ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco Cedro - 17/02/2023

-LULA CONFIRMA CORREÇÃO DO MÍNIMO PARA R$ 1.320 A PARTIR DE MAIO

-ESTADO TEM NOVE CADEIAS SUPERLOTADAS E EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES

-PLATAFORMA DIGITAL CASA VERDE E AMARELA PASSA POR AJUSTES FINAIS

-SEMINÁRIO REGIONAL DA LAOSC INICIA HOJE EM SÃO JOSÉ DO CEDRO

-SETOR EPIDEMIOLÓGICO REGISTRA MAIS TRÊS FOCOS DA DENGUE

-LICENÇA AMBIENTAL PARA SUPRESSÃO DE ÁRVORES É ENTREGUE

-SUBCOMISSÃO DA FACIG PREPARA EVENTO PARA O MÊS QUE VEM

-PREFEITURA IMPLANTA POLÍTICA CARBONO ZERO EM FEIRA LOCAL

-PM EMITE MAIS DE 40 NOTIFICAÇÕES NA OPERAÇÃO COMANDO

-POLÍCIA ESTADUAL INICIA FISCALIZAÇÃO ESPECIAL DE CARNAVAL

O tempo está nublado. A previsão é de condições de céu encoberto, melhorando no decorrer da tarde e a noite. A mínima desta manhã foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo cinco reais e 54 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.

O Congresso da Espanha aprovou nesta quinta-feira uma lei que permite a mulheres espanholas se ausentarem do trabalho em casos de cólicas menstruais fortes. O país passa a ser o primeiro da Europa a reconhecer a licença menstrual como um direito da mulher. A mesma lei também flexibiliza as normas para o aborto legal no país, cria uma licença pré-parto, facilita o acesso a contraceptivos e à educação sexual e aperta o cerco a formas de violência reprodutiva. No mesmo dia, os deputados aprovaram também outra lei que aumenta os direitos das pessoas transgênero.

Uma funcionária de alto escalão do FBI alertou os secretários de estado dos Estados Unidos nesta quinta-feira que os hackers chineses representam uma “ameaça crescente”. Ela também pontuou que os criminosos terem estado dispostos a atacar a infraestrutura dos partidos políticos antes da eleição de 2022 pode indicar “uma atividade cibernética chinesa mais significativa contra os estados no próximo ano”. CYNTHIA KAISER, vice-diretora assistente da Divisão Cibernética do FBI, disse que os hackers apoiados pelo Estado chinês fazem parte de “um mar de coisas com as quais o FBI está preocupado”.

Os presidentes da Venezuela, NICOLÁS MADURO, e o da Colômbia, GUSTAVO PETRO, firmaram um acordo nesta quinta-feira que vai determinar as regras das relações comerciais entre os dois países, que estiveram suspensas por quase sete anos. O acordo ainda é uma versão inicial sobre as regras comerciais entre os dois países. Deverão ser estabelecidos procedimentos para estabelecer alíquotas de impostos preferencial, normas sanitárias, mecanismo de solução de discordâncias e propostas para aumentar o intercâmbio de bens e serviços. Há mais de dez anos, um acordo comercial foi firmado entre os dois países, mas os termos foram suspensos.

O senador JORGE SEIF protocolou nesta quinta-feira, no Senado Federal, o Projeto de Lei que vai garantir que decisões favoráveis ao cidadão não possam ser modificadas por decisões posteriores, tomadas pelo Supremo Tribunal Federal em outros processos. A iniciativa foi motivada por uma decisão do STF do último dia oito de fevereiro, que autoriza a cobrança retroativa de tributos do passado que deixaram de ser pagos por decisão judicial definitiva favorável ao contribuinte. De acordo com o senador catarinense, o objetivo da medida é garantir segurança jurídica ao cidadão, evitando dessa forma que decisões sejam modificadas frequentemente.

O Supremo Tribunal Federal confirmou que juízes podem determinar a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação e do passaporte para assegurar o cumprimento de ordens judiciais e quitação de dívidas. A maioria do plenário da Corte acompanhou o voto do ministro LUIZ FUX, relator da ação. O questionamento ao artigo do Código de Processo Civil que trata do tema foi proposto em ação movida pelo Partido dos Trabalhadores. A legenda argumentou que as medidas coercitivas previstas no dispositivo representam um retrocesso social e deveriam ser rechaçadas. Por isso, o pedido foi para que a norma fosse impugnada. No entanto, FUX discordou da argumentação, e votou para barrar o pedido, posição seguida pela maioria do plenário.

Em entrevista à CNN nesta quinta-feira, o presidente LULA confirmou que irá reajustar o salário mínimo dos atuais mil 302 para mil 320, a partir de maio. O anúncio deverá ser feito no dia primeiro do mês, quando é comemorado o Dia do Trabalho. Segundo o presidente, em maio, além do reajuste, será retomada a política do piso usada em governos petistas, que leva em conta o reajuste da inflação, mais o crescimento do PIB do país. O presidente confirmou também que irá elevar a faixa de isenção do Imposto de Renda para dois salários mínimos, equivalente a dois mil 640. Hoje a faixa de isenção do IR considera remuneração de até mil 903 reais e 98 centavos mensais.

A nova diretoria da Celesc foi apresentada nesta quinta-feira. O novo presidente é TARCÍSIO ROSA. Durante o evento, os novos diretores defenderam uma empresa pública mais eficiente e que entregue energia de qualidade para todas as regiões, valorizando quem produz e atraindo novas empresas. O evento, que teve a participação dos funcionários, também contou com a presença do governador JORGINHO MELLO. TARCISIO ROSA também defendeu a empresa pública, mais forte e mais moderna. Ele informou que um diagnóstico está sendo realizado para levantar os pontos críticos na rede elétrica do estado e projetar os investimentos.

A empresa que está no centro da investigação da Operação Mensageiro, que já resultou na prisão de sete prefeitos em Santa Catarina, tem contratos no valor de pelo menos 14 milhões de reais com os municípios que tiveram políticos detidos nas três primeiras fases da ação policial. Dados publicados no Diário Oficial dos Municípios e nos portais da transparência das sete cidades detalham os valores e períodos em que a empresa Serrana Engenharia está à frente da coleta e transporte de resíduos sólidos. Essa atividade é a que tem suspeita de irregularidades envolvendo agentes públicos e, por isso, o caso vem sendo tratado como “escândalo do lixo”. Segundo os dados disponíveis, as cidades de Itapoá e Lages têm os maiores valores, na faixa de cinco milhões ao ano pagos para a coleta, transporte e destinação de lixo nesses municípios. A empresa Serrana informou por nota que não iria comentar o assunto.

A Penitenciária de Florianópolis, onde ocorreu um incêndio que matou três detentos nesta quarta-feira, está superlotada e tem péssimas condições. A avaliação é da Justiça catarinense que faz uma inspeção mensal das cadeias do estado. Em relatório recebido pelo CNJ na quarta-feira da semana anterior, a penitenciária incendiada na capital aparecia com déficit de 307 vagas, ou seja, tinha mil 694 presos apesar de possuir capacidade projetada para mil 387. Segundo levantamento, o estado tem outros oito dos 54 estabelecimentos penais em condições péssimas e com superlotação. Ao todo, 41 cadeias têm mais detentos do que comportam, ou seja, cerca de três em cada quatro, o que equivale a 76 por cento. O déficit total é de cinco mil 207 vagas.

As principais inovações estão sendo apresentadas no setor de aves do 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. Assim como em outros setores, no setor de aves o principal objetivo é levar as novas tecnologias para a área. Uma das responsáveis, PAULA MINOSSO, comentou que no espaço de aves têm diversas empresas levando as novidades em painéis, comedouros e bebedouros automáticos, além de sistemas de automatização. Isso tudo, frisa PAULA, pode ser acompanhado pelo próprio celular do produtor. Os associados da cooperativa têm suas produções principalmente em Pinhalzinho, Saudades, Modelo, Sul Brasil, Serra Alta, Saltinho e Bom Jesus do Oeste. Segundo ela, os associados recebem o acompanhamento necessário em cada uma das propriedades. Na 24ª edição do Itaipu Rural Show não tem exposição de aves, por normas da vigilância sanitária.

A energia será um dos compromissos do atual governo de Santa Catarina. O governador JORGINHO MELLO, garantiu durante a abertura do Itaipu Rural Show, que a Celesc não será privatizada e terá que fazer mais do que faz em favor de quem trabalha. Ele falou também que depois do carnaval irá a Brasília para tratar do marco declaratório de áreas indígenas. Segundo ele, é preciso evitar que se percam áreas importantes no Estado. O governador ainda defende a cobrança de pedágio nas estradas federais. Para JORGINHO, se isso não for feito em 10 anos, não haverá mais como trafegar. Ele pensa em adquirir um empréstimo internacional para aplicar nas estradas estaduais e resolver os problemas. Quanto a educação estadual, ensino, ele disse que o estudante tem que se formar em faculdade gratuita e depois contribuir com o Estado em serviços, quatro horas por dia, no tempo em que recebe o ensino gratuitamente – esse seria o caso dos médicos.

A safra de milho de verão registrou resultados melhores neste ano na comparação com as safras de 2021 e 2022. O fato se deve a ocorrência de chuvas com maior regularidade na região, o que permitiu um bom desenvolvimento dos grãos. O gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste SIDNEI SIMON, falou que isso trouxe um alívio para os agricultores que dependem do produto para a confecção de silagem ou até mesmo para a venda em grãos. Ele observa que foram registradas pequenas perdas apenas no início da primavera do ano passado, quando ocorreu um período de frio fora de época. De modo geral, SIMON destacou que o comportamento favorável do clima permitiu que os agricultores obtivessem uma excelente qualidade de silagem para alimentação dos animais, o que vai refletir no aumento da produção de leite na região Extremo-Oeste catarinense, a maior bacia leiteira do Estado e uma das melhores do Brasil.

O milho em grãos vendido para a fabricação de ração e outros derivados também apresentou excelente qualidade nesta safra. A afirmação é do gerente regional da Epagri de São Miguel do Oeste, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, isso resultou numa valorização dos preços pagos aos produtores que estão recebendo até 94 reais por saca de 60 quilos. As principais dificuldades desta safra apontadas pelo gerente regional da Epagri foram os aumentos de preços dos insumos e o ataque de cigarrinhas que levaram os agricultores a efetuarem um controle mais efetivo, resultando em despesas maiores com a compra de defensivos agrícolas. Além do milho, SIMON falou que a quantidade de soja plantada dobrou nos últimos cinco anos em todo o Oeste catarinense, puxada principalmente pelos agricultores que pararam de produzir leite e viram nessa cultura, uma excelente oportunidade de manter a renda das propriedades agrícolas.

Anchieta está se preparando para realização de mais uma edição da Expo Anchieta e da Festa das Sementes Crioulas. Os eventos acontecem simultaneamente entre 17 e 19 de Março. A informação é do prefeito, IVAN CANCI. A expo estará na sua décima terceira edição e a feira na sétima. Este ano os dois eventos implantaram a política de emissão de Zero Carbono. O objetivo da ação será a destinação correta e adequada de todos os produtos e/ou materiais utilizados para garantir o evento. A ideia ainda é diminuir ao máximo o impacto negativo que os entulhos gerados nos eventos possam causar no meio ambiente. CANCI destacou que o poder público está buscando fazer um encontro coerente visando à sustentabilidade do planeta. Esta mesma política visa o plantio de novas mudas de árvores como forma de reduzir o gás carbono. São ao menos 40 estandes disponíveis para a expo, além de outros 40 estandes para a feira das sementes. Anchieta celebra em março 60 anos de emancipação e estes eventos fazem parte do cronograma de festividades.

A subcomissão de Shows e Eventos da Facig 2023 esteve reunida ontem com os integrantes para tratar sobre o segundo evento que faz parte da programação da feira. A informação é da coordenadora, LAÍS BIANCHI. Durante o encontro foi discutido sobre a entrega do prêmio para os empresários e/ou empreendedores agrícolas que foram destaques no ano passado. Ela ainda falou que a premiação segue, criteriosamente, a base econômica do empreendedor e como foi seu desempenho financeiro em 2022. Ou seja, quanto maior a movimentação econômica no período, mais destaque ganha. Ainda na oportunidade serão discutidos assuntos voltados à feira prevista para este final de ano. A coordenadora salientou que a ideia é colher informações e sugestões daqueles que vão participar do evento em Guaraciaba.

A Associação Comercial de São José do Cedro está em tratativas com o poder público para tratar sobre a Expo Cedro 2023. O presidente NEIMAR DEBONA, falou que alguns comerciantes estavam discordando da quantidade de dias em que a feira poderá ser realizada em julho. Inicialmente a prefeitura pretende fazer quatro dias de feira, no entanto, os comerciantes ligados à associação defendem que a feira seja mantida em apenas três dias. Conforme o presidente, em razão desses comentários, foi realizada uma enquete entre os associados à entidade para saber quantos defendem a ideia de apenas três dias de feira. Segundo ele, o resultado foi favorável por manter os três dias ao invés de elevar para quatro. Por isso, foi conversado com o poder público sobre tal assunto.

A secretaria da Agricultura de Princesa recebeu, esta semana, novos equipamentos para compor a garagem. O setor foi contemplado com um distribuidor de adubo líquido, capacidade para seis mil litros. O secretário MARCOS VIVAN, falou que os investimentos foram superiores a 52 mil reais através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Também recebeu um carretão agrícola através da secretaria de Estado da Agricultura, por cessão de uso, com capacidade para seis toneladas. Ele falou que os equipamentos chegam à boa hora, diante da crescente demanda que o setor tem apresentado nos últimos anos, e que o município seguirá investindo forte. Pensando nisso, hoje mesmo o secretário está em Pinhalzinho participando do Itaipu Rural Show, onde irá verificar todas as tendências e as novidades do setor agrícola do País.

O sistema de água na Linha Independência foi ligado nesta semana depois da conclusão dos serviços em São José do Cedro. A informação é do diretor do Semae, JAIR POSTAY. Conforme ele, inicialmente o poço artesiano deveria atender 10 famílias, mas após o pedido de ingresso de mais uma este número foi para 11 famílias que já estão sendo abastecida com o sistema. O diretor falou que o poço é administrado pela comunidade e terá uma cobrança mínima para as manutenções. A água não será tratada, visto que se trata de um poço artesiano. POSTAY também pede que os moradores cuidem quanto ao lixo descartado nos pontos de coletas.

A prefeitura de São José do Cedro conseguiu, recentemente, a liberação ambiental para proceder na supressão de árvores ao longo do trecho entre a ponte da Linha Santo Isidoro e Esquina Mariflor. A informação é do prefeito, JOÃO DE ANDRADE. Foram mais de um ano e meio de processos, desde a contratação de empreiteira – que necessitou de três editais para contratação, e a mais recente foram a liberação do documento ambiental. Segundo ele, foram cerca de 60 dias de processos ambientais realizados pelo Conder. O poder público precisará compensar as árvores suprimidas do trecho. Também há um problema quanto aos postes de energia, no entanto, algo ainda a ser debatido. O prefeito falou que a empresa deve se deslocar, novamente, ao trecho para realizar os trabalhos. Espera-se que o asfaltamento seja entregue o quanto antes para atender o fluxo de veículos que passa pelo trecho.

O prefeito acredita que o País como um todo vai necessitar se readequar para atender, o quanto antes, as necessidades dos cidadãos. JOÃO DE ANDRADE, falou que atualmente as empresas privadas estão enfrentando grande escassez de mão de obra, o que está sendo um dos principais entraves para que as melhorias de fato aconteçam nos municípios do Extremo-Oeste. O prefeito relatou que São José do Cedro não é o único município que sofre com obras paradas ou em ritmo lento, mas outras cidades da região enfrentam a mesma situação. Por isso, na sua avaliação necessita buscar novas formas de atender a população dentro de um prazo aceitável. ANDRADE também falou sobre o calçamento sentido a São Vendelino e que deve ser liberada para tráfego total pelo trecho. Segundo ele, a empresa quer entregar em até 60 dias, mas ainda é algo incerto devido a instabilidade do tempo. Já do sentido da Santo Inácio à cidade, a obra de calçamento está em bom ritmo.

O setor de epidemiologia da secretaria de Saúde de Princesa confirmou mais três focos do mosquito da Dengue. Com isso, agora são seis focos do Aedes aegypti positivados neste ano até o momento. Todos estes focos foram localizados em armadilhas monitoradas pelo setor de epidemiologia, na área urbana. Em virtude do cenário, a partir do próximo dia 27 de Fevereiro acontecerá Levantamento de índice do Aedes Aegypti, e a partir desta ação, será apontado o risco de infestação em Princesa.

Os grupos de Idosos de São José do Cedro passaram a ser coordenados por um novo titular. ANOR MALVESSI, que a partir de agora será o responsável, juntamente com o quadro de colaboradores, planejar as atividades à frente dos grupos da cidade e do interior. O novo coordenador falou que as atividades com os grupos estão sendo retomados gradativamente durante todo o mês de fevereiro. Ele ainda citou a festa que aconteceu com os grupos do centro no começo do mês, onde praticamente todos os idosos participaram das atividades, que contou com dança, conversas, confraternização e muita alegria. Conforme ele, com a chegada da quaresma, a partir da próxima quarta-feira, a expectativa é de uma redução de participantes durante as atividades. As atividades com os grupos do centro acontecem todas às terças e quintas a tarde. Nas comunidades do interior, cada uma desenvolve o seu calendário e os encontros são mensais.

O Seminário Regional da LAOSC inicia hoje em São José do Cedro. O encontro segue até a próxima terça-feira e vai reunir coordenadores e dançarinos dos grupos folclóricos que integram a Liga das Associações do Oeste de Santa Catarina. De acordo com a presidente da LAOSC LISETE LOTTERMANN, o início será por volta das oito da noite na comunidade Santa Terezinha, seguindo até o meio-dia de terça-feira, em São José do Cedro. Ela explicou que terá uma diversidade de aperfeiçoamento de passos, novas músicas e treinos de dança com um professor especializado que participou de um curso recentemente em Blumenau. Durante o seminário serão realizadas palestras sobre a história da colonização alemã no Oeste catarinense, para que os coordenadores repassem os conhecimentos aos demais dançarinos dos grupos folclóricos.

Os grupos que integram a Liga das Associações do Oeste de Santa Catarina estão com inscrições abertas para o ingresso de novos integrantes. De acordo com a presidente da LAOSC LISETE LOTTERMANN, as categorias envolvem desde crianças até pessoas da terceira idade. Ela observa que alguns grupos já iniciaram as atividades deste ano, com excelentes perspectivas para 2023, após algumas situações atípicas vividas em 2022 e anos anteriores. A expectativa é de que ocorram grandes eventos com apresentações artísticas, bem como as tradicionais festas com o envolvimento de todos os grupos folclóricos. LISETE destacou que as danças alemãs e o colorido dos trajes típicos trazem alegria e que os grupos estão à disposição para abrilhantar os eventos culturais em toda a região.

O departamento de Habitação de São José do Cedro está trabalhando nos ajustes finais para disponibilizar a plataforma digital de inscrição no Casa Verde e Amarela. A informação é da diretora, J NIA NILSSON. Ela comentou que o programa, que será anexado no site oficial da prefeitura, está em fase de conclusão e testes antes de entrar no ar para a população interessada. A plataforma ficará aberta por até 60 dias, dando tempo hábil para que os interessados possam incluir seus dados na tal plataforma. Durante a inscrição, o interessado vai passar por fase e dependendo das informações cedidas o cidadão poderá ser desclassificado do processo. Ela disse que esta ação serve como espécie de filtro, afastando aqueles que não atenderam os pré-requisitos para dar espaço aos que se enquadram neste processo. Aquele que o cadastro for concluído com sucesso, será chamado para uma conversa presencial com representantes da Caixa onde deverão comprovar todas as informações prestadas na plataforma. Dentro dos próximos dias será aberto o programa no site do município.

A Polícia Estadual vai iniciar às seis da tarde de hoje a "Operação Alegria 2023", que seguirá até às oito da manhã da próxima quarta-feira. A fiscalização é especial em virtude do período de Carnaval. Nesse período, as atividades de fiscalização e policiamento nas rodovias serão intensificadas e com ações planejadas em pontos mais críticos. A Polícia Militar Rodoviária salienta que vários municípios terão eventos relacionados ao carnaval e, por isso haverá uma maior atenção nas rodovias próximas às festividades, em especial com fiscalização da “Lei Seca”, com oferta do teste do etilômetro a todos os condutores que forem abordados. No último evento de carnaval, em 2020, na região de Águas de Chapecó e São Carlos, foram autuados mais de 200 condutores pela recusa em fazer o teste do etilômetro.

A Polícia Militar, em continuação a Operação Comando, com o objetivo de coibir infrações e crimes de trânsito, realizou ontem à noite abordagem de veículos em vários pontos da cidade de São Miguel do Oeste. O foco principal foi a abordagem e verificação dos equipamentos obrigatórios inoperantes ou em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro em veículos. Ao todo foram lavradas 42 notificações, dentre elas por recusa a submeter-se o condutor a realizar o teste do etilômetro, dirigir com CNH suspensa, conduzir veículo com equipamentos obrigatórios inoperante ou em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro e conduzir veículo com Licenciamento atrasado. Além disso, três automóveis e três motocicletas foram removidos ao pátio de apreensões conveniado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.