ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 17/03/21

Ao menos 149 pessoas foram mortas em Mianmar desde o golpe militar de primeiro de fevereiro, com as forças de segurança usando munição real contra manifestantes. A afirmação foi feita nesta terça-feira pelo escritório de direitos humanos das Nações Unidas. A porta-voz do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU disse também que mais de duas mil pessoas estão presas arbitrariamente e cinco morreram sob custódia, sendo que duas mostravam sinais de graves abusos físicos, indicando que foram torturadas. Além disso, 37 jornalistas foram presos e 19 permanecem detidos.

A empresa americana de biotecnologia Moderna anunciou, nesta terça-feira, que começou os testes clínicos de sua vacina contra a Covid-19 em crianças. Os ensaios serão feitos nos Estados Unidos e Canadá e devem reunir seis ml 750 crianças ao todo. Os participantes terão no mínimo seis meses de idade e precisam ser menores de 12 anos. Os ensaios serão de fase dois e três, conduzidas ao mesmo tempo. Nessas fases, os cientistas testam a segurança e eficácia de uma vacina em centenas e milhares de voluntários, respectivamente. A vacina da Moderna é a única aplicada nos Estados Unidos, hoje, que pode ser dada a pessoas com 16 anos ou mais.

A vice-presidente dos Estados Unidos, KAMALA HARRIS, fez seu primeiro discurso para as Nações Unidas nesta terça-feira, afirmando que a democracia está sob grande pressão, e que é fundamental garantir a igualdade entre os gêneros. Ela disse que a democracia exige vigilância constante e que o status da democracia também depende fundamentalmente do empoderamento das mulheres. Ela, que foi a primeira mulher e pessoa negra a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos também afirmou que seu país vai agir de forma ativa para garantir maior presença feminina nas decisões democráticas.

O Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que prevê detenção de uma a três anos e multa para quem desrespeitar a ordem de prioridade da vacinação estabelecida pelo poder público durante situação de emergência de saúde pública. Pelo texto, que altera a lei do Programa Nacional de Imunizações, a pessoa que furar a fila ou ajudar outra pessoa a furar terá a pena aumentada se for autoridade ou funcionário público e souber da irregularidade. A proposta, de autoria do senador STYVENSON VALENTIM do Pode do Rio Grande do Norte, segue para a Câmara dos Deputados. No mês passado, a Câmara aprovou um projeto que transforma em crime o ato de furar a fila para ser vacinado.

O Senado aprovou nesta terça-feira um convite para que o médico MARCELO QUEIROGA, anunciado pelo presidente JAIR BOLSONARO como novo ministro da Saúde, explique as prioridades da pasta no combate à pandemia. Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, QUEIROGA ainda não tomou posse no cargo. A cerimônia deve acontecer na próxima semana. MARCELO QUEIROGA substituirá EDUARDO PAZUELLO no comando da pasta e será o quarto ministro da Saúde no governo BOLSONARO. Mais cedo, nesta terça, o novo ministro se reuniu com PAZUELLO e, ao final, fez um pronunciamento no qual defendeu o uso de máscara e afirmou que sozinho não resolve problemas e que, por isso, é preciso união da nação.

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, NÍSIA TRINDADE, afirmou nesta terça-feira que o Brasil receberá as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio Covax Facility na sexta-feira ou no sábado. Um segundo carregamento, com um milhão e 900 mil doses adicionais do imunizante, está previsto para desembarcar no país até o fim deste mês. A Covax Facility é uma aliança global com mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde. O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.

Santa Catarina conseguiu criar em janeiro 32 mil e 77 novos postos de trabalho formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia. O Brasil teve saldo positivo recorde para o mês de janeiro com saldo de 260 mil 353 vagas. O resultado de Santa Catarina foi o segundo melhor do país em janeiro, atrás apenas de São Paulo, que gerou 75 mil 202 novas vagas. Em Santa Catarina, o setor industrial criou 19 mil 885 novas vagas. Em segundo lugar ficaram os serviços com seis mil e 67 vagas, a pecuária abriu três mil 670 e o setor de construção civil, três mil 533. O comércio foi o único grande setor com saldo negativo, tendo perda de mil e 78 vagas.

Santa Catarina recebeu mais 147 mil e 400 doses da vacina CoronaVac nesta quarta-feira. A previsão de envio é confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. O lote é o maior já recebido até agora pelo Estado. As doses chegaram no começo da manhã e estão na central estadual da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em São José, na Grande Florianópolis. A equipe fará a conferência das caixas e vai organizar o envio para as 17 regionais, que distribuem as vacinas para os municípios. Com as novas doses, Santa Catarina chegará ao total de 730 mil 840 vacinas em nove remessas desde o começo da campanha de imunização. O número considera tanto imunizantes CoronaVac, do Instituto Butantan, quanto a vacina da AstrazenecaOxford, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz.

A decisão sobre o lockdown de 14 dias em Santa Catarina será discutida por integrantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde nesta quarta-feira, data em que encerra o prazo determinado pela Justiça para que o grupo defina se implementa ou não as regras mais rígidas de enfrentamento à pandemia no Estado. A reunião foi marcada para as 14 horas e ocorre no formato virtual. A decisão proferida pelo juiz JEFFERSON ZANINI determina que os pedidos de lockdown sejam avaliados pelo Coes, que é o grupo montado dentro do governo catarinense e formado por técnicos e órgãos internos da Secretaria de Saúde. O que for decidido no Coes, de acordo com a sentença, precisa ser cumprido pelo governo. A PGE, por sua vez, protocolou recurso nesta terça-feira contra a decisão da Justiça.

Supervisor Regional de Educação atende diretores nos pedidos de investimento. GILBERTTO ZATERA comenta que os gestores das escolas estaduais usam do bom censo e só solicitam o que está sendo necessário. Desta forma, todos os educandários da rede estão sendo atendidos como a Raul Pompéia de Campo Erê, a Soror Angélica de São Lourenço do Oeste e a Verônica Sêhnen que também pertence a sua regional. O supervisor lembra que houve curso para o plano de contingência, em 2020, com continuidade esse ano agora, atendendo aos decretos estadual e municipais.

Supervisor de Educação garante: a escola é um ambiente seguro para trabalhar. GILBERTO ZATERA diz que se todos fazem sua parte, o ambiente é garantido. Aluno tem que usar máscara, aferir a temperatura do corpo na fila do ônibus e cumprir o distanciamento. Os mesmos cuidados valem para professores. O problema, diz ele, é que algumas pessoas pensam que é só com a vacina que dá para retomar o ensino presencial. Salienta que na sua regional, nenhuma servente está afastada do trabalho. No administrativo 7 profissionais fazem trabalho remoto por estarem no grupo de risco. Professores são em 23 nessa situação.

Não é tão difícil quanto parece, se todos cumprirem com suas obrigações. GILBERTO ZATERA lembra que os salários dos trabalhadores em educação estão em dia, e agora, com todo cuidado, todos devem contribuir. O Supervisor de educação não admite professor não querer ir a escola para dar aula, se não está no grupo de risco. Ele finaliza dizendo que a sociedade percebe quando um servidor, seja de qual setor for, está com boas intenções ou não. O transporte escolar já foi definido com todos os prefeitos da regional. O processo está rodando para o primeiro pagamento agora em março.

Alunos do ensino fundamental voltam às salas de aula amanhã. Com expectativas boas para o retorno, a diretora do Cei Maria Nelly Trap Catusso de Campo Erê, IVANI MARQUES, garante que está tudo preparado para que a volta às aulas aconteça com segurança. Em pesquisa feita com os pais dos estudantes da Maria Nelly, a maioria optou pelo retorno às escolas. Os alunos vão ser divididos em cinco turmas, três pela manhã e duas durante a tarde.A diretora pede que os pais providenciem três máscaras para que seu filho leve, uma garrafinha de água e os que ainda não foram assinar o termo de responsabilidade, vão hoje na escola.

Momento não é de ser contra ou a favor da volta as aulas. Na opinião da diretora IVANI MARQUES, esse primeiro momento vai servir para avaliar o comportamento dos estudantes em relação às medidas de segurança. Após isso será analisado se a volta dos alunos às escolas é segura ou não nesse momento. Comenta que os pais estão ansiosos pelo retorno, o Cei Maria Nelly está equipado e vai fazer o possível para que tudo ocorra bem a partir da volta, amanhã. Esclarece que os pais podem ficar tranquilos, caso queiram alterar entre o ensino parcialmente presencial e o totalmente online, basta que comuniquem a direção da escola.

Estudantes do ensino fundamental voltam a receber aulas presenciais amanhã. Garantindo que as medidas de prevenção ao coronavírus serão seguidas nas escolas do município, a volta dos alunos para as salas de aula foi decidida em Campo Erê. Na Cei João Telles Padilha não vai ser diferente, a diretora ADRIANE KELLA, a DRIKA, garante que está tudo preparado para receber os estudantes. O planejamento feito pelo município dá duas escolhas aos responsáveis: 100 por cento online, ou no modo alternância, em que o aluno fica metade dos dias na escola e metade em casa.

Pais querem o retorno das aulas presenciais. Na escola João Telles, a diretora conta que a maioria dos responsáveis optou pelo modelo de alternância. Apesar do grande número de confirmações da Covid, com o cumprimento das medidas de prevenção será sim possível garantir um retorno seguro, que é também o desejo dos professores. DRIKA pede que os pais tirem suas dúvidas, se sentindo seguros em mandar os filhos à escola a partir de amanhã. Caso mudem de ideia, a troca do presencial para o totalmente online, e vice versa, pode ser feita a qualquer momento. Basta que o responsável vá até a escola e assine um termo de responsabilidade pelo cumprimento do ensino online.

Escola da linha Doze de Novembro volta às aulas presenciais com praticamente 100 por cento dos alunos. Para o retorno dos estudantes, diferente da maioria das escolas, a estrutura da Nossa Senhora de Fátima permite atender a todos mantendo o distanciamento seguro. A diretora FERNANDA DA COSTA conta que somente três ou quatro alunos vão fazer o ensino online, até mesmo pela dificuldade no acesso a internet de qualidade que muitas famílias têm. Com isso, a maioria dos pais acabou optando pelo ensino presencial, que inicia amanhã.

Retorno às aulas será desafiador. A diretora da escola da Doze de Novembro sabe que a educação é essencial, mas se preocupa como mãe de aluno e também professora. Tem confiança na equipe profissional, e garante que será feito o possível para que todos os cuidados sejam tomados. A escola vai adotar algumas regras sobre a circulação de pessoas, tudo pensado para que os pais sintam segurança em mandar seus filhos para a sala de aula. Informa que tem todo o material necessário para evitar a disseminação do vírus, e que até amanhã tudo estará pronto para garantir a segurança na volta ao presencial.

Mais de 50 por cento das famílias acreditam no ensino presencial. Esse foi o resultado da pesquisa feita com os pais dos estudantes da escola Irma Roberto Florêncio de Campo Erê, como conta a diretora MARCIA KAEFER. Ela afirma que já está com tudo preparado, organizado e pronto para que isso aconteça, e os responsáveis podem ficar tranquilos mandando seus filhos para a escola a partir de amanhã. Para que seja possível o distanciamento exigido pela saúde, às turmas foram divididas em A e B, que revezam entre aulas na escola e online.

Professores receberam treinamento para voltar às aulas. A diretora da escola Irma Roberto Florêncio, explica que além de estarem preparados, os profissionais têm todo o material necessário e vão fazer o possível para garantir o distanciamento. Pede que os pais também orientem seus filhos a evitarem contato com os demais alunos, não tirem a máscara e caso notem algum sintoma, comuniquem a professora. Pais ou responsáveis que ainda não comunicaram a decisão entre ensino presencial ou online, devem entrar em contato hoje com a escola.

Município realiza nessa semana o Liraa. VALDIR PEREIRA – agente de endemia da Secretaria de Saúde de Saltinho, disse que esse trabalho é o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti. Esse trabalho explicou PEREIRA é realizado em todos os municípios considerados infestados pelo mosquito da dengue. Saltinho já tem esse cenário identificado desde o ano de 2017. Diante desse cenário, a cada seis meses é necessário fazer o levantamento dos dados, para saber a real situação do município com relação a dengue. Essa atividade é feita em um dia e conta com apoio das agentes de saúde.

Último Liraa realizado em Saltinho aponta que o município é de médio risco de contágio. PEREIRA ressalta que a expectativa agora para o levantamento dessa semana, é que o grau de risco de transmissão em Saltinho diminua, pois tem observado que a população está mais consciente e cuidadosa para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Ações de combate a doença vem sendo feitas desde que o município foi considerado infestado. O agente de endemia, contou que armadilhas são distribuídas em pontos estratégicos, para posterior coleta de larvas que vão confirmar se existe ou não a presença do vírus da dengue em Saltinho.

Três focos de dengue são registrados nesse ano em Saltinho. Por enquanto o município não tem nenhum caso confirmado da doença. VALDIR PEREIRA – agente de endemia espera que a situação permaneça assim, pois se caso tiver algum caso de dengue confirmado nas condições que Saltinho se encontra considerado infestado pelo Aedes Aegypti, o risco de uma epidemia é grande. Nesse momento delicado que a saúde vive, por causa do coronavírus não seria viável que ninguém pegasse dengue para superlotar ainda mais os hospitais da região. Por isso, PEREIRA, pede que a população siga atenta e não deixe nenhum tipo de lixo ou recipiente que acumule água, tornando-se um criadouro do mosquito.

As emendas impositivas são para os hospitais da região. O deputado estadual, MAURÍCIO ESKUDLARK, informou que a entidade de Dionísio Cerqueira, São José do Cedro e São Miguel do Oeste, serão contemplados com os recursos. Ele comentou que estará destinando para o Hospital Regional aproximadamente meio milhão de reais. O deputado destacou que os recursos estão reservados para saúde, mas devido à necessidade, os valores serão empenhados o mais rápido possível. O hospital regional está apresentando, há algumas semanas, superlotação em leitos UTI, além de outros pacientes que estão aguardando por uma vaga.

No estado, mais de mil e 300 leitos de terapia intensiva estão ativas para atender os pacientes. Antes, Santa Catarina possuía aproximadamente 400 leitos. ESKUDLARK destacou que o governo federal deixou de auxiliar o estado com a manutenção das diárias dos leitos. Segundo o deputado, cada leito de UTI tem um custo diário aproximado de mil e 600 reais. Acrescenta que a Alesc cobra a União para auxiliar nos custos com os leitos. O deputado disse que está acompanhado a realidade dos hospitais da região. Ele comentou que tem conversado com os diretores das entidades para entender a real necessidade de cada um.

O Hospital São Paulo de Xanxerê, emitiu uma nota informando novamente a lotação máxima. O deputado comentou ainda que nenhum gestor municipal ou estadual pretende decretar fechamento de comércio, contudo, enfatizou que em muitos municípios é necessário. Com isso, o deputado ressaltou que é necessário o governo federal buscar doses de imunizantes disponíveis para vacinar a população. Ele disse ainda que se continuar a lentidão na vacinação apenas em grupos, o país levará dois anos para imunizar toda a população. ESKUDLARK também destacou que a União deixou de comprar 70 milhões de doses da Pfizer, sendo que a primeira remessa de 500 mil vacinas seria entregue ainda no ano passado..

Colisão entre veículos deixa óleo na pista. A batida aconteceu ontem, em Novo Horizonte, deixando a pista suja de óleo no quilometro 17,700 da SC-157. O acidente envolveu um Vectra de São José do Cedro, dirigido por um homem de 30 anos, e um Ford Cargo 2629 da prefeitura de Novo Horizonte, que era conduzido por um homem de 48. Nenhum dos motoristas teve ferimentos.

Em São Lourenço do Oeste um homem foi preso em flagrante por violência doméstica. A prisão foi feita pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, a DPCami. Na chegada da Polícia o homem, de 29 anos, havia acabado de cometer o crime de lesão corporal contra a companheira, de 33. Os policiais faziam diligências no bairro São Francisco, quando foram abordados pela mulher, com ferimentos nos braços e na barriga. Ela contou que havia acabado de ser agredida fisicamente por seu companheiro. Os policiais encontraram o agressor e o levaram à delegacia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.