-PAÍS VAI RECEBER QUASE DOIS MILHÕES DE DOSES DE VACINA DO CONSÓRCIO COVAX
-DECISÃO SOBRE LOCKDOWN SERÁ DISCUTIDA HOJE POR COMISSÃO TÉCNICA
-SINDICATO ESTÁ PREOCUPADO COM OS CRIMES DE ABIGEATO NA REGIÃO
-PROJETO QUE ALTERA MELHORAMENTO GENÉTICO SEGUE NA CÂMARA
-MEDO DA COVID-19 AFASTA PASSAGEIROS DAS VIAGENS DE ÔNIBUS
-AGRONEGÓCIO IMPULSIONA FINANCIAMENTO DE CRÉDITO RURAL NA REGIÃO
-POLÍCIA ESCLARECE SUPOSTO DESAPARECIMENTO DE GRÁVIDA EM SMOESTE
-HOMEM AGRIDE IRMÃ COM PEDRA E É PRESO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 38 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 66 centavos. O euro está valendo seis reais e 74 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Ao menos 149 pessoas foram mortas em Mianmar desde o golpe militar de primeiro de fevereiro, com as forças de segurança usando munição real contra manifestantes. A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo escritório de direitos humanos das Nações Unidas. A porta-voz do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU disse também que mais de duas mil pessoas estão presas arbitrariamente e cinco morreram sob custódia, sendo que duas mostravam sinais de graves abusos físicos, indicando que foram torturadas. Além disso, 37 jornalistas foram presos e 19 permanecem detidos.
A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou, nesta terça-feira, que começou os testes clínicos de sua vacina contra a Covid-19 em crianças. Os ensaios serão feitos nos Estados Unidos e Canadá e devem reunir seis ml 750 crianças ao todo. Os participantes terão no mínimo seis meses de idade e precisam ser menores de 12 anos. Os ensaios serão de fase dois e três, conduzidas ao mesmo tempo. Nessas fases, os cientistas testam a segurança e eficácia de uma vacina em centenas e milhares de voluntários, respectivamente. A vacina da Moderna é a única aplicada nos Estados Unidos, hoje, que pode ser dada a pessoas com 16 anos ou mais.
A vice-presidente dos Estados Unidos, KAMALA HARRIS, fez seu primeiro discurso para as Nações Unidas nesta terça-feira, afirmando que a democracia está sob grande pressão, e que é fundamental garantir a igualdade entre os gêneros. Ela disse que a democracia exige vigilância constante e que o status da democracia também depende fundamentalmente do empoderamento das mulheres. Ela, que foi a primeira mulher e pessoa negra a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos também afirmou que seu país vai agir de forma ativa para garantir maior presença feminina nas decisões democráticas.
O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que prevê detenção de uma a três anos e multa para quem desrespeitar a ordem de prioridade da vacinação estabelecida pelo poder público durante situação de emergência de saúde pública. Pelo texto, que altera a lei do Programa Nacional de Imunizações, a pessoa que furar a fila ou ajudar outra pessoa a furar terá a pena aumentada se for autoridade ou funcionário público e souber da irregularidade. A proposta, de autoria do senador STYVENSON VALENTIM do Pode do Rio Grande do Norte, segue para a Câmara dos Deputados. No mês passado, a Câmara aprovou um projeto que transforma em crime o ato de furar a fila para ser vacinado.
O Senado aprovou nesta terça-feira um convite para que o médico MARCELO QUEIROGA, anunciado pelo presidente JAIR BOLSONARO como novo ministro da Saúde, explique as prioridades da pasta no combate à pandemia. Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, QUEIROGA ainda não tomou posse no cargo. A cerimônia deve acontecer na próxima semana. MARCELO QUEIROGA substituirá EDUARDO PAZUELLO no comando da pasta e será o quarto ministro da Saúde no governo BOLSONARO. Mais cedo, nesta terça, o novo ministro se reuniu com PAZUELLO e, ao final, fez um pronunciamento no qual defendeu o uso de máscara e afirmou que sozinho não resolve problemas e que, por isso, é preciso união da nação.
A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, NÍSIA TRINDADE, afirmou nesta terça-feira que o Brasil receberá as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio Covax Facility na sexta-feira ou no sábado. Um segundo carregamento, com um milhão e 900 mil doses adicionais do imunizante, está previsto para desembarcar no país até o fim deste mês. A Covax Facility é uma aliança global com mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde. O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.
Santa Catarina conseguiu criar em janeiro 32 mil e 77 novos postos de trabalho formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia. O Brasil teve saldo positivo recorde para o mês de janeiro com saldo de 260 mil 353 vagas. O resultado de Santa Catarina foi o segundo melhor do país em janeiro, atrás apenas de São Paulo, que gerou 75 mil 202 novas vagas. Em Santa Catarina, o setor industrial criou 19 mil 885 novas vagas. Em segundo lugar ficaram os serviços com seis mil e 67 vagas, a pecuária abriu três mil 670 e o setor de construção civil, três mil 533. O comércio foi o único grande setor com saldo negativo, tendo perda de mil e 78 vagas.
Santa Catarina recebeu mais 147 mil e 400 doses da vacina CoronaVac nesta quarta-feira. A previsão de envio é confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O lote é o maior já recebido até agora pelo Estado. As doses chegaram no começo da manhã e estão na central estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, na Grande Florianópolis. A equipe fará a conferência das caixas e vai organizar o envio para as 17 regionais, que distribuem as vacinas para os municípios. Com as novas doses, Santa Catarina chegará ao total de 730 mil 840 vacinas em nove remessas desde o começo da campanha de imunização. O número considera tanto imunizantes CoronaVac, do Instituto Butantan, quanto a vacina da Astrazeneca Oxford, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz.
A decisão sobre o lockdown de 14 dias em Santa Catarina será discutida por integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde nesta quarta-feira, data em que encerra o prazo determinado pela Justiça para que o grupo defina se implementa ou não as regras mais rígidas de enfrentamento à pandemia no Estado. A reunião foi marcada para as 14 horas e ocorre no formato virtual. A decisão proferida pelo juiz JEFFERSON ZANINI determina que os pedidos de lockdown sejam avaliados pelo Coes, que é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos e órgãos internos da Secretaria de Saúde. O que for decidido no Coes, de acordo com a sentença, precisa ser cumprido pelo governo. A PGE, por sua vez, protocolou recurso nesta terça-feira contra a decisão da Justiça.
Projeto que gerou grande polêmica em São João do Oeste segue na câmara de vereadores. O projeto de lei do executivo que visa alteração no Programa de Melhoramento Genético deu entrada no legislativo no dia nove de março. Na sessão ordinária de ontem foi colocado para análise e teve pedidos de vista por parte do vereador ROQUE BLUME, adiando o debate por uma semana. Conforme o presidente da câmara, EVERTON WEHNER, os vereadores de situação, do MDB e PL estão propondo emendas ao projeto do executivo. O presidente do legislativo é contra a forma que foi apresentado o documento para votação dos vereadores.
Presidente da câmara de vereadores de São João do Oeste diz que o momento é de diálogo e de ajustes para contemplar maioria dos produtores rurais. EVERTON WEHNER demonstra preocupação com os pequenos e médios produtores rurais e com a qualidade da genética do rebanho do município. Cita que a Lei de Melhoramento Genético prevê que o município faça a aquisição e o agricultor pague o inseminador. Ele diz que o legislativo tem pressa para evitar falta de sêmen, mas também não pode atropelar o projeto devido a sua importância. EVERTON WEHNER lembra que os vereadores são representantes do povo e não podem ignorar os manifestos que ocorrem em decorrência das alterações que estão sendo propostas. O executivo possui maioria na câmara com três do MDB e três do PL formando a base da situação.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste está preocupado com os crimes de abigeato na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do presidente da entidade, JOEL DE MOURA. De acordo com ele, a preocupação ocorre visto o aumento do preço da carne bovina, o que acaba incentivando os criminosos a cometerem o abate de animais nas propriedades do interior. Conforme ele, essa questão vem sendo debatida há vários anos pelo movimento sindical. Segundo JOEL, esses crimes acabam ocorrendo pois a Polícia Militar não consegue realizar uma fiscalização ampla no interior da região.
O abigeato ocorre com frequência na parte da noite e nas localidades longe das residências. A explicação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste, JOEL DE MOURA. Ele destacou que nesses casos fica extremamente difícil da Polícia Militar chegar aos responsáveis e realizar a punição. Ele lembrou que a entidade reivindica há vários anos um auxílio maior por parte dos policiais. O sindicalista reconheceu que a estrutura da PM é limitada para realizar esse trabalho em todo o interior da região Extremo Oeste de Santa Catarina.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste está conversando com a Polícia Militar Estadual para criar uma espécie de Rede de Vizinhos no interior de cada município. A afirmação é do sindicalista, JOEL DE MOURA. Ele salientou que o objetivo é que os moradores do interior estejam interligados com a PM para evitar que crimes de abigeato continuem ocorrendo nas propriedades. Ele comentou que o abate de bovinos ocorre com maior frequência nos municípios de fronteira, como Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Paraíso. JOEL DE MOURA voltou a cobrar uma maior investigação e um cuidado amplo com esse tipo de crime por parte da PM.
As obras de pavimentação asfáltica nas comunidades de Soledade, Santo Antônio e Conceição atingem nova etapa. A empresa responsável pelas obras retomou serviços após o corpo técnico revisar os projetos elaborados e iniciados pela gestão anterior. Adequações foram necessárias após a paralização das atividades. Nas três obras estão acontecendo intervenções para a relocação dos postes da rede elétrica, serviço de escavação de rocha, correção no sistema de drenagem, ajuste das cotas de pista para adequação à realidade encontrada e manutenção da rede de distribuição de água potável. As intervenções, principalmente em relação à drenagem, foram definidas com os moradores, para o prosseguimento das obras sem prejudicar as famílias residentes nos trechos contemplados.
De acordo com o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, as pendências têm dificultado o andamento das obras, mas os problemas estão sendo solucionados para possibilitar a conclusão do asfalto. O prefeito considera positivo o diálogo que a equipe técnica, secretários e diretores tiveram com os moradores nas três comunidades, definindo conjuntamente as medidas para resolver algumas inconsistências notadas nos projetos, evitando futuros danos em residências e propriedades localizadas nos trechos em obras.
Câmara de Vereadores aprova moção para solicitar transparência ao INSS. De acordo com o presidente do Legislativo de Tunápolis, ALOÍSIO LEHMEN, em sessão ordinária realizada na segunda-feira foi aprovada moção de apelo que solicita ao INSS apresentar solução para a falta de transparência no resultado de perícias realizadas. O presidente da Câmara lamenta que além da falta de servidores no INSS, as pessoas não estão conseguindo acessar os resultados das perícias nem 24 horas depois da consulta. Mesmo reagendando atendimento pelo telefone 135, para saber o resultado, as pessoas acabam indo novamente ao INSS e saem da agência frustradas por ainda não terem os devidos resultados das perícias. A moção foi apresentada pelo presidente da Casa e os vereadores FERNANDO WEISS, ELISABETH SCHERER, LEANDRO BORTOLINI e RENATO GLUITZ.
O presidente da câmara de vereadores de Tunápolis tem intenção de ampliar o espaço para a prática esportiva no centro comunitário de linha São Pedro, interior do município. ALOISIO LEHMEN, do PSD, justifica o investimento alegando que o campo de futebol que era utilizado pelo time da comunidade, não pode receber investimentos por estar em área de preservação permanente. O pedido ao governo municipal é para comprar uma área próximo ao clube social. Este lote seria destinado para uma praça esportiva de uso comunitário em espaço próximo a igreja, escola e clube da comunidade. Segundo o vereador a finalidade é a inclusão social com eventos de cultura, esporte e lazer. A comunidade tem este projeto a bastante tempo, porém com recursos próprios não é possível realizar este investimento.
O presidente da câmara considera que até o momento os trabalhos do legislativo estão atendendo as expectativas com de projetos. Ele chama atenção para projetos que estão em discussão, incluindo um dos vereadores que prevê a proibição das pessoas fumarem em locais públicos de Tunápolis. O executivo também possuem projetos em análise na câmara com destaque para lei que está sofrendo adequações sobre as determinações de ficha limpa. ALOISIO LEHMEN chama atenção para autorização ao executivo aplicar mais 350 mil reais em mais duas salas na creche do município.
O transporte coletivo foi um dos setores mais afetados desde o início da pandemia com restrições no número de passageiros e até interrupção das atividades. No momento o protocolo ficou mais rígido, retornando para o limite de 50 por cento de ocupação. Os carros são esterilizados e adotadas medidas rígidas de prevenção ao contágio do novo Coronavírus. Segundo o agente de viagens da rodoviária de Itapiranga, GENÉSIO SOARES, a preocupação é grande em proporcionar segurança aos passageiros seguindo todos os protocolos estabelecidos pela vigilância sanitária. O movimento caiu drasticamente pela redução de pessoas que viajam e também devido ao temor de contrair a Covid. O distanciamento proporcionado nos coletivos proporciona a segurança estabelecida pela saúde.
O agente ressalta que o sistema adotado proporciona tranquilidade aos passageiros, com apenas 50 por cento da ocupação de dos ônibus. Empresas já estavam atuando com 70 por cento da lotação, porém ocorreu redução no limite. As empresas também estão convivendo com uma situação de receio dos passageiros e procuram tranquilizar as pessoas sobre a segurança nos ônibus em relação a pandemia. Agente de viagens da rodoviária de Itapiranga, observa ainda que são aceitas reservas de passagens e somente o motorista faz o controle de passageiros para reduzir o número de pessoas envolvidas. GENÉSIO SOARES cita ainda a necessidade do uso de álcool em gel e máscara para ter liberação de viajar nos ônibus que realizam transporte.
O otimismo no agronegócio mantém a economia em alta e gera aumento na busca por recursos do Plano Safra para investimentos na produção agrícola. A região de Itapiranga registrou acréscimo de 10 por cento no volume liberado em operações de financiamentos do Sicoob Creditapiranga. Foram mais de 60 milhões de reais destinados principalmente para projetos na suinocultura, avicultura e atividade leiteira em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. O diretor operacional do Sicoob Creditapiranga ANDRE WEBER elogia a organização e empreendedorismo dos produtores rurais dos três municípios. A cooperativa também possui atuação na região celeiro do Rio Grande do Sul onde está implantando trabalho de parceria com o setor agrícola.
O diretor operacional alerta para a necessidade e a importância de um planejamento criterioso. ANDRÉ WEBER observa que o investimento deve gerar receita para honrar os compromissos e melhorar a qualidade de vida da família. Investimento sem planejamento gera dificuldades e até falência e por isso é preciso ter critério no momento de contrair o financiamento. WEBER garante que o Sicoob possui inadimplência muito baixa e isso é fruto do trabalho feito com o associado passando orientações e diálogo para a melhor decisão. O princípio é de que a inadimplência inicia no momento do crédito, pois o trabalho de orientação inclui dizer não ao associado caso o projeto não seja viável. Segundo ANDRÉ WEBER, a cooperativa visa o desenvolvimento do associado e não uma situação que acabe em transtornos.
Produção de alimento possui grande demanda mundial e isso é positivo aos agricultores. Preocupação é com o custo de produção que gera queda na margem de lucro. O diretor operacional do Sicoob Creditapiranga ANDRE WEBER, lembra que o Plano Safra tem limite de valores e no momento os recursos já acabaram. Instituições já iniciam o trabalho para o próximo Plano Safra mantendo projetos prontos para serem operacionalizados. WEBER diz que um dos fatores que mais influencia na busca por recursos é a necessidade de uso de tecnologia nas atividades agrícolas. A falta de mão de obra e eliminação do esforço físico exigem máquinas e modernização na suinocultura, avicultura e produção de leite.
Homem agride irmã com pedra e é preso. Foi às 17 horas de ontem, em uma residência na cidade de São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu a ocorrência de lesão corporal, no qual uma mulher informou que seu irmão a agrediu com pedradas na cabeça e socos no rosto. A vítima relatou ainda que após a briga, o irmão fugiu do local. O Corpo de Bombeiros conduziu a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento. No decorrer do atendimento, a UPA informou que o homem também teria ido à emergência, com lesão corporal. O homem informou que a irmã tentou esfaqueá-lo com uma faca e que somente se defendeu. A mulher ficou em observação na UPA e o homem foi conduzido à delegacia pelo crime de lesão corporal configurando violência doméstica.
Polícia esclarece suposto desaparecimento de grávida em SMOeste. Circulou pelas redes sociais a informação de que uma mulher grávida estaria desaparecida desde a tarde de segunda-feira, quando supostamente estaria indo visitar uma tia que reside no Centro de São Miguel do Oeste. Desde então, familiares não teriam conseguido contato com ela. De acordo com o delegado responsável pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, JOEL SPECH, familiares procuraram a delegacia para o registro do desaparecimento nesta terça-feira, mas, que ao iniciar as investigações foi detectado que a mulher havia saído acompanhada de uma amiga e que ela estaria bem. Após a ampla divulgação nas redes sociais, a grávida entrou em contato com os familiares e informou que estava na casa de uma amiga e que não havia acontecido nada.