O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Japão iniciou a campanha de vacinação contra Covid-19 na manhã desta quarta-feira. Até o fim de fevereiro, devem ser imunizados cerca de 40 mil profissionais diretamente envolvidos no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Último país do G7 a iniciar a imunização, o Japão aprovou a vacina desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer em parceria com a empresa alemã BioNTech no último domingo. O primeiro lote, contendo cerca de 400 mil doses desembarcou no país nesta semana.
O presidente norte-americano JOE BIDEN vai tentar reformas a legislação para tornar o controle mais rígido na venda de armas. O presidente americano põe em prática uma promessa de campanha, pedindo ao Congresso que exija verificações de antecedentes de todos os compradores, proíba armas de guerra e elimine a imunidade legal para os fabricantes. BIDEN aproveitou o terceiro aniversário do massacre com 17 mortos em um colégio em Parkland, na Flórida, para anunciar a intenção de acabar com a “epidemia de violência armada e tornar escolas e comunidades mais seguras”.
Ao menos 21 pessoas morreram em consequência de uma onda de frio histórica nos Estados Unidos e deixou milhões de pessoas sem energia elétrica na terça-feira. As mortes aconteceram nos estados do Texas, Louisiana, Kentucky e Missouri. O prefeito de cidade de Houston, no Texas, afirmou que um milhão e 300 mil pessoas de sua cidade estão sem energia elétrica. A prefeitura da cidade pediu para que as empresas que ainda têm energia elétrica abram suas portas para que as pessoas possam se aquecer.
O deputado DANIEL SILVEIRA do PSL passou a madrugada desta quarta-feira preso na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Ele foi preso em flagrante na noite de terça-feira. O parlamentar divulgou um vídeo no qual faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defende o fechamento do Supremo Tribunal Federal, o que é inconstitucional.
No vídeo, Silveira ataca seis ministros do Supremo: EDSON FACHIN, ALEXANDRE DE MORAES, LUÍS ROBERTO BARROSO, GILMAR MENDES, MARCO AURÉLIO MELLO e DIAS TOFFOLI. Para o ministro ALEXANDRE DE MORAES, que determinou a prisão, a reiterac?a?o dessas condutas por parte do parlamentar revela-se gravíssima, pois atenta ao Estado Democra?tico de Direito brasileiro e suas Instituições republicanas.
O presidente da Câmara, deputado ARTHUR LIRA, afirmou em rede social nesta terça-feira que vai conduzir a análise da prisão do deputado DANIEL SILVEIRA "com serenidade e consciência" de suas "responsabilidades para com a Instituição e a Democracia". A Constituição define que "membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável". Nessa hipótese, o mesmo artigo diz que "os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão". Em nota, o advogado do deputado afirma ser “evidente o teor político da prisão” e trata-se de um “não apenas um violento ataque à sua imunidade material, mas também ao próprio exercício do direito à liberdade de expressão e aos princípios basilares que regem o processo penal brasileiro”.
A Confederação Nacional dos Municípios divulgou nota nesta terça-feira em que diz ser "necessária, urgente e inevitável" a troca do ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO. Segundo o texto, PAZUELLO não tem condições de conduzir a superação da pandemia e deve ser substituído "para o bem dos brasileiros". O documento é assinado pelo presidente da CNM, GLADEMIR AROLDI, e diz que a entidade tem recebido relatos de prefeitos indicando a suspensão da vacinação contra a Covid-19 para grupos prioritários, motivada pela falta de doses e de previsão de reabastecimento dos estoques. Questionado, o Ministério da Saúde disse que não comentaria o tema porque a carta "não lhe foi endereçada".
A juíza JANAÍNA CASSOL MACHADO aceitou uma das duas denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal contra o deputado estadual JULIO GARCIA, dentro da operação Alcatraz. Com isso, ele foi tornado réu pelo crime de lavagem de dinheiro. O parlamentar está afastado da função por decisão da mesma magistrada por conta de duas fases da operação, além disso cumpre medidas cautelares como o uso de tornozeleira eletrônica. Outras cinco pessoas também tiveram a denúncia contra elas aceita pela juíza federal. No caso do deputado, ele responderá 12 vezes pelo crime de lavagem de dinheiro. Antes da decisão, a magistrada abriu prazo de 15 dias para que os denunciados pudessem se manifestar sobre o documento do MPF.
O governo de Santa Catarina ampliou a população prioritária para receber a vacina contra o novo coronavírus. Pessoas com deficiência grave, em situação de rua, presos, quilombolas, forças armadas, profissionais do transporte coletivo, aéreo, caminhoneiros e trabalhadores portuários, de indústrias e da construção civil foram incluídos nos grupos preferenciais. As mudanças fazem parte da segunda versão do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, divulgado nesta terça-feira. No total, a estimativa prevê vacinar dois milhões 898 mil 763 pessoas dos grupos prioritários, 96 mil 124 a mais do que o previsto em plano elaborado em dezembro pelo Estado.
O governador CARLOS MOISÉS anunciou nesta terça-feira, em Chapecó, a ampliação de 34 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria na região Oeste. A ativação será de 29 leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, cinco de UTI no Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, além de 10 leitos clínicos no Hospital Frei Bruno, em Xaxim. A previsão é de abrir as novas vagas até sexta-feira.
A medida faz parte das ações do Governo do Estado para reforçar o enfrentamento ao coronavírus na região. Ele também afirmou que houve pedido ao Ministério da Saúde de 100 mil doses de vacinas para reforçar o plano regional de imunização. De acordo com o governador CARLOS MOISÉS, o Governo Federal também garantiu o custeio de mil e 600 por cada leito de UTI criado de janeiro a março na região.
Hoje é dia especial para Igreja Católica. É Quarta feira de Cinza e começa quaresma e a Campanha da Fraternidade. DOM ODELIR MAGRI, bispo para nossa região reconhece que o tema é polêmico. Pela quinta vez na história a campanha é ecumênica, que é a junção de várias igrejas em torno do mesmo assunto. Esse ano 6 igrejas se unem, como começou no ano 2 mil. 6 Igrejas cristãs se engajam na mesma campanha, através do CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.
Fraternidade E Diálogo; Compromisso De Amor. Esse é o tema da Campanha da Fraternidade para essa quaresma. O tema é CRISTO É Nossa Paz; Do Que Era Dividido Ele Fez Uma Unidade. DOM ODELIR comenta que a Campanha da Fraternidade existe no Brasil a mais de 50 anos e os temas geralmente são relacionados aos problemas sociais. O objetivo das igrejas é enfrentar a realidade ruim na vida da população, como feminicídio e racismo, por exemplo.
É preciso buscar os caminhos da união. A recomendação é do bispo DOM ODELIR MAGRI. Complementa que isso se faz pela fé em JESUS CRISTO. Salienta que a pandemia traz desafios para a igreja, e é tema de missão, como o próprio Papa diz. O bispo finaliza destacando que quaresma é tempo de reflexão de como estamos vivendo. O período não é só fazer jejum de comida, mas também cuidar com as palavras e renunciar a tudo aquilo que não é bom.
Hoje é um dia muito importante para Igreja Católica. De acordo com padre CILDO ROCHEMBACK, chefe da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Campo Erê, é aberta a Caminhada Quaresmal, preparação para Santa Pascoa e abertura oficial da Campanha Nacional da Fraternidade. Salienta que nessa quarta-feira de cinzas começa a percorrer as 67 comunidades dos quatro municípios que fazem parte da paróquia. Segundo o religioso, devido ao coronavírus, esse ano as ações da quaresma vão acontecer com mais cuidado, tomando as precauções necessárias.
Importante data é festejada com celebrações. De acordo com padre CILDO ROCHEMBACK, nesta manhã celebrou missas em Campo Grande e Saltinho. Logo mais, às 14 horas, os fiéis se reúnem na linha Marafon. 20 horas celebração na Igreja Matriz e 19 horas e 30 minutos em Santa Terezinha do Progresso. Segundo o padre, Mesmo com a pandemia, alguns sacramentos voltam a acontecer, tomando os cuidados com o vírus. Explica que batismos ocorrem sempre antes das missas. Crisma e Primeira Eucaristia são feitas em pequenos grupos, evitando aglomerações. A catequese deve voltar a acontecer junto ao início das aulas.
Lançada Campanha da Fraternidade 2021. Segundo o padre CILDO ROCHEMBACK, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Campo Erê a ação foi iniciada hoje. Ele conta que começou as visita às comunidades, trabalho que deve concluir até o dia da pascoa. Tomando todas as prevenções em relação ao coronavírus, o religioso informa que em 2021 a Campanha da Fraternidade será Ecumênica. Isso significa que a ação acontece não somente na Igreja Católica, mas abrange todo o Conic - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs. Além disso, esse ano a campanha acontece um pouco diferente.
Distribuição das cinzas não será da mesma forma esse ano. Padre ARMANDO MAGALHÃES conta que na paróquia de Palma Sola, a programação de costume é celebrar a missa à noite, momento em que distribui as cinzas. Conforme o pároco, a pessoa não recebe mais o desenho da cruz na testa, mas o padre derrama um pouco de cinza sobre a cabeça do fiel, por orientação da CNBB. Em relação ao batismo, a preparação é individual, podendo acontecer na matriz ou comunidades, com o menor número de pessoas possível.
Campanha da Fraternidade incentiva a reflexão. Iniciando mais uma quaresma, o pároco ADENILSON BARBON da paróquia Santa Rita de Cássia, de Marmeleiro, comenta que no ano passado a quaresma foi próximo a chegada do coronavírus na região, obrigando as igrejas a fecharem. Destaca que o tempo de quaresma é um período voltado a conversão, e a Campanha da Fraternidade ajuda a orientar os cristãos para uma reflexão mais eficaz, seguindo o evangelho. O religioso observa que o tema sempre aborda situações e vivencias da sociedade e da fé, para que as pessoas usem esse período para melhorar a caminhada de vida.
Texto base da Campanha da Fraternidade 2021 propõe conversão, convidando a repensar a forma de ver o mundo. ADENILSON BARBON explica que isso ajuda os fiéis a viverem mais alinhados com o evangelho. Iniciando a quarta-feira de cinzas, a igreja chama as pessoas a crer e se converter ao evangelho, dentro dos pilares da vivencia cristã: jejum, oração e caridade. O padre de Marmeleiro comenta que nos próximos quarenta dias, devido à impossibilidade de aglomerações, vai se basear nas liturgias e reflexões para orientar os fieis segundo a caminhada de igreja.
Colapso nos hospitais obriga município a alterar o começo das aulas. Administração Municipal de Campo Erê se reuniu hoje cedo para debater o assunto e tomar medidas de emergência para proteger a população do coronavírus. ROZÂNGELA MOCELINI – Secretária de Educação de Campo Erê, adianta que proteger não é garantia de saúde de ninguém, porque isso depende do comprometimento se cada família. O município adia a volta as aulas em sala de aula uma semana.
Retorno dos alunos nas escolas ficou para primeiro de março, uma segunda-feira. De acordo com a secretária ROZÂNGELA MOCELINI, 50 por cento dos estudantes serão recebidos nas escolas nas segundas e terças-feiras. Às quartas serão dedicadas para planejamento tanto das aulas presenciais como on line e para limpeza dos ambientes. Quintas e sextas-feiras serão para aulas presenciais do segundo grupo de aluno. Segunda-feira começam as aulas no sistema remoto em Campo Erê. Essa semana os professores se preparam para o início das atividades.
Estava tudo pronto para receber as crianças nas escolas. A secretária ROZÂNGELA MOCELINI, lamenta que tenha que adiar em uma semana as aulas presenciais. Ela acrescenta que o transporte escolar só vai rodar a partir de primeiro de março. São os pais que vão decidir se os filhos retornam no sistema presencial ou não. Apesar de tudo, a secretária de Educação de Campo Erê pede as famílias que confiem nos funcionários da rede pública, porque todos foram preparados para essa situação.
Prefeita emite decreto com novas determinações para evitar a propagação do coronavírus. ROZANE MOREIRA – prefeita de Campo Erê, informa que na manhã de hoje se reuniu com os secretários municipais para tomar algumas decisões sobre o aumento no número de casos de Covid-19, causando colapso na saúde de todo o oeste catarinense. Entre as deliberações, a prefeita cita: suspensão das aulas presenciais. Era para os alunos da rede municipal e estadual retornarem amanhã para sala de aula. No entanto, para ajudar a frear a propagação do vírus, em comum acordo com associações de municípios e saúde, foi definido adiar o retorno para primeiro de março.
Velórios em Campo Erê só serão permitidos com a presença de familiares. O decreto emito pelo município tem objetivo de ajudar a frear a contaminação do coronavírus. Diante do atual cenário, com aumento e agravamento nos casos, outra determinação do município é que pelos próximos 15 dias, velórios, que reúnem muitas pessoas, só poderão ocorrer com familiares. Outra decisão abrange bares e restaurantes. Só podem abrir para o público até as 22 horas e sem consumo de bebida alcoólica. O governo entende, que após esse horário, aumenta a quantidade de pessoas alcoolizadas, e por isso perdem a noção do cuidado.
Atividades de lazer e esportiva podem ser realizadas, mas sem comercialização de bebida alcoólica. A prefeita ROZANE, alega que não quer ter que fazer novos decretos determinando o fechamento do comércio e o cancelamento de ações. Por isso, solicita o apoio e compreensão de toda a população. Jogos de futebol podem continuar, mas após o jogo todos devem se retirar do local. Academias podem seguir o trabalho, desde que todos atendam as determinações da saúde. O mesmo ocorre nas igrejas. A ocupação permitida é de apenas 50 por cento dos fieis.
Relaxamento da população agrava casos de coronavírus em toda região. A observação é de ROZANE MOREIRA. Ela comenta que o distanciamento social e o uso da máscara são essenciais para evitar ou diminuir o risco de transmissão. No entanto, o que vê, não só no município de Campo Erê, mas em todo estado, é um relaxamento por parte da população. O aumento no número de casos, fez com que os leitos de UTI’s dos hospitais de toda região ficassem lotados. A saúde de todos eles estão anunciando colapso. Não tem como atender nenhuma demanda, pois está tudo cheio. A preocupação é: Se algum paciente, não precisa ser por Covid, mas qualquer outra patologia, precisar de internamento, não tem para onde mandar.
Comprador de joias furtadas é identificado. A Polícia Civil de São Lourenço do Oeste concluiu o inquérito que apurava um furto ocorrido no dia 22 de outubro de 2020. Na data dos fatos, o criminoso entrou numa casa e furtou dinheiro e joias. O homem, de 43 anos, que mora em Francisco Beltrão, foi localizado através de investigações. Policiais encontraram diversos objetos do crime em sua casa, e conforme apurado, as joias já teriam sido vendidas. O receptador é um comerciante de 38 anos, dono de uma joalheria em Dois Vizinhos, que comprou os objetos sem verificar sua procedência. Os dois homens foram indiciados por furto e receptação qualificada.
Motociclista fica ferida em colisão com caminhonete. Por volta das 7 e 45 da manhã de hoje, o Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste se deslocou até a rua Tiradentes, bairro São Francisco, para atender a um acidente entre uma Biz e uma Strada, ambas com placas do município. Uma mulher, de 29 anos, que pilotava a motocicleta, estava consciente na chegada dos bombeiros, aguardando sentada ao lado da estrada. Ela sentia dores na perna e tinha outros ferimentos leves. Os bombeiros fizeram a imobilização com colar cervical, e a levaram para a UPA 24 horas. Os ocupantes do carro não sofreram ferimentos.
Mulher desacata policiais e acaba presa. O caso foi registrado pela Polícia Militar no centro de Quilombo, quando a mulher de 50 anos desrespeitou agentes policiais e ameaçou pessoas do comércio. Segundo a PM, primeiro, ela teria entrado num estabelecimento e ameaçado uma funcionária. Depois, foi localizada em um salão de beleza xingando e ameaçando outra pessoa. Quando os policiais foram intervir a mulher começou a gritar, ofender e fazer ameaças contra a guarnição. Ela foi presa e levada à delegacia.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.