ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 17/01/2022

GLOBO EM FOCO – 17/01/22

-QUASE 70 POR CENTO DOS BRASILEIROS JÁ TOMARAM DUAS DOSES CONTRA COVID-19

-SANTA CATARINA TEM MAIORIA DAS REGIÕES EM AMARELO NO MAPA DO CORONAVÍRUS

-VACINAÇÃO CONTRA A COVID EM ITAPIRANGA TERÁ SEQUÊNCIA HOJE

-ITAPIRANGA REALIZA HOJE COLETA DE LÂMPADAS INSERVÍVEIS

-EM DUAS SEMANAS, MUNICÍPIO CONTABILIZA 12 FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

-ITAPIRANGA FARÁ PARTE DO SEMINÁRIO REGIONAL DE TURISMO

-MOTORISTA SAI DA PISTA E COLIDE CARRO EM POSTE

- HOMEM AGUARDA VAGA NA UTI APÓS FICAR GRAVEMENTE FERIDO EM ACIDENTE NA SC 163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas é de que o tempo permaneça dessa forma. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 41 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.

Outra grande erupção foi detectada no vulcão de Tonga, dois dias depois que uma primeira erupção desencadeou ondas de tsunami ao redor do Pacífico. A última erupção foi detectada às 10 e 10 da noite de ontem de acordo com um alerta do Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Darwin. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico também afirmou ter detectado grandes ondas na área e que podem estar relacionadas a uma nova explosão do vulcão de Tonga. O centro declarou ainda que não há terremotos conhecidos de tamanho significativo para gerar essa onda.

Ao menos três pessoas morreram e outras seis ficaram feridas em um ataque próximo ao aeroporto de Abu Dhabi nesta segunda-feira. A polícia da capital dos Emirados Árabes suspeita do uso de drones. Rebeldes houthis do Iêmen assumiram a autoria do ataque e prometeram, segundo a agência de notícias Reuters, apresentar provas para esta afirmação durante o dia. As mortes ocorreram quando três caminhões-tanque explodiram em uma área industrial.

Após semanas de debate, o Parlamento francês aprovou definitivamente neste domingo, o polêmico projeto de lei que substitui o atual passaporte sanitário por um passe de vacinação válido para maiores de 16 anos. O texto foi aprovado com 215 votos a favor, 58 contra e sete abstenções. Os deputados socialistas de oposição pretendem encaminhar a questão ao Conselho Constitucional para que sejam respeitadas as "liberdades fundamentais". A medida vai atrasar por alguns dias a promulgação do projeto. O governo quer que o texto entre em vigor o mais rápido possível, devido ao aumento de casos provocado pela variante Ômicron.

Após o acidente que deixou 10 pessoas mortas em Capitólio, Minas Gerais, as investigações têm um objetivo ainda maior do que apenas identificar culpados, mas sim, de prevenir novos desastres. O turismo de aventura sem fiscalização pode ser muito perigoso, então municípios, estados e o governo federal já estão colocando em prática medidas e inspeções. No entanto, não há lei que obrigue os estudos de risco ou vistorias em áreas remotas, onde ficam os cânions. Segundo revelou o ministro do Turismo, GILSON MACHADO NETO, o Serviço Geológico do Brasil já identificou 500 áreas onde há risco. Pela lei, as inspeções e estudos de risco só precisam ser realizados em áreas urbanas. Dessa forma, locais remotos onde ficam os cânions, falésias, cavernas e cachoeiras, ficam de fora da obrigatoriedade.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai divulgar no início de março o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro de 2021. As estimativas, no entanto, ainda seguem divergentes, com o Banco Central na liderança entre os mais pessimistas, com previsão de avanço da soma de todos os bens e serviços produzidos no país na casa dos quatro vírgula quatro por cento. A expectativa da autoridade monetária surge no mesmo momento em que o Ministério da Economia aponta para uma alta de cinco virgula um por cento das riquezas nacionais no ano passado e os analistas do mercado financeiro veem um avanço de quatro vírgula cinco por cento.


Um ano depois de começar a vacinação contra a Covid-19, o Brasil já se aproxima do patamar de 70 por cento da população com as duas doses. Já o índice de pessoas que receberam a dose de reforço é de 15 por cento e cerca de 75 por cento receberam ao menos a primeira dose. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz. A campanha coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações já atingiu na última sexta-feira, 68 por cento dos brasileiros com as duas doses. O próximo passo agora é imunizar as crianças de cinco a 11 anos contra o coronavírus.

Em um ano e meio grupos neonazistas cresceram 158 por cento em Santa Catarina. Em três anos, em todo Brasil o aumento foi de 270 por cento. A estimativa é que existam no país 530 células extremistas com cerca de 10 mil participantes. Os dados são de uma pesquisa apresentada pela antropóloga ADRIANA DIAS. Ela pesquisa discursos de ódio no Brasil há 20 anos e entre os diferentes grupos extremistas, os neonazistas são maioria. Eles pregam ódio a judeus, negros e homossexuais. O estudo alerta que a ação de grupos neonazistas ou que pregam a superioridade da raça branca se aproveita da falta de leis claras contra a intolerância para continuar avançando.

O governo de Santa Catarina divulgou no último sábado o mapa da Covid-19 onde mostra a maioria do estado em amarelo. Das 17 regiões, 15 foram classificadas em amarelo e apenas duas em azul. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, as regiões do Vale do Itapocu e Alto Uruguai Catarinense se mantiveram no nível moderado. Já as regiões Grande Florianópolis e Carbonífera se mantiveram no alto. No entanto, houve piora nos indicadores das demais. As regiões do Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê, que estavam classificadas como nível moderado no boletim anterior, passaram para o nível alto nessa semana.

A mudança no mapa de risco da Covid-19 foi causada principalmente pelo aumento no número de casos confirmados de coronavírus notificados nestas duas últimas semanas. Esses índices tiveram reflexo principalmente na dimensão de transmissibilidade, que monitora o número de casos ativos que foram notificados no período e a velocidade de transmissão. Nesse quesito houve um aumento de 208 por cento nos casos ativos registrados na última sexta-feira na comparação com a semana anterior. Segundo o governo catarinense, o índice é o maior já registrado desde o começo da pandemia em 2020.

A secretaria de Saúde dará continuidade à vacinação contra o Coronavírus em Itapiranga nesta semana. A aplicação acontece nos três dias estabelecidos da semana das 13h15min às 16 horas, junto ao auditório da UBS Fronteira. Hoje, ocorre a segunda dose da Pfizer para quem tem esta data aprazada na caderneta de vacinação. Na quarta-feira, dia 19 de janeiro, acontece a primeira e a segunda dose para adolescentes de 12 a 17 anos e a segunda dose da Pfizer para quem está em atraso com mais de oito semanas de intervalo da primeira dose. Já na sexta-feira, dia 21, ocorre a dose de reforço, considerada a terceira para quem fez a segunda no dia dois de setembro ou anterior a esta data. Em Itapiranga os casos estão aumento gradativamente. No boletim divulgado na última sexta-feira, 18 novos casos foram confirmados e outros 13 são suspeitos. São 62 pessoas com o vírus ativo no momento. A secretaria da Saúde divulga um novo boletim atualizado na tarde de hoje. Ainda não há doses para a vacinação de crianças.

A enfermeira de Itapiranga, SIMONE BRAND, destaca que o município vivencia também um surto gripal. Conforme ela, a maioria dos casos são considerados como sintomáticos leves. De acordo com a enfermeira, o grande aumento foi percebido em várias regiões após as festividades de final de ano. Ela cita que a procura por atendimento nas unidades de saúde disparou no primeiro mês do ano devido a resfriados, gripes e contaminações da Covid-19. SIMONE BRAND lembra que cada pessoa reage de uma forma diferente, mas no geral, os sintomas percebidos pelos pacientes até o momento são considerados leves. Conforme ela, poucos apresentaram sintomas graves. SIMONE destaca que a secretaria da Saúde emitiu um alerta para que a população se conscientize dos cuidados necessários para prevenção da gripe e Covid-19 e que procurem as unidades apenas em casos necessários. Conforme a enfermeira, os atendimentos de rotina ficam para um segundo momento, quando os casos diminuírem. Conforme ela, já são dois anos de incertezas com paradas e retomadas, e no momento, é necessário que todos redobrem os cuidados. /

Itapiranga fará hoje coleta de lâmpadas inservíveis. Recolha terá apenas um dia de adesão. Conforme o Diretor de Urbanismo de Itapiranga, NELSON ARENHARDT, a coleta não era feita no munícipio há pelo menos 10 anos. NELSON ARENHARDT destaca que o município participa de uma parceria do Conder e a Ecoponto de São Miguel do Oeste. Ele chama a atenção que as pessoas precisam depositar as lâmpadas no setor ferramental da prefeitura , ao lado da Unidade de Saúde do Centro até as 17 horas de hoje. Não haverá outra oportunidade. Também salienta que elas devem estar inteiras e embaladas corretamente em caixas de papelão, informando inclusive a quantidade de lâmpadas que estão na caixa. NELSON ARENHARDT solicita que as pessoas aproveitem esta oportunidade para o destino correto das lâmpadas sem custo. O Conder está realizando a parceria em 23 municípios e já registra boa adesão. Após a recolha em cada município, as lâmpadas ficarão alojadas no Ecoponto em São Miguel do Oeste. Toda a ação faz parte do programa “Penso, Logo Destino”. /

O gerente regional da Epagri com sede em São Miguel do Oeste, SIDNEI SIMON, chama a atenção para o crédito disponível aos agricultores, visando amenizar problemas com a estiagem. Cada agricultor tem direito a 10 mil reais, através de projetos com a Epagri. SIMON destaca que esse valor contempla questões de custeio, vinculado ao processo produtivo, seja atividade agrícola, como, por exemplo, cultivo de grãos, milho, soja, ou atividade pecuária, como produção de leite, categoria mais afetada nesse momento. O valor pode ser devolvido em até cinco anos pelo agricultor para pagamento em dia, com um bônus de 50 por cento sobre o valor. Se o agricultor contratar até dez mil reais, portanto, poderá devolver cinco mil em cinco parcelas anuais, sem incidência de juros. Conforme o gerente da Epagri, essa é uma alternativa para conseguir realizar a safra e o custeio nesse momento de dificuldade.

SIDNEI SIMON frisa que não é preciso ter pressa para fazer o financiamento, pois os recursos estarão disponíveis. Ainda hoje acontece uma reunião com todos os colaboradores para operacionalizar as ações. Segundo o gerente Regional da Epagri, em um primeiro momento foi alocado um montante de quatro milhões de reais para os agricultores. A expectativa é por um total muito superior a esse, especialmente na região Extremo Oeste, que mais está sofrendo com os efeitos da estiagem. SIMON orienta o produtor a organizar os documentos. Será exigido dois avalistas, sem a necessidade de hipotéca. SIDNEI SIMON destaca que para maiores informações, os agricultores procurem o escritório da Epagri de cada município. /

Produtores de Barra do Guarita estão recebendo auxílio para amenizar os efeitos da estiagem. Conforme o Secretário da Agricultura de Barra do Guarita, CHARLEI MANTELLI, a estiagem que assola diversas regiões já é considerada uma das mais complicadas dos últimos anos. MANTELLI salienta que parte do estado do Rio Grande do Sul também foi severamente atingida e enfrenta problemas com a escassez de água. Um decreto de emergência foi decretado pelo município e homologado pelo governo federal. No momento, a prefeitura realiza uma campanha de conscientização dos moradores para o uso racional de água, incluindo as necessidades básicas. /

O secretário de Agricultura de Barra do Guarita, avalia prejuízos já efetuados e irreversíveis, a exemplo do milho. CHARLEI MANTELLI lembra que são várias categorias castigadas. Sem a expectativa de uma regularização de chuvas, a categoria do produtor leiteiro enfrenta ainda maiores dificuldades com as pastagens que sofrem com o desenvolvimento pela escassez de água. O produtor de aves e suínos também sente dificuldade em abastecer a produção. MANTELLI cita que a região chegou a um ponto crítico pela seca e a prefeitura tem realizado ações para amenizar os efeitos. Ele enfatiza que o setor identificou a necessidade de levar água para 20 propriedades rurais e outros moradores que recebem água tratada. Mesmo assim, o período é apreensivo e a prefeitura já está realizando um projeto de subsídio para quem fez silagem e o auxílio a aberturas de poços com máquinas da prefeitura, além de revitalização de poços e fontes de captação de água. O secretário de Agricultura destaca que estas ações estão tendo prioridade. /

A retomada da Rota do Milho pela aduana de cargas em Dionísio Cerqueira é considera lenta. A declaração é do coordenador de Apoio da Rota do Milho, FLAVIO BERTÉ. De acordo com ele, a concretização desta rota vai beneficiar o estado de Santa Catarina e principalmente os municípios que fazem fronteira com a Argentina. Ele considera ainda o benefício aos trabalhadores rurais da região com o custo benefício da Rota de Milho. O coordenador salientou que os esforços são relevantes para a retomada desta rota. Questionado sobre a real possibilidade de retomar a Rota do Milho por Dionísio, BERTÉ afirmou que a logística de distância é bastante favorável a este trabalho, como também a construção da nova aduana de Cargas que foi concedida para o setor privado. O novo espaço será capaz de despachar diariamente mais de 500 caminhões. A reativação da rota também vai promover uma redução de aproximadamente dois mil e 350 quilômetros de viagem para os motoristas. O coordenador FLAVIO BERTÉ, afirmou que houve avanço nas negociações, mas ainda é preciso seguir para efetivamente reativar a rota. /

Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, a AEST, oferece descontos especiais para cursos de graduação e pós-graduação aos associados. Conforme a assistente comercial da AEST, SIRIANE DRESCHLER, o objetivo é trazer mais uma oportunidade de qualificação para associados e colaboradores. Ela enfatiza que a missão da Associação Empresarial é promover o associativismo, cooperar, capacitar e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios de Santa Helena e Tunápolis. SIRIANE explica que o associado deve manifestar o interesse pelos cursos em nível de graduação e pós-graduação a associação e a própria entidade faz o encaminhamento. Conforme ela, o período dos cursos oferecidos varia entre dois a quatro anos de duração, dependendo da área ofertada. Há disponibilidade de vagas nos cursos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciaturas, além dos cursos de pós-graduação. A primeira reunião da diretoria da AEST do ano para o planejamento das ações acontece na próxima quinta-feira.

O Diretor de Urbanismo de Tunápolis, ARTÊMIO PAZINI, chama a atenção para o cuidado na observação de dias e horários para a recolha de lixo. Conforme ele, um grande problema está sendo registrado no munícipio. Muitas pessoas não respeitam os horários estabelecidos para depositar o lixo nas ruas e acabam gerando transtornos tanto aos moradores quanto a quem passa pelos locais. PAZINI solicita aos moradores que coloquem o lixo apenas nos dias de recolha, que são três vezes na semana. Ele lembra que o lixo causa cheiro desagradável e prejudica as demais pessoas. ARTÊMIO PAZINI enfatiza que o depósito em dias e horários fora do estabelecido tem ocorrido com frequência e ainda causa má impressão dos visitantes. O diretor de Urbanismo revela que uma campanha informativa está sendo desenvolvida com o intuito de reforçar o cronograma da recolha de lixo aos moradores. Ele revela que a campanha deve ser aplicada nas escolas e através das agentes de saúde que visitam as residências. ARTÊMIO PAZINI salienta que com a programação e colaboração de todos, será possível mudar esta realidade. /

A Escola de Cristo Rei, interior de São João do Oeste terá sequência nas atividades da gestão compartilhada neste ano. Em nível de estado, existem poucas escolas que trabalham deste modo. Os alunos da educação municipal e estadual estudam no mesmo prédio. Conforme ANDREA HACKENHAAR, diretora da Escola de Educação Básica e também do Centro Educacional Cristo Rei, salienta que desde 2015 o estado tem implantado escolha de planos de gestão pela escola, quando a direção da escola estadual também passou a assumir a municipal. O educandário de Linha Cristo Rei atua com gestão compartilhada desde a educação infantil até o Ensino Médio. A escola municipal recebe alunos do Maternal, com idade entre três a quatro anos, até o quinto ano. Eles permanecem na escola para terminar os anos finais do Fundamental, do sexto ao nono ano, e também o Ensino Médio. ANDREA destaca que os servidores e colaboradores retornam as atividades já na próxima segunda-feira. Os professores retornam no dia três de fevereiro e as aulas presenciais estão marcadas para o dia nove de fevereiro.

Em duas semanas, Itapiranga contabiliza 12 focos do mosquito da dengue. Identificação ocorre com o trabalho de vistoria realizada por agentes de endemias. Conforme o agente ALTAIR DA SILVA, o número é considerado preocupante nos primeiros dias do ano. A confirmação ocorreu através de análise realizada. DA SILVA destaca que Itapiranga possui 25 armadilhas espalhadas que são verificadas uma vez por semana. Com o número expressivo de focos encontrados, o agente de endemias chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados por todos os moradores. Conforme ele, o mosquito está se proliferando mesmo com as poucas chuvas registradas. O problema, conforme SILVA, está em materiais improvisados que os moradores utilizam para a coleta da água da chuva e até mesmo eixando caixas se água abertas. Além disso, em épocas de calor como a que estamos vivendo, muitas pessoas acabam improvisando piscinas e não realizam o tratamento adequado da água parada .

O Agente de Endemias de Itapiranga, ALTAIR DA SILVA, chama atenção que o setor identificou um grande aumento de mosquitos que encontram facilidade de reprodução. Ele destaca que o número pode ser ainda maior se for contabilizar os focos vistoriados fora de armadilhas, a exemplo de residências. Conforme ALTAIR DA SILVA, o calor gera condições climáticas favoráveis ao mosquito e desperta um maior alerta para a população manter terrenos limpos e verificar se existe água parada. Até o momento não há confirmações de infecção humana. /

Itapiranga fará parte do Seminário Regional de Turismo. O evento acontece em março em Anchieta e reúne os municípios da Ameosc que integram a rota ‘’Caminhos da Fronteira’’. Conforme a diretora de Cultura e Turismo de Itapiranga, FERNANDA STAHL, fazem parte do roteiro 17 cidades que buscam aprofundar os conhecimentos através da troca de experiências dos atrativos turísticos de cada região. O seminário terá palestras e apresentação de cases que irão despertar novidades para o setor. FERNANDA considera importante essas ações de incentivo para que cada município consiga fomentar o turismo e impulsionar também a economia. A diretora de Cultura e Turismo destaca que é preciso um novo fôlego para a área do turismo que foi um dos setores mais prejudicados com as restrições da pandemia.

O encontro será um momento de recomeço das atividades. FERNANDA STAHL, diretora de Cultura e Turismo de Itapiranga, ressalta que todos os municípios estão engajados para proporcionar os diversos pontos de turismo de cada região, bem como melhorar a acessibilidade. Salienta que os seminários contribuem no desenvolvimento social e econômico dos municípios. Ela pontua que a nossa região é considerada um corredor de passagem dos turistas argentinos, fator positivo para o investimento e desenvolvimento da região. Ela cita que o munícipio que investe em turismo estará desenvolvendo vários outros setores . FERNANDA acredita que a região pode ser referência em turismo e observa um crescimento significativo, principalmente no turismo rural através da incansável busca de conhecimentos.

Motorista sai da pista e colide carro em poste em SMO./O acidente aconteceu por volta das 12h20min de sábado, na rua Amazonas, bairro Andreatta em São Miguel do Oeste. O condutor de um Gol, que seguia sentido bairro, depois de passar por uma lombada que existe no local, perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu o carro no poste. O motorista, com o impacto, saiu fora do veículo e foi amparado por populares, até a chegada do Samu, que fez a imobilização e conduziu a vítima até o Hospital Regional em estado estável e consciente. O Corpo de Bombeiros e PM também estiveram presentes. /

Com o apoio de moradores do Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste, os policiais militares recuperaram uma televisão furtada no final da manhã de ontem, no Bairro Progresso em São Miguel do Oeste. O furto aconteceu por volta das 11h no Bairro Progresso, e em seguida o autor foi até o Bairro Santa Rita com o intuito de vender o eletrônico. Em buscas pelo bairro, os militares avistaram o suspeito, que ao ver a presença dos militares, correu à uma região de mata não sendo localizado. Aproximadamente 20 minutos após, os moradores entraram na mata, localizaram o autor do furto e o detiveram até o retorno dos militares. O autor foi preso pela PM por praticar furto, desobedecer a ordem judicial e por resistência à prisão. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis. Na delegacia o criminoso somou, neste domingo, seu centésimo Boletim de Ocorrências e ainda zombou da ação. /

Condutor fica gravemente ferido em saída de pista na SC 163. O acidente de trânsito foi por volta das 18 horas deste domingo, 16, na Linha Cristo Rei, interior de São João do Oeste. Conforme as informações obtidas pela reportagem da Rede Peperi no local, o condutor do veículo Fiat Uno, placas Mercosul, se deslocava sentido a Iporã do Oeste, quando perdeu o controle, saiu da pista e colidiu em árvores. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e socorreu a vítima, um homem de 48 anos, único ocupante do veículo. Ele foi encaminhado com ferimentos graves, principalmente no rosto, ao Hospital de Iporã do Oeste e em seguida transferido para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. /

Conforme a Assessoria do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, o estado de saúde dele é grave. No momento, o paciente aguarda um leito de UTI. Os bombeiros informaram que o homem sofreu laceração do crânio com exposição da massa encefálica. A Assessoria do Hospital esclareceu que a unidade possui 10 leitos de UTI da categoria clínica geral. No momento, todos elas estão ocupadas. A Assessoria enfatizou porém, que o paciente está entubado e recebendo todo o tratamento necessário até ser transferido para uma UTI.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.