ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 17 01 2024

-REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA DEVE OCORRE NO 1º TRIMESTRE

-SANTA CATARINA REALIZOU CERCA DE 200 MIL CIRURGIAS ELETIVAS EM 2023

-CÂMARA DE VEREADORES TERÁ DUAS SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS NESTA QUINTA

-AVANÇO DA DENGUE NA REGIÃO DEIXA GERENCIA DE SAUDE EM ALERTA

-DEINFRA RETOMA OBRAS DE MANUTENÇÃO E MELHORIAS NA SC 163

-MOTOCICLISTA SOFRE FRATURAS EM COLISÃO CONTRA CAMINHONETE

-POLÍCIA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS POR DESCUMPRIMENTO DE MEDIDAS PROTETIVAS

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 31 graus.

A população da China caiu pelo segundo ano consecutivo, segundo dados divulgados pelo governo chinês nesta quarta-feira. Em 2023, o número de habitantes da China sofreu uma queda de dois milhões 750 mil. Atualmente, a China tem um bilhão e 400 mil habitantes. Entre as razões para a redução populacional está a queda na taxa de natalidade e a onda de mortes provocadas pela Covid-19. Em relação à taxa de natalidade, o índice vem caindo há décadas devido a uma política que instituiu que casais poderiam ter apenas um filho, entre 1980 e 2015. Em 2016, a lei passou a permitir até dois filhos e, em 2021, três filhos.

Cerca de 20 pessoas morreram na Tailândia, nesta quarta-feira, em uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício ao norte da capital tailandesa de Bangkok. As autoridades estão inspecionando o local, mas ainda não encontraram sobreviventes. Não ficou imediatamente claro o que causou o incidente que aconteceu cerca de 120 quilômetros ao norte de Bangkok. Uma investigação preliminar estimou o número de mortos em 20, segundo um comunicado da polícia, com muitos feridos. O primeiro-ministro do país foi informado sobre a explosão durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, e pediu uma investigação rápida.

O presidente português, MARCELO REBELO DE SOUSA, dissolveu o Parlamento e confirmou a realização de eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, após a demissão, no início de novembro de 2023, do primeiro-ministro socialista, ANTÓNIO COSTA. A informação está em um decreto publicado nesta segunda-feira. O Ministério Público esclareceu que o chefe do governo, no poder desde 2015, também tinha sido alvo de investigação. COSTA anunciou imediatamente sua demissão, salientando que não se candidataria a um novo mandato. Com a confirmação da data das eleições, os principais partidos se preparam para as próximas eleições que acontecem dentro de oito semanas.

O presidente LULA sancionou nesta terça-feira a lei que cria uma poupança financeira para estudantes de baixa renda que cursam o ensino médio na rede pública. O programa, chamado pelo Ministério da Educação como Pé de Meia, tem o objetivo de estimular a permanência de adolescentes na escola e a conclusão do ensino médio. De acordo com o texto aprovado pelo Congresso, o benefício será pago a estudantes de baixa renda matriculados na rede pública e com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. O projeto prevê que cada aluno receberá 200 mensais durante dez meses e mais uma poupança de mil reais por ano até o terceiro ano do ensino médio que poderá ser retirada apenas após a conclusão do ensino regular.

Nos últimos 20 anos, quatro mil 255 pessoas morreram em razão de desastres ambientais no Brasil, e outras oito milhões ficaram desabrigadas, segundo levantamento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os dados englobam casos de chuvas intensas, estiagens, inundações e ondas de calor. Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal se destacam entre as unidades da federação com mais pessoas afetadas. Apenas em 2022, o país teve um prejuízo de mais de 68 bilhões de reais. Nesses 20 anos, o prejuízo chega a quase 500 bilhões. Os índices, que englobam o período de 2003 a 2022, foram fornecidos por um programa criado pelo Banco Mundial e pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, ALEXANDRE PADILHA, afirmou, nesta terça-feira, que a intenção do governo federal é começar a apresentar as propostas de regulamentação da reforma tributária no primeiro trimestre deste ano. A reforma tributária acabou de ser aprovada pelos parlamentares em dezembro do ano passado, tendo sido promulgada no último dia 20. O governo tem até 180 dias, a partir da promulgação, para enviar ao Congresso os projetos de lei que regulamentem o novo sistema tributário. Há novas regras que precisam ser detalhadas e regulamentadas, como fundos, o Imposto sobre Bens e Serviços, o IBS, a Contribuição sobre Bens e Serviços, CBS, quais produtos e serviços terão alíquotas menores, e como funcionará o cashback, a devolução de parte do imposto a famílias de baixa renda.

O temporal que atinge Santa Catarina desde a noite de terça-feira e madrugada desta quarta deixou ruas alagadas, ocasionou quedas de árvore e provocou ventos acima de 100 quilômetros na região sul do estado, que concentra cidades importantes como Criciúma. Ao longo do dia, o estado tem chance de novos temporais com risco alto para alagamentos e deslizamentos. Em Criciúma, vias ficaram alagadas e o vento forte provocou a queda de árvores sobre ruas. Conforme a Defesa Civil, o acumulado ultrapassou os 80 milímetros em um período de 12 horas. Na cidade de Laguna, segundo dados do monitoramento da EpagriCiram, órgão que monitora o tempo no Estado, a vento chegou a 102 quilômetros por hora e choveu 90 milímetros em 12 horas.

Santa Catarina manteve a alíquota de IPVA entre as menores do país. A taxas são de dois por cento para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros e um por cento para motocicletas e similares, veículos usados no transporte de cargapassageiros e os destinados à locação. Com a manutenção do imposto no mesmo patamar de anos anteriores, o IPVA catarinense segue abaixo do praticado em pelo menos 24 estados brasileiros. A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo e leva em conta a chamada tabela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Em Santa Catarina, o imposto pode ser pago de três formas: em cota única, em três vezes sem juros ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.

Em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e os hospitais, o Estado realizou cerca de 200 mil cirurgias eletivas em 2023. Ao todo, foram 125 mil cirurgias eletivas com internação e 76 mil cirurgias oftalmológicas ambulatoriais, sendo que 45 mil foram de catarata. Para realização dos procedimentos o Governo do Estado investiu um total de 240 milhões. O maior número de cirurgias realizadas no ano passado foi do aparelho geniturinário, remoções de útero, e do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, totalizando 55 mil 332procedimentos. Em seguida, as cirurgias oncológicas, com 15 mil 289; e, na sequência, as ortopédicas, com 15 mil e 57.

Dois editais de um concurso público para a prefeitura de Riqueza tiveram de ser corrigidos por se dedicarem apenas à formação de cadastro de reserva, o que é inconstitucional, e não detalharem minimamente o conteúdo de legislação que seria exigido na prova. A retificação foi feita após o caso ser levado à Justiça pelo Ministério Público catarinense. As regras do concurso haviam sido publicadas no mês passado, ocasião em que o MP foi acionado por uma representação na ouvidoria e ingressou com uma ação civil pública. Em 19 de dezembro, a Justiça atendeu então um pedido liminar e determinou a correção dos editais, o que foi acatado três dias depois. Os dois editais da prefeitura de Riqueza constam agora no site da HC Assessoria Administrativa com mudanças no quadro de vagas.

Por conta das mudanças nos editais, as inscrições para o concurso da prefeitura de Riqueza foram prorrogadas para o final da noite desta quarta-feira e não mais até 22 de dezembro do ano passado. Já a aplicação das provas foi alterada para o próximo dia quatro de fevereiro, o que antes era previsto para 21 de janeiro. As mudanças preveem ainda que os cargos que têm salários de até seis mil 622 reais passam a ter sete vagas. Já o segundo, com funções remuneradas em até 10 mil 197 pretende convocar nove servidores. Ambos estabelecem, para além das vagas, a formação de cadastro de reserva. Os documentos ainda tiveram mudanças no detalhamento do conteúdo programático referente à legislação, o que antes o MP havia entendido ter sido colocado de forma vaga e infundada.

A secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste segue executando os trabalhos e planejamentos neste começo de ano. A afirmação é da secretária, ANDREIA REBELATO. De acordo com ela, 2023 foi um ano intenso e com um volume maior de trabalho, ocasionando uma descentralização do Cadastro Único e o remanejamento da equipe, visando um atendimento ágil para a população.Conforme ela, o setor não para neste ano, com exceção apenas de grupos pontuais, porém, que serão retomados já nos próximos dias, como por exemplo, o serviço de convivência para idosos que retorna nesta semana e o voltado para crianças e adolescentes de seis a 14 anos que já está em funcionamento. Segundo ANDREIA, 2024 será um ano atípico pelo fato das eleições municipais de outubro, porém, mesmo assim, o setor está preparado com vários projetos que terão que ser encaminhados até abril, para que os mesmos ocorram até o final do ano.

Um das ações da secretaria de Assistência Social para este ano é o projeto de férias para as crianças e adolescentes em julho e também no final de ano. De acordo a secretária ANDREIA REBELATTO, a iniciativa é fundamental para garantir uma alimentação adequada nesses períodos de férias escolares e por isso já será executada nas férias da metade desse ano. Sobre demais trabalhos, ANDREIA citou a atualização do programa “Mais Leite” durante este mês. Segundo a secretária, o repasse para as famílias é feito através de um cartão que possibilita a compra em qualquer estabelecimento. Além disso, também serão abertas no mês que vem as inscrições para o programa Pelotão Mirim. O programa oferece atividades no contraturno escolar para adolescentes atendidos pela secretaria.

O número de doações de sangue em Santa Catarina aumentou em 2023 na comparação com o ano anterior. No ano passado, o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina chegou a 160 mil 597 candidatos à doação de sangue, um crescimento de quatro vírgula um por cento em relação a 2022. Desse total de candidatos, 135 mil 166 pessoas efetuaram a doação. De acordo com o Hemoesc, esse incremento foi resultado de campanhas de conscientização que tiveram a adesão da sociedade catarinense. O secretario de saúde de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER, esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a secretaria também registrou um aumento das doações de sangue realizadas pelos moradores do município no Hemosc de Chapecó.

A secretaria de saúde organizou 10 deslocamentos de grupos de doadores à Chapecó durante o ano passado. A informação é do secretário ALFREDO SPIER. Ao todo, 175 doadores foram levados para doação no Hemosc de Chapecó. Além disso, o Hemocentro fez uma coleta no município em São Miguel do Oeste. A doação, que reuniu 70 doadores, ocorreu na metade do ano no campus da Unoesc no bairro Agostini. Ao todo, durante o ano passado, foram 245 pessoas que fizeram doações de sangue. Segundo SPIER, o número é maior do que em 2022. Ele lembrou que a secretaria tem uma grande quantidade de doadores cadastrados e que a lista de interessados para as doações em Chapecó é preenchida em poucas horas.

Uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. A afirmação é do secretário de saúde, ALFREDO SPIER. Ele disse que a doação de sangue é um ato fundamental e que a secretaria estimula as pessoas a fazerem o cadastro para se tornarem doadores. SPIER comentou que o volume de doação de sangue poderia ser maior se o Hemosc instalasse, pelo menos, um ponto de coleta no município. A estrutura facilitaria o deslocamento de doadores das cidades do extremo-oeste e ampliar a doação de quem mora em São Miguel. SPIER disse que a administração continua discutindo o tema com o Hemosc, mas não houve nenhum avanço nesse sentido. Ele citou que não há uma garantia de que o hemocentro vai atender o pedido da região neste ano.

Entre as pessoas que doaram sangue em Santa Catarina, mais de 52 por cento repetiram o gesto pelo menos duas vezes durante o ano. Atualmente, em torno de dois por cento dos catarinenses é doador de sangue. O programa Boa Tarde Peperi de ontem conversou com a servidora pública, RAFAELA PERONDI. Ela é doadora desde os 18 anos de idade e já fez 25 doações de sangue. RAFAELA comentou que este é um ato de amor ao próximo. Ela disse que foi uma escolha e uma realização pessoal para ajudar os outros. RAFAELA comentou que vai continuar doando sangue. Ela disse que as pessoas devem pensar sobre o assunto e, na medida do possível, se tornarem doadores.

A gerencia regional de saúde está acompanhando, com preocupação, o avanço da dengue no extremo-oeste neste começo de ano. A afirmação é da bióloga da Vigilância Epidemiológica da gerencia de saúde, DANIELA VINHA. Ela comentou que o temor da gerencia é que o quadro de 2022 se repita agora em 2024. No ano passado, foram confirmados 772 casos da doença, número muito menor do que em 2022. Ela explicou que no ano passado, apenas três cidades estavam em situação de epidemia de dengue: Itapiranga, São João do Oeste e Saudades. Em 2022, quase todos os municípios da regional estavam em epidemia. DANIELA citou que 2024 começou com o registro de novos casos da doença e o quadro acendeu o sinal de alerta em relação ao problema.

Desde o começo do ano já foram confirmados 24 casos de dengue em Itapiranga.De acordo com a bióloga da VigilânciaEpidemiológica da gerencia de saúde, DANIELA VINHA, o principal problema está no município de Barra do guarita que faz divisa com Itapiranga. A cidade gaúcha já está em epidemia com mais de 400 casos confirmados. Como há um grande fluxo de pessoas entre as duas cidades, os casos começaram a aparecer em Itapiranga. Ela explicou que existe o risco da doença se espalhar e chegar a outras cidades da região.

A gerencia regional de saúde está intensificando as ações para enfrentar esse quadro de aumentos de focos do mosquito e casos de dengue na região neste começo de ano. De acordo com a bióloga da Vigilância Epidemiológica da gerencia de saúde, DANIELA VINHA, o órgão está em contato com os municípios para auxiliar nas ações de combate ao mosquito. Uma das cobranças é pela aplicação das ações dos Planos de contingencia. Além disso, a gerencia está aplicando de inseticida de ultra baixo volume, conhecido como fumacê. DANIELA lembrou que só isso, no entanto, não é suficiente. O ideal é incentivar a população a controlar os pontos de água parada para impedir o surgimento de novos do mosquito.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Governo de Santa Catarina iniciou na semana passada, um trabalho de revitalização e recuperação da SC-163, entre os municípios de Descanso e Iporã do Oeste. De acordo com o coordenador regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI, trata-se de uma continuidade das ações iniciadas no ano passado pelo Programa Estrada Boa. Ele observa que as ações iniciaram dentro da cidade de Descanso, onde existem problemas de drenagem e buracos na pista. Agora os trabalhos estão avançando em direção a Iporã do Oeste. DI BERTI explica que estão sendo feitos remendos profundos, com remoção do asfalto velho e colocação de uma nova camada asfáltica nos locais com afundamento da pista. Esse trabalho deve ser concluído até o fim do mês e depois está programado um micro revestimento da rodovia.

EVERALDO DI BERTI salientou que não se trata de uma operação tapa-buracos, mas sim, uma ação de fresagem com remoção de toda a parte ruim do asfalto e implantação de uma nova capa asfáltica. O coordenador regional de Infraestrutura observa que em alguns locais estão sendo retirados até 40 centímetros de asfalto para fazer uma nova base e evitar problemas de afundamento. DI BERTI menciona que em fevereiro vai iniciar um novo contrato, que prevê revitalizações mais amplas na parte de drenagem, roçadas às margens das vias e sinalizações horizontais e verticais em todo o trecho da SC-163, de São Miguel do Oeste a Itapiranga. Em relação à federalização da SC-163, DI BERTI disse que o processo está parado e que o Estado vai continuar investindo para garantir a trafegabilidade aos usuários, até a conclusão do repasse à União.

Além das obras na SC 163, todas as demais rodovias estaduais do Extremo-Oeste também receberão ações semelhantes. A afirmação é do coordenador regional de Infraestrutura, EVERALDO DI BERTI. Ele comentou que as ações estão acontecendo e que o objetivo é recuperar todas as SCs da região até o mês de agosto. EVERALDO admitiu que o ritmo dos trabalhos é bem diferente daquele que foi empregado no ano passado.

Estão confirmadas para amanhã as duas sessões extraordinárias da câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. A mesa diretora fez a convocação ainda na sexta-feira e a primeira sessão será as oito e meia e a segunda está programada para logo depois, as 10 horas. A pauta, de acordo com o presidente do legislativo, PAULO DRUMM contém os projetos de revisão geral anual dos salários dos servidores públicos da administração e da câmara de vereadores e a cedência de médico veterinário para frigoríficos instalados no município conforme prevê a lei de incentivo econômico. De acordo com a secretária de Administração, THAIS COSTA, o índice de correção ficou em cinco por cento. Ela explicou que desse total, quatro virgula 62 por cento corresponde a inflação dos últimos 12 anos com base no IPCA e zero vírgula 38 por cento ganho real.

Um acidente na estrada geral da Linha Sede Flores, interior do município de Guaraciaba, deixou uma pessoa no final da tarde desta terça-feira. A colisão aconteceu por volta das seis e meia na rodovia municipal e envolveu uma motocicleta e uma caminhonete. Com o impacto, o condutor da moto sofreu fraturas nos dois braços. Segundo o Corpo de Bombeiros de Guaraciaba, com o impacto da colisão, o motociclista de 24 anos foi arremessado e caiu sobre a carroceria da caminhonete. Ele foi atendido com escoriações e fraturas nos braços. O rapaz recebeu os primeiros socorros no local e foi levado para o hospital São Lucas de Guaraciaba.

Um grupo de 12 pessoas foi flagrado pela Polícia Militar perturbando o sossego da vizinhança na madrugada desta quarta-feira. O fato aconteceu por volta das cinco e meia em um estabelecimento comercial na Rua Marcílio Dias, no centro de São Miguel do Oeste. O motivo do chamado foi a presença de um veículo com som alto estacionado no local, além de um grupo de pessoas causando tumulto. Ao chegar, a guarnição abordou um grupo de 12 pessoas, identificando-as e registrando as informações no Boletim de Ocorrência. De acordo com a Lei Municipal em vigor, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, os flagrados bebendo no local foram identificados e podem ser multados pelo município. A Polícia Militar dialogou com o proprietário do estabelecimento que decidiu encerrar as atividades. Os envolvidos foram orientados e liberados.

A Polícia Militar prendeu um homem por descumprimento de medida protetiva de urgência e ameaça em São Miguel do Oeste nesta terça-feira. O fato aconteceu por volta das sete horas da noite na rua Columbia, no Bairro São Luiz. De acordo a vítima, o ex-companheiro foi até a casa dela e começou a perturbar, dizendo que vai matá-la. A medida protetiva que impede o homem de se aproximar da mulher foi emitida na segunda-feira. O homem disse aos policiais que teria ido até a residência para ver o filho. Diante dos fatos e do interesse da mulher em representar contra seu ex companheiro pelas ameaças, o homem foi preso pela Policia Militar, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia.

Mais um homem foi detido pela Polícia Militar nesta terça-feira por descumprimento de medida protetiva de urgência contra a mulher. Nesse caso, segundo a PM, ele também foi preso por tentativa de feminicídio. Por volta das 11 e 50 da noite de ontem, uma guarnição em rondas pela rua Guanabara, no Bairro São Luiz, foi abordada

por um homem com cortes em uma das mãos. Ele relatou aos policiais que havia tido uma discussão com a esposa e que ela o teria agredido com um copo de vidro. A mulher disse aos policiais que o ex companheiro foi até a casa dela para pagar a pensão e para ficar com os filhos de 14 e oito anos, mas que ele ingeriu bebida alcoólica e queria usar drogas. Ela afirmou que o homem não quis sair do local e que começou a feri-la com um copo de vidro quebrado. A mulher sofreu um ferimento no ombro. O homem, de 38 anos, foi preso e levado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.