O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuvas entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 39 centavos. O euro está valendo seis reais e 38 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Grécia anunciou neste sábado o fechamento das escolas primárias e jardins de infância, depois que o balanço do novo coronavírus ultrapassou os mil óbitos. O país tem agora mais de 72 mil casos confirmados e mil e 35 mortes pela doença, segundo a Universidade Johns Hopkins. Os colégios já estão fechados desde segunda-feira. As aulas acontecem no formato virtual. Neste sábado, as autoridades gregas registraram dois mil 835 novos casos da covid-19. Nas últimas 24 horas, 38 pessoas morreram.
Um grupo de apoiadores do presidente americano DONALD TRUMP faz um protesto neste sábado, em Washington, contra o resultado das Eleições dos Estados Unidos. Os manifestantes se reuniram para "denunciar", sem provas, uma suposta fraude na vitória do democrata JOE BIDEN. Os resultados de todos os estados já foram divulgados pelas grandes redes de televisão do país. JOE BIDEN obteve 306 votos eleitorais, contra 232 do presidente em final de mandato.
O presidente interino do Peru, MANUEL MERINO, renunciou ao cargo neste domingo, o seu quinto dia no poder. Ele enfrentava uma onda de protestos que pediam a sua saída. Nesses atos, duas pessoas morreram. Também houve pessoas feridas. O Congresso deve agora nomear um novo presidente que consiga pacificar o país. O escolhido será o terceiro presidente em menos de uma semana, em um país duramente atingido pela pandemia do coronavírus e pela recessão econômica. No dia novembro de novembro, MARTÍN VIZCARRA deixou formalmente o governo após o Congresso aprovar um impeachment por "incapacidade moral".
A lentidão no sistema do Tribunal Superior Eleitoral fez a apuração dos votos atrasar no Brasil inteiro, gerando uma fila de informações represadas no sistema central mesmo após a conclusão da leitura das urnas nas cidades. Em comparação com as eleições de 2016, os resultados no chegaram a demorar mais de três horas em vários municípios. O presidente do TSE, LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou que houve uma falha em um dos núcleos no super computador que processa a totalização dos votos. Ele disse também que os problemas não afetam o resultado da votação, e que “não há nenhum risco de o resultado não expressar o que foi votado”.
Eleitores de 57 cidades brasileiras irão às urnas novamente, no dia 29, para decidir seus prefeitos em segundo turno. O número representa 60 por cento do total de 95 municípios onde havia a possibilidade de uma segunda rodada de votação neste ano. Podem ter segundo turno as cidades com mais de 200 mil eleitores. Sete capitais elegeram os prefeitos ontem e 18 terão segundo turno. Em duas das cidades, Duque de Caxias e Volta Redonda, ambas no Rio de Janeiro, a eleição depende de uma decisão da Justiça Eleitoral, já que os candidatos mais votados estão "sub judice", ou seja, tiveram as candidaturas indeferidas, mas ainda recorrem. Mesmo tendo recebido mais de 50 por cento dos votos válidos, eles aguardam para serem decretados vitoriosos.
O vice-presidente HAMILTON MOURÃO afirmou nesta segunda-feira que não se pode “debitar” os resultados das eleições municipais ao presidente JAIR BOLSONARO. MOURÃO argumentou que BOLSONARO está sem partido e “não entrou de cabeça” na campanha. De 13 candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro, nove não se elegeram, dois venceram no primeiro turno e dois foram para o segundo turno. Apesar de MOURÃO ter dito que o presidente não se envolvido nas eleições, na reta final da campanha BOLSONARO fez lives no Palácio Alvorada para pedir votos aos seus candidatos a prefeito e vereador.
O Tribunal Superior Eleitoral anunciou na madrugada desta segunda-feira, dentro da plataforma virtual, que o índice de abstenção no primeiro turno das eleições de Santa Catarina neste ano foi de 22 vírgula 47 por cento. O percentual foi maior do que o registrado em 2016, quando chegou a 13 virgula zero dois por cento. Ao todo, quatro milhões 36 mil 244 de eleitores foram votar no domingo em Santa Catarina. Outros um milhão 169 mil 687 não apareceram para exercer o direito nas 295 cidades do Estado. Ao todo, 54 mil 564 mesários trabalharam em três mil 621 locais de votação, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.
Partidos tradicionais como MDB, Progressistas, PSD e PSDB fizeram, somados, 75 por cento dos prefeitos dos 295 municípios catarinenses. Os emedebistas mostraram a tradicional força nos pequenos municípios e conquistaram mais uma vez o maior número de prefeituras: foram 96. O segundo partido com mais prefeituras será o PP, com 52. O PSD venceu em 42 municípios. O PSDB fez 32 prefeitos, incluindo Criciúma, São Bento do Sul, Caçador e Concórdia. Em 12 dos 20 maiores municípios do Estado, os atuais prefeitos foram reeleitos. Em Chapecó, o prefeito eleito foi JOÃO RODRIGUES do PSD.
A cidade de Jardinópolis, no Oeste de Santa Catarina, teve um empate entre os dois candidatos a prefeito da cidade. Ambos receberam 748 votos cada. O critério que definiu o novo chefe do Executivo foi a idade dos concorrentes. Apenas dois meses mais velho, MAURO RISSO do MDB, levou a disputa. O outro candidato, que teve os outros 50 por cento dos votos válidos é ANTONINHO BEVILACQUA. Representante do PT também tem 50 anos, mas faz aniversário em março, dois meses após o candidato eleito. Em Florianópolis, o atual prefeito JEAN LOUREIRO foi eleito no primeiro turno com 53 por cento dos votos válidos.
Elaboração do plano de contingência é feito com a Defesa Civil. Quem explica é o Coordenador Regional do órgão, LUCIANO PERI. Conforme ele, para a elaboração do plano o Estado criou um comitê técnico científico composto por diversas instituições. A Defesa Civil por ter especialidade e capacitação na formação desses planos em diversas áreas, foi convidada para intermediar e capacitar no planejamento Estadual, Municipal e Escolar. Segundo o Coordenador, o plano de contingência é uma ferramenta de gestão para planejar possíveis situações, diminuindo danos.
Formulação do plano de contingência para a pandemia do coronavírus é atípico também para Defesa Civil. LUCIANO PERI esclarece que esse tipo de planejamento é normalmente feito antes do evento causador de danos, em prevenção. Devido a pandemia já estar em andamento, destaca que a complexidade do planejamento é ainda maior. Ele cita o exemplo de uma tempestade forte, em que o plano é construído antes do problema começar, preparando a comunidade e minimizando seus danos.
Aulas na Apae não tem previsão de retorno. ELAINE MENEGUS – diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Erê, comenta que, mesmo com o ensino regular planejando, na Apae as atividades diárias não tem uma data para voltar. Conforme ela, somente avaliações feitas pela equipe técnica da instituição voltaram a acontecer, dois dias por semana, atendendo três a quatro alunos por período. A diretora explica que essas avaliações são necessárias para acompanhar o progresso, ou regresso, dos estudantes.
Todo cuidado é necessário com os excepcionais. Conforme ELAINE MENEGUS, os atendidos pela entidade são todos do grupo de risco do coronavírus, por isso o atendimento normal só volta a acontecer quando for possível garantir segurança aos alunos. Lamenta a paralização, pois muitos avanços foram perdidos com a pausa no acompanhamento diário aos excepcionais. A diretora da Apae de Campo Erê reforça que ainda não há planejamento para o retorno das aulas presenciais.
Eleições transcorreram bem e sem muitos transtornos em Campo Erê. Realizadas ontem, as eleições municipais 2020, transcorreram bem e sem muitos transtornos informam as autoridades do judiciário. Foram atendidas algumas denúncias de abordagens indevidas de fiscais de urnas, mas após orientação do Cartório Eleitoral tudo se normalizou. Das 45 urnas utilizadas em Campo Erê, apenas duas apresentaram problema, porém não foi necessário fazer a troca, apenas reiniciadas. Destas 45, Campo Erê teve 15 urnas, Palma Sola, 17, São Bernardino sete e Saltinho seis.
Alguns locais de votação nos quatro municípios da comarca tiveram registro de filas. Segundo a justiça eleitoral, no final, tudo saiu conforme esperado. Em Campo Erê a Escola Pompeia teve um número maior de fila, por ser o maior local de votação do município. Segundo a Polícia algumas denúncias de crime eleitoral chegaram na Delegacia, e os policiais registraram para posterior apuração dos votos.
Conheça os prefeitos eleitos na região. Em Campo Erê venceu o pleito ROZANE MOREIRA (PT) com 2.880 votos; Em Saltinho: EDIMAR NORONHA DE FREITAS (PT) 1.530 votos; São Bernardino elegeu DALVIR LUDWIG do (PSDB) com 791 votos e Palma Sola reelegeu KIKO MANTELLI do (MDB) com 2.563 votos. Santa Terezinha do Progresso que pertence a comarca de Maravilha para questões eleitorais, teve MÁRCIA DETOFOL do (MDB) eleita com 1.190 votos.
Saiba quem são os vereadores eleitos na Comarca de Campo Erê. Foram escolhidos pela população campoerense: MARCELO BRUNETTO do (PATRIOTA) com 265 votos; LAURA TREVISAN (PT) 219 votos; KEKO do (MDB) com 218 votos; ANTÔNIO TEIXEIRA (PSL) 215 votos; VALDIR VENÂNCIO (PODEMOS) 189 votos; SUZI TESKE (PT) 178 votos; VILMAR BOMBIERI (PSB) 172 votos; CREVE do (PL) com 158 votos e ZÉ ATÍLIO do (PP) com 156 votos.
Conheça os eleitos em Saltinho. ALAÉRÇO PELENTIR, o TATO, (MDB) 300 votos; BRAÚLIO CASAGRANDE (PSDB) 272 votos; MÁRCIA DO NIKA (MDB) 199 votos; CLÓVIS COMONELO (PSDB) 191 votos; VALTER CORREA (PP) 160 votos; ANTÔNIO COMUNELLO (PT) 146 votos; LUIZ DE PARIS (PT) 136 votos;
BARRIGA (MDB) 113 votos e DIVO do (PP) com 92 votos. São Bernardino também elegeu seus representantes para a Câmara Municipal: PIAIA (PL) 123 votos; ENIO KLIPEL (PP) 111 votos;
ALCIONE TALIAN (PL) 109 votos; CLAUDINEI ALVES (PSDB) 97 votos; ELI DE ALMEIDA (CIDADANIA) 87 votos; VILSON STRECK (PSDB) 83 votos; CLADIS KRINDGES (PL) 83 votos;
ALINE RIFFEL (PP) 73 votos e MARI (PT) 49 votos.
Vereadores eleitos Palma Sola. ELBER PEREIRA (MDB) 300 votos;
RAFAEL PAKITO (PP) 271 votos; CLAUDINEI SCHEIN (PP) 244 votos; CLAIR MUNARO (PDT) 230 votos; CARLOS RODRIGUES (PP) 223 votos; ANTÔNIO SCHAUREN (MDB) 221 votos; ROSALINO SIQUEIRA (MDB) 219 votos; ELIO PEREIRA (PDT) 185 votos e MANO (PT) 148 votos. Vereadores eleitos em Santa Terezinha do Progresso: DEOLA (MDB) 223 votos; ERVALDO (PT) 190 votos; ZECA RODRIGUES (PL) 124 votos; JOÃO (CIDADANIA) 120 votos; VANICE JACOBY (PL) 110 votos;
NEGO DO CARNEIRO (MDB) 109 votos; VOLMIR CONCHI (PL) 108 votos; SILVÉRIO (MDB) 106 votos e IVANETE (PDT) 101 votos.
Pela primeira vez mulher assume o comando da Prefeitura de Campo Erê. 15 de novembro de 2020, torna-se um dia histórico para Campo Erê, pois nessa data, ROZANE MOREIRA (PT), tornou-se oficialmente a 1ª mulher a assumir o cargo mais importante do município, a cadeira no executivo. Minutos após apuração dos votos, em entrevista à Rádio Atalaia, ROZANE, disse que sua coligação, com a vitória, desfez um mito de que em Campo Erê só vence o dinheiro e o poder. Ressalta que fez uma campanha de amizade e respeito com muito diálogo e visitas.
Vitória de ROZANE é de todos. A prefeita eleita em Campo Erê, acredita que o povo, assim como ela, quer que todos tenham um município melhor. Por isso seu governo será construído com muita união. Agradece a confiança dos dois mil 880 eleitores que depositaram confiança em seu trabalho e também a toda equipe que esteve junto durante sua caminhada.
RAQUEL CRISTINA, segunda mais votada em Campo Erê, agradece a oportunidade de conhecer as pessoas e disputar o cargo mais alto do município. Ela aproveita para agradecer os 49 candidatos ao legislativo de sua chapa, além de desejar sucesso aos vereadores eleitos. A chapa vencedora, RAQUEL da os parabéns, e deseja sucesso nos próximos quatro anos de governo. Até o fechamento das atividades do Cartório não tinha ainda nenhuma definição para vereador em Campo Erê.
MARCELO BRUNETTO é o vereador mais votado de Campo Erê. Eleito para o legislativo pelo partido Patriota, 51, com 265 votos, ele agradece a Deus, família e amigos que o apoiaram desse o inicio da sua campanha. Mesmo sendo a primeira vez que se candidata, o vereador eleito conta que desde o inicio da sua caminhada acreditou e foi atrás dos votos necessários para conseguir conquistar uma cadeira na Câmara de Vereadores a partir de 2021.
Pessoas boas devem entrar para a política. O pensamento é de MARCELO BRUNETTO. Segundo ele, gente assim é que vai fazer uma política honesta, trabalhando pelo município. Sua campanha em tempo integral começou a cerca de 20 dias, mas antes já dividia seu tempo entre a corrida pelo voto e o trabalho. Salienta que a partir de janeiro deseja ser um vereador atuante, trabalhando e trazendo coisas boas para Campo Erê. MARCELO aproveita para agradecer a todos que acreditaram nele, votaram, e ajudaram a se tornar o vereador mais votado do município nas eleições de 2020.
Jovem mulher é a segunda vereadora mais votada de Campo Erê. LAURA TREVISAN, do PT, conquistou uma das nove cadeiras do legislativo focando sua campanha principalmente no público jovem do município. Agora eleita, agradece a Rádio Atalaia pela oportunidade de falar e poder agradecer a todos que estiveram com ela durante a campanha. Analisa a vitória como não só dela, mas de todos os jovens do município, por quem deseja trabalhar a partir de janeiro. Conforme LAURA, a caminhada foi difícil, mas acabou vitoriosa, fazendo 219 votos.
LAURA TREVISAN é a segunda mais votada de Campo Erê em sua primeira candidatura. Conforme ela, cansada da mesmice na política e pensando no melhor para os jovens, acreditou no seu potencial e se candidatou para poder lutar pelas pessoas. Garante que a partir de janeiro a população vai ver uma jovem honesta, cheia de sonhos e esperança, assumindo com transparência e comprometimento uma cadeira no legislativo. Falando sobre a campanha, comenta que considerava a parte mais difícil a recepção na casa dos eleitores, porém, afirma que foi muito bem recebida onde conseguiu ir.
GELSON CAVALHEIRO, o KEKO, é eleito vereador em Campo Erê. Terceiro mais votado no município, o agora vereador eleito agradece a Deus, a família e a todos que ajudaram a conquistar um espaço no legislativo. Ele define sua campanha como humilde, simples, mas abençoada, agradecendo aos 218 eleitores que votaram nele. Segundo KEKO, já teve outras oportunidades de entrar na política, mas somente em 2020, pelo Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, resolveu sair candidato, se elegendo para o legislativo.
Agora eleito vereador, KEKO trabalha a 26 anos na prefeitura de Campo Erê. No cargo de motorista da saúde, GELSON CAVALHEIRO acredita que o bom trabalho de todos esses anos fez a população acreditar e votar nele. Assumindo em janeiro, garante que seu trabalho no legislativo deve seguir como vinha fazendo na Secretaria de Saúde, trabalhando pelo bem de Campo Erê. Sobre a campanha, o vereador afirma que tinha convicção que seria eleito, devido ao trabalho que sempre fez pelo município, agora reconhecido pela população. A reportagem da Rádio Atalaia vai continuar ouvindo os prefeitos e vereadores eleitos da região.
Operação em Jupiá apreende arma e munições. Na noite de sábado, durante operação, a Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 47 anos por porte ilegal de arma de fogo. Ele tinha uma pistola marca Taurus, calibre 380, e 14 munições. Conforme a polícia, após o pagamento de fiança, ele foi posto em liberdade.
Homem é preso por abusar sexualmente da neta de seis anos. Por volta das 16 horas e 30 minutos da tarde de sábado, a Polícia Militar do 21º BPM recebeu denúncia informando que um homem teria sido visto passando a mão nas partes íntimas de uma criança. Ao ser flagrado ele teria entrado com a menina numa casa no bairro Jardim Itália em Francisco Beltrão. Os policiais localizaram o homem de 60 anos e a criança de seis anos, sua neta. A princípio ele negou os fatos, dizendo que ela teria caído e ele apenas levantou ela. Porém, em conversa com a criança ela confirmou que o avô teria passado a mão em suas partes intimas. O avô então confessou ter praticado o ato e foi encaminhado para a 19ª Subdivisão de Polícia.
Jovem morre após ser atropelado por moto na BR-158. A vítima foi identificada como KAIQUE DA SILVA, de 22 anos. Ele morreu atropelado na madrugada de sábado em Pato Branco, atingido por uma motocicleta. Uma equipe do Samu foi acionada para prestar atendimento, mas quando chegaram ele já estava morto. Após a perícia feita pela Criminalística, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.