-QUASE 70 POR CENTO DOS BRASILEIROS JÁ TOMARAM DUAS DOSES CONTRA COVID-19
-SANTA CATARINA TEM MAIORIA DAS REGIÕES EM AMARELO NO MAPA DO CORONAVÍRUS
-CHEFE DO ESCRITÓRIO DA CASAN DE IPORÃ DO OESTE EXPLICA SOBRE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL OFERECE DESCONTOS ESPECIAIS PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS
-DIRETORA DO CIEF DE IPORÃ DO OESTE COMENTA SOBRE INÍCIO DO ANO LETIVO
-GERENTE REGIONAL DA EPAGRI DESTACA CRÉDITO DE ATÉ 10 MIL REAIS NO COMBATE À ESTIAGEM
-POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTOR DE FURTO COM 100 BOLETINS DE OCORRÊNCIA EM SEU DESFAVOR
-VÍTIMA DE ACIDENTE EM CRISTO REI AGUARDA VAGA NA UTI
O tempo na região Extremo Oeste é de sole calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 23 graus e a máxima para hoje deve ser de 36 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Outra grande erupção foi detectada no vulcão de Tonga, dois dias depois que uma primeira erupção desencadeou ondas de tsunami ao redor do Pacífico.A última erupção foi detectada às 10 e 10 da noite de ontem de acordo com um alerta do Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Darwin. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico também afirmou ter detectado grandes ondas na área e que podem estar relacionadas a uma nova explosão do vulcão de Tonga. O centro declarou ainda que não há terremotos conhecidos de tamanho significativo para gerar essa onda.
Ao menos três pessoas morreram e outras seis ficaram feridas em um ataque próximo ao aeroporto de Abu Dhabi nesta segunda-feira.A polícia da capital dos Emirados Árabes suspeita do uso de drones. Rebeldes houthis do Iêmen assumiram a autoria do ataque e prometeram, segundo a agência de notícias Reuters, apresentar provas para esta afirmação durante o dia. As mortes ocorreram quando três caminhões-tanque explodiram em uma área industrial.
Após semanas de debate, o Parlamento francês aprovou definitivamente neste domingo, o polêmico projeto de lei que substitui o atual passaporte sanitário por um passe de vacinação válido para maiores de 16 anos.O texto foi aprovado com 215 votos a favor, 58 contra e sete abstenções. Os deputados socialistas de oposição pretendem encaminhar a questão ao Conselho Constitucional para que sejam respeitadas as "liberdades fundamentais". A medida vai atrasar por alguns dias a promulgação do projeto. O governo quer que o texto entre em vigor o mais rápido possível, devido ao aumento de casos provocado pela variante Ômicron.
Após o acidente que deixou 10 pessoas mortas em Capitólio, Minas Gerais, as investigações têm um objetivo ainda maior do que apenas identificar culpados, mas sim, de prevenir novos desastres.O turismo de aventura sem fiscalização pode ser muito perigoso, então municípios, estados e o governo federal já estão colocando em prática medidas e inspeções. No entanto, não há lei que obrigue os estudos de risco ou vistorias em áreas remotas, onde ficam os cânions. Segundo revelou o ministro do Turismo, GILSON MACHADO NETO, o Serviço Geológico do Brasil já identificou 500 áreas onde há risco. Pela lei, as inspeções e estudos de risco só precisam ser realizados em áreas urbanas. Dessa forma, locais remotos onde ficam os cânions, falésias, cavernas e cachoeiras, ficam de fora da obrigatoriedade.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai divulgar no início de março o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro de 2021. As estimativas, no entanto, ainda seguem divergentes, com o Banco Central na liderança entre os mais pessimistas, com previsão de avanço da soma de todos os bens e serviços produzidos no país na casa dos quatro vírgula quatro por cento. A expectativa da autoridade monetária surge no mesmo momento em que o Ministério da Economia aponta para uma alta de cinco virgula um por cento das riquezas nacionais no ano passado e os analistas do mercado financeiro veem um avanço de quatro vírgula cinco por cento.
Um ano depois de começar a vacinação contra a Covid-19, o Brasil já se aproxima do patamar de 70por cento da população com as duas doses. Já o índice de pessoas que receberam a dose de reforço é de 15 por cento e cerca de 75 por cento receberam ao menos a primeira dose. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz. A campanha coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações já atingiu na última sexta-feira, 68 por cento dos brasileiros com as duas doses. O próximo passo agora é imunizar as crianças de cinco a 11 anos contra o coronavírus.
Em um ano e meio grupos neonazistas cresceram 158 por cento em Santa Catarina. Em três anos, em todo Brasil o aumento foi de 270 por cento. A estimativa é que existam no país 530 células extremistas com cerca de 10 mil participantes. Os dados são de uma pesquisa apresentada pela antropóloga ADRIANA DIAS. Ela pesquisa discursos de ódio no Brasil há 20 anos e entre os diferentes grupos extremistas, os neonazistas são maioria. Eles pregam ódio a judeus, negros e homossexuais. O estudo alerta que a ação de grupos neonazistas ou que pregam a superioridade da raça branca se aproveita da falta de leis claras contra a intolerância para continuar avançando.
O governo de Santa Catarina divulgou no último sábado o mapa da Covid-19 onde mostra a maioria do estado em amarelo. Das 17 regiões, 15 foram classificadas em amarelo e apenas duas em azul. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, as regiões do Vale do Itapocu e Alto Uruguai Catarinense se mantiveram no nível moderado. Já as regiões Grande Florianópolis e Carbonífera se mantiveram no alto. No entanto, houve piora nos indicadores das demais. As regiões do Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê, que estavam classificadas como nível moderado no boletim anterior, passaram para o nível alto nessa semana.
A mudança no mapa de risco da Covid-19 foi causada principalmente pelo aumento no número de casos confirmados de coronavírus notificados nestas duas últimas semanas. Esses índices tiveram reflexo principalmente na dimensão de transmissibilidade, que monitora o número de casos ativos que foram notificados no período e a velocidade de transmissão. Nesse quesito houve um aumento de 208 por cento nos casos ativos registrados na última sexta-feira na comparação com a semana anterior. Segundo o governo catarinense, o índice é o maior já registrado desde o começo da pandemia em 2020.
-CHEFE DO ESCRITÓRIO DA CASAN DE IPORÃ DO OESTE EXPLICA SOBRE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL OFERECE DESCONTOS ESPECIAIS PARA CURSOS NO ENSINO SUPERIOR
-LIDERANÇA DE COOPERATIVA AGUARDA MEDIDAS DO GOVERNO FEDERAL PARA AMENIZAR SITUAÇÃO DA ESTIAGEM
-DIRETORA DO CIEF DE IPORÃ DO OESTE COMENTA SOBRE INÍCIO DO ANO LETIVO
-GERENTE REGIONAL DA EPAGRI DESTACA CRÉDITO DE ATÉ 10 MIL REAIS NO COMBATE À ESTIAGEM
A retomada da Rota do Milho pela aduana de cargas em Dionísio Cerqueira está lenta e todas as esferas políticas precisam intensificar esta volta, sendo que está faltando vontade por parte dos governos municipais, estadual e federal. A declaração é do coordenador de Apoio da Rota do Milho, FLAVIO BERTÉ. De acordo com ele, a concretização desta rota vai beneficiar o estado de Santa Catarina e principalmente os municípios que fazem fronteira com a Argentina. Além de beneficiar os trabalhadores rurais da região com o custo benefício da Rota de Milho. O coordenador salienta que os esforços são relevantes para a retomada desta rota, sendo ela mais cedo ou mais tarde. Questionado sobre a real possibilidade de retomar a Rota do Milho por Dionísio, BERTÉ afirmou que a logística de distância é bastante favorável a esse trabalho. Como também a construção da nova aduana de Cargas em Dionísio que foi concedida para o setor privado. O novo espaço será capaz de despachar diariamente mais de 500 caminhões. O coordenador ainda destaca que é necessário haver esforços de todos os setores, sejam públicos ou privados. E garantiu que a tentativa para esta retomada vai continuar.
A volta da agenda de reuniões vem sendo desenvolvida há anos e no final de 2019 começou a ser prejudicada em virtude da pandemia da Covid-19. Em 2020 ela foi praticamente interrompida devido à quarentena imposta em grande parte do mundo para controlar o avanço do vírus. As agendas de fato voltaram lentamente no ano passado, com expectativa de novos encontros e decisões a partir deste mês de janeiro. O secretário Executivo de Apoio a Rota do Milho está mediando a negociação entre Argentina e Paraguai para retomar a logística por Dionísio Cerqueira. A reativação da rota também promoveria uma redução de aproximadamente dois mil e 350 quilômetros de viagem para os motoristas. O coordenador FLAVIO BERTÉ, afirmou que houve avanço nas negociações, mas ainda é preciso seguir para efetivamente reativar a rota.
O Diretor de Urbanismo de Tunápolis, ARTÊMIO PAZINI, chama a atenção para o cuidado na observação de dias e horários estabelecidos para a recolha de lixo. Conforme ele, um grande problema está sendo registrado no município. Muitas pessoas não respeitam os horários estabelecidos para depositar o lixo nas ruas e acabam gerando transtornos tanto aos moradores quanto a quem passa pelos locais. PAZINI solicita aos moradores que coloquem o lixo apenas nos dias de recolha, que são três vezes na semana. Ele lembra que o lixo causa cheiro desagradável e prejudica as demais pessoas. ARTÊMIO PAZINI enfatiza que o depósito em dias e horários fora do estabelecido tem ocorrido com frequência e ainda causa má impressão dos visitantes. O diretor de Urbanismo revela que uma campanha informativa está sendo desenvolvida com o intuito de reforçar o cronograma da recolha de lixo. Ele revela que a campanha deve ser aplicada nas escolas e através das agentes de saúde que visitam as residências. ARTÊMIO PAZINI salienta que com a programação e colaboração de todos, será possível mudar esta realidade.
O segundo vice-presidente da Cooper A1, SANTO TUMELERO, com sede em Palmitos, esteve na última semana em Chapecó, na programação que contou com a presença da ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA, governador CARLOS MOISÉS e outras autoridades federais, estaduais e representantes de entidades do agronegócio. Na oportunidade foram entregues documentos e pautas de reivindicações no combate à estiagem. TUMELERO salienta que existe um programa em nível estadual sobre a proteção de fontes, retenção de água nas propriedades e matas ciliares próximo a nascentes, mas falta uma resposta por parte do governo federal. A expectativa, conforme o segundo vice-presidente da cooperativa, é que a ministra da Agricultura dê um retorno sobre as medidas a serem tomadas para amenizar a situação da estiagem num prazo de 15 dias.
Conforme SANTO TUMELERO, a situação mais crítica é constatada no RS, Oeste e Meio Oeste de SC, Oeste do PR e sul do Mato Grosso do Sul. O segundo vice-presidente da Cooper A1 ressalta que é uma necessidade de todas as entidades de classe mobilizar e pressionar seus representantes, desde o Executivo, Legislativo, até o Governo Federal, para que realmente se possa resolver o problema da estiagem. TUMELERO reitera que os produtores precisam receber ajuda após dois anos de perdas. Salienta que muitos produtores fizeram investimentos altos e precisam quitar débitos em médio e longo prazo. SANTO TUMELERO ressalta que também é necessário reconhecer que houve expansão muito grande da produção de aves, suínos e leite, que demandam volume maior de água. Também houve ampliação das áreas urbanas das cidades, que também demandam volume significativo de água.
Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis (AEST) oferece aos associados descontos especiais para cursos de graduação e pós, em parceria com a Universidade Paulista (UNIP). Conforme a assistente comercial da AEST, SIRIANE DRESCHLER, o objetivo da parceria é trazer mais uma oportunidade de qualificação para associados e colaboradores, visto que a missão da Associação Empresarial é promover o associativismo, cooperar, capacitar e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios de Santa Helena e Tunápolis. SIRIANE explica que o associado deve manifestar o interesse pelos cursos em nível de graduação e pós à associação e a própria entidade faz o encaminhamento à universidade. Ela então fará o contato com os associados para usufruírem de todos os benefícios da parceria.
Segundo a assistente comercial da AEST, a UNIP é a maior universidade privada do Brasil e conta com pólo de apoio presencial em SMO. SIRIANE DRESCHLER salienta que a Universidade Paulista possui quatro processos seletivos no ano e o primeiro já está vigente. Interessados já podem iniciar a faculdade nesse início de ano e quem não puder no momento terá mais três oportunidades no decorrer do ano. Conforme SIRIANE, o período dos cursos oferecidos varia entre dois a quatro anos de duração, dependendo da área ofertada. Há disponibilidade de vagas nos cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciaturas, além dos cursos de pós-graduação que a universidade oferece. Em relação às atividades da AEST, a assistente comercial enfatiza que no início do ano elas ocorrem de forma mais interna. A primeira reunião da diretoria para o planejamento de todas as ações de 2022 está agendada para essa quinta-feira.
Em função da escassez de chuvas e a situação crítica dos rios que abastecem Iporã do Oeste, a CASAN está realizando manobras operacionais para manter o atendimento para toda a cidade. Conforme RUDINEI ANDRIOLI, chefe substituto do Escritório local da Casan, agora o abastecimento passará a ser feito em duas etapas. A área Norte abrange o bairro Breunig até a garagem da Prefeitura, e do outro lado da avenida do bairro Entre Rios até a borracharia Goodmaier, cobrindo o perímetro próximo das antenas. ANDRIOLI salienta que a área Sul é formada pelo lado leste da Avenida, da Rua 7 de setembro até o trevo e, pelo lado Oeste da Avenida, da borracharia Goodmaier até a comunidade da Aparecida. O chefe substituto do Escritório local da Casan salienta ainda que o abastecimento será interrompido das 22h às 8h. Após esse horário haverá a retomada gradativa do sistema para uma das áreas, com previsão de normalização às 12h. O revezamento iniciou na sexta-feira, pela área Norte. A CASAN segue com equipes monitorando continuamente o sistema de abastecimento e reforça o pedido à comunidade para o uso racional da água neste período.
A diretora do Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste, RAQUEL WANDSCHER, salienta que as atividades com os alunos estão previstas para iniciar no dia nove de fevereiro. Antes, haverá preparação do ambiente escolar e formação continuada para professores. RAQUEL enfatiza que nessa semana também iniciaram as obras do centro educacional, que eram esperadas pela comunidade escolar há muito tempo. A diretora lembra quem tem interesse em matricular seus filhos na escola do CIEF deve vir a partir da próxima segunda-feira, dia 24, para fazer as matrículas. No momento o CIEF de Iporã do Oeste conta com 441 alunos matriculados.
A diretora RAQUEL WANDSCHER destaca que com a flexibilização do decreto em relação ao Coronavírus, todos os alunos serão atendidos de forma presencial no novo ano letivo. Uma situação que demanda atenção da escola, segundo a diretora, é o distanciamento em sala de aula. Para tanto, turmas com maior quantidade de alunos serão realocadas para salas maiores. RAQUEL WANDSCHER ressalta que outros cuidados, como uso de máscara e álcool em gel, serão mantidos em 2022 e pede para que os pais também ajudem a orientar os filhos nesse sentido.
Na escola da comunidade de Cristo Rei, no interior de SJO, o retorno dos servidores e colaboradores será a partir da próxima segunda-feira, dia 24. Conforme a diretora ANDREA HACKENHAAR, até a volta dos professores, que é no dia três de fevereiro, ainda será necessário organizar algumas situações quanto à gestão da escola e encaminhamentos de praxe para o início do ano letivo. As aulas presenciais, segundo a diretora, estão marcadas para dia nove de fevereiro. O educandário de Linha Cristo Rei atua com gestão compartilhada no mesmo prédio, entre escola municipal e estadual, com alunos desde a educação infantil até o Ensino Médio. A escola municipal recebe alunos do Maternal, com três a quatro anos, até o quinto ano. Eles permanecem na escola para terminar os anos finais do Fundamental, do sexto ao nono ano, e também o Ensino Médio.
ANDREA HACKENHAAR, diretora da Escola de Educação Básica e também do Centro Educacional Cristo Rei, salienta que desde 2015 o estado tem implantado escolha de planos de gestão pela escola, quando a direção da escola estadual também passou a assumir a municipal. ANDREA enfatiza que o último ano foi concluído com 203 alunos matriculados. Destes, 104 eram da rede estadual e 99 da municipal. A diretora observa que dentro da escola, na prática não existe tanta diferença pelo fato dos alunos do Maternal e Ensino Médio estarem no mesmo prédio. Segundo ANDREA HACKENHAAR, gestões anteriores já trabalharam para que houvesse uma convivência tranquila na escola. Ela observa ainda que em nível de estado existem poucas escolas com gestão compartilhada, como é o caso do educandário da comunidade de Cristo Rei.
O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, com sede em SMO, destaca o crédito disponível para agricultores, visando resolver problemas com a estiagem. SIMON detalha que cada agricultor tem direito a 10 mil reais, feito em projeto com os colaboradores da Epagri. Esse valor contempla questões de custeio, vinculado ao processo produtivo, seja atividade agrícola, como, por exemplo, cultivo de grãos, milho, soja, ou atividade pecuária, como produção de leite, que é a que mais tem sido afetada nesse momento. O valor pode ser devolvido em até cinco anos pelo agricultor para pagamento em dia, com um bônus de 50 por cento sobre o valor. Se o agricultor contratar até dez mil reais, portanto, poderá devolver cinco mil em cinco parcelas anuais, sem incidência de juros. Conforme o gerente da Epagri, essa é uma alternativa para conseguir realizar a safra e o custeio nesse momento de dificuldade.
SIDNEI SIMON frisa que não é preciso ter pressa para fazer o financiamento, pois os recursos estão disponíveis. Nessa segunda-feira será definido em reunião com todos os colaboradores para operacionalizar as ações. Em primeiro momento, segundo o gerente regional da Epagri, foi alocado um montante de quatro milhões de reais para os agricultores, embora a expectativa seja por um total muito superior a esse, especialmente na região Extremo Oeste, que mais está sofrendo com os efeitos da estiagem. SIMON orienta o produtor a organizar os documentos e lembra que será necessário ter dois avalistas, mas não é preciso hipotecar nada. Para maiores informações, solicita para os agricultores procurarem o escritório da Epagri do seu município.
-POLÍCIA MILITAR PRENDE AUTOR DE FURTO E RECUPERA OBJETO
-VÍTIMA DE ACIDENTE EM CRISTO REI AGUARDA VAGA NA UTI
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de ameaça e lesão corporal. O fato ocorreu por volta das 3 horas da madrugada de sábado, na Rua XV de Novembro, centro de São Miguel do Oeste. Após uma confusão, um homem teria saído do local e retornado com uma arma. Em rondas, a guarnição localizou o veículo do homem na Rua São Paulo, Bairro São Luiz, em frente à casa do autor das ameaças. O mesmo relatou que aconteceu um desentendimento no local onde estava e foi agredido, saiu do local e logo após passou em frente e exibiu sua pistola de Airsoft, retornando para sua residência. A arma foi localizada sobre o sofá da sala, uma pistola de pressão calibre 4.5mm, um carregador e um pack contendo esferas de aço utilizadas como munição. A arma foi apreendida em virtude de ser utilizada para o crime de ameaça.
Ainda no mesmo dia, por volta das 20 horas, a PM atendeu outra ocorrência envolvendo ameaça, posse de drogas e violência doméstica. O fato ocorreu também em São Miguel do Oeste, no Bairro São Gotardo. No local, um homem havia agredido sua mulher. Durante a abordagem foi encontrado no quarto do filho uma porção de maconha. O homem apresentava sintomas de embriaguez e estava bastante alterado. A PM fez os procedimentos cabíveis para o caso e o homem foi preso.
Com o apoio de moradores do Bairro Santa Rita, policiais militares do 11º BPM/Fronteira recuperaram uma televisão furtada no final da manhã deste domingo, no Bairro Progresso, em São Miguel do Oeste. O furto aconteceu por volta das 11h nas proximidades da Cerâmica Wusch, no Bairro Progresso, e em seguida o autor foi até o Bairro Santa Rita com o intuito de vender o eletrônico. Em buscas pelo bairro, os militares avistaram o suspeito, que ao ver a presença dos militares, correu para uma região de mata, não sendo mais localizado. Aproximadamente 20 minutos após, os moradores entraram na mata, localizaram o autor do furto e o detiveram até o retorno dos militares. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o homem não precisou de atendimento. Diante dos fatos o autor foi preso pela PM por praticar furto, desobedecer à ordem judicial e por resistência à prisão. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis. Na delegacia o criminoso somou, neste domingo, seu centésimo Boletim de Ocorrências e zombou da ação.
Condutor ficou gravemente ferido em saída de pista na SC 163. O acidente de trânsito foi por volta das 18 horas deste domingo, na Linha Cristo Rei, interior de São João do Oeste. O condutor do veículo Fiat Uno, placas Mercosul, se deslocava sentido a Iporã do Oeste, quando perdeu o controle, saiu da pista e colidiu em árvores. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e socorreu a vítima, um homem de 48 anos, único ocupante do veículo. Ele foi socorrido com traumatismo craniano e inconsciente, encaminhado ao Hospital de Iporã do Oeste e em seguida transferido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Conforme a assessoria de imprensa do hospital, ele segue em estado grave e no decorrer da tarde deverá ser internado na UTI. A Polícia Militar esteve presente na ocorrência.