ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco - Itapiranga - 17/02/2021

GLOBO EM FOCO – 17/02/21

-DEPUTADO DO PSL QUE FEZ ATAQUES AO STF É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL

-GOVERNADOR ANUNCIA MAIS 34 LEITOS DE UTI E 10 DE ENFERMARIA NO OESTE

-INICIA HOJE PERÍODO DA QUARESMA E CAMPANHA DA FRATERNIDADE

-FAMÍLIA QUE SE AFOGOU NO RIO URUGUAI RECEBE ALTA HOSPITALAR

-TUNÁPOLIS VAI REABRIR A FEIRA LIVRE

-DIRETOR ALERTA PARA O CAOS NO HOSPITAL DE ITAPIRANGA

-POLÍCIA MILITAR ATENDE DUAS OCORRÊNCIAS DE POSSE DE DROGAS

-JOVEM MORRE ESMAGADO EM FÁBRICA DE MÓVEIS EM SJCEDRO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


O Japão iniciou a campanha de vacinação contra Covid-19 na manhã desta quarta-feira. Até o fim de fevereiro, devem ser imunizados cerca de 40 mil profissionais diretamente envolvidos no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Último país do G7 a iniciar a imunização, o Japão aprovou a vacina desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech no último domingo. O primeiro lote, contendo cerca de 400 mil doses desembarcou no país nesta semana.


O presidente norte-americano JOE BIDEN vai tentar reformas a legislação para tornar o controle mais rígido na venda de armas. O presidente americano põe em prática uma promessa de campanha, pedindo ao Congresso que exija verificações de antecedentes de todos os compradores, proíba armas de guerra e elimine a imunidade legal para os fabricantes. BIDEN aproveitou o terceiro aniversário do massacre com 17 mortos em um colégio em Parkland, na Flórida, para anunciar a intenção de acabar com a “epidemia de violência armada e tornar escolas e comunidades mais seguras”.


Ao menos 21 pessoas morreram em consequência de uma onda de frio histórica nos Estados Unidos e deixou milhões de pessoas sem energia elétrica na terça-feira. As mortes aconteceram nos estados do Texas, Louisiana, Kentucky e Missouri. O prefeito de cidade de Houston, no Texas, afirmou que um milhão e 300 mil pessoas de sua cidade estão sem energia elétrica. A prefeitura da cidade pediu para que as empresas que ainda têm energia elétrica abram suas portas para que as pessoas possam se aquecer.

O deputado DANIEL SILVEIRA do PSL passou a madrugada desta quarta-feira preso na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Ele foi preso em flagrante na noite de terça-feira. O parlamentar divulgou um vídeo no qual faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defende o fechamento do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional. No vídeo, Silveira ataca seis ministros do Supremo: EDSON FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES, LUÍS ROBERTO BARROSO, GILMAR MENDES, MARCO AURÉLIO MELLO e DIAS TOFFOLI. Para o ministro ALEXANDRE DE MORAES, que determinou a prisão, a reiterac?a?o dessas condutas por parte do parlamentar revela-se gravi?ssima, pois atenta ao Estado Democra?tico de Direito brasileiro e suas Instituições republicanas.

O presidente da Câmara, deputado ARTHUR LIRA, afirmou em rede social nesta terça-feira que vai conduzir a análise da prisão do deputado DANIEL SILVEIRA "com serenidade e consciência" de suas "responsabilidades para com a Instituição e a Democracia". A Constituição define que "membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável". Nessa hipótese, o mesmo artigo diz que "os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão". Em nota, o advogado do deputado afirma ser “evidente o teor político da prisão” e trata-se de um “não apenas um violento ataque à sua imunidade material, mas também ao próprio exercício do direito à liberdade de expressão e aos princípios basilares que regem o processo penal brasileiro”.

A Confederação Nacional dos Municípios divulgou nota nesta terça-feira em que diz ser "necessária, urgente e inevitável" a troca do ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO. Segundo o texto, PAZUELLO não tem condições de conduzir a superação da pandemia e deve ser substituído "para o bem dos brasileiros". O documento é assinado pelo presidente da CNM, GLADEMIR AROLDI, e diz que a entidade tem recebido relatos de prefeitos indicando a suspensão da vacinação contra a Covid-19 para grupos prioritários, motivada pela falta de doses e de previsão de reabastecimento dos estoques. Questionado, o Ministério da Saúde disse que não comentaria o tema porque a carta "não lhe foi endereçada".

A juíza JANAÍNA CASSOL MACHADO aceitou uma das duas denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal contra o deputado estadual JULIO GARCIA, dentro da operação Alcatraz. Com isso, ele foi tornado réu pelo crime de lavagem de dinheiro. O parlamentar está afastado da função por decisão da mesma magistrada por conta de duas fases da operação, além disso cumpre medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica. Outras cinco pessoas também tiveram a denúncia contra elas aceita pela juíza federal. No caso do deputado, ele responderá 12 vezes pelo crime de lavagem de dinheiro. Antes da decisão, a magistrada abriu prazo de 15 dias para que os denunciados pudessem se manifestar sobre o documento do MPF.


O governo de Santa Catarina ampliou a população prioritária para receber a vacina contra o novo coronavírus. Pessoas com deficiência grave, em situação de rua, presos, quilombolas, forças armadas, profissionais do transporte coletivo, aéreo, caminhoneiros e trabalhadores portuários, de indústrias e da construção civil foram incluídos nos grupos preferenciais. As mudanças fazem parte da segunda versão do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, divulgado nesta terça-feira. No total, a estimativa prevê vacinar dois milhões 898 mil 763 pessoas dos grupos prioritários, 96 mil 124 a mais do que o previsto em plano elaborado em dezembro pelo Estado.


O governador CARLOS MOISÉS anunciou nesta terça-feira, em Chapecó, a ampliação de 34 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria na região Oeste. A ativação será de 29 leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, cinco de UTI no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, além de 10 leitos clínicos no Hospital Frei Bruno, em Xaxim. A previsão é de abrir as novas vagas até sexta-feira. A medida faz parte das ações do Governo do Estado para reforçar o enfrentamento ao coronavírus na região. Ele também afirmou que houve pedido ao Ministério da Saúde de 100 mil doses de vacinas para reforçar o plano regional de imunização. De acordo com o governador CARLOS MOISÉS, o Governo Federal também garantiu o custeio de mil e 600 por cada leito de UTI criado de janeiro a março na região.

Padre confirma realização de missão na noite de hoje. Suspensão de atividades coletivas passam a vigorar com decreto dos municípios. Conforme o padre LUIZ NEIS, a missa de quarta-feira de cinzas já estava organizada e por isso foi mantida para às hoje 19 horas de hoje na igreja matriz. O padre ressalta que na sequencia as celebrações devem ser todas suspensas seguindo o decreto municipal de prevenção ao Novo Coronavírus. A missa de abertura do período de quaresma segue todas as medidas de prevenção já estabelecidas.

Hoje é dia especial para Igreja Católica. É Quarta feira de Cinza e começa quaresma e a Campanha da Fraternidade. DOM ODELIR MAGRI, bispo da Diocese de Chapecó reconhece que o tema é polêmico. Pela quinta vez na história a campanha é ecumênica, que é a junção de várias igrejas em torno do mesmo assunto. Esse ano seis igrejas se unem. Seis Igrejas cristãs se engajam na mesma campanha, através do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. Fraternidade E Diálogo; Compromisso De Amor. Esse é o tema da Campanha da Fraternidade para essa quaresma. O tema é CRISTO É Nossa Paz; Do Que Era Dividido Ele Fez Uma Unidade. DOM ODELIR comenta que a Campanha da Fraternidade existe no Brasil a mais de 50 anos e os temas geralmente são relacionados aos problemas sociais. O objetivo das igrejas é enfrentar a realidade ruim na vida da população, como feminicídio e racismo, por exemplo.

É preciso buscar os caminhos da união. A recomendação é do bispo DOM ODELIR MAGRI. Complementa que isso se faz pela fé em JESUS CRISTO. Salienta que a pandemia traz desafios para a igreja, e é tema de missão, como o próprio Papa diz. O bispo finaliza destacando que quaresma é tempo de reflexão de como estamos vivendo. O período não é só fazer jejum de comida, mas também cuidar com as palavras e renunciar a tudo aquilo que não é bom.

Família que sofreu afogamento no Rio Uruguai recebe alta hospitalar. Após uma semana internado, o casal CRISTIANO TEIXEIRA DE FREITAS e MÁRCIA CRISTINA DA ROSA, e o filho DAVI voltaram para casa por volta das 17 horas desta terça-feira. Um veículo da secretaria de Saúde de Pinheirinho do Vale realizou o transporte da família até a residência em Basílio da Gama. O acidente ocorreu no dia oito de fevereiro. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga foi acionado por volta das nove horas atender uma mulher de 32 anos, um homem de 33 e ainda um recém-nascido de apenas sete dias. A família reside em Basílio da Gama, Rio Grande do Sul. O motorista perdeu o controle do veículo e caiu no rio. Populares quebraram o vidro e auxiliaram na retirada das vítimas. Um barco de travessia fez o transporte até o porto da barca de Itapiranga, de onde os bombeiros conduziram as vítimas até o Hospital.

Conforme informações do Hospital de Itapiranga, a mulher foi a primeira a ser transferida para o Hospital de São Miguel do Oeste devido ao grave estado de saúde. O homem foi transferido horas depois. Já a criança apresentou piora ao longo do dia, e a equipe médica do hospital optou por transferência ao Hospital da Unimed em Chapecó. CRISTIANO ficou hospitalizado durante três dias, mas permaneceu no hospital cuidando da esposa e do filho. Já MÁRCIA e o filho DAVI ficaram internados por sete dias até receberem alta ontem. O quadro de saúde da família era considerado grave. Familiares fizeram uma Vaquinha para auxiliar nas despesas bem como uma ação solidária com sorteio de prêmios a quem adquirir um número da rifa.

Associação Cultural Russa no Brasil firma intercâmbio com São João do Oeste. Em recente visita à região, o advogado e escritor JACINTO JABOLOTSKI, morador de Campina das Missões, cidade gaúcha que tem a maior concentração de descendentes russos do Brasil, se surpreendeu com o forte potencial turístico e cultural de São João do Oeste e região. JABOLOTSKI é presidente da Associação Cultural Russa Volga do Brasil, mantenedora do Grupo Folclórico Troyka, e foi empossado vice-presidente da Câmara de Comércio e Turismo Brasil-Rússia para o Rio Grande do Sul. Ele garantiu que um intercâmbio cultural entre a associação russa e grupo folclórico de São João do Oeste está bem encaminhado.

JACINTO JABOLOTSKI destaca que a associação cultural também possui contato com a Rússia nas áreas científica, tecnológica, de relacionamento, diplomática e religiosa. Nos últimos anos, por exemplo, a associação levou médicos para intercâmbios em Moscou e neste ano, por meio desta relação com o maior país do mundo, JACINTO JABOLOTSKI foi nomeado e eleito vice-presidente da Câmara de Comércio e Turismo Brasil-Rússia para o Rio Grande do Sul. Ele acrescenta que pretende incluir o Oeste de SC para possíveis rotas de turismo que incluam a região das Missões, no Rio Grande do Sul.

Prefeitos da Ameosc decidem aumentar restrições e adiar início das aulas presenciais. A bandeira vermelha que coloca o Extremo Oeste entre as regiões de Santa Catarina em risco potencial gravíssimo para Covid-19 e o aumento de óbitos no Estado tem preocupado os prefeitos da Ameosc. Nesta terça-feira, uma assembleia virtual extraordinária foi realizada com o objetivo de tratar sobre a atual situação envolvendo o Covid-19 nos municípios da região e a retomada das aulas presenciais na rede pública, até então prevista para esta quinta-feira. Além dos prefeitos dos municípios abrangidos, participaram da reunião o coordenador do Colegiado de Educação, secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN e a secretária de Educação de Mondaí, SANDRA SCHUH. Em deliberação, os prefeitos decidiram adiar o retorno das aulas presenciais para o dia primeiro de março. Até lá, as aulas ocorrerão de maneira 100% remota a partir do dia 18 de fevereiro.

A medida levou em consideração a preocupação dos gestores com o atual cenário de aumento de casos, lotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva e óbitos por Covid-19 nos municípios. A única exceção é do município de Princesa, que retomou as aulas presenciais ainda na segunda-feira e irá manter esse formato pelo menos até o dia primeiro de março. Antes desse prazo, os prefeitos devem voltar a se reunir e reavaliar a possibilidade de retomada presencial. A secretária de Saúde de Palma Sola e coordenadora do Colegiado Regional da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO DURIGON, destaca a preocupação com o atual cenário. Hospitais de Chapecó, São Miguel do Oeste e Maravilha estão com UTI’s lotadas.

Os prefeitos vão editar decretos para estabelecer as restrições. Neste primeiro momento, a AMEOSC decidiu sobre as aulas da Rede Pública, porém os decretos vão estabelecer os limites das restrições. Outras restrições também serão tomadas para diminuir o estágio de contágio na região. Bares e restaurantes, por exemplo, só poderão servir almoço. As demais refeições poderão ser comercializadas somente na modalidade de delivery. Os clubes e praças recreativas também terão as atividades suspensas. Velórios poderão ter, no máximo, seis horas de duração para as despedidas. As academias deverão funcionar somente com 50% da capacidade e controle rigoroso do uso do álcool gel e máscaras. Escolinhas esportivas, cultos e celebrações religiosas estão com atividades suspensas até uma nova decisão.

Secretaria de Agricultura apoio comercialização de produtos de hortifrutigranjeiro. A Feira Livre de Tunápolis será reativada em parceria com Associação de Artesanato do município. Já foram realizadas diversas visitas incluindo a Comissão da Agricultura. Produtores rurais interessados devem procurar informações na Secretaria sobre adesão. Conforme a secretária da Agricultura, DIRCILEI ARENHARDT, serão comercializados apenas produtos de origem vegetal respeitando as normas sanitárias. Ela aponta itens na linha de verduras, frutas, legumes e tubérculos incluindo batata, mandioca, amendoim, milho e feijão. A secretária observa que produtos de origem animal não serão incluídos devido a maior exigência para a comercialização.

De acordo com DIRCELEI ARENHARDT, a meta é priorizar os produtores rurais que já participavam da Feira Livre em anos anteriores e proporcionar alternativa de renda. A secretária da Agricultura de Tunápolis também chama atenção para o Programa de Melhoramento Genético. A entrega de fichas ocorre durante o mês de fevereiro para definir o trabalho dos inseminadores e veterinários. DIRCILEI ARENHARDT também chama atenção que já ocorreu licitação de sêmen para gado de corte e bovinocultura leiteira nas raças Holandesa e Jersey. Ressalta que o Melhoramento Genético está entre as prioridades no incentivos aos produtores rurais.

Hospital Regional comunica lotação máxima e transferência de pacientes com Covid-19. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste, divulgou no final da tarde desta terça-feira, que a unidade hospitalar chegou à sua lotação máxima e que pacientes com covid-19 serão transferidos para outras regiões do estado. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o número de pacientes chegou ao máximo e já existe fila de espera do Pronto Socorro. O Hospital também pede para que a população procure outras alternativas e que se for possível, não busquem atendimento no Pronto Socorro da unidade.

Aumento de casos de Covid-19 gera caos na saúde. O anúncio foi feito pelo diretor do hospital Sagrada Família Santé de Itapiranga, JANIR BACH. Ele relata a preocupação com o colapso no sistema de saúde devido ao aumento de pacientes graves em decorrência de problemas causados pela Covid-19. O diretor informa que o hospital de Itapiranga foi credenciado pela Secretaria de Estado da Saúde para receber pacientes da Covid. 26 leitos foram selecionados, reservando por completo o terceiro andar da unidade para estes pacientes. BACH demonstra grande preocupação por uma mudança na gravidade dos casos recebidos. Os leitos são de enfermaria, sem especialização, no entanto o hospital está recebendo pacientes em situação grave. Observa que uma mulher está entubada e existe apenas um equipamento restando para este tipo de atendimento cabendo a equipe médica a decisão de quem receberá o tratamento.

Pacientes da região de Chapecó são maioria no hospital de Itapiranga. O município não possui nenhuma pessoa internada, na unidade, em decorrência da Covid-19. Nesta semana já foram internados oito pacientes vindo da região de Chapecó, devido a superlotação dos hospitais de referência. JANIR BACH reforça que o caos já está confirmado e conclama para a população local evitar consultas no hospital. A unidade somente deve ser procurada em situações de urgência e emergência. O diretor do Hospital Sagrada Família Santé relata que a equipe médica é limitada e no momento está sobrecarregada com pacientes de outras regiões. De acordo com JANIR BACH a transferência de pessoas com Covid segue a disponibilidade de leitos sem comunicação antecipado ao hospital. Ele cita como exemplo o aumento no consumo de oxigênio. O hospital possui uma média de sete cilindros por semana, no entanto nos últimos quatro dias foram consumidos 15 cilindros de oxigênio.

O diretor reforça que a preocupação com a gravidade dos pacientes que chegam a Itapiranga. Segundo JANIR BACH o acordo seria para atender pacientes para observação e a realidade atual é de pessoas em estado de saúde grave sendo enviadas para Itapiranga. O hospital também enfrenta dificuldades para a transferência de pacientes que necessitam de internação em UTI. O hospital Sagrada Família investiu em especialização para atender público regional. Em virtude do agravamento da pandemia serão suspensos os procedimentos cirúrgicos de várias especialidades, incluindo vascular e ortopedia. Serão atendidos apenas casos de extrema gravidade. BACH avalia que este é o momento da população contribuir evitando aglomerações e aumento ainda maior de casos da doença.

Aumento de casos de Covid-19 gera preocupação em Itapiranga. O município está em alerta pelo aumento significativo de confirmação de casos. No último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde de Itapiranga, na segunda-feira, o município registrou mais 18 casos confirmados de Covid-19, totalizando 928 pessoas com o novo Corona Vírus. Devido ao ponto facultativo, ontem não foram realizados exames. O boletim desta quarta-feira será divulgado por volta das 17 horas.

Homem fica ferido em acidente entre moto e caminhão no interior de Tunápolis. O acidente aconteceu pouco antes das 18h30 desta terça-feira, 16, na Linha São Jorge, interior de Tunápolis. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste que atendeu a ocorrência, foi uma colisão lateral entre a motocicleta Yamaha XTZ 250 Lander, emplacada no município de Iporã do Oeste e conduzida por um homem de 33 anos, e o caminhão Ford/Cargo 1519, com placas de São João do Oeste, também conduzido por um homem. Os bombeiros atenderam o motociclista que estava em decúbito dorsal, já sem o capacete de segurança, consciente, confuso, e amparado pelo motorista do caminhão e por populares.

A vítima possuía diversos ferimentos pelo corpo com suspeita de fratura fechada no antebraço, ferimento lacerante nos dedos da mão, suspeita de fratura aberta com ferimento lacerante em uma das pernas e ferimento lacerante no pé esquerdo. Os bombeiros imobilizaram o homem com colar cervical, talas de madeiras, limpeza dos ferimentos e encaminharam para o hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. Já o condutor do caminhão nada sofreu e permaneceu no local.

Polícia Militar atende duas ocorrências de posse de drogas em São Miguel do Oeste. Os fatos foram registrados na tarde desta terça-feira, na cidade de São Miguel do Oeste. A primeira ocorrência foi na Rua Tomé de Souza, esquina com a Rua Teresinha Gaio Basso, no bairro Progresso. A guarnição fez rondas pelo local e abordou três homens, por volta das 15 horas. Um deles foi encontrado com um pedaço de cigarro de maconha. A PM confeccionou termo circunstanciado, marcou data para audiência e os outros dois homens foram enquadrados como testemunhas dos fatos.

A segunda ocorrência de posse de drogas foi registrada às 19 horas, na Rua Antônio Gonçalves Dias, no Bairro Estrela. A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático de São Miguel do Oeste realizava rondas pelo local, quando avistou três homens dentro de um veículo VW/Gol, que estava estacionado. Um deles estava com um torrão de maconha no bolso da bermuda e outro com um torrão de maconha na boca no momento da abordagem. A droga foi apreendida e a polícia confeccionou termo circunstanciado.

Polícia Militar flagra ocorrência de descumprimento de medida protetiva. O fato aconteceu às 22 horas desta terça-feira, na Rua 21 de Abril, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada pois um homem estava na frente da casa de sua ex-companheira, gritando ameaças de morte contra quem impedisse o mesmo de ficar com ela. Na chegada da guarnição, o homem não estava mais no local. A polícia efetuou rondas e o homem foi localizado na rua Marcílio Dias. Ele foi preso e encaminhado à delegacia para procedimentos cabíveis.

Jovem morre esmagado por chapas de MDF em Fábrica de Móveis em SJCedro. Segundo as informações dos Bombeiros, eles foram acionados para atender uma pessoa que estava ferida após ter caído uma pilha de chapas de MDF. A ocorrência foi por volta das 7h15 desta manhã de quarta-feira, 17. Segundo relatos colhidos no local do acidente pelo departamento de Jornalismo da Rádio Cedro, foi em uma empresa no Parque Industrial 1, na Rua Cruz e Souza esquina com a Beno Nós. Chegado no local, foi encontrado um jovem de 17 anos caído inconsciente, com ausência de sinais vitais. Populares já haviam removido as chapas que se encontraram em cima do corpo da vítima e o mesmo apresentava traumatismo craniano com hemorragia na região do rosto, fratura exposta de maxilar, possível fratura da coluna região cervical. Os Bombeiros acabaram acionando a Polícia Civil e o IGP, para realizar o levantamento desse acidente de trabalho.

Polícia Civil traz as primeiras informações do acidente que vitimou um jovem. Conforme o delegado da Polícia Civil de SJCedro, SANDRO ZANCANARO, inicialmente o IGP realizou os procedimentos de análise de como o fato teria ocorrido. Segundo o delegado, as primeiras informaçõessão de que o jovem, de apenas 17 anos, estaria vivo na chegada do Corpo de Bombeiros. De acordo com ele, o jovem veio a óbito no hospital devido a gravidade das fraturas causadas pela queda das madeiras em MDF. SANDRO salienta que será instalado um inquérito investigativo para apurar se o acidente foi criminoso. Ressalta que de primeiro momento, se trata de um acidente de trabalho. ZANCANARO comenta ainda que, os trabalhadores da empresa já estão sendo ouvidos para informar de que forma acontecer o fato. Na fábrica também trabalhava pai e duas irmãs da vitima. Ainda de acordo com o delegado, os relatos feitos pelos trabalhadores, a pilha de madeiras teria um “vácuo”, o que poderia também ter causado a tragédia. Segundo o ele, os fatos serão investigados o mais rápido possível, se houver culpado, será devidamente responsabilizado.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.