-MINISTÉRIO DA SAÚDE APRESENTA PLANO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID
-GOVERNO DE SC ESTIMA VACINAR MENOS DE 40 POR CENTO DA POPULAÇÃO EM 2021
-TUNÁPOLIS SUSPENDE EVENTOS ATÉ DIA 23 DE DEZEMBRO
-LEGISLATIVO REJEITA PROJETO DE REMANEJAMENTO DE RECURSOS
-ITAPIRANGA CONCLUI ATÉ O NATAL INSTALAÇÃO DE LÂMPADAS DE LED
-EDUCAÇÃO INFANTIL AMPLIA CORRICULO PARA CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA
-CONDUTORA DE MOTONETA FICA FERIDA EM COLISÃO CONTRA CARRO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 10 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Arábia Saudita anunciou nesta terça-feira o início de uma campanha de vacinação em massa contra o coronavírus, poucos dias após aprovar a vacina da aliança americana-alemã Pfizer/BioNTech. A campanha de vacinação terá três etapas. A primeira fase abrange as pessoas mais vulneáveis, como as maiores de 65 anos, pessoas que sofrem de obesidade e doenças crônicas graves ou que trabalham em profissões particularmente expostas ao vírus. A segunda beneficiará as pessoas maiores de 50 anos, outros profissionais da saúde e os que possuem doenças menos graves. Por último, todas as demais pessoas.
A presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN, disse nesta quarta-feira que todos os 27 países do bloco começarão a vacinar sua população "no mesmo dia", assim que uma vacina for aprovada pelo órgão regulador europeu. A Agência Europeia de Medicamentos (AEM), com sede em Amsterdã, adiantou para 21 de dezembro uma reunião que discutirá a liberação da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech. Caso seja aprovada, é possível que uma campanha de vacinação comece já antes do Natal.
A porta-voz do governo norte-americano afirmou, nesta terça-feira, que o presidente DONALD TRUMP recebeu indicação da equipe médica para que recebesse a imunização contra o novo coronavírus, porém isso só deverá acontecer depois que profissionais da saúde e pessoas do grupo de risco já tenham sido vacinados. TRUMP havia sido diagnosticado com a Covid-19 e passou por tratamento. Os efeitos da terapia ainda estariam presentes no organismo do presidente e por isso ele não teria urgência em receber a imunização.
O presidente JAIR BOLSONARO participou na manhã desta quarta-feira, por videoconferência, da reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O encontro de chefes de Estado ocorre duas semanas após BOLSONARO ter a primeira reunião bilateral com o presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ. Os dois têm uma relação marcada por hostilidades. No encontro, Uruguai passou a presidência do bloco à Argentina.
O relator da medida provisória que prevê a compra de vacina contra a Covid-19 pelo programa internacional Covax Faciliy, deputado GENINHO ZULIANI, informou que o texto a ser votado pelo Congresso terá a previsão de um “termo de consentimento” a ser assinado por quem tomar a futura vacina. ZULIANI se reuniu com o presidente JAIR BOLSONARO nesta terça-feira e afirmou que o termo a ser assinado pelos cidadãos vai tirar da União a responsabilidade sobre eventuais efeitos colaterais da vacina. O presidente da Câmara dos Deputados, RODRIGO MAIA disse nesta terça-feira que a MP será votada na quinta sem a exigência de que os vacinados assinem um termo de responsabilidade.
O presidente JAIR BOLSONARO e o ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, apresentaram nesta quarta-feira o "plano nacional de operacionalização da vacinação" contra o novo coronavírus. Ontem, o Ministério da Saúde informou ao Supremo Tribunal Federal que o governo prevê iniciar a vacinação contra a Covid-19 em até cinco dias após o registro ou autorização das doses pela Anvisa e a entrega dos primeiros lotes. Ainda de acordo com esse novo documento, a vacinação no Brasil deve ser concluída em 16 meses. Serão quatro meses para vacinar todos os grupos prioritários e, em seguida, 12 meses para imunizar a "população em geral".
No período de janeiro a novembro, as vendas externas do estado totalizaram sete bilhões 447 milhões de dólares, uma queda de nove vírgula quatro por cento frente ao mesmo período de 2019. Em novembro, Santa Catarina obteve com exportações 683 milhões de dólares, zero vírgula seis por cento a mais do que mesmo mês do ano passado. O principal destino foi os Estados Unidos, com crescimento de 30 por cento frente ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, chamou a atenção o crescimento de cem por cento nas exportações de barcos e iates no mês, também em relação ao mesmo período de 2019.
O governo de Santa Catarina trabalha com a estimativa inicial de vacinar cerca de dois milhões e 800 mil pessoas contra o coronavírus em 2021, o que representa 38 vírgula seis por cento da população do Estado, hoje em sete milhões e 200 mil habitantes. O número equivale ao total de pessoas que pertencem aos grupos prioritários detalhados pela Secretaria de Estado de Saúde no plano de vacinação estadual. A vacinação vai começar pelo grupo prioritário. Os detalhes devem ser divulgados nesta quarta-feira. A secretaria também não trabalha com datas para o início da imunização pois não há no país vacinas aprovadas pela Anvisa..
O Governo do Estado deu sequência ao processo de desoneração da cadeia produtiva em Santa Catarina, com a revogação de cobrança de ICMS por Substituição Tributária dos produtos farmacêuticos, medicamentos, higiene e beleza e bebidas quentes. A medida passa a valer a partir de primeiro de janeiro. Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, o varejo catarinense é preponderantemente composto por grandes redes e lojas formais, que emitem notas fiscais em todas as operações. Por isso, não justifica a cobrança antecipada, pois o imposto é recolhido nas vendas.
Tunápolis suspende eventos sociais e atividades esportivas até dia 23 de dezembro. A suspensão ocorre devido ao aumento dos casos de Covid, podendo a data ser prorrogada se a situação continuar se agravando. As vigilâncias Sanitária Municipal e Regional e Polícia Militar irão fiscalizar os locais para garantir o cumprimento das medidas exigidas pelo decreto. O descumprimento do decreto constitui infração sanitária sujeita a multa. Ainda conforme o decreto, a administração, juntamente com a vigilância sanitária, determinou o fechamento dos parques do município, a partir desta terça-feira, por tempo indeterminado, como medida de prevenção contra o avanço do coronavírus. No boletim divulgado ontem, consta que o município possui 557 casos confirmados e 35 ativos.
Federalização da RS 163 tem mais um passo importante. O presidente da Amuceleiro e prefeito de Braga, CARLOS ALBERTO VIGNE, oficializou ontem o pedido de federalização da ERS 163, estrada que liga o município de Tenente Portela até Barra do Guarita, na divisa com Itapiranga. Ele esteve acompanhado do prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO TISSOT, em reunião com o chefe da Casa Civil do governo gaúcho, OTOMAR VIVIAN, no Palácio Piratini. A promessa do governo estadual é que o projeto que autoriza a federalização do trecho seja votado na primeira semana de 2021, na Assembleia Legislativa. Após aprovação por parte da Assembleia e sanção do governador, o pedido será encaminhado ao DNIT. A federalização da RS 163 é fundamental para o projeto de construção de uma ponte sobre o rio Uruguai, ligando Barra do Guarita a Itapiranga.
Conselho aprova Plano Municipal de Turismo de Tunápolis. O Conselho Municipal de Turismo de Tunápolis foi criado em maio de 2019 e, a partir desta data, a pauta do turismo ganhou destaque. Nesse período, a administração nomeou uma diretora para coordenar o setor de Cultura e Turismo. O município também fez uma parceria com o Sebrae, que resultou na contratação de uma assessoria para a elaboração do Plano Municipal de Turismo. A metodologia adotada para a elaboração do Plano contou com pesquisa de gabinete, em internet, livros, artigo, mapas, sites, documentos e leis, saídas à campo para conhecer a realidade do município, reuniões e seminários que contaram com a participação de interessados em fomentar o turismo. No dia nove de dezembro a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo apresentou o Plano ao Conselho, que foi aprovado por unanimidade.
Conforme a diretora de Cultura e Turismo, JAÍNE FRIEDRICH, o Plano Municipal aponta os cenários do turismo internacional, nacional, estadual e da região Caminhos da Fronteira. O plano contém mais de 80 páginas. A secretária de Educação, ANGELITA BOURSCHEID, apresentou o Plano e destacou as atrações diversas e as que tem potencial de serem exploradas. Ela cita que o município possui atrativos públicos, culturais, os atrativos em potencial da iniciativa privada, no qual Tunápolis já possui diversos locais aptos a receber visitantes e ainda os atrativos gastronômicos. Conforme o presidente do Conselho, VANDUIR MATIAS DETERS, durante esse período de estudos e debates foi definido o destaque para o Turismo Ecológico. Ele cita que Tunápolis já possui eventos como o Pedala Tunápolis e a Trilha do Alemão e poderá explorar mais trilhas, cachoeiras e locais próximo a rios que oferecem a interação com o Meio Ambiente.
O plano possui diversas linhas de ação, que deverão ser trabalhadas a partir da implantação definitiva. O prefeito, RENATO PAULATA recebeu o plano nesta terça-feira. Ele ressaltou a riqueza das informações contidas no documento e enalteceu o trabalho desenvolvido pela secretaria responsável, departamento de Turismo, assessora TRAUTE LIMBERG, do Conselho e de todas as pessoas que se envolveram e participaram de forma voluntária nas discussões. O plano será encaminhado à Câmara de Vereadores para aprovação. O prefeito eleito, MARINO FREY, integra o Conselho e enalteceu também a escolha do turismo sustentável como o foco principal de trabalho e anunciou que o mesmo fará parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Finanças e Turismo. Tunápolis pretende ser referência em turismo sustentável na região turística Caminhos da Fronteira até 2025.
Legislativo rejeita projeto de dotação orçamentária para o executivo de Tunápolis. A vereadora, MARLEI BIEGGER, que foi contrária ao projeto, explica que a dotação orçamentária, no valor de um milhão e 54 mil reais, tinha como objetivo tirar recursos de um setor para suplementar outro. Ela afirma que como o projeto deu entrada no dia 26 de novembro, havia prazo para a discussão dos vereadores ainda na sessão desta segunda-feira. MARLEI diz que nos quatro anos anteriores todas as dotações orçamentárias foram aprovadas em regime de urgência, mas desta vez, ninguém do executivo procurou os vereadores para explicar sobre a transferência de valores entre os setores. Da dotação, a vereadora cita que 562 mil reais seriam destinados para pavimentação. Ela considera que o valor deveria ser deixado como recurso livre para a próxima gestão, considerando as dificuldades enfrentadas neste ano.
Outro questionamento dos cinco vereadores da oposição que votaram contra, foi à retirada de 430 mil do setor da Saúde, considerando o cenário anual da pandemia que exige recursos para investimentos. MARLEI BIEGGER cita que o projeto também previa a transferência de 112 mil do setor da assistência social, com a finalidade de destinar o valor para mobiliar a nova creche. A vereadora reforça que o projeto de dotação orçamentária seria uma forma de comprometer a disponibilidade de recursos para a próxima gestão. Ela considera que é uma forma também de confundir a opinião pública e distorcer a informação. Com a rejeição da dotação, MARLEI lembra que o prefeito ainda pode encaminhar um projeto substitutivo, convocando os vereadores para uma sessão extraordinária durante a semana. A última sessão ordinária do ano será realizada no dia 21 de dezembro.
Seguem as instalações das lâmpadas de LED em Itapiranga. Serão substituídas mil e 100 lâmpadas na cidade, bairros e perímetro urbano da comunidade de Sede Capela. O investimento foi viabilizado pelo Programa Eficiência Energética. De acordo com o diretor de engenharia e projetos, DOUGLAS THIEL, a meta é concluir a instalação até o Natal proporcionando um salto na qualidade da iluminação pública. Outro fator positivo é a economia proporcionada com o novo sistema. O convênio com a Celesc disponibilizou mil e 100 luminárias, porém o município comprou mais 500 lâmpadas por meio do Conder. Objetivo é continuar a substituição na cidade e interior até concluir a substituição de todas as atuais lambadas. THIEL destaca que são mais de duas mil lâmpadas cadastradas na Celesc.
A continuidade do projeto é viabilizado com recursos do fundo de iluminação pública que prevê contribuição dos munícipes. O diretor de engenharia e projetos salienta que estão sendo identificados alguns problemas nas lâmpadas novas. Neste caso a população deve contribuir comunicando o setor de urbanismo ou até mesmo usando as redes sociais do município para alertar . DOUGLAS THIEL, chama atenção que a equipe formada pela empresa vencedora da licitação está conferindo durante a noite o funcionamento das lâmpadas instaladas. A empresa realiza reparos durante a noite garantindo rápido restabelecimento da iluminação pública.
Governo Municipal mantém as máquinas trabalhando durante todo o mês de dezembro. Estradas do interior também recebem atenção incluindo a manutenção da estrada Beira Rio, até o limite com Mondai. Recentemente ocorreu manutenção da estrada da fronteira, assim como o trabalho segue em outras regiões do município. O diretor de engenharia e projetos, DOUGLAS THIEL destaca ainda que foi concluída a colocação da camada de asfalto no trecho da Beira Rio até a entrada do CTG. A rua Valentim Link também recebeu camada asfáltica. Neste modelo de obra, o Município fez o trabalho de preparo da base, cabendo à empresa terceirizada a colocação do revestimento asfáltico. Nos serviços de acabamento, será feita a pintura de sinalização na pista.
Itapiranga terá escola infantil particular em 2021. O projeto é da professora ELAINE RAMBO, ex-secretária da Educação de Itapiranga. Ela informa que foi conluio o processo de credenciamento com resolução e publicação no diário oficial para educação infantil particular a partir de 2021. Serão atendidas crianças de quatro e cinco anos, na pré-escola regular e obrigatória. Ela destaca ainda os 12 anos de trabalho no contraturno escolar dando suporte para escolas públicas no desafio de cuidar, educar e ensinar. A professora chama atenção que será seguido o que exige o Ministério da Educação na questão pedagógica e currículo básico com documentação e avaliação de qualquer escola regular. ELAINE diz que na Exclusivação adota a metodologia de ensino, vivencial exclusiva com base nos 33 anos de atuação na educação.
Proposta da educação infantil particular tem situações específicas. A professora observa que é preciso ir além do discurso, vivenciar e praticar, respeitando os cinco campos de experiencia que o Ministério da Educação exige para suporte visando as disciplinas do ensino fundamental. De acordo com ELAINE RAMBO a educação infantil precisa de componentes para enriquecer com estudo da filosofia, yoga e robótica. Meta é desafiar as crianças a pensar e ao mesmo tempo acalmar e harmonizar as emoções além de despertar a inteligência artificial com a curiosidade cientifica. ELAINE aponta a necessidade de qualidade na oferta de conhecimentos científicos e também de lições práticas para a vida. A professora considera que os profissionais da educação devem servir as crianças com amor e desta forma os resultados serão mais efetivos em todos os estágios da formação.
Exclusivação tem metodologia inovadora na educação infantil.
Professor por excelência tem uma missão de servir com autoridade, estabelecendo vínculos com os alunos preparados para enfrentarem os desafios da vida. A professora ELAINE RAMBO destaca que a regra de ouro é educar e ensinar com firmeza e doçura. A Exclusivação terá formação de turma a partir de primeiro de fevereiro. ELAINE RAMBO afirma que as matrículas já estão abertas e com objetivo de formar apenas uma turma de manhã com crianças de cinco anos e uma a tarde com alunos de quatro anos. Ela ressalta que será uma nova oportunidade para as famílias na educação infantil. A escola também já está em processo de seleção de profissionais, logística e prática na escola que vai manter suas atividades na Rua da Matriz.
Homem leva dois tiros na cabeça e é socorrido pelos bombeiros. O Corpo de bombeiros de Campo Erê atendeu uma ocorrência para atender um homem de 41 anos com ferimento por arma de fogo. Quando os socorristas chegaram no local, encontraram um veículo Corsa, placas de Indaial, com quatro perfurações de arma de fogo, batido contra uma residência, e com a vítima dentro. O homem estava deitado sobre os bancos dianteiros, apresentando duas perfurações no crânio com hemorragia e perca de massa encefálica. Após procedimentos foi encaminhado ao hospital Santo Antônio de Campo Erê. A Polícia Militar de Campo Erê prestou auxílio até a chegada da Polícia Militar de Marmeleiro.
Condutora de motoneta fica ferida em colisão contra carro. Uma mulher sofreu ferimentos ao colidir frontalmente contra um HB20 placas de Santa Helena, no cruzamento da Waldemar Rangrab com a Guanabara no centro de São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 20 horas30 minutos desta terça-feira. De acordo com o condutor do veículo, ao adentrar à Guanabara não percebeu a motoneta Honda Bis vindo a colidir frontalmente. Com a colisão a condutora da motoneta sofreu ferimentos sendo conduzida pela equipe do Corpo de Bombeiros para o hospital.