De acordo com o Banco Central, o dólar começou a semana cotado em cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Outra grande erupção foi detectada no vulcão de Tonga, dois dias depois que uma primeira erupção desencadeou ondas de tsunami ao redor do Pacífico. A última erupção foi detectada às 10 e 10 da noite de ontem de acordo com um alerta do Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Darwin. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico também afirmou ter detectado grandes ondas na área e que podem estar relacionadas a uma nova explosão do vulcão de Tonga. O centro declarou ainda que não há terremotos conhecidos de tamanho significativo para gerar essa onda.
Ao menos três pessoas morreram e outras seis ficaram feridas em um ataque próximo ao aeroporto de Abu Dhabi nesta segunda-feira. A polícia da capital dos Emirados Árabes suspeita do uso de drones. Rebeldes houthis do Iêmen assumiram a autoria do ataque e prometeram, segundo a agência de notícias Reuters, apresentar provas para esta afirmação durante o dia. As mortes ocorreram quando três caminhões-tanque explodiram em uma área industrial.
Após semanas de debate, o Parlamento francês aprovou definitivamente neste domingo, o polêmico projeto de lei que substitui o atual passaporte sanitário por um passe de vacinação válido para maiores de 16 anos. O texto foi aprovado com 215 votos a favor, 58 contra e sete abstenções. Os deputados socialistas de oposição pretendem encaminhar a questão ao Conselho Constitucional para que sejam respeitadas as "liberdades fundamentais". A medida vai atrasar por alguns dias a promulgação do projeto. O governo quer que o texto entre em vigor o mais rápido possível, devido ao aumento de casos provocado pela variante Ômicron.
Após o acidente que deixou 10 pessoas mortas em Capitólio, Minas Gerais, as investigações têm um objetivo ainda maior do que apenas identificar culpados, mas sim, de prevenir novos desastres. O turismo de aventura sem fiscalização pode ser muito perigoso, então municípios, estados e o governo federal já estão colocando em prática medidas e inspeções. No entanto, não há lei que obrigue os estudos de risco ou vistorias em áreas remotas, onde ficam os cânions. Segundo revelou o ministro do Turismo, GILSON MACHADO NETO, o Serviço Geológico do Brasil já identificou 500 áreas onde há risco. Pela lei, as inspeções e estudos de risco só precisam ser realizados em áreas urbanas. Dessa forma, locais remotos onde ficam os cânions, falésias, cavernas e cachoeiras, ficam de fora da obrigatoriedade.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai divulgar no início de março o crescimento do Produto Interno Bruto brasileiro de 2021. As estimativas, no entanto, ainda seguem divergentes, com o Banco Central na liderança entre os mais pessimistas, com previsão de avanço da soma de todos os bens e serviços produzidos no país na casa dos quatro vírgula quatro por cento. A expectativa da autoridade monetária surge no mesmo momento em que o Ministério da Economia aponta para uma alta de cinco virgula um por cento das riquezas nacionais no ano passado e os analistas do mercado financeiro veem um avanço de quatro vírgula cinco por cento.
Um ano depois de começar a vacinação contra a Covid-19, o Brasil já se aproxima do patamar de 70 por cento da população com as duas doses. Já o índice de pessoas que receberam a dose de reforço é de 15 por cento e cerca de 75 por cento receberam ao menos a primeira dose. Os dados são da Fundação Oswaldo Cruz. A campanha coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações já atingiu na última sexta-feira, 68 por cento dos brasileiros com as duas doses. O próximo passo agora é imunizar as crianças de cinco a 11 anos contra o coronavírus.
Em um ano e meio grupos neonazistas cresceram 158 por cento em Santa Catarina. Em três anos, em todo Brasil o aumento foi de 270 por cento. A estimativa é que existam no país 530 células extremistas com cerca de 10 mil participantes. Os dados são de uma pesquisa apresentada pela antropóloga ADRIANA DIAS. Ela pesquisa discursos de ódio no Brasil há 20 anos e entre os diferentes grupos extremistas, os neonazistas são maioria. Eles pregam ódio a judeus, negros e homossexuais. O estudo alerta que a ação de grupos neonazistas ou que pregam a superioridade da raça branca se aproveita da falta de leis claras contra a intolerância para continuar avançando.
O governo de Santa Catarina divulgou no último sábado o mapa da Covid-19 onde mostra a maioria do estado em amarelo. Das 17 regiões, 15 foram classificadas em amarelo e apenas duas em azul. Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, as regiões do Vale do Itapocu e Alto Uruguai Catarinense se mantiveram no nível moderado. Já as regiões Grande Florianópolis e Carbonífera se mantiveram no alto. No entanto, houve piora nos indicadores das demais. As regiões do Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê, que estavam classificadas como nível moderado no boletim anterior, passaram para o nível alto nessa semana.
A mudança no mapa de risco da Covid-19 foi causada principalmente pelo aumento no número de casos confirmados de coronavírus notificados nestas duas últimas semanas. Esses índices tiveram reflexo principalmente na dimensão de transmissibilidade, que monitora o número de casos ativos que foram notificados no período e a velocidade de transmissão. Nesse quesito houve um aumento de 208 por cento nos casos ativos registrados na última sexta-feira na comparação com a semana anterior. Segundo o governo catarinense, o índice é o maior já registrado desde o começo da pandemia em 2020.
Os trabalhos com os alunos das Apaes da região extremo-oeste estão parados neste período de recesso escolar. Porém, a equipe técnica segue com o atendimento normal aos alunos. A informação é da assistente social da Apae de Anchieta ELIANE BAÚ. Segundo ela, a atual equipe de atendimento é formada por uma fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta e assistente Social. A assistente destacou que mesmo neste período os alunos recebem o apoio da equipe, o que provoca a continuidade dos trabalhos na unidade. Ao todo são 59 alunos e cerca de 15 estão sendo atendidas no recesso com serviços de hidroterapia e ecoterapia. A realização destas atividades ocorrem todas as terças e quintas-feiras.
Durante os 30 dias de férias do chefe do executivo, o prefeito em exercício do município de Anchieta segue realizando diversos trabalhos e dentre eles a assinatura para o lançamento do processo licitatório de pavimentação de ruas. O prefeito em exercício EDGAR BENETTI, assinou abertura do processo licitatório e tomada de preços para asfaltamento das Ruas Buenos Aires e Neri Pagliosa no perímetro urbano com área total de quase nove mil metros quadrados. A licitação ficou firmado no valor de um milhão e 236 mil reais para asfaltamento da Buenos Aires.
O objetivo é beneficiar os moradores e empresas localizadas no Bairro Xavantes. O prefeito também comentou sobre a obra de pavimentação com pedras irregulares no Bairro Cantu. A previsão é que este serviço termine em fevereiro. Como também a pavimentação da Rua Osmar Cesca. BENETTI ainda informou do asfaltamento do Bairro Cohab com investimentos que giram em torno de 150 mil reais. Com mais 150 mil a prefeitura fará a pavimentação na Avenida Brasil. Outros investimentos estão previstos em Anchieta.
Outros trabalhos realizados pela prefeitura de Anchieta estão os investimentos para empresas da cidade. O prefeito em exercício EDGAR BENETTI, afirmou que a secretaria de Obras está realizando o aterro de lotes para quatro empresas. Para demais trabalhos no município, ele disse que o setor público segue trabalhando e que durante os 30 dias no poder como chefe do executivo estará comprometido com a população. Ele destacou que contratou uma máquina para fazer obras nas estradas gerais durante estes dias mais seco. Além da aquisição de um micro-ônibus que foi entregue na última terça-feira. BENETTI também informou que o CMEIF vai receber investimento na troca de computadores da sala de informática.
A prefeitura de Palma Sola, por meio da Defesa Civil, realizou um levantamento de perdas para elaboração do pedido de decreto de estiagem. O coordenador DOUGLAS RIBEIRO, disse que o município finalizou os levantamentos e encaminhou para o governo estadual o pedido de homologação do decreto de estiagem. A estimativa de perdas superam os 23 milhões de reais na cultura de grãos em Palma Sola. Além de uma quebra de dez por cento na produção de leite devido a isso. Ele lembrou que o último decreto tinha se encerrado no dia 15 de novembro passado, e durante algumas semanas a Defesa Civil havia notado a volta das chuvas o que levou o órgão esperar para solicitar um novo decreto.
Mas diante da persistência do clima seco, a solução foi solicitar a homologação do decreto que está em análise pelo governo estadual. DOUGLAS RIBEIRO – coordenador da Defesa Civil, destacou que o pedido também veio depois da busca de 18 agricultores solicitando transporte de água as comunidades. Em dezembro foram cerca de 145 mil litros apenas para consumo humano.
Estiagem segue provocando prejuízos em Saltinho. Não é só nas plantações de milho, mas a área plantada com soja também acarreta grandes perdas. O prefeito EDIMAR NORONHA comenta que não bastasse tudo isso, ainda falta água de beber para a população e aos animais. Utilizando a estrutura que tem o município vem procurando atender aos pedidos de ajuda. A maior preocupação do prefeito é fazer com que em nenhuma família falte água potável. Com os distribuidores líquidos a prefeitura puxa água para os animais.
Prefeito de Saltinho participou de um encontro em Chapecó, com o secretário estadual, ministra da agricultura e com Governador Carlos Moisés. EDIMAR NORONHA voltou decepcionado para Saltinho, principalmente com o Governo Federal. Ele queria ouvir o anúncio de alguma ação efetiva para amenizar os problemas com a falta de chuva. Reclama que não veio nada de concreto até agora, principalmente para os pequenos produtores. A Epagri tem alguns programas voltados para a região, mas o prefeito espera mais. Conforme EDIMAR, o encontro de Chapecó frustrou todos os seus colegas que participaram.
PM prende duas mulheres por tráfico de droga. A prisão aconteceu na madrugada de hoje, depois que a Polícia Militar recebeu uma denúncia de que haveria drogas num veículo que havia saído da rodoviária de Francisco Beltrão, sentido a Marmeleiro. De acordo com as informações repassadas aos policiais, duas ocupantes do veículo teriam perdido um ônibus que iria para o Rio Grande do Sul e estariam em atitude suspeita. A equipe policial localizou o veículo na Avenida Dambros e Piva em Marmeleiro, ocupado por quatro pessoas. Em revista pessoal, foram encontrados cerca de 675 gramas de maconha com as mulheres. Ambas foram presas em flagrante por tráfico de droga, e encaminhadas a 19ª Subdivisão de Polícia. As outras duas pessoas que estavam no carro foram liberadas.
Homem é preso com 65 quilos de maconha. Uma ação conjunta entre Núcleo de Operação com Cães, policiais civis da Quinta Subdivisão de Polícia, setor de inteligência da Polícia Rodoviária Federal e Denarc de Cascavel, resultou na apreensão de um carregamento de maconha em Pato Branco. Na tarde deste sábado os policiais abordaram um Astra na BR-158, bairro Fraron, próximo ao trevo da Avenida Brasil, onde a droga foi encontrada. O condutor do carro, de 42 anos, foi preso em flagrante e encaminhado para a Quinta Subdivisão de Polícia. O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.
Edificação de mais de dois mil metros quadrados pega fogo em Quilombo. Por volta das 13 horas e 50 minutos de ontem, O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionada para dar apoio num incêndio na Avenida Coronel Ernesto Francisco Bertaso. Quando a guarnição de São Lourenço chegou, uma equipe de Quilombo já estava no local. Ainda havia bastante fumaça na sala comercial onde o incêndio começou, e também no depósito, situado no subsolo, e os bombeiros decidiram averiguar.
Bombeiros entram em prédio pegando fogo. Utilizando um ventilador para abrir passagem em meio a fumaça, entraram no local, onde encontraram um foco do incêndio no mezanino. Depois de apagar as chamas, a guarnição abriu saídas para a fumaça e seguiu para o subsolo, em direção ao depósito da loja, mas chegando lá, já não havia fogo. A guarnição de Quilombo permaneceu fazendo rescaldo no local. Aproximadamente 200 metros quadrados, cerca de dez por cento da edificação, acabaram queimados durante o incêndio.
Capotamento de veículo deixa homem ferido em São Lourenço do Oeste. Por volta das 16 horas e 25 minutos deste sábado, o Corpo de Bombeiros do município foi chamado para atender a um acidente de trânsito na rotatória da Rua Coronel Bertaso com Tiradentes, no centro da cidade. O motorista do Corsa envolvido no acidente, de 76 anos, estava fora do veículo na chegada dos socorristas. Ele tinha ferimentos leves, e depois de receber os primeiros socorros, foi encaminhado até a Unidade de Pronto Atendimento.
Briga termina com morte de homem em Pato Branco. O homicídio foi registrado por volta das 20 horas deste sábado, na Rua das Garças, bairro Planalto, em Pato Branco. Durante uma briga, FELIPE DE LIMA, de 26 anos, foi morto com golpes de faca. Segundo a Polícia Militar, a confusão começou em frente a um bar. A vítima tentou fugir, mas foi perseguida pelo agressor por cerca de 50 metros e acabou atingida pelos golpes de faca. O acusado fugiu num carro cinza, e não foi mais localizado. O SAMU chegou a socorrer o homem gravemente ferido, mas ele não resistiu. O corpo foi encaminhado ao IML de Pato Branco.