ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 17 02 2026

-OPOSIÇÃO ANUNCIA AO MENOS 12 AÇÕES NA JUSTIÇA SOBRE DESFILE PRÓ-LULA

-FACISC EMITE NOTA OFICIAL E DIZ QUE SC SERÁ PREJUDICADA COM O FIM DA ESCALA 6X1

-VIGÉSIMO SÉTIMO ITAIPU RURAL SHOW COMEÇA AMANHÃ COM 350 EXPOSITORES

-PRIMEIRA ETAPA DA CAPACITAÇAO DE CONSELHEIROS DO CONDEMA SERÁ NESTA SEMANA

-FEIRA TRIANDES VAI REUNIR 27 EMPRESAS DO BRASIL NESTA QUARTA FEIRA

-INCÊNDIO DESTRÓI GALPÃO AGRÍCOLA DE MAIS DE MIL E 600 METROS QUADRADOS

-HOMEM SOFRE FRATURA NAS PERNAS EM ACIDENTE DE TRABALHO NO INTERIOR

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado e possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus. A máxima pode chegar a 31 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.

Os chefes das Forças Armadas da Alemanha e do Reino Unido defenderam o rearmamento da Europa frente à ameaça que a Rússia representa para o continente. Em artigo conjunto publicado no domingo, eles sugeriram o fim da era pós-Guerra Fria, conhecida por "dividendos da paz" e em que governos reduziram os gastos com defesa e segurança. O chefe das Forças Armadas da Alemanha, general CARSTEN BREUER, e o chefe do Estado-Maior de Defesa do Reino Unido, marechal do ar SIR RICHARD KNIGHTON, disseram falar "como vozes de uma Europa que agora precisa confrontar verdades desconfortáveis sobre sua segurança". Reino Unido e Alemanha são duas das maiores potências militares europeias.

Os Estados Unidos flexibilizaram as sanções ao setor energético da Venezuela ao emitir duas licenças gerais que permitem a empresas globais do setor retomar operações de petróleo e gás no país, membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Além disso, as novas regras permitem que outras companhias negociem contratos de investimento em projetos energéticos. A medida representa a maior flexibilização das sanções contra a Venezuela desde que forças norte-americanas capturaram e destituíram o presidente NICOLÁS MADURO no mês passado. Os Estados Unidos mantêm sanções contra a Venezuela desde 2019, quando o presidente DONALD TRUMP as impôs durante seu primeiro mandato.

A maior central sindical da Argentina, a Confederação Geral do Trabalho, CGT, anunciou nesta segunda-feira que fará uma greve geral de 24 horas contra o projeto de reforma trabalhista do presidente JAVIER MILEI. A paralisação nacional começará assim que a Câmara dos Deputados iniciar o debate da proposta, previsto para acontecer antes do fim de fevereiro. Segundo a CGT, a greve não terá atos ou mobilizações nas ruas, será apenas interrupção das atividades. A reforma trabalhista foi aprovada pelo Senado na madrugada da última quinta-feira e agora segue para análise da Câmara dos Deputados, o que deve ocorrer em primeiro de março.

Começa nesta terça-feira o período de cadastramento de currículo e pré-inscrição de interessados em participar do Pé-de-Meia Licenciaturas 2026. Estudantes elegíveis devem se cadastrar exclusivamente pela Plataforma Freire, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes. Nesta edição, serão concedidas até 12 mil bolsas. A iniciativa concede bolsa mensal no valor de mil e 50 reais, dos quais 700 podem ser sacados imediatamente. Os outros 350 serão destinados a uma poupança, cujo saque está condicionado ao ingresso do bolsista como professor em uma rede pública de ensino, em até cinco anos após o término da licenciatura.  São elegíveis candidatos que obtiveram nota igual ou superior a 650 no Exame Nacional do Ensino Médio e que foram aprovados em cursos de licenciatura presenciais.

Os dias após o feriado de Carnaval no Congresso Nacional devem acelerar o avanço de pautas prioritárias para o governo do presidente LULA. A lista de votações esperadas inclui o acordo entre Mercosul e União Europeia e a chamada PEC da Segurança Pública. Há ainda a expectativa de uma definição sobre o cronograma de análise e a relatoria da proposta sobre o fim da jornada de trabalho seis por um uma das principais prioridades em ano eleitoral. Também é esperado nos próximos dias o depoimento do empresário DANIEL VORCARO, dono do Banco Master. O banqueiro tem previsto depoimento no grupo de trabalho da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, na terça-feira, e na CPMI do INSS, na quinta-feira.

Um dia após o desfile em homenagem ao presidente LULA na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, parlamentares e partidos de oposição anunciaram uma ofensiva judicial contra o evento, com ao menos 12 ações para questionar a apresentação. As iniciativas citam possíveis casos de propaganda antecipada, abuso de poder político e econômico, uso indevido de recursos públicos e até alegações de preconceito religioso contra evangélicos retratados no enredo, levando o caso para além da Justiça Eleitoral. O partido Novo, por exemplo, informou que pretende pedir a inelegibilidade de LULA por abuso de poder político e econômico, sob o argumento de que recursos públicos teriam sido utilizados para promover a imagem do presidente. A legenda afirmou que ingressará com a ação assim que houver o registro formal de candidatura, previsto para o segundo semestre de 2026.

A Assembleia Legislativa aprovou, na última semana, o projeto de lei que dispõe sobre o apadrinhamento afetivo de crianças e adolescentes em Santa Catarina. A iniciativa, apresentada pelo deputado MÁRIO MOTTA do PSD, regulamenta uma ação que já é executada pelo Ministério Público do Estado e que está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele citou que o projeto coloca no papel uma legislação que estabelece requisitos e critérios para que famílias se coloquem como adotantes de fim de semana, em datas especiais para jovens, crianças e adolescentes que foram retirados do seio familiar por qualquer violência, ou motivação jurídica e que foram encaminhados para casas de acompanhamento. A proposta prevê que as pessoas interessadas em apadrinhar deverão procurar a Vara da Infância e da Juventude, os órgãos públicos e as organizações da sociedade civil e afirmar sua disponibilidade e vontade para o exercício do encargo.

O preço da gasolina permanece estável em Santa Catarina nas primeiras semanas de 2026. Após a alta registrada nas duas semanas iniciais do ano, resultado do aumento no valor fixo de ICMS cobrado nos estados, o preço médio do combustível mais utilizado pelos motoristas chegou à quinta semana seguida de preço na casa dos seis reais e 50 centavos. Os números são das pesquisas semanais da Agência Nacional de Petróleo. O último levantamento, divulgado no fim de semana, mostrou o preço médio da gasolina em seis e 54 mesmo valor da semana anterior e apenas dois centavos abaixo do preço médio registrado após o impacto do aumento do ICMS no início do ano. No final de janeiro, a Petrobras anunciou uma redução de cinco virgula dois por cento no preço da gasolina vendida das refinarias para as distribuidoras, mas até o momento foram poucos os reflexos dessa diminuição nas bombas.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, FACISC, emitiu uma nota oficial a respeito da proposta de emenda constitucional que acaba com a jornada de trabalho seis por um. O documento cita que a medida vai aumentar o custo, que será repassado ao consumidor, e não há previsão de compensações. Além disso, a entidade afirma que Santa Catarina vai sofrer mais pois “71 por cento dos empregados formais catarinenses possuem contratos entre 41 e 44 horas semanais, percentual superior à média nacional”. A nota destaca ainda que a PEC impõe aumento direto e imediato dos custos às empresas, sem a devida análise técnica dos impactos econômicos, sem debate aprofundado com o setor produtivo e sem previsão de compensações que garantam sustentabilidade às atividades empresariais.

Começa amanhã em Pinhalzinho a vigésima sétima edição do Itaipu Rural Show. De acordo com o coordenador geral da feira, FERNANDO RHOR, o parque está pronto para receber expositores e visitantes. Segundo ele, a cooperativa trabalha o ano inteiro na manutenção e melhoria da infraestrutura, intensificando os preparativos nas últimas semanas que antecedem o evento. Nesta edição, que se estende até sábado, o Itaipu Rural Show deve contar com mais de 350 expositores. RHOR explica que foram ampliados cerca de 20 espaços para empresas, possibilitando a apresentação de mais tecnologias e inovações voltadas ao setor agropecuário.

O Itaipu Rural Show é uma ponte entre produtores e empresas, levando ao campo soluções aplicáveis tanto à pequena e média propriedade quanto às grandes produções. O comentário é do coordenador do evento, FERNANDO RHOR. Ele citou que os quatro dias contam com uma programação de palestras voltadas ao mercado de grãos e leite, perspectivas econômicas e estratégias para que o produtor esteja preparado para oscilações futuras. Haverá ainda debates sobre o crescimento da avicultura e da suinocultura na região, setores que seguem em expansão com investimentos de frigoríficos e agroindústrias. RHOR esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que a entrada e o estacionamento para o Itaipu Rural Show são gratuitos.

As empresas interessadas em participar do Programa Mais Leite de Guaraciaba têm até esta sexta-feira para realizar o credenciamento. A informação é da Secretária de Indústria e Comércio, CINTHIA BORSATTO. As novas empresas devem fazer o cadastro na secretaria com os documentos exigidos em edital. Os estabelecimentos comerciais já cadastrados nos outros anos, terão automaticamente o cadastro homologado. O Programa Mais Leite, em 2026 beneficiará cerca de 500 produtores do município que receberão uma carta de crédito que deverá ser utilizada para pagamento de aquisição de bens, produtos e serviços do ramo de produção de leite que estejam cadastrados no Programa. As cartas de crédito têm previsão de serem entregues a partir de março.

O Extremo Oeste iniciou uma nova etapa para fortalecer o turismo regional com o Projeto Regional para o Desenvolvimento Turístico Integrado. A iniciativa reúne os 19 municípios da Ameosc e tem duração de 30 meses. O projeto vai até dezembro de 2027 com coordenação da Ameosc e apoio técnico do Sebrae. De acordo com gerente regional do Sebrae, UDO TRENNEPOHL, o objetivo é integrar os municípios e promover a região como um destino turístico unificado e competitivo, aumentando o fluxo de visitantes de forma sustentável. Ele explicou que o projeto foi estruturado para fortalecer a imagem regional e estimular o turismo alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Entre as primeiras ações do Projeto Regional para o Desenvolvimento Turístico Integrado está o fortalecimento da governança regional. Um grupo de trabalho foi criado com representantes da Ameosc, Sebrae, municípios e da Instância de Governança Regional Caminhos da Fronteira. De acordo com gerente regional do Sebrae, UDO TRENNEPOHL, estão previstos encontros mensais para alinhamento estratégico, capacitações em gestão e políticas públicas de turismo, além de missões técnicas e apresentação de cases de sucesso. O projeto também incentiva a formalização dos empreendimentos por meio do Cadastur e o cadastramento dos municípios no Mapa Nacional do Turismo. Outro destaque é a organização do sexto Seminário de Turismo da Ameosc, previsto para maio.

O Projeto Regional para o Desenvolvimento Turístico Integrado avança em várias frentes como gestão da marca turística, planejamento estratégico municipal, formatação de roteiros integrados e ampliação de parcerias. A afirmação é do turismólogo da Ameosc, JACSON BASSO. De acordo com ele, uma das propostas é ampliar a participação para outras regiões do estado e reunir empreendedores, hotéis, restaurantes, agroindústrias, guias, agências de viagens e transportadoras turísticas cadastradas no Cadastur. BASSO citou que o objetivo é criar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento profissional que impacte diretamente no desenvolvimento regional. Além disso, o projeto prevê participação em feiras, promoção institucional e consolidação da marca Caminhos da Fronteira como identidade territorial da região.

O ano letivo de 2026 vai começar nesta quinta-feira nas escolas da rede estadual de ensino. De acordo com a Integradora regional de Educação, DIANE FERRO, a duas últimas semanas foram marcadas pelo trabalho de preparação para o ano letivo com encontros de formação continuada e organização dos espaços físicos para receber os alunos. DIANE explicou que, no final de janeiro, os diretores participaram de uma formação em Chapecó. Entre os dias dois e 13 de fevereiro, 450 profissionais participaram da formação com encontros nas escolas e no Centro Cultural da Unoesc. DIANE disse que foram vários momentos para revisão dos planos de ensino, estudo do currículo básico, formação pedagógica e alinhamentos para o ano letivo.

As escolas da rede pública estadual registraram uma redução do índice de reprovação em 2025, mas ainda existem dificuldades para a recomposição da aprendizagem. O comentário é da Integradora regional de Educação, DIANE FERRO. De acordo com ela, um dos desafios para o ano letivo de 2026 é avançar no que o estudante precisa melhorar em relação ao desempenho de cada disciplina. DIANE explicou que serão mantidos os reforços nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, os professores vão monitorar o nível de conhecimento dos alunos para avançar nos conteúdos previstos para cada série.

O Conder Ambiental vai realizar, nesta semana, a primeira etapa da capacitação regional dos Conselhos municipais de Meio Ambiente. O encontro está marcado para as oito horas da manhã de quinta-feira na câmara de vereadores. A capacitação vai reunir conselheiros dos Condemas de 33 cidades da região atendidas pelo Conder Ambiental. A iniciativa faz parte de um programa desenvolvido pelo Conder em parceria com o Ministério Público. Ao todo, serão quatro capacitação até o final do ano. As outras etapas estão previstas para os dias sete de maio, 16 de julho e 12 de novembro. Todas vão acontecer em São Miguel do Oeste.

Está tudo pronto para a Feira Triandes, Rodada de Negócios Showroom com a participação de empresas do Brasil, Argentina e Chile. A informação é do coordenador do evento, DARCI ZANOTTELI. O evento começa as sete e meia da noite de hoje com a Pré-Abertura Institucional no Salão Nobre do San Willas Hotel. A programação prevê recepção seguida de abertura institucional, apresentação do evento e seus objetivos e apresentação das delegações e empresas participantes. A feira, propriamente dita, será realizada na quarta-feira no Centro de Eventos Latitude com credenciamento as oito e meia e a cerimônia de abertura as oito e meia da manhã. ZANOTELLI esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a expectativa é muito grande para o evento.

A Feira Triandes, rodada de negócios entre empresas do Brasil, Argentina e Chile, vai contar com a presença de 27 empresas do Brasil. De acordo com o coordenador do evento, DARCI ZANOTELLI, o objetivo do evento é aproximar as empresas locais dos mercados da Argentina e do Chile, estimulando os negócios entre os países. Amanhã, serão realizadas duas rodadas de negócios e dois painéis temáticos sobre questões como requisitos e Procedimentos para Exportação ao Chile e biotecnologia, Inovação e Cooperação Internacional. ZANOTELLI disse que a participação na Feira e nos painéis é gratuita e aberta a todos os interessados. A Feira Triandes serve para intensificar as relações comerciais entre Brasil, Argentina e Chile.

As empresas que vão participar da Feira Triandes, rodada de negócios e showroom, começaram a se instalar hoje no espaço da Latitudes Eventos. De acordo com o coordenador do evento, DARCI ZANOTELLI, não há custo para a exposição e as empresas que ainda têm interesse em participar podem confirmar presença até as seis da tarde com a organização. ZANOTELLI atua nas questões do Mercosul há mais de 30 anos e acredita que a feira Triandes pode dar uma contribuição expressiva para ampliar os negócios das empresas da região com a Argentina e o Chile.

Um motociclista causou uma sequência de infrações de transito na tarde desta segunda-feira, na Avenida Internacional, em Dionísio Cerqueira. Segundo a PM, a guarnição realizava fiscalização quando percebeu que o condutor da motocicleta usava calçado inadequado. Ao receber ordem de parada, ele acelerou e fugiu, dando início a um acompanhamento policial por diversas ruas centrais da cidade. Durante o trajeto, o motociclista desrespeitou placas de parada obrigatória, invadiu vias preferenciais em alta velocidade e fez ultrapassagens forçadas. Segundo a polícia, o momento mais tenso ocorreu quando um casal precisou correr na faixa de pedestres para não ser atingido. Na fuga, o motociclista sofreu uma queda, abandonou a moto e fugiu a pé atravessando a fronteira. Ele ainda não foi localizado e a moto foi apreendida.

Uma briga registrada na madrugada desta terça-feira no centro de Dionísio Cerqueira deixou três pessoas feridas. O fato aconteceu por volta das duas e meia na Rua Sete de Setembro, em frente de um estabelecimento comercial. No local estavam um homem de 21 anos, um de 38, um de 25 e uma mulher de 37 anos, proprietária do estabelecimento. A PM informou que ela consumia bebida alcoólica com o sobrinho, que já havia saído. A mulher estava bastante exaltada e precisou ser contida por outra pessoa. Segundo a polícia, na varanda do comércio permaneciam os homens de 21 e 38 anos, ambos com sinais visíveis de embriaguez. Durante o atendimento, o homem de 25 anos procurou a polícia e afirmou ter sido agredido pelos dois. Os homens de 21 e 38 anos também apresentavam lesões aparentes e disseram que também pretendem representar contra o homem de 25 anos. Todos foram compromissados a comparecer em audiência na Comarca de Dionísio Cerqueira. Após receberem orientações legais, foram liberados no local.

O Corpo de Bombeiros Militar registrou, na tarde desta segunda-feira, a uma ocorrência de incêndio em edificação agrícola às margens da SC-305, no interior de Campo Erê. A guarnição de Campo Erê foi acionada por volta das cinco e meia da tarde para combater as chamas em um galpão agrícola de aproximadamente mil 650 metros quadrados. O fogo destruiu um depósito de feno em fardos, além de sementes, adubos e maquinários agrícolas. Foram cerca de oito horas de trabalho contínuo, com consumo aproximado de 50 mil litros de água para a extinção total do fogo. As causas do incêndio não foram confirmadas.

Um morador foi vítima de um golpe virtual na noite de segunda-feira, na rua Salete Uliana, em São José do Cedro. Segundo relato da vítima, o golpe aconteceu por meio de um aplicativo de mensagens. Durante a conversa, os criminosos conseguiram convencer o homem a repassar dados bancários, senha pessoal e até uma selfie. Depois disso, ele perdeu o acesso ao próprio celular e informou que o número teria sido clonado e bloqueado pelos golpistas. Ele procurou a Polícia Militar e foi orientada a entrar em contato imediatamente com a instituição bancária e adotar outras medidas de segurança digital para evitar novos prejuízos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Um homem de 36 anos foi preso no final de semana por tráfico de drogas e corrupção de menor na Avenida Salgado Filho, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a guarnição abordou um veículo Nissan March e, durante a revista pessoal, encontrou com o condutor sete comprimidos de ecstasy em um dos bolsos. Na casa do suspeito, no bairro São Luiz, foi abordado um adolescente de 17 anos e uma mulher de 29 anos. Durante as buscas, foram localizados mais 37 comprimidos de ecstasy, uma balança de precisão, 50 gramas de maconha, quatro cigarros da droga já prontos para consumo, 26 gramas de cocaína e dinheiro em notas trocadas. Todos os envolvidos foram encaminhados, junto com o material apreendido, à Delegacia de Polícia.

Um acidente de trabalho foi registrado na linha Sete de Setembro, interior de São Miguel do Oeste, na manhã desta segunda-feira. O Corpo de Bombeiros e a Unidade de Suporte Avançado do SAMU foram acionados para atender o trabalhador que ficou ferido após uma árvore cair sobre suas pernas. Ele realizava o manejo e corte de eucalipto com motosserra no momento do acidente. De acordo com as equipes de resgate, o homem apresentava suspeita de fratura nas pernas e estava em um local de difícil acesso. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.