-TAXA SELIC CHEGA À QUASE 12% E CONFIRMA MAIOR ALTA EM CINCO ANOS
-CATARINENSES PODERÃO PARCELAR IPVA E MULTAS EM ATÉ 12 VEZES
-SEMAE REALIZA ANÁLISE DE DADOS SOBRE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS NA ÁGUA
-SÃO JOSÉ DO CEDRO DEVE RECEBER R$ 2 MILHÕES EM EMENDAS IMPOSITIVAS
-PREFEITURA VAI LICITAR EMPRESA QUE FARÁ CONSTRUÇÃO DA RUA COBERTA
-DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA GERA DÚVIDAS NOS AGRICULTORES
-SEMINÁRIO DO CONDER DEBATE LICENÇA AMBIENTAL AUTODECLARATÓRIA
-BR-163 TERÁ PONTO DE INTERDIÇÃO TOTAL AMANHÃ EM GUARACIABA
-HOMEM TENTA FUGIR, BATE CARRO CARREGADO DE VINHO E ACABA PRESO
-PM ESCLARECE ÁUDIO SOBRE CASOS DE INVASÕES A CASAS NA REGIÃO
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado em quatro centavos.
A Coreia do Sul registrou nesta quinta-feira um novo recorde diário de casos de Covid-19, com mais de 620 mil infecções. As autoridades alegam que o país está perto do pico da onda de contágios provocada pela variante Ômicron. De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, a Coreia do Sul é o país com mais casos registrados nos últimos sete dias no mundo, com quase dois milhões e meio de contágios, seguido pelo Vietnã com quase dois milhões de contágios. Os 621 mil casos registrados nesta quinta-feira representam o maior número de registros em 24 horas na Coreia do Sul desde o início da pandemia. Apesar do aumento, os casos graves e mortes permanecem em níveis reduzidos no país.
O Alto-Comissariado da Organização das Nações Unidas para Direitos Humanos informou nesta quarta-feira que 726 civis morreram e mil, 174 ficaram feridos nos 20 primeiros dias de guerra na Ucrânia, incluindo apenas os casos que foram verificados. Entre os óbitos atestados, há 104 mulheres e 52 crianças, enquanto no balanço de feridos são 77 mulheres e 63 menores de idade. Foram verificadas ainda 186 mortes nas áreas pró-Rússia e nas controladas pelo governo da Ucrânia. Os demais 540 óbitos foram nas áreas sob o comando de Kiev no resto do país. A agência da ONU acredita ainda que o número de mortes deve ser maior ainda.
A Corte Internacional de Justiça em Haia, nos Países Baixos, decidiu nesta quarta-feira que a Rússia deve suspender imediatamente as operações militares na Ucrânia. O veredito pede ainda a retirada de tropas militares e a adoção de medidas urgentes para que a disputa não seja agravada. A ordem é obrigatória sob a lei internacional e caso seja ignorada pela Rússia, o país ficará mais isolado ainda. A decisão foi adotada por 13 votos a favor e dois contra, sendo da própria Rússia e da China. A Rússia tem uma semana para apresentar ao tribunal as ações que tomará para cumprir as medidas.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou em entrevista exibida nesta quarta-feira que a Petrobras "não colabora com nada" e que, por ele, a empresa estatal "poderia ser privatizada hoje". BOLSONARO tem feito críticas à Petrobras em meio aos reajustes nos preços dos combustíveis. Após o aumento, em alguns regiões do país o litro de gasolina está custando oito reais. O presidente ressaltou ainda que não tem poderes na estatal para decidir sobre os preços, porém, admitiu que poderá demitir o presidente da empresa. Já o presidente da Petrobras, JOAQUIM SILVA E LUNA disse que não vai pedir demissão do cargo.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe vai iniciar no dia quatro de abril em todo o país. A meta é imunizar cerca de 76 milhões e meio de pessoas até o dia três de junho. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde. A campanha nacional será em duas etapas, sendo entre quatro de abril e dois de maio para idosos e trabalhadores da saúde e entre três de maio e três de junho para crianças de seis meses até quatro anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e demais grupos prioritários.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na noite de ontem por unanimidade, elevar a taxa Selic de 10 vírgula 75 por cento ao ano para 11 vírgula 75 por cento ao ano, resultando no aumento de um ponto percentual. Esse é o nono aumento consecutivo na taxa e com isso, a Selic alcançou o maior nível em cinco anos, quando na época estava em 12 vírgula 25 por cento ao ano. Antes desse ciclo de altas, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a Selic tinha ficado estacionada no mínimo histórico de dois por cento ao ano. Projeções indicam que a taxa deve subir ainda mais, ficando em 12 e meio por cento em maio e 12 vírgula 75 por cento em junho, seguindo dessa forma até o final de 2022. O aumento da taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para enfrentar a inflação.
Santa Catarina já registra mais de 500 casos de dengue em 2022. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde a maior incidência está na região Oeste, que concentra aproximadamente 87 por cento dos casos autóctones de todo o estado. No total, 119 municípios catarinenses estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Na comparação com 2021, houve um aumento superior à 10 por cento. Outros 26 municípios, sendo pelo menos quatro deles já registram mais de 300 casos da doença por 100 mil habitantes. Na região, os municípios nessa condição são Belmonte e Romelândia.
A temporada de verão em Santa Catarina registrou aumento no número de afogamentos em praias e lugares privados. Em áreas de água salgada, 19 pessoas se afogaram, sendo três a mais do que na temporada do ano passado. Já em locais de água doce houve 23 afogamentos, número que se manteve igual ao da última temporada. Segundo os dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, os homens foram as principais vítimas durante a alta temporada. Ao todo, 39 homens e três mulheres morreram afogados no Estado e a média de idade das vítimas é de 31 anos. Já as mortes por afogamentos em áreas particulares cresceram 180 por cento em relação a temporada de 2021.
Depois de dois anos sancionada, a lei que permite o parcelamento do IPVA e das multas de trânsito em Santa Catarina foi enfim regulamentada pelo governo do Estado. Em publicação no Diário Oficial do Estado, a secretaria de Fazenda definiu como vai funcionar o pagamento nos cartões de débito e crédito. Pelo novo decreto, "os débitos decorrentes do IPVA, das multas aplicadas e dos demais débitos relativos ao veículo poderão ser pagos à vista, por meio de cartão de débito, ou parcelados, por meio de cartão de crédito, em até 12 vezes, com a imediata regularização da situação do veículo. Instituições de crédito poderão se credenciar junto ao Estado para efetivar os pagamento. Os juros e encargos relativos à operação pelo cartão vão ser pagos pelo contribuinte. O estado informou ainda que a modalidade tradicional de pagamento em até três vezes sem juros conforme a placa do veículo continua em vigor em Santa Catarina.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que amanhã, entre às 15 e 17 horas, haverá interdição total da rodovia BR-163 em Guaraciaba. O ponto da interdição fica no quilômetro 88 da rodovia, próximo à comunidade Linha Daltro Filho e à rotatória de acesso ao município de Anchieta. No local, as equipes do DNIT irão executar detonação de rochas. O bloqueio vai acontecer nos dois sentidos da via. O tempo estimado para realização da detonação e limpeza da pista é de aproximadamente duas horas, mas poderá ser concluído em menor tempo. A operação é suspensa em caso de chuva ou outras condições climáticas desfavoráveis. Para o jornalismo da Rádio Cedro, o Dnit afirmou que essa operação será início de uma série de detonações de rochas nas próximas semanas.
O departamento de Infraestrutura de Anchieta continua trabalhando em estradas íngremes que foram prejudicadas com entulhos arrastados pela forte chuva. Segundo o diretor CLAUDECIR VIEIRA, algumas comunidades rurais registraram cerca de 110 milímetros de chuva num curto espaço de tempo trazendo alguns problemas pontuais. Ele explicou ainda que a equipe está recebendo o apoio da secretaria de Agricultura e de Obras para facilitar os serviços. O diretor destacou ainda que os servidores estão trabalhando aos finais de semana para agilizar as manutenções. VIEIRA afirmou ainda que vários pontos foram danificados, mas todos serão recuperados pelo departamento. Recentemente a equipe encerrou as melhorias na Linha Unida, na sequência os trabalhos serão concentrados na Linha Medianeira. Também foi recuperada a serra na comunidade Taquaruçu. O diretor informou ainda que alguns acessos, como a União da Vitória, serão recuperados.
A Delegacia de Polícia da comarca de São José do Cedro recebeu ontem a entrega oficial de uma nova viatura em um evento em Florianópolis. Outras 41 novas viaturas foram entregues a demais municípios. São José do Cedro foi o único município do extremo-oeste que recebeu o novo veículo. Conforme o delegado SANDRO ZANCANARO, a Polícia Civil possui quatro viaturas, mas que possuem cerca de dez anos de uso. Por isso, foi solicitada a nova viatura. O delegado explicou ainda que a delegacia também abrange Princesa e Guarujá do Sul, sendo assim uma área bastante extensa e com estradas interioranas. O novo modelo de viatura é uma camionete Ranger, facilitando o deslocamento dos policiais. ZANCANARO disse ainda que nenhum dos outros quatros veículos será descartado, tendo em vista que este nova camionete veio para suprir o descarte de uma Blazer algum tempo atrás.
A declaração do Imposto de Renda 2021 tem gerado algumas dúvidas aos agricultores da região extremo-oeste, especialmente em São José do Cedro. Segundo o profissional contador RUDIMAR WINTER, aquele trabalhador rural teve receita acima de 142 mil e 798 reais no ano passado passa ter a obrigatoriedade na prestação de contas à Receita Federal. Aqueles que possuem bens acima de 300 mil reais da mesma forma a declaração é compulsória. Como também daqueles que obtiveram rendas tributáveis, como aluguéis, por exemplo, superiores a 28 mil são obrigados a declarar corretamente o Imposto de Renda. Estes agricultores devem procurar um escritório de contabilidade e prestar todas as informações. Ele lembrou ainda que o prazo encerra neste final de mês. O contabilista comentou também que a Receita Federal faz apuração das notas de comercialização feitas pelas empresas que compraram algum produto da agricultura. Sendo que compradores necessitam prestar contas para o órgão federal, dessa maneira conseguindo chegar aos trabalhadores do campo.
Os produtores rurais devem estar atentos também à organização dos seus documentos e formalizar tudo o que ocorreu durante o ano, incluindo todos os custos e investimentos realizados. Como se arrenda áreas e o pagamento desse arrendamento, que é uma despesa da atividade rural e deve ser informado na Declaração de Imposto de Renda. O contabilista RUDIMAR WINTER, comentou também que neste ano não houve mudanças na declaração do imposto. Com isso, mais contribuintes acabam se enquadrando a cada ano.
Um novo veículo chegou ao município de Palma Sola nas últimas semanas para auxiliar no transporte escolar. O repasse foi feito através do governo do Estado. O ônibus conta com capacidade para 59 passageiros sentados, acessível para estudantes com deficiência e equipado com dispensers de álcool em gel. O valor investido pelo Estado foi de 317 mil reais. O ônibus foi adquirido pela secretaria de Estado da Educação através do Programa Caminhos da Escola, criado para ampliar e padronizar a frota de veículos em todo o Brasil. A secretaria de Estado da Educação trabalha em parceria com a Undime e a Federação Catarinense de Municípios. Pelo acordo, as secretarias municipais de Educação são responsáveis pela gestão das linhas de transporte, enquanto o Estado faz repasses mensais para custeio e manutenção dos ônibus, além de disponibilizar veículos novos. Atualmente o município conta com 11 ônibus disponíveis para o transporte escolar, sendo que o décimo segunda já está sendo licitado.
O Conder, por meio do programa de Gestão Ambiental, realiza na próxima segunda-feira o “Seminário LAC Suinocultura”. O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste a partir das 13 horas e 30 minutos. O público-alvo do encontro são os suinocultores e técnicos dos municípios de abrangência do Consórcio. No encontro será apresentada a Nota Técnica, baseada na alteração do Código Estadual do Meio Ambiente, para renovação de licenciamento ambiental para a atividade de suinocultura através de Licença por Adesão e Compromisso. A LAC é um instrumento onde, de maneira autodeclaratória, o empreendedor ou responsável assegura a adesão e o compromisso do atendimento a critérios e pré-condições estabelecidas para a instalação e funcionamento da atividade ou empreendimento. Dentro desse contexto, todo processo relacionado à renovação de Licença Ambiental de Operação das atividades objeto da Nota Técnica deverão a partir do dia primeiro de abril, utilizar da autodeclaração para os encaminhamentos ambientais.
Neste final de semana vai acontecer o tradicional café colonial no município de Anchieta. O evento faz parte da programação de comemoração aos 59 anos de emancipação político-administrativa do município. Conforme a presidente da Apae IVONE SAMPAIO, o café colonial será servido em dois horários seguidos, sendo entre às 19 e 23 horas. Cada refeição terá uma hora de duração. A presidente lembrou que faziam mais de dois anos que o evento tradicional não era realizado pela escola especial. Ela disse que foram disponibilizados 700 ingressos, mas este montante praticamente está esgotado. Contudo, algumas outras fichas podem ser retiradas junto a Apae. O valor do ingresso para o casal é 30 reais e crianças de até seis anos não pagam. Para maiores desta idade deve ser buscado os valores junto a escola. IVONE destacou ainda que os pratos de refeição foram em grande parte doados pela população de Anchieta. Por isso, a intenção é lucrar cerca de 20 mil reais com esta promoção. Para ela, este montante é de extrema importância para manter os custos em dia.
O município de Anchieta foi sede do segundo Seminário de Turismo da região da Ameosc, promovido pela Associação, por meio do Colegiado de Cultura e Turismo, ontem. A programação, que foi realizada no Centro de Múltiplo Uso, teve exposições de produtos artesanais dos municípios da região e suas rotas turísticas. Mel, cerveja, vinho, cuca, frutas, sementes e queijos foram alguns dos produtos expostos, como também trabalhos manuais como enfeites em biscuit, panos de prato, guardanapos e outros. O presidente da Ameosc IVAN CANCI, também prefeito de Anchieta, fez a abertura oficial destacando a importância da união de esforços para impulsionar o turismo regional que já vem se destacando em Santa Catarina. Ele disse que a programação teve como objetivo conhecer experiências regionais e estaduais para que os municípios do extremo-oeste possam avançar ainda mais. CANCI comentou que foi um momento de catalisação dos processos em curso. Dentro das possibilidades, foi possível preparar um evento com uma programação que trouxesse experiências de fora e da região para evoluir na prática de atrativos turísticos.
Esse foi um momento importante para o turismo da região, fomentando o que já existe e com certeza animando mais os empreendedores, fazendo com que assim, a região desenvolva cada vez mais a rota turística Caminhos da Fronteira. O comentário é da à coordenadora do Colegiado de Cultura e Turismo da Ameosc FERNANDA STAHL, do município de Itapiranga. Para ela, o seminário proporcionou troca de experiências e incentivou os empreendedores regionais do segmento do turismo. No encontro, foi apresentado as potencialidades turísticas de Anchieta e a variedade de pontos turísticos abrigados no Roteiro Turístico Caminhos da Fronteira. O seminário foi encerrado com um tour de cerca de duas horas pelos atrativos turísticos de Anchieta, Cantinho do Sossêgo, Vinha dos Ventos, Birrificio Frisanco, Anchieta Xtreme e Ar Livre Ecoturismo.
Na tarde da última segunda-feira, o município de Guarujá do Sul entregou a ordem de serviço para a empresa vencedora da licitação para execução da obra de pavimentação com pedras irregulares nas ruas do Parque Industrial dois. O evento foi prestigiado e contou com a presença do deputado FABIANO DA LUZ, que foi interlocutor junto ao governo do Estado, para viabilizar um montante de um milhão e 50 mil reais para execução desta obra. O evento de entrega da autorização de início da obra se deu nas imediações do Parque Industrial que receberá esse importante investimento. O vice-prefeito NOÉ BENETTI, comemorou mais uma conquista que vai garantir integralmente a execução da obra sem necessidade de contrapartida de recursos do município. Por sua vez, o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, disse que dessa forma, a partir da pavimentação das ruas, o Parque Industrial se torna um espaço ainda mais atrativo para receber novos empreendimentos, o que proporciona ainda mais investimentos, movimento econômico, geração de emprego e renda em Guarujá do Sul.
A prefeitura de Guarujá do Sul vai licitar uma empresa que fará a construção da Rua Coberta nas proximidades da praça municipal. Segundo o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, o projeto arquitetônico da obra foi apresentado na noite de segunda-feira. Ao todo serão investidos cerca de 750 mil reais. O processo de licitação vai acontecer nas próximas semanas. Para o prefeito, esta obra será um cartão postal para o município. Ele informou ainda que a obra terá cerca de 750 metros quadrados e vai contribuir para o lazer dos moradores e visitantes quando chegarem nas proximidades da praça. WESCHENFELDER afirmou também que a construção vai ocorrer durante este ano em Guarujá do Sul. Cerca de 200 mil deste montante foi assegurado por emenda parlamentar.
Cerca de dois milhões de reais em emendas impositivas foram garantidos pela administração de São José do Cedro durante a viagem do prefeito à Brasília. Segundo o chefe do executivo JOÃO DE ANDRADE, os valores são para várias áreas do setor público, entre elas a saúde e parque de máquinas. Apenas para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas são mais de um milhão de reais. Para o prefeito, a viagem foi bastante proveitosa tendo em vista a dificuldade em conseguir emendas das bancadas federais. Para obter as verbas da União, é necessário que o município realize um projeto para apresentar ao banco federal que avalia a possibilidade de empenhar os valores. Tornando desta maneira o processo mais burocrático. Ele destacou também que nos últimos dois anos as verbas públicas do Estado de Santa Catarina, por intermédio de deputados, têm sido mais ágeis para obter a destinação ao município. ANDRADE citou que isso se deve a representatividade que possui a região oeste na Alesc.
Na viagem a Florianópolis, São José do Cedro também conseguiu valores para serem investidos no lago municipal que está em construção. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, comentou que foram sinalizados cerca de meio milhão de reais para dar início a infraestrutura do lago, sendo este processo o que mais vai exigir investimentos da prefeitura. O recurso também serve para iluminação. Para o prefeito a revitalização do lago foi deixado de lado pela antiga administração em tornar o local de lazer para a população. Por isso, ele lembrou que desde o começo de sua administração esteve trabalhando para dar início a obra. Foram necessários cerca de 400 mil reais para fazer a limpeza do lago que, com as últimas chuvas, já é possível ver os primeiros centímetros de água no lago. Ao todo são mais de 48 mil metros quadrados. JOÃO informou também, sem informar valores, que o município deve receber recursos para infraestrutura.
Num levantamento feito entre os anos 2018 e 2020, apontou que São José do Cedro e outros 27 municípios de Santa Catarina tiveram a água potável contaminada por duas substâncias tóxicas que podem causar doenças crônicas, como câncer, em níveis acima do limite de segurança. O engenheiro Sanitarista do Semae DIEGO SMANIOTTO se disse surpreso com a informação divulgada pela Ong Repórter Brasil. Mas ele destacou que a equipe do Semae está verificando os documentos de análises realizados neste período constatado. O sanitarista afirmou que as substâncias presentes em todo tipo de sistema de fornecimento de água são níquel e nitrato, que em doses maiores que o permitido podem causar os problemas apontados no levantamento. Mas não deixou de mencionar que pode haver, em pequenas quantidades, doses acima do ideal. Contudo, os levantamentos estão sendo realizados com os relatórios mensais daqueles dois anos para apurar a veracidade da situação. O sanitarista destacou ainda que a população de São José do Cedro pode estar tranquila quanto a qualidade da água fornecida pelo Semae.
As análises dos documentos estão sendo feitas pelo Semae juntamente com uma empresa credenciada, tendo em vista que esta empresa possui os resultados necessários ao longo do tempo. Para o engenheiro Sanitarista DIEGO SMANIOTTO, este caso levado a Câmara de Vereadores foi importante com objetivo de esclarecer os fatos precisos. O sanitarista enfatizou que a água fornecida pelo Semae vai continuar sendo de alta qualidade. Ele disse que os resultados serão trazidos ao público após a conclusão dos levantamentos para demonstrar os serviços feitos. O sanitarista disse ainda que, caso houver registro destas substâncias acima da quantidade permitida, o Semae adotará as medidas cabíveis ao caso. DIEGO explicou também que estes produtos são utilizados para purificação da água, sendo que o município é agrícola. Tendo a precipitação, a água da chuva que caiu na propriedade vai para o Rio das Flores e para a estação de tratamento.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste informou que não passa de uma "lenda urbana" a história que circula pelo whatsapp sobre um criminoso que estaria invadindo as casas, armado com uma faca no município. O áudio no qual uma suposta moradora de São Miguel do Oeste alerta uma amiga sobre o perigo do bandido está sendo compartilhado com frequência na cidade. No áudio, a mulher avisa a amiga que "um piazão" está indo nas casas. Segundo ela, o homem "chega se fazendo de coitadinho, pedindo comida, passa por qualquer fresta, entra com faca, assalta e faz o que quer". No áudio, ela conta que já tomou medidas de segurança em casa, que chaveou "a porta da sala" e vai "ficar de olho". O comandante do décimo primeiro BPM disse que a história não passa de uma lenda e que, embora a PM tenha sido procurada, o caso não é verídico.
A Polícia Militar apreendeu um veículo carregado com vinho, na BR-280, Distrito de Idamar em Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira. Na tentativa de abordagem a um Corsa de cor prata, com placas de Dionísio Cerqueira, o condutor tentou se evadir e acabou colidindo com o veículo em um estabelecimento comercial, logo após o homem ainda tentou fugir a pé se escondendo em meio a mata, mas foi preso logo em seguida. O carro estava carregado com 158 garrafas de vinho, oriundos da Argentina, tudo sem os devidos trâmites aduaneiros. O valor dos bens apreendidos foi avaliado em aproximadamente 46 mil reais. O homem de 29 anos foi preso em flagrante delito e conduzido juntamente a mercadoria e o veículo que foram apreendidos e entregues na Receita Federal.