ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 16 10 2025

-BRASIL E EUA TEM REUNIÃO HOJE PARA DISCUTIR TARIFAÇO E SANÇÕES A AUTORIDADES

-COMÉRCIO DE SC CRESCE 6% ENTRE JANEIRO E AGOSTO, SEGUNDA MAIOR ALTA DO PAÍS

-EXPO DESCANSO CONCLUI HOJE VENDA DE ESTANDES PARA ASSOCIADOS DA CDL

-SINE DE SÃO MIGUEL DO OESTE TEM 400 OPORTUNIDADES DE EMPREGO ABERTAS

-ESTADO PODE LANÇAR EDITAL COM NOVAS REGRAS SOBRE GESTÃO DO HOSPITAL REGIONAL

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE DIRIGIR SOB EFEITO DE DROGAS

-CORPO DE HOMEM DESAPARECIDO É ENCONTRADO EM CÓRREGO DA REGIÃO

A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 44 centavos. O euro está valendo seis reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0039 centavos.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, criticou nesta quarta-feira o que chamou de “golpes de Estado da CIA”, após DONALD TRUMP anunciar que autorizou operações secretas da agência de inteligência no país sul-americano. Mais cedo, o jornal The New York Times revelou que o governo dos Estados Unidos havia autorizado ações da Agência Central de Inteligência na Venezuela, incluindo “operações letais”. TRUMP confirmou que havia dado autorizações para missões na Venezuela, mas se recusou a responder a uma pergunta sobre se os agentes de inteligência receberam permissão para eliminar MADURO.

Os 'protestos da Geração Z' seguem no Peru mesmo após a queda da presidente DINA BOLUARTE na última semana. Nesta quarta, os jovens foram as ruas na capital Lima e uma pessoa morreu durante os atos. Este é o primeiro grande ato contra o presidente interino JOSÉ JERÍ, que assumiu o cargo após há seis dias, após o impeachment de DINA BOLUARTE. Além da saída do presidente interino, os manifestantes pedem ações contra o aumento da criminalidade, o fechamento do Congresso, a convocação de uma assembleia constituinte para redigir uma nova Constituição. Antes da queda de Boluarte, uma forte onda de protestos feitos pela juventude já vinha tomando conta do país.

O senado do Uruguai aprovou nesta quarta-feira a legalização da eutanásia no país. A medida será agora enviada ao presidente YAMANDÚ ORSI para promulgação. Foram 20 votos a favor, de 31 possíveis. Em agosto, a Câmara dos Deputados do Uruguai havia aprovado a descriminalização da morte assistida com 64 votos favoráveis. À época o projeto tinha amplo apoio público, segundo pesquisas de opinião. Se aprovado pelo presidente, Uruguai se tornará o terceiro país da América Latina a legalizar o procedimento, após Colômbia e Equador.

A direção dos Correios apresentou, nesta quarta-feira, a primeira fase do plano de reestruturação operacional e financeira da empresa. As medidas incluem corte de despesas, diversificação de receitas e recuperação da liquidez da empresa. Essas alternativas foram estruturadas a partir de uma análise detalhada do balanço financeiro da empresa, conduzida nos primeiros dias da gestão do presidente EMMANOEL RONDON. A estatal buscará no mercado uma operação de crédito no valor de 20 bilhões, para dar conta da necessidade de caixa de 2025 e 2026. No primeiro semestre deste ano, a empresa registrou um prejuízo de quatro bilhões e 300 milhões de reais, um resultado três vezes pior em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O Congresso deve votar, nesta quinta-feira, vetos ao projeto da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental. O Palácio do Planalto teme a derrubada dos vetos como vem sendo articulado entre deputados e senadores. O texto foi sancionado pelo presidente LULA no início de agosto, mas com vetos em 63 dos 400 artigos da lei. Foram barrados dispositivos como o que previa a possibilidade de licenciamento simplificado para empreendimentos de médio potencial poluidor o que incluía a modalidade de licenciamento por autodeclaração. O líder do governo no Congresso, RANDOLFE RODRIGUES do PT afirmou que a ideia é de que pelo menos 15 dos 63 vetos sejam mantidos.

Representantes dos governos brasileiro e norte-americano se reúnem nesta quinta-feira para tratar do tarifaço, em vigor desde 6 de agosto, e das sanções a autoridades brasileiras. O encontro será na tarde desta quinta entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, MARCO RUBIO, e o ministro das Relações Exteriores, MAURO VIEIRA. O ministro brasileiro chegou na segundo a Washington. O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, disse que o Brasil vai oferecer argumentos econômicos para os Estados Unidos, para reverter o tarifaço. Este será o primeiro encontro entre as autoridades dos dois países após a conversa entre LULA e o presidente DONALD TRUMP, no início deste mês.

A Secretaria de Estado da Educação lançou, nesta quarta-feira, o Programa de Valorização do Professor Catarinense. A medida possui seis eixos de atuação, que têm como foco principal a valorização, a capacitação e cuidado em saúde mental dos profissionais. O Governo do Estado fomentará a capacitação dos profissionais realizando importantes mudanças, como a retirada do limite de 20 anos para dispensa no Mestrado e Doutorado. Haverá ainda a oferta do dobro de vagas de anos anteriores. Também haverá a concessão de dispensa parcial de carga horária para professores efetivos que estejam regularmente matriculados em programas de mestrado ou doutorado. Em fevereiro de 2026, haverá a formação para todos os professores da rede e durante o ano letivo o foco estará na formação dos professores de Língua Portuguesa, Matemática e da Educação Especial.

Os deputados aprovaram na tarde desta quarta-feira o Projeto de Lei Complementar, de autoria do governo do Estado, que altera a organização administrativa do Corpo de Bombeiros Militar, promovendo também ajustes na composição de efetivos e nas unidades operacionais da corporação. A matéria segue para sanção do governador. Entre os principais pontos da proposta, estão a autorização para que municípios arrecadem taxas de prevenção contra sinistros, com repasse integral ao Corpo de Bombeiros; a criação de novos órgãos administrativos — como a Corregedoria-Geral, Ouvidoria, Controladoria Interna e Agência de Inteligência —; e a inclusão do Conselho Estratégico do Bombeiro. Também estão previstas a instalação de quatro Regiões Bombeiro Militar com corregedorias e ouvidorias setoriais, e criação do Batalhão de Busca e Salvamento para ocorrências complexas e aquáticas.

O volume de vendas do comércio catarinense cresceu seis por cento entre janeiro e agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, conforme dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira. O desempenho positivo é puxado principalmente pelo aumento do consumo das famílias em estabelecimentos como supermercados, lojas e farmácias. Com a alta de seis por cento em 2025, o comércio catarinense é o segundo que mais cresce no país, atrás apenas do Amapá que subiu sete por cento. O resultado, portanto, ficou bem acima da média nacional, que registrou elevação de um vírgula seis por cento no mesmo período. Entre os segmentos do comércio avaliados pelo IBGE destacam-se os artigos de uso pessoal e doméstico com alta de 12 vírgula quatro e supermercados e hipermercados que tiveram crescimento de sete e meio por cento.

O Corpo de Bombeiros abriu as inscrições para o curso de formação em guarda vidas para a operação Veraneio 20262026. A informação é do comandante dos bombeiros de Itapiranga, ANDRÉ RAUBER. O curso tem 30 vagas e vai acontecer entre os dias 10 e 24 de novembro. Ao todo, serão 52 horas aulas com encontros de segunda a quinta com aulas teóricas e práticas de piscina. Nas duas sextas-feiras do curso, os alunos vão participar de atividades no rio Uruguai. RAUBER citou que o curso é fundamental para habilitar os guarda vidas que vão atuar em balneários e áreas de lazer do extremo-oeste na próxima temporada de verão.

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina tem 402 vagas de trabalho abertas na agência de São Miguel do Oeste. Dessas, quatro são exclusivas para pessoas com deficiência. A cidade está entre as que mais oferecem oportunidades na região, que ao todo conta com mil 476 vagas disponíveis. Chapecó lidera na região com 627 oportunidade de emprego. As vagas do Sine de São Migue variam entre áreas como indústria, comércio, construção civil e serviços. Os interessados podem buscar informações pelo site Emprega Brasil ou procurar a unidade do Sine que fica na prefeitura de São Miguel.

Termina hoje o período de vendas de estandes da Expo Descanso 2025 para empresas associadas a CDL. A informação é do presidente da Comissão Central Organizadora e secretário de Desenvolvimento Econômico, JHONI ZORTEA. De acordo com ele, a projeção é de aproximadamente 170 expositores. A venda para empresas locais começou na terça e termina hoje. De amanhã até domingo, ocorre a venda dos estandes será para empresas com CNPJ registrado em Descanso e a partir de segunda-feira a comercialização será para as empresas de outras cidades. ZORTEA disse que a escolha dos espaços seguirá a ordem de patrocínio. Ele disse que quem apoiar o evento nessa fase inicial poderá escolher seu estande com prioridade.

A Expo Descanso 2025 já tem data, local, atrações e uma estrutura completa definida. O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, com o lema "Um Novo Começo". Com expectativa de receber até 35 mil pessoas nos três dias de programação, a Expo vai reunir atrações culturais, artísticas, exposições agroindustriais e grandes nomes da música. Entre as atrações nacionais, estão confirmadas apresentações de CLEITON E ROMÁRIO, MARCOS PAULO E MARCELO, MERCOSUL, ALEX E MEDINA e ROBSON BRUM. A estrutura do evento será montada no campo municipal e no ginásio, com dois palcos: um principal para os grandes shows e outro localizado na praça de alimentação, reservado para artistas regionais e apresentações culturais. Também haverá área de exposição de animais e concursos ligados à bovinocultura.

A família de ANTONELLA VALENTINA GARBINI, bebê de 10 meses que morreu após ter uma parada cardíaca em uma creche de São Miguel do Oeste, decidiu doar os órgãos da criança. A menina chegou a ficar quatro dias internada, mas não resistiu e morreu na terça-feira em Chapecó. Na sexta, ela ficou mais de 35 minutos sem respirar e sem batimentos cardíacos na creche Mundo Novo, no bairro Salete. O bebê foi socorrido pelos bombeiros, mas morreu quatro dias depois. A família da menina divulgou que o velório da menina ocorre até três horas da tarde desta quinta-feira no Distrito Grapia em Paraíso, com o sepultamento ocorrendo logo depois.

A Secretaria Municipal de Educação informou que, até o momento, não há indícios de negligência no caso envolvendo o bebê de 10 meses que sofreu uma parada cardiorrespiratória em uma creche da cidade. A informação é do secretário de Educação, VAMILSON ESPÍNDOLA. Ele disse que, mesmo assim, uma sindicância foi aberta para investigar o caso. O secretário destacou que os profissionais da unidade agiram com rapidez e seguiram os protocolos de emergência até a chegada do Corpo de Bombeiros. Segundo os Bombeiros, as equipes foram acionadas por volta das duas da tarde de sexta e o bebê foi encontrado inconsciente sobre um colchonete, dentro da sala de aula sendo amparado pelos servidores.

Um dos objetivos da campanha de multivacinação nas escolas e creches do município que vai até o final deste mês é emitir a declaração de situação vacinal, documento obrigatório para as matrículas do ano letivo de 2026. Segundo a enfermeira responsável pela sala de vacinas de São Miguel do Oeste, JÉSSICA LUDWIG, as equipes irão até as escolas em datas previamente agendadas. Os pais ou responsáveis devem enviar a caderneta de vacinação dos filhos para que seja feita a conferência das doses. Caso seja identificada alguma vacina em atraso, a equipe emitirá a declaração de situação vacinal e notificará os pais ou responsáveis, que deverão levar a criança até a sala de vacinas para a atualização. Neste primeiro momento, a prioridade são as creches, já que o calendário de matrículas será aberto antes. Em seguida, a ação será estendida às escolas de ensino fundamental.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, administrado pelo Instituto Santé, está entre os três hospitais catarinenses selecionados no Projeto Lean nas Emergências, coordenado pelo Ministério da Saúde. O projeto do Hospital Beneficência Portuguesa é vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde e busca aplicar técnicas e ferramentas de qualidade e eficiência operacional usualmente adotadas na engenharia de processos para aprimorar os fluxos e estruturas de unidades assistenciais do SUS. O principal objetivo é combater a superlotação hospitalar nas mais diversas áreas de atendimento: emergência, internação, exames diagnósticos, centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva.

O programa Lean nas Emergências, coordenado pelo Ministério da Saúde, tem como essência melhorar e agilizar o atendimento dos pacientes nas emergências. A afirmação é do diretor do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele disse que esse é um momento importante para compartilhar conhecimentos e ainda melhorar o atendimento à população. Os consultores da Beneficência Portuguesa estiveram no Hospital Regional no início do mês para começar o projeto que terá duração total de 18 meses, incluindo visitas presenciais, encontros remotos, treinamentos e capacitações. Além disso, seis profissionais do hospital regional vão participar, em Brasília, de uma das etapas da capacitação.

O governo do estado pretende rever os contratos de gestão dos hospitais públicos que são administrados por organizações sociais, como é o caso do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A afirmação é do secretário de saúde, DIOGO DEMARCHI. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a tendência é de que a secretaria de saúde faça novas licitações para a gestão dos hospitais com base em novas regras para a prestação do serviço e repasse de recursos. DEMARCHI disse que o entendimento do estado é de que as mudanças podem ter impactos positivos no aumento dos atendimentos e dos serviços prestados pelos hospitais. Ele citou que essa questão ainda está em análise por parte do governo de Santa Catarina.

O contrato atual entre o governo do estado e o Instituto Santé prevê o repasse mensal de um valor fixo para a organização que administra o Hospital Regional do extremo-oeste. A principal mudança que o governo defende é o repasse de um valor fixo menor e o pagamento do restante de acordo com a produtividade, ou seja, conforme a prestação efetiva dos atendimentos e serviços. De acordo com o secretário de Saúde, DIOGO DEMARCHI, o contrato com o Santé foi renovado em 2023 por mais cinco anos com uma clausula que prevê a possibilidade de rompimento desde que a secretaria comunique a organização social com antecedência de 60 dias. Segundo DEMARCHI, a alteração do contrato pode ampliar os serviços de saúde nos hospitais.

O início das obras de ampliação do Hospital Regional depende dessas definições envolvendo o contrato de gestão da unidade. De acordo com a secretário de saúde, DIOGO DEMARCHI, o governo ainda não definiu se fará a obra ou antes ou depois do novo edital com as novas formas de relação entre o governo e a organização social. Ele disse ainda que a secretaria de saúde também está analisando se a licitação para as obras de ampliação do Hospital Regional será conduzida diretamente pela secretaria de saúde ou se o processo será feito pela Organização Social, no caso o Santé. Uma das preocupações do secretário é que essas questões jurídicas sejam encaminhadas sem que afetem o atendimento ou provoquem alguma descontinuidade dos serviços prestados à população.

O governador JORGINHO MELLO vai cumprir o compromisso de ampliar o hospital regional. A garantia foi dada pelo secretário estadual de saúde, DIOGO DEMARCHI. Ele disse que a intenção do governo é executar a obra em três etapas no valor total de 19 milhões de reais. DEMARCHI citou que a execução por fases permite que as melhorias sejam entregues gradualmente para os moradores, reduzindo o tempo de espera para acessar o novo espaço. Ele disse que se a obra fosse executada integralmente, as melhorias só seriam entregues em dois ou três anos. De acordo com DEMARCHI, o governo tem pressa e espera definir as questões jurídicas e burocrática o mais rápido possível.

A Polícia Civil de Itapiranga, cumpriu nesta quarta-feira, um mandado de busca e apreensão na residência de um homem, de 31 anos, investigado pelo crime de estelionato. O investigado é conhecido por aplicar diversos golpes nas cidades de Itapiranga, Tunápolis e também em municípios do estado do Rio Grande do Sul, causando expressivos prejuízos financeiros às vítimas. De acordo com a Polícia Civil, os golpes praticados podem ultrapassar um milhão de reais, envolvendo negociações fraudulentas de bens e valores. Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais apreenderam 13 cheques de diferentes titularidades, que somam mais de 130 mil, além de duas notas promissórias em branco. Também foi apreendido o celular do investigado. A Polícia Civil orienta que qualquer pessoa que tenha sido vítima deste estelionatário compareça à Delegacia de Itapiranga para registrar o boletim de ocorrência.

Um idoso ficou ferido em uma colisão em um barranco na ITG-070, interior de Itapiranga na manhã desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das nove horas na linha Laranjeira. O carro, um Palio, era conduzido por uma mulher, que seguia do interior para a cidade, quando saiu da pista e colidiu em um barranco as margens da rodovia. Ela não se feriu. O caroneiro, um idoso, apresentava escoriações no rosto e na nuca. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital de Itapiranga. Um pneu teria furado no momento em que a motorista fazia uma curva, ocasionando na perda do controle da direção do carro.

Uma saída de pista seguida de capotamento deixou duas pessoas feridas na madrugada desta quinta-feira na SC-161. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia nas proximidades da comunidade de Linha Santa Rita, em Anchieta. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, a condutora de um Gol de São Miguel do Oeste perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. Além da mulher, três homens estavam no carro. A motorista e um dos passageiros tiveram ferimentos graves, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados ao Hospital de Anchieta. Durante a fiscalização, foi constatado que os pneus do veículo estavam com desgaste acima do limite permitido, o que resultou em Auto de Infração de Trânsito.

Um homem suspeito de dirigir sob efeito de drogas foi detido nesta quarta-feira na rua Marechal Floriano, Bairro Estrela, em São Miguel do Oeste. Por volta das quatro horas, uma guarnição da Polícia Militar abordou uma motocicleta. Segundo a PM, o condutor de 29 anos de idade, apresentava tremedeira e olhos avermelhados. Em busca pessoal, foi localizada na carteira do homem uma bucha de cocaína aparentando estar parcialmente consumida. O homem foi preso pelo crime de conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada sob o efeito de drogas e encaminhado à Delegacia de Polícia. A motocicleta foi recolhida ao pátio conveniado.

A Polícia Militar encontrou na noite de quarta-feira o corpo de um homem de 37 anos que estava desaparecido desde o último sábado, em Santa Terezinha do Progresso. O corpo foi localizado em um córrego nas proximidades do portal de entrada do município. Conforme a PM, o caso está sendo investigado como homicídio. O boletim de ocorrência sobre o desaparecimento havia sido registrado na manhã de sábado. As primeiras informações indicam que o crime pode ter ocorrido entre a madrugada de sábado e domingo. A área foi isolada para o trabalho da Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias e Instituto Médico Legal. As investigações seguem para apurar a autoria e motivação do crime.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.