-DEPUTADA PROTOCOLA PROJETO QUE PROÍBE A VENDA DE LEITE EM PÓ IMPORTADO E REIDRATADO
-EXPORTAÇÕES DE SANTA CATARINA CAEM PELO QUARTO MÊS CONSECUTIVO
-MUNICÍPIO DO EXTREMO-OESTE CONQUISTA PRÊMIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
-VEREADORES INDICAM AO EXECUTIVO PROJETOS DEVEM SER TRATADOS COM PRIORIDADE
-CHUVA, VENTO E GRANIZO ATINGIRAM O EXTREMO-OESTE DURANTE A MADRUGADA
-IGREJA E ESCOLA ESTADUAL FORAM AS ESTRUTURAS MAIS AFETADAS PELA TEMPESTADE
-ESCOLA REALIZA FEIRA DO LIVRO NO PRIMEIRO ANO PÓS PANDEMIA
-MUNICÍPIO EMITE ALERTA PARA QUEM OPTOU PELO PARCELAMENTO DO IPTU 2023
-BOMBEIROS ENCERRAM COMBATE A INCENDIO APÓS 70 HORAS DE ATUAÇÃO
-FURTO É REGISTRADO EM CLUBE DO INTERIOR
O tempo no extremo oeste de Santa Catarina apresenta-se........ A previsão para as próximas horas é de tempo... A temperatura mínima registrada nas últimas horas foi de ...... graus. A máxima para hoje deve ser de ..... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 86 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Um incêndio em um prédio empresarial deixou ao menos 25 mortos na China, nesta quinta-feira. O edifício é de propriedade de uma empresa de carvão e fica na província de Shanxi, no norte do país. Segundo a emissora estatal CCTV, o incêndio começou por volta das seis e 50, pelo horário local. O prédio tem quatro andares e fica no principal centro de produção de carvão da China. Outras 51 pessoas ficaram feridas, de acordo com a imprensa chinesa. As causas do incêndio estão sendo investigadas. A produção de carvão na China está passando por um momento de avaliação, após uma série de acidentes em minas nos últimos meses. Algumas empresas tiveram de parar a produção para inspeções de segurança.
A resolução proposta por Malta ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas com relação à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas foi aprovada nesta quarta-feira. O texto prevê ênfase na proteção de crianças na Faixa de Gaza e uma pausa nos ataques, que deverá permanecer em vigor por um número de dias suficiente para a chegada de ajuda humanitária à população civil do território palestino. O documento ainda pede garantia de "fornecimento contínuo, suficiente e sem entraves de bens e serviços essenciais, incluindo água, eletricidade, combustível, alimentos e suprimentos médicos". Outro pedido é de liberação, imediata e incondicional, de todos os reféns israelenses tomados pelo Hamas no ataque que deu início ao conflito, em 7 de outubro.
PEDRO SÁNCHEZ, do Partido Socialista da Espanha, saiu vitorioso em votação no parlamento, assegurando mais quatro anos como chefe de governo do país. Ele obteve 179 votos, três a mais do que o necessário, para garantir um novo mandato. SÁNCHEZ, que governa desde 2018, negociou apoio por semanas com partidos regionais da Catalunha, do País Basco, da Galícia e das Ilhas Canárias, que receberam concessões em troca de votos. A confirmação dele como primeiro-ministro termina um impasse que durava desde julho quando uma eleição geral não resultou num vencedor definitivo.
-DEPUTADA PROTOCOLA PROJETO QUE PROÍBE A VENDA DE LEITE EM PÓ IMPORTADO E REIDRATADO
O Senado Federal aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens. O texto estabelece regras de responsabilidade social que devem ser observadas pelo empreendedor. Também assegura direitos para as populações que sofrem os impactos decorrentes das atividades envolvidas. Trata-se de um novo marco regulatório a ser observado tanto para as barragens de mineração, como para barragens de usinas hidrelétricas. O texto segue para sanção do presidente LULA. Ele havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em agosto de 2019, apenas sete meses após o rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, em Minas Gerais, que deixou 270 mortos. Na ocasião, houve 328 votos favoráveis, 62 contrários e uma abstenção.
A partir de agora, o trabalho no comércio nos feriados exigirá negociação coletiva com os sindicatos. Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego publicada no Diário Oficial da União estabelece a exigência de concordância dos trabalhadores. Segundo a portaria, apenas as feiras livres poderão abrir nos feriados sem acordo coletivo. A medida altera uma portaria de 2021 que regulamentava o trabalho em atividades comerciais. A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio disse que a portaria repara um erro histórico. Já o senador CIRO NOGUEIRA afirmou, via rede social, que a medida "aumenta os custos de cinco milhões e 700 mil empresas do setor do comércio com uma canetada" e que tomará as medidas cabíveis ao que chamou de "atentado ao Brasil".
A deputada federal DANIELA REIHNER protocolou um projeto de Lei que proíbe empresas de importar leite em pó e transformá-lo em leite líquido para venda no mercado nacional. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados. O texto estabelece como punição para as empesas que descumprirem a medida multa de um milhão de reais e suspensão temporária ou definitiva do alvará de funcionamento. Segundo o projeto, a reidratação do leite em pó para venda no mercado nacional só será autorizada em caso de desabastecimento do produto na forma líquida. A deputada DANIELA disse que o mercado brasileiro vem apresentando desequilíbrios por conta de importações de leite em pó a preços muito baixos de países do Mercosul.
-EXPORTAÇÕES DE SANTA CATARINA CAEM PELO QUARTO MÊS CONSECUTIVO
Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, aguarda a chegada de ao menos dois milhões de turistas no verão 2023-2024, conforme projeção da Secretaria Municipal de Turismo. O número é 17 por cento maior do que na alta temporada anterior. Somente na virada do ano, para a tradicional queima de fogos na Praia Central, a prefeitura espera 1 milhão de expectadores. O investimento é de três milhões e 400 mil para os 12 minutos de show visual. As reservas antecipadas na rede hoteleira estão 15 por cento maiores para o começo do verão, em dezembro, do que no mesmo período do ano passado, segundo o secretário de Turismo, THIAGO VELASQUES.
O número de casos de estupro registrados em Santa Catarina atingiu uma marca histórica: só no primeiro semestre, foram dois mil e 88 casos registrados no Estado, mais que o dobro se comparado ao mesmo período de 2022, quando foram mil e 24. Este também é o número mais alto desde 2019, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados nesta semana. No Brasil, o aumento foi de 14 e meio por cento: foram 34 mil no primeiro semestre de 2023, contra 29 mil 580 no mesmo período de 2022. De todos os Estados brasileiros, Santa Catarina foi o com maior aumento em relação ao ano anterior, mas o maior número de casos registrados foi em São Paulo: cinco mil 671 estupros nos primeiros seis meses do ano.
Santa Catarina registrou em outubro o quarto recuo seguido das exportações, segundo dados do Observatório Fiesc. A queda ocorreu por conta da desaceleração da economia global, que reduziu a demanda por produtos catarinenses. No mês passado, o Estado exportou 826 milhões de dólares, valor 11 por cento menor que no mesmo período do ano passado. As carnes de aves tiveram a maior redução em outubro, 16 virgula oito por cento, apesar de seguirem no topo da lista de produtos mais exportados. Conforme o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, a queda dos embarques para o Japão foi o que mais impactou os negócios de Santa Catarina.
-VEREADORES INDICAM AO EXECUTIVO PROJETOS DEVEM SER TRATADOS COM PRIORIDADE
-CHUVA, VENTO E GRANIZO ATINGIRAM O EXTREMO-OESTE DURANTE A MADRUGADA
Prefeitura de São José do Cedro realizará a entrega dos materiais para a construção e reparo dos passeios públicos da área urbana para mais 20 famílias até o final do ano. A informação é da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, KELLY FIGUEIRÓ. Segundo ela, a proposta envolve a doação, pela Prefeitura, de pavers e lajotas para que os moradores, que se responsabilizarão pela mão de obra, realizem a construção de calçadas nas suas residencias. Conforme o Diretor de Urbanismo EVANDRO DE VARGAS destaca, existem critérios específicos para receber os itens. Dentre eles, a metragem dos terrenos e a necessidade de respeitar os padrões de qualidade e acessibilidade exigidos pela Administração. KELLY informa que hoje são 114 inscritos aptos a receber essa ajuda e que dentre esses, 30 famílias já foram beneficiadas. Ainda, que nos próximos dias mais 20 famílias inscritas receberão os materiais, que totalizará o investimento de aproximadamente 100 mil reais.
Guarujá do Sul alerta aos contribuintes sobre o vencimento da última parcela do IPTU 2023. a informação é do Secretário de Administração JULIO DELLA FLORA. Segundo ele, cerca de 676 contribuintes, que optaram pelo parcelamento, deverão quitar a quinta e última parcela hoje nas agências da Caixa Econômica Federal, Sicoob, Casa Lotérica ou Banco do Brasil. Destaca que para realizar o pagamento, o contribuinte deve entrar no site da prefeitura e imprimir o seu boleto ou solicitar a guia no Departamento de Tributos da Prefeitura. Informa ainda, que os cidadãos em condições de vulnerabilidades são isentos do IPTU, mas que a benesse só é concedida por meio de requerimento do interessado. A população apta para realizar o requerimento são os aposentados, os deficientes físicos ou mentais e os portadores de câncer ou outras doenças graves. Para que possam solicitar a isenção, devem cumprir alguns requisitos, como possuir apenas um imóvel no nome e ter uma renda familiar de até dois salários mínimos.
Guarujá do Sul beneficiou 80 contribuintes com a isenção de IPTU em 2023. A informação é do Secretário de Administração JULIO DELLA FLORA. Segundo ele, nesse ano foram deferidos aproximadamente 80 requerimentos de isenção, que beneficiou aos contribuintes contemplados uma isenção de 20 mil reais. O Secretário alerta aos contribuintes que, apesar de terem sido isentos, esse benefício não se estende automaticamente para o IPTU de 2024 e que os munícipes que já foram beneficiados devem passar na prefeitura realizar novo requerimento até o dia 30 de novembro. Ele destaca que o benefício é concedido somente sobre o valor do IPTU, sendo que a taxa cobrada referente à coleta de lixo não está inclusa.
Escola Liborio Kuhn de Palma Sola realizou a Feira do Livro e a Família na Escola. A informação é da Secretária de Educação, ROSA LARA. Segundo ela, este ano é a primeira vez, pós-pandemia, que a Feira do Livro é retomada. ROSA destaca que o evento foi muito emocionante, uma vez que todas as apresentações foram efetuadas pelos próprios alunos. O momento foi de grande valia para que os pais pudessem prestigiar os trabalhos realizados por seus filhos e acompanhar seus desempenhos escolares. Ela comentou ainda, que a Secretaria está envolvida em muitas demandas nessa reta final de ano, efetuando projetos para o ano que vem e finalizando o ano letivo.
São José do Cedro conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio estadual com destaque na educação. A informação é da Secretária, SIMONE TREVISOL. Segundo ela, durante esta semana a administração municipal, juntamente com algumas secretárias, estiveram em Florianópolis para receber o prêmio Band Cidades Excelentes para municípios de até 30 mil habitantes. Destaca-se que esse prêmio representa todo o esforço, dedicação e comprometimento de todos os professores da Rede Municipal de Ensino. Bem como dos gestores escolares que estão à frente na unidades, orientando, organizando e colaborando para a educação de São José do Cedro. Conforme SIMONE, para receber o prêmio, vários itens são avaliados, como por exemplo a nota do Ideb, o número de alunos matriculados, dados do censo escolar, formação acadêmica dos professores, transporte escolar, merenda, entre muitos outros. Entretanto, o principal fator que ocasionou no recebimento do prêmio foi a gestão democrática dos diretores.
São José do Cedro almeja a primeira colocação do Prêmio Band Cidades Excelentes no ano que vem. A informação é da Secretária, SIMONE TREVISOL. Segundo ela, este prêmio é um reconhecimento que a educação do município trabalha com seriedade e comprometimento, buscando sempre inovar e trazer o melhor para a rede municipal. Destaca-se que o município ficou empatado com Guaraciaba, o qual também possuía média oito vírgula oito. Porém, não se sabe qual o critério que foi avaliado que gerou o desempate, fazendo com que Guaraciaba ficasse em primeiro lugar e Cedro em segundo. Mesmo assim, SIMONE comenta que foi uma imensa alegria que dois municípios do extremo-oeste se destacaram e levaram reconhecimento até a capital do estado.
Forte chuva com ventos e granizo atingiu vários municípios da região durante a madrugada. A tempestade que passou pela região aconteceu logo após a meia noite e deixou um grande rastro de destruição. Os municípios mais atingidos foram Guaraciaba, que teve 33 casas destelhadas e Barra Bonita, com 12 destelhamentos. Diante disso, o Corpo de Bombeiros montou 3 equipes para o atendimento dos moradores atingidos, uma no centro de Barra Bonita e outras duas em Guaraciaba, centro e interior. Nas demais cidades, ocorreram o alagamento das ruas e a queda de árvores. Em Descanso, o telhado de um posto de combustível foi danificado pelo vento. Já no interior de São Miguel do Oeste, moradores relataram que a chuva de granizo tevepedras do tamanho de um ovo de galinha. Durante a madrugada, os bombeiros distribuíram lonas para 47 residências até o momento. Em Guaraciaba, a Igreja Matriz Católica teve o telhado arrancado pelo vento e a estrutura metálica da cobertura ficou retorcida. Destaca-se que os bombeiros continuam trabalhando a fim de contabilizar os danos causados.
Tempestade que passou pela região durante a madrugada deixou um grande rastro de destruição. O município mais atingido foi Guaraciaba, onde foram distribuídas lonas para 33 casas destelhadas, bem como para a Igreja Matriz Católica e para a Escola Sara Kastelhano Kleinkauf, que tiveram suas estruturas danificadas. Diante do fato, o Corpo de Bombeiros montou 2 equipes com efetivos militares e comunitários, que estão atuando no centro e no interior do município, a fim de dar o suporte necessário para as pessoas e contabilizar os danos. Conforme manifestação do Prefeito VANDECIR DORIGON, apesar de o local mais afetado pelo vendaval ter sido o município de Guaraciaba, nenhuma família está desabrigada. Ele destacou que o maior dano se deu na Igreja Matriz Católica, que teve o telhado arrancado pelo vento e a estrutura metálica da cobertura retorcida. Informou ainda, que devido ao destelhamento da Escola Sara Kastelhano Kleinkauf, as aulas do ensino estadual foram suspensas, sem previsão de retorno. A Regional da Celesc de São Miguel do Oeste, informou que mais de 15 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica em decorrência do temporal.
Guaraciaba foi um dos municípios mais atingidos pelo temporal da madrugada. A informação é do coordenador da Defesa Civil, SERGIO THALHEIMER. Segundo ele, a equipe da secretaria de obras foi mobilizada para verificar e contabilizar os danos causados nas escolas, creches e comunidades do interior. Destaca que o principal dano foi na Igreja Matriz Católica, que destruiu vários anos de história a partir do destelhamento da estrutura. Ele informa que várias lonas foram disponibilizadas e que durante o dia os dados serão atualizados. Menciona que em alguns locais não há acesso para que as equipes possam prestar o apoio e em outros os moradores não conseguem chamar por não possuir rede telefônica nem energia elétrica. THALHEIMER informou que dentre as comunidades atendidas, as mais prejudicadas foram a Linha Liso Baixo, Liso Alto, Linha São Luiz, Linha Barra de Guaraciaba e uma parte do centro da cidade. As vias sem acesso estão sendo desobstruídas pelas máquinas da prefeitura e as equipes da CELESC já estão realizando os reparos necessários na rede elétrica, para que a energia seja reestabelecida.
Setor de Obras realizará a reconstrução da ponte da Comunidade da Linha Seis Barras amanhã. A informação é do Secretário de Transporte e Obras, LUIZ TREVISOL. Segundo ele, a estrutura dessa ponte já estava sendo monitorada pela secretaria, por já ter danos oriundos das chuvas anteriores e da grande vazão de água. Dessa maneira, a secretaria já esperava que uma chuva forte a destruísse. O Secretário informa que a reconstrução será realizada com a colocação de galerias, que já estão sendo transportadas para o local por meio da empresa licitada e que devido a grande passagem de veículos pesados no local e para não atrasar os serviços dos moradores, as obras iniciarão amanhã caso não chova. TREVISOL informou que, no momento, a passagem pela ponte está interditada e que o tráfego deve ser direcionado para o desvio que passa pela Comunidade de Linha Esperança. Ainda mencionou que todas as comunidades rurais tiveram transtornos e que os trabalhos realizados pela Secretaria foram danificados. Porém, ele informa a população que no momento a prioridade será a reconstrução da ponte, para após iniciar os trabalhos nos outros locais.
Vereadores apresentam projeto para alteração da Lei dos Loteamentos durante a última Sessão da Câmara. A informação é do Vereador FERNANDO WILL. Segundo ele, a lei possui um regramento que, da visão dos vereadores e de técnicos entendidos sobre o assunto, possui regras equivocadas em relação à implementação do saneamento básico em novos loteamentos. A lei, sancionada em 2018, dispõe que o dono do loteamento deverá implantar toda a rede de tratamento de esgoto por conta própria, enterrando a tubulação antiga durante a disposição dos lotes, o que gera problemas pela forma equivocada em que está disposto na lei, podendo prejudicar a criação de novos loteamentos ao longo do tempo. WILL menciona que a ideia apresentada por meio do projeto já foi aceita pelos loteadores e pelos técnicos que trabalham com essa implantação e, por esse motivo, a alteração da lei foi proposta, a fim de solucionar a questão, de maneira que não onere e nem prejudique o município.
Falta de comunicação é o problema principal referente à falta de abastecimento de água em São José do Cedro. A informação é do Vereador FERNANDO WILL. Segundo ele, os registros da falta de água iniciaram na sexta-feira, porém nenhuma nota oficial foi divulgada pelo SEMAE. Na opinião do vereador, a informação deve ser amplamente divulgada nas redes sociais e nos meios de comunicação. Destaca que, em momento algum, a crítica foi feita em relação aos serviços prestados pelo órgão, mas sim pela falta de comunicação com os que utilizam esse serviço, resultando na reclamação demasiada da população. WILL destacou que o vereador é o elo entre o executivo e os munícipes e que, devido a isso, a reclamação referente aos serviços prestados no interior do município também foi colocada em pauta para discussão. Destaca que as reclamações dos agricultores são recorrentes e que diante disso o executivo deveria colocar a reconstrução das estradas da zona rural como prioridade, para que o produtor rural possa ter o mínimo de condições para acesso em sua propriedade.
Municípios tiveram energia elétrica interrompida devido ao vendaval. A informação é do Gerente Regional da CELESC, SANDRO WALMORBIDA. Segundo ele, nos últimos 60 dias a população tem sido prejudicada pelas fortes chuvas e pelos vendavais que acontecem por influência do fenômeno climático do El Ninõ. Destaca que devido a esses temporais, a rede elétrica da CELES acaba sendo danificada, onde ocorre a queima de transformadores, a queda de postes, a queda de arvores sobre a rede e rompimento de cabos. Ele mencionou que os municípios que mais foram afetados são Belmonte, Descanso, Santa Helena e Guaraciaba, que teve o maior número de danos. VALMORBIDA informou que durante a madrugada a queda da energia atingiu 14 mil unidades, mas que as equipes logo deram início ao reestabelecimento do sistema e que caso haja alguma intercorrência, o consumidor deve entrar em contato imediatamente pelo número 0800 048 01 96. Ainda disse que devido aos danos nas propriedades rurais o serviço na rede de eletricidade será mais demorado.
-BOMBEIROS ENCERRAM COMBATE A INCENDIO APÓS 70 HORAS DE ATUAÇÃO
-FURTO É REGISTRADO EM CLUBE DO INTERIOR
O incêndio de grandes proporções que atingiu uma empresa distribuidora de combustíveis teve fim na madrugada de quinta-feira. A informação foi confirmada por meio de declaração prestada pelo Sargento DUAN PEDROSO DA SILVA. O fato aconteceu no centro de distribuição da Maxsul, que fica às margens da SC-480, no Distrito Marechal Bormann, em Chapecó, onde o combate contou com 40 bombeiros e 20 caminhões, tanto dos bombeiros, quanto de empresas particulares e da prefeitura. O controle e eliminação do fogo se deram por volta das duas horas da madrugada de quinta-feira. As equipes informaram que após uma maratona de quase 70 horas de intensos esforços, o incêndio que consumiu o centro de distribuição foi completamente extinto. Os detalhes sobre estragos não foram divulgados até o momento, mas estima-se que dois milhões de litros de combustíveis tenham sido consumidos pelo fogo. Informações preliminares dão conta de que aproximadamente 13 milhões de litros de combustível foram preservados durante a ação. No momento, iniciou-se a fase pericial do local e a produção dos relatórios necessários.
Clube de Linha Pinheirinho em Princesa é arrombado. A suspeita é de que a ação tenha ocorrido da madrugada de quarta-feira, 15 de novembro. Para que o furto fosse realizado, os bandidos abriram um buraco na parede do clube. A comunidade segue realizando o levantamento dos prejuízos, mas a princípio, foram furtados dois botijões de gás, panelas e utensílios utilizados na cozinha. A administração informou que, devido ao fato, o encontro de idosos que aconteceria amanhã foi cancelado. Em declaração, os integrantes da comunidade desabafaram “Ficamos chateados. É uma comunidade pequena, trabalhamos para ter as coisas e, de repente, vem os larápios e fazem um estrago grande, quebrando parede para furtar e levaram bastante coisa, fora os desaforos que fizeram na sede da nossa comunidade”. Ainda, pedem que qualquer informação de possíveis suspeitos ou movimentações estranhas, vendas de utensílios domésticos ou botijões de gás deverá ser repassada para a polícia através do 190.
Colisão é registrada no centro de São José do Cedro. O fato aconteceu na manhã de ontem na Rua Odilo Antônio Link esquina com a rua João Busato, por volta das 11 horas e 30 minutos. A guarnição realizava rondas quando se deparou com a colisão que envolvia um veículo FIATUNO, conduzido por um homem de 48 anos e um veículo VWGOL, conduzido por uma mulher de 29 anos. Ao realizar uma análise detalhada e ouvir o relato dos condutores, a PM afirmou que tratava-se de uma colisão transversal, onde a condutora do FIATUNO teria avançado a preferencial e colidido na lateral do VWGOL. Após a orientação aos envolvidos, foi realizado o levantamento fotográfico do local e os condutores foram liberados.