-PAÍS VAI RECEBER QUASE DOIS MILHÕES DE DOSES DE VACINA DO CONSÓRCIO COVAX
-DECISÃO SOBRE LOCKDOWN SERÁ DISCUTIDA HOJE POR COMISSÃO TÉCNICA
-CÂMARA DE VEREADORES APROVA MOÇÃO PARA SOLICITAR TRANSPARÊNCIA AO INSS
-AULAS RETORNAM EM IPORÃ DO OESTE COM METADE DA OCUPAÇÃO DAS SALAS
-FALTA DE MATÉRIA PRIMA COMPROMETE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA REGIÃO
-COM ESCASSEZ DE CASCALHO, MUNICÍPIO PROJETA NOVO MÉTODO DE COMPACTAÇÃO DAS ESTRADAS
-HOMEM AGRIDE IRMÃ COM PEDRA E É PRESO NA REGIÃO
-AUTORES DE TENTATIVA DE LATROCÍNIO SÃO PRESOS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 19graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66centavos. O euro está valendo seis reais e 74centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Ao menos 149 pessoas foram mortas em Mianmar desde o golpe militar de primeiro de fevereiro, com as forças de segurança usando munição real contra manifestantes. A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo escritório de direitos humanos das Nações Unidas.A porta-voz do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU disse também que mais de duas mil pessoas estão presas arbitrariamente e cinco morreram sob custódia, sendo que duas mostravam sinais de graves abusos físicos, indicando que foram torturadas. Além disso, 37 jornalistas foram presos e 19 permanecem detidos.
A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou, nesta terça-feira, que começou os testes clínicos de sua vacina contra a Covid-19 em crianças. Os ensaios serão feitos nos Estados Unidos e Canadá e devem reunir seis ml 750 crianças ao todo. Os participantes terão no mínimo seis meses de idade e precisam ser menores de 12 anos. Os ensaios serão de fase dois e três, conduzidas ao mesmo tempo. Nessas fases, os cientistas testam a segurança e eficácia de uma vacina em centenas e milhares de voluntários, respectivamente. A vacina da Moderna é a única aplicada nos Estados Unidos, hoje, que pode ser dada a pessoas com 16 anos ou mais.
A vice-presidente dos Estados Unidos, KAMALA HARRIS, fez seu primeiro discurso para as Nações Unidas nesta terça-feira, afirmando que a democracia está sob grande pressão, e que é fundamental garantir a igualdade entre os gêneros. Ela disse que a democracia exige vigilância constante e que o status da democracia também depende fundamentalmente do empoderamento das mulheres. Ela, que foi a primeira mulher e pessoa negra a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos também afirmou que seu país vai agir de forma ativa para garantir maior presença feminina nas decisões democráticas.
O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que prevê detenção de uma a três anos e multa para quem desrespeitar a ordem de prioridade da vacinação estabelecida pelo poder público durante situação de emergência de saúde pública. Pelo texto, que altera a lei do Programa Nacional de Imunizações, a pessoa que furar a fila ou ajudar outra pessoa a furar terá a pena aumentada se for autoridade ou funcionário público e souber da irregularidade. A proposta, de autoria do senador STYVENSON VALENTIM do Pode do Rio Grande do Norte, segue para a Câmara dos Deputados. No mês passado, a Câmara aprovou um projeto que transforma em crime o ato de furar a fila para ser vacinado.
O Senado aprovou nesta terça-feira um convite para que o médico MARCELO QUEIROGA, anunciado pelo presidente JAIR BOLSONARO como novo ministro da Saúde, explique as prioridades da pasta no combate à pandemia. Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, QUEIROGA ainda não tomou posse no cargo. A cerimônia deve acontecer na próxima semana. MARCELO QUEIROGA substituirá EDUARDO PAZUELLO no comando da pasta e será o quarto ministro da Saúde no governo BOLSONARO. Mais cedo, nesta terça, o novo ministro se reuniu com PAZUELLO e, ao final, fez um pronunciamento no qual defendeu o uso de máscara e afirmou que sozinho não resolve problemas e que, por isso, é preciso união da nação.
A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, NÍSIA TRINDADE, afirmou nesta terça-feira que o Brasil receberá as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio Covax Facility na sexta-feira ou no sábado. Um segundo carregamento, com um milhão e 900 mil doses adicionais do imunizante, está previsto para desembarcar no país até o fim deste mês. A Covax Facility é uma aliança global com mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde. O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.
Santa Catarina conseguiu criar em janeiro 32 mil e 77 novos postos de trabalho formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia. O Brasil teve saldo positivo recorde para o mês de janeiro com saldo de 260 mil 353 vagas. O resultado de Santa Catarina foi o segundo melhor do país em janeiro, atrás apenas de São Paulo, que gerou 75 mil 202 novas vagas.Em Santa Catarina, o setor industrial criou 19 mil 885 novas vagas. Em segundo lugar ficaram os serviços com seis mil e 67 vagas, a pecuária abriu três mil 670 e o setor de construção civil, três mil 533. O comércio foi o único grande setor com saldo negativo, tendo perda de mil e 78 vagas.
Santa Catarina recebeu mais 147 mil e 400 doses da vacina CoronaVac nesta quarta-feira. A previsão de envio é confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O lote é o maior já recebido até agora pelo Estado.As doses chegaram no começo da manhã e estão na central estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, na Grande Florianópolis. A equipe fará a conferência das caixas e vai organizar o envio para as 17 regionais, que distribuem as vacinas para os municípios. Com as novas doses, Santa Catarina chegará ao total de 730 mil 840 vacinas em nove remessas desde o começo da campanha de imunização. O número considera tanto imunizantes CoronaVac, do Instituto Butantan, quanto a vacina da Astrazeneca/Oxford, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz.
A decisão sobre o lockdown de 14 dias em Santa Catarina será discutida por integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde nesta quarta-feira, data em que encerra o prazo determinado pela Justiça para que o grupo defina se implementa ou não as regras mais rígidas de enfrentamento à pandemia no Estado. A reunião foi marcada para as 14horas e ocorre no formato virtual. A decisão proferida pelo juiz JEFFERSON ZANINIdetermina que os pedidos de lockdown sejam avaliados pelo Coes, que é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos e órgãos internos da Secretaria de Saúde. O que for decidido no Coes, de acordo com a sentença, precisa ser cumprido pelo governo. A PGE, por sua vez, protocolou recurso nesta terça-feira contra a decisão da Justiça.
-CÂMARA DE VEREADORES APROVA MOÇÃO PARA SOLICITAR TRANSPARÊNCIA AO INSS
-AULAS RETORNAM EM IPORÃ DO OESTE COM METADE DA OCUPAÇÃO DAS SALAS
-ESCOLAS RETOMAM AULAS COM ATENÇÃO ÀS NORMAS SANITÁRIAS
-FALTA DE MATÉRIA PRIMA COMPROMETE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NA REGIÃO
-COM ESCASSEZ DE CASCALHO, MUNICÍPIO PROJETA NOVO MÉTODO DE COMPACTAÇÃO DAS ESTRADAS
Câmara de Vereadores aprova moção para solicitar transparência ao INSS. De acordo com o presidente do Legislativo de Tunápolis, ALOÍSIO LEHMEN, em sessão ordinária realizada na segunda-feira foi aprovada moção de apelo que solicita ao INSS apresentar solução para a falta de transparência no resultado de perícias realizadas. O presidente da Câmara lamenta que além da falta de servidores no INSS, as pessoas não estão conseguindo acessar os resultados das perícias nem 24 horas depois da consulta. Mesmo reagendando atendimento pelo telefone 135, para saber o resultado, as pessoas acabam indo novamente ao INSS e saem da agência frustradas por ainda não terem os devidos resultados das perícias. A moção foi apresentada pelo presidente da Casa e os vereadores FERNANDO WEISS, ELISABETH SCHERER, LEANDRO BORTOLINI e RENATO GLUITZ.
Câmara de Tunápolis discute novo projeto de lei para Ficha Limpa. Conforme o presidente do Legislativo, ALOÍSIO LEHMEN, os vereadores já haviam aprovado projeto de lei da Ficha Limpa em 2018, porém esta será revogada. A legislação em vigor está vinculada à lei número 64 da Ficha Limpa, de 1990, que é uma lei federal. Segundo LEHMEN, numa situação em que alguém comete crime contra a administração pública ou outras irregularidades, para saber em qual lei se enquadra, é necessário acessar também a lei 64 de 1990. Por este motivo, o Legislativo de Tunápolis quer desvincular esta lei da Ficha Limpa, para agilizar o processo. A lei está sendo revogada e o novo projeto da Ficha Limpa já foi aprovado em primeira votação, na sessão desta segunda-feira.
O presidente da Câmara de Vereadores de Tunápolis tem ainda a intenção de ampliar o espaço para a prática esportiva no centro comunitário de Linha São Pedro, interior do município. ALOÍSIO LEHMEN, do PSD, justifica o investimento alegando que o campo de futebol que era utilizado pelo time da comunidade não pode receber investimentos por estar em área de preservação permanente. O pedido ao governo municipal é para comprar área próxima ao clube social. Este lote seria destinado para uma praça esportiva de uso comunitário em espaço próximo à igreja, escola e clube da localidade. Segundo o vereador, a finalidade é a inclusão social com eventos de cultura, esporte e lazer. A comunidade tem este projeto há bastante tempo, porém com recursos próprios não é possível realizar este investimento. Esta indicação também é do presidente da Casa e dos vereadores citados anteriormente.
LEHMEN considera que até o momento os trabalhos do Legislativo estão atendendo as expectativas de projetos. Ele chama atenção para projetos que estão em discussão, incluindo um dos vereadores que prevê a proibição das pessoas fumarem em locais públicos do município. ALOÍSIO LEHMEN chama atenção ainda para autorizar o executivo a aplicar 350 mil reais na construção de duas salas na creche municipal.
Aulas retornam em Iporã do Oeste com metade da ocupação das salas. O ensino presencial no município voltou no início da semana, em todas as escolas das redes municipal e estadual. No caso da Escola de Educação Básica Padre VENDELINO SEIDEL, a maior de Iporã do Oeste, que compreende alunos do primeiro ano do Fundamental ao terceiro do Ensino Médio, 88% dos estudantes aderiram ao formato presencial. De acordo com o diretor, PEDRO GAUER, uma mistura de grande expectativa e adrenalina marcou os primeiros dias de retomada. Para ele, é necessário inclusive se organizar do ponto de vista psicológico, além de preparar a estrutura física e os cuidados com os protocolos exigidos para o retorno dos alunos. Dentro das devidas restrições, com metade da capacidade ocupada, GAUER avalia que o retorno foi tranquilo.
A organização do ensino compreende a “semana escola” e “semana casa”, com estudo que alterna o período no educandário e atividades em casa. As turmas foram divididas e a partir desta segunda-feira o grupo A é atendido na escola. Na semana que vem, será invertido e o grupo B terá ensino presencial. O diretor da escola estadual salienta que existe um passo a passo para que os estudantes tenham acesso à escola. As precauções, estabelecidas pelo Plano de Contingência, iniciam na saída de casa, e prosseguem no transporte e no educandário. Na avaliação de PEDRO GAUER, a expectativa das famílias e principalmente das crianças e adolescentes pelo retorno presencial levou os alunos a tomar mais cuidado e a respeitar os protocolos. A entrada, ocupação das salas, refeitório e demais espaços do ambiente escolar foram organizados para manter o distanciamento social.
A escola Padre VENDELINO SEIDEL também abrange pólo para atender alunos da região que optaram pelo ensino 100% remoto. De acordo com o diretor, a partir de levantamento prévio para fins de organização, foi constatado que houve adesão abaixo do que a escola imaginava. Dos cerca de 600 alunos matriculados, 62 alunos optaram pelo modelo 100% remoto. GAUER analisa que a adesão pelas aulas presenciais tem sido maior também em função de que no pólo os alunos não são atendidos por professores da escola de origem. Este atendimento é providenciado por professores contratados pelo estado para exercer a função de ministrar aulas remotas. A situação gera insegurança quanto ao entendimento entre aluno e professor à distância, por não se conhecerem presencialmente e nem a metodologia. No ensino presencial, o aluno tem condição de trabalhar no período fora de aula, desde que concilie com as atividades encaminhadas.
Em relação ao quadro de professores, o diretor enfatiza que assim como todo início de ano, existem questões legais e burocráticas para a contratação. Com o agravamento da pandemia, o processo ficou ainda mias difícil. Algumas disciplinas ainda carecem de professor e segundo PEDRO GAUER, a situação é resolvida aos poucos. Nesta semana haverá nova rodada de escolha e a escola tem expectativa de que seja tudo definido, pois atrapalha a organização do ensino. O diretor lembra que há quatro professores afastados por serem do grupo de risco para Covid-19. Uma professora testou positivo na segunda-feira e outra também não pode ir na escola porque tem filho com suspeita de coronavírus. GAUER frisa que apesar do momento de incerteza, a escola está preparada para o ano letivo, inclusive para recuperar as perdas do ano passado com o ensino remoto. Ele complementa que o retorno presencial é uma aposta de que a escola pode implantar protocolos que sejam respeitados e onde crianças e adolescentes se sintam seguros.
Escolas retomam aulas com atenção às normas sanitárias. O ensino presencial voltou nesta segunda-feira no município de Iporã do Oeste, depois de quase um ano de aulas remotas. Conforme a nutricionista MARCIELI DAL BOSCO, os planos de contingência relacionados à proteção contra a Covid-19 são atualizados desde o último ano, de modo que tudo estivesse ajustado para a retomada das aulas nas escolas. O PLANCON é elaborado junto com a Secretaria de Educação, por meio do Setor de Alimentação, e mesmo com todos os ajustes necessários, MARCIELI relata que o primeiro dia do retorno dos alunos foi apreensivo, devido à preocupação para que tudo estivesse dentro da maior segurança possível. Segundo a nutricionista, as merendeiras receberam diversas capacitações no ano passado, o que contribui para que o ambiente escolar possa oferecer melhor higienização.
Os locais onde passam os alimentos foram higienizados, assim como os mictórios. Além da preocupação quanto à prevenção e diminuição do contato com a Covid, os funcionários das escolas também permanecem atentos em relação à saúde alimentar dos estudantes. MARCIELI enfatiza que houve apresentação de folders e vídeos para trabalhar a educação alimentar com os alunos. Por meio de diagnósticos, foi identificado que há um grande número de alunos com obesidade. De acordo com a nutricionista, excesso de peso não significa uma boa nutrição, porém alguns desses alunos carecem de nutrientes específicos, como ferro, vitamina A e B12. Um trabalho nesse sentido será reforçado na escola de Linha Esperança, com colaboração da professora de Educação Física para coleta do peso e da altura dos alunos. Os dados serão tabulados num sistema para posterior diagnóstico destes estudantes.
MARCIELI DAL BOSCO lembra que dentro das recomendações do FNDE, a alimentação educacional continua uma das principais orientações, embora elas passem a ser um pouco diferenciadas em virtude da pandemia. Antes das restrições relativas à contenção do coronavírus, os estudantes que apresentavam maiores problemas alimentares eram encaminhados à Secretaria de Saúde.
Falta de matéria prima compromete distribuição de medicamentos na região. A distribuição de medicamentos é um dos vários setores atingidos pela pandemia. Até mesmo aqueles de uso contínuo, para tratar pressão alta e diabetes, estão comprometidos. De acordo com a farmacêutica MARAÍSA ARPINI, na unidade de saúde de Descanso, o medicamento METFORMINA, para diabetes, por exemplo, está em falta. Ela explica que o município comprou o medicamento, porém a empresa que fornece, a PRATI DONADUZZI, de Toledo, no Paraná, alegou que não tem matéria prima para entregar. Conforme a farmacêutica, a METFORMINA era importada de países asiáticos, como China, Índia e Malásia. Estes países, no entanto, foram os primeiros afetados pela crise do coronavírus e o mundo inteiro sente os impactos com a falta de insumos. A China, aliás, fornece 80% dos medicamentos que vão para o Brasil.
Por este conjunto de fatores, no Brasil a produção de medicamentos também está comprometida. MARAÍSA cita que o presidente da PRATI DONADUZZI inclusive alegou o risco de que a indústria farmacêutica nacional desapareça. A farmacêutica de Descanso lembra que os preços dos medicamentos saltaram e outros já nem estão mais disponíveis. O medicamento LOSARTANA, para pressão alta, é outro com risco de não ser mais fornecido. O mesmo vale para a SINVASTATINA, tratado para colesterol. Até a dipirona, tratada para sintomas de Covid-19, corre risco de não ser mais fornecida em breve. Segundo MARAÍSA, as empresas farmacêuticas asiáticas não estão trabalhando devido à pandemia. O Brasil não consegue comprar e também não tem matéria prima para produzir os medicamentos. A situação afeta diretamente os municípios, que não encontram alternativas para suprir a falta de insumos. MARAÍSA ARPINI lembra que a unidade de saúde de Descanso entra em contato semanalmente para cobrar até carta do laboratório que fornece medicamentos.
Com escassez de cascalho, município projeta novo método de compactação das estradas. A falta de chuva nas últimas semanas preocupa a administração municipal de Descanso, que conta com mil e 200 quilômetros de estradas para patrolar. De acordo com o prefeito, SADI BONAMIGO, já existem lavouras e famílias que estão com problemas de abastecimento. Algumas cargas de água já são transportadas para famílias com demanda maior, mesmo que tenham cisternas. A redução do volume de água é significativa no município e segundo o prefeito, a reserva nos açudes já é praticamente a mesma do ano passado, quando a estiagem foi severa. BONAMIGO espera que estes problemas sejam resolvidos nos próximos dias.
Em meio às dificuldades com a estiagem, o município está trabalhando na recuperação das estradas, com acompanhamento do vice-prefeito, NEI BRUGNEROTTO, nos trabalhos da Secretaria de Transportes e Obras. Ele destaca que o município está focado no cascalhamento das estradas, para valorizar principalmente os produtores, já que a agricultura representa 82% do movimento econômico de Descanso. A Secretaria de Obras iniciou o ano com equipe reduzida e agora, com o setor reforçado, os trabalhos seguem mais próximos à normalidade. BONAMIGO admite que a estrutura disponível no parque de máquinas ainda não comporta a demanda do município, porém reitera que o setor recebeu muitos investimentos no ano passado, o que ajudou a melhorar a infraestrutura. Além das máquinas, a estrutura do galpão da garagem também foi ampliada.
SADI BONAMIGO cita que as estradas retiradas da cidade geram preocupação maior, principalmente devido aos problemas com falta de cascalho. Como exemplo, menciona as regiões de São Braz, Matão e arredores, que mesmo com poucas famílias, apresentam problemas na estrada. O prefeito detalha que até agora os serviços de máquinas priorizaram as comunidades de Lacerda, São Valentin, Itajubá e Leste Gaúcha. Para amenizar a dificuldade em encontrar cascalho, o prefeito destaca que a partir de julho o município vai trabalhar com outra metodologia, Ela consiste em compactar as estradas com cascalho, pedra graduada e brita. Conforme BONAMIGO, o cascalho está acabando e devido à necessidade de oferecer estradas de maior durabilidade, é preciso buscar alternativas. Os trabalhos terão acompanhamento da equipe de engenharia.
O prefeito de Descanso observa que os agricultores do município continuam investindo na propriedade e financiando chiqueiros, aviários, ou melhorando a produção leiteira. Reconhece que o munícipe ainda tem muita demanda de máquinas da administração pública, para fazer melhorias em acessos ou outros trabalhos na propriedade, ainda que o município já disponibilize lei de incentivo. A terraplanagem, por exemplo, precisa ser feita com a patrola do setor de Obras, pois o município não dispõe de empresa atenda com este tipo de máquina. Ao mesmo tempo, a compactação com rolo, os serviços com patrola, o cascalhamento e a abertura da estrada de acesso também exigem grande período de trabalho das máquinas da prefeitura.
Em relação ao anteprojeto apresentado pelos vereadores de Descanso ao Executivo na segunda-feira, sobre um projeto de lei para aquisição de vacinas contra Covid-19, BONAMIGO manifesta a preocupação de concretizar a situação o quanto antes. Ele detalha que o município já encaminhou protocolo de intenção à FECAM, para comprar as vacinas. SADI BONAMIGO ressalta que o município dispõe de valor considerável para a aquisição, uma vez que no ano passado houve superávit de quase três milhões e 700 mil de recursos nos cofres públicos. Uma parte deste valor será designado para comprar vacinas contra a Covid-19. O prefeito reitera que também é preciso respeitar a lei 173, sobre o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus sancionada pelo presidente da república em maio de 2020.
Quanto às secretarias do município, BONAMIGO salienta que a pasta de Desenvolvimento Econômico foi retomada neste ano. As demais secretarias deverão continuar normalmente. O desempenho de cada setor será reavaliado em junho, para identificar se existe necessidade de mudanças para que os trabalhos sigam dentro das expectativas. SADI BONAMIGO lembra que a prioridade é garantir a saúde da população e solicita para todos usarem máscara, tanto para se proteger como também para não levar multa. Quanto antes a situação da pandemia for contornada, avalia que mais cedo será retomado o crescimento.
-HOMEM AGRIDE IRMÃ COM PEDRA E É PRESO NA REGIÃO
-AUTORES DE TENTATIVA DE LATROCÍNIO SÃO PRESOS
Sindicato dos Trabalhadores Rurais manifesta preocupação com crimes de abigeato na região. A informação é do presidente do sindicato de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, a preocupação ocorre em vista do aumento do preço da carne bovina, o que acaba incentivando os criminosos a abaterem animais nas propriedades do interior. Conforme ele, essa questão vem sendo debatida há vários anos pelo movimento sindical. Segundo MOURA, esses crimes acabam ocorrendo porque a Polícia Militar não consegue realizar uma fiscalização ampla no interior da região.
O abigeato ocorre com frequência na parte da noite e nas localidades longe das residências. JOEL DE MOURA destaca que nesses casos fica extremamente difícil para a Polícia Militar chegar aos responsáveis e realizar a punição. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais reivindica há vários anos um auxílio maior por parte dos policiais. O sindicalista reconhece que a estrutura da PM é limitada para realizar esse trabalho em todo o interior da região Extremo Oeste de Santa Catarina.
Homem agride irmã com pedra e é preso na região. O fato ocorreu às 17h desta terça-feira, em residência na Rua Carlos Dal Magro, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu a ocorrência de lesão corporal, no qual uma mulher informou que seu irmão a agrediu com pedradas na cabeça, socos no rosto e lhe 'cravou' alguma coisa que não soube informar o que era. A vítima relatou ainda que após a briga, o irmão fugiu do local. O Corpo de Bombeiros também se deslocou até a residência e levou a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento. No decorrer do atendimento, a UPA informou que o homem também teria ido à emergência, com lesão corporal. Diante dos fatos, a guarnição da polícia deslocou-se novamente à residência. O homem informou que a irmã tentou esfaqueá-lo com uma faca e que somente se defendeu. A mulher ficou em observação na UPA e o homem foi conduzido à delegacia pelo crime de lesão corporal leve, com intenção, configurando violência doméstica intitulada pela Lei Maria da Penha.
Responsáveis por tentativa de latrocínio são presos. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Palmitos, informa que a partir do prosseguimento da investigação referente à tentativa de latrocínio ocorrida na madrugada de 13 de fevereiro, em Palmitos, foi possível identificar e prender o mandante do delito, um homem de 30 anos. A Polícia apurou que tal homem soube do transporte de valiosa carga, da cidade de Frederico Westphalen a São Paulo, e assim, arquitetou plano de assalto ao veículo de transporte, obtendo auxílio dos três indivíduos já presos. O plano fracassou, pois a vítima, mesmo alvejada no pescoço por disparo de arma de fogo, conseguiu fugir dos assaltantes. Um detalhe que indica a alta gravidade do delito é de o mentor do crime ser considerado, pela vítima, seu amigo próximo.
O mandado de prisão, expedido pela Vara Única da Comarca de Palmitos após representação da autoridade policial e com manifestação favorável do Ministério Público foi cumprido nesta segunda-feira, por agentes da Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo/RS, onde o investigado foi localizado. O homem e os três comparsas dele estão presos e permanecem à disposição da Justiça. O inquérito será concluído nos próximos dias.