ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-12-2021 Quinta-feira

-ANDRÉ MENDONÇA TOMA POSSE HOJE COMO MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

-SC LIDERA CASOS DE MAUS-TRATOS A CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO PAÍS

-PADRE OSNI DE SOUZA DESTACA DESAFIOS SUPERADOS EM NOVE ANOS DE VIDA SACERDOTAL

-SECRETARIA DE SAÚDE VACINA CERCA DE 350 PESSOAS COM SEGUNDA OU TERCEIRA DOSE NESSA SEXTA

-ESCOLA DESENVOLVE PROJETOS SOLIDÁRIOS ALUSIVOS AO NATAL

-ADMINISTRAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE ASSINA REPASSE DE RECURSOS PARA 22 ENTIDADES

-TRÊS JOVENS SÃO DETIDOS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO; DOIS DELES EM FLAGRANTE

-ADOLESCENTE MORRE APÓS SOFRER DESCARGA ELÉTRICA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68 centavos. O euro está valendo seis reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Um total de 488 jornalistas estão detidos no mundo, um aumento de 20 por cento em relação a 2020. A informação está no relatório anual do “Repórteres Sem Fronteiras”, publicado nesta quinta-feira. México e Afeganistão seguem no topo da lista dos países onde é mais perigoso exercer a profissão. Dos 488 jornalistas detidos pelo mundo, 60 são mulheres. O número de jornalistas mortos caiu em 2021, para 46 casos. Trinta jornalistas foram assassinados, sete deles no México, o país mais perigoso pelo terceiro ano consecutivo, que registrou repórteres assassinados nos últimos cinco anos.


O número de mortes na explosão de um caminhão-tanque na madrugada desta terça-feira no Haiti subiu para 60. Segundo as autoridades locais, no último levantamento, eram 50 mortes. Segundo o governo do estado onde ocorreu o acidente, o motorista do caminhão-tanque teria tentado evitar a colisão com um mototáxi. Nesta manobra, perdeu o controle do veículo, que virou na estrada. Os moradores correram na direção do caminhão para recuperar o combustível e grande parte morreu na explosão. Quase 20 residências próximas sofreram incêndios após a deflagração.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, assinou nesta quarta-feira uma ordem executiva para combater organizações criminosas e redes de tráfico de drogas internacionais. A facção criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital está entre as 15 entidades e 10 indivíduos de quatro países que, segundo os americanos, estão envolvidos ou tentando se envolver em atividades ou transações que contribuíram ou representam risco de contribuir materialmente para a "proliferação internacional de drogas ilícitas ou seus meios de produção". Os bens e interesses em propriedade dos indivíduos ou entidades listados que estão nos Estados Unidos serão bloqueados.



O Supremo Tribunal Federal formou maioria de votos nesta quarta-feira a favor de manter a decisão do ministro LUÍS ROBERTO BARROSO que determinou a obrigatoriedade do chamado passaporte da vacina para viajantes que chegarem ao país. O julgamento acontece em plenário virtual, no qual os ministros inserem o voto eletronicamente no sistema do STF. A decisão de BARROSO foi tomada no último sábado e atendeu a um pedido do partido Rede Sustentabilidade. A maioria dos ministros acompanhou o voto de BARROSO, mantendo a exigência do passaporte, mas estabelecendo que brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil que viajaram para o exterior após 14 de dezembro e, ao retornar, não apresentarem comprovante de vacinação deverão comprovar o teste negativo de Covid-19, fazer quarentena de cinco dias, que somente se encerrara? com novo teste negativo.


O Ministério Público Federal ajuizou nesta quarta-feira uma ação civil pública pedindo que o Governo Federal indenize as famílias vítimas da Covid-19 por danos morais e materiais. Os procuradores solicitam indenização de, pelo menos, 100 mil reais às famílias dos mortos. Aos sobreviventes com sequelas graves, a indenização fica em 50 mil. Além disso, o MPF pede um bilhão de reais para ser revertido ao Fundo Federal dos Direitos Difusos, e aplicado em ações, programas ou projetos de desenvolvimento científico. O órgão também pede a declaração expressa de desculpas do governo brasileiro às famílias das vítimas. Para os procuradores, os gestores federais agiram de forma omissa e injustificada na aquisição tempestiva de vacinas e na realização de campanhas informativas e educacionais.


O ex-advogado-geral da União e ex-ministro da Justiça ANDRÉ MENDONÇA toma posse nesta quinta-feira como novo ministro do Supremo Tribunal Federal. A cerimônia, marcada para as quatro horas, tem participação restrita de autoridades e convidados em razão da pandemia de Covid. Nesta quarta, o presidente JAIR BOLSONARO informou ao Supremo que realizou um exame e testou negativo para a Covid-19 e que comparecerá na posse. A expectativa é que cerca de 60 pessoas estejam no plenário, entre ministros em exercício e aposentados, presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores, além de convidados pessoais do novo ministro. MENDONÇA vai substituir o ministro MARCO AURELIO MELLO que completou 70 anos e, por isso, precisa deixar o STF.


Um estudo divulgado nesta quarta-feira pela Associação Catarinense de Tecnologia aponta que o total de empresas de tecnologia da informação chegou a 17 mil 720 no estado em 2021, o que significa crescimento de 28 por cento frente ao ano anterior. O Tech Report apurou que o estado registrou um crescimento de 63 por cento no número de empresas nos últimos cinco anos, a maior expansão de TI no país. O montante de negócios envolvendo ações de empresas de Santa Catarina ficou perto de 10 bilhões considerando aberturas de capital na bolsa, fusões e aquisições. O setor fechou o ano com faturamento de 19 bilhões e 800 milhões, com crescimento de seis vírgula oito por cento frente ao ano anterior. As empresas de TI responderam por seis vírgula um por cento do Produto Interno Bruto estadual.


Santa Catarina lidera a taxa de casos de maus-tratos e lesão corporal contra crianças e adolescentes em comparação com 12 estados do país. O levantamento é do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e considera a incidência por 100 mil habitantes. Foram analisadas informações do primeiro semestre de 2021. O trabalho também apresenta estáticas sobre exploração sexual e estupro, onde Santa Catarina ocupa a segunda posição, ficando atrás apenas do Mato Grosso do Sul, em ambas situações. Santa Catarina liderou os casos de estupro com 784 notificações ao longo de seis meses. No crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica Santa Catarina também tem o pior indicador. A taxa catarinense é de 38 por cento.


Nove dos 29 projetos do pacote enviados pelos Poder Executivo, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado foram aprovados na tarde desta quarta-feira pelas comissões de Constituição e Justiça, de Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público da Alesc. Outros 13 serão apreciados pelas comissões na próxima segunda-feira, devido ao pedido de vistas de alguns parlamentares. As proposições apreciadas nesta quarta já estão prontas para votação em Plenário. As de autoria do MP, TCE e TJ tratam, em sua maioria de gratificações pagas a membros e servidores. Já as do Executivo tratam de assuntos diversos, como a regulamentação do funcionamento das centrais de abastecimento administradas pela Ceasa, a criação de um programa de regularização de débitos junto ao Badesc e sobre o patrocínio de eventos pelo governo estadual.


-PADRE OSNI DE SOUZA DESTACA DESAFIOS SUPERADOS EM NOVE ANOS DE CAMINHADA SACERDOTAL

-SETOR DE TRIBUTOS ALERTA SOBRE PENDÊNCIAS A SEREM QUITADAS ATÉ FINAL DO ANO

-SECRETARIA DE SAÚDE VACINA CERCA DE 350 PESSOAS COM SEGUNDA OU TERCEIRA DOSE NESSA SEXTA

-ESCOLA DESENVOLVE PROJETOS SOLIDÁRIOS ALUSIVOS AO NATAL

-ADMINISTRAÇÃO DE IPORÃ DO OESTE ASSINA REPASSE DE RECURSOS PARA 22 ENTIDADES


Padre destaca desafios superados em nove anos de caminhada sacerdotal, completados nessa quarta-feira. OSNI DE SOUZA está há oito anos na paróquia de Iporã do Oeste do total de nove percorridos desde a ordenação. O padre é natural de Galvão, município do Sul de SC, com três mil e 500 habitantes, onde a família dele reside. OSNI foi convidado para o Missionário Coração de Jesus em Francisco Beltrão ainda no início dos anos 2000, e em seguida foi para o propedêutico na Diocese, entre 2003 e 2004. O religioso ainda contabiliza no currículo a experiência com o padre JOSÉ HENTGES, em Tunápolis, seguido do curso de Filosofia, por três anos e meio, e Teologia, por quatro anos, em Passo Fundo, no RS. OSNI DE SOUZA participou de várias pastorais e áreas de trabalho, o que ele atribui a um desejo que surgiu do próprio padre. Ele destaca que a família e a comunidade também o apoiaram, e convida os jovens a assumirem essa missão.


O primeiro ano da caminhada sacerdotal do padre OSNI foi na Paróquia São Cristóvão, em Chapecó. Ele lembra que na época, em 2013, o maior município do Oeste catarinense já era enorme, e que precisou enfrentar o medo de aprender a conduzir o carro da paróquia numa cidade bastante movimentada. Quando já se sentia mais tranquilo para dirigir, OSNI DE SOUZA foi transferido para a paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste. Ele recorda que na época o padre ALCIDO não estava bem de saúde, e como OSNI era conhecido dele, foi convidado para ajudar na paróquia. OSNI DE SOUZA lembra que não veio para assumir a paróquia e que acompanhou ALCIDO por três anos, quando enfim teve que comandar os trabalhos por conta de uma doença do padre.


OSNI DE SOUZA revela que no início se assustou com a missão de assumir a paróquia por conta própria, por vários meses, inclusive chegou a perder a voz na época, com a demanda de trabalhos. Depois de alguns anos, OSNI foi nomeado pároco. Ele comenta que se trata de um grande desafio, pois o pároco deve fazer as formações e comandar os trabalhos na pastoral, entre outras posições que antes ainda não faziam parte da sua vida sacerdotal. OSNI DE SOUZA também assumiu a parte administrativa e ministerial da paróquia de Iporã do Oeste e lembra que sempre foi um questionador dentro da secretaria e das comunidades, embora isso tenha gerado alguns atritos. O padre reitera que sempre se preocupou com o andamento das atividades da paróquia e para que tudo funcionasse com transparência, especialmente na parte administrativa.


Quanto à pastoral, OSNI DE SOUZA enfatiza que sempre buscou incentivar tanto as pequenas quanto as grandes comunidades. Uma das ações foi buscar constantes orientações com a Diocese, junto com os materiais necessários, e deixar a paróquia e as lideranças por dentro do que acontece. O padre expressa carinho especial pelas comunidades e lideranças de Iporã do Oeste. Salienta que sempre procurou passar o exemplo de um bom pai, que cuida bem dos seus filhos. OSNI DE SOUZA revela guardar todas as experiências como padre, ressalta que sua base na vida sacerdotal foi construída na paróquia Nossa Senhora das Mercês e que será levada para outras paróquias. O padre que em 2022 vai assumir a paróquia de São Domingos complementa que o Amor de Cristo nos Uniu e une todas as pessoas. Ele deseja que Deus abençoe a todos os paroquianos e reforça que a missão continua.


O Setor de Tributos de Tunápolis alerta sobre pendências a serem quitadas até final do ano. A responsável do Setor, SOLANGE MELZ, solicita para os munícipes deixarem a situação regularizada. Além de impedir acesso a alguns serviços por parte da municipalidade, se o contribuinte não resolver as pendências ainda poderá ser incluído em dívida ativa e posterior protesto, no qual vai acabar gastando ainda mais. Dependendo do valor, a situação poderá até culminar em execução fiscal. SOLANGE pede para todos conferirem sua situação pelo site do município, no banco do Sicoob ou então entrar em contato diretamente com o setor. A responsável de Tributos de Tunápolis comenta que as inadimplências no município são por fatores diversos, como questões relativas ao IPTU em que os contribuintes deixam passar o prazo, pendências com máquinas agrícolas, entre outras.


SOLANGE MELZ lembra que o atendimento no Setor de Tributos de Tunápolis é no mesmo horário da prefeitura, de manhã das 7h30 às 11h30, e à tarde das 13h15 às 17h15. Ela ressalta a importância de que todos tenham consciência de que a regularização com o município precisa ser feita para evitar maiores complicações. Para contribuintes com valores mais elevados a serem quitados, SOLANGE orienta a entrarem em contato ou comparecer ao setor para negociar o parcelamento.


A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste vai aplicar nesta sexta-feira imunizantes da segunda e terceira doses contra Covid-19, para cerca de 350 pessoas. De acordo com a responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, a segunda dose é para quem recebeu a primeira da Pfizer ou Fiocruz e que ainda está em atraso quanto à nova aplicação. Já a terceira dose, conhecida como reforço, é para todas as pessoas que receberam a segunda aplicação até o dia 17 de julho, portanto com cinco meses de intervalo entre a segunda e a terceira dose. A aplicação será na sala de vacinas da unidade de saúde, das 7h30 às 11h, e das 13h às 16h. Todas as pessoas a serem vacinadas deverão levar cartão de vacina da Covid e o CPF. Ainda hoje serão aplicadas 43 vacinas da segunda dose para adolescentes da Escola Padre Vendelino Seidel, na cidade, que receberam a primeira no dia 11 de outubro. A vacinação será na própria escola, no período da manhã e à tarde.


Vacinação ajudou a reduzir casos de Coronavírus. A afirmação é da responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste, KARIN BLATT. Segundo ela, o movimento na unidade de saúde por parte de pessoas com sintomas de Covid-19 reduziu muito e praticamente não há mais registros de novas infecções. Segundo KARIN BLATT, isso prova que a vacina é eficiente e está diminuindo cada vez mais os casos. Mesmo com bailes e festas, o vírus não está se disseminando na região, fato que a responsável da sala de vacinas atribui ao resultado positivo da vacinação.


O Centro Integrado de Ensino Fundamental de Iporã do Oeste realiza projetos alusivos ao final de ano e também ao período de Natal. De acordo com a coordenadora pedagógica, FRANCIELI KRAWCZAK, um dos projetos envolveu serenatas, desenvolvidas pela professora ELAINE com as turmas do quarto ano. As serenatas surgiram a partir de um conteúdo que a professora trabalhou há vários meses com os alunos. Nas aulas os estudantes, junto com a professora, tiveram a ideia de fazer serenatas em diferentes lugares da cidade, com músicas alegres de Natal. Os alunos do quarto ano fizeram serenatas no hospital, na prefeitura e no posto de saúde, com objetivo de desenvolver o espírito natalino e acalentar as pessoas num ano difícil por conta da pandemia.


A coordenadora pedagógica do CIEF de Iporã do Oeste, FRANCIELI KRAWCZAK, ainda cita ainda outro projeto realizado, o Natal Solidário, que é desenvolvido com a professora DENISE e turmas do quinto ano. Inicialmente o projeto foi realizado na Casa Lar Dona Maria, de Iporã do Oeste, onde os alunos arrecadaram presentes e levaram até os idosos. Outra ação desenvolvida na escola foi com turmas do primeiro ano, quando a professora DENISE e alunos arrecadaram brinquedos que estudantes do quinto ano não utilizam mais em casa, e doaram para alunos do primeiro ano. A diretora do CIEF de Iporã do Oeste, RAQUEL WANDSCHER, complementa que a escola permite que os professores desenvolvam projetos com os alunos, que sejam desempenhados na comunidade. Ela destaca que as ações sempre registram bom retorno e demonstra a satisfação dos professores e alunos em contribuir para a sociedade neste momento de dificuldade.


A administração de Iporã do Oeste assinou nessa semana o repasse de recursos para 22 entidades. A informação é do secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, WILSON MALLMANN. Segundo ele, o montante de recursos que foi assinado é de 440 mil reais. Cada uma das 22 entidades será contemplada com 20 mil reais, de recursos próprios da administração, oriundos das economias realizadas durante o ano. O secretário explica que a princípio seriam beneficiadas 23 entidades, porém uma delas não estava com a documentação regularizada. As contempladas são três da cidade e as demais de cada uma das comunidades de Iporã do Oeste. O projeto foi encaminhado pelo prefeito ao Legislativo com finalidade de auxiliar as entidades sociais ou associações comunitárias, após longo período com atividades paralisadas devido à pandemia. Os vereadores compreenderam essa necessidade e aprovaram o projeto.


O secretário de Planejamento de Iporã do Oeste comenta que as finanças das entidades se tornaram precárias e algumas inclusive passam por sérias dificuldades de manutenção. Até para retomar as atividades, necessitaram fazer investimentos na estrutura ou mobiliário. Para receber os recursos da administração, a entidades sociais ou associações comunitárias precisaram apresentar cerca de 12 documentos e também um plano de trabalho e aplicação dos recursos. WILSON MALLMANN cita entre as ações dispostas nos planos de trabalho das entidades, necessidades de reformas em assoalho, pintura externa e interna, colocação de alambrado, no caso de campo de futebol, aquisição de churrasqueira, colocação de manta asfáltica ou reforma de telhado, e aquisição de mesa. O secretário de Planejamento enfatiza que os recursos vão melhorar as condições das entidades, promovendo mais conforto e qualidade de vida para as pessoas que frequentarem esses espaços sociais. Ele agradece a todos que se empenharam no projeto, aos vereadores pela aprovação e também às lideranças das entidades, que regularizaram a documentação e assim puderam se credenciar para receber o recurso.


Administração realiza planejamento interno para 2022. Segundo WILSON MALLMANN, secretário de Planejamento de Iporã do Oeste, algumas leis nesse sentido foram aprovadas, como o plano plurianual, LDO, Loa e Lei Orçamentária. Outros documentos ainda estão para ser aprovados, e assim que isso for providenciado, a administração vai reunir a equipe interna para fazer maiores encaminhamentos. MALLMANN cita ainda que o orçamento da prefeitura para o próximo ano é de 36 milhões e 900 mil reais.


-COMANDANTE DA PMA APONTA QUE GRANDE PARTE DAS PESCAS IRREGULARES OCORREM EM ITAPIRANGA E MONDAÍ

-TRÊS JOVENS SÃO DETIDOS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO; DOIS DELES EM FLAGRANTE

-ADOLESCENTE MORRE APÓS SOFRER DESCARGA ELÉTRICA


O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado para fazer captura de taturanas por volta das 11h30 de hoje. Foi na Linha Esquina Gaúcha, próximo à Eurofrig, em Iporã do Oeste. As taturanas estavam em três pontos de uma árvore e os bombeiros fizeram a remoção antes de exterminar os insetos, cavoucando buraco para enterrar. Segundo informações dos bombeiros, um senhor teria encostado nas taturanas e foi orientado a procurar atendimento médico. Os bombeiros alertam para nos casos de encontrar esses insetos, a pessoa usar luvas para retirar, e um recipiente grande, para evitar contato, antes do extermínio. Caso encostar nas taturanas, procurar atendimento imediato.


A Polícia Militar Ambiental ainda registra pesca durante o período de piracema no Extremo Oeste do estado. A constatação é do comandante ALCENIR MINUSCOLLI. O período de piracema teve início no dia primeiro de outubro e segue até 31 de janeiro do ano que vem. Para o comandante, as pessoas ainda estão cientes do período, contudo, continuam desobedecendo as regras ambientais. Ele informa que até o momento foram apreendidos mais de oito mil metros de rede, o que representa alto número num período curto de piracema. MINUSCOLLI destaca que durante estes quatro meses os peixes precisam repovoar os rios, e se isso não for respeitado, poderá trazer consequências ambientais. Como também aos pescadores, que poderão responder administrativamente e penalmente pelos crimes ao meio ambiente. MINUSCOLLI lembra ainda que a Polícia Ambiental está trabalhando estrategicamente para coibir a pesca irregular durante este período.


Grande parte dos registros de pesca irregular estão nos municípios de Itapiranga e Mondaí, tendo em vista que o Rio Uruguai passa por essas localidades. Mas devido a sua extensão, somado ao baixo efetivo de profissionais, as fiscalizações acabam sendo prejudicadas. O comandante ALCENIR MINUSCOLLI explica que em alguns casos a PMA não obtém êxito no flagrante porque muitos pescadores irregulares acabam conseguindo visualizar os policiais antes mesmo da chegada deles. Em certos momentos foram apreendidos apenas os materiais utilizados na pesca. O comandante salienta ainda que durante a suspensão, os pescadores profissionais recebem recursos do governo federal para cobrir as despesas mensais.


Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um homem arromba a porta de uma pizzaria e invade o estabelecimento. O fato ocorreu no Bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste, por volta das 3h da madrugada desta terça-feira. O crime durou pouco mais de 10 minutos e só foi notado durante a tarde de terça, quando um vizinho percebeu que o local estava com a porta aberta e todo bagunçado. Nas imagens é possível ver o momento que um homem de casaco listrado e boné invade o local e realiza o roubo. De acordo com a proprietária da pizzaria, o criminoso levou aproximadamente 250 reais do caixa, além de bebidas e produtos alimentícios. A Polícia Militar foi acionada e lavrou o Boletim de Ocorrências. A Polícia Civil investiga o caso.


A Polícia Militar de Itapiranga prendeu um homem por volta das 21 horas desta quarta-feira, por descumprir medida protetiva de urgência. A prisão ocorreu no bairro Portal do Sol, em Itapiranga. A PM foi acionada, foi até o local e constatou o descumprimento. O homem foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil de Iporã do Oeste para os procedimentos.


Uma mulher com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas foi detida na manhã desta quarta-feira. O fato foi registrado no bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. Durante Operação Hórus, a Polícia Militar visualizou a mulher, de 26 anos, que possuía sentença de nove anos e quatro meses de reclusão. Ela foi presa e encaminhada ao presídio de São Miguel do Oeste. Já na noite de ontem, dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Foi por volta das 22h, em Anchieta. A Polícia Militar abordou uma motocicleta HONDA/CG na BR 161, com dois jovens, um de 21 e outro de 23 anos. Em busca pessoal, com um deles foi localizada porção de cocaína pesando 21,2 gramas, um pedaço de maconha prensada, pesando 4,2 gramas, e um cigarro de maconha. Os homens foram presos e as drogas apreendidas.


Tráfico e consumo de drogas na região causa preocupação à Polícia Civil, devido aos vários problemas que isso gera na sociedade. A manifestação é da Delegada JOELMA ALBERTON. Ela responde pela Comarca de Itapiranga durante o mês de dezembro, incluindo ainda os municípios de Tunápolis e São João do Oeste. A delegada observa que as cidades pequenas já não têm a mesma tranquilidade de anos passados e enfrentam situações que eram registradas apenas nos grandes centros urbanos. Um dos motivos para aumento da criminalidade é o tráfico e consumo de drogas que desencadeiam outros crimes que incluem atos de violência nas famílias e também na sociedade de modo geral. É uma das maiores preocupações da Polícia Civil por ser um crime constante.


A delegada JOELMA ALBERTON ressalta que o tráfico de drogas ocorre de forma continuada, quando um criminoso é retirado de circulação, outro assume a função e o ciclo prossegue. Ela diz que a região de fronteira possui agravante e merece atenção especial das forças de segurança para evitar aumento da criminalidade. A delegada relata que as ocorrências comprovam envolvimento de jovens, mulheres e até adolescentes no tráfico de drogas e por isso as famílias precisam estar atentas ao comportamento dos filhos e suas companhias. JOELMA cita ainda que o uso de drogas é um problema de saúde pública e acaba refletindo em crimes patrimoniais praticados por usuários que não conseguem sustentar as despesas do vício.


Delegados de polícia procuram dar prioridade para crimes mais graves como homicídio e estupro. JOELMA ALBERTON admite que a falta de rotina de trabalho na delegacia de Itapiranga gera prejuízo nas investigações. Ela cita que uma das funções do delegado é a coordenação do trabalho investigativo, o que não ocorre diariamente por falta de um profissional efetivo. JOELMA garante que o delegado designado a cada mês possui comprometimento, porém não está presente na rotina de trabalho da delegacia. Ela também chama atenção para a grande área de atuação que inclui 35 municípios para os plantões em feriados e fins de semana. Entre os principais destaques na região seguem os crimes sexuais praticados contra crianças e adolescentes. A delegada alerta que nessa época do ano cresce o número de estelionatos do tipo parente que está precisando de ajuda, e a troca de fotos de cunho sexual, que geram chantagens na sequência.


Um adolescente de 14 anos morreu após sofrer descarga elétrica ao encostar em extensão. O óbito foi registrado na manhã de ontem, na própria residência do menor, na Linha Biguá, interior de Iraceminha. A vítima foi identificada como MAICON ROBERTO ALT. Familiares relataram à Polícia Militar que o jovem teria encostado em uma extensão e sofreu a descarga elétrica. Ele foi socorrido e levado até o Posto de Saúde de Iraceminha, onde a equipe tentou manobras de reanimação, mas não resistiu. O Instituto Geral de Perícias de São Miguel do Oeste foi acionado para a retirada do corpo e análise.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.