ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 17 03 2022

-TAXA SELIC CHEGA À QUASE 12 POR CENTO E CONFIRMA MAIOR ALTA EM CINCO ANOS

-CATARINENSES PODERÃO PARCELAR IPVA E MULTAS EM ATÉ 12 VEZES

-ESTADO TEM 90 DIAS PARA INICIAR OBRAS DE MELHORIAS NO IML DE SMOESTE

-COORDENADOR DIZ QUE RECUPERAÇÃO DA SC-163 DEVERÁ SER CONCLUÍDA EM MAIO

-OBRA DA CASAN VAI DIMINUIR EM 90 POR CENTO A FALTA DE ÁGUA EM SMOESTE

-BRIGA DE CASAL MOVIMENTA POLÍCIA MILITAR EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

-HOMEM É PRESO NA FRONTEIRA COM CARGA DE VINHO AVALIADA EM QUASE 47 MIL REAIS

O tempo na região Extremo Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.

A Coreia do Sul registrou nesta quinta-feira um novo recorde diário de casos de Covid-19, com mais de 620 mil infecções. As autoridades alegam que o país está perto do pico da onda de contágios provocada pela variante Ômicron. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, a Coreia do Sul é o país com mais casos registrados nos últimos sete dias no mundo, com quase dois milhões e meio de contágios, seguido pelo Vietnã com quase dois milhões de contágios. Os 621 mil casos registrados nesta quinta-feira representam o maior número de registros em 24 horas na Coreia do Sul desde o início da pandemia. Apesar do aumento, os casos graves e mortes permanecem em níveis reduzidos no país.

O Alto-Comissariado da Organização das Nações Unidas para Direitos Humanos informou nesta quarta-feira que 726 civis morreram e mil, 174 ficaram feridos nos 20 primeiros dias de guerra na Ucrânia, incluindo apenas os casos que foram verificados. Entre os óbitos atestados, há 104 mulheres e 52 crianças, enquanto no balanço de feridos são 77 mulheres e 63 menores de idade. Foram verificadas ainda 186 mortes nas áreas pró-Rússia e nas controladas pelo governo da Ucrânia. Os demais 540 óbitos foram nas áreas sob o comando de Kiev no resto do país. A agência da ONU acredita ainda que o número de mortes deve ser maior ainda.

A Corte Internacional de Justiça em Haia, nos Países Baixos, decidiu nesta quarta-feira que a Rússia deve suspender imediatamente as operações militares na Ucrânia. O veredito pede ainda a retirada de tropas militares e a adoção de medidas urgentes para que a disputa não seja agravada. A ordem é obrigatória sob a lei internacional e caso seja ignorada pela Rússia, o país ficará mais isolado ainda. A decisão foi adotada por 13 votos a favor e dois contra, sendo da própria Rússia e da China. A Rússia tem uma semana para apresentar ao tribunal as ações que tomará para cumprir as medidas.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou em entrevista exibida nesta quarta-feira que a Petrobras "não colabora com nada" e que, por ele, a empresa estatal "poderia ser privatizada hoje". BOLSONARO tem feito críticas à Petrobras em meio aos reajustes nos preços dos combustíveis. Após o aumento, em alguns regiões do país o litro de gasolina está custando oito reais. O presidente ressaltou ainda que não tem poderes na estatal para decidir sobre os preços, porém, admitiu que poderá demitir o presidente da empresa. Já o presidente da Petrobras, JOAQUIM SILVA E LUNA disse que não vai pedir demissão do cargo.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe vai iniciar no dia quatro de abril em todo o país. A meta é imunizar cerca de 76 milhões e meio de pessoas até o dia três de junho. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde. A campanha nacional será em duas etapas, sendo entre quatro de abril e dois de maio para idosos e trabalhadores da saúde e entre três de maio e três de junho para crianças de seis meses até quatro anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e demais grupos prioritários.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na noite de ontem por unanimidade, elevar a taxa Selic de 10 vírgula 75 por cento ao ano para 11 vírgula 75 por cento ao ano, resultando no aumento de um ponto percentual. Esse é o nono aumento consecutivo na taxa e com isso, a Selic alcançou o maior nível em cinco anos, quando na época estava em 12 vírgula 25 por cento ao ano. Antes desse ciclo de altas, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a Selic tinha ficado estacionada no mínimo histórico de dois por cento ao ano. Projeções indicam que a taxa deve subir ainda mais, ficando em 12 e meio por cento em maio e 12 vírgula 75 por cento em junho, seguindo dessa forma até o final de 2022. O aumento da taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para enfrentar a inflação.

Santa Catarina já registra mais de 500 casos de dengue em 2022. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde a maior incidência está na região Oeste, que concentra aproximadamente 87 por cento dos casos autóctones de todo o estado. No total, 119 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Na comparação com 2021, houve um aumento superior à 10 por cento. Outros 26 municípios, sendo pelo menos quatro deles já registram mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. Na região, os municípios nessa condição são Belmonte e Romelândia.

A temporada de verão em Santa Catarina registrou aumento no número de afogamentos em praias e lugares privados. Em áreas de água salgada, 19 pessoas se afogaram, sendo três a mais do que na temporada do ano passado. Já em locais de água doce houve 23 afogamentos, número que se manteve igual ao da última temporada. Segundo os dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, os homens foram as principais vítimas durante a alta temporada. Ao todo, 39 homens e três mulheres morreram afogados no Estado e a média de idade das vítimas é de 31 anos. Já as mortes por afogamentos em áreas particulares cresceram 180 por cento em relação a temporada de 2021.

Depois de dois anos sancionada, a lei que permite o parcelamento do IPVA e das multas de trânsito em Santa Catarina foi enfim regulamentada pelo governo do Estado. Em publicação no Diário Oficial do Estado, a secretaria de Fazenda definiu como vai funcionar o pagamento nos cartões de débito e crédito. Pelo novo decreto, "os débitos decorrentes do IPVA, das multas aplicadas e dos demais débitos relativos ao veículo poderão ser pagos à vista, por meio de cartão de débito, ou parcelados, por meio de cartão de crédito, em até 12 vezes, com a imediata regularização da situação do veículo. Instituições de crédito poderão se credenciar junto ao Estado para efetivar os pagamento. Os juros e encargos relativos à operação pelo cartão vão ser pagos pelo contribuinte. O estado informou ainda que a modalidade tradicional de pagamento em até três vezes sem juros conforme a placa do veículo continua em vigor em Santa Catarina.

Os municípios que fazem parte do Conder participaram na última semana de um evento onde confirmaram adesão ao programa “Penso, Logo Destino” do Instituto do Meio Ambiente. O objetivo da ação é conscientizar a sociedade para o descarte correto dos resíduos sólidos. A ação integra a participação das administrações municipais, órgãos do governo, entidades gestoras, comerciantes e população em geral. Uma das atividades já realizadas recentemente pelo órgão foi a recolha de lâmpadas fluorescentes, onde na oportunidade mais de 40 mil foram recolhidas nos municípios do Extremo Oeste.

O Dnit informou que vai bloquear totalmente a BR-163 na tarde desta sexta-feira. A ação vai acontecer às três horas da tarde nos quilômetros 88 e 200, nas proximidades da comunidade de Linha Daltro Filho, no interior de Guaraciaba e próximo à rotatória de acesso ao município de Anchieta. Nos locais, as equipes vão executar serviços de detonações de rochas. Conforme o órgão, o bloqueio será nos dois sentidos da rodovia e deve seguir sem qualquer trânsito por até duas horas. Segundo o DNIT, a interdição visa dar maior garantia aos condutores e trabalhadores que estarão no local.

A detonação de rochas faz parte do cronograma de trabalhos do DNIT para adequação da capacidade da BR-163. De acordo com o departamento, essas ações visam a execução de acessos, viadutos, ruas laterais e demais serviços pertinentes. O órgão informou ainda que em caso de chuva intensa ou outras condições climáticas desfavoráveis aos trabalhos, a programação será suspensa e remarcada em uma nova data, sendo novamente informada aos motoristas aqui na Peperi FM, 99 vírgula nove e pelas plataformas digitais da Rede Peperi de

Comunicação.

A unidade central de Saúde de São Miguel do Oeste não terá atendimento nesta sexta-feira pela parte da manhã. A informação é da secretária de Saúde, DAIANA SIRTOLI. De acordo com ela, a farmácia de referência municipal também estará com suas portas fechadas na ocasião. Conforme ela, o motivo é uma manutenção na rede elétrica do local. A expectativa é que o atendimento volte ao normal na parte da tarde em todos os setores. DAIANA destacou ainda que qualquer encaminhamento deve ser feito até o final da tarde de hoje, ou amanhã no período da tarde. Ela cita ainda que dessa forma, a vacinação contra Covid-19 também será realizada apenas na parte da tarde nesta sexta-feira.

O Hospital Regional de São Miguel do Oeste permanece nesta quinta-feira com três internações na ala Covid. Ao todo, são dois pacientes na UTI e um na enfermaria. Já o município registrou três novos casos da doença. Outros sete moradores entraram para a lista de recuperados. Dessa forma, 25 pessoas estão com o vírus ativos e outras 70 seguem sendo monitoradas por apresentarem quadro gripal. Nenhum morador de São Miguel do Oeste está internado em decorrência da Covid-19 nesta quinta-feira.

Conforme divulgado agora pouco no bloco estadual do Globo em Foco, a região Extremo Oeste apresenta os maiores índices de dengue nesse começo de ano no estado de Santa Catarina. Próximo de São Miguel do Oeste, as piores situações são registradas nos municípios de Romelândia e Belmonte. Conforme o prefeito de Romelândia, JUAREZ FURTADO, a situação é extremamente preocupante no município. De acordo com ele, nesta quarta-feira foi realizada uma reunião com todos os órgãos de saúde, tanto local, regional e estadual, onde foram debatidas medidas e ações para conter o aumento expressivo de casos e focos da doença no município.

Tanto o município, quanto o estado catarinense estão fazendo sua parte, porém, a população também precisa colaborar para que a situação volte ao normal em relação à dengue. A declaração é do prefeito de Romelândia, JUAREZ FURTADO. Segundo ele, é fundamental que os moradores permitam que os profissionais da Saúde entrem nos terrenos e verifiquem a situação do imóvel. Ele destacou que em situações irregulares, os proprietários serão avisados e caso o problema persista, os mesmos serão multados. FURTADO citou que atualmente já são 180 casos confirmados da doença em Romelândia e mais de 40 focos e por isso todo o cuidado é fundamental.

O governo de Santa Catarina tem 90 dias para iniciar as obras de melhorias no prédio do Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste. A determinação ocorreu após o Ministério Público de Santa Catarina conseguir uma liminar cobrando que o estado realize reformas urgentes no espaço, além de regularizar a sala de necropsia. A ação civil pública foi ajuizada pela quarta promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste e prevê que as obras sejam concluídas no prazo máximo de um ano a contar deste mês. Para a promotoria, o prédio do IML está em condição insalubre e indigna de funcionamento.

A decisão de ingressar com uma liminar cobrando providências do estado em relação as instalações do IML ocorreu após uma visita técnica realizada em novembro do ano passado ainda. Segundo a promotora de Justiça, MARCELA FERNANDES, na ocasião foram verificados danos no telhado, onde em dias de chuva facilitam o alagamento do prédio, bem como, estragos nos equipamentos de informática. Também foram encontrados mofo no teto e nas paredes. A promotora verificou ainda que a sala de necropsia está em desacordo com as normas sanitárias, além de diversas outras irregularidades no prédio.

O problema nas instalações do Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste existem há quase dois anos. De acordo com a promotora de Justiça, MARCELA FERNANDES, em junho de 2020 o Instituto Geral de Perícias já havia recomendado uma reforma no espaço. Conforme ela, nesse extenso período, nenhuma medida concreta ou de execução foi tomada por parte do governo estadual, tornando-se fundamental o ajuizamento da ação cível pública. Para a promotora, MARCELA FERNANDES, as obras trarão condições dignas de trabalho aos profissionais. A decisão é passível de recurso.

As obras de recuperação que estão sendo executadas ao longo da SC-163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga devem ser concluídas em maio desse ano. A projeção é do coordenador regional de Infraestrutura no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO. Conforme ele, a expectativa inicial era que os trabalhos fossem concluídos na primeira quinzena de abril, porém, houve um problema na fábrica de asfalto, o que acabou paralisando as obras temporariamente e atrasando o cronograma inicial. De acordo com BILIBIO, ao todo, serão feitas ações de melhoria ao longo dos 32 quilômetros de extensão da rodovia que liga os dois municípios.

O Estado de Santa Catarina vai investir oito milhões de reais no trabalho executado na SC-163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga. A informação é do coordenador regional de Infraestrutura no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO. Segundo ele, a ação é de curto prazo e tem como objetivo principal tornar a rodovia mais segura e eliminar os trechos em péssimas condições. Ele destacou que o trabalho é emergencial e paliativo até que uma revitalização completa de fato ocorra no trecho entre os dois municípios. ELISEU BILIBIO citou ainda que o governo estadual também está em fase de licitação de uma empresa para fazer o projeto de toda a rodovia, ou seja, de São Miguel do Oeste a Itapiranga, contemplando ainda os municípios de Descanso e Iporã do Oeste.

A ideia do governo estadual é fazer a pavimentação de concreto na SC-163 entre São Miguel do Oeste e Itapiranga. O lembrete é do coordenador regional de Infraestrutura no Extremo Oeste, ELISEU BILIBIO. Ele frisou que com esse material, a garantia de durabilidade será de 20 anos, reduzindo dessa forma os custos de manutenção na rodovia. Já em relação a SC-283 entre Itapiranga e Mondaí, ele salientou que o projeto para definição do investimento também já foi autorizado. ELISEU BILIBIO disse ainda que o asfalto da fronteira entre Itapiranga e Tunápolis é outra demonstração clara do governo catarinense em melhorar as rodovias da região Extremo Oeste.

A Casan de São Miguel do Oeste segue realizando obras de melhorias em todo o seu sistema de operação no município. A informação é do chefe da empresa, RODRIGO BORGUETTI. Conforme ele, o objetivo principal é prestar um serviço de qualidade ainda maior aos consumidores e resolver de vez o problema da falta de água. De acordo com ele, nesta semana, a companhia recebeu uma quantidade expressiva de tubos para executar um serviço essencial no Rio das Flores. Segundo BORGUETTI, ao todo, foram 50 carretas carregadas de tubulações que chegaram ao município e que serão usadas nesse trabalho que deve iniciar nas próximas semanas.

A Casan de São Miguel do Oeste pretende promover uma ampliação significativa no volume da captação de água no Rio das Flores. A afirmação é do chefe operacional da empresa, RODRIGO BORGUETTI. Ele destacou que a nova tubulação que será instalada no local terá 400 milímetros de diâmetro e vai proporcionar uma captação muito superior à atual. Ele explicou que o objetivo é que a água bruta coletada no Rio das Flores seja encaminhada com uma maior vazão para o Rio Camboim. Ao todo, serão 12 vírgula quatro quilômetros de extensão da nova tubulação entre os dois rios.

A Casan de São Miguel do Oeste está investindo cerca de 10 milhões de reais apenas na nova tubulação que será instalada entre o Rio das Flores e o Rio Camboim. A declaração é do chefe operacional da empresa, RODRIGO BORGUETTI. Ele salientou que o valor total de investimento será maior ainda visto a contratação de uma empresa terceirizada para executar de fato os trabalhos. Ele explicou que atualmente são retirados do Rio das Flores oito milhões de litros por dia e após a conclusão da obra, o volume vai saltar para 20 milhões de litros ao dia, quase triplicando a capacidade diária.

O problema da falta de água em São Miguel do Oeste será resolvido quase que na sua totalidade após o aumento da captação de água bruta no Rio das Flores. A garantia é do chefe da Casan no município, RODRIGO BORGUETTI. Ele esclareceu que após a conclusão dos trabalhos, o desabastecimento que afeta os moradores em várias épocas do ano não vai mais praticamente existir.

RODRIGO BORGUETTI disse ainda que a expectativa é que a obra esteja concluída até o final deste ano em São Miguel do Oeste.

Uma briga de casal acabou movimentando a Polícia Militar de Modelo na noite de ontem. O fato foi no interior do município. No local, a guarnição foi informada que uma mulher estava trancada no quarto com seu filho de 11 anos e que havia sido agredida pelo seu companheiro. A vítima relatou que quando chegou em casa percebeu que seu marido havia ingerido bebida alcóolica e que ao entrar no quarto foi ameaça de morte pelo mesmo. Ela contou ainda que foi empurrada pelo homem e para se defender utilizou uma sacola de viagem. A mulher disse que já foi agredida outras vezes pelo marido. Já o homem contou que a mulher estava nervosa e tentou lhe agredir, momento em que a empurrou para se defender. Ele apresentou áudios para a Polícia onde constam xingamentos racistas por parte da mulher. Diante dos fatos, eles foram conduzidos para o hospital e após para a delegacia de polícia.

A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira prendeu na tarde de ontem um homem pelo crime de descaminho. O fato foi na BR-280, no distrito de Idamar. No local, as guarnições tentaram abordar um Corsa do próprio município, porém, a ordem não foi acatada e o condutor tentou fugir do local, colidindo em um estabelecimento comercial próximo. Ele ainda entrou em uma área de mata, porém, foi preso logo em seguida. No automóvel, os policiais encontraram 158 garrafas de vinho argentino sem os devidos trâmites aduaneiros. O valor da carga foi avaliada em 46 mil e 500 reais. Diante dos fatos, o motorista de 29 anos foi preso em flagrante e conduzido para a Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.