ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quarta-feira 17 02 2021

-DEPUTADO DO PSL QUE FEZ ATAQUES AO STF É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL

-GOVERNADOR ANUNCIA MAIS 34 LEITOS DE UTI E 10 DE ENFERMARIA NO OESTE

-HOSPITAL REGIONAL ANUNCIA TRANSFERENCIA DE PACIENTES DA COVID PARA OUTRAS REGIÕES

-AMEOSC DEFINE RESTRIÇÕES E MUNICIPIOS DEVEM ADIAR RETOMADA DE AULAS PRESENCIAIS

-SÃO MIGUEL DO OESTE VAI DECIDIR DETALHES DO DECRETO HOJE A TARDE

-ADOLESCENTE MORRE ESMAGADO POR CHAPAS DE MDF EM FÁBRICA DE MÓVEIS

-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURAS EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CAMINHÃO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Japão iniciou a campanha de vacinação contra Covid-19 na manhã desta quarta-feira. Até o fim de fevereiro, devem ser imunizados cerca de 40 mil profissionais diretamente envolvidos no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Último país do G7 a iniciar a imunização, o Japão aprovou a vacina desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech no último domingo. O primeiro lote, contendo cerca de 400 mil doses desembarcou no país nesta semana.

O presidente norte-americano JOE BIDEN vai tentar reformas a legislação para tornar o controle mais rígido na venda de armas. O presidente americano põe em prática uma promessa de campanha, pedindo ao Congresso que exija verificações de antecedentes de todos os compradores, proíba armas de guerra e elimine a imunidade legal para os fabricantes. BIDEN aproveitou o terceiro aniversário do massacre com 17 mortos em um colégio em Parkland, na Flórida, para anunciar a intenção de acabar com a “epidemia de violência armada e tornar escolas e comunidades mais seguras”.

Ao menos 21 pessoas morreram em consequência de uma onda de frio histórica nos Estados Unidos e deixou milhões de pessoas sem energia elétrica na terça-feira. As mortes aconteceram nos estados do Texas, Louisiana, Kentucky e Missouri. O prefeito de cidade de Houston, no Texas, afirmou que um milhão e 300 mil pessoas de sua cidade estão sem energia elétrica. A prefeitura da cidade pediu para que as empresas que ainda têm energia elétrica abram suas portas para que as pessoas possam se aquecer.

O deputado DANIEL SILVEIRA do PSL passou a madrugada desta quarta-feira preso na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Ele foi preso em flagrante na noite de terça-feira. O parlamentar divulgou um vídeo no qual faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defende o fechamento do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional. No vídeo, Silveira ataca seis ministros do Supremo: EDSON FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES, LUÍS ROBERTO BARROSO, GILMAR MENDES, MARCO AURÉLIO MELLO e DIAS TOFFOLI. Para o ministro ALEXANDRE DE MORAES, que determinou a prisão, a reiterac?a?o dessas condutas por parte do parlamentar revela-se gravi?ssima, pois atenta ao Estado Democra?tico de Direito brasileiro e suas Instituições republicanas.

O presidente da Câmara, deputado ARTHUR LIRA, afirmou em rede social nesta terça-feira que vai conduzir a análise da prisão do deputado DANIEL SILVEIRA "com serenidade e consciência" de suas "responsabilidades para com a Instituição e a Democracia". A Constituição define que "membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável". Nessa hipótese, o mesmo artigo diz que "os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão". Em nota, o advogado do deputado afirma ser “evidente o teor político da prisão” e trata-se de um “não apenas um violento ataque à sua imunidade material, mas também ao próprio exercício do direito à liberdade de expressão e aos princípios basilares que regem o processo penal brasileiro”.

A Confederação Nacional dos Municípios divulgou nota nesta terça-feira em que diz ser "necessária, urgente e inevitável" a troca do ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO. Segundo o texto, PAZUELLO não tem condições de conduzir a superação da pandemia e deve ser substituído "para o bem dos brasileiros". O documento é assinado pelo presidente da CNM, GLADEMIR AROLDI, e diz que a entidade tem recebido relatos de prefeitos indicando a suspensão da vacinação contra a Covid-19 para grupos prioritários, motivada pela falta de doses e de previsão de reabastecimento dos estoques. Questionado, o Ministério da Saúde disse que não comentaria o tema porque a carta "não lhe foi endereçada".

A juíza JANAÍNA CASSOL MACHADO aceitou uma das duas denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal contra o deputado estadual JULIO GARCIA, dentro da operação Alcatraz. Com isso, ele foi tornado réu pelo crime de lavagem de dinheiro. O parlamentar está afastado da função por decisão da mesma magistrada por conta de duas fases da operação, além disso cumpre medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica. Outras cinco pessoas também tiveram a denúncia contra elas aceita pela juíza federal. No caso do deputado, ele responderá 12 vezes pelo crime de lavagem de dinheiro. Antes da decisão, a magistrada abriu prazo de 15 dias para que os denunciados pudessem se manifestar sobre o documento do MPF.

O governo de Santa Catarina ampliou a população prioritária para receber a vacina contra o novo coronavírus. Pessoas com deficiência grave, em situação de rua, presos, quilombolas, forças armadas, profissionais do transporte coletivo, aéreo, caminhoneiros e trabalhadores portuários, de indústrias e da construção civil foram incluídos nos grupos preferenciais. As mudanças fazem parte da segunda versão do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, divulgado nesta terça-feira. No total, a estimativa prevê vacinar dois milhões 898 mil 763 pessoas dos grupos prioritários, 96 mil 124 a mais do que o previsto em plano elaborado em dezembro pelo Estado.

O governador CARLOS MOISÉS anunciou nesta terça-feira, em Chapecó, a ampliação de 34 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria na região Oeste. A ativação será de 29 leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, cinco de UTI no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, além de 10 leitos clínicos no Hospital Frei Bruno, em Xaxim. A previsão é de abrir as novas vagas até sexta-feira. A medida faz parte das ações do Governo do Estado para reforçar o enfrentamento ao coronavírus na região. Ele também afirmou que houve pedido ao Ministério da Saúde de 100 mil doses de vacinas para reforçar o plano regional de imunização. De acordo com o governador CARLOS MOISÉS, o Governo Federal também garantiu o custeio de mil e 600 por cada leito de UTI criado de janeiro a março na região.

O município publicou hoje o segundo vídeo comemorativo dos 67 anos de São Miguel do Oeste. O material traz o depoimento de NERI MONLIN, a primeira criança nascida na antiga Vila Oeste. Ele lembra histórias pessoais e sobre como viu o município crescer junto com ele. Ao todo, são cinco vídeos com depoimentos de pioneiros em áreas importantes, como educação, política e o meio empresarial. O programa Boa Tarde Peperi de hoje vai apresentar o áudio do depoimento de MOLIN e conversar com o secretário de Cultura, ELIAS ARAÚJO sobre a produção desse material que presernva

Começa hoje a Quaresma e a Campanha da Fraternidade de 2021. Neste ano, o tema é “Fraternidade e Diálogo, compromisso de amor”. O bispo da Diocese de Chapecó, DOM ODELIR MAGRI participou do RPN primeira edição desta quarta-feira e disse que o tema foi escolhido diante do aumento da intolerância e de um quadro de polarização que gera exclusão e violência. Ele disse que, neste contexto, é importante chamar a atenção para o exemplo de Cristo e para o amor como elemento para aproximar as pessoas. DOM ODELIR reforçou que a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade é no sentido de reforçar o diálogo como caminho para o respeito as diferenças. Pela quinta vez na história, a campanha é ecumênica com o envolvimento de seis igrejas cristãs.

Em Assembleia Estadual realizada de forma virtual na noite desta terça-feira, a maioria dos professores da rede pública estadual optou por suspender a greve que estava marcada iniciar nesta quinta-feira, data de reinicio das aulas presenciais na rede estadual de ensino. De acordo com o secretário de formação do Sinte, ALDOIR KRAEMMER, uma nova Assembleia foi marcada para o dia oito de março. Os professores também voltaram a cobrar do governo do Estado agilização da vacinação de toda a população catarinense, principalmente, diante do agravamento da pandemia de Covid-19. Em entrevista para a Peperi, ALDOIR confirmou que a Assembleia Estadual Virtual também reforçou a posição contrária do sindicato às aulas presenciais.

A câmara de vereadores realizou nesta terça-feira a terceira sessão ordinária de 2021. Durante a reunião, a secretária de Educação, SISSE VELOSO, teve um espaço para falar sobre o ano letivo de 2021. Ela atendeu convocação da Câmara, através de requerimento de autoria de PAULO DRUMM, e também respondeu a questionamentos dos vereadores. A secretária explicou que, em princípio as aulas retornam nesta quinta-feira e que as turmas serão divididas, com 50 por cento dos alunos com aula presencial enquanto os outros 50 em aula remota, de forma alternada. A divisão é necessária para cumprir o Plano de Contingência e o distanciamento de um metro e meio entre os alunos. SISSE também confirmou que os profissionais das escolas receberão equipamentos de proteção individual previstos no Plano de Contingência.

As aulas nas creches da rede municipal de ensino devem ser retomadas na segunda quinzena de março. De acordo com a secretária SISSE VELOSO, o atendimento também será em um turno para poder cumprir o distanciamento entre as crianças. Ela citou um exemplo de uma turma de 12 bebês. Nesse caso, seis serão atendidos pela manhã e seis à tarde. Depois que toda a população for vacinada, o atendimento voltará ao turno integral. Ela informou que no primeiro edital teve mil e cem inscritos e que um novo edital deve ser lançado na próxima semana reabrindo o prazo para inscrições nas creches. A expectativa é de receber mais 300 pedidos. A lista das crianças que conseguiram vagas também não data para ser divulgada.

O movimento Pais pela Educação participaram da sessão de ontem da câmara de vereadores e cobraram o retorno das aulas presenciais. De acordo com uma das integrantes do movimento, INDIANARA HERBERTZ, o objetivo da presença do grupo na câmara foi acompanhar a explanação da secretária e mostrar o movimento para os vereadores. O grupo de pais defende o modelo híbrido, com a liberdade para que as famílias escolham entre a aula presencial e a atividade remota. INDIANARA disse que o movimento também está preocupado com a decisão da Ameosc de recomendar o adiamento das aulas presenciais para o mês de março.

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, nesta terça-feira, um requerimento de autoria do vereador MOACIR FIORINI para a convocação do secretário municipal de Administração, Finanças e Gestão de Pessoas, ALENCAR BARBIERI. O secretário deve ir ao legislativo, na sessão ordinária de amanhã. Segundo o vereador, a intenção é esclarecer e explicar qual o motivo do reajuste acima de 24 por cento do IPTU. Em entrevista para a Peperi, BARBIERI já explicou que o reajuste foi feito com base no INPC, índice fixado em lei municipal. Na oportunidade, o secretário citou que o prefeito é obrigado a aplicar o índice de correção definido na legislação sob pena cometer um ato de improbidade administrativa. BARBIERI disse que vai atender a convocação e estará na sessão desta quinta-feira.

Os vereadores GILMAR BALDISSERA, CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA, MARIA TEREZA CAPRA e NINI SCHARNOSKI apresentaram moção de apelo solicitando ao Executivo que amplie a sinalização nos cruzamentos da avenida Willy Barth. Eles pedem que a prefeitura reforce a sinalização horizontal e ostensiva dos principais cruzamentos da Avenida Willy Barth emrazão dos riscos iminentes e gravíssimos de mortes nos cruzamentos. Os autores justificam que a sinalização horizontal tem a finalidade de orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via. Os vereadores sugerem instalar tachões e pintar a pista dupla da Willy Barth nas cores amarela, branca, vermelha, azul e preta, e instalar placas indicando a presença de redutores tipo "garrafões". A moção será enviada ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.

A pauta da sessão da câmara de vereadores desta terça-feira teve dois pedidos ligados ao avanço do coronavírus no município e na região. Um deles é o da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. Ela solicitou ao Governo do Estado que providencie com urgência a ampliação dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Se isso não for possível, ela pede que o estado providencie um hospital de campanha para o Extremo-Oeste. Segundo a vereadora, a região vive um colapso no sistema de saúde, por conta do novo coronavírus, e que a falta de vagas na UTI tem forçado a transferência dos pacientes para outras regiões.

Os vereadores também aprovaram, nesta terça-feira, a indicação para implantação de um Centro de Reabilitação Pós-Covid no município. O pedido é da vereadora do PSDB, CRIS ZANATTA. Ela disse que o objetivo é reduzir e tratar os impactos da doença em pessoas que positivaram e ficaram com sequelas respiratórias, motoras ou emocionais. CRIS citou que existem relatos de pessoas que, após o tratamento para a covid-19, ainda sentem sintomas como fraqueza muscular, fadiga, falta de ar e palpitação. A vereadora entende que, por isso, o município deve atender essas pessoas em um centro de reabilitação pós covid.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer vai fechar as portas nesta semana diante do aumento de casos de Covid e da lotação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A decisão foi anunciada na manhã de hoje pela secretária executiva da entidade, KELLY BURIN. Ela disse que a rede estará fechada para preservar a saúde das pacientes e das voluntárias. A maioria das integrantes da rede é do grupo de risco. KELLY explicou que a rede não vai atender ao público nesta semana. A entidade vai avaliar a situação entre sábado e domingo e decidir se mantem ou não o fechamento na semana que vem.

Os prefeitos da Ameosc decidiram adiar o início das aulas presencias nas escolas para o início de março. Em assembleia extraordinária virtual, realizada ontem à tarde, os prefeitos analisaram os indicadores que colocam a extremo-oeste na bandeira vermelha, especialmente o crescimento de óbitos e a lotação dos leitos de Covid nos hospitais de São Miguel do Oeste, Maravilha e Chapecó. Em deliberação, os prefeitos decidiram adiar o retorno das aulas presenciais para o dia primeiro de março. As aulas na rede pública começam nesta quinta-feira, mas de modo cem por cento remoto. A única exceção é do município de Princesa, que retomou as aulas presenciais ainda na segunda-feira e irá manter esse formato pelo menos até o dia primeiro de março. No final do mês, os prefeitos devem voltar a se reunir e reavaliar a possibilidade de retomada presencial.

Além de adiar o início das aulas presenciais, os prefeitos da Ameosc também decidiram adotar uma série de medidas restritivas para enfrentar o aumento de casos de Covid-19 na região. Ficou definido que os prefeitos vão editar decretos a partir de hoje estabelecendo novas regras para diversos setores. Entre as medidas que devem constar nos decretos municipais estão o fechamento de bares e restaurantes às 10 da noite, o fechamento de clubes e praças recreativas, funcionamento de 50 por cento das academias e a suspensão de atividades de escolinhas, cultos e celebrações religiosas. Os restaurantes só poderão servir almoço e as demais refeições poderão ser comercializadas somente na modalidade de delivery. Os velórios poderão ter, no máximo, seis horas de duração para as despedidas.

As recomendações da Ameosc sobre as restrições que devem ser adotadas a partir de hoje dependem da edição de decretos municipais com essas regras. Apesar das definições tomadas pela Associação em Assembleia, cada prefeito tem liberdade para definir o que será incluído nos novos decretos sobre o enfrentamento da pandemia do coronavírus. De acordo com o presidente da Ameosc, EDILSON VOLKWEIS, os decretos municipais vão definir exatamente os limites e os alcances das medidas restritivas. Ele disse que até agora, os municípios estavam seguindo as portarais estaduais, mas diante da lotação dos hospitais e do aumento de casos e mortes por Covid-19, a Ameosc entende que é necessário adotar medidas mais restritivas e rigorosas.

O prefeito de São Miguel do Oeste ainda não decidiu os termos do decreto com as restrições para enfrentamento da pandemia do coronavírus. WILSON TREVISAN esteve reunido na manhã de hoje com a secretária de Saúde, GENIN GIRELLI e com a secretária de educação SISSE VELOSO. Eles analisaram a situação do município e da região em relação a doença e as medidas definidas pela assembleia da Ameosc na tarde de ontem. O comitê de crise do coronavírus vai se reunir hoje, a uma e meia da tarde para definir as medidas de controle da pandemia e o retorno as aulas no município. Somente depois desse encontro é que o prefeito deve definir os termos do novo decreto com as medidas de enfrentamento do coronavírus.

Trinta e seis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Outros 34 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, duas mil 926 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais duas mil 688 já se recuperaram. 216 estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais um óbito relacionado ao coronavírus. O caso é de um homem 59 anos de São Miguel do Oeste. A ocupação é de cem por cento na UTI, com os 18 leitos ocupados. No Pronto Socorro, quatro pacientes aguardam transferência para leito de UTI. . Na enfermaria são 12 pacientes internados e quatro leitos livres.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso divulgou, no final da tarde desta terça-feira, que a unidade hospitalar chegou à lotação máxima e que pacientes com covid-19 serão transferidos para outras regiões do estado a partir de agora. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o número de pacientes chegou ao máximo e já existe fila de espera do Pronto Socorro. O Hospital também pede para que a população procure outras alternativas e que, se for possível, não busque atendimento no Pronto Socorro da unidade. Em nota, o hospital explicou que as transferências ocorrem por meio do Sistema de Regulação do Estado que indica a vaga mais próxima. Não é Hospital Regional que define a unidade para a qual o paciente será transferido.

Um homem ficou ferido em um acidente de trânsito nesta terça-feira no interior de Tunapolis. A colisão aconteceu por volta das sete horas da noite na Linha São Jorge. O acidente envolveu um caminhão Cargo e uma motocicleta. Segundo o relato do motorista do caminhão, a moto, que vinha em sentido contrário, derrapou em um curva e colidiu contra o veículo. O motociclista foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. O homem sofreu fraturas nos braços e pernas e foi encaminhado para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Um adolescente morreu esmagado no começo da manhã desta quarta-feira em São José do Cedro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente de trabalho aconteceu por volta das sete horas em uma fábrica de móveis que fica no parque industrial Um. Segundo relato de testemunhas, uma pilha de chapas de MDF caiu sobre um adolescente de 17 anos. Quando a equipe dos bombeiros chegou ao local, as pessoas já haviam removido as chapas. O adolescente sofreu traumatismo craniano com hemorragia, fratura exposta de maxilar e possível fratura da coluna cervical. As causas e circunstancias do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.