-SEM ACORDO, VOTAÇÃO DA PEC DA SEGURANÇA PÚBLICA FICA PARA O ANO QUE VEM
-SINDICATOS E FEDERAÇÕES COMEÇAM A DISCUTIR REAJUSTE DO SALÁRIO MINIMO REGIONAL
-ÚLTIMA ETAPA DE CAMPANHA RECOLHE 60 TONELADAS DE RESÍDUOS DO INTERIOR
-ACISMO ELEGE HOJE NOVO CONSELHO DIRETOR PARA O MANDATO 2026-2027
-CÂMARA DEVE DEVOLVER DOIS MILHÕES DE REAIS PARA A PREFEITURA NESTE ANO
-HOMEM É PRESO COM REVOLVER NA CINTURA NA FRONTEIRA COM A ARGENTINA
-POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO SOBRE FURTO E RECEPTAÇÃO DE CELULARES
A previsão para as próximas horas é céu nublado com possibilidade de pancadas de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0037 centavos.
Pelo menos 37 pessoas morreram em inundações repentinas no domingo na cidade costeira marroquina de Safi, afetada por fortes chuvas, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira. Este é o maior número de vítimas provocado por tempestades no país em mais de uma década. Imagens publicadas nas redes sociais mostram uma torrente de água lamacenta que arrastou veículos e latas de lixo pelas ruas de Safi, que fica a 300 quilômetros da capital, Rabat. As fortes chuvas e as inundações são relativamente frequentes em Marrocos, apesar de sete anos consecutivos de uma seca severa no país.
Os hondurenhos completam, nesta segunda-feira, duas semanas sem saber quem será o seu próximo presidente, à espera de uma contagem especial que definirá o vencedor entre o conservador NASRY ASFURA, apoiado por DONALD TRUMP, e o candidato de direita SALVADOR NASRALLA. ASFURA tem uma vantagem de menos de dois pontos percentuais sobre NASRALLA, que denuncia "fraude" em favor de seu opositor nas eleições de 30 de novembro. Diante das acusações, apoiadas pela esquerda no poder, o Conselho Nacional Eleitoral anunciou a contagem de quase duas mil e 800 atas com "inconsistências", após uma apuração que sofreu várias interrupções por falhas informáticas. O processo, que será auditado pelos próprios partidos, ainda não começou.
Os Estados Unidos e o Paraguai assinaram um acordo de cooperação que permite a atuação de militares e funcionários civis do Departamento de Guerra em território paraguaio. O pacto foi anunciado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos nesta segunda-feira. O pacto é um Acordo de Estatuto de Forças. Esse mecanismo estabelece as bases legais para as operações de militares estrangeiros em um determinado país. O documento define direitos, responsabilidades e o status legal de militares e funcionários estrangeiros de Defesa durante a permanência deles no exterior.
O acordo não prevê, necessariamente, a criação de bases militares nem a presença permanente dessas forças no país parceiro.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira o texto-base da segunda etapa da regulamentação da reforma tributária, que estabelece regras para o comitê gestor do Imposto sobre Bens e Serviços. Foram 330 votos favoráveis ao projeto e 104 contrários. Na terça-feira, os parlamentares vão analisar destaques ao texto - sugestões de alteração no projeto. Finalizada essa etapa, o texto seguirá para sanção do presidente LULA. A proposta já havia passado pela Câmara, mas voltou para nova análise dos deputados depois que os senadores alteraram o mérito do texto. O objetivo do comitê gestor é conduzir a transição do atual modelo tributário para o novo modelo, a ser implementado pela reforma, e garantir o cumprimento das regras.
Os líderes da Câmara dos Deputados decidiram nesta segunda-feira deixar para 2026 a votação da Proposta de Eemenda à Constituição da Segurança Pública diante de impasses a respeito do texto. O adiamento representa uma derrota do governo, que enviou o texto ao Congresso Nacional e buscava a aprovação da proposta ainda neste ano. O texto da PEC ganhou fôlego após a megaoperação das forças policiais do Rio de Janeiro que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão. A PEC, relatada pelo deputado da oposição, MENDONÇA FILHO do União, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e aguarda votação em uma comissão especial antes de ir ao plenário.
O senador ESPERIDIÃO AMIN do PP, relator do PL da Dosimetria, afirmou nesta segunda-feira que o Senado fará mudanças na proposta que prevê a redução de penas e do tempo de prisão de condenados por tentativa de golpe. Ele disse que o texto não será aprovado pelo senadores se a redação aprovada pela Câmara não for modificada. AMIN destacou que o texto aprovado pelos deputados abre margem para que condenados por outros crimes, que não os relacionados ao 8 de Janeiro e a tentativa de golpe, sejam beneficiados com a proposta. O deputado informou que, no relatório, buscará retirar a possibilidade de benefícios a condenados por outros crimes, de uma forma que o projeto não precise voltar para a Câmara. A proposta deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta quarta-feira.
Os municípios catarinenses já iniciaram a vacinação contra o vírus sincicial respiratório, responsável por doenças como bronquiolite e pneumonia. As vacinas são destinadas para gestantes a partir da vigésima oitava semana e buscam reduzir os casos de infecções respiratórias nos primeiros meses de vida. A distribuição do imunizante por parte do Ministério da Saúde começou no dia 2 de dezembro. Para Santa Catarina, foram destinadas 25 mil 865 doses da vacina, ofertada no Sistema Único de Saúde e distribuídas nos municípios catarinenses. A oferta da vacina no SUS, que na rede privada pode custar até mil e 500 reais, foi viabilizada por meio de acordo entre o Instituto Butantan e o laboratório produtor, que assegurou a transferência de tecnologia ao Brasil.
Foi aberto nesta segunda-feira o prazo de inscrição para dois editais de concurso público abertos pela Polícia Civil. Ao todo, são 300 vagas de nível superior, com salários de até 10 mil e 200 reais. Os certames buscam reforçar o quadro de servidores da instituição e fortalecer a segurança pública no Estado. As vagas são para as carreiras de agente de Polícia Civil e escrivão de Polícia Civil. As inscrições podem ser feitas pelo site da banca organizadora entre os dias 15 e 30 de dezembro. A taxa de inscrição no concurso será de 210 reais. A prova objetiva será aplicada no dia 22 de março de 2026, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Tubarão, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville e Lages.
Em reunião realizada nesta segunda-feira na Federação das Indústrias de Santa Catarina, representantes de trabalhadores e de empregadores encontraram-se para a primeira rodada de negociações para atualizar o valor do novo piso mínimo regional no estado. Durante o encontro, os economistas das duas partes apresentaram análises de conjuntura econômica para explicitar seus posicionamentos em relação à proposta que foi apresentada pelos trabalhadores no dia 14 de novembro. As partes aguardam a divulgação do INPC consolidado de 2025 - indicador usado como referência para a negociação de atualização do valor do piso mínimo regional - prevista para janeiro. A próxima reunião está agendada para 29 de janeiro.
A Administração Municipal de Romelândia vai realizar, na semana que vem, uma Programação Especial de Natal. O evento está marcado para a próxima terça-feira, dia 23 de dezembro, a partir das sete horas da noite, na praça municipal. A programação prevê chegada do Papai Noel e distribuição de doces para as crianças. Além disso, será realizada a entrega da premiação do concurso “Romelândia Iluminada”. O evento terá a animação de LEO SOARES E BANDA,. A previsão da administração de Romelândia é de um grande público no Especial de Natal da próxima terça-feira.
Foi realizada na noite desta segunda-feira, uma solenidade em homenagem aos 15 anos de atuação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores com a presença de colaboradores, médicos, gestores e autoridades locais e estaduais. Durante a cerimônia, profissionais que atuam no hospital desde a fundação foram homenageados, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo da trajetória da instituição. Em entrevista à Peperi, o diretor-geral do hospital, RODRIGO LOPES, destacou que a história do Hospital Regional é construída diariamente pelo esforço coletivo de seus profissionais. Segundo ele, a instituição se consolidou como referência regional graças ao comprometimento das equipes e ao apoio da comunidade e dos gestores públicos.
O evento de comemoração dos 15 anos do Hospital Regional representa um marco duplo para a entidade que administra a unidade e para o hospital. A afirmação é do presidente do Instituto Santé, PEDRO PELISER. Segundo ele, o Instituto atua há 18 anos na área da saúde e completa, nesta data, uma década de gestão do Hospital Regional. PELISER também ressaltou projetos implementados ao longo dos anos, como a instalação da oncologia, considerado um grande marco para a saúde publica da região. O Hospital Regional, mantido pelo governo do estado e administrado pelo Instituto Santé, é referência em atendimento de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde para o extremo-oeste do estado.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste concluiu, na última semana, a terceira e última coleta de materiais recicláveis do interior em 2025. Segundo o secretário de Agricultura, ANDRÉ ZAPANI, a ação superou as expectativas e recolheu cerca de 60 toneladas de resíduos, número acima das coletas anteriores. Em entrevista à Rádio Peperi, ZAPANI destacou a adesão crescente dos produtores rurais ao programa, mesmo com o clima desfavorável. Ele disse que, apesar da chuva e do frio, os roteiros foram mantidos e os produtores atenderam ao chamado. ZAPANI disse que a última etapa da coleta costuma ser a mais volumosa em razão da proximidade do fim do ano, quando os agricultores costumam fazer limpezas gerais nas propriedades. Os resíduos coletados foram levados para a associações de coletores para reaproveitamento.
A administração municipal pode ampliar o número de coletas de resíduos sólidos no interior em 2026. A projeção é do secretário de Agricultura, ANDRÉ ZAPANI. A proposta, de acordo com ele, é ampliar de três para quatro recolhas anuais. ZAPANI explicou que a ideia é reduzir o tempo de armazenamento de resíduos nas propriedades. Ele disse que, muitas vezes esses, materiais ocupam espaço e incomodam os produtores. ZAPANI também elogiou a conscientização dos produtores quanto aos materiais que podem ou não ser descartados. Ele disse que ainda houve alguns itens fora do padrão, mas com o apoio da Acomar, foi possível dar destino correto as esses materiais.
A associação empresarial de São Miguel do Oeste vai eleger, nesta terça-feira, o conselho diretor para o mandato 2026-2027. A eleição está prevista para as cinco e meia da tarde em segunda chamada, no espaço Coworking ACISMO que fica no Centro Empresarial Andromeda no centro da cidade. De acordo com o Estatuto da ACISMO, os titulares do Conselho Diretor serão eleitos em votação secreta, durante a Assembleia Geral Ordinária, para um mandato de dois anos, exercido de forma voluntária. Apenas uma chapa foi inscrita. O atual vice-presidente de Desenvolvimento Econômico da entidade, ANTONIO DALTOÉ, é candidato único e será confirmado nesta tarde com presidente da Acismo para os próximos dois anos.
O processo eleitoral da Acismo ocorre a cada dois anos, sendo que a eleição deve acontecer até o dia 31 de dezembro, com posse da nova diretoria em primeiro de março do ano seguinte. As candidaturas devem ser apresentadas em chapas que devem ser registradas na Secretaria da ACISMO com antecedência mínima de cinco dias, contendo a assinatura de todos os candidatos, conforme determina o Estatuto da entidade. Em nota, a ACISMO reforçou a importância da participação dos associados neste momento institucional, que garante a continuidade do fortalecimento do associativismo empresarial e da representação dos interesses da classe empresarial do Extremo Oeste catarinense. O novo presidente vai substituir GIOVANI GOBBI no comando da entidade.
A câmara de vereadores de Bandeirante elegeu, ontem a noite, a mesa diretora para o ano de 2026. A vereadora CARMEM MACHADO do PSB foi eleita para a presidência do legislativo. Ela recebeu seis votos e superou o vereador MARCIANO PERASOLI do PL que teve três votos. A nova mesa diretora é composta ainda pelo vice-presidente CLAUDINEI ZIMERMANN do PT, pela secretária VERANICE BASSO, também do Partido dos Trabalhadores e pelo segundo secretário OSMAR DIETRICH do PSB. A sessão de ontem a noite também marcou o encerramento do ano legislativo da câmara de Bandeirante.
O prefeito EDENILSON ZANARDI sancionou, na manhã desta segunda-feira, a lei que libera o horário e os dias de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços no município. O projeto foi aprovado pelos vereadores no começo do mês. Com a sanção do prefeito, a proposta vira lei e entra em vigor no dia primeiro de janeiro. O texto estabelece que “em qualquer dia da semana, inclusive feriados nacionais, estaduais e municipais, o funcionamento das empresas será facultativo”. De acordo com o prefeito, a lei municipal está alinhada à Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, uma Lei Federal, e revoga a legislação municipal anterior sobre o tema.
A lei que libera o horário e os dias de funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços no município moderniza e simplifica as regras locais, eliminando restrições “defasadas”. A afirmação é do prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a legislação evita “intervenção desnecessária do Poder Público na livre iniciativa”, ressaltando que a liberdade de horário não desobriga o cumprimento das normas de proteção trabalhista, ambiental, sanitária, de segurança e de sossego. O prefeito comentou que esse tema vem sendo discutido há muito tempo, especialmente no final de cada ano e agora a legislação local regulamenta a questão.
A câmara de vereadores vai realizar hoje à noite a última sessão ordinária do ano. De acordo com o presidente do Legislativo, EDENILSON ZANARDI, cerca de 20 projetis ainda estão em tramitação na casa. Até agora, sete projetos foram incluídos na pauta de votação. Como as comissões ainda estão analisando as matérias, outras propostas podem ser incluídas na ordem do dia. Quatro matérias são de segunda votação e serão analisadas hoje, entre elas, a cedência de estagiários para outros órgãos de governo, a redução das taxas para as holdings e a isenção da taxa de inscrição para doadores de sangue em concursos públicos municipais. A sessão desta noite começa as sete horas da noite.
Pelo menos três projetos de lei em primeira votação estão na pauta da sessão da câmara de vereadores desta quarta-feira. Uma das propostas em votação é a que altera as regras para transmissão das reuniões dos conselho municipais e outra estabelece novas regras para a denominação de ruas, praças e espaços públicos. A pauta também contem o projeto que trata do ISS sobre franquias já que a legislação atual permite o recolhimento do tributo no município sede desse tipo de negócio. O presidente do Legislativo, RAVIER CENTENARO destacou que muitos projetos devem ficar para o ano que vem, entre eles, o que prevê a autodeclaração para obras residências de pequeno porte. Ele citou que o assunto é importante, mas exige debate e análise por parte da câmara e, por isso, não deve ser votado hoje.
Apesar da última sessão ordinária do poder legislativo ocorrer hoje a noite, os trabalhos administrativos da câmara seguem até o final de dezembro. A observação é do presidente da casa, vereadores RAVIER CENTENARO. Ele disse que a equipe técnica da câmara vai trabalhar no fechamento das atividades do ano, especialmente a parte financeira e contábil. RAVIER esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a câmara de vereadores deve devolver recursos do orçamento para o poder executivo no final deste ano.
Um carregamento com 110 garrafas de vinhos e espumantes de origem argentina foi apreendido na noite de segunda-feira, pela Polícia Militar durante uma abordagem na BR-163, em Dionísio Cerqueira. Segundo a Polícia Militar, os policiais realizavam fiscalizações com foco em crimes transfronteiriços quando abordaram um carro com a suspensão visivelmente rebaixada e sinais de excesso de carga. Ao vistoriar o veículo, os agentes encontraram bebidas de diversas marcas, sem a documentação necessária para entrada legal no país. A PM informou que o motorista alegou que os produtos seriam para familiares, mas o histórico de passagens anteriores pelo mesmo trajeto e em diferentes datas reforçou a suspeita de descaminho. O veículo e toda a carga foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal.
Um homem de 29 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo na tarde de segunda-feira, na rodoviária municipal de Dionísio Cerqueira. Ele carregava um revólver calibre .22 com quatro munições intactas. Segundo a Polícia Militar, a guarnição de Policiamento com Cães foi acionada após uma denúncia de que um homem estaria deitado em um banco do terminal com uma arma de fogo. De acordo com a Polícia Militar, o homem tentou resistir e levou a mão à cintura, sendo rapidamente contido. A arma, de fabricação argentina, estava escondida na cintura dele. Após o flagrante, ele recebeu voz de prisão e foi algemado devido ao risco de fuga.
Um homem de 42 anos foi preso na tarde de segunda-feira, por ameaçar a companheira com um facão, no interior do município de Descanso. Segundo a Polícia Militar, a guarnição foi acionada após uma discussão entre o casal. Alterado, o homem teria ameaçado a mulher, de 30 anos, dizendo que "pularia nela" com o facão em mãos. O filho da vítima, um adolescente de 14 anos, ainda tentou intervir, mas também foi ameaçado e o agressor chegou a correr atrás do garoto com a arma branca. De acordo com a Polícia Militar, os policiais localizaram o suspeito nas proximidades do local indicado. Ao perceber a viatura, o homem tentou fugir e desobedeceu às ordens de parada, sendo necessário o uso da força para contê-lo. O agressor recebeu voz de prisão e foi levado à Delegacia de Polícia.
A Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste concluiu, nesta segunda-feira, o Inquérito Policial que investigou uma série de furtos qualificados por ter sido praticado por duas ou mais pessoas e com múltiplas vítimas que noticiaram os fatos por meio do Boletins de Ocorrências. Segundo o relatório policial, as suspeitas utilizavam abordagens diversas para cometer os crimes. Em alguns casos, conheciam as vítimas através de redes sociais e marcavam encontros nas residências. Em outras situações, abordavam pessoas em via pública, especialmente idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Uma das táticas mais recorrentes envolvia o oferecimento de programas sexuais em troca de dinheiro para compra de drogas. Durante os encontros, as vítimas tinham seus pertences subtraídos, principalmente aparelhos celulares e dinheiro em espécie.
O Inquérito Policial que investigou uma série de furtos qualificados de telefones celulares na cidade foi concluído com o indiciamento de sete pessoas. De acordo com a Polícia Civil, três mulheres foram indiciadas por furto qualificado pelo concurso de pessoas, uma mulher e três homens foram indiciados pelo crime de receptação. As investigações incluíram oitivas de vítimas, interrogatórios de suspeitos e outras diligências, incluindo a recuperação de alguns aparelhos celulares subtraídos, sendo possível identificar os receptadores que haviam comprado os objetos furtados. O Inquérito Policial foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para análise e oferecimento de denúncia.