ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco - 16/11/22

-PEC QUE TIRA AUXÍLIO BRASIL DO TETO DE GASTOS SERÁ APRESENTADA HOJE

-SANTA CATARINA TEM CRESCIMENTO DE 11% NAS EXPORTAÇÕES DE CARNES

-VEREADORES PEDEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

-LIMPEZA PARA ASFALTAMENTO RURAL DEVE COMEÇAR NOS PRÓXIMOS DIAS

-PREFEITURA INVESTE MAIS DE R$ 30 MIL NA PERFURAÇÃO DE NOVO POÇO

-COMISSÃO ESTIMA QUE FAISMO RECEBEU ACIMA DE 70 MIL VISITANTES

-PODER PÚBLICO BUSCA KIT TRANSPOSIÇÃO PARA REATIVAÇÃO DE PONTE

-CONSELHO ECONÔMICO SE REÚNE PARA DISCUTIR INCENTIVOS À EMPRESAS

-MORADORA ALUGA CASA E ACHA PÉ DE MACONHA PLANTADO NO LOTE

-MULHER FICA FERIDA EM COLISÃO ENTRE CAMIONETE E CAMINHÃO

O tempo no extremo-oeste é de sol. A previsão é de condições ensolaradas por todo o dia. A mínima desta manhã foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo cinco reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

Líderes das nações do G20 condenaram a invasão da Ucrânia pela Rússia "nos termos mais fortes" e exigiram a retirada incondicional na declaração final do grupo nesta quarta-feira. Os líderes das maiores economias do mundo também concordaram em acompanhar cuidadosamente os aumentos das taxas de juros para evitar repercussões e alertaram para o "aumento da volatilidade" nos movimentos cambiais, mas a Ucrânia dominou a reunião da cúpula, que aconteceu em Bali, uma ilha da indonésia. Os líderes do G20 também disseram na declaração final do evento que a ameaça ou o uso de armas nucleares é "inadmissível".

A Otan continua a investigar a explosão que matou duas pessoas na Polônia, mas o presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, diz que informações iniciais indicam que o disparo do míssil pode não ter sido feito da Rússia. O presidente norte-americano falou com a imprensa após uma reunião de emergência com líderes do G20 em Bali, na Indonésia. O míssil caiu em uma fazenda de grãos e deixou ao menos dois mortos em um vilarejo que fica no leste da Polônia, próximo à fronteira com a Ucrânia.

O republicano DONALD TRUMP anunciou nesta terça-feira que disputará a Presidência dos Estados Unidos nas eleições de 2024, no que será sua terceira tentativa consecutiva de chegar ao cargo. Vencedor nas eleições de 2016, o empresário foi derrotado pelo atual presidente, JOE BIDEN, na sua campanha de reeleição dois anos atrás. Para conseguir a nomeação novamente, TRUMP terá que enfrentar eventuais adversários de seu partido nas prévias republicanas, marcadas para o período entre fevereiro e julho de 2024.

Com dois anos de funcionamento, o Pix, meio de transferência monetária instantâneo, consolidou-se como o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Segundo a Federação Brasileira de Bancos, de 16 de novembro de 2020, data em que começou a funcionar no país, até o último dia 30 de setembro, foram 26 bilhões de operações feitas no sistema financeiro nacional, com os valores transacionados atingindo 12 trilhões e 900 bilhões de reais. Levantamento feito pela Febraban com base em números do Banco Central mostra que, no primeiro mês de funcionamento, o Pix ultrapassou as transações feitas com DOC. Em janeiro de 2021, superou as transações com TED. Em março do mesmo ano, passou na frente em número de transações feitas com boletos. Já no mês seguinte, o Pix ultrapassou a soma de todos eles.

O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União, ministro BRUNO DANTAS, informou que entregará na próxima quarta-feira informações à equipe de transição do presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sobre a situação dos órgãos da administração federal. A equipe de transição, dividida em 31 grupos temáticos, utilizará os dados reunidos pelo TCU como uma das fontes para embasar relatórios com diagnósticos sobre cada área da máquina pública. A conclusão desses relatórios depende do envio de informações pelos ministérios do governo JAIR BOLSONARO. Por lei, a equipe de transição do presidente eleito tem o direito de solicitar e de receber dados oficiais do governo em curso.

A proposta elaborada pela equipe de transição do novo governo, chamada de PEC da Transição, deve ser apresentada ao relator do Orçamento, senador MARCELO CASTRO, nesta quarta-feira. O texto tem como principal objetivo garantir a retirada do Auxílio Brasil do teto de gastos a partir de janeiro. A engenharia orçamentária prevê reservar 175 bilhões de reais para o programa social e liberar 105 bilhões para outras demandas do governo. Segundo o relator, a previsão é alinhar pontos da proposta com os líderes do Congresso Nacional para só depois ir atrás do apoio dos parlamentares. Ele afirmou que assim que houver concordância do texto e do que vai compor esse espaço orçamentário, serão buscadas as assinaturas para pôr a PEC para tramitar.

Santa Catarina é o sexto Estado com o maior índice de comparecimento no Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. De 80 mil 790 candidatos, 59 mil 288 realizaram a prova no último domingo, ou seja, 73 vírgula quatro por cento, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O índice está um pouco acima da médica nacional, de 72 vírgula um por cento. Da região Sul, o estado catarinense foi o melhor colocado. Dos inscritos em Santa Catarina, menos de cinco por cento se declararam pretos e indígenas, somando apenas três mil 763 participantes. Do total, 75 virgula quatro por cento se reconhecem como brancos. Já os candidatos pardos somam 13 mil 902, 17 vírgula três por cento.

O aumento no número de casos de Covid-19 e a confirmação da circulação da variante BQ.1 fez com que Santa Catarina voltasse a recomendar o uso de máscaras. O comunicado foi feito inicialmente em uma nota técnica, divulgada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. A recomendação vale, principalmente, para idosos e pessoas que fazem parte do grupo de risco para a doença. No documento, a Dive cita o risco de aumento nos casos de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave nas próximas semanas. Conforme dados do Painel do Coronavírus, nesta segunda-feira, o Estado acumulava três mil 181 casos ativos, 63 vírgula zero quatro por cento a mais que na última semana, quando eram mil 951 casos.

Santa Catarina teve crescimento de 11 vírgula seis por cento nas exportações entre janeiro e outubro desse ano. Neste período, o estado embarcou um milhão 410 mil toneladas do alimento e gerou receitas de mais de três bilhões de dólares. Além disso, o estado abriu um novo mercado para a carne suína e passará a vender o alimento para o México, terceiro maior importador mundial do produto. Os dados foram divulgados pelo governo estadual, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Ministério da Economia. De acordo com o governo, os valores das exportações levam em conta os embarques de carne suína, frangos, perus, patos, marrecos e bovinos. Somente no mês de outubro, Santa Catarina exportou 139 mil toneladas de carnes e teve um faturamento de 324 milhões de dólares.

A prefeitura de Princesa vai realizar a primeira Audiência Pública para elaboração do "Plano Diretor Participativo". Vai ser no dia 24 de Novembro a partir das 7 horas da noite, no auditório da Câmara de Vereadores. Poderão participar todas as associações representativas dos vários segmentos da comunidade e a população em geral. O Plano Diretor Participativo é um instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados.

O CRAS com o SENAR vai realizar um curso de primeiros socorros em Princesa. A ação será voltada para maiores de 18 anos. De acordo com a gestora da Assistência Social SILVANE STUANI, as inscrições são limitadas com apenas 12 vagas e deverão ser confirmadas até o dia 6 de Dezembro pelo telefone 9.8501-8823. Ela disse que o curso será coordenado por profissionais do SENAR, nos dias 8 e 9 do mês que vem, nas dependências do CRAS. Haverá emissão de certificado aos participantes.

A Campanha “Fim de ano Premiado” de Princesa continua até dezembro, quando serão sorteados 20 mil reais. Para o primeiro e segundo colocado o prêmio será de 3 mil e 2 mil reais, respectivamente. A campanha tem por objetivo incentivar e desenvolver os setores do comércio e prestação de serviços de Princesa. A cada 100 reais em compras o consumidor terá direito a um cupom para concorrer aos prêmios. Também serão sorteados 15 prêmios de mil reais. Estão aptas notas fiscais ou cupons fiscais de venda ao consumidor final, provenientes de empresas localizadas em Princesa e notas fiscais de prestação de serviços emitidas por empresas princesenses. Ainda estão sendo contabilizados apenas notas e cupons fiscais emitidos no ano de 2022. Os cupons deverão ser retirados na prefeitura e, depois de preenchidos, devem ser colocados nas urnas disponíveis no Centro Administrativo em horário de expediente até o dia 20 de Dezembro. O sorteio acontecerá em ato público no dia 21 do mês que vem.

A empresa vencedora do processo de licitação para ornamentação natalina de São José do Cedro começou na segunda-feira desta semana a instalação dos enfeites. O empresário MAXIMILIANO NICLOTI, proprietário da empresa vencedora, comentou que buscava o credenciamento para este trabalho a mais de 9 anos, e agora conseguiu ser a vencedora deste processo. Os trabalhos tiveram início ainda na sexta-feira com a organização dos materiais para posterior distribuição aos pontos contemplados. Neste ano, as 3 principais praças da cidade vão receber investimentos decorativos. Ao menos 6 pessoas da empresa executam este trabalho. Inicialmente estão sendo usados os materiais de anos anteriores, já que são os mais demorados. A rótula central, segundo ele, ganhará neste ano uma decoração diferente de anos passados, mas a colocação inicia na sexta-feira.

Nesta reta final de 2022, as equipes de diversos setores da prefeitura estão trabalhando intensivamente no encerramento das atividades. Em Anchieta, conforme o prefeito IVAN CANCI, a secretaria de Obras é uma das mais atarefadas com cronograma de melhorias em diversas localidades. Entre os serviços, ele citou a recuperação de estradas rurais danificadas pelas enxurradas recentes em Anchieta e toda região extremo-oeste. Os trabalhos contemplam a colocação de bueiros ou até mesmo, se necessário, a ampliação da drenagem pluvial. Além de alargamento de estradas rurais em virtude dos veículos de transportes que trafegam pela malha viária. Também está sendo feito o cascalhamento das principais estradas com intenção de garantir maior durabilidade da malha viária. Apesar do final de ano, nos próximos 6 meses os trabalhos de cascalhamento serão intensos em Anchieta, principalmente com o aluguel de uma cascalheira que vai contribuir para atender as demandas na região sentido à Guaraciaba, como a Linhas São Roque e São Domingos e Assentamentos.

Quanto à ponte sobre o Rio das Antas, entre as Linhas Rosangeles e Nova Seara, divisa entre Anchieta e São José do Cedro, as prefeituras aguardam empenho dos kits de transposição por parte da Defesa Civil Nacional. O prefeito de Anchieta IVAN CANCI, espera que o pedido feito pelo poder público seja atendido em breve para garantir a trafegabilidade em segurança sobre a ponte. Ele destacou que esteve conversando com o prefeito de Cedro, JOÃO DE ANDRADE, sobre este investimento e a ideia é elevar a altura da ponte para evitar que o rio passe por cima. Porém, a preocupação está quanto ao alto valor a ser aplicado no local que supera 1 milhão e meio de reais, impedindo a execução por parte dos governos municipais. IVAN informou que essa ponte está interditada para o trânsito.

A maior feira multisetorial do Extremo-Oeste Catarinense, a Faismo 2022, encerrou ontem com recorde de público e superando expectativas de negócios. As análises preliminares da Comissão Central Organizadora são extremamente positivas. Aproximadamente 300 expositores estiveram presentes, reforçando marcas, expondo produtos e oferecendo oportunidades, inovações e realizando networking durante os 5 dias de feira. O fluxo de visitantes se manteve constante do início ao fim, demonstrando que as atrações oferecidas durante o evento foram de agrado de quem passou por ele. A feira, que é realizada por múltiplas mãos, contou com diversas comissões e pré-comissões para garantir que milhares de pessoas fossem recebidas com organização e segurança. Nesta edição a movimentação foi intensa em todos os dias e contou com expositores de vários segmentos, desde o comércio tradicional, até a agricultura familiar, artesanato, mercoleite e demais setores de vários municípios catarinenses e de outros Estados, a exemplo, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Esta foi a primeira Faismo realizada após a pandemia e foi gratificante para todos os envolvidos perceber a reciprocidade de São Miguel do Oeste e região para com as empresas que acreditaram e investiram. A declaração é do coordenador Geral IRTON LAMB. Desde o início, na sexta-feira, a Faismo surpreendeu, superando todas as expectativas de público, de vendas, de expositores. O coordenador Geral ainda disse que a participação dos expositores deixa a comissão extremamente realizada, já que as empresas acreditaram na feira. LAMB ainda destacou empenho de todos os envolvidos, os organizadores, os patrocinadores e aos visitantes da feira e disse que para as próximas edições haverá constante investimento, visando cada vez mais oportunidades de negócios, inovação, lazer, cultura e entretenimento para São Miguel do Oeste e região. Nos próximos dias, a coordenação estará fazendo balanço oficial com dados mais precisos e que comprovam que essa foi a maior feira já realizada. Estima-se que mais de 70 mil pessoas passaram pela Faismo.

Logo mais à tarde, a partir da uma e meia, a secretaria de Indústria e Comércio vai reunir os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e a administração, para debater sobre incentivos às empresas que queiram ampliar ou se instalar em Anchieta. A informação é do secretário VILMAR PIOVEZANI. Nos últimos meses o conselho tem recebido alguns pedidos de incentivos para ampliação de empresas e a instalação de novos empreendimentos em Anchieta. Em razão disso, os integrantes deste conselho marcaram uma reunião para esta tarde. Na avaliação dele essa é uma das formas de incentivar a geração de empregos e renda, além de fomentar o crescimento do pequeno empreendedor. Assim, refletindo na construção de moradias e aquecendo a economia local. A intenção do conselho é justamente buscar formas de atender os anseios dos empreendedores. O poder público trabalha, segundo ele, com apoio de infraestrutura. PIOVEZANI informou que uma empresa voltada ao ramo metálico está se instalando no parque industrial.

A prefeitura promoveu a perfuração de um novo poço artesiano em Linha Esquina Tobias que beneficiará até 34 famílias em Princesa. A vazão é de aproximadamente 10 mil litros por hora. A informação é do secretário de Administração VALTAIR EPPING. A perfuração do poço ocorreu esta semana, com investimentos próprios na ordem de 28 mil e 980 reais aproximadamente. Também foram investidos outros 2 mil e 500 na licença do projeto e locação do poço. No total foram investidos 31 mil 483 reais. Segundo ele, o antigo poço profundo da comunidade apresentou queda significativa em sua capacidade de vazão anual, tornando-se incapaz de atender a demanda. A falta de água potável na comunidade de Esquina Tobias tem se tornado frequente, até mesmo em períodos curtos sem precipitação pluviométrica. Além da queda na vazão, ocorreu aumento da demanda, por isso constantemente o poder público tem auxiliado várias famílias com cargas de água potável. Em razão disso, foi perfurado o poço que tem 306 metros de profundidade.

O próximo passo dado pela prefeitura de Princesa, através do SAMAE, será na instalação dos equipamentos, assim entregando o poço artesiano para a comunidade de Linha Esquina Tobias com o sistema em plena operacionalidade. O secretário de Administração VALTAIR EPPING, relatou que a exploração da água, ou seja, a administração do poço, será de responsabilidade dos moradores da comunidade. EPPING aproveitou para informar que hoje mesmo acontece o aprofundamento do poço artesiano localizado na área urbana de Princesa, na Rua Sete de Setembro – bem próximo ao posto de Saúde da cidade. O objetivo do trabalho, conforme o secretário, será aumentar a capacidade de vazão do poço para atender melhor a comunidade.

As obras no trecho da ponte sobre o Rio das Flores, Linha Santo Isidoro, até a Esquina Mariflor, São José do Cedro, devem começar dentro de alguns dias. A declaração é do prefeito JOÃO DE ANDRADE. O prefeito destacou que o setor público é bastante burocrático e foram diversas adequações realizadas no projeto relativo às questões ambientais. Após fazer todas as adequações, o projeto foi enviado, porém não deu certo novamente e necessitou refazer o projeto de asfaltamento rural. Isso levou, segundo ele, cerca de 7 meses, mas agora com as alterações e debates importantes as obras devem começar ainda na semana que vem. Ele explicou que os primeiros serviços a serem executados são de limpeza da estrada para posteriores trabalhos de asfaltamento rural. ANDRADE destacou que a demora não é culpa da administração ou da empresa vencedora da licitação, mas do momento vivido nos últimos meses. O mercado enfrenta com a falta de materiais e mão de obra. A previsão é de que as obras sejam concluídas em até 6 meses.

A ordem de serviço foi assinada na tarde de terça-feira, dia 3 de Maio, no gabinete do prefeito, contemplando a pavimentação asfáltica entre a ponte da Linha Santo Isidoro até a Esquina Mariflor, comunidades rurais de São José do Cedro. A assinatura contou com a participação de secretariado e servidores da prefeitura na época, além de um representante da empresa responsável pela obra. Até então, seriam investidos ao menos 6 milhões para asfaltar cerca de 3 quilômetros.

A direção do hospital de São José do Cedro esteve presente na Câmara de Vereadores, realizada na segunda-feira à noite, para prestar informações sobre o convênio com o Instituto Santé. Na oportunidade MÔNICA CANTON e o novo administrador VITUS RITTER, estiveram explanando alguns dados aos vereadores. A então administradora MÔNICA, comentou que o convênio de assessoria com o grupo se estendeu por 4 meses, sendo que inicialmente se falava em contrato administrativo de 90 dias.Durante este período foram desempenhados serviços administrativos com intenção de conhecer os trabalhos internos da unidade hospitalar. Desde o começo deste mês, segundo ela, o hospital conta com o novo administrador geral pelo instituto – assim trazendo o conhecimento do grupo para melhorar o desempenho e atendimento. MÔNICA ainda disse que por meio deste grupo foi possível identificar principais pontos a serem trabalhados pela nova gestão, elaborando um planejamento de curto, médio e longo prazo visando o crescimento do hospital.

A participação do hospital de São José do Cedro na Política Hospitalar Catarinense, do governo do Estado, traz ganhos importantes para os trabalhos internos, refletindo externamente. A declaração é de MÔNICA CANTON. Isso também proporciona, segundo ela, a ampliação de ofertas cirúrgicas a partir da média complexidade. Já a alta complexidade é necessário encaminhamento para fora da cidade. No entanto, procedimentos como de otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgias gerais e ginecologia, podem ser realizados pela unidade local. Também foi discutida a implantação de uma nova identidade visual, de um novo sistema de informatização, de controle de estoque, de novo formato de gestão financeira e de auditoria externa. Além da captação de recursos com resultados que vão ser vistos no decorrer dos próximos meses. MÔNICA permanece no hospital até o final deste ano, por ser contratada pela associação, porém o Santé a chamou para fazer parte do instituto em outra unidade gerenciada pelo grupo.

Dois vereadores da Câmara de São José do Cedro indicaram à administração um estudo de viabilidade para elaboração de um projeto de mutirão de castração de animais – cães e gatos, uma ou duas vezes no ano. A vereadora CÉLIA TOIGO, que está como suplente neste mês de novembro, relatou para a Rádio Cedro que, frente a preocupação com esta questão e considerando as dificuldades econômicas da população, é necessário que o poder público estabeleça um amplo sistema público de atendimento à saúde e bem estar animal. O objetivo é para a criação de medidas efetivas, uma vez que a castração de cães e gatos permitirá um maior controle populacional dos animais. Na avaliação dela essas ações vão gerar um impacto bastante positivo.

A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina encerrou à meia-noite desta terça-feira a Operação Proclamação da República 2022. Nestes 5 dias, foram registrados 137 acidentes, nos quais 76 pessoas ficaram feridas e duas morreram. Estes números representam aumento no número de acidentes e mortos, mas redução na quantidade de feridos, em comparação ao mesmo feriado de 2021, quando o país ainda vivia sob restrições da pandemia. As duas mortes aconteceram após colisões frontais em pista simples, uma no domingo, dia 13, na BR-470 em Trombudo Central e uma na segunda-feira, dia 14, na BR-282 em Xaxim. Durante a Operação, foram flagradas 3 mil 670 infrações de trânsito, com destaque para 402 motoristas dirigindo sob efeito de álcool; 264 ultrapassando em local proibido; 455 motoristas ou passageiros sem cinto de segurança; 58 manuseado o celular e ainda 68 crianças fora da cadeirinha.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Descanso no começo desta semana. A ação da Polícia Civil de Descanso contou com o apoio de guarnições da Polícia Militar de Descanso e Belmonte. Num dos locais foi encontrado e apreendido um celular LG, modelo K22, com registro de furto, ocorrido no mês de outubro. O Inquérito Policial que apura o crime contra o patrimônio deve ser concluído nos próximos dias.

Uma mulher ficou ferida em colisão entre um veículo e um caminhão na tarde de ontem nas proximidades da Vila Rural, BR-163, Barracão/PR. A mulher dirigia a camionete Amarok pela rodovia sentido a Barracão quando bateu na lateral de um caminhão que trafegava no sentido oposto. Ela foi achada fora da camionete amparada por populares com ferimentos nos dois braços. A camionete da vítima ficou bastante danificada. O outro veículo teve poucos danos.

Uma moradora do Bairro São Jorge, São Miguel do Oeste, alugou uma casa há cerca de 3 meses e achou um pé de maconha plantado aos fundos do terreno. Em virtude disso, ela chamou a Polícia Militar que se deslocou até a Rua Campo Sales na noite de ontem. No local, a solicitante relatou para a PM que encontrou essa planta e que achava que parecia um pé de maconha. Diante do fato, os policiais recolheram a planta, realizaram a apreensão e os procedimentos para encaminhamento à perícia. Foi confeccionado o boletim de ocorrência com todos os dados e informações repassadas pela solicitante. Depois de realizados os procedimentos, a moradora foi orientada e liberada.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.