-CÂMARA APROVA PEC QUE GARANTE PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM
-COMISSÃO DA ALESC APROVA AUMENTO DE 68% NO SALÁRIO DO GOVERNADOR
-IPORÃ DO OESTE RECEBE NOVA PATROLA AVALIADA EM 1 MILHÃO DE REAIS
-ASSEMBLEIA VAI DEFINIR HOJE O NOVO PRESIDENTE DA AMEOSC
-ANO DEVE FECHAR COM MAIS DE DUAS MIL E 500 LICENÇAS EMITIDAS PELO CONDER
-LEGISLATIVO DE TUNÁPOLIS VAI DEVOLVER 180 MIL AOS COFRES DO MUNICÍPIO
-POLÍCIA PRENDE ACUSADO DE INCENDIAR CASAS EM BELMONTE NO ANO PASSADO
-IDENTIFICADOS OS AUTORES DE ATOS DE VANDALISMO NA DECORAÇÃO NATALINA
O tempo em Iporã do Oeste é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A mínima das últimas horas foi de 16 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo cinco reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Em uma série de entrevistas com o The Economist, o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, e seus principais comandantes, dizem que esperam uma nova ofensiva da Rússia no início do ano novo – mas não estão dispostos a comprometer seus objetivos finais. ZELENSKY repetiu que o objetivo da Ucrânia era recuperar as terras que possuía quando se tornou independente em 1991 – incluindo a Crimeia. Dias depois que o Kremlin disse que a Ucrânia deve reconhecer novas realidades, incluindo a recente anexação de quatro regiões ucranianas pela Rússia, ZELENSKY disse que a Ucrânia não faria concessões.
A China busca vacinar as pessoas mais vulneráveis a Covid-19 nesta quinta-feira, antecipando-se a possibilidade de novas ondas de infecções, com alguns analistas prevendo que o número de mortos suba, depois que o país afrouxou os rígidos controles que manteve por três anos. A pressão pela imunização ocorre enquanto a Organização Mundial da Saúde também levanta preocupações de que a população de um bilhão e 400 milhões de pessoas da China não tenha sido vacinada adequadamente e os Estados Unidos oferecem ajuda para lidar com o aumento nas infecções. Na semana passada, Pequim começou a afrouxar os rígidos controles da política de Covid zero.
A Suprema Corte do Peru declarou procedente o pedido do Ministério Público para manter a prisão preventiva do ex-presidente do Peru, PEDRO CASTILLO. Desse modo, ele permanecerá na prisão por 18 meses, após ser detido para ser investigado por rebelião ao tentar dar um golpe de Estado e dissolver o Congresso peruano, desencadeando protestos violentos pelo país. A Direção Regional de Saúde confirmou as mortes de sete pessoas nesta quinta-feira, após confrontos entre manifestantes e militares em Ayacucho, no sul do país. De acordo com a Defensoria do Povo, duas pessoas morreram em um protesto no aeroporto da cidade. Ao todo, 15 pessoas morreram nos protestos.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, indicou nesta quinta-feira o projeto que muda a Lei das Estatais deve ser votado somente depois do recesso. Oficialmente, os trabalhos do Congresso vão até dia 22 de dezembro, e o recesso começa dia 23. Caso o Senado não analise a proposta na próxima semana, deve ficar para o ano que vem. Aprovado na terça-feira pela Câmara, o principal objetivo do texto é diminuir significativamente, de 3 anos para 30 dias, o prazo para que um político possa assumir a diretoria de uma estatal, se tiver integrado a instância decisória de partido político ou atuado em campanha eleitoral. O Presidente do Senado disse que os líderes da Casa precisam de mais tempo para refletir sobre o texto.
Os ministros RICARDO LEWANDOWSKI e GILMAR MENDES pediram mais tempo para análise, e a decisão do STF sobre o orçamento secreto foi adiada para a próxima sessão, na segunda-feira. O Supremo analisa ações de partidos políticos que alegam que o orçamento secreto é inconstitucional, em razão da falta de transparência na distribuição das emendas e da falta de critério na escolha do deputado ou senador que será agraciado. Quando o julgamento foi interrompido, nove dos 11 ministros já haviam votado. Cinco deles votaram para extinguir o orçamento secreto e limitar o uso das emendas de relator apenas para "correções" no orçamento. Outros quatro votaram entendendo que as emendas de relator podem continuar sendo distribuídas pelo relator do Orçamento, desde que com critérios mais transparentes.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira a Proposta de Emenda à Constituição que prevê assistência financeira complementar da União aos estados, ao Distrito Federal, aos municípios e às entidades filantrópicas para o pagamento dos pisos salariais do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira. A matéria segue para o Senado. Votado em dois turnos na sessão desta quinta, o texto estabelece que o superávit financeiro dos fundos públicos do Poder Executivo será usado como fonte de recursos para o cumprimento dos pisos. De acordo com texto da relatora, deputada ALICE PORTUGAL do PCdoB da Bahia, poderão ser destinados recursos dos fundos públicos do Poder Executivo, apurados ao final de cada exercício, nos exercícios financeiros de 2023 a 2024.
O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores de 2023 foi divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria de Estado da Fazenda. O imposto pode ser pago à vista ou parcelado em até três vezes. As alíquotas continuam as mesmas do calendário de 2022. A ordem de pagamento é definida pelo número da placa. Os primeiros a pagar são os donos de veículos com placa de final Um. Quem optar por parcelar o imposto deve fazer o primeiro pagamento do boleto até 10 de janeiro. Já a cota única tem vencimento no dia 31 de janeiro. Não há desconto para quem optar pelo pagamento em uma só vez ou adiantar parcelas. A base de cálculo é o valor de mercado do veículo, conforme a tabela Fipe.
O orçamento do Estado de Santa Catarina para 2023 está previsto em 44 bilhões e cem milhões de reais, de acordo com o projeto de Lei Orçamentária Anual em tramitação na Assembleia Legislativa. A matéria será o destaque da última sessão legislativa do ano, que acontecerá na terça-feira. Outras propostas também devem ser avaliadas, mas o texto do orçamento precisa ser aprovado para que os deputados estaduais entrem em recesso. A matéria, encaminhada pelo governo à Alesc, indica aumento de 18 vírgula nove por cento no valor do orçamento. Entre os órgãos públicos que tiveram aumento na quantia de recursos disponíveis estão a Defesa Civil, com reajuste de 104 por cento e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, com 51 por cento. O texto foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação na quarta-feira. Com isso, ela está apta a ser votada em plenário e, se aprovada, poderá ser sancionada pelo governador.
A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou nesta quinta-feira a tramitação de um projeto de lei que reajusta o salário do governador em 68 vírgula oito por cento. Com a mudança, o valor recebido por JORGINHO MELLO do PL, que assume em janeiro de 2023, passaria de15 mil para 25 mil 322 reais. A proposta também prevê aumento de salário para a vice MARILISA BOEHM e os futuros secretários do governo de Santa Catarina, que também passariam a receber 25 mil e 300 reais. Agora, o reajuste precisa ser discutido e aprovado pelos deputados estaduais na Comissão de Finanças e no plenário. A expectativa é de que isso ocorra até terça-feira. No caso dos secretários, o salto na remuneração será de 153 por cento. Atualmente, o vencimento dos chefes do primeiro escalão, segundo o projeto, é de cerca de 10 mil. A partir do próximo ano, o valor será equiparado ao do governador e vice, ficando também em 25 mil e 300 reais.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina divulgou nesta quinta-feira, as reportagens vencedoras do 2º Prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Peperi conquistou o primeiro lugar na categoria áudio com a reportagem “Inovação Social: soluções inovadoras para a inclusão”. O material, produzido pelo jornalista MARCOS MELLER, mostra como a inovação vem sendo usada para a inclusão social em Santa Catarina. A primeira edição do Prêmio Fapesc, realizada em 2021, também foi vencida pela Peperi. O objetivo do Prêmio Fapesc é reconhecer as contribuições dos profissionais de Comunicação de Santa Catarina que produziram materiais jornalísticos para a valorização do setor. O prêmio tem abrangência estadual e é dividido em seis categorias: Texto, Foto, Vídeo, Áudio, Acadêmico e Institucional. Os materiais jornalísticos foram publicados por profissionais de Comunicação em veículos de imprensa sediados em Santa Catarina entre 29 de abril de 2021 e 27 de maio de 2022.
Legislativo de Tunápolis antecipa última sessão do ano e define nova mesa diretora. Os vereadores estiveram reunidos na noite de ontem para a última sessão do ano. Conforme a atual Presidente da Câmara de Vereadores, ELISABETH SCHERER, a antecipação ocorreu em virtude de viagem de um vereador. Inicialmente o encerramento dos trabalhos de 2022 estava previsto para a próxima segunda-feira, dia 19. Na noite desta quinta-feira, dia 15 de dezembro, foi realizada a eleição da nova mesa diretora para o ano de 2023. Foi eleito para Presidente da mesa diretora o vereador LEANDRO BORTOLINI, vice-presidente FERNANDO WEISS, primeiro Secretário RENATO GLUITZ e segundo Secretário GUSTAVO LAWISCH.
Legislativo de Tunápolis vai devolver 180 mil reais para os cofres do município. Vereadores foram unanimes na indicação para o governo municipal distribuir este recursos para as entidades de Tunápolis. Conforme a Presidente da Câmara, ELISABETH SCHERER, ainda estão sendo feitos alguns pagamentos e ajustes nas contas do ano do Legislativo. A devolução da sobra de recursos vai ocorrer após o Natal. ELISABETH destaca que na sessão de ontem foram votados e aprovados sete projetos. Ela destaca que foi limpado a pauta e nenhum projeto ficou pendente. Ressalta ainda que não existe previsão para sessão extraordinária. Isso poderá acontecer no próximo ano, caso ocorra necessidade de alguma aprovação do executivo.
Núcleo Jovem da AEST empossa novo coordenador. GUILHERME GRIEBELER foi empossado na noite de quarta-feira e comandará as ações no próximo ano. Ele demonstra alegria e otimismo em conduzir os trabalhos frente aos jovens empreendedores de Santa Helena e Tunápolis em 2023. GRIEBELER ressalta que o Núcleo Jovem da AEST é um dos mais ativos da região e promove ações com capacitação constante dos nucleados em busca de desenvolvimento. O novo coordenador frisa que a eleição ocorreu em chapa única, sendo que a coordenação anterior fez a escolha com base na hierarquia dos cargos já existentes na diretoria do Núcleo. GUILHERME GRIEBELER ressalta que para 2023 já estão previstas diversas atividades com Concurso de Oratória, consultorias técnicas e eventos de empreendedorismo. O novo coordenador afirma que pretende deixar um legado positivo frente a coordenação do Núcleo do Jovem Empreendedor da AEST.
A Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis vai disponibilizar um novo serviço em 2023. De acordo com a agente comercial da AEST, SIRIANE DRESCHLER, trata-se da emissão do Certificado de Origem, destinado para as empresas que possuem interesse em efetuar exportação de seus produtos. SIRIANE lembra que as empresas interessadas no certificado devem cumprir algumas exigências, como por exemplo, ter a maior parte da matéria prima dos seus produtos oriunda do próprio país. Não existe definição de porte empresarial para emissão do Certificado de Origem e com isso, as pequenas empresas também podem ser beneficiadas com a exportação para outros países. A expectativa é de que a emissão dos Certificados inicie no mês de fevereiro de 2023.
A equipe do programa Gestão Ambiental do Conder já tem os dados do trabalho realizado entre janeiro à novembro deste ano nos municípios do Extremo Oeste. A informação é do diretor do programa, JOSÉ MORA. De acordo com ele, atualmente o Conder atende 29 municípios e conta com a projeção da entrada de mais um, totalizando 30 municípios atendidos nas próximas semanas. Segundo ele, o novo município que deve integrar o consórcio é Riqueza e as autoridades locais estão trabalhando neste momento nos trâmites burocráticos de formalização desse procedimento.
O foco principal do programa Gestão Ambiental do Conder é justamente na questão de licenças ambientais, porém, o órgão também atua em outras áreas. A afirmação é do diretor, JOSÉ MORA. Ele cita como exemplo a educação ambiental com a realização da campanha “Penso, Logo Destino” em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e também a fiscalização ostensiva, ambos compromissos do programa Gestão Ambiental. Ele destaca que os dados coletados neste ano são preliminares e os oficiais serão divulgados apenas em janeiro. MORA explica que isso ocorre pois o último mês do ano serve para a equipe planejar as ações para o ano seguinte e ter projeções também de como será o próximo período.
O ano de 2022 deve fechar com mais de duas mil e 500 licenças emitidas pelo programa Gestão Ambiental do Conder. A projeção é do diretor, JOSÉ MORA. Ele salienta que até o mês passado já haviam sido emitidas duas mil, 322 licenças. Ele ressalta que comparado com 2020, o aumento registrado é superior à 100 por cento, sendo que em 2020 foram mil 245 licenças e em 2021, mil 954 emissões. MORA pontua que neste ano houve um aumento no número de licenças especialmente no segundo semestre, com recorde de emissão no mês passado, com praticamente 300 licenças emitidas. Ele detalha ainda que 12 por cento das licenças são para órgãos públicos e 88 por cento para o setor privado da região.
O maior índice de licenças ambientais emitidas em 2022 foi em relação a produção de energia solar fotovoltaica no solo. A observação é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. Ele diz que apenas esse setor é responsável por 28 por cento das licenças. Ele atribuiu esse índice considerável as alterações nas legislações à partir de 2023. Em seguida aparecem suinocultura e avicultura, sendo ambos com 13 por cento e finalizando com reservatórios artificiais e condomínios, com seis e quatro por cento, respectivamente. JOSÉ MORA declara que se tratando de segmento, o setor agrícola corresponde à 33 por cento do número de licenças emitidas, seguido pela construção civil com 14 por cento. Os outros 53 por cento são de atividades diversas.
O prazo para emissão das licenças ambientais por meio do programa Gestão Ambiental do Conder segue bem abaixo do proposto inicialmente. A declaração é do diretor, JOSÉ MORA. Ele lembra que em 2020 a projeção era da liberação de licenças no prazo máximo de 90 dias, porém, na prática a demora foi de apenas 53 dias. Já no ano passado, esse período diminuiu ainda mais, fechando em 32 dias. MORA assegura que em 2022 o índice baixou mais ainda e deve fechar o ano com demora máxima de apenas 14 dias. Ele não descartou, porém, que em alguns casos específicos esse prazo aumente, devido a uma série de fatores, como por exemplo, a análise técnica e a falta de documentação.
A Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina vai realizar nesta sexta-feira, a última Assembleia do ano com prestação de contas e definição da nova diretoria para o ano de 2023. De acordo com o atual presidente e prefeito de Anchieta, IVAN CANCI, a Ameosc possui uma regra específica para a escolha do presidente, iniciando a gestão sempre pela indicação de um prefeito pelo partido que obteve o maior número de eleitos no último pleito eleitoral na região. CANCI ressalta que neste ano o Partido Progressistas será o responsável por indicar o próximo prefeito ao cargo de presidente e os demais partidos indicarão prefeitos para ocuparem as outras vagas existentes na diretoria da Ameosc.
IVAN CANCI avalia que o ano de 2022 foi positivo para a Ameosc, sob sua presidência. Cita a finalização de um projeto iniciado por presidentes anteriores com inauguração da sede própria em São Miguel do Oeste, abrigando também os Consórcios Regionais. O presidente cita ainda o grande empenho da Associação na elaboração de um documento pedindo a ampliação do Hospital Regional, sobretudo na área de oncologia e atendimentos de média e alta complexidade, com reforço no corpo clínico e melhorias na estrutura física. Outro ponto importante lembrado por IVAN CANCI são os trâmites encaminhados pela Ameosc para a construção da ponte sobre o Rio Uruguai em Itapiranga, que obteve importantes avanços neste ano com a publicação de uma licitação para elaboração do Projeto.
Prefeitura recebe nova patrola para reforçar o parque de máquinas. Entrega ocorreu na semana passada na capital do Estado. O prefeito, ADÉLIO MARX, destaca que o Governo do Estado adquiriu recentemente várias patrolas, escavadeiras e outros equipamentos para beneficiar os municípios catarinenses. De acordo com ele, a prefeitura de Iporã do Oeste havia feito uma solicitação ao Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, TIAGO VIEIRA, com sinalização positiva de atendimento do pedido. Após a geração de um convênio, o prefeito viajou para Florianópolis na semana passada, onde recebeu oficialmente a moderna e potente patrola marca XCMG, avaliada em um milhão de reais. Como o Governo do Estado comprou várias máquinas, o valor de cada patrola reduziu para 750 mil reais. MARX salienta que a máquina já foi transportada para o município e será empregada na recuperação das estradas no início do próximo ano.
Município conquistou importantes máquinas neste ano. A observação é do Prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX. Ele relembra que no início de 2022 foi adquirida uma retroescavadeira nova com recursos oriundos do Governo do Estado e também foi recebida uma carregadeira do Ministério da Cidadania, por intermédio da deputada MARLENE FENGLER. Recentemente o setor agrícola de Iporã do Oeste foi beneficiado com diversos equipamentos adquiridos através de emendas dos Deputados Federais, com complementação da Secretaria de Estado da Agricultura. Nesse caso foram recebidos dois tratores, uma plantadeira, uma ensiladeira e um distribuidor de adubo seco.
Para 2023, o prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, possui expectativa positiva para o recebimento de novas emendas para a compra de máquinas e implementos. Em relação as obras realizadas neste ano, o principal destaque é a conclusão da pavimentação em diversas ruas da cidade. MARX ressalta que também foi feita a pintura das faixas de sinalização, proporcionando maior organização e segurança no trânsito com melhoria também no aspecto visual da cidade. Além disso, o prefeito cita outras obras já finalizadas como a construção da Rua Coberta, ampliação da Casa Familiar Rural e as melhorias no Ginásio Poliesportivo. Nesta semana iniciou também a concretagem da laje do auditório do CIEF, no Centro de Eventos, que deve ser concluída em meados de 2023.
Interior recebeu atenção especial com obras em 2022. O prefeito de Iporã do Oeste, ADÉLIO MARX, destaca os trabalhos de drenagem e colocação de tubos em andamento na Linha Macucozinho para asfaltamento da rua central, com previsão de conclusão no início do próximo ano. Aponta ainda o andamento da construção de um novo pavilhão na Linha Alto Tigre, finalização do fechamento da quadra coberta na Linha Barra Grande e reformas no Ginásio da comunidade da Linha Esperança, obras que também devem ser concluídas no início de 2023. MARX destaca que a municipalidade terá equipes reduzidas em alguns setores a partir da próxima segunda-feira, devido ao período de férias dos servidores. O principal setor que terá equipe mínima realizando somente trabalhos emergenciais será o de Transportes e Obras, vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Os trabalhos normais serão tomados no dia 18 de janeiro.
A Polícia Rodoviária Federal lançou nesta quinta-feira em todo o país, a Operação Rodovida, a maior ação do ano de enfrentamento à violência no trânsito. Ela abrange as festas de Natal, Ano Novo e Carnaval e tem como objetivo reduzir os índices de violência no trânsito na época com maior movimento nas rodovias. A operação vai até 26 de fevereiro de 2023. Em Santa Catarina as fiscalizações durante a Operação terão o incremento de policiais rodoviários federais, que serão convocados para trabalhar no período em que estariam de folga. Agentes que atuam em funções administrativas também vão para as pistas reforçar o efetivo ordinário. Para marcar o início da operação, ações com o efetivo adicional já acontecerão neste fim de semana em diversas regiões do estado, com foco no combate à embriaguez ao volante.
A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem em flagrante pelo transporte de aproximadamente 100 quilos de maconha escondidos no compartimento de um carro. A prisão ocorreu nesta quinta-feira na BR-163, próximo ao trevo da Idamar, em Dionísio Cerqueira. Segundo a corporação, o veículo Gol foi abordado por agentes durante patrulhamento na rodovia. De acordo com a polícia, durante buscas no veículo foram encontrados 103 tabletes de maconha, pesando 100 quilos. O motorista pegou a carga em Santo Antônio do Sudoeste-PR e estava levando para Chapecó. Ele já tem passagem por tráfico e porte ilegal de armas, foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Polícia, junto com o material apreendido.
Um homem, de 63 anos, ficou ferido ao bater o carro em que dirigia em um caminhão, no final da tarde desta quinta-feira, na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a colisão transversal ocorreu após o caminhão que transitava pela Rua Mén de Sá entrar na Avenida. Ainda segundo a PRF, o condutor do Gol não viu o caminhão e parou debaixo dele. Marcas de frenagem na pista indicam que o carro estava em alta velocidade. O idoso foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos na cabeça. Populares cobram a recolocação de um semáforo no local e a retirada dos arbustos que ficam no canteiro central da avenida, que contribuem para a diminuição da visibilidade.
Uma saída de pista deixou duas pessoas gravemente feridas no começo da manhã desta sexta-feira. O acidente foi na SC-492, na comunidade de São Judas Tadeu, trecho entre São Miguel do Oeste e Barra Bonita. No local, uma F 2000 de São Miguel do Oeste, seguia no sentido a Barra Bonita, quando acabou saindo da pista, caindo em um buraco às margens da rodovia e colidindo contra várias pedras. O acidente foi pouco antes de descer a serra para Barra Bonita e no caminhão haviam duas vítimas com ferimentos generalizados. Elas ficaram presas nas ferragens e precisaram ser desencarceradas pelo Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste e Guaraciaba. Ambas vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O veículo ficou bastante danificado.
A Polícia Civil identificou nesta quinta-feira, os autores dos atos de vandalismo na ornamentação de Natal em Itapiranga. Os autores são três adolescentes com idade de aproximadamente 15 anos. Algumas peças foram recuperadas com os autores do ato. Outros materiais ainda não foram localizados. Conforme o delegado, THIAGO GOMEZ, ocorreu furto e dano ao patrimônio público. O delegado, que atualmente responde pela delegacia de Itapiranga, diz que a ação dos agentes da Polícia Civil foi rápida e eficiente. Os representantes da prefeitura registraram um Boletim de Ocorrência no início da tarde desta quinta-feira e poucas horas depois, os autores já estavam identificados e localizados. Conforme o delegado, após as investigações será instaurada a devida apuração de ato infracional, por se tratar de menores de idade.
Os adolescentes infratores agiram durante a madrugada, em dois dias seguidos. Na quarta-feira, eles danificaram a ornamentação na Praça dos Pioneiros, na entrada da cidade de Itapiranga, com chutes e socos no Papai Noel instalado em local de grande visitação. Já na madrugada desta quinta-feira, eles voltaram ao local e ampliaram os atos de vandalismo, furtando o Papai Noel que estava instalado na praça. Com diversas câmara de vídeo monitoramento da Prefeitura e da Policia Militar, não foi difícil identificar e localizar os autores dos atos de vandalismo.
Um homem, de 42 anos, com Mandado de Prisão em aberto foi preso na noite de quarta-feira, por volta das 20h15, na Rua Pinheiro Machado, no centro de Belmonte. Ele é suspeito de uma ação criminosa praticada em março de 2021 no município, quando três residências foram destruídas por um incêndio. A prisão do homem foi efetuada pela Polícia Militar de Belmonte, após compartilhamento de informações com a Polícia Civil de Descanso e Belmonte. O homem foi entregue na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste. Na época dos fatos, testemunhas relataram que um homem esteve em uma das casas e ateou fogo, sendo que as chamas se alastraram e atingiram outras duas casas. Logo depois, o homem teria fugido para uma área de mata e não foi mais localizado. A Polícia Civil de Belmonte juntou provas da autoria do incêndio e obteve parecer favorável do Ministério Público para a prisão preventiva do acusado.