ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 17/02/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo cinco reais e 84 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

As autoridades bielorrussas garantiram, nesta quarta-feira, que todos os soldados russos destacados em seu território para realizar manobras militares deixarão o país assim que esses exercícios terminarem, em 20 de fevereiro. O ministro das Relações Exteriores, VLADIMIR MAKEI, justificou as manobras pela atuação da Otan na região, em um contexto tenso pelas acusações dos países ocidentais de que a Rússia prepara uma invasão à Ucrânia. Ele acrescentou que nem Moscou nem Minsk, a capital da Bielorrússia, têm interesse em que haja uma guerra. As manobras russas em Belarus começaram em 10 de fevereiro.

Após uma conversa por telefone entre JOE BIDEN e OLAF SCHOLZ durante esta quarta-feira, o porta-voz do governo alemão informou que os dois líderes ainda acreditam que a situação da Ucrânia deva ser tratada como "extremamente séria". Segundo o porta-voz é necessária "máxima vigilância", pois não houve retirada significativa das tropas russas até agora. Durante a última terça-feira, o líder do governo da Alemanha visitou o presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, e conversou com ele sobre a atual situação na fronteira com a Ucrânia. Na terça-feira, a Rússia anunciou o início da retirada de algumas das tropas que faziam exercícios militares na fronteira com a Ucrânia, e o Ministério da Defesa disse que os soldados estavam voltando para suas bases.

Peru, o país com maior taxa de mortalidade no mundo por Covid-19, declarou um alerta epidemiológico diante de um novo surto de dengue, que causou oito mortes e mais de cinco mil casos no decorrer deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, o surto acontece em quase metade do país e em Lima. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o total de casos caiu, mas o número de mortes cresceu. O alerta consiste em um chamado aos serviços sanitários "para fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica" e controle da população e também para a realização de campanhas informativas e educativas.

O número de mortos em Petrópolis após a tempestade de terça chegou a 104. Ao menos oito vítimas são crianças. Segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil, 24 pessoas foram resgatadas com vida. Essa foi a pior chuva desde 1932. O Corpo de Bombeiros ainda não sabe o número de desaparecidos, mas o cadastro do Ministério Público do Rio de Janeiro, feito até o início da noite de ontem, indica que ao menos 35 pessoas estão desaparecidas. Pelo menos 54 casas foram destruídas pelas chuvas que atingiram a região e mais de 370 pessoas foram acolhidas em abrigos improvisados. Cerca de 400 bombeiros trabalham nas buscas aos desaparecidos.

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira a votação de um projeto de lei que estabelece regras para o retorno de gestantes ao trabalho presencial em determinadas hipóteses. O texto segue para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. O texto altera uma lei, sancionada em maio de 2021, que prevê que, durante o estado de emergência de saúde pública provocado pela Covid-19, a trabalhadora grávida deverá permanecer afastada do trabalho presencial, exercendo as atividades de forma remota, sem prejuízo de sua remuneração. Pela proposta, a gestante deverá retornar ao trabalho presencial com vacinação completa contra a Covid-19 ou após o fim do estado de emergência de saúde pública causado pelo novo coronavírus.

O Senado aprovou nesta quarta-feira um projeto que prevê a transferência de cinco bilhões, por ano, do governo federal aos municípios, para que estes ofereçam transporte coletivo gratuito aos idosos. A proposta cria o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas. O texto segue para a Câmara dos Deputados. A Constituição Federal já garante o transporte coletivo urbano gratuito às pessoas que têm mais de 65 anos. No entanto, os prefeitos argumentam que, para cumprir a regra e custear o benefício aos idosos, precisarão aumentar o valor da tarifa dos ônibus coletivos. Uma das dificuldades alegadas é a elevação do preço dos combustíveis. O valor para financiar o programa foi calculado com base no número de idosos e de deslocamentos que eles poderão fazer diariamente.

O prefeito de Jaraguá do Sul, ANTÍDIO LUNELLI, foi confirmado pelo MDB como pré-candidato a governador de Santa Catarina nas eleições de 2022. A decisão ocorreu nesta quarta-feira após reunião da Comissão Eleitoral das prévias do partido. O MDB escolheu ANTÍDIO após a comissão acatar o pedido do senador DARIO BERGER para que o seu nome fosse retirado da disputa. Dessa forma, o prefeito de Jaraguá do Sul era o único inscrito nas prévias. Ele foi proclamado como pré-candidato a governador do Estado sem que houvesse uma votação. O deputado estadual VALDIR COBALCHINI, que tinha colocado o nome à disposição do partido, também desistiu da disputa.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta quarta-feira o novo salário mínimo regional de Santa Catarina. A proposta estabeleceu um reajuste de 10 e meio por cento no piso que os empresários podem pagar a trabalhadores da iniciativa privada no Estado. A proposta foi aprovada com 22 votos favoráveis e um contrário nos dois turnos. O aumento do salário mínimo regional acompanhou a variação da inflação no último ano, conforme o IPCA, calculado em 10 vírgula zero seis por cento. O acordo foi firmado entre sindicato que representam empresas e trabalhadores, ainda no mês passado. Com o acréscimo, quem recebe a menor faixa salarial passa a ganhar mil 281 reais. A faixa mais alta do mínimo regional ficou em mil 621 reais.

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva pediátricos de Covid-19 cresceu 433 por cento na primeira quinzena de fevereiro em Santa Catarina. Os dados foram levantados pela Secretaria Estadual da Saúde e divulgados nesta quarta-feira. O secretário, ANDRÉ MOTTA, destacou a necessidade vacinar crianças de 5 a 11 anos. Segundo o órgão estadual, no dia primeiro de fevereiro, três leitos de UTI pediátricos estavam com crianças em tratamento para Covid-19, o que representava uma taxa de ocupação de 16 por cento. Quinze dias depois, esse número passou para 16 leitos, o que equivale a uma taxa de 73 por cento. A secretaria também identificou ainda um aumento nas internações por Covid-19 de menores de 15 anos.

Inscrições abertas para a Campanha de Doação de Sangue em Saltinho. De acordo com a responsável pelo setor de agendamentos da unidade básica de saúde - KEITH DOS SANTOS, a já tradicional campanha tem vagas limitadas e fará sua primeira viagem do ano agora em fevereiro. Segundo ela, até mesmo pelo tamanho do veículo, mas principalmente pela quantidade de vagas reservadas no Hemosc, a prefeitura de Saltinho vai levar 20 pessoas, na próxima terça-feira. Conforme KEITH, as inscrições precisam ser feitas antes de segunda-feira, para a saída que está agendada para o dia seguinte, às sete e meia da manhã na unidade de saúde.

Mesmo com a pandemia atrapalhando, a Campanha da Doação de Sangue não parou em Saltinho. A responsável pelo setor de agendamentos da unidade básica de saúde do município - KEITH DOS SANTOS, explica que normalmente são organizadas três viagens ao banco de sangue todos os anos. Em 2021, devido à preocupação com a alta quantidade de casos de coronavírus, a saúde de Saltinho optou por somente duas viagens a Chapecó durante o ano. Porém, em 2022, com a primeira doação ainda em fevereiro, imagina que deve voltar ao cronograma normal. KEITH destaca a ótima participação das pessoas de Saltinho, já que nunca foram enviadas menos de 15 doadores por vez ao banco de sangue.

Secretaria de Educação entrega uniformes escolares e kits esportivos para escolas de Campo Erê. Aconteceu na manhã de hoje, a entrega oficial dos uniformes para todas as crianças de toda a rede municipal de ensino de Campo Erê. Um investimento próprio da Secretaria que beneficia os alunos com casaco, calça, camiseta, calção e roupa para atividade física. Além dos uniformes, foi feita também a entrega oficial de materiais esportivos para as escolas e Ceis. Foram mais de 100 mil reais disse a secretária ROSÂNGELA MOCELINI, investidos na compra desses kits.

Falta de atualização de cadastro deverá eliminar muita gente do Auxílio Brasil. CLAUDIA DA SILVA – gestora do programa do Governo Federal, está preocupada com a situação de várias famílias que não regularizaram sua situação e vão perder os benefícios. Hoje o CRAS de Campo Erê tem mil e trezentas famílias registradas no Cadastro Único. Mas, recebendo auxílios do antigo Bolça Família, são em torno de seiscentas e 30 famílias. A gestora informa que tem ainda famílias no baixa renda da luz, por ter pessoas deficientes e mesmo por idade. Muitas pessoas do município contam com auxílios dos governos federal, estadual e municipal, mas é preciso que todas estejam devidamente cadastradas.

Pagamentos dos benefícios dos governos são feitos pela Caixa Econômica Federal. Através de um aplicativo, o Programa Auxílio Brasil libera 400 reais por família. O que diferencia valores é o vale gás, que rende 52 reais por mês para o beneficiário. Para uma família se encaixar em programa do governo, não pode ganhar mais que 89 reais por mês por membro. No caso da família ter criança em casa o valor não pode passar de 178 reais mensais. O que muita gente esquece é que cada família deve atualizar os dados no CRAS a cada 2 anos, ou quando tiver alguma mudança na composição familiar, quando nasce alguém ou também em caso de falecimento. É preciso revelar no CRAS também quando a família muda de endereço e principalmente quando há alteração na renda familiar.

Quando alguém da família que recebe o Auxílio Brasil, consegue um emprego, é preciso comunicar no CRAS. A gestora CLAUDIA DA SILVA tranquiliza as pessoas dizendo que os demais integrantes, num caso assim, não vão perder o benefício do governo. Mas ela reforça: quando não há revisão, a família tem os benefícios bloqueados ou até mesmo cancelados. A partir de março essas exigências vão começar a ser cobradas.

Agricultura familiar organiza mobilização devido aos prejuízos da estiagem. Como explica JOCELAINE COZZER – presidente do Sintraf de Marmeleiro, que abrange também Renascença, a ação busca conseguir ajuda dos governantes para amenizar os danos sofridos pelos produtores, relacionados à falta de água. O Sindicato Dos Trabalhadores Na Agricultura Familiar entende que o homem do campo foi e está sendo fortemente atingido pela estiagem, e não tem acesso a crédito ou auxílios do poder público para se manter produzindo. A mobilização ocorreu ontem em frente ao Sintraf de Francisco Beltrão.

Governos Estadual e Federal não prestam apoio suficiente aos agricultores familiares. A presidente do Sindicato Dos Trabalhadores Na Agricultura Familiar de Marmeleiro - JOCELAINE COZZER, conta que os protestos são encabeçados pela Fetraf, a Federação que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar. De acordo com ela, a mobilização busca conseguir a criação de um auxílio emergencial para produtor familiar e garantia na produção de leite, que foi muito afetada pela falta de água. O Sintraf ainda pede a manutenção do Proagro e a criação de mais políticas públicas voltadas ao pequeno produtor.

Prefeito foi à Brasília buscar empenho de recursos devido ao prazo final de solicitação dos valores. Conforme o chefe do executivo de Anchieta IVAN CANCI, as prefeituras tinham prazo até ontem para pedir as emendas parlamentares 2022. Ele disse que buscou o empenho de recursos para saúde, infraestrutura e educação. Ele visitou os gabinetes dos deputados e senadores. Anchieta está crescendo economicamente, somente em 2020 foi registrado um crescimento de 38 por cento e, por isso, o prefeito afirmou que é necessário mostrar às lideranças políticas a força econômica de Anchieta visando arrecadar recursos para investimentos em todas as áreas da economia.

Ciclista fica gravemente ferido em colisão com motos. Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das 18 horas de ontem no bairro Pinheirinho, em Francisco Beltrão. A colisão aconteceu na Avenida Atílio Fontana e envolveu uma bicicleta e duas motos. O condutor da bicicleta sofreu ferimentos graves principalmente na cabeça e foi socorrido ao Hospital Regional pelas equipes do Suporte Avançado do SAMU e socorristas do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar esteve no local e realizou os levantamentos.

Jovem perde controle de veículo, sai da pista e capota na SC-160. A Polícia Rodoviária estadual atendeu acidente em Serra Alta. O fato aconteceu por volta das 12 e 40de ontem e foi vítimaum jovem, de 18 anos que teve ferimentos graves. Conforme a polícia, o jovem conduzia um Jetta, emplacado em Pinhalzinho. O condutor foi ejetado do veículo. Segundo os bombeiros, o homem apresentava ferimentos na região dorsal, braços e pernas, cortes no crânio e braço esquerdo, além de dores no ombro e na região dorsal. Após avaliação e imobilização, ele foi conduzido ao hospital de Modelo.

Morreu a quarta vítima do tiroteio na Linha Coqueiro, interior de Bom Jesus do Sul. O homem que havia sido socorrido em estado grave após os fatos e conduzido até o Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, devido a gravidade dos ferimentos foi transferido ao Hospital Regional de Francisco Beltrão, faleceu na madrugada. A vítima foi identificada como ACELINO SOUZA, conhecido como CONO. No tiroteio, seis pessoas foram baleadas, três delas acabaram morrendo no local, e foram identificadas como o casal JANAINA e CLAUDIO SILVESTRI e RAFAEL BINI.

Já ACELINO SOUZA morreu no Hospital. A outra vítima foi atingida na perna e não corre risco de morte. Um homem foi detido pela Polícia Civil enquanto tentava se evadir em um táxi. Ele está preso na carceragem de Santo Antônio do Sudoeste. Segundo o IML, ao menos 13 tiros acabaram acertando apenas o casal JANAÍNA e CLÁUDIO.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.