ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 17-02-2022 Quinta-feira

-CÂMARA APROVA REGRAS PARA O RETORNO DE GESTANTES AO TRABALHO PRESENCIAL

-ALESC APROVA REAJUSTE DE 10 POR CENTO PARA O SALÁRIO MINIMO REGIONAL

- POUCA ADESÃO A CAMPANHA DE VACINAS PREOCUPA SETOR DA SAÚDE

-IPORÃ DO OESTE TEM CINCO CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL AINDA NÃO COMPLETOU QUADRO DE PROFESSORES

-PROIBIÇÃO DE PASSAGEM EM PONTE AFETA ATIVIDADES TURÍSTICAS DA REGIÃO

-TRÊS PESSOAS MORREM DURANTE TIROTEIO

-INCÊNDIO EM EMPRESA PODERIA TER PROPORÇÕES MAIORES


O tempo é de sol entre nuvens em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 37graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13centavos. O euro está valendo cinco reais e 84centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.


As autoridades bielorrussas garantiram, nesta quarta-feira, que todos os soldados russos destacados em seu território para realizar manobras militares deixarão o país assim que esses exercícios terminarem, em 20 de fevereiro.O ministro das Relações Exteriores, VLADIMIR MAKEI, justificou as manobras pela atuação da Otan na região, em um contexto tenso pelas acusações dos países ocidentais de que a Rússia prepara uma invasão à Ucrânia.Ele acrescentou que nem Moscou nem Minsk, a capital da Bielorrússia, têm interesse em que haja uma guerra. As manobras russas em Belarus começaram em 10 de fevereiro.


Após uma conversa por telefone entre JOE BIDEN e OLAF SCHOLZ durante esta quarta-feira, o porta-voz do governo alemão informou que os dois líderes ainda acreditam que a situação da Ucrânia deva ser tratada como "extremamente séria". Segundo o porta-voz é necessária "máxima vigilância", pois não houve retirada significativa das tropas russas até agora. Durante a última terça-feira, o líder do governo da Alemanha visitou o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, e conversou com ele sobre a atual situação na fronteira com a Ucrânia. Na terça-feira, a Rússia anunciou o início da retirada de algumas das tropas que faziam exercícios militares na fronteira com a Ucrânia, e o Ministério da Defesa disse que os soldados estavam voltando para suas bases.


Peru, o país com maior taxa de mortalidade no mundo por Covid-19, declarou um alerta epidemiológico diante de um novo surto de dengue, que causou oito mortes e mais de cinco mil casos no decorrer deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, o surto acontece em quase metade do país e em Lima. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o total de casos caiu, mas o número de mortes cresceu. O alerta consiste em um chamado aos serviços sanitários "para fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica" e controle da população e também para a realização de campanhas informativas e educativas.


O número de mortos em Petrópolis após a tempestade de terça chegou a 104. Ao menos oito vítimas são crianças. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, 24 pessoas foram resgatadas com vida. Essa foi a pior chuva desde 1932. O Corpo de Bombeiros ainda não sabe o número de desaparecidos, mas o cadastro do Ministério Público do Rio de Janeiro, feito até o início da noite de ontem, indica que ao menos 35 pessoas estão desaparecidas. Pelo menos 54 casas foram destruídas pelas chuvas que atingiram a região e mais de 370 pessoas foram acolhidas em abrigos improvisados. Cerca de 400 bombeiros trabalham nas buscas aos desaparecidos.


A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira a votação de um projeto de lei que estabelece regras para o retorno de gestantes ao trabalho presencial em determinadas hipóteses. O texto segue para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O texto altera uma lei, sancionada em maio de 2021, que prevê que, durante o estado de emergência de saúde pública provocado pela Covid-19, a trabalhadora grávida deverá permanecer afastada do trabalho presencial, exercendo as atividades de forma remota, sem prejuízo de sua remuneração. Pela proposta, a gestante deverá retornar ao trabalho presencial com vacinação completa contra a Covid-19 ou após o fim do estado de emergência de saúde pública causado pelo novo coronavírus.


O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que prevê a transferência de cinco bilhões, por ano, do governo federal aos municípios, para que estes ofereçam transporte coletivo gratuito aos idosos. A proposta cria o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas. O texto segue para a Câmara dos Deputados. A Constituição Federal já garante o transporte coletivo urbano gratuito às pessoas que têm mais de 65 anos. No entanto, os prefeitos argumentam que, para cumprir a regra e custear o benefício aos idosos, precisarão aumentar o valor da tarifa dos ônibus coletivos. Uma das dificuldades alegadas é a elevação do preço dos combustíveis. O valor para financiar o programa foi calculado com base no número de idosos e de deslocamentos que eles poderão fazer diariamente.


O prefeito de Jaraguá do Sul, ANTÍDIO LUNELLI, foi confirmado pelo MDB como pré-candidato a governador de Santa Catarina nas eleições de 2022. A decisão ocorreu nesta quarta-feira após reunião da Comissão Eleitoral das prévias do partido. O MDB escolheu ANTÍDIO após a comissão acatar o pedido do senador DARIO BERGER para que o seu nome fosse retirado da disputa. Dessa forma, o prefeito de Jaraguá do Sul era o único inscrito nas prévias. Ele foi proclamado como pré-candidato a governador do Estado sem que houvesse uma votação. O deputado estadual VALDIR COBALCHINI, que tinha colocado o nome à disposição do partido, também desistiu da disputa.


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta quarta-feira o novo salário mínimo regional de Santa Catarina. A proposta estabeleceu um reajuste de 10 e meio por cento no piso que os empresários podem pagar a trabalhadores da iniciativa privada no Estado. A proposta foi aprovada com 22 votos favoráveis e um contrário nos dois turnos. O aumento do salário mínimo regional acompanhou a variação da inflação no último ano, conforme o IPCA, calculado em 10 vírgula zero seis por cento. O acordo foi firmado entre sindicato que representam empresas e trabalhadores, ainda no mês passado. Com o acréscimo, quem recebe a menor faixa salarial passa a ganhar mil 281 reais. A faixa mais alta do mínimo regional ficou em mil 621 reais.


A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva pediátricos de Covid-19 cresceu 433 por cento na primeira quinzena de fevereiro em Santa Catarina. Os dados foram levantados pela Secretaria Estadual da Saúde e divulgados nesta quarta-feira. O secretário, ANDRÉ MOTTA, destacou a necessidade vacinar crianças de 5 a 11 anos. Segundo o órgão estadual, no dia primeiro de fevereiro, três leitos de UTI pediátricos estavam com crianças em tratamento para Covid-19, o que representava uma taxa de ocupação de 16 por cento. Quinze dias depois, esse número passou para 16 leitos, o que equivale a uma taxa de 73 por cento. A secretaria também identificou ainda um aumento nas internações por Covid-19 de menores de 15 anos.


-ACIM/CDL DE MONDAÍ PREPARA ATIVIDADES PELO PROGRAMA EMPREENDER

-IPORÃ DO OESTE TEM CINCO CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS

-POUCA ADESÃO A CAMPANHA DE VACINAS PREOCUPA SETOR DA SAÚDE

-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL AINDA NÃO COMPLETOU QUADRO DE PROFESSORES

-PROIBIÇÃO DE PASSAGEM EM PONTE AFETA ATIVIDADES TURÍSTICAS DA REGIÃO


A Associação Catarinense de Imprensa e a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina divulgaram, na noite desta quarta-feira, os vencedores da primeira edição do Prêmio OCESC de Jornalismo. A solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa. Mais de 350 trabalhos foram inscritos nas sete categorias do prêmio. A Rádio Peperi conquistou o primeiro lugar na categoria Cooperativismo e ficou em segundo na categoria áudio. A reportagem da Peperi “Estado de Cooperação” abordou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento de Santa Catarina. Na categoria áudio, a Peperi ficou em segundo lugar com a reportagem: “Recuperados: as histórias por trás dos números da Covid”. O material, apresentou histórias de pessoas que superaram a doença. As reportagens foram produzidas pelo jornalista MARCOS MELLER.


Pouca adesão à Campanha de Vacinação das doses de reforço preocupa setor da Saúde. KARIN BLATT, técnica de enfermagem e responsável pela sala de vacinas da Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste manifestou preocupação com a pouca adesão as vacinas de reforço no enfrentamento da Covid-19. Na manhã de hoje poucas pessoas compareceram para a imunização. KARIN disse que mais uma vez, o público jovem não está atendendo ao chamado. Ela reforçou a importância das vacinas de reforço e pediu para que o público aproveite ainda hoje a tarde para receber a vacina. Somente para hoje são disponibilizadas mais de mil doses, número que dificilmente será alcançado, considerando a pouca adesão no turno da manhã.


A campanha de vacinação contra a Covid de hoje está ocorrendo no Centro de Convivência e contempla a aplicação da segunda dose da Janssen, Fiocruz e Pfizer. Além disso, também está sendo aplicada a terceira dose de reforço para todos que receberam a segunda dose há mais de quatro meses. A vacinação ocorre na parte da tarde das 13h30 às 16h. A responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, lembra que é preciso levar o CPF e o Cartão de Vacinação.


ACIM/CDL de Mondaí prepara atividades do Programa Empreender. De acordo com a coordenadora de núcleos da Associação Comercial e Industrial, MARLENE HIRSCH, o município possui o núcleo jovem e o núcleo das mulheres empresárias. Ela destaca que ambos começaram suas atividades em fevereiro. No dia sete aconteceu a primeira reunião das mulheres empresárias, com a presença do senhor JOÃO BATISTA, consultor regional do Sebrae/Facisc, explanando sobre as atividades que o sistema empreender tem a oferecer durante o ano. Na oportunidade, de acordo com MARLENE, foi feito um planejamento em conjunto do ano de 2022 para o núcleo das mulheres empresárias.


Já no dia oito de fevereiro foi a vez do Núcleo Jovem realizar a primeira reunião do ano, com a presença de TIAGO SABADOTTI, vice-presidente do Conselho Estadual dos Núcleos Jovens, explanando sobre os projetos disponíveis e auxiliando no plano de ação para o ano de 2022. As primeiras reuniões do ano tiveram boa participação na avaliação da coordenadora de núcleos da ACIM/CDL, MARLENE HIRSCH. Ela enaltece que o núcleo da mulher empresária já existe há 20 anos e que as associadas são muito participativas. Já o núcleo jovem existe há 6 anos e registrou uma grande participação na primeira reunião do ano, inclusive de novos empresários que passam a integrar a associação a partir de 2022. Em relação aos projetos, MARLENE destaca que serão disponibilizados treinamentos aos empresários, através de uma parceria com o Sebrae/Facisc, na qual o associado pagará apenas uma parte do investimento. De acordo com MARLENE HIRSCH, os núcleos da Associação Comercial e Industrial de Mondaí realizam reuniões mensais para debater assuntos de interesse da classe empresarial.


O município de São João do Oeste recebeu dois distribuidores de adubo orgânico e calcário. Conforme o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente ROGÉRIO RECH esses implementos agrícolas vão auxiliar os produtores rurais. Os implementos foram entregues através do Governo do Estado atendendo à solicitação feita pelo município ainda no ano de 2021. O valor total do investimento é de 130 mil reais. Os distribuidores possuem uma capacidade de 10.5 toneladas, com esteira e duplo disco para distribuição, regulador de dosagem e faixa de distribuição entre sete a 16 metros. Rogério destaca que equipamentos como esses aumentam e agilizam os trabalhos, já que a demanda é grande por parte dos agricultores.


Iporã do Oeste tem cinco casos de dengue confirmados. O fato preocupa autoridades sanitárias do município. De acordo com o agente fiscal, ANTÔNIO JAGUEZESKI, além dos casos já confirmados, existem outros quatro suspeitos, aguardando resultados de exames. O fiscal destaca que está sendo feito um levantamento minucioso para apurar se os casos são autóctones, com a infecção dentro do município. A partir da confirmação dos casos, o município ampliou a fiscalização e prevenção, com aplicação de um produto especial em pontos estratégicos para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.


O fiscal sanitário ANTÔNIO JAGUEZESKI destaca que no final da tarde de hoje será aplicado um fumacê em pontos estratégicos da cidade, para conter a proliferação do Aedes Aegypti. Essa atividade será desenvolvida pela regional da Vigilância Sanitária de São Miguel do Oeste. Ele reforça a recomendação para que as pessoas deixem as portas e janelas abertas durante a aplicação, bem como cubram utensílios domésticos e permaneçam aos fundos da residência por pelo menos uma hora. O fiscal orienta para que a população evite o acúmulo de água em recipientes e use repelentes e roupas compridas para evitar picadas do mosquito. A situação é classificada como muito preocupante pelo agente fiscal sanitário, pois durante todo o ano passado, foram confirmados dois casos de dengue em Iporã do Oeste e agora em 2022, já são cinco casos em apenas dois meses.


Prefeito de Santa Helena faz alerta a população da cidade que conserto em tubulação vai gerar falta de água. O Prefeito de Santa Helena, BLASIO HICKMANN, procurou a reportagem da Rádio Oeste na manhã de hoje para fazer um alerta a população especialmente da cidade. HICKMANN chama a atenção sobre a demora além do esperado em conserto de conexões, situação que irá dificultar o abastecimento de água.


A manutenção anunciada será a substituição da tubulação em partes. O objetivo é fazer a conexão em extensão um pouco maior, entre os vários vazamentos, evitando várias emendas que normalmente geram maiores vazamentos. Para diminuir os impactos, a orientação é que as pessoas colaborem poupando água.


Escola Padre Vendelino Seidel ainda não completou quadro de professores. A informação é do diretor, PEDRO VALDIR GAUER. De acordo com ele, mesmo após o retorno dos alunos e professores para o ano letivo de 2022, o quadro docente do educandário ainda não está completamente fechado. De acordo com ele, há dificuldades em preencher vagas para professores admitidos em caráter temporário. O diretor destaca que aos poucos a situação vai sendo resolvida. O diretor lembra que a escola segue recebendo matrículas para o ano letivo de 2022 e que o crescimento do número de alunos já matriculados surpreendeu a direção. PEDRO GAUER destaca que muitos alunos estão vindo de outros estados e até do exterior, como é o caso dos venezuelanos.


De acordo com o diretor, isso se deve a um processo migratório, com pessoas vindo morar em Iporã do Oeste por causa da oferta de empregos nas agroindústrias, fábricas de móveis e nas pequenas empresas da cidade e região. PEDRO GAUER destaca que algumas melhorias e adaptações foram feitas em salas de aula e no ambiente físico da escola. O diretor da Escola Padre Vendelino Seidel acredita que as pendências, principalmente com a contratação de professores ACT’s estejam todas resolvidas até a próxima semana e que 2022 será um ótimo ano letivo, em uma escola preparada, com ótimos profissionais e com um ambiente vivo e acolhedor.


Proibição de passagem em ponte afeta atividades turísticas da região. A avaliação é da agente de turismo do Termas São João, MÁRCIA MACHADO. De acordo com ela, o turismo regional depende da passagem pela ponte internacional Peperi-Guaçu entre os municípios de Paraíso - SC e San Pedro, na Argentina. MÁRCIA destaca que esse é um problema que vem sendo enfrentado durante muito tempo. A agente de turismo lembra que a ponte já existe há mais de 20 anos e que em 2016 a estrutura foi reinaugurada com a presença de várias autoridades. O objetivo da construção da ponte nova, de acordo com MÁRCIA, foi de criar uma rota alternativa de entrada para o Brasil. Apesar do anúncio recente da liberação por parte do governo Argentino, a passagem pela ponte Peperi-Guaçu não foi oficialmente liberada pelo Brasil. Desta forma, qualquer travessia por aquele lugar está sendo tratada como clandestina.


Ilegalidade em travessia de ponte afeta diretamente o setor de turismo. De acordo com a agente do Termas São João, MÁRCIA MACHADO, o turista argentino já vinha diminuindo a sua entrada no Brasil por conta de ter que fazer toda a volta por Dionísio Cerqueira e em função das más condições da BR 163. Ela destaca que esses clientes desapareceram e isso traz um grande impacto em relação ao trabalho do turismo em toda a região. MÁRCIA frisa que é preciso aproveitar melhor a estrutura da ponte em paraíso, não só para a rota do milho, mas também para fortalecer os demais potenciais da região, como é o caso do turismo. Ela frisa que os argentinos geralmente visitam a região em grupos e permanecem vários dias nas cidades, o que gera um bom movimento econômico. MÁRCIA frisa que o turismo se faz na coletividade e essa coletividade é a soma dos esforços para que as coisas aconteçam.


Termas São João recebe cerca de três mil turistas por ano. De acordo com MÁRCIA MACHADO, o maior fluxo de visitantes é na baixa temporada nos meses de julho e agosto, com cerca de dois mil turistas somente nesse período. Ela avalia que são clientes potenciais de águas termais oferecidas em São João do Oeste, que além disso, é o único termas com água salgada no estado de Santa Catarina. MÁRCIA frisa que a água sai a uma temperatura de 52 graus do poço e que isso representa uma grande possibilidade de melhora da saúde e bem-estar, através de um recurso natural. A agente de turismo diz que o parque oferece inúmeras outras atividades atrativas para os turistas, em meio a natureza.


De acordo com MÁRCIA, já existem tratativas com algumas autoridades e deputados para que ocorra uma mobilização junto ao Governo Federal, para que a situação do tráfego na ponte do município de Paraíso seja resolvida. O delegado da Receita Federal de Dionísio Cerqueira afirma que a travessia pelo Peperi-Guaçu não está incluída no acordo do Mercosul como ponto de passagem entre os dois países e que no município de Paraíso não há órgãos de controle migratório. Devido a isso, a entrada de argentinos está sendo tratada como clandestina e eles podem sofrer sanções.


-TRÊS PESSOAS MORREM DURANTE TIROTEIO

- INCÊNDIO EM EMPRESA PODERIA TER PROPORÇÕES MAIORES


Um jovem, de 18 anos, ficou ferido após um grave acidente na SC-160, em Serra Alta, no Oeste de Santa Catarina, próximo à cidade de Chapecó. Conforme informações do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Rodoviária, o fato ocorreu por volta das 12h40, de ontem. O jovem dirigia um Volkswagen/Jetta, de Pinhalzinho, que saiu da pista e capotou na rodovia. Devido ao acidente, o motorista foi ejetado do veículo. Segundo os bombeiros, o rapaz apresentava diversos ferimentos nas costas, braços e pernas. Após avaliação e imobilização, ele foi conduzido ao hospital de Modelo. As causas do acidente não foram divulgadas.


Os policiais rodoviários federais apreenderam cerca de quatorze mil reais em cosméticos importados durante fiscalização realizada na noite desta quarta-feira, na BR-163 em Guaraciaba. As caixas com as mercadorias foram encontradas cobertas por um pano preto no interior de um automóvel Siena com placas de São Carlos. No porta-malas também foram encontradas 240 caixas de shampoo e 230 de desodorante. A mercadoria não tinha nenhum comprovante de pagamento das taxas de aduana. Os cosméticos foram lacrados para envio à Receita Federal. Já o condutor, de 31 anos, foi liberado, mas responderá pelo crime de descaminho.


Três pessoas morreram durante um tiroteio registrado na manhã de terça-feira na linha Coqueiro, interior de Bom Jesus do Sul - PR, próximo ao município de Dionísio Cerqueira. Ao menos cinco pessoas foram baleadas. Das vítimas fatais, foram dois homens e uma mulher que vieram a óbito no local. Uma vítima foi encaminhada em estado grave ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira. Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima foi transferida ao Hospital de Francisco Beltrão, no Paraná. Outra vítima foi atingida em uma das pernas. A Polícia Civil segue na investigação do crime.


A Polícia Militar capturou na manhã desta quinta-feira, o homem que estava foragido da cadeia de Chapecó. A prisão aconteceu na casa de um familiar localizado na Willy Barth em São Miguel do Oeste. O trabalho para tentar localizar o criminoso teve início ainda na segunda-feira, e as equipes da PM de São Miguel do Oeste e Barra Bonita, realizaram buscas em Barra Bonita, onde ele foi visto pela última vez. O local onde os policiais promoveram a ação é uma área de mata entre a Linha Alto Caçador e proximidades do centro da cidade. Segundo a PM, o homem tem 30 anos e possui uma vasta lista de passagens policiais, além disso, ele havia saído no final de ano do Presídio Agrícola de Chapecó e não retornou. Ele havia sido flagrado traficando em Chapecó, mas conseguiu fugir, vindo a se esconder na casa de familiares no interior de Barra Bonita e nesta quinta-feira, foi localizado na Willy Barth em São Miguel.


Um incêndio atingiu a empresa Construsui, que fica localizada na comunidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. No local, são fabricados equipamentos para granjas de suínos. O incêndio ocorreu na manhã de ontem e não há informação de como o fogo iniciou.A reportagem da Peperi verificou que vários funcionários da empresa estavam fora do local e confirmou que não houve feridos. A direção da empresa informou à Rádio Oeste que os danos foram menores do que o imaginado pela grande quantidade de fumaça gerada. Guarnições dos Bombeiros de Iporã do Oeste e Itapiranga foram acionadas e realizaram todo o trabalho de combate ao incêndio. Caminhões pipa de empresas locais auxiliaram no transporte de água. Moradores avistaram a nuvem de fumaça a quilômetros de distância. O Corpo de Bombeiros informou que 13 soldados trabalharam na ocorrência que foram utilizados 54 mil litros de água e 15 litros de líquido gerador de espuma durante o combate e rescaldo. No local estavam armazenados produtos altamente inflamáveis como latas de tintas e solventes.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.