ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta-feira 17 01 2022

-QUASE 70 POR CENTO DOS BRASILEIROS JÁ TOMARAM DUAS DOSES CONTRA COVID-19

-SANTA CATARINA TEM MAIORIA DAS REGIÕES EM AMARELO NO MAPA DO CORONAVÍRUS

-SMOESTE POSSUI QUASE 40 VAGAS PARA O CENSO DEMOGRÁFICO DESTE ANO

-AMEOSC ENTREGA DOCUMENTO E PEDE AJUDA AO ESTADO PARA ENFRENTAR ESTIAGEM

-EM TRÊS ANOS, REGIÃO REGISTRA DÉFICIT SUPERIOR A MIL E 500 MILÍMETROS DE CHUVA

-VEÍCULO SAI DA PISTA E COLIDE EM POSTE NO BAIRRO ANDREATTA

-APÓS GRAVE ACIDENTE NA SC-163, CONDUTOR AGUARDA LEITO NA UTI

O tempo na região Extremo Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 23 graus e a máxima para hoje deve ser de 36 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

Outra grande erupção foi detectada no vulcão de Tonga, dois dias depois que uma primeira erupção desencadeou ondas de tsunami ao redor do Pacífico. A última erupção foi detectada às 10 e 10 da noite de ontem de acordo com um alerta do Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Darwin. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico também afirmou ter detectado grandes ondas na área e que podem estar relacionadas a uma nova explosão do vulcão de Tonga. O centro declarou ainda que não há terremotos conhecidos de tamanho significativo para gerar essa onda.

Ao menos três pessoas morreram e outras seis ficaram feridas em um ataque próximo ao aeroporto de Abu Dhabi nesta segunda-feira. A polícia da capital dos Emirados Árabes suspeita do uso de drones. Rebeldes houthis do Iêmen assumiram a autoria do ataque e prometeram, segundo a agência de notícias Reuters, apresentar provas para esta afirmação durante o dia. As mortes ocorreram quando três caminhões-tanque explodiram em uma área industrial.

Após semanas de debate, o Parlamento francês aprovou definitivamente neste domingo, o polêmico projeto de lei que substitui o atual passaporte sanitário por um passe de vacinação válido para maiores de 16 anos. O texto foi aprovado com 215 votos a favor, 58 contra e sete abstenções. Os deputados socialistas de oposição pretendem encaminhar a questão ao Conselho Constitucional para que sejam respeitadas as "liberdades fundamentais". A medida vai atrasar por alguns dias a promulgação do projeto. O governo quer que o texto entre em vigor o mais rápido possível, devido ao aumento de casos provocado pela variante Ômicron.

Após o acidente que deixou 10 pessoas mortas em Capitólio, Minas Gerais, as investigações têm um objetivo ainda maior do que apenas identificar culpados, mas sim, de prevenir novos desastres. O turismo de aventura sem fiscalização pode ser muito perigoso, então municípios, estados e o governo federal já estão colocando em prática medidas e inspeções. No entanto, não há lei que obrigue os estudos de risco ou vistorias em áreas remotas, onde ficam os cânions. Segundo revelou o ministro do Turismo, GILSON MACHADO NETO, o Serviço Geológico do Brasil já identificou 500 áreas onde há risco. Pela lei, as inspeções e estudos de risco só precisam ser realizados em áreas urbanas. Dessa forma, locais remotos onde ficam os cânions, falésias, cavernas e cachoeiras, ficam de fora da obrigatoriedade.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai divulgar no início de março o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro de 2021. As estimativas, no entanto, ainda seguem divergentes, com o Banco Central na liderança entre os mais pessimistas, com previsão de avanço da soma de todos os bens e serviços produzidos no país na casa dos quatro vírgula quatro por cento. A expectativa da autoridade monetária surge no mesmo momento em que o Ministério da Economia aponta para uma alta de cinco virgula um por cento das riquezas nacionais no ano passado e os analistas do mercado financeiro veem um avanço de quatro vírgula cinco por cento.

Um ano depois de começar a vacinação contra a Covid-19, o Brasil já se aproxima do patamar de 70 por cento da população com as duas doses. Já o índice de pessoas que receberam a dose de reforço é de 15 por cento e cerca de 75 por cento receberam ao menos a primeira dose. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz. A campanha coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações já atingiu na última sexta-feira, 68 por cento dos brasileiros com as duas doses. O próximo passo agora é imunizar as crianças de cinco a 11 anos contra o coronavírus.

Em um ano e meio grupos neonazistas cresceram 158 por cento em Santa Catarina. Em três anos, em todo Brasil o aumento foi de 270 por cento. A estimativa é que existam no país 530 células extremistas com cerca de 10 mil participantes. Os dados são de uma pesquisa apresentada pela antropóloga ADRIANA DIAS. Ela pesquisa discursos de ódio no Brasil há 20 anos e entre os diferentes grupos extremistas, os neonazistas são maioria. Eles pregam ódio a judeus, negros e homossexuais. O estudo alerta que a ação de grupos neonazistas ou que pregam a superioridade da raça branca se aproveita da falta de leis claras contra a intolerância para continuar avançando.

O governo de Santa Catarina divulgou no último sábado o mapa da Covid-19 onde mostra a maioria do estado em amarelo. Das 17 regiões, 15 foram classificadas em amarelo e apenas duas em azul. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, as regiões do Vale do Itapocu e Alto Uruguai Catarinense se mantiveram no nível moderado. Já as regiões Grande Florianópolis e Carbonífera se mantiveram no alto. No entanto, houve piora nos indicadores das demais. As regiões do Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê, que estavam classificadas como nível moderado no boletim anterior, passaram para o nível alto nessa semana.

A mudança no mapa de risco da Covid-19 foi causada principalmente pelo aumento no número de casos confirmados de coronavírus notificados nestas duas últimas semanas. Esses índices tiveram reflexo principalmente na dimensão de transmissibilidade, que monitora o número de casos ativos que foram notificados no período e a velocidade de transmissão. Nesse quesito houve um aumento de 208 por cento nos casos ativos registrados na última sexta-feira na comparação com a semana anterior. Segundo o governo catarinense, o índice é o maior já registrado desde o começo da pandemia em 2020.

Está sendo realizada nesta segunda-feira na Unidade de Saúde Central em frente à Praça Belarmino Annoni em São Miguel do Oeste a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com idade acima de 59 anos e que foram vacinadas com a segunda dose da Pfizer até o dia 17 de setembro. Já amanhã ocorre a aplicação da primeira dose para adultos e adolescentes em atraso, além da dose de reforço da Jansen. Na quarta-feira é a vez da imunização com a terceira dose da Pfizer para adultos acima de 57 anos vacinados até 19 de novembro.

A vacinação contra Covid-19 segue na próxima quinta-feira com a aplicação da segunda dose da Pfizer para adolescentes vacinados nos dias 25, 28 e 29 de novembro e a terceira dose para pessoas acima de 55 anos vacinadas até 20 de setembro. Já na sexta-feira serão aplicadas a terceira dose da Pfizer para moradores acima de 53 anos vacinados até 21 de setembro. A imunização segue na Unidade de Saúde Central em frente à Praça Belarmino Annoni entre oito horas da manhã e quatro horas da tarde.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com pelo menos dois processos seletivos em aberto. A informação é do coordenador de área do órgão no Extremo Oeste catarinense, CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR. De acordo com ele, os cargos disponíveis são para supervisores e recenseadores que vão atuar no Censo deste ano. Conforme ele, o período se encerra às quatro horas da tarde da próxima sexta-feira e os interessados podem se inscrever para os dois cargos, visto que a realização de ambas as provas será no dia 10 de abril, porém, em horários diferentes. Segundo RADTKE JÚNIOR, as inscrições devem ser feitas no site da fundação Getúlio Vargas no endereço eletrônico, portal.fgv.br.

O município de São Miguel do Oeste possui quase 40 vagas para o Censo 2022. A afirmação é do coordenador de área do IBGE no Extremo Oeste catarinense, CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR. Ele destacou que para recenseador são 34 vagas, sendo que a função é fazer entrevistas e coletar dados nas residências. Ele pontuou que a jornada de trabalho é flexível e pode ser conciliada com outro emprego. O profissional explicou que o salário depende do trabalho, sendo que quanto mais entrevistas feitas, maior será a remuneração no final do mês. Para este cargo, a taxa de inscrição é de 57 reais com 50 centavos e a mesma deve ser paga até o dia 16 do mês que vem.

Além das 34 vagas para recenseador, São Miguel do Oeste possui mais de cinco vagas para o cargo de supervisor. O lembrete é do coordenador de área do IBGE no Extremo Oeste catarinense, CLÁUDIO RADTKE JÚNIOR. Ele disse que são sete vagas para essa função, sendo que a carga horária é de oito horas diárias e com um salário fixo mensal. Questionado sobre a procura da população, ele admitiu que as inscrições estão abaixo do esperado, porém, acredita que o volume deve aumentar ao longo desta semana. Os demais municípios da região também possuem vagas em aberto e as mesmas também são encontradas no site da Fundação Getúlio Vargas.

Lideranças da Associação dos municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina e da Associação Três Fronteiras, além de outros sindicatos regionais participaram na última semana de uma reunião em Chapecó com a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA e demais lideranças estaduais. O objetivo foi discutir a situação da estiagem nos municípios da região. O prefeito de Mondai e vice-presidente da Ameosc, VALDIR RUBERT participou do RPN primeira Edição do último sábado e disse que a oportunidade também serviu para mostrar as perdas nas safras regionais pelo segundo ano consecutivo. Segundo ele, os prejuízos na produção agropecuária já são incalculáveis.

As perdas na cultura de milho safra já superaram a marca de 40 por cento na região da Ameosc. O comentário é do prefeito de Mondai e vice-presidente da associação, VALDIR RUBERT. Ele disse que em relação a soja, as perdas são de 24 por cento e no leite os prejuízos somam mais de 21 por cento. Ele frisou que outro problema enfrentado pelos agricultores é com relação a falta de água para consumo animal, além da precariedade na questão de pastagens. O prefeito salientou ainda que as pastagens reservas estão acabando e a situação vai ficar mais crítica ainda caso uma solução não seja encontrada.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste aproveitou a reunião da última semana para entregar ao governo estadual um pedido formal de ajuda para amenizar os prejuízos com a falta de chuva. A declaração é do vice-presidente da entidade e prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT. Ele explicou no último sábado que o objetivo é conseguir recursos para serem aplicados em cada município atingido da Ameosc. Ele citou ainda que o Ministério da Agricultura também deve auxiliar os agricultores atingidos.

A Ameosc e demais entidades querem ainda um crédito emergencial de 50 mil reais para cada unidade familiar com juros subsidiados e prazo de 10 anos para efetuar os pagamentos. Outro pedido ao governo estadual é o rebate de 20 por cento do crédito para aqueles que efetuarem os pagamentos no prazo estabelecidos em contratos. O ofício entregue pela associação e entidades na última semana pede ainda subsídios no pagamento do programa troca-troca de sementes de milho, além da repactuação das dívidas dos produtores rurais do programa Pronaf para custeio e investimentos.

As famílias beneficiadas com os 50 mil reais poderiam utilizar o valor para amenizar os prejuízos e também para fazerem uso diverso do montante em cada propriedade. A explicação é do vice-presidente da Associação Três Fronteiras, JOEL DE MOURA. Ele definiu os valores como sendo de extrema importância para os municípios, visto que essa cifra também vai circular no comércio local. Ele lembrou que os agricultores vêm sofrendo a cada dia com a estiagem e também outros prejuízos, como por exemplo, o preço do leite que teve redução neste mês de janeiro.

A Associação Três Fronteiras também solicitou outras demandas para a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA. O lembrete é do vice-presidente da entidade, JOEL DE MOURA. Ele citou que pedido foi para que o governo federal disponibilize milho para a região Extremo Oeste. Ele analisou que a falta do produto não está descartada e caso isso ocorra, o impacto na produção será grande.

O quadro de chuvas abaixo da média nos municípios do Extremo Oeste se arrasta há quase três anos. Segundo dados da Ameosc, desde 2019 a região apresenta déficit de um mil, 662 milímetros de chuva. Somente em dezembro foram 150 milímetros a menos que a média histórica. A previsão para os próximos três meses indicam ainda volumes abaixo do esperado, o que gera maior preocupação ainda para os prefeitos. Segundo a Ameosc, mais de 12 mil famílias vivem no interior e somente a produção leiteira equivale a 22 por cento da produção de todo o estado. Para a associação, esses dados precisam ser levados e conta e o governo precisa agir de forma urgente para evitar um colapso visto a estiagem.

O ocupação dos leitos de UTI e enfermaria Covid no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso teve um aumento neste final de semana. Conforme boletim diário divulgado pela assessoria de imprensa da unidade hospitalar, já são três internações em decorrência do vírus. No sábado pela manhã era apenas um internado. Nesta segunda-feira já são duas pessoas na UTI Covid e uma na enfermaria. Não houve registro de óbitos, internações ou transferências relacionados ao coronavírus. Já em São Miguel do Oeste, são 378 casos ativos neste começo de semana.

Ao menos três ocorrências de incêndio foram registradas neste final de semana na região. Os fatos foram nos municípios de São João do Oeste e São José do Cedro. Em São João do Oeste foram dois chamados, sendo o primeiro relacionado à fogo em vegetação em Linha Beato Roque. No local, um hectare de pastagem e mata foram atingidos. A segunda ocorrência foi de maior gravidade e destruiu um galpão e máquinas agrícolas, além de 300 fardos de feno na Linha São João. Os bombeiros demoraram cerca de quatro horas para controlar as chamas. Já em São José do Cedro uma casa foi completamente destruída pelo fogo. O fato foi no interior e consumiu a estrutura de 80 metros quadrados. No local, havia uma mulher e uma criança, porém, ambos conseguiram sair sem ferimentos.

Um homem que havia furtado uma televisão no bairro Progresso neste domingo, foi preso logo após o ato, no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, o furto ocorreu por volta das 11 horas da manhã nas proximidades do décimo quarto RCMEC. Logo após praticar o furto, ele se deslocou até o bairro Santa Rita para vender o aparelho. Em buscas pelo bairro, os PMs avistaram o suspeito que fugiu para uma região de mata, não sendo mais localizado. Pouco tempo depois, populares entraram no local e avistaram o criminoso, sendo que o mesmo foi contido até o retorno dos policiais. Ele foi preso pelos crimes de furto, desobediência e resistência. O homem já possui 100 passagens pela polícia.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste foi acionada na noite do último sábado para atender uma ocorrência de ameaça, injúria e posse de drogas em ambiente doméstico. O fato foi registrado na Rua José Bernardi, no bairro São Gotardo. No local, um homem agrediu a própria mãe. Em buscas no quarto do autor, os PMs encontraram uma porção de maconha dentro de um frasco de chiclete, juntamente com papel seda. O homem estava em visível estado de embriaguez e bastante alterado. Diante dos fatos, o autor das agressões foi preso em flagrante.

Um motorista saiu da pista e colidiu contra um poste no último sábado em São Miguel do Oeste. O fato foi logo após o meio-dia na Rua Amazonas, no bairro Andreatta. O condutor do Gol seguia sentido bairro e após passar por uma lombada física perdeu o controle da direção e colidiu contra o objeto. Com o impacto ele saiu fora do veículo e foi amparado por populares até a chegada do Samu. Ele foi imobilizado e conduzido ao Hospital Regional. Ele estava estável e consciente. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estiveram no local e prestaram todos os auxílios necessários.

Uma saída de pista deixou um homem gravemente ferido no final da tarde deste domingo na SC-163, na Linha Cristo Rei, em São João do Oeste. Ele conduzia um Uno placas do Mercosul e seguia sentido a Iporã do Oeste no momento em que perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra diversas árvores. O condutor de 48 anos era o único ocupante do veículo. Ele foi encontrado com ferimentos graves, principalmente no rosto. O homem foi encaminhado para o Hospital de Iporã do Oeste, porém, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste.

O condutor do Uno envolvido no acidente na SC-163 no final da tarde de ontem está aguardando por um leito na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele sofreu laceração do crânio com exposição da massa encefálica. A assessoria de imprensa da unidade hospitalar informou que existem 10 leitos de UTI da categoria clínica geral, porém, no momento, todos eles estão ocupados. O hospital destacou ainda que a vítima segue entubada e está recebendo todo o tratamento necessário até ser transferido para a UTI.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.