-MINISTÉRIO DA SAÚDE APRESENTA PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID
-GOVERNO DE SC ESTIMA VACINAR MENOS DE 40 POR CENTO DA POPULAÇÃO EM 2021
-LEGISLATIVO REJEITA PROJETO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA O EXECUTIVO DE TUNÁPOLIS
-VEREADORES DISCUTEM PROJETO QUE EXIGE ESCOLARIDADE MÍNIMA PARA CARGOS COMISSIONADOS
-TUNÁPOLIS SUSPENDE EVENTOS SOCIAIS E ESPORTIVOS E FECHA PARQUES DO MUNICÍPIO
-SECRETÁRIA DE SAÚDE ORIENTA SOBRE ALTERAÇÕES DE ATENDIMENTO NESTE MÊS
-MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CARRO
-VEÍCULO É APREENDIDO APÓS COLISÃO EM MOTO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Arábia Saudita anunciou nesta terça-feira o início de uma campanha de vacinação em massa contra o coronavírus, poucos dias após aprovar a vacina da aliança americana-alemã Pfizer/BioNTech. A campanha de vacinação terá três etapas. A primeira fase abrange as pessoas mais vulneáveis, como as maiores de 65 anos, pessoas que sofrem de obesidade e doenças crônicas graves ou que trabalham em profissões particularmente expostas ao vírus. A segunda beneficiará as pessoas maiores de 50 anos, outros profissionais da saúde e os que possuem doenças menos graves. Por último, todas as demais pessoas.
A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, disse nesta quarta-feira que todos os 27 países do bloco começarão a vacinar sua população "no mesmo dia", assim que uma vacina for aprovada pelo órgão regulador europeu. A Agência Europeia de Medicamentos (AEM), com sede em Amsterdã, adiantou para 21 de dezembro uma reunião que discutirá a liberação da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. Caso seja aprovada, é possível que uma campanha de vacinação comece já antes do Natal.
A porta-voz do governo norte-americano afirmou, nesta terça-feira, que o presidente DONALD TRUMP recebeu indicação da equipe médica para que recebesse a imunização contra o novo coronavírus, porém isso só deverá acontecer depois que profissionais da saúde e pessoas do grupo de risco já tenham sido vacinados. TRUMP havia sido diagnosticado com a Covid-19 e passou por tratamento. Os efeitos da terapia ainda estariam presentes no organismo do presidente e por isso ele não teria urgência em receber a imunização.
O presidente JAIR BOLSONARO participou na manhã desta quarta-feira, por videoconferência, da reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O encontro de chefes de Estado ocorre duas semanas após BOLSONARO ter a primeira reunião bilateral com o presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ. Os dois têm uma relação marcada por hostilidades. No encontro, Uruguai passou a presidência do bloco à Argentina.
O relator da medida provisória que prevê a compra de vacina contra a Covid-19 pelo programa internacional Covax Faciliy, deputado GENINHO ZULIANI, informou que o texto a ser votado pelo Congresso terá a previsão de um “termo de consentimento” a ser assinado por quem tomar a futura vacina. ZULIANI se reuniu com o presidente JAIR BOLSONARO nesta terça-feira e afirmou que o termo a ser assinado pelos cidadãos vai tirar da União a responsabilidade sobre eventuais efeitos colaterais da vacina. O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA disse nesta terça-feira que a MP será votada na quinta sem a exigência de que os vacinados assinem um termo de responsabilidade.
O presidente JAIR BOLSONARO e o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, apresentaram nesta quarta-feira o "plano nacional de operacionalização da vacinação" contra o novo coronavírus. Ontem, o Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal que o governo prevê iniciar a vacinação contra a Covid-19 em até cinco dias após o registro ou autorização das doses pela Anvisa e a entrega dos primeiros lotes. Ainda de acordo com esse novo documento, a vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses. Serão quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a "população em geral".
No período de janeiro a novembro, as vendas externas do estado totalizaram sete bilhões 447 milhões de dólares, uma queda de nove vírgula quatro por cento frente ao mesmo período de 2019. Em novembro, Santa Catarina obteve com exportações 683 milhões de dólares, zero vírgula seis por cento a mais do que mesmo mês do ano passado. O principal destino foi os Estados Unidos, com crescimento de 30 por cento frente ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, chamou a atenção o crescimento de cem por cento nas exportações de barcos e iates no mês, também em relação ao mesmo período de 2019.
O governo de Santa Catarina trabalha com a estimativa inicial de vacinar cerca de dois milhões e 800 mil pessoas contra o coronavírus em 2021, o que representa 38 vírgula seis por cento da população do Estado, hoje em sete milhões e 200 mil habitantes. O número equivale ao total de pessoas que pertencem aos grupos prioritários detalhados pela Secretaria de Estado de Saúde no plano de vacinação estadual. A vacinação vai começar pelo grupo prioritário. Os detalhes devem ser divulgados nesta quarta-feira. A secretaria também não trabalha com datas para o início da imunização pois não há no país vacinas aprovadas pela Anvisa..
O Governo do Estado deu sequência ao processo de desoneração da cadeia produtiva em Santa Catarina, com a revogação de cobrança de ICMS por Substituição Tributária dos produtos farmacêuticos, medicamentos, higiene e beleza e bebidas quentes. A medida passa a valer a partir de primeiro de janeiro. Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o varejo catarinense é preponderantemente composto por grandes redes e lojas formais, que emitem notas fiscais em todas as operações. Por isso, não justifica a cobrança antecipada, pois o imposto é recolhido nas vendas.
-LEGISLATIVO REJEITA PROJETO DE DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA PARA O EXECUTIVO DE TUNÁPOLIS
-VEREADORES DISCUTEM PROJETO QUE EXIGE ESCOLARIDADE MÍNIMA PARA CARGOS COMISSIONADOS
-TUNÁPOLIS SUSPENDE EVENTOS SOCIAIS E ESPORTIVOS E FECHA PARQUES DO MUNICÍPIO
-SECRETÁRIA DE SAÚDE ORIENTA SOBRE ALTERAÇÕES DE ATENDIMENTO NESTE MÊS
Epagri de Descanso registra grande procura de recursos pelos programas governamentais. De acordo com o extensionista rural, ZOLMIR FRIZZO, 2020 foi um ano de muita demanda por parte dos agricultores, considerando prejuízos com estiagem, tornado e ciclone. Ele cita que Descanso foi o município que mais acessou as políticas públicas e programas governamentais para auxiliar os produtores. FRIZZO comenta que cerca de 20 famílias agricultoras, que registraram os maiores danos com o tornado, foram contempladas com 250 mil reais pelo governo do estado para recuperação das propriedades. Já o governo federal disponibilizou mais de dois milhões e meio de reais em crédito e custeio, contemplando mais de 80 propriedades. O extensionista cita ainda o programa Menos Juro, em que o estado paga até 2,5% dos juros, pelo qual foram destinados aos agricultores mais de um milhão de reais.
O extensionista cita também os programas emergenciais anunciados recentemente pelo governo para famílias de baixa renda. Cada família pode acessar até 10 mil reais. O extensionista rural, ZOLMIR FRIZZO, ressalta que a Epagri também tem gerenciado a destinação de sementes de milho, até três sacas por agricultor, para o replantio das áreas atingidas pela seca. Descanso recebeu inicialmente 330 sacas pelo programa emergencial, o que segundo o extensionista é uma cota insuficiente para atender a demanda. FRIZZO lembra que no programa normal do troca-troca mais de 500 famílias acessaram duas mil e 300 sacas de sementes. O subsídio de governo neste programa foi de mais 220 mil reais. Pelo programa de calcário mais de 120 famílias acessaram mais de duas toneladas do insumo. Conforme o extensionista, o total em subsídios do governo ultrapassa os dois milhões de reais.
Escola Municipal Cinderela de Santa Helena realiza encerramento do ano letivo hoje. Segundo a diretora, ILONI MANFROI, ainda no dia 11 de dezembro foi realizada a formatura do pré-escolar, em evento diferente do tradicional devido aos cuidados para evitar a transmissão do vírus. Da mesma forma, a diretora cita que está sendo programado o encerramento do ano letivo. ILONI comenta que para evitar aglomerações, o encerramento será feito na rua em frente à escola, das 15 às 19 horas. Ela explica que os pais somente irão passar em frente ao educandário para retirar a avaliação dos seus filhos, e também a entrega do presente do Papai Noel.A direção e os professores estarão organizados para atender as turmas. ILONI considera que mesmo que o abraço não seja possível, por meio de palavras será possível transmitir a gratidão as famílias pelo apoio neste ano tão difícil. A escola atende desde a creche até o quinto anodo ensino fundamental.
Descanso completa 64 anos de emancipação político administrativa. Em função da pandemia, neste ano não haverá evento comemorativo. O secretário de Administração e Finanças, PAULO LAUXEN, destaca que estas mais de seis décadas são resultado de muito trabalho e dedicação do povo que iniciou a colonização por volta de 1930. Ele recorda que a comunidade de Leste recebeu as primeiras famílias em 1928, completando este ano 92 anos de colonização. LAUXEN cita que a colonização se expandiu para linha Vorá, e a comunidade de Riqueza do Oeste, que hoje pertence à Bandeirante. O secretário ressalta que o nome do município é em função da Coluna Prestes ter descansado no local em fevereiro de 1925. Inicialmente a sede do município era para ser na linha Leste, maior comunidade na época. A família do prefeito nomeado na época, ELISEU ORO, era natural desta comunidade.
Conselho aprova Plano Municipal de Turismo de Tunápolis. O Conselho Municipal de Turismo de Tunápolis foi criado em maio de 2019 e, a partir desta data, a pauta do turismo ganhou destaque. Nesse período, a administração nomeou uma diretora para coordenar o setor de Cultura e Turismo. O município também fez uma parceria com o Sebrae, que resultou na contratação de uma assessoria para a elaboração do Plano Municipal de Turismo. A metodologia adotada para a elaboração do Plano contou com pesquisa de gabinete, em internet, livros, artigo, mapas, sites, documentos e leis, saídas à campo para conhecer a realidade do município, reuniões e seminários que contaram com a participação de interessados em fomentar o turismo. No dia nove de dezembro a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo apresentou o Plano ao Conselho, que foi aprovado por unanimidade.
Conforme a diretora de Cultura e Turismo, JAÍNE FRIEDRICH, o Plano Municipal aponta os cenários do turismo internacional, nacional, estadual e da região Caminhos da Fronteira. O plano contém mais de 80 páginas. A secretária de Educação, ANGELITA BOURSCHEID, apresentou o Plano e destacou as atrações diversas e as que tem potencial de serem exploradas. Ela cita que o município possui atrativos públicos, culturais, os atrativos em potencial da iniciativa privada, no qual Tunápolis já possui diversos locais aptos a receber visitantes e ainda os atrativos gastronômicos. Conforme o presidente do Conselho, VANDUIR MATIAS DETERS, durante esse período de estudos e debates foi definido o destaque para o Turismo Ecológico. Ele cita que Tunápolis já possui eventos como o Pedala Tunápolis e a Trilha do Alemão e poderá explorar mais trilhas, cachoeiras e locais próximo a rios que oferecem a interação com o Meio Ambiente.
O plano possui diversas linhas de ação, que deverão ser trabalhadas a partir da implantação definitiva. O prefeito, RENATO PAULATA recebeu o plano nesta terça-feira. Ele ressaltou a riqueza das informações contidas no documento e enalteceu o trabalho desenvolvido pela secretaria responsável, departamento de Turismo, assessora TRAUTE LIMBERG, do Conselho e de todas as pessoas que se envolveram e participaram de forma voluntária nas discussões. O plano será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação. O prefeito eleito, MARINO FREY, integra o Conselho e enalteceu também a escolha do turismo sustentável como o foco principal de trabalho e anunciou que o mesmo fará parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Finanças e Turismo. Tunápolis pretende ser referência em turismo sustentável na região turística Caminhos da Fronteira até 2025.
Legislativo rejeita projeto de dotação orçamentária para o executivo de Tunápolis. A vereadora, MARLEI BIEGGER, que foi contrária ao projeto, explica que a dotação orçamentária, no valor de um milhão e 54 mil reais, tinha como objetivo tirar recursos de um setor para suplementar outro. Ela afirma que como o projeto deu entrada no dia 26 de novembro, havia prazo para a discussão dos vereadores ainda na sessão desta segunda-feira. MARLEI diz que nos quatro anos anteriores todas as dotações orçamentárias foram aprovadas em regime de urgência, mas desta vez, ninguém do executivo procurou os vereadores para explicar sobre a transferência de valores entre os setores. Da dotação, a vereadora cita que 562 mil reais seriam destinados para pavimentação. Ela considera que o valor deveria ser deixado como recurso livre para a próxima gestão, considerando as dificuldades enfrentadas neste ano.
Outro questionamento dos cinco vereadores da oposição que votaram contra, foi à retirada de 430 mil do setor da Saúde, considerando o cenário anual da pandemia que exige recursos para investimentos. MARLEI BIEGGER cita que o projeto também previa a transferência de 112 mil do setor da assistência social, com a finalidade de destinar o valor para mobiliar a nova creche. A vereadora reforça que o projeto de dotação orçamentária seria uma forma de comprometer a disponibilidade de recursos para a próxima gestão. Ela considera que é uma forma também de confundir a opinião pública e distorcer a informação. Com a rejeição da dotação, MARLEI lembra que o prefeito ainda pode encaminhar um projeto substitutivo, convocando os vereadores para uma sessão extraordinária durante a semana. A última sessão ordinária do ano será realizada no dia 21 de dezembro.
Vereadores discutem projeto que exige escolaridade mínima para cargos comissionados em Iporã do Oeste. Na sessão do legislativo desta segunda-feira, os vereadores aprovaram em primeira votação o projeto de lei complementar do executivo que trata sobre a escolaridade mínima para cargos comissionados da prefeitura. Para cargos de secretário, assessor de gabinete e assessor de comunicação e imprensa é exigida escolaridade mínima de ensino superior. Já para o cargo de diretor, a exigência é de ensino médio. Na justificativa, o executivo afirma que o objetivo é atingir o princípio da eficiência, e que os munícipes estão cada vez mais exigentes em relação aos servidores escolhidos para exercerem funções públicas, e a qualificação favorece a qualidade e a eficiência dos serviços. O executivo afirma ainda que o projeto foi uma deliberação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, PRODELI, por meio de ofício encaminhado a administração.
Na primeira votação, o projeto de escolaridade mínima foi aprovado por seis vereadores e três votos foram contrários. Votaram contra os vereadores MÁRIO RIBEIRO DE FREITAS, SIRIO ASSAMANN e DARCI RIBEIRO DE FREITAS. De acordo com o vereador MÁRIO RIBEIRO DE FREITAS, o projeto terá validade somente a partir da próxima gestão que assume em janeiro, e avalia que deveria ter sido enviado pelo executivo antes, não somente agora no encerramento do mandato. Ele considera que a exigência de escolaridade trará dificuldades na definição dos cargos para a próxima gestão. O vereador explica que não é contrário a formação, inclusive durante seu mandato foi a favor de vários projetos em prol de estudantes.
MÁRIO RIBEIRO DE FREITAS defende a contratação de pessoas para os cargos comissionados que tenham curso superior e principalmente conhecimento na área que vão assumir, mas considera que outros aspectos se tornam mais importantes em alguns cargos do que a própria formação. O vereador cita como exemplo os cargos de diretor e coordenador, em que a principal característica deve ser a capacidade de liderança, e depois conhecer a área que vai assumir e disposição para executar o seu trabalho. MÁRIO lembra que para se candidatar a cargos como prefeito ou vereador, não há exigência de escolaridade, mas avalia que nem por isso os eleitos deixam de trabalhar com eficiência, o que aponta ser resultado da experiência e capacidade de administração. Ele diz que a exigência de escolaridade no município deve ser feita se houver lei maior que defina sobre isso. Para a segunda votação, o vereador afirma que irá manter seu voto contrário.
Entre os vereadores que votaram favoráveis, MÁRIO HECK afirma que apesar de ter votado a favor, considera que o projeto veio em um momento inoportuno por ser final de mandato. Ele avalia ainda que se a atual administração tinha o interesse de mudar esse critério, deveria ter antecipado o envio do projeto para a Camara de Vereadores. Como professor, MÁRIO diz que sempre incentivou os estudos, e considera que o conhecimento em áreas específicas dos cargos públicos contribui para a eficiência do serviço. Ele comenta que foi rejeitada a emenda ao projeto que sugeriu reduzir a exigência de escolaridade de ensino superior para ensino médio. O vereador lembra que o projeto define que para os nomeados que estiverem cursando o nível de ensino exigido será obrigatória apresentação anual de declaração expedida pela instituição de ensino, comprovando a real situação de matrícula. A segunda votação será na sessão de segunda-feira.
Tunápolis suspende eventos sociais e atividades esportivas até dia 23 de dezembro. A suspensão ocorre devido ao aumento dos casos de Covid, podendo a data ser prorrogada se a situação continuar se agravando. As vigilâncias Sanitária Municipal e Regional e Polícia Militar irão fiscalizar os locais para garantir o cumprimento das medidas exigidas pelo decreto. O descumprimento do decreto constitui infração sanitária sujeita a multa. Ainda conforme o decreto, a administração, juntamente com a vigilância sanitária, determinou o fechamento dos parques do município, a partir desta terça-feira, por tempo indeterminado, como medida de prevenção contra o avanço do coronavírus. No boletim divulgado ontem, consta que o município possui 557 casos confirmados e 35 ativos.
Secretária de Saúde de Iporã do Oeste orienta sobre alterações de atendimento neste mês. A secretária ELISE WALKER, explica que assim como nos anos anteriores, em dezembro o foco dos trabalhos é o fechamento de contas e neste momento também da gestão. Ela comenta que durante todo o mês o atendimento será somente dos casos de urgência, e as consultas e exames de rotina serão retomados somente no próximo ano. Conforme a secretária, também há profissionais em férias, mas uma equipe está mantida para trabalhar principalmente a prevenção a Covid. Os agentes comunitários de saúde estão repassando as famílias as alterações em cada uma das quatro áreas de saúde. ELISE enfatiza que na última semana iniciou a transição de governo no setor da Saúde com a nova equipe de governo, e avalia que este trabalho está ocorrendo de forma tranquila e transparente, assim como foi determinado que fosse pela atual gestão.
Em relação ao quadro de Covid, a secretária ressalta que até ontem eram 13 casos ativos, nenhum hospitalizado. São vários pacientes internados no hospital de Iporã do Oeste, que disponibiliza de leitos para internação por coronavírus, mas todos de outras cidades. ELISE WALKER afirma que em reunião com a equipe técnica da saúde, foi identificado que as pessoas não estão procurando o Centro de Saúde no início dos sintomas, o que é considerado grave. Ela lembra que considerando os índices, o município está em uma situação confortável, mas isso pode não representar a realidade, devido aos falsos positivos dos testes. A secretária diz que está sendo usado um novo teste rápido em que a coleta é feita pela secreção do nariz, e a confiabilidade é superior ao outro teste. Este novo teste pode ser feito no início dos sintomas, não sendo necessário os dez dias de isolamento para só após isso fazer a testagem.
Com testes mais eficientes, a secretária de Saúde de Iporã do Oeste alerta para possível aumento nos casos de Covid. ELISE WALKER comenta que isso não é motivo para a população se desesperar, e sim, continuar e reforçar os cuidados preventivos de usar máscara, lavar as mães com freqüência e manter o distanciamento social. Ela afirma que todo cuidado é necessário para evitar o agravamento dos casos e as internações na UTI, considerando que os leitos do hospital regional de SMOeste já estão lotados. Além disso, ELISE lembra que é preciso pensar também em pacientes que possam ter a necessidade de vir a utilizar os leitos para outras doenças que não apenas a Covid. Ela defende também que se faz necessário melhorar o isolamento dos pacientes positivados para o vírus, evitando a transmissão para outras pessoas.
-MOTOCICLISTA FICA FERIDA EM COLISÃO FRONTAL CONTRA CARRO
-VEÍCULO É APREENDIDO APÓS COLISÃO EM MOTO
Estabelecimento é flagrado atendendo durante a madrugada em Descanso. Na madrugada desta quarta-feira, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência em que foram infringidas as medidas preventivas para evitar a propagação da Covid. A PM flagrou um estabelecimento comercial na avenida Santa Helena, centro de Descanso, com as portas abertas e os clientes na área aberta do local. A guarnição confeccionou um boletim de ocorrência, e os envolvidos foram orientados e liberados.
Motociclista fica ferida em colisão frontal contra carro. A colisão, envolvendo um HB20, placas de Santa Helena, e uma moto Biz ocorreu no cruzamento da Waldemar Rangrab com a rua Guanabara no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 20 horas e 30 minutos desta terça-feira. De acordo com o condutor do veículo, ao entrar na Guanabara não percebeu a moto Honda Biz vindo a colidir frontalmente. Com a colisão a motociclista sofreu escoriações na perna esquerda, região do tornozelo, e se queixava de dores no ombro direito. Ela foi conduzida ao atendimento médico pela equipe do Corpo de Bombeiros. Em consulta ao sistema foi constatado que o veículo HB20 possuía débitos de licenciamento.
Veículo é apreendido após colisão em moto. Por volta das 18 horas de ontem, a Polícia Militar de São Miguel do Oeste atendeu um acidente na Rua Dom Pedro Dois. No local ocorreu uma colisão envolvendo uma moto Honda CG 160 e um Senic. Segundo relato dos envolvidos, o condutor do veículo saiu do estacionamento entrou na pista e não viu a moto que estava transitando pela via, ocasionando a colisão. O condutor da moto sofreu lesões leves e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Em consulta ao sistema foi constatado que o veículo Senic estava com débitos de licenciamento. Foi confeccionado o Boletim de Ocorrência, lavrada a notificação cabível e o veículo removido ao pátio de apreensões.