ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 17 03 2021

-PAÍS VAI RECEBER QUASE DOIS MILHÕES DE DOSES DE VACINA DO CONSÓRCIO COVAX

-DECISÃO SOBRE LOCKDOWN SERÁ DISCUTIDA HOJE POR COMISSÃO TÉCNICA

-COMITÊ DIZ QUE MEDIDAS RESTRITIVAS TEM RESULTADOS POSITIVOS

-SECRETARIA DE URBANISMO SUSPENDE SERVIÇOS NÃO ESSENCIAIS

-PREFEITO DEFENDE REVISÃO DA POLÍTICA DE INCENTIVOS EM ÁREAS INDÚSTRIAIS

-DPCAMI ESCLARECE SITUAÇÃO DE SUPOSTO DESAPARECIMENTO DE MULHER GRAVIDA

-BRIGA ENTRE IRMÃOS DEIXA DOIS FERIDOS E HOMEM É CONDUZIDO PARA A DELEGACIA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 74 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Ao menos 149 pessoas foram mortas em Mianmar desde o golpe militar de primeiro de fevereiro, com as forças de segurança usando munição real contra manifestantes. A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo escritório de direitos humanos das Nações Unidas. A porta-voz do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU disse também que mais de duas mil pessoas estão presas arbitrariamente e cinco morreram sob custódia, sendo que duas mostravam sinais de graves abusos físicos, indicando que foram torturadas. Além disso, 37 jornalistas foram presos e 19 permanecem detidos.

A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou, nesta terça-feira, que começou os testes clínicos de sua vacina contra a Covid-19 em crianças. Os ensaios serão feitos nos Estados Unidos e Canadá e devem reunir seis ml 750 crianças ao todo. Os participantes terão no mínimo seis meses de idade e precisam ser menores de 12 anos. Os ensaios serão de fase dois e três, conduzidas ao mesmo tempo. Nessas fases, os cientistas testam a segurança e eficácia de uma vacina em centenas e milhares de voluntários, respectivamente. A vacina da Moderna é a única aplicada nos Estados Unidos, hoje, que pode ser dada a pessoas com 16 anos ou mais.

A vice-presidente dos Estados Unidos, KAMALA HARRIS, fez seu primeiro discurso para as Nações Unidas nesta terça-feira, afirmando que a democracia está sob grande pressão, e que é fundamental garantir a igualdade entre os gêneros. Ela disse que a democracia exige vigilância constante e que o status da democracia também depende fundamentalmente do empoderamento das mulheres. Ela, que foi a primeira mulher e pessoa negra a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos também afirmou que seu país vai agir de forma ativa para garantir maior presença feminina nas decisões democráticas.

O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que prevê detenção de uma a três anos e multa para quem desrespeitar a ordem de prioridade da vacinação estabelecida pelo poder público durante situação de emergência de saúde pública. Pelo texto, que altera a lei do Programa Nacional de Imunizações, a pessoa que furar a fila ou ajudar outra pessoa a furar terá a pena aumentada se for autoridade ou funcionário público e souber da irregularidade. A proposta, de autoria do senador STYVENSON VALENTIM do Pode do Rio Grande do Norte, segue para a Câmara dos Deputados. No mês passado, a Câmara aprovou um projeto que transforma em crime o ato de furar a fila para ser vacinado.

O Senado aprovou nesta terça-feira um convite para que o médico MARCELO QUEIROGA, anunciado pelo presidente JAIR BOLSONARO como novo ministro da Saúde, explique as prioridades da pasta no combate à pandemia. Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, QUEIROGA ainda não tomou posse no cargo. A cerimônia deve acontecer na próxima semana. MARCELO QUEIROGA substituirá EDUARDO PAZUELLO no comando da pasta e será o quarto ministro da Saúde no governo BOLSONARO. Mais cedo, nesta terça, o novo ministro se reuniu com PAZUELLO e, ao final, fez um pronunciamento no qual defendeu o uso de máscara e afirmou que sozinho não resolve problemas e que, por isso, é preciso união da nação.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, NÍSIA TRINDADE, afirmou nesta terça-feira que o Brasil receberá as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio Covax Facility na sexta-feira ou no sábado. Um segundo carregamento, com um milhão e 900 mil doses adicionais do imunizante, está previsto para desembarcar no país até o fim deste mês. A Covax Facility é uma aliança global com mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde. O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.

Santa Catarina conseguiu criar em janeiro 32 mil e 77 novos postos de trabalho formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia. O Brasil teve saldo positivo recorde para o mês de janeiro com saldo de 260 mil 353 vagas. O resultado de Santa Catarina foi o segundo melhor do país em janeiro, atrás apenas de São Paulo, que gerou 75 mil 202 novas vagas. Em Santa Catarina, o setor industrial criou 19 mil 885 novas vagas. Em segundo lugar ficaram os serviços com seis mil e 67 vagas, a pecuária abriu três mil 670 e o setor de construção civil, três mil 533. O comércio foi o único grande setor com saldo negativo, tendo perda de mil e 78 vagas.

Santa Catarina recebeu mais 147 mil e 400 doses da vacina CoronaVac nesta quarta-feira. A previsão de envio é confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O lote é o maior já recebido até agora pelo Estado. As doses chegaram no começo da manhã e estão na central estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, na Grande Florianópolis. A equipe fará a conferência das caixas e vai organizar o envio para as 17 regionais, que distribuem as vacinas para os municípios. Com as novas doses, Santa Catarina chegará ao total de 730 mil 840 vacinas em nove remessas desde o começo da campanha de imunização. O número considera tanto imunizantes CoronaVac, do Instituto Butantan, quanto a vacina da AstrazenecaOxford, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz.

A decisão sobre o lockdown de 14 dias em Santa Catarina será discutida por integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde nesta quarta-feira, data em que encerra o prazo determinado pela Justiça para que o grupo defina se implementa ou não as regras mais rígidas de enfrentamento à pandemia no Estado. A reunião foi marcada para as 14 horas e ocorre no formato virtual. A decisão proferida pelo juiz JEFFERSON ZANINI determina que os pedidos de lockdown sejam avaliados pelo Coes, que é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos e órgãos internos da Secretaria de Saúde. O que for decidido no Coes, de acordo com a sentença, precisa ser cumprido pelo governo. A PGE, por sua vez, protocolou recurso nesta terça-feira contra a decisão da Justiça.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste está preocupado com os crimes de abigeato na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do presidente da entidade, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, a preocupação ocorre visto o aumento do preço da carne bovina, o que acaba incentivando os criminosos a cometerem o abate de animais nas propriedades do interior. Conforme ele, essa questão vem sendo debatida há vários anos pelo movimento sindical. Segundo JOEL, esses crimes acabam ocorrendo pois a Polícia Militar não consegue realizar uma fiscalização ampla no interior da região.

O abigeato ocorre com frequência na parte da noite e nas localidades longe das residências. A explicação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele destacou que nesses casos fica extremamente difícil da Polícia Militar chegar aos responsáveis e realizar a punição. Ele lembrou que a entidade reivindica há vários anos um auxílio maior por parte dos policiais. O sindicalista reconheceu que a estrutura da PM é limitada para realizar esse trabalho em todo o interior da região Extremo Oeste de Santa Catarina.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste está conversando com a Polícia Militar Estadual para criar uma espécie de Rede de Vizinhos no interior de cada município. A afirmação é do sindicalista, JOEL DE MOURA. Ele salientou que o objetivo é que os moradores do interior estejam interligados com a PM para evitar que crimes de abigeato continuem ocorrendo nas propriedades. Ele comentou que o abate de bovinos ocorre com maior frequência nos municípios de fronteira, como Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Paraíso. JOEL DE MOURA voltou a cobrar uma maior investigação e um cuidado amplo com esse tipo de crime por parte da PM.

O pouco volume de chuvas dos últimos dias já começa a criar dificuldade para o abastecimento das propriedades rurais. Em Descanso, algumas famílias estão enfrentando problemas em razão da falta de água. De acordo com o prefeito SADI BONAMIGO, a prefeitura já levando água para o interior. Ele explicou que a secretarias de Obras e Agricultura já estão transportando cargas de água para famílias com demanda maior, mesmo que tenham cisternas. A redução do volume de água é significativa no município e segundo o prefeito, a reserva nos açudes já é praticamente a mesma do ano passado, quando a estiagem foi severa. BONAMIGO espera que estes problemas sejam resolvidos nos próximos dias.

As últimas lives de artistas que receberam recursos da Lei Aldir Blanc serão realizadas até o final deste mês. De acordo com o secretário de Cultura, ELIAS ARAUJO, os artistas que tiveram os projetos aprovados pela lei precisam fazer as apresentações em formato virtual. Eles já receberam os pagamentos. As cinco últimas lives vão acontecer entre hoje e o dia 25 de março. ARAÚJO explicou que as propostas para apresentações presenciais serão executadas após a liberação das atividades, seguindo as determinações de segurança sanitária. Ele disse ainda que os recursos da Lei Aldir Blanc foram fundamentais para manter o setor cultural que foi e continua sendo um dos mais afetados pela pandemia.

A Secretaria Municipal de Urbanismo suspendeu a realização de serviços não essenciais no município. De acordo com o secretário JEFERSON DIAS, a medida é necessária em virtude do afastamento de servidores efetivos e colaboradores terceirizados que são considerados integrantes de grupos de risco para a covid-19. Entre os trabalhos interrompidos, estão as podas de árvores, coleta e trituração de galhos e algumas manutenções de espaços públicos. Outros serviços, como coleta de lixo, continuam normalmente. DIAS pediu a compreensão da população e ressalta que, assim que os serviços puderem ser retomados, um novo cronograma de recolhimento de galhos será divulgado. Desde que esse programa foi implementado, em parceria com a Epagri, foram recolhidas cerca de 45 cargas de material triturado que foram destinadas a agricultores do município, hortas comunitárias e demais espaços que utilizam este subproduto como adubo orgânico.

O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, disse que outra ação ambiental importante que o município realiza é o trabalho de recolhimento de sofás descartados irregularmente pela população. Somente nos primeiros meses do ano, cerca de cem unidades foram recolhidas e tiveram uma destinação adequada. Vários colchões tiveram o mesmo tratamento. DIAS ressaltou que em fevereiro, o município também renovou o contrato por mais dois anos com a Acomar, garantindo a continuidade de um trabalho que gera renda para cerca de 20 famílias e fortalece o sistema de coleta e reciclagem de materiais na cidade.

O processo de seleção dos empreendedores que vão ocupar os terrenos na área industrial da Linha Emboaba deve ser realizado no mês que vem. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse a instalação da infraestrutura está praticamente concluída e que agora é preciso definir as empresas que receber o incentivo para se instalar na área. TREVISAN lembrou que a área industrial da Linha Tupancy está mais avançada, inclusive com empresas instaladas. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a administração pretende adquirir mais um terreno no ano que vem para a abertura de mais uma área industrial no município. O objetivo é adquirir um imóvel perto do asfalto e mais próximo das rede de água e energia.

O prefeito WILSON TREVISAN afirmou nesta terça-feira na Peperi que a política de incentivos econômicos em áreas industriais precisa ser reavaliada. De acordo com ele, o modelo de área industrial é muito lento, burocrático e de alto custo para a administração. TREVISAN citou que, via de regra, a abertura desses espaços requer um investimento demasiado em infraestrutura. Ele comentou que as áreas que município adquiriu custaram cerca de 650 mil reais, mas que a implantação da infraestrutura básica consumiu mais de três milhões de reais dos cofres públicos. O prefeito entende que a próxima área a ser adquirida para essa política deve ser melhor localizada, com acessibilidade e logística para que o custo com a infraestrutura não fique pesado demais.

Na visão do prefeito WILSON TREVISAN, outros modelos de incentivos econômicos tem resultado igual ou melhor do que as áreas industriais. Ele disse, no Peperi Entrevista de ontem, que ações como o programa Juro Zero ou a recente ampliação dos incentivos de horas máquinas para empreendimentos rurais tem um impacto positivo para os empreendedores. TREVISAN citou que a participação do município deve ser um incremento e não a principal fonte de suporte para os empreendimento. Ele comentou que a prefeitura precisa cuidar da infraestrutura básica, deixar as estradas em boas condições de tráfego e não atrapalhar os empreendedores que querem investir na cidade.

A câmara de vereadores aprovou uma série de proposições relacionadas à pandemia de covid-19 na sessão desta terça-feira. O vereador MOACIR FIORINI do MDB solicitou ao Governo do Estado que viabilize com extrema urgência a contratação de leitos de UTI nos hospitais Casa Vitta e São Miguel. Os vereadores NINI SCHARNOSKI e CRIS ZANATTA solicitaram a reabertura do comércio em sua total normalidade, tomando todas as medidas de protocolo e precauções recomendadas pelo Ministério da Saúde. Os vereadores pedem também a vacinação dos motoristas de transporte intermunicipal e interestadual. NINI SCHARNOSKI também apresentou uma indicação sugerindo que as cooperativas de crédito antecipem 80 por cento da cota capital para os associados. O objetivo é colocar um dinheiro adicional para auxiliar, principalmente, as empresas da cidade.

Na sessão ordinária desta terça-feira também foram apresentados dois requerimentos de informação. Eles questionam ao Executivo sobre recursos de combate à pandemia e sobre a merenda escolar. A vereadora CRIS ZANATTA solicitou dados sobre os recursos recebidos para o combate à pandemia no período de primeiro de janeiro a 30 de dezembro de 2020. Ela pediu ainda qual o montante efetivamente gasto e os respectivos itens onde os recursos foram aplicados. Já a vereadora MARIA TEREZA CAPRA questionou se houve ou há problemas com o atraso no fornecimento dos alimentos na rede municipal de educação. Ela também cobrou qual a previsão para a compra da merenda escolar oriunda da agricultura familiar e se foram contratadas merendeiras terceirizadas para atuar nas escolas.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos relacionados a Covid. Os casos são de dois idosos, um de 69 anos, de São João do Oeste e outra de 61 anos, de Riqueza. Desde o começo da pandemia, o Hospital registrou 184 mortes em decorrência de complicações da Covid. A ocupação é de 25 pacientes confirmados na UTI, com cem por cento de lotação. Na enfermaria são 13 confirmados. 11 pacientes aguardam transferência para leito de UTI. Desses, nove estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria.

O Comitê de crise do coronavírus realizou uma reunião extraordinária na tarde desta terça-feira para discutir a possibilidade de seguir alguns pontos do decreto estadual com medidas restritivas para a Covid-19. Um dos aspectos que o município vai seguir, a partir de agora, é a permissão da venda de bebidas alcoólicas para consumo no local das seis da manhã as nove da noite, mantendo as demais restrições. O decreto municipal não permitia o consumo de bebidas de álcool nos estabelecimentos. O comitê mudou esse entendimento e vai seguir o que prevê o decreto estadual. Dessa forma, o consumidor pode comprar bebidas de álcool e consumir, no bar ou restante, até as nove horas da noite.

A medidas preventivas e restritivas implementadas em São Miguel do Oeste no início deste mês de março para o enfrentamento da pandemia, têm resultados bastante positivos. A avaliação é do coordenador do comitê de crise do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI. Ele disse que no dia primeiro de março, o número de casos diários de covid-19 chegou a 58, enquanto o total de casos ativos estava em 391. No dia dois, entrou em vigor um decreto municipal com novo regramento para as atividades. Ontem, dia 15, o número de casos diário foi de 27 e o total de casos ativos baixou para 190, uma diminuição de 51 por cento. Segundo PIACENTINI, isso mostra o acerto das medidas adotadas pelo município para enfrentar a pandemia do coronavírus.

O Comitê de crise do coronavírus avaliou que os estabelecimentos comerciais, de uma forma geral, estão cumprindo as medidas restritivas, mas que é necessário fechar ainda mais o cerco contra aqueles que não cumprem as regras. O comentário é do coordenador do comitê, MAURICIO PIACENTINI. Ele explicou que, por esse motivo, a Polícia Militar irá intensificar ainda mais as fiscalizações. Estabelecimentos que forem flagrados em situação irregular, a partir de agora, serão interditados por uma semana, e, em caso de reincidência, terão os alvarás cassados. O médico destacou que todas as medidas podem ser reavaliadas a qualquer momento, conforme a necessidade ea evolução da doença no município.

O Dnit informou ao governo estadual que não tem interesse em sub-rogar os contratos da obra da BR 163, o que impede o repasse de 50 milhões de reais do estado para agilizar a recuperação da rodovia. A informação foi confirmada nesta manhã pelo secretário estadual de infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que não houve um entendimento sobre a forma legal de colocar recursos do estado em uma obra federal. VIEIRA citou que apesar das negociações com o Ministério dos Transportes estarem avançadas no sentido da União receber recursos oferecidos pelo Governo do Estado, o Dnit informou, em reunião virtual realizada na semana passada, que não vai sub-rogar os contratos para o Estado aplicar o valor de 50 milhões. Ele afirmou, no entanto, que ainda é possível encontrar uma solução. Os detalhes da entrevista de hoje com o secretário THIAGO VEIRA estarão no Globo em Foco de amanhã

Uma briga entre irmãos deixou duas pessoas feridas e terminou com a condução de um homem para a delegacia de polícia nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. O fato aconteceu por volta das cinco horas da tarde na rua Carlos Dal Magro. De acordo com a Polícia Militar, uma mulher relatou que o irmão dela a agrediu com pedradas na cabeça, socos no rosto e lhe 'cravou' alguma coisa que não soube informar o que era. Ela disse ainda que após a briga, o irmão fugiu do local. A mulher foi socorrida pelos bombeiros e levada para a Unidade de Pronto Atendimento. A UPA informou a PM que o homem também teria ido à emergência da unidade. Ele relatou que a irmã tentou esfaqueá-lo com uma faca e que somente se defendeu. A mulher ficou em observação na UPA e o homem foi conduzido à delegacia pelo crime de lesão corporal leve.

Nas últimas horas, circulou pelas redes sociais a informação de que uma mulher grávida estaria desaparecida desde a tarde desta segunda-feira. A informação é de que ela estaria indo visitar uma tia que reside no Centro de São Miguel do Oeste. Desde então, familiares não teriam conseguido contato com ela. De acordo com o delegado responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, JOEL SPECH, familiares procuraram a delegacia para o registro do desaparecimento nesta terça-feira. Ao iniciar as investigações foi detectado que a mulher havia saído acompanhada de uma amiga e que ela estaria bem. A mulher entrou em contato com os familiares e informou que estava na casa de uma amiga e que não havia acontecido nada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.