ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 16-11-2022 Quarta-Feira

-PEC QUE TIRA AUXÍLIO BRASIL DO TETO DE GASTOS SERÁ APRESENTADA HOJE

-SC TEM CRESCIMENTO DE 11 POR CENTO NAS EXPORTAÇÕES DE CARNES

-QUADRO SOCIAL APROVA MUDANÇAS NO SINDICATO RURAL DE IPORÃ DO OESTE

-PLATAFORMA IPORÃ MAIS EMPREGOS SERÁ LANÇADA AMANHÃ

-ORQUESTRA AVALIA PREJUÍZOS CAUSADOS POR TEMPORAL EM EVENTO

-MONDAÍ PREVÊ ORÇAMENTO SUPERIOR A 55 MILHÕES DE REAIS EM 2023

-HOMEM FICA GRAVEMENTE FERIDO EM TOMBAMENTO DE CARRETA

-POLÍCIA É ACIONADA APÓS MULHER ENCONTRAR PÉ DE MACONHA EM TERRENO


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com sol. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça ensolarado na região. A mínima das últimas horas foi de 10 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.


Líderes das nações do G20 condenaram a invasão da Ucrânia pela Rússia "nos termos mais fortes" e exigiram a retirada incondicional na declaração final do grupo nesta quarta-feira. Os líderes das maiores economias do mundo também concordaram em acompanhar cuidadosamente os aumentos das taxas de juros para evitar repercussões e alertaram para o "aumento da volatilidade" nos movimentos cambiais, mas a Ucrânia dominou a reunião da cúpula, que aconteceu em Bali, uma ilha da indonésia. Os líderes do G20 também disseram na declaração final do evento que a ameaça ou o uso de armas nucleares é "inadmissível".

A Otan continua a investigar a explosão que matou duas pessoas na Polônia, mas o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, diz que informações iniciais indicam que o disparo do míssil pode não ter sido feito da Rússia. O presidente norte-americano falou com a imprensa após uma reunião de emergência com líderes do G20 em Bali, na Indonésia. O míssil caiu em uma fazenda de grãos e deixou ao menos dois mortos em um vilarejo que fica no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia.

O republicano DONALD TRUMP anunciou nesta terça-feira que disputará a Presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2024, no que será sua terceira tentativa consecutiva de chegar ao cargo. Vencedor nas eleições de 2016, o empresário foi derrotado pelo atual presidente, JOE BIDEN, na sua campanha de reeleição dois anos atrás. Para conseguir a nomeação novamente, TRUMP terá que enfrentar eventuais adversários de seu partido nas prévias republicanas, marcadas para o período entre fevereiro e julho de 2024.

Com dois anos de funcionamento, o Pix, meio de transferência monetária instantâneo, consolidou-se como o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Segundo a Federação Brasileira de Bancos, de 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro, foram 26 bilhões de operações feitas no sistema financeiro nacional, com os valores transacionados atingindo 12 trilhões e 900 bilhões de reais. Levantamento feito pela Febraban com base em números do Banco Central mostra que, no primeiro mês de funcionamento, o Pix ultrapassou as transações feitas com DOC. Em janeiro de 2021, superou as transações com TED. Em março do mesmo ano, passou na frente em número de transações feitas com boletos. Já no mês seguinte, o Pix ultrapassou a soma de todos eles.

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União, ministro BRUNO DANTAS, informou que entregará na próxima quarta-feira informações à equipe de transição do presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sobre a situação dos órgãos da administração federal. A equipe de transição, dividida em 31 grupos temáticos, utilizará os dados reunidos pelo TCU como uma das fontes para embasar relatórios com diagnósticos sobre cada área da máquina pública. A conclusão desses relatórios depende do envio de informações pelos ministérios do governo JAIR BOLSONARO. Por lei, a equipe de transição do presidente eleito tem o direito de solicitar e de receber dados oficiais do governo em curso.

A proposta elaborada pela equipe de transição do novo governo, chamada de PEC da Transição, deve ser apresentada ao relator do Orçamento, senador MARCELO CASTRO, nesta quarta-feira. O texto tem como principal objetivo garantir a retirada do Auxílio Brasil do teto de gastos a partir de janeiro. A engenharia orçamentária prevê reservar 175 bilhões de reais para o programa social e liberar 105 bilhões para outras demandas do governo. Segundo o relator, a previsão é alinhar pontos da proposta com os líderes do Congresso Nacional para só depois ir atrás do apoio dos parlamentares. Ele afirmou que assim que houver concordância do texto e do que vai compor esse espaço orçamentário, serão buscadas as assinaturas para pôr a PEC para tramitar.

Santa Catarina é o sexto Estado com o maior índice de comparecimento no Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. De 80 mil 790 candidatos, 59 mil 288 realizaram a prova no último domingo, ou seja, 73 vírgula quatro por cento, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O índice está um pouco acima da médica nacional, de 72 vírgula um por cento. Da região Sul, o estado catarinense foi o melhor colocado. Dos inscritos em Santa Catarina, menos de cinco por cento se declararam pretos e indígenas, somando apenas três mil 763 participantes. Do total, 75 virgula quatro por cento se reconhecem como brancos. Já os candidatos pardos somam 13 mil 902, 17 vírgula três por cento.

O aumento no número de casos de Covid-19 e a confirmação da circulação da variante BQ.1 fez com que Santa Catarina voltasse a recomendar o uso de máscaras. O comunicado foi feito inicialmente em uma nota técnica, divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A recomendação vale, principalmente, para idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco para a doença. No documento, a Dive cita o risco de aumento nos casos de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave nas próximas semanas. Conforme dados do Painel do Coronavírus, nesta segunda-feira, o Estado acumulava três mil 181 casos ativos, 63 vírgula zero quatro por cento a mais que na última semana, quando eram mil 951 casos.

Santa Catarina teve crescimento de 11 vírgula seis por cento nas exportações entre janeiro e outubro desse ano. Neste período, o estado embarcou um milhão 410 mil toneladas do alimento e gerou receitas de mais de três bilhões de dólares. Além disso, o estado abriu um novo mercado para a carne suína e passará a vender o alimento para o México, terceiro maior importador mundial do produto. Os dados foram divulgados pelo governo estadual, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Ministério da Economia. De acordo com o governo, os valores das exportações levam em conta os embarques de carne suína, frangos, perus, patos, marrecos e bovinos. Somente no mês de outubro, Santa Catarina exportou 139 mil toneladas de carnes e teve um faturamento de 324 milhões de dólares.

As baixas temperaturas registradas nas últimas semanas devem impactar negativamente algumas culturas presentes nos municípios da região. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON, o frio fora de época deve fazer com que as safras de milho e soja tenham um desenvolvimento abaixo da média, além das pastagens perenes, que também devem ser afetadas com esse fenômeno. Segundo SIMON, a constatação dos prejuízos ocorreu pois as culturas foram prejudicadas na fase inicial e isso vai causar um impacto na produtividade final nas propriedades. A parte boa, no entanto, é em relação ao volume de chuvas nos últimos dias que superou as expectativas e não foi abaixo da média, conforme constava nas previsões iniciais deste ano.

SIDINEI SIMON afirma que a geada registrada recentemente em vários municípios da região ocasionou perdas leves nas culturas e dessa forma, os prejuízos que eram para ocorrer, já foram registrados. Agora a expectativa é que as temperaturas normalizem para a época do ano. A situação, no entanto, requer alerta dos agricultores para o surgimento da cigarrinha nas plantações e o cuidado que devem ter no combate ao inseto. No caso de plantas com até 10 folhas, o tratamento ainda é possível, e por isso, os agricultores devem procurar um escritório da Epagri para obter mais informações. SIDINEI SIMON pontua que o grande objetivo é diminuir ao máximo as perdas em cada propriedade, mantendo dessa forma, os índices de produtividade no campo.

O gerente regional da Epagri comenta que a região Extremo Oeste catarinense deve manter esse índice de chuvas abaixo da média ou de volumes intensos em um curto espaço de tempo nos próximos meses. Por conta disso, as famílias do interior estão sendo orientadas a fazer o armazenamento da água da chuva, para que possam fazer uso em períodos de estiagem. Apenas nos últimos dois anos foram captados 509 milhões de litros de água da chuva na região, um índice expressivo nos municípios de abrangência da Epagri. SIMON cita ainda que além disso, o órgão orienta que os agricultores adotem o sistema de conservação do solo, especialmente se tratando da adubação verde.

Ala de saúde mental do Hospital de Descanso será inaugurada hoje. A informação é do diretor geral, LUIZ MOROSINI. Ele destacou em entrevista ao RPN primeira edição nesta quarta-feira, que a obra a ser inaugurada às 19h de hoje, é resultado de um grande investimento do Hospital, em parceria com as prefeituras de Descanso e Belmonte. Conforme MOROSINI, a ala psiquiátrica vinha sendo pleiteada desde 2016 e a entrada em funcionamento vai tornar o Hospital de Descanso uma referência regional. A partir da próxima segunda-feira serão atendidas pessoas com diversos tipos de transtornos mentais, dependentes químicos e pessoas com outras necessidades específicas, de todas as regiões de Santa Catarina.

Ala de saúde mental do Hospital de Descanso conta com ampla estrutura. A afirmação é do diretor geral, LUIZ MOROSINI. Conforme ele, serão disponibilizados 18 leitos pelo Sistema Único de Saúde e outros seis leitos particulares. O espaço é equipado com camas, refeitório, banheiros e espaço de lazer. MOROSINI salienta que para viabilizar o funcionamento da Unidade de Saúde Mental foi necessário efetuar a contratação de médicos especializados, assistente social, psicólogo e enfermeiros, com aumento significativo do quadro funcional. O objetivo é de prestar um atendimento humanizado, priorizando o bem estar e a melhora do quadro clínico dos pacientes atendidos.

Bloqueios do BPC geram preocupação em famílias de baixa renda. Conforme a Psicóloga do CRAS de Tunápolis, KELLY VALDUGA, o Benefício de Prestação Continuada está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, a LOAS, e é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. A Psicóloga destaca que o momento é importante para esclarecimento de dúvidas para pessoas que tiveram o benefício bloqueado e também para a comunidade em geral. A Assistência Social de Tunápolis promove nesta quinta-feira, uma palestra, às 14 horas no Lar do Idoso. As orientações serão repassadas por profissionais do INSS e visam contribuir para as pessoas carentes não perderem o benefício.

KELLY VALDUGA ressalta que o BPC não é aposentadoria, não deixa pensão por morte e não prevê direito a décimo terceiro salário. Porém, o benefício é fundamental para garantir dignidade para pessoas em vulnerabilidade social. Tunápolis possui no momento 31 pessoas que recebem este benefício. A psicóloga do CRAS explica que são vários critérios observados, tendo como destaque, a renda por integrante da família de no máximo um quarto do valor do salário mínimo, ou seja, renda de 303 reais para cada membro da família. Segundo KELLY VALDUGA, para ter direito ao BPC precisa inscrição no Cadastro Único, que é realizado no CRAS. As orientações incluem documentos e procedimentos a serem encaminhados diretamente ao INSS.

Vereadores de Mondaí apreciam Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2023. O projeto de Lei Ordinária número 382022 estima a receita e fixa as despesas do município para o exercício de 2023. De acordo com o presidente do legislativo, vereador ROBERTO BERNARDI, o Orçamento Geral de Mondaí para 2023 é de 55 milhões e 900 mil reais. Pelo Projeto, os setores da prefeitura terão orçamento de 40 milhões 720 mil reais, o Fundo Municipal de Educação terá dez milhões 320 mil, o Fundo Municipal de Saúde terá três milhões 770 mil e o Fundo Municipal de Assistência Social terá recursos no valor de 190 mil reais em 2023. O Projeto em tramitação também contempla o orçamento da Câmara Municipal de Vereadores de Mondaí, com previsão de um milhão e 300 mil reais para o próximo ano. O Projeto da Lei Orçamentária Anual está sendo avaliado pelas comissões e terá o parecer apresentado na próxima sessão ordinária.

ROBERTO BERNARDI destaca que os vereadores de Mondaí também estão reformulando completamente o Regimento Interno da Câmara Municipal. O presidente do Legislativo possui expectativa de que o Projeto seja apresentado ainda neste mês, para que a aprovação do novo Regimento ocorra ainda neste ano. BERNARDI enaltece ainda a recente aprovação de um Projeto que trata sobre o orçamento e demais definições para a construção da sede própria da Câmara, que abrigará também outros setores da administração pública, com reaproveitamento do prédio da antiga rodoviária. A obra está prevista no orçamento de 2023 do município. Para o ano que vem, o presidente da Câmara destaca grande expectativa para a realização da Festa da Fruta em junho, com grande destaque para o setor da agricultura e expectativa de muitas oportunidades de negócios.

Comitiva de São João do Oeste prepara viagem a Florianópolis. Agenda inclui diversas audiências e ainda participação em evento da Federação Catarinense dos Municípios, com debate sobre a nova Lei de Licitação. O prefeito, GENÉSIO ANTON, destaca que terá a companhia do vice-prefeito, RUDI RASCH, e da Assessora de Gabinete, ANDRESSA MEES. O Prefeito menciona a importância de audiência com o governador, CARLOS MOISÉS, para definir recursos para o asfalto no acesso a comunidade de Jaboticaba, obra considerada importante e de grande investimento. ANTON lembra que o projeto já teve aprovação do Deinfra e do Secretário de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Para ter garantia de liberação dos recursos é preciso obter o aval do governador, que está fazendo restrições para determinadas obras.

Prefeito é otimista para implantação de Unidade de Valorização de Recicláveis. GENÉSIO ANTON lembra que foram feitas diversas visitas em modelos de reaproveitamento de recicláveis, em seis municípios do Oeste do Paraná. A partir destes conhecimentos foi elaborado um projeto para a construção de um galpão com escritório e refeitório. O objetivo é de conseguir apoio da vice governadora e Deputada Federal eleita, DANIELA REINEHR. ANTON destaca que ela visitou o município e abriu a possibilidade de intermediar recursos da Secretaria Nacional de Assistência Social e do Ministério do Meio Ambiente. O desafio agora é garantir recursos dos governos estadual e federal. Segundo GENÉSIO ANTON, é preciso estar presente em órgãos que possuem estas verbas em Florianópolis e Brasília.

Profissional aponta principais desafios do cargo de diretor escolar. O Dia do Diretor Escolar foi comemorado no último sábado, 12 de novembro. O diretor da escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste considera que o cargo é um grande desafio. PEDRO VALDIR GAUER possui ampla experiência como gestor escolar, com cerca de 18 anos de atuação na profissão. Ele atuou na Escola Madre Benvenuta de São João do Oeste e agora está à frente do cargo na Escola Padre Vendelino Seidel, o maior educandário da Regional de Educação de Itapiranga. Ele destaca que se sente muito realizado na função, com grande responsabilidade de articulação junto aos mais de 50 professores e funcionários e cerca de 600 alunos que frequentam a escola diariamente.

PEDRO VALDIR GAUER salienta que grande parte das funções são realizadas de forma conjunta entre a equipe de gestores e assessores educacionais. Cita grande reconhecimento da comunidade escolar, o que torna o trabalho ainda mais gratificante. O diretor aponta como principal desafio da educação, a necessidade de se adaptar aos alunos dos dias atuais. Destaca que os profissionais não podem mais usar autoritarismo como ocorria nas décadas passadas, mas sim, dialogar com autoridade frente às situações que se apresentam no dia a dia. Além disso, destaca a necessidade constante de investimentos em estrutura física e tecnologias para tornar as práticas pedagógicas atrativas e condizentes com a realidade do mundo atual. PEDRO VALDIR GAUER enaltece o trabalho coletivo que é realizado para garantir melhorias constantes na qualidade do ensino ofertado.

Bate-papo empresarial será realizado amanhã em Iporã do Oeste. Evento contará ainda com o lançamento oficial da plataforma Iporã Mais Empregos. Ela consiste em uma ferramenta online para divulgação de vagas de emprego, cadastro de currículos e realização de cursos de capacitação profissional. O encontro com bate-papo e lançamento da plataforma será realizado no auditório da ACIIOCDL, a partir das 08h30 da manhã desta quinta-feira, e é aberto a todo o público interessado. Haverá coffee-break e a confirmação de presença deve ser realizada antecipadamente pelo telefone: 3196-1661. O evento está sendo organizado pela sala do empreendedor, juntamente com a Fiesc, o SesiSenai e o Município de Iporã do Oeste.

Técnicos avaliam prejuízos causados por temporal em evento. A Orquestra Clave de Sol de São João do Oeste registrou grandes prejuízos nos equipamentos ao se preparar para uma apresentação no último sábado, durante a Faismo, em São Miguel do Oeste. De acordo com o maestro e responsável, HENRIQUE DREBEL, um temporal com chuva e ventos fortes atingiu o palco principal onde os equipamentos estavam sendo instalados. Ele cita que a equipe tentou guardar e cobrir os materiais de trabalho, porém, não foi mais possível acessar o palco devido ao risco de queda da estrutura. Com isso, equipamentos como mesas de som, microfones, instrumentos de cordas e outros, sofreram danos com a chuva. DREBEL ressalta que os prejuízos imensuráveis ainda estão sendo avaliados por uma equipe técnica.

Comissão da Faismo propõe reunião para avaliar prejuízos causados pelo temporal. Conforme o maestro e responsável pela Orquestra Clave de Sol, HENRIQUE DREBEL, a organização da feira prestou apoio e demonstrou solidariedade com o fato, afirmando que vai auxiliar no acionamento do seguro para cobrir os prejuízos. O assunto será tratado em uma reunião nesta semana com avaliação dos próximos passos. DREBEL cita que tradicionalmente a Orquestra possui muitas apresentações no fim de ano, devido as comemorações do Natal, porém, não terá como cumprir a agenda neste ano com os equipamentos danificados. Relata que existe clima tristeza entre os integrantes, devido à impossibilidade de realizar as apresentações. O maestro frisa que muitos instrumentos eram de propriedade dos próprios integrantes, que também tiveram prejuízos.

Quadro social aprova mudanças no Sindicato de Iporã do Oeste. Encontro com assembleia ordinária e extraordinária ocorreu no dia 11 de novembro, no salão Vogt. De acordo com o presidente, DALVO MAYER, as deliberações contaram com grande participação dos associados. Ele salienta que foram discutidos sobre vários assuntos, dentre os quais, a aprovação do orçamento para o ano de 2023. Também houve palestra com o advogado, AIRTON SEHN, sobre diversos assuntos pertinentes a categoria dos agricultores. A assembleia extraordinária tratou sobre a alteração estatutária do sindicato, sendo que o então SINTRAF agora passou a se denominar STR - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Iporã do Oeste.

Integração do STR à FETAESC foi aprovada por unanimidade. Conforme o presidente do sindicato de Iporã do Oeste, DALVO MAYER, a entidade não era associada a nenhuma Federação. Ele avalia que a integração com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina vai proporcionar inúmeros benefícios. O próximo passo para efetivar a filiação será o pagamento das contribuições por parte da diretoria do sindicato. Em relação às demais alterações estatutárias, o presidente destaca a atualização do endereço, bem como alterações no processo eleitoral. Além disso, o STR passou a ser um sindicato local e não mais regional.

O presidente do STR, DALVO MAYER, avalia que as assembleias do dia 11 de novembro ocorreram normalmente e tiveram aprovações importantes para a sequência dos trabalhos da entidade sindical, que representa os agricultores de Iporã do Oeste. O sindicato atenderá até o dia 19 de dezembro e após essa data, fará recesso de fim de ano. A retomada do atendimento será no dia oito de janeiro de 2023. No próximo ano, haverá reajuste no valor da anuidade cobrada dos associados.

Um homem ficou ferido em um tombamento de carreta na BR-282, entre Pinhalzinho e Maravilha. O acidente ocorreu por volta das nove horas da manhã de ontem. A carreta estava carregada com óleo vegetal e segundo o Corpo de Bombeiros, saiu da pista e se chocou em um paredão de pedras. A vítima apresenta diversos ferimentos e fraturas pelo corpo. O homem foi removido das ferragens e encaminhado para atendimento em Pinhalzinho. O Serviço AeroPolicial de Fronteira e o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico foram acionados para a transferência do homem para Chapecó. Houve vazamento de óleo no local e o trânsito ficou totalmente interrompido. A carga era de aproximadamente 20 mil litros de óleo vegetal.

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 07 horas da manhã de hoje, na SC 492, em Santa Terezinha do Progresso. A colisão envolveu uma moto Honda CB 300R, com placa de Santa Terezinha do Progresso e uma carreta agrícola. O condutor da moto ficou gravemente ferido no acidente. O Corpo de Bombeiros de Maravilha foi acionado para efetuar o socorro à vítima, que foi encaminhada ao Hospital de Maravilha para atendimento.

Polícia é acionada após mulher encontrar planta de maconha. Foi por volta das 19 horas de ontem, no bairro São Jorge, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar foi acionada para averiguar uma denúncia de que havia uma ‘planta de maconha’ em um terreno. Segundo ela, o terreno com casa havia sido alugado há cerca de três meses. A guarnição conversou com a solicitante, que relatou que encontrou a planta e acionou a Polícia Militar para registrar o fato. Os policiais recolheram o pé de maconha, que será encaminhado para perícia e demais providências. Foi registrado um Boletim de Ocorrência e realizados outros procedimentos necessários no local. Em seguida, a mulher foi orientada e liberada pela polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.