-TAXA SELIC CHEGA À QUASE 12 POR CENTO E CONFIRMA MAIOR ALTA EM CINCO ANOS
-CATARINENSES PODERÃO PARCELAR IPVA E MULTAS EM ATÉ 12 VEZES
-SAÚDE DE TUNÁPOLIS ALTERA O ATENDIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA A PARTIR DE HOJE
-CAESP/APAE CAMINHO DE LUZ RETOMA ATIVIDADES DOS ENCONTROS TERAPÊUTICOS
-NOTA TÉCNICA DO ESTADO ORIENTA SOBRE USO DE MÁSCARAS EM UNIDADES DE SAÚDE
-AUMENTO DE CASOS DE EXIBICIONISMO DE MOTOCICLISTAS PREOCUPA A POLÍCIA RODOVIÁRIA
-COMANDANTE DIZ QUE A COMUNIDADE PODE DENUNCIAR FLAGRANTES DO GÊNERO
-CAMINHÃO DO EXÉRCITO CAI EM RIBANCEIRA E DEIXA TRÊS MORTOS
O tempo na região Extremo Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
A Coreia do Sul registrou nesta quinta-feira um novo recorde diário de casos de Covid-19, com mais de 620 mil infecções. As autoridades alegam que o país está perto do pico da onda de contágios provocada pela variante Ômicron. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, a Coreia do Sul é o país com mais casos registrados nos últimos sete dias no mundo, com quase dois milhões e meio de contágios, seguido pelo Vietnã com quase dois milhões de contágios. Os 621 mil casos registrados nesta quinta-feira representam o maior número de registros em 24 horas na Coreia do Sul desde o início da pandemia. Apesar do aumento, os casos graves e mortes permanecem em níveis reduzidos no país.
O Alto-Comissariado da Organização das Nações Unidas para Direitos Humanos informou nesta quarta-feira que 726 civis morreram e mil 174 ficaram feridos nos 20 primeiros dias de guerra na Ucrânia, incluindo apenas os casos que foram verificados. Entre os óbitos atestados, há 104 mulheres e 52 crianças, enquanto no balanço de feridos são 77 mulheres e 63 menores de idade. Foram verificadas ainda 186 mortes nas áreas pró-Rússia e nas controladas pelo governo da Ucrânia. Os demais 540 óbitos foram nas áreas sob o comando de Kiev no resto do país. A agência da ONU acredita ainda que o número de mortes deve ser maior ainda.
A Corte Internacional de Justiça em Haia, nos Países Baixos, decidiu nesta quarta-feira que a Rússia deve suspender imediatamente as operações militares na Ucrânia. O veredito pede ainda a retirada de tropas militares e a adoção de medidas urgentes para que a disputa não seja agravada. A ordem é obrigatória sob a lei internacional e caso seja ignorada pela Rússia, o país ficará mais isolado ainda. A decisão foi adotada por 13 votos a favor e dois contra, sendo da própria Rússia e da China. A Rússia tem uma semana para apresentar ao tribunal as ações que tomará para cumprir as medidas.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou em entrevista exibida nesta quarta-feira que a Petrobras "não colabora com nada" e que, por ele, a empresa estatal "poderia ser privatizada hoje". BOLSONARO tem feito críticas à Petrobras em meio aos reajustes nos preços dos combustíveis. Após o aumento, em algumas regiões do país o litro de gasolina está custando oito reais. O presidente ressaltou ainda que não têm poderes na estatal para decidir sobre os preços, porém, admitiu que poderá demitir o presidente da empresa. Já o presidente da Petrobras, JOAQUIM SILVA E LUNA disse que não vai pedir demissão do cargo.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe vai iniciar no dia quatro de abril em todo o país. A meta é imunizar cerca de 76 milhões e meio de pessoas até o dia três de junho. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde. A campanha nacional será em duas etapas, sendo entre quatro de abril e dois de maio para idosos e trabalhadores da saúde e entre três de maio e três de junho para crianças de seis meses até quatro anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e demais grupos prioritários.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na noite de ontem por unanimidade, elevar a taxa Selic de 10 vírgula 75 por cento ao ano para 11 vírgula 75 por cento ao ano, resultando no aumento de um ponto percentual. Esse é o nono aumento consecutivo na taxa e com isso, a Selic alcançou o maior nível em cinco anos, quando na época estava em 12 vírgula 25 por cento ao ano. Antes desse ciclo de altas, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a Selic tinha ficado estacionada no mínimo histórico de dois por cento ao ano. Projeções indicam que a taxa deve subir ainda mais, ficando em 12 e meio por cento em maio e 12 vírgula 75 por cento em junho, seguindo dessa forma até o final de 2022. O aumento da taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para enfrentar a inflação.
Santa Catarina já registra mais de 500 casos de dengue em 2022. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde a maior incidência está na região Oeste, que concentra aproximadamente 87 por cento dos casos autóctones de todo o estado. No total, 119 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Na comparação com 2021, houve um aumento superior a 10 por cento. Outros 26 municípios, sendo pelo menos quatro deles já registram mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. Na região, os municípios nessa condição são Belmonte e Romelândia.
A temporada de verão em Santa Catarina registrou aumento no número de afogamentos em praias e lugares privados. Em áreas de água salgada, 19 pessoas se afogaram, sendo três a mais do que na temporada do ano passado. Já em locais de água doce houve 23 afogamentos, número que se manteve igual ao da última temporada. Segundo os dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, os homens foram as principais vítimas durante a alta temporada. Ao todo, 39 homens e três mulheres morreram afogados no Estado e a média de idade das vítimas é de 31 anos. Já as mortes por afogamentos em áreas particulares cresceram 180 por cento em relação a temporada de 2021.
Depois de dois anos sancionada, a lei que permite o parcelamento do IPVA e das multas de trânsito em Santa Catarina foi enfim regulamentada pelo governo do Estado. Em publicação no Diário Oficial do Estado, a secretaria de Fazenda definiu como vai funcionar o pagamento nos cartões de débito e crédito. Pelo novo decreto, "os débitos decorrentes do IPVA, das multas aplicadas e dos demais débitos relativos ao veículo poderão ser pagos à vista, por meio de cartão de débito, ou parcelados, por meio de cartão de crédito, em até 12 vezes, com a imediata regularização da situação do veículo. Instituições de crédito poderão se credenciar junto ao Estado para efetivar os pagamentos. Os juros e encargos relativos à operação pelo cartão vão ser pagos pelo contribuinte. O estado informou ainda que a modalidade tradicional de pagamento em até três vezes sem juros conforme a placa do veículo continua em vigor em Santa Catarina.
-SAÚDE DE TUNÁPOLIS ALTERA O ATENDIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA A PARTIR DE HOJE
-PREFEITO E VICE DE SANTA HELENA BUSCAM RECURSOS NA CAPITAL DO ESTADO
-CAESP/APAE CAMINHO DE LUZ RETOMA ATIVIDADES DOS ENCONTROS TERAPÊUTICOS
-NOTA TÉCNICA DO ESTADO ORIENTA SOBRE USO DE MÁSCARAS EM UNIDADES DE SAÚDE
-AUMENTO DE CASOS DE EXIBICIONISMO DE MOTOCICLISTAS PREOCUPA A POLÍCIA RODOVIÁRIA
-COMANDANTE DIZ QUE A COMUNIDADE PODE DENUNCIAR FLAGRANTES DO GÊNERO
A Secretaria da saúde de Tunápolis altera o atendimento na atenção básica a partir de hoje. O serviço será prestado no mesmo sistema que ocorria antes da pandemia, com duas unidades de saúde. Com os casos de Covid controlados e com aumento na demanda de outras doenças, em especial a Dengue, foi decidido colocar fim a protocolos específicos ao Coronavírus. A secretária da Saúde, enfermeira ROSELI BONAVIGO explica que as equipes voltam ao sistema tradicional, para possibilidade de serviços que deixaram de ser realizados durante a pandemia. Algumas atividades em grupos e também exames de rotina terão maior atenção a partir desta quinta-feira nas unidades um e dois. ROSELI diz que a divisão dos pacientes em cada micro área facilita a organização dos trabalhos e melhor atendimento aos munícipes.
A Secretária da Saúde de Tunápolis ressalta que o município possui equipes completas com médicos, enfermeiras, técnicas em enfermagem, dentistas e outros profissionais que permitem atendimento amplo aos munícipes. ROSELI BONAVIGO reconhece que no momento a maior preocupação na saúde de Tunápolis é com a Dengue. Já são 14 casos confirmados da doença em um total de 30 notificações. A preocupação aumenta com a proximidade de outros municípios que enfrentam problemas graves com a Dengue. A secretária alerta que este é o momento da população contribuir, especialmente nos cuidados das pessoas que já confirmaram a doença e também no controle do mosquito transmissor da Dengue.
Unidades de saúde seguem com uso de máscara para reduzir riscos de contaminações. Pessoas com sintomas de Covid possuem recomendação especial para a proteção facial. Segundo a Secretária da Saúde de Tunápolis, o decreto do Governo Estadual, que torna facultativo o uso de máscara, possui uma observação para maior cuidado em unidades de saúde. Segundo ROSELI BONAVIGO, por se tratar de um ambiente contaminado, as pessoas devem permanecer com a máscara facial. Ressalta que o objetivo é se proteger e proteger as demais pessoas que buscam atendimento médico. A enfermeira considera relevante este cuidado em momento de redução de casos, mas ainda com registros da Covid de maneira frequente.
Prefeito e Vice de Santa Helena buscam recursos na capital do Estado. BLÁSIO IVO HICKMANN, acompanhado do vice-prefeito do município, realiza importante viagem à Florianópolis nesta semana. HICKMANN destaca que o principal objetivo é fazer o encaminhamento de vários pedidos de recursos, inclusive já com algumas sinalizações de atendimento. Ele destaca que a viagem se faz necessária para o cumprimento de algumas agendas em instituições do estado para lembrar as autoridades sobre algumas emendas pleiteadas anteriormente. Esses contatos são importantes na avaliação do prefeito BLÁSIO HICKMANN, pois fortalecem vínculos no meio político, que vem ao encontro das necessidades da comunidade de Santa Helena.
O prefeito de Santa Helena observa que se a prefeitura fosse trabalhar somente com recursos que o município arrecada, dificilmente conseguiria realizar grandes ações em favor da população. Os recursos obtidos na viagem, com visitas aos deputados e setores do Governo do Estado, são importantes para investimentos e melhora estrutural do município. BLÁSIO HICKMANN destaca que os administradores públicos não podem ficar aguardando sentados na cadeira da prefeitura e que precisam ir ao encontro dos recursos financeiros junto aos representantes maiores que ajudaram a eleger, batendo de porta em porta para pedir auxílios e assim melhorar a qualidade de vida da população nos municípios.
As obras na Rua Santa Catarina em São João do Oeste seguem em andamento. De acordo com a Engenheira Responsável, GRAZIELA KERKHOFF, o início das obras foi há duas semanas e os trabalhos se concentram na escavação para a remoção de toda a pavimentação danificada existente no local. A Engenheira destaca que também já foram iniciados os trabalhos na parte da drenagem da rua, para posterior colocação da base com rachão de brita graduada e posteriormente à capa asfáltica. GRAZIELA destaca que após a conclusão de toda essa parte da pavimentação, também serão refeitos os passeios dos dois lados da rua, dentro dos padrões de acessibilidade. Ela destaca que vários postes de energia elétrica precisaram ser recolocados, pois estavam em locais inapropriados e dificultando que o projeto atendesse a exigência de calçadas acessíveis.
A Engenheira observa que essa é uma obra relativamente grande no município de São João do Oeste, enaltecendo que a administração precisa contar com a colaboração dos moradores durante todas as etapas dos trabalhos, pois ela causa alguns transtornos como a paralisação do trânsito em alguns momentos e a presença de lama em dias de chuva. GRAZIELA KERKHOFF lembra que é preciso pensar no resultado final, com a entrega de uma obra de qualidade, muito bem feita e dentro dos padrões e normas legais, que vai beneficiar toda a comunidade. A empresa vencedora da licitação que está executando o projeto é do município de São Miguel do Oeste. Os recursos, no valor total de um milhão 300 mil reais, são provenientes de emendas parlamentares e do próprio caixa da prefeitura. A previsão é de que a obra seja concluída em até sete meses.
O CAESP/APAE Caminho de Luz retoma atividades dos encontros terapêuticos. A informação é da psicóloga TÂNIA DALLA VECCHIA FERRO. De acordo com ela, o grupo foi reformulado após uma pausa nos encontros por causa da pandemia. A atividade será retomada na tarde de hoje, a partir das 14h, na sede do CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste. O público-alvo do encontro terapêutico são as mães dos educandos, cuidadoras, irmãs, cunhadas e também as novas voluntárias que tem interesse em fazer parte do quadro de amigas do grupo. TÂNIA destaca que o encontro terapêutico acontecerá mensalmente sempre em dias previamente marcados, nas dependências da escola especial. O objetivo da atividade com o grupo é de proporcionar a socialização, interação e troca de experiências, além de promover a integração entre a escola, família e a comunidade com momentos especiais de troca de reflexão, lazer e novas amizades.
O grupo terapêutico visa também desenvolver atividades educacionais inclusivas, tornando as pessoas capazes de reconhecer e aceitar o outro com suas diferenças, priorizando a solidariedade humana, o respeito e a inclusão das pessoas especiais. A psicóloga TÂNIA DALLA VECCHIA FERRO destaca a importância das atividades, pois durante a troca de experiências também acontece um momento de descontração, fazendo com que os participantes se sintam bem, saindo um pouco do cotidiano, renovando a motivação e a criatividade. TÂNIA destaca que no decorrer do ano, diferentes profissionais vão trabalhar nos encontros terapêuticos mensais, como a assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e fonoaudióloga, trabalhando assuntos dentro de suas áreas de especialidade. As atividades dos encontros terapêuticos serão encerradas no mês de novembro com um levantamento de tudo o que as participantes aprenderam durante o ano.
Nota Técnica do Estado orienta sobre uso de máscaras em Unidades de Saúde. A informação é da enfermeira e coordenadora do Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste, JÉSSICA MOLINETI. A profissional destaca que uma Nota Técnica publicada pelo Governo do Estado de Santa Catarina trata sobre o uso de máscaras nas instituições de saúde. De acordo com ela, no último sábado foi publicado um Decreto que desobriga o uso de máscaras em alguns locais, no entanto, a referida Nota Técnica orienta que todos os serviços de saúde devem exigir o uso do item, inclusive nas áreas de longa permanência para idosos nos hospitais e laboratórios, para não haver a disseminação do Coronavírus, levando em conta que esses locais possuem grande circulação de pessoas positivadas para a Covid-19 que procuram atendimento.
Com base na Nota Técnica, JÉSSICA MOLINETI destaca agora que todos ao adentrar qualquer Unidade de Saúde, devem usar o acessório de proteção. A enfermeira e coordenadora do Hospital Santa Casa Rural, JÉSSICA MOLINETI, observa que a máscara protege também contra outras doenças respiratórias e possui um ótimo custo-benefício. Ela destaca que a população do município de São João do Oeste sempre acatou as orientações para o uso do acessório. Nos últimos meses o Hospital vive uma situação mais tranquila em relação aos atendimentos de pacientes com Covid, no entanto, o aumento dos casos de dengue tem preocupado as autoridades de saúde. Ela orienta a população a olhar ao redor de suas casas para verificar e eliminar locais com água parada, pois cada um fazendo a sua parte será possível superar esse momento preocupante vivido em toda a região.
A Polícia Militar Rodoviária trabalha constantemente na prevenção de acidentes, na repressão das infrações e dos crimes de trânsito e de fronteira na região. De acordo com o comandante da terceira companhia da Polícia Militar Rodoviária, major DEIBER HAEFLIGER, os índices de acidentes e de óbitos nas rodovias preocupam a corporação, pois continuam ocorrendo sem diminuição. Ele observa que a Polícia tem percebido muitos casos em que o condutor se evade do local para se eximir de sua responsabilidade, o que demanda posteriormente por um trabalho de investigação para apurar o acidente. Outra situação bastante corriqueira está relacionada aos condutores que são submetidos a exame de alcoolemia, resultando em um índice alto de condutores envolvidos em acidentes com indícios de terem ingerido bebida alcoólica antes de pegar a direção.
O comandante cita alguns fatores que contribuem para a gravidade dos acidentes, como o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante. Ele acredita que falta conscientização das pessoas sobre a legislação, visto que não há tolerância para condutores que são flagrados embriagados. Casos de pessoas menores de idade conduzindo veículos também tem sido motivo de preocupação para a Polícia Militar Rodoviária. O major DEIBER HAEFLIGER destaca que para conduzir um veículo, o motorista tem que cumprir alguns requisitos, como ser maior de idade e ter passado pela auto-escola para aprendizagem da direção e estudo da legislação de trânsito. O comandante da terceira companhia da Polícia Militar Rodoviária também destaca outro tipo de ocorrência que vem sendo bastante registrada na região, que são casos de motociclistas se exibindo com a prática de rachas e empinando as motocicletas, principalmente na região de Itapiranga.
O major HAEFLIGER cita que há alguns dias, a corporação recebeu um vídeo de um condutor da região Oeste que dirigia uma motocicleta deitado sobre ela e em excesso de velocidade. Ele destaca que atitudes como essa caracterizam um crime de trânsito e enaltece a importância das pessoas denunciarem casos como esse. Em relação aos crimes de contrabando e descaminho, DEIBER HAEFLIGER destaca que eles tiveram um salto, passando de três para oito milhões de reais em mercadorias apreendidas no ano passado nas rodovias da região Oeste.
-CAMINHÃO DO EXÉRCITO CAI EM RIBANCEIRA E DEIXA TRÊS MORTOS
-POLÍCIA MILITAR APREENDE VEÍCULO CARREGADO COM VINHO ILEGAL NA FRONTEIRA
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que nesta sexta-feira, às 15 horas, haverá interdição total da rodovia BR 163 em Guaraciaba. O ponto da interdição fica nos quilômetros 88 e 200 da rodovia, próximo à comunidade da Linha Daltro Filho e à rotatória de acesso ao município de Anchieta. No local, as equipes do DNIT irão executar a operação de detonação de rochas. O bloqueio ocorrerá nos dois sentidos da BR-163. O tempo estimado para realização da detonação e limpeza da pista é de aproximadamente duas horas, mas poderá ser concluído em menor tempo. A interdição serve para garantir segurança da operação para usuários e trabalhadores. A detonação de rochas faz parte do cronograma de trabalhos para adequação de capacidade da BR-163, onde o DNIT executa acessos, viadutos, ruas laterais, entre outros serviços. A operação será suspensa em caso de chuva ou outras condições climáticas desfavoráveis.
Em mais uma ação da Operação Hórus, a Polícia Militar apreendeu um veículo carregado com vinho, na BR-280, em Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada na tarde de ontem. Na tentativa de abordagem a um carro Corsa de cor prata, com placas de Dionísio Cerqueira, o condutor tentou fugir e acabou colidindo em outro carro que estava estacionado em um estabelecimento comercial. Logo após, o homem ainda tentou fugir a pé se escondendo em meio à mata, mas foi preso logo em seguida. O carro estava carregado com 158 garrafas de vinho, oriundos da Argentina, sem os devidos trâmites aduaneiros. O valor dos bens apreendidos foi avaliado em aproximadamente 46 mil reais. O homem de 29 anos foi preso em flagrante delito e conduzido juntamente com a mercadoria e o veículo para a Receita Federal.
Um acidente na manhã de ontem, envolvendo um caminhão do Exército deixou três mortos e 39 feridos. As vítimas deste acidente foram: ALEX CARVALHO DA CRUZ, 20 anos; DIOGO FELIPE VEIGA, 18 anos e ALEXANDRE DA SILVA REGINALDO, 19 anos. O veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 20 metros que fica em uma área de mata entre Blumenau e Indaial, no Vale do Itajaí. O Corpo de Bombeiros informou que 44 pessoas estavam no caminhão, sendo 41 na parte de trás e três na cabine. Dos 39 feridos, seis ficaram em estado grave. Segundo o vigésimo terceiro Batalhão de Infantaria, três militares morreram. Foram encaminhados 27 feridos ao Hospital Santo Antônio, alguns em estado grave, segundo a assessoria da unidade de saúde. Outras 12 vítimas foram levadas ao Hospital Santa Isabel. Uma delas passou por uma cirurgia de urgência e está na UTI. As demais seguem em observação.
A Polícia Militar atendeu um acidente de trânsito que ocorreu na rodovia SC-161, na linha Água Azul, em Romelândia. Este fato ocorreu na tarde de ontem. Foi uma queda de motocicleta. O condutor da moto Harley-Deividson, placa Mercosul/Brasil, um homem de 49 anos, apresentava escoriações pelo corpo, corte lacerante e suspeita de fratura na perna direita. Segundo relato de populares, a vítima colidiu com uma pedra que estava no meio da rodovia, ocasionando a sua queda. Depois da limpeza dos ferimentos, o homem foi conduzido para o Pronto Atendimento de Romelândia, para reavaliação médica.
As equipes do Sara-Saer/Fron realizaram a transferência de um homem para o hospital de Chapecó, após um grave acidente de trânsito na tarde de ontem, em Pinhalzinho. A colisão entre uma moto e um caminhão ocorreu por volta das 16h20, no centro da cidade. De acordo com informações dos socorristas que atenderam a ocorrência, a vítima de 40 anos, estava consciente e desorientada, foi resgatada com diversos ferimentos pelo corpo e encaminhada ao Hospital da cidade. Por apresentar suspeita de trauma cranioencefálico e por conta da gravidade dos ferimentos, o homem precisou ser intubado e posteriormente foi transferido pelas equipes do Sara-Saer/Fron para o Hospital Regional do Oeste em Chapecó, onde permanece internado.