O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é. .. graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Apesar do temor causado pela pandemia de coronavírus, quatro estados nos Estados Unidos mantiveram suas primárias eleitorais, marcadas para esta terça-feira: Arizona, Flórida, Illinois e Ohio. Neste último, o governador MIKE DEWINE recomendou o adiamento da votação, mas o pedido não foi aceito pela justiça eleitoral do país. No total, esta terça irá atribuir 577 delegados, distribuídos da seguinte maneira: Arizona - 67 delegados,
Flórida – 219, Illinois - 155 delegados e Ohio – 136. A disputa está entre JOE BIDEN e o ex-vice-presidente BERNIE SANDERS.
O primeiro teste em humanos para avaliar uma vacina contra o coronavírus teve início em Seattle, informaram as autoridades de saúde dos Estados Unidos nesta segunda-feira. Contudo, pode levar de um ano a 18 meses para que a vacina esteja disponível, já que são necessários mais testes. O teste em estudo aberto incluirá 45 voluntários adultos saudáveis, com idades entre 18 e 55 anos, durante aproximadamente seis semanas. Atualmente, não existem vacinas ou tratamentos aprovados para a Covid-19, que infectou mais de 175 mil pessoas em todo o mundo e até o momento, sete mil morreram em decorrência da pandemia.
O presidente do regime chavista, NICOLÁS MADURO, impôs nesta segunda-feira quarentena para toda a Venezuela a partir de terça para combater a pandemia do novo coronavírus. Entretanto, ele não detalhou como funcionará a medida. De acordo com o regime chavista, a Venezuela registrou 16 novos casos de Covid-19 somente no balanço mais recente. No total, o país tem 33 casos do coronavírus. Do outro lado da disputa pelo poder na Venezuela, o autoproclamado presidente interino JUAN GUAIDÓ anunciou uma série de medidas para combater a epidemia de novo coronavírus. Entre elas, estão a retomada da ajuda humanitária para a população, inclusive com pedidos para o envio de kits de higiene aos venezuelanos.
O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus no Brasil: são 234 casos. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques: 34 casos a mais do que o boletim divulgado no domingo, dois mil e 64 casos suspeitos, mil 623 descartados e transmissão comunitária em São Paulo e no Rio de Janeiro. 18 pessoas estão hospitalizadas, o que representa sete por cento do total. São Paulo é o estado com mais casos com 152 registros. Rio de Janeiro tem 31. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos. Hoje pela manhã, as secretarias estaduais de saúde divulgaram 301 casos confirmados. Esse número deve aparecer no boletim do Ministério da Saúde que será publicado hoje à tarde.
O estado de São Paulo registrou o primeiro caso de morte de uma vítima por coronavírus. A informação foi divulgada pelo governo estadual na manhã desta terça-feira. As primeiras informação dão conta que a vítima é um homem de 62 anos. Esse também foi o primeiro óbito registrado no Brasil. De acordo com a Secretária Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 152 casos confirmados da doença até esta segunda-feira, com mais mil 777 casos suspeitos de coronavírus. O Governo de São Paulo avalia que o surto de coronavírus deve durar "de quatro a cinco meses". No entanto, as medidas restritivas adotadas pela administração estadual, como a suspensão das aulas e a restrição de eventos, não devem ser aplicadas durante todo este período.
O Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira novas medidas para reduzir os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus. Segundo o governo, serão empregados 147 bilhões e 300 milhões em medidas emergenciais para socorrer setores da economia e grupos de cidadãos mais vulneráveis, além de evitar a alta do desemprego. Para os idosos, a principal medida anunciada pelo Ministério da Economia é a antecipação das duas parcelas do décimo terceiro de aposentados e pensionistas. Já para a população mais pobre, o governo informou que vai liberar cerca de três bilhões para o Bolsa Família. As empresas poderão adiar, em três meses, o pagamento do Simples Nacional e o depósito do FGTS dos trabalhadores. As contribuições ao Sistema S serão reduzidas pela metade, e haverá facilitação para renegociar crédito e receber insumos de fora.
O Poder Judiciário de Santa Catarina determinou, através de Resolução Conjunta, a suspensão dos prazos processuais, das audiências e sessões de julgamento judiciais e administrativas não urgentes até o dia 31 de março. Nessa data, a situação será reavaliada. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador RICARDO ROESLER, ressalta que durante todo o período magistrados e servidores continuarão trabalhando, possibilitada a utilização do sistema de home office. O objetivo, de acordo com ele, é diminuir a circulação de pessoas nas dependências do Tribunal de Justiça e nos fóruns das 111 comarcas do Estado. Já o Tribunal Regional do Trabalho decidiu suspender as audiências nas varas do trabalho durante o período de um mês, a partir desta terça-feira.Nos centros de conciliação, a suspensão deve perdurar até 30 de abril. Os prazos processuais trabalhistas, porém, continuam correndo normalmente.
O Ministério da Saúde confirmou o sétimo caso do novo coronavírus em Santa Catarina. O novo caso é de uma paciente que está em Florianópolis. Segundo o poder público municipal, trata-se de uma mulher que mora na Alemanha e veio visitar a família em Florianópolis. Ela contraiu a doença na Europa e os familiares estão sendo monitorados, mas não apresentam sintomas. Com a sétima confirmação, Santa Catarina passa a ser o quinto estado do Brasil com mais pacientes de Covid-19. Os casos estão espalhados em Florianópolis, Rancho Queimado, Joinville e Braço do Norte. Todos são considerados importados, portanto os órgãos de saúde não consideram a situação de transmissão local ou comunitária em Santa Catarina.
O governo de Santa Catarina voltou atrás e resolveu suspender as aulas de todas as redes de ensino estadual, municipal e privado a partir de quinta-feira durante 30 dias por causa da epidemia do novo coronavírus. São sete casos confirmados no estado e 119 em investigação. A decisão foi confirmada pelo governador CARLOS MOISÉS após reunião com secretários na Casa da Agronômica no fim da tarde desta segunda-feira. Pela manhã o secretário de Saúde do Estado, HELTON ZEFERINO, havia informado que ainda não existia a necessidade de suspensão das aulas. O governo decidiu também suspender eventos públicos com mais de 200 pessoas em locais abertos ou 100 pessoas em lugares fechados, além de restringir eventos que envolvam a terceira idade.
Aulas na rede estadual de ensino são suspensas devido ao coronavírus. A informação é de MÁRCIA BUFFON, diretora da Escola de Educação Básica Raul Pompéia de Campo Erê. Segundo ela, o colégio só irá receber os alunos até o dia 19. Os estudantes que decidirem junto com os pais não irem a partir de hoje não sofrerão nenhuma penalidade. A diretora frisa a importância de esse período ser realmente de quarentena, que os estudantes não o utilizem para se reunir, pois o objetivo da suspenção é exatamente evitar aglomerações.
Suspenção das aulas deve durar 30 dias. Segundo MAURICIO TREVISAN, diretor da Escola de Educação Básica Emilio Médici, de Campo Erê esse é o prazo informado pelo governo do estado. Após esse período é decidido se as aulas retornam ou se a medida é prorrogada. O diretor salienta que para que os estudantes não tenham nenhum prejuízo, ao retornarem as atividades o calendários escolar será reestruturado, garantindo os 200 dias letivos que eles tem direito.
Novo decreto do secretário de estado da educação deve ser emitido hoje. CLECI FINARDI, diretora do Cedup de Campo Erê, conta que essa nova nota é em função de colégios como o seu, que não tem a possibilidade de parar. Ela frisa que em sua escola as atividades devem continuar com plantão de recesso. Esse processo irá dar continuidade ao funcionamento do centro, mas com o número mínimo de pessoas necessárias. Os demais colégios estaduais também aguardam orientações quanto aos professores e funcionários.
Prefeitura suspende eventos e adota medidas de prevenção ao Coronavírus.O prefeito de São Lourenço do Oeste, RAFAEL CALEFFI, emitiu um decreto sobre as ações de prevenção no município em decorrência do coronavírus – Covid 19. O decreto terá validade a partir de hoje. Conforme o prefeito, a decisão leva em consideração a pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde e as orientações do Ministério da Saúde, para o país, sobre as medidas a serem tomadas pelos governos estaduais e municipais no combate à propagação da doença.
Decreto sobre a suspensão de atividades tem validade de 30 dias. Depois deste prazo, explica o prefeito, a sala de situação, montada especialmente para tratar do Covid-19, reavaliará a situação. Complementa que tudo o que está sendo feito é para prevenir. Explica que não há estrutura de leitos em UTI caso haja uma epidemia na região.
Na saúde pública algumas medidas são adotadas. Procedimentos eletivos, que não são emergência estão suspensos, assim como atendimentos de rotina dos setores de odontologia, pediatria, laboratório e outros; Criação de unidade de saúde sentinela; Unidades Básicas de Saúde dos três distritos estarão fechadas; os atendimentos e consultas de emergência devem ser feitos no pronto-atendimento; As Unidades Básicas de Saúde do perímetro urbano devem ficar abertas 12 horas nos sábados e domingos; Atividades eletivas do Centro de Atenção Psicossocial estão suspensas; Será mantida a realização de pré-natal, porém de forma separada; Haverá vigilância sentinela, onde casos suspeitos poderão ter sua evolução monitorada através de telefones e registros junto ao Ministério da Saúde.
Atendimento presencial ao público em toda a administração pública municipal, direta ou indireta está suspenso. De acordo com RAFAEL CALEFFI, o atendimento normal ao público será realizado por meio de telefonia, fixa ou móvel, e-mail e demais meios de comunicação não presencial. Estão proibidos de ir na prefeitura, devem trabalhar de casa servidores públicos municipais ou prestadores de serviços de modo presencial com mais de 55 anos; servidores públicos municipais que tenham ou que tiveram, nos últimos 14 dias, contato com pessoas oriundas de outros países ou de outras unidades da Federação em que exista casos confirmados da doença; servidores públicos municipais que estiveram nos últimos 14 dias em outros países ou em outras unidades da Federação em que exista casos confirmados da doença e aqueles que se enquadrem nos casos de risco previstos pelo Ministério da Saúde.
Efaislo de São Lourenço do Oeste está suspensa por causa do coronavírus. Durante o período de vigência do decreto, fica expressamente proibido, no âmbito municipal, a realização de eventos, festas, encontros religiosos, bem como toda a qualquer forma de aglomeração ou reunião de pessoas, que importe, em um mesmo local, aberto ou fechado, público ou privado, na junção de mais de 20 pessoas. A 6ª Exposição e Feira de São Lourenço do Oeste que seria realizada de 2 a 5 de abril, também foi suspensa. A comissão trabalha para encontrar nova data ao longo de 2020.
Governo municipal suspende aulas por 30 dias em São Lourenço do Oeste. A informação é do secretário ALEX TARDETTI. Ele diz que seguindo o protocolo do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da União Nacional dos Conselhos Municipais, da Federação Catarinense de Municípios e do Ministério Público, o município, suspenderá as aulas na rede municipal de ensino a partir de amanhã, por um período de 30 dias.
Decisão pele suspensão das aulas ocorreu na tarde de ontem. Conforme TARDETTI, o Governo do Estado passa a adotar os procedimentos necessários em território catarinense, e em São Lourenço não será diferente. A decisão integra o conjunto de ações preventivas para a contenção do coronavírus – Covid-19. O secretário salienta que os alunos terão as faltas abonadas e os primeiros 15 dias de suspensão de aulas correspondem à antecipação do recesso escolar do mês de julho. Frisa que a partir de hoje, está em vigor o decreto municipal sobre as ações de prevenção no município em decorrência do coronavírus – Covid 19.
É importante que haja redução no agrupamento de pessoas. Afirmação é do diretor clínico da Policlínica Municipal de Saúde de São Lourenço do Oeste, RODRIGO SILVA. Ele salienta que é preciso antever o que vai ocorrer e, por isso essas medidas são necessárias. Acrescenta que também a partir de hoje, a Secretaria de Saúde tomará uma série de medidas para ter um atendimento mais eficaz.
Estiagem preocupa abastecimento de água em 10 municípios. Devido à estiagem que afeta a Região Oeste do Estado, a CASAN solicita aos moradores de Águas Frias, Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste, Jaborá, Palma Sola, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Seara que economizem ao máximo o consumo de água tratada.
Essas 10 cidades estão em estado de alerta, pois desde o Carnaval não há registro de chuva suficiente para reforçar os mananciais. Em Dionísio Cerqueira a Companhia teve de reduzir a vazão captada, mas o abastecimento ainda não foi afetado. A Barragem Cambuí, em São Miguel do Oeste, está com nível extremamente baixo. Inúmeras manobras operacionais estão sendo feitas para evitar danos maiores. Segundo a Casan está aumentando a vazão onde é possível, mas somente com a colaboração dos moradores dessas 10 cidades será possível ultrapassar este período de estiagem com transtornos reduzidos.
Em Campo Erê, nível do rio caiu 30 por cento. A informação é do gerente da Casan ARENOR WAGNER. Ele orienta que a população evite o desperdício, e nesse período de estiagem não lavem casas, pátios, calçadas nem carros. A torneira seja fechada ao lavar a louça, fazer a barba, escovar os dentes. Outra dica é reduzir o tempo do banho.
Algumas medidas já foram tomadas para evitar que situação com falta de água seja mais grave. Segundo ARENOR, foi reduzido a vazão em sete litros por segundo. Diminuído a produção em 28 mil litroshora e aumentado as horas trabalhadas para tentar compensar a diminuição. O normal seria 78 mil litroshora e caiu para 50 mil litroshora. Esse procedimento foi necessário, afirma o gerente, para evitar uma perda maior de produção de água.
Pedofilia é definida pela Organização Mundial de Saúde como doença, distúrbio psicológico e desvio sexual. Conforme o diretor do IML de Francisco Beltrão IRNO AZOLLINI, os crimes mais cometidos por pedófilos são: Estupro- constranger a criança ou adolescente á conjunção carnal ou ato libidinoso mediante violência ou grave ameaça. Pornografia- Apresentar, produzir, vender, fornecer, divulgar ou publicar, por qualquer meio de comunicação, inclusive rede mundial de computadores ou internet, fotografias, imagens com pornografia ou cenas de sexo explícito envolvendo crianças e pré adolescentes.
Jovens de classe média com idades de 17 a 24 anos são produtores de imagens de crianças violentadas. Segundo o diretor, os compradores das imagens são solteiros, tem pouco mais de 40 anos e na maioria profissionais liberais. Um aspecto assustador hoje são as associações “pró pedofilia” que argumentam que a pedofilia não é uma doença, mas uma orientação sexual e que a sociedade deve reconhecer e legitimar isso. O Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de sites dedicados a pornografia infantil.
Uma foto de criança sendo violentada chega a valer 100 dólares. Já um vídeo de cinco minutos, conforme o diretor do IML, vale até mil dólares. Segundo a investigação quanto menor a idade maior o valor da foto ou vídeo. AZZOLINI concluiu fazendo um alerta aos pais que fiscalizem a vida de seus filhos, e diante de qualquer suspeita procurem os órgãos competentes.
Polícia recupera objetos furtados no interior. Após solicitação a equipe da Polícia Militar se deslocou até a Linha Santa Izabel, interior de Renascença. O solicitante contou que saiu da residência do meio dia até as 13 horas e 40 minutos, e ao retornar percebeu a porta dos fundos arrombada. Ao verificar, percebeu que havia sumido uma Tv 43 polegadas, um roteador, uma botina, roupas, um celular, lanternas, perfumes e um fone de ouvido. A PM iniciou patrulhamento e por volta das 15 horas e 50 minutos, um homem sem camisa e com uma mochila foi avistado as margens da rodovia Ulisses Viganó. Ao ser abordado foi localizado dentro da mochila vários pertences que foram furtados na casa da vítima. Ele confessou autoria do delito, e que teria deixado a televisão escondida próximo da casa. O homem foi conduzido juntamente com os objetos furtados até a 19ª Subdivisão de Polícia.
Caminhão tomba na BR-280 entre Marmeleiro e Flor da Serra do Sul. O acidente aconteceu por volta das 18 horas e 50 minutos de ontem, nas proximidades do Rio Fria. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão retiraram o motorista que ficou preso nas ferragens, sendo necessário o auxílio de um guincho. Ele recebeu os primeiros socorros no local e em seguida foi levado ao Hospital Regional de Beltrão. O caminhão transportava chapas de compensado e a carga ficou espalhada ao lado da pista. A Polícia Rodoviária Federal fez o levantamento do acidente.
Motociclista fica gravemente ferido em colisão com caminhão. Um acidente entre um caminhão Volvo de Quilombo, e uma moto YBR-125 de Camboriú, foi registrada PR-280 em Renascença. O condutor da moto, MARCELINO DO NASCIMENTO, de 48 anos, sofreu ferimentos graves e foi levado ao hospital. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.