ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 16 11 2023

-DEPUTADA PROTOCOLA PROJETO QUE PROÍBE A VENDA DE LEITE EM PÓ IMPORTADO E REIDRATADO

-EXPORTAÇÕES DE SANTA CATARINA CAEM PELO QUARTO MÊS CONSECUTIVO

-COMÉRCIO DEFINE CONVENÇÃO COLETIVA PARA HORÁRIO ESPECIAL DE NATAL

-TEMPORAL COM CHUVA DE GRANIZO PROVOCA DESTELHAMENTOS E PREJUÍZOS NA REGIÃO

-GUARACIABA E BARRA BONITA TIVERAM MAIS DE 45 CASAS DESTELHADAS

-POLÍCIA MILITAR LOCALIZA DOIS HOMENS COM MANDADOS DE PRISÃO NO EXTREMO-OESTE

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO DE CARRO CONTRA POSTE NA WILLY BARTH

O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de céu nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima pode chegar a 27 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

Um incêndio em um prédio empresarial deixou ao menos 25 mortos na China, nesta quinta-feira. O edifício é de propriedade de uma empresa de carvão e fica na província de Shanxi, no norte do país. Segundo a emissora estatal CCTV, o incêndio começou por volta das seis e 50, pelo horário local. O prédio tem quatro andares e fica no principal centro de produção de carvão da China. Outras 51 pessoas ficaram feridas, de acordo com a imprensa chinesa. As causas do incêndio estão sendo investigadas. A produção de carvão na China está passando por um momento de avaliação, após uma série de acidentes em minas nos últimos meses. Algumas empresas tiveram de parar a produção para inspeções de segurança.

A resolução proposta por Malta ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas com relação à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas foi aprovada nesta quarta-feira. O texto prevê ênfase na proteção de crianças na Faixa de Gaza e uma pausa nos ataques, que deverá permanecer em vigor por um número de dias suficiente para a chegada de ajuda humanitária à população civil do território palestino. O documento ainda pede garantia de "fornecimento contínuo, suficiente e sem entraves de bens e serviços essenciais, incluindo água, eletricidade, combustível, alimentos e suprimentos médicos". Outro pedido é de liberação, imediata e incondicional, de todos os reféns israelenses tomados pelo Hamas no ataque que deu início ao conflito, em 7 de outubro.

PEDRO SÁNCHEZ, do Partido Socialista da Espanha, saiu vitorioso em votação no parlamento, assegurando mais quatro anos como chefe de governo do país. Ele obteve 179 votos, três a mais do que o necessário, para garantir um novo mandato.SÁNCHEZ, que governa desde 2018, negociou apoio por semanas com partidos regionais da Catalunha, do País Basco, da Galícia e das Ilhas Canárias, que receberam concessões em troca de votos. A confirmação dele como primeiro-ministro termina um impasse que durava desde julho quando uma eleição geral não resultou num vencedor definitivo.

O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens. O texto estabelece regras de responsabilidade social que devem ser observadas pelo empreendedor. Também assegura direitos para as populações que sofrem os impactos decorrentes das atividades envolvidas. Trata-se de um novo marco regulatório a ser observado tanto para as barragens de mineração, como para barragens de usinas hidrelétricas. O texto segue para sanção do presidente LULA. Ele havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2019, apenas sete meses após o rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, em Minas Gerais, que deixou 270 mortos. Na ocasião, houve 328 votos favoráveis, 62 contrários e uma abstenção.

A partir de agora, o trabalho no comércio nos feriados exigirá negociação coletiva com os sindicatos. Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego publicada no Diário Oficial da União estabelece a exigência de concordância dos trabalhadores. Segundo a portaria, apenas as feiras livres poderão abrir nos feriados sem acordo coletivo. A medida altera uma portaria de 2021 que regulamentava o trabalho em atividades comerciais.A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio disse que a portaria repara um erro histórico.Já o senador CIRO NOGUEIRA afirmou, via rede social, que a medida "aumenta os custos de cinco milhões e 700 mil empresas do setor do comércio com uma canetada" e que tomará as medidas cabíveis ao que chamou de "atentado ao Brasil".

A deputada federal DANIELA REIHNER protocolou um projeto de Lei que proíbe empresas de importar leite em pó e transformá-lo em leite líquido para venda no mercado nacional. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados. O texto estabelece como punição para as empesas que descumprirem a medida multa de um milhão de reais e suspensão temporária ou definitiva do alvará de funcionamento. Segundo o projeto, a reidratação do leite em pó para venda no mercado nacional só será autorizada em caso de desabastecimento do produto na forma líquida. A deputada DANIELA disse que o mercado brasileiro vem apresentando desequilíbrios por conta de importações de leite em pó a preços muito baixos de países do Mercosul.

Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, aguarda a chegada de ao menos dois milhões de turistas no verão 2023-2024, conforme projeção da Secretaria Municipal de Turismo. O número é 17 por cento maior do que na alta temporada anterior. Somente na virada do ano, para a tradicional queima de fogos na Praia Central, a prefeitura espera 1 milhão de expectadores. O investimento é de três milhões e 400 mil para os 12 minutos de show visual. As reservas antecipadas na rede hoteleira estão 15 por cento maiores para o começo do verão, em dezembro, do que no mesmo período do ano passado, segundo o secretário de Turismo, THIAGO VELASQUES.

O número de casos de estupro registrados em Santa Catarina atingiu uma marca histórica: só no primeiro semestre, foram dois mil e 88 casos registrados no Estado, mais que o dobro se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram mil e 24. Este também é o número mais alto desde 2019, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta semana. No Brasil, o aumento foi de 14 e meio por cento: foram 34 mil no primeiro semestre de 2023, contra 29 mil 580 no mesmo período de 2022. De todos os Estados brasileiros, Santa Catarina foi o com maior aumento em relação ao ano anterior, mas o maior número de casos registrados foi em São Paulo: cinco mil 671 estupros nos primeiros seis meses do ano.

Santa Catarina registrou em outubro o quarto recuo seguido das exportações, segundo dados do Observatório Fiesc. A queda ocorreu por conta da desaceleração da economia global, que reduziu a demanda por produtos catarinenses. No mês passado, o Estado exportou 826 milhões de dólares, valor 11 por cento menor que no mesmo período do ano passado. As carnes de aves tiveram a maior redução em outubro, 16 virgula oito por cento, apesar de seguirem no topo da lista de produtos mais exportados. Conforme o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a queda dos embarques para o Japão foi o que mais impactou os negócios de Santa Catarina.

O Instituto Federal de Santa Catarina está com inscrições abertas para seleção de 43 vagas para professores substitutos. Com remuneração total variando de dois mil 766 a sete mil e 14 reais, dependendo do regime de trabalho e da titulação, as oportunidades são para os campus do Instituto em 15 cidades do estado. O campus de São Miguel do Oeste também tem vagas abertas. De acordo com o IFSC, a seleção dos profissionais será feita em duas etapas, ambas no formato digital: avaliação curricular e prova de desempenho didático com argumentação. O resultado final será publicado a partir de 21 de dezembro na página de contratações de professores.

A secretaria de Saúde vai realizar, no dia 29 de novembro, um evento voltado para os servidores da secretaria e da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas. A informação é da diretora de controle e avaliação, JAQUELINE TOMIELLO. Ela explicou que o objetivo é oportunizar um momento de integração e reflexão sobre o tema “Inteligencia Emocional”. JAQUELINE disse que avaliar e controlar as emoções é uma necessidade, especialmente em razão dos momentos desgastante e desafiadores para quem trabalha com o atendimento de público. O evento será na câmara de vereadores, na câmara de vereadores. Por conta disso, os postos de saúde estarão fechados na tarde do dia 29. Os casos de urgência devem ser atendidos na UPA 24h.

Os moradores de Descanso que se enquadram nos critérios estabelecidos por uma Lei de 2022 já podem solicitar a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano. Os pedidos devem ser feitos até o dia 08 de dezembro no setor de Protocolo da Prefeitura. A medida, tem como objetivo proporcionar alívio para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. De acordo com o texto da lei, os imóveis de propriedade de pessoas físicas que atendam aos critérios estabelecidos podem solicitar a isenção do IPTU. Entre os beneficiados estão idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social que possuem um único imóvel urbano e que recebam proventos de até dois salários mínimos. O benefício também é válido para portadores de deficiência, doenças graves ou terminais, assim como aos que possuem parentes de primeiro grau nessas condições, desde que comprovado o preenchimento dos requisitos estabelecidos na lei.

A forte chuva com ventos e granizo que atingiu o extremo-oeste na madrugada desta quinta, deixou um rastro de destruição. O centro de Maravilha, mais uma vez, teve as ruas alagadas. Em Guaraciaba e Barra Bonita, casas foram destelhadas. Em Descanso, o telhado de um posto de combustível foi danificado pelo vento. No interior de São Miguel do Oeste, moradores relataram chuva de granizo com pedras do tamanho de um ovo de galinha. Além disso, diversas árvores foram derrubadas pelo vento na região. Em Descanso, uma arvore caiu sobre uma casa. Segundo os bombeiros, não há registros de pessoas feridas. De acordo com a Regional da Celesc de São Miguel do Oeste, mais de 15 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica após o temporal.

Cerca de 200 famílias ainda estão sem energia elétrica na região. A informação é do gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA. Ele explicou que cerca de 15 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a madrugada e que as equipes da Celesc começaram a trabalhar na manutenção da rede logo depois do temporal, por volta das duas horas. A projeção da empresa é reestabelecer a energia para todas as famílias até o final da tarde. Entre os estragos já confirmados estão postes caídos e equipamentos estragados pelos raios e descargas atmosféricas.

O temporal começou logo depois da meia-noite com ventos, chuva e granizo. Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros montou três equipes para o atendimento dos moradores atingidos. Em Barra Bonita, 12 residenciais foram danificadas. Em Guaraciaba, 33 casas foram destelhadas. A Igreja Matriz Católica teve o telhado arrancado pelo vento. A estrutura metálica da cobertura ficou retorcida. Em São Miguel do Oeste, os moradores do interior do município foram atingidos pelo granizo. Fotos feitas por agricultores mostram pedras do tamanho de um ovo de galinha nas comunidades de Três Curvas e Canela Gaúcha.

O temporal da noite de quarta e madrugada desta quinta-feira deixou o município de Belmonte sem energia elétrica por pelo menos 8 horas. Os fortes ventos, acompanhados de chuva torrencial e tempestade elétrica derrubaram árvores e danificaram redes de energia elétrica. Essas condições deixaram o município sem energia elétrica até às 8h da manhã desta quinta e também obstruiu a rodovia SC 496 por algumas horas, devido a queda de uma grande árvore sobre a pista. O local permaneceu durante toda a manhã no sistema de pare e siga até a remoção total dos galhos. As equipes da prefeitura circulam pelo interior a fim de auxiliar moradores que tenham sofrido algum dano em suas propriedades e para recuperar pontos das estradas mais atingidas.

O município de Guaraciaba foi o mais afetado pelo temporal da madrugada desta segunda-feira. De acordo com o prefeito VANDECIR DORIGON, mais de 30 casas tivera os telhados danificados. Ele destacou que o maior dano se deu na Igreja Matriz Católica, que teve o telhado arrancado pelo vento. DORIGON que a Escola Sara Kastelhano Kleinkauf também teve estragos na cobertura e as aulas na cidade foram suspensas, sem previsão de retorno. O prefeito disse que as equipes da prefeitura já estão trabalhando no atendimento das pessoas e na recuperação das estruturas e estradas danificadas pelo temporal. No interior, os principais problemas foram registrados na comunidade de Linha Liso.

Em São Miguel do Oeste, o temporal de granizo teve poucos registros de estragos. A informação é do coordenador da Defesa Civil, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, o órgão registrou apenas alguns casos de arvores caídas em propriedades rurais, mas nenhuma notificação de vias obstruídas. Mesmo assim, as equipes da Defesa Civil estão percorrendo a cidade para fazer um levantamento e providenciar a limpeza das praças e outros espaços públicos e eventuais desobstruções de bueiros. DIAS destacou que São Miguel, mais uma vez, escapou sem maiores estragos. A chuva de granizo aconteceu em pontos isolados.

O sindicato dos empregados no comércio do extremo oeste e o Sindicato do Comércio varejista fecharam, na última semana, a convenção coletiva de trabalho para o horário especial de Natal. Ficou estabelecido que as empresas devem seguir o que ficou acordado entre as entidades que representam patrões e empregados. O acordo tem o objetivo de fixar as regras gerais e padronizar o funcionamento da comércio no último mês do ano. Para os trabalhadores que trabalharem em horário estendido, a empresa deve fornecer um valor de 27 reais para a alimentação. O acordo também prevê os prazos para a compensação das horas a mais cumpridas no mês de dezembro, o que deve ocorrer até janeiro de 2024.

O horário especial de Natal deste ano terá abertura das lojas no domingo dia 24, véspera de Natal. Pelo acordo firmado entre patrões trabalhadores, no mês que vem, as empresas ficarão abertas no domingo que antecede a data das dez da manhã as quatro horas da tarde. No dia 26, não haverá expediente pela parte da manhã e as lojas só vão abrir a partir da uma da tarde. No dia 2 de janeiro também não haverá expediente pela manhã. O horário de abertura do comércio será a uma da tarde. Ficou acertado que as horas trabalhadas no domingo, dia 24, serão pagas com adicional de 100 por cento. No domingo, o valor do almoço fornecido pelas empresas para os trabalhadores será de 35 reais.

O horário especial de Natal prevê abertura do comércio em todos os sábados do mês de dezembro. O horário especial começa no dia primeiro de dezembro com atendimento até as seis e meia da tarde. Na semana do dia 11 ao dia 15 de dezembro, o comércio ficará aberto das oito e meia da manhã as sete e meia da noite. Na semana seguinte, entre os dias 18 e 22, o horário de funcionamento será entre oito e meia da manhã às dez da noite. Já no sábado do dia 23, as lojas vão ficar abertas até as cinco da tarde. O RPN Segunda edição de hoje vai receber a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio do Extremo-oeste, EDRIANE SLAVIERO. Ela vai detalhes os principais do acordo coletivo para o horário especial de Natal deste ano.

A Câmara de Vereadores vai entregar, amanhã à noite, as medalhas de mérito Legislativo Padre Aurélio Canzi. A homenagem foi instituída por uma lei municipal e tem o objetivo de homenagear pioneiros e cidadãos que colaboraram para o desenvolvimento do município e que se destacaram em suas atividades. Na cerimônia de sexta, cada vereador indicou uma pessoa para receber a comenda. Desse modo, 13 pessoas serão homenageadas. A cerimônia está marcada para as sete hores da noite no plenário da câmara de vereadores. A Rádio Peperi vai transmitir o RPN segunda edição direto da câmara a partir das seis da tarde e, na sequência haverá a transmissão, ao vivo, da entrega da medalha de mérito legislativo Padre AURÉLIO CANZI.

O Peperi Entrevista desta quarta-feira recebeu o vereador MOACIR FIORINI, um dos autores do projeto de lei que fixa normas para a análise de projetos em relação às regras de acessibilidade para imóveis antigos. A proposta foi aprovada por unanimidade e será enviada ao prefeito para sanção ou veto. FIORINI explicou que para a adequação de imóveis edificados antes de 22 de dezembro de 2011, deverá ser elaborada uma Avaliação Pós-Ocupação do Ambiente Construído em forma de laudo, sob a responsabilidade de profissionais legalmente habilitados. Nas hipóteses de impossibilidade da aplicação da lei da acessibilidade, será permitida a dispensa do cumprimento da regra geral, desde que comprovada mediante apresentação de laudo de avaliação pós-ocupação do ambiente construído. O projeto segue para a sanção ou veto do prefeito WILSON TREVISAN.

O projeto de lei aprovado nesta semana pelos vereadores traz uma flexibilidade no cumprimento da lei de acessibilidade, mas não se trata de uma liberação total das normas. A observação é do vereador MOACIR FIORINI. Uma das principais alterações do projeto é a que prevê a dispensa de algumas obrigações da lei de acessibilidade para os prédios antigos desde que comprovadas por laudo de um profissionais. Ele disse que as questões básicas de acesso precisam ser observadas. O que muda é que aquelas exigências que inviabilizam os prédios e não podem ser executadas por questões econômicas ou de estruturas deixarão de ser obrigatórias, desde que um profissional ateste tecnicamente essas dificuldades. FIORINI lembrou que o profissional vai responder pelo laudo que for apresentado em caso de inconformidade.

O vereador MOACIR FIORINI também ressaltou, no Peperi Entrevista desta quarta-feira, que o projeto de lei que fixa normas para a análise de projetos em relação às regras de acessibilidade para imóveis antigos está dentro da legalidade. O projeto de lei flexibiliza a Lei de Acessibilidade que é uma lei federal, maior portanto do que a legislação local. Mesmo assim, FIORINI acredita que não existe um confronto de leis e que a norma que a câmara aprovou pode ser cumprida e terá efeitos práticos.

A Polícia Militar cumpriu dois mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O primeiro deles foi por volta das cinco e meia da tarde na rua João Muhl, no Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. O homem foi em atitude suspeita em um bar. Os policiais constaram que havia um Mandado de Prisão Ativo contra ele pelo crime de estelionato. Diante do fato, o homem de 29 anos foi preso e entregue na Unidade Prisional Avançada. À noite, por volta das oito e meia, em Itapiranga, a guarnição da PM, em rondas pela Rua Eduardo Werlang, no Bairro Floresta, abordou um homem em atitude suspeita. Ele tinha um mandado de prisão por Ameaça e lesão corporal contra mulher. O homem, de 40 anos, foi preso e entregue na Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.

Um homem ficou ferido em acidente na madrugada de hoje na Willy Barth. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um Corsa perdeu o controle a direção e colidiu contra um poste da rede elétrica. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia. Chovia na hora do acidente. O Corpo de Bombeiros foi chamado e socorreu o homem. O motorista sofreu ferimentos leves e foi levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.