-LENTIDÃO NA APURAÇÃO MARCA ELEIÇÃO NO PAÍS. 57 CIDADES TERAÕ SEGUNDO TURNO
-MDB, PP, PSD e PSDB ELEGERAM 75 POR CENTO DOS PREFEITOS EM SC
-CÂMARA TEM AMPLA RENOVAÇÃO E APENAS QUATRO VEREADORES SÃO REELEITOS
-PAULO DRUMM RECEBE MIL 158 VOTOS É O VEREADOR MAIS VOTADO NO MUNICÍPIO
-TREVISAN ATINGE MARCA HISTÓRICA E GARANTE RENOVAÇÃO COM 66% DOS VOTOS
-HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM ESCOLA DO BAIRRO ESTRELA
-FILHO TENTA MATAR O PAI A FACADAS NO BAIRRO SANTA RITA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuvas entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Grécia anunciou neste sábado o fechamento das escolas primárias e jardins de infância, depois que o balanço do novo coronavírus ultrapassou os mil óbitos. O país tem agora mais de 72 mil casos confirmados e mil e 35 mortes pela doença, segundo a Universidade Johns Hopkins. Os colégios já estão fechados desde segunda-feira. As aulas acontecem no formato virtual. Neste sábado, as autoridades gregas registraram dois mil 835 novos casos da covid-19. Nas últimas 24 horas, 38 pessoas morreram.
Um grupo de apoiadores do presidente americano DONALD TRUMP faz um protesto neste sábado, em Washington, contra o resultado das Eleições dos Estados Unidos. Os manifestantes se reuniram para "denunciar", sem provas, uma suposta fraude na vitória do democrata JOE BIDEN. Os resultados de todos os estados já foram divulgados pelas grandes redes de televisão do país. JOE BIDEN obteve 306 votos eleitorais, contra 232 do presidente em final de mandato.
O presidente interino do Peru, MANUEL MERINO, renunciou ao cargo neste domingo, o seu quinto dia no poder. Ele enfrentava uma onda de protestos que pediam a sua saída. Nesses atos, duas pessoas morreram. Também houve pessoas feridas. O Congresso deve agora nomear um novo presidente que consiga pacificar o país. O escolhido será o terceiro presidente em menos de uma semana, em um país duramente atingido pela pandemia do coronavírus e pela recessão econômica. No dia novembro de novembro, MARTÍN VIZCARRA deixou formalmente o governo após o Congresso aprovar um impeachment por "incapacidade moral".
A lentidão no sistema do Tribunal Superior Eleitoral fez a apuração dos votos atrasar no Brasil inteiro, gerando uma fila de informações represadas no sistema central mesmo após a conclusão da leitura das urnas nas cidades. Em comparação com as eleições de 2016, os resultados no chegaram a demorar mais de três horas em vários municípios. O presidente do TSE, LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou que houve uma falha em um dos núcleos no super computador que processa a totalização dos votos. Ele disse também que os problemas não afetam o resultado da votação, e que “não há nenhum risco de o resultado não expressar o que foi votado”.
Eleitores de 57 cidades brasileiras irão às urnas novamente, no dia 29, para decidir seus prefeitos em segundo turno. O número representa 60 por cento do total de 95 municípios onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano. Podem ter segundo turno as cidades com mais de 200 mil eleitores. Sete capitais elegeram os prefeitos ontem e 18 terão segundo turno. Em duas das cidades, Duque de Caxias e Volta Redonda, ambas no Rio de Janeiro, a eleição depende de uma decisão da Justiça Eleitoral, já que os candidatos mais votados estão "sub judice", ou seja, tiveram as candidaturas indeferidas, mas ainda recorrem. Mesmo tendo recebido mais de 50 por cento dos votos válidos, eles aguardam para serem decretados vitoriosos.
O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou nesta segunda-feira que não se pode “debitar” os resultados das eleições municipais ao presidente JAIR BOLSONARO. MOURÃO argumentou que BOLSONARO está sem partido e “não entrou de cabeça” na campanha. De 13 candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro, nove não se elegeram, dois venceram no primeiro turno e dois foram para o segundo turno. Apesar de MOURÃO ter dito que o presidente não se envolvido nas eleições, na reta final da campanha BOLSONARO fez lives no Palácio Alvorada para pedir votos aos seus candidatos a prefeito e vereador.
O Tribunal Superior Eleitoral anunciou na madrugada desta segunda-feira, dentro da plataforma virtual, que o índice de abstenção no primeiro turno das eleições de Santa Catarina neste ano foi de 22 vírgula 47 por cento. O percentual foi maior do que o registrado em 2016, quando chegou a 13 virgula zero dois por cento. Ao todo, quatro milhões 36 mil 244 de eleitores foram votar no domingo em Santa Catarina. Outros um milhão 169 mil 687 não apareceram para exercer o direito nas 295 cidades do Estado. Ao todo, 54 mil 564 mesários trabalharam em três mil 621 locais de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
Partidos tradicionais como MDB, Progressistas, PSD e PSDB fizeram, somados, 75 por cento dos prefeitos dos 295 municípios catarinenses. Os emedebistas mostraram a tradicional força nos pequenos municípios e conquistaram mais uma vez o maior número de prefeituras: foram 96. O segundo partido com mais prefeituras será o PP, com 52. O PSD venceu em 42 municípios. O PSDB fez 32 prefeitos, incluindo Criciúma, São Bento do Sul, Caçador e Concórdia. Em 12 dos 20 maiores municípios do Estado, os atuais prefeitos foram reeleitos. Em Chapecó, o prefeito eleito foi JOÃO RODRIGUES do PSD.
A cidade de Jardinópolis, no Oeste de Santa Catarina, teve um empate entre os dois candidatos a prefeito da cidade. Ambos receberam 748 votos cada. O critério que definiu o novo chefe do Executivo foi a idade dos concorrentes. Apenas dois meses mais velho, MAURO RISSO do MDB, levou a disputa. O outro candidato, que teve os outros 50 por cento dos votos válidos é ANTONINHO BEVILACQUA. Representante do PT também tem 50 anos, mas faz aniversário em março, dois meses após o candidato eleito. Em Florianópolis, o atual prefeito JEAN LOUREIRO foi eleito no primeiro turno com 53 por cento dos votos válidos.
A cobertura especial da Peperi teve 17 horas de transmissão pelas rádios Itapiranga, Cedro, Atalaia, Oeste e Peperi FM 99 vírgula nove. O trabalho começou as seis e meia da manhã e só terminou por volta das 11 e meia da noite. Durante a votação, foram cerca de 70 boletins informativos pelas equipes das rádios. No portal da Peperi na internet, a live da apuração dos votos durou cerca de seis horas com média de 600 visualizações simultâneas e picos de mil e 300. 70 mil pessoas foram alcançadas pela live, com mil e 200 comentários, mil e 300 curtidas e 50 mil visualizações. O trabalho especial da Peperi neste domingo de eleições reuniu cerca de 50 profissionais nas emissoras de rádios e no portal na internet.
O prefeito do PT, SADI BONAMIGO foi reeleito neste final de semana Descanso com 48 vírgula oito por cento dos votos. Ele fez dois mil 871 contra dois 731 de MARCOS BALDO do PSDB. A diferença foi de apenas 140 votos. LUIS PEREIRA do PDT fez 263 votos. Os vereadores eleitos em Descanso são MATEUS BOLSONI do PT, GIO VIEIRA do PP, AMENDOIN do MDB, VOLMIR CASAGRANDE do PSDB, PAULINHO BURIN do PT, FABIANA CAPELESSO do MDB, MARISE GIUMBELLI do PT, JUCA KASPER do PL e ODETE NORA do PT.
O vice-prefeito de Guaraciaba, NEGO DORIGON do PSL, vai comandar a prefeitura pelos próximos quatro anos. Ele recebeu três mil 734 votos, 49 vírgula 95 por cento do total na eleição de ontem e superou NEOCIR FIBAS do PT que fez dois mil 109 votos e NEGO CAVION que recebeu mil 633 votos. Em Guaraciaba os eleitos são ERCI GAVIÃO, TCHÓIA, PEDRO TREVISOL e PARMIGIANI do PSL, PAPPIS e TACHINHA do PT, BRAMBILLA e VOLMIR COSSUL do MDB e CRISTIANO do Podemos.
JUAREZ FURTADO do PSDB é o nome prefeito de Romelândia. Ele foi eleito com mil 356 votos, o que representa 39 virgula 96 por cento dos votos. FURTADO fez 122 votos a mais que MARCOS BORGETHI do MDB que totalizou mil 234. IAN ZANATTA do PT fez 652 votos e VALDEMAR VAZ, 151. Em Romelândia os vereadores eleitos são, NINA, CASTELO e JOÃO ZANROSSO do MDB, RICA BELUSSO, POLACO, DANILO FONSECA e ESMAEL do PSDB, ELVIS e BATATA BORSATTO do PL.
O prefeito de Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER foi reeleito neste domingo com mil 334. O petista, que vai para o terceiro mandato, fez 53 vírgula 53 por cento dos votos. CARECA fez 903 votos e JULIANA ANCHAU recebeu 266 votos. Em Bandeirante os eleitos para a câmara de vereadores foram, CHICO SALLES, VERA e PINGO do PT, MARCIANO, JANE e DAVE do Cidadania, SÉRGIO COZER do MDB, EDUARDO e TERRES do PL.
A prefeitura de Paraíso vai trocar de comando em primeiro de janeiro. A prefeita eleita é MARLENE GIACOMINI do MDB. Ele fez mil 738 votos, o que representa 56 vírgula 30 por cento. O atual prefeito, VALDECIR CASAGRANDE, ficou com mil 349 votos, 43 vírgula 70 por cento do total. Em Paraíso, SIDE e CANECA, do PT, ALMEIDA, JOEL e TONHO do PSD, ADEMIR e FLÁVIO do MDB, ALCIONE do PP e ADRIANO do PDT.
Em Barra Bonita, o candidato da chapa de consenso AGNALDO DEREZ foi eleito neste domingo com mil 104 votos. Isso representa 68 virgula quatro por cento dos votantes. A eleição em Barra Bonita teve 509 votos brancos e nulos, o que equivale a 31 por cento. Os vereadores eleitos são NEIR MITTMANN, CIRO, DECO, JUNIOR BERTAN e FIO do MDB, ZEBRA do PSDB, ALEMÃO e DEJA do PP, IVO do PT.
PAULO DRUMM, do PSD, foi o vereador mais votado na eleição de ontem em São Miguel do Oeste. Ele recebeu mil 157 votos. VILMAR BONORA, também do PSD, fez mil e 98 votos. CRIS ZANATTA do PSDB se elegeu com 808 votos. NINI SCHARNOSKI do PL somou 694 votos. O quinto mais votado foi RAVIER CENTENARO do PSD com 679 votos. Em sexto ficou GILMAR BALDISSERA, o GICA do PP com 643 votos. MARLI DA ROSA do PSD se reelegeu com 572 votos. MOACIR FIORINI do MDB fez 502 e MARIA TEREZA CAPRA do PT, 498. Também se elegeram os candidatos CARLOS AGOSTINI TATU do MDB com 491, ELIAS ARAUJO do PSD com 462, VANIRTO CONRADT do PDT com 363 e VAGNER PASSOS do PSL com 228.
A renovação na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste foi de cerca de 70 por cento. Seis candidatos que tem mandato no legislativo e que tentaram a reeleição não tiveram êxito na votação deste domingo. Apenas quatro dos atuais vereadores foram reeleitos para mais quatro anos: MARIA TEREZA CAPRA, ELIAS ARAÚJO, VANITOR CONRADT e VAGNER PASSOS do PSL. Seis candidatos vão assumir pela primeira vez uma cadeira no legislativo: PAULO DRUMM, VILMAR BONORA, RAVIER CENTENARO, MARLI DA ROSA, GILMAR BALDISSERA e CARLOS AGOSTINI TATU. Outros três eleitos são ex-vereadores que estão retornando à câmara municipal: CRIS ZANATTA, NINI SCHARNÓSKI e MOACIR FIORINI.
O prefeito WILSON TREVISAN terá maioria na câmara de vereadores no próximo mandato. Os partidos que da coligação do prefeito reeleito fizeram sete vereadores. A maior bancada é a do PSD, com cinco cadeiras. O PSL e o PDT elegeram um vereador cada. Os partidos que apoiaram JOÃO GRANDO ou ADILSON PANDOLFO conquistaram cinco vagas no legislativo municipal. O MDB elegeu dois vereadores neste domingo. PSL, PSDB, PL e PT fizeram um vereador cada. O PP, que oficialmente não participou de nenhuma das três candidaturas, elegeu um vereador. No entanto, o progressista eleito, GILMAR BALDISSERA, se manifestou contra o prefeito WILSON TREVISAN no episódio que resultou no afastamento do PP do governo municipal.
O prefeito WILSON TREVISAN do PSD foi reeleito com uma votação histórica neste domingo. Ele fez 14 mil 443 votos, o que representa 66 vírgula zero sete por cento. O candidato do MDB, JOÃO GRANDO, recebeu cinco mil 657, o correspondente 25 vírgula 88 por cento. O candidato do PT, ADILSON PANDOLFO fez mil 761 votos, o que representa oito vírgula zero seis por cento dos votos válidos. A eleição para prefeito neste ano teve quatro vírgula 71 por cento dos votos brancos ou nulos. Sete mil 496 eleitores não compareceram às urnas, o que dá uma abstenção de 24 vírgula 24 por cento.
O candidato do PT, ADILSON PANDOLFO, reconheceu a vitória de WILSON TREVISAN e parabenizou o prefeito reeleito na noite de ontem. O petista disse na Peperi que a votação do candidato do PSD é um sinal de que a população efetivamente queria a continuidade do mandato atual. PANDOLFO disse que teve pouco tempo de campanha, enquanto que TREVISAN tem oito anos de mandato, quatro de vice e quatro de prefeito. Ele citou que entrou em setembro na campanha e que se propôs a discutir projetos e soluções para os problemas da cidade. PANDOLFO afirmou que, mesmo com o resultado, ele só tem a agradecer aos candidatos do partido, a militância e aos votos que recebeu dos eleitores. O petista admitiu que era difícil vencer, mas que sai muito feliz com o trabalho realizado ao longo da campanha.
O candidato a vice-prefeito da coligação MDB-PL-PSD, EVERALDO DI BERTI, avaliou, ainda na noite de ontem, o resultado da eleição para prefeito em São Miguel do Oeste. Ele começou a entrevista parabenizando TREVISAN pela votação e afirmou que tem que respeitar a decisão da população. DI BERTI disse que ele e o GRANDO colocaram a candidatura como opção para o eleitor, mas ressaltou que tinha ciência da dificuldade, especialmente porque o prefeito usou muito bem a máquina pública. Ele afirmou que o povo quis a continuidade e que espera que o prefeito TREVISAN faça realmente um bom trabalho e cumpra o que prometeu na campanha. DI BERTI comentou que é difícil apontar qual foi a causa mais determinante para derrota da coligação “São Miguel Acima de Tudo”.
O candidato a vice-prefeito EVERALDO DI BERTI anunciou ontem a noite que está encerrando a carreira política. Ele disse na Peperi que já havia anunciado, antes do resultado de ontem, que esta seria a última eleição dele em São Miguel do Oeste. DIBERTI citou que está fora da política e que agora vai cuidar da empresa e da família, o que é muito mais importante. Ele explicou que a decisão foi tomada junto com a família e que está deixando o cenário político local. DI BERTI comentou que sai feliz e realizado e que vai contribuir para a gestão do governo de TREVISAN, já que essa foi a escolha da maioria da população de São Miguel do Oeste. O candidato a prefeito JOÃO GRANDO disse hoje que vai se manifestar sobre os resultados da eleição na próxima quarta-feira.
A votação expressiva na votação deste domingo mostra que a grande confiança da sociedade na dupla TREVISAN-ZANARDI. O comentário é do vice-prefeito eleito EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a candidatura do PSD fez uma campanha clara e sem promessa mirabolantes. ZANARDI destacou que o PSD prometeu apenas trabalho e gestão e que a chapa eleita ontem vai fazer o melhor para todos os setores. O vice-prefeito destacou que o novo governo municipal vai cumprir o que apresentou para a comunidade nesta campanha.
A reeleição com 66 por cento dos votos válidos é um reconhecimento do trabalho que foi realizado nos últimos quatro anos pelo governo municipal. O comentário é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que percebeu, durante a campanha, a aceitação da comunidade. TREVISAN disse que essa votação, ao mesmo, criar uma responsabilidade ainda maior para resolver questões que merecem uma atenção maior. O prefeito afirmou hoje pela manha na Peperi, que o primeiro tema do novo governo será o problema da falta de água na cidade. Ele disse que o contrato com a Casan vai até 2022 e que romper o contrato neste momento é inviável. O que o município fará, segundo TREVISAN, é ser mais enérgico e intensificar o diálogo para que a Casan invista mais na cidade.
O prefeito eleito WILSON TREVISAN vai buscar um contato com todos os partidos para formar um governo de coalizão no segundo mandatao. Ele disse hoje na Peperi que a eleição ficou para trás e não se fala mais em partido político, mas no desenvolvimento de São Miguel do Oeste. TREVISAN afirmou que um dos objetivo do novo governo é unir os partidos a partir de agora.
Um homem foi encontrado morto em uma escola de São Miguel do Oeste na manhã desta segunda-feira. O corpo foi encontrado por volta das sete horas da manhã no bairro Estrela. O Corpo de Bombeiros foi acionado e se deslocou até a Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira. No local, foi encontrado um homem inconsciente. A suspeita é que ele tenha caído de uma altura de aproximadamente dois metros e que o impacto tenha causado a morte. A Polícia Militar e Civil e o IML foram acionados. O corpo está com o Instituto Médico Legal e a identidade da vítima ainda não foi divulgada para a imprensa.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de homicídio neste domingo no bairro Santa Rita. O crime aconteceu por volta das oito horas da noite na rua João Muhl. De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição foi atender uma briga envolvendo pai e filho. A vítima relatou que teve uma discussão com o filho e este desferiu várias facadas no pai. Foi acionado o Corpo de Bombeiros, que compareceu no local e conduziu a vítima até o Hospital Regional para atendimento médico. Segundo a PM, a vítima tinha 18 perfurações de faca na cabeça, ombro esquerdo e pescoço. Os policiais encontraram duas facas de serra na casa. De acordo com a PM, o filho afirmou que queria matar o pai. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.