma menina de 12 anos, com a conivência e o interesse econômico pelos pais. Na posse de um mandado de busca e apreensão, policiais civis entraram na residência após alguns minutos do idoso estar no local, e encontraram uma camisinha no lixeiro do banheiro, lençol recém tirado da cama da criança e um preservativo da mesma marca numa gaveta do quarto da vítima.
Com vários indícios da investigação e do material colhido, o homem foi preso em flagrante pelos crimes de estupro de vulnerável. A mãe da menina também foi presa, pelo crime de favorecimento a prostituição de criança e adolescente. Os crimes são hediondos e não admitem fiança, sendo ambos os presos foram encaminhados ao presídio da cidade. O material colhido foi entregue na Polícia Científica para os exames laboratoriais.