ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 17/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

O número de mortos na China por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, chegou a mil 770 neste domingo, informaram autoridades de saúde locais. O total de casos confirmados ficou em 70 mil 548, aumento de dois mil e 48 em um dia. Somente na província de Hubei, epicentro do coronavírus na China, foram registradas mais 100 mortes e mil 933 casos confirmados da doença entre este sábado e domingo. Estes números incluem o balanço do dia da Organização Mundial da Saúde, mais a morte registrada em Taiwan. Os números de novos casos na região vem caindo há quatro dias.

Uma falha técnica no sistema de voto automatizado levou à suspensão das eleições municipais que estavam previstas para a República Dominicana neste domingo. Segundo a imprensa local, delegados de partidos de oposição denunciaram que não apareciam os nomes dos candidatos nem das siglas nas telas de votação. Ao todo, 62 por cento dos eleitores votaram por meio do voto automatizado. Nessa modalidade, o dominicano escolhe o candidato em uma tela, imprime uma cédula e a deposita na urna. Com a falha, a Junta Central Eleitoral suspendeu as eleiçõespor volta do meio-dia e agora a República Dominicana terá até 30 dias para convocar uma nova votação.

O regime de NICOLÁS MADURO na Venezuela iniciou neste sábado uma série de exercícios militares que receberam o nome de "Escudo Bolivariano 2020". Segundo o governo chavista, mais de dois milhões e 300 mil combatentes participam dos treinamentos em todo o país. Em uma série de postagens nas redes sociais, MADURO afirmou que os exercícios são uma mensagem contra "o abuso obsessivo e criminoso" do governo dos Estados Unidos. Imagens da televisão estatal mostraram lançadores de morteiros e soldados em ação com blindados e outros veículos militares em Caracas.

O Ministério da Defesa informou, na tarde deste domingo, que os 58 brasileiros que regressaram da China e cumprem período de quarentena em Anapólis seguem sem sintomas de contaminação pelo novo coronavírus. Entre os brasileiros que estão isolados se encontram diplomatas, profissionais de saúde, tripulantes, membros das Força Aérea Brasileira e jornalistas. Os brasileiros que não apresentarem sintomas da doença serão liberados para seguir para as suas casas depois de 18 dias de isolamento. A quarentena, de caráter preventivo, deve acabar no dia 27 de fevereiro, de acordo com o Ministério da Defesa.

O déficit de vagas no sistema prisional brasileiro cresceu de janeiro a junho de 2019 apesar da criação de seis mil 332 vagas no período. Em 2018, faltavam 289 mil 522 vagas para atender a demanda existente. Até junho de 2019, esse déficit subiu para 312 mil 125. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira pelo Departamento Penitenciário Nacional e fazem parte do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias de 2019. Segundo o balanço, o número de vagas no sistema prisional em 2018 era de 454 mil 694 frente a 461 mil e 26 até junho de 2019. Atualmente, de acordo com o Infopen, havia 773 mil 151 presos no país em junho de 2019.

Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, apontam que em 2019 foram repassados a prefeituras de todo o país 307 milhões e 800 mil reais para a construção de creches e pré-escolas e melhoria da infraestrutura da rede de educação infantil, o que representa 33 por cento de queda na comparação com os 457 milhões e 900 mil reais repassados pelo órgão do MEC aos municípios brasileiros em 2018. Os repasses de 2019 foram os mais baixos dos últimos dez anos, segundo dados do FNDE obtidos pela Globo News por meio da Lei de Acesso à Informação. Procurados, o MEC e o FNDE não se manifestaram sobre o assunto.

Dois projetos de lei que alteram o Código Estadual Ambiental, ambos de autoria do Poder Executivo, estão em tramitação na Assembleia Legislativa. As matérias tratam da mudança nos critérios para lançamento de efluentese da elaboração do Plano Estadual de Controle de Poluição Veicular. Se o primeiro projeto for aprovado, os efluentes só poderão ser lançados direta ou indiretamente em rios, lagos ou no mar quando obedecidas as condições previstas nas normais federais e em resolução do Consema. Já o objetivo do segundo projeto é dar prosseguimento à elaboração de um Plano de Controle de Poluição Veicular em Santa Catarina, sem a obrigatoriedade da realização de inspeção veicular.

Foi realizado neste fim de semana, em São José, o encontro do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA com os prefeitos que mudaram de partido e se filiaram ao PSL. São ao todo 15 dirigentes municipais a integrar o novo partido. Entre eles, está LUCIANO BULIGON, de Chapecó, que já havia declarado há muito tempo a disposição de deixar o DEM.

Entre os novos inscritos no PSL há prefeitos do MDB, PP, PSDB, PSD, PSB e PTB. O presidente estadual do PSD, deputado MILTON HOBUS, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na última para acusar o governador MOISÉS DA SILVA de agir pela velha política, cooptando prefeitos municipais com promessas de recursos do Fundo Eleitoral, transferência de verbas, obras e serviços estaduais.

Santa Catarina fechou 2019 com crescimento de dois vírgula 54 por cento na atividade econômica, segundo o IBCR-SC, índice calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. A exemplo da maioria dos Estados, Santa Catarina teve queda no mês de dezembro frente a novembro, mas fechou o acumulado do ano em alta. O IBCR indica que o estado conquistou o terceiro maior crescimento do país em 2019, atrás do Amazonas e de São Paulo. Esse indicador considera atividades de indústria, comércio, serviços e agropecuária. O resultado nacional ficou abaixo do esperado pelo mercado, com alta de zero vírgula 89 por cento ano.

Lions Clube tem várias campanhas realizadas no município. Quem comenta é o presidente da entidade em Campo Erê VILMAR CAMBRUZZI. De acordo com ele, as ações são voltadas para combate à fome, com entrega de cestas básicas para pessoas carentes. Teve ainda a campanha da visão, que é uma das maiores prioridades do Lions Clube. Ela consiste em visitas as escolas do município, realizando teste de visão e encaminhando as crianças que apresentam dificuldade para atendimento oftalmológico e pôr fim a doação da armação e lente.

Campanha do meio ambiente abrange várias escolas do município. CAMBRUZZI, destaca que essa ação foi um sucesso, com distribuição e plantação de mudas de árvores. Iniciou em 2019, uma campanha a nível de distrito. A de doação de órgãos, que deve continuar nesse. É meta do Lions, conta o presidente, cinco campanhas por ano leonistico. Agora para 2020 acontece a da Diabete e de Combate ao Câncer Infantil. VILMAR, frisa que a comunidade pode colaborar com as ações em prol da comunidade. A entidade se mantem com as promoções realizadas no decorrer do ano, e a população pode ajudar, particionado desses eventos.

Atividades do Pró Menor retornam hoje. Quem lembra é a coordenadora da entidade em Campo Erê NAIR TENROLLER. De acordo com ela, objetivo continua o mesmo: acolher crianças e adolescentes, oferecendo no período em que estão no Pró Menor, duas refeições e eles ainda participam de oficinas que os despertam para algum dom. As atividades do ano, começam com 18 voluntários para desenvolver as oficinas, entre elas: bordado, bordado em cartão, reciclagem, informática, violão, dança, ioga, capoeira, além de atividades esportivas.

Pró Menor precisa de voluntários para aulas de dança e informática. Segundo a irmã, para informática só tem voluntário para um período e dança ainda não tem ninguém. NAIR, pede que se tiver algum interessado pode entrar em contato com a entidade. Agora em 2020, o Pró Menor deve atender mais de 120 crianças e adolescentes.

Aulas da rede municipal de ensino voltam hoje. Retornou nesta manhã o ano letivo de 2020 no município de Campo Erê. De acordo com RAQUEL CRISTINA, responsável da pasta, o calendário está organizado. Campo Erê tem mil e 300 alunos matriculados em suas oito escolas. para atender toda a demanda são necessários no mínimo 150 profissionais em todas as funções.

Agenda de 2020 é planejada em encontro de pecuaristas da região. O evento promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais e a Sociedade Rural em conjunto com a Secretaria de Agricultura, reuniu em São Lourenço do Oeste, vários pecuaristas. Segundo NELSON MORESCO – presidente da entidade. Essa, segundo o presidente foi a primeira reunião do ano, e foi feito todo planejamento do ano, além de um momento para compartilhar experiências da atividade do setor.

Poucos são os grandes compradores de milho. O agrônomo da Cooper Itaipu MARCELO SALVATORI, informa que isso faz com que, embora tenha uma pequena competição no preço do milho, também existe um balizamento no que é pago ao produtor. Ele diz que as grandes fábricas de ração do estado precisam do milho da região. Isso aumenta o preço do produzido no estado, e faz com que o valor da saca na região seja o maior de Santa Catarina pelo fácil acesso das grandes fábricas.

Mesmo produzindo em pequenas propriedades, milho catarinense tem ótimo preço. MARCELO diz que o maior desafio enfrentado pelo produtores do estado está em aumentar a produtividade. Pois comparando a outras partes do país, aqui quem cultiva 100 hectares é considerado grande, enquanto em alguns estados seria considerado mini. Isso obriga o agricultor da nossa região a produzir muito por área para conseguir uma boa receita, e assim competir com o resto do Brasil.

Região tenta comprar todo milho produzido. SALVATORI informa que, dentro da capacidade de armazenagem de cada município, o que é plantado no Oeste de SC não é vendido para outros estados. Um fator muito importante para que a região de preferência por segurar esse milho, é seu alto valor nutricional, além do menor valor gasto com transporte.

Professores estão preocupados com seu futuro. Para a deputada estadual LUCIANE CARMINATTI a reforma da Previdência que tramita na Assembleia Legislativa castiga a categoria. A proposta aumenta a idade mínima para mulher se aposentar em 7 anos. Aumenta também o tempo de contribuição para 30 anos. Ela chama atenção para uma “pegadinha” na proposta, que prejudica bastante os professores.

Pela proposta da reforma na Previdência Estadual, mulher se aposenta aos 57 anos de idade e o homem quando completa 60. Na observação de LUCIANA CARMINATTI, o problema não é só esse: o profissional vai precisar ter 40 anos de sala de aula. É que ninguém consegue começar a dar aulas com 17 anos de idade, explica a parlamentar. Além de tudo isso, haverá redução de salário quando alcançarem as idades citadas. Tudo fica ruim, finaliza LUCIANA; para a qualidade de ensino e para o professor.

Ano letivo inicia com aumento no fluxo de veículos e pessoas na rua. Visando prevenção a acidentes e cuidados que motoristas e pedestres devem ter, a Polícia Militar realizou a Operação Volta as Aulas. Conforme o subtenente da PM de Campo Erê, TITO SCHULER, o ano letivo das escolas estaduais iniciou na semana passada, e antes disso foi feito um trabalho de orientação. Hoje voltam as aulas na rede municipal de ensino, o que também resulta num trabalho de prevenção feito pela PM. TITO, conta que os policiais, além de orientar o trânsito, também visitam as escolas e passam dicas de segurança aos alunos e professores.

Atenção maior é nos horários de pico. TITO, frisa que sempre é preciso estar atento, mas es especial nos horários de entrada e saída dos alunos das escolas. Além do movimento de carros, tem os ônibus escolares que fazem embarque e desembarque dos alunos. Outra dica é ficar atento, pois nesses momentos o fluxo de carro é maior, e os alunos descem dos veículos e precisam ter atenção ao atravessar a rua. Sempre usar a faixa de pedestres. O trabalho da Polícia Militar, segue nesse ano, como a exemplo do ano passado, com visitas e rondas nas escolas.

Carro carregado com produtos da Argentina é apreendido pela Polícia. Por volta de uma hora e 50 minutos da madrugada de hoje, durante patrulhamento no bairro alvorada em Marmeleiro, a Polícia avistou um Uno em atitude suspeita. Ao tentar abordagem, o motorista fugiu. Após alguns quilômetros o pneu do automóvel estourou e o carro parou. O condutor foi identificado, e em revista pessoal nada de ilícito foi encontrado. Porém, em buscas no veículo, encontraram várias caixas de desodorante vindas da Argentina e alguns frascos de espuma de barbear.

Homem pego com carro carregado de produtos da Argentina já havia sido preso três vezes pelo mesmo crime. O motorista foi detido e vai responder pelo crime de descaminho. A Carga e o veículo foram entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.

Polícia apreende veículo carregado de desodorante. Por volta das 19 horas e 10 minutos, de sábado, a PM, recebeu ligação informando que um Citroen vinha sentido fronteira Argentina em direção a Marmeleiro, realizando ultrapassagem em faixa continua, colocando em risco outros ocupantes da rodovia. A equipe visualizou o veículo, e em abordagem, constatou que era ocupado por um homem e uma mulher. Em consulta, verificou que os dois já possuíam passagempor contrabando ou descaminho. Em revista no automóvel foi encontrado aproximadamente cinco caixas de vinho, seis de azeite, 95 caixas de desodorante, oriundos da Argentina. Veículo, mercadoria e ocupantes foram conduzidos para receita federal.

Mulher trans é morta em saída de festa. A vítima de 23 anos foi morta em Quilombo na madrugada de sábado. Um suspeito, de 21 anos, foi preso a e assumiu autoria do crime. As identidades da vítima e do envolvido não foram divulgadas. Segundo a Polícia Civil, a confusão teve início por volta da 1 hora e 20 minutos, dentro de um bar às margens da SC-157, no bairro Cooper. No local, três homens, entre eles o que confessou o crime, foram retirados da casa noturna após uma briga.

Mulher deixa estabelecimento com o trio. Mais tarde, o corpo dela foi encontrado numa área de mata próximo ao bar. A suspeita é de que ela tenha sido morta por asfixia. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu identificar os envolvidos. Eles foram levados à delegacia e, na residência do suspeito, uma camisa com vestígios de sangue foi encontrada. Em depoimento, o homem disse que entrou em luta corporal com a vítima por “motivos pessoais”, ocasionando a morte. Diante da prova e do depoimento, o homem foi preso em flagrante pela prática do crime de homicídio qualificado.

Caso não é tratado como transfobia. Afirmação é do delegado ALEXANDER MEURER. Segundo ele, no decorrer do inquérito, outras pessoas devem ser investigadas. Ele diz que a vítima usava nome social, mas não vai divulgar nenhum detalhe da identidade, até porque não foi detectado nenhuma suspeita de que o crime tenha ocorrido por essa questão [de gênero.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.