ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

GLOBO EM FOCO 16/10/2024

-TERMINA HOJE PRAZO PARA SOLICITAR RETIRADA DE

VALORES ESQUECIDOS NOS BANCOS.

-GOVERNO VAI CRIAR NOVO MODELO DE TRANSFERÊNCIA

DE RECURSOS AOS MUNICÍPIOS.

-PROFESSORES DESENVOLVEM PESSOAS PARA ENFRENTAR

OS DESAFIOS DO FUTURO.

-NÚMERO DE ABANDONO DOS ESTUDOS PREOCUPA EM

CAMPO ERÊ.

-SELETIVIDADE ALIMENTAR DAS CRIANÇAS PRECISA SER

INVESTIGADA.

-UNIDADE DE SAÚDE DE CAMPO ERÊ ORGANIZA PALESTRA

SOBRE OUTUBRO ROSA.

-MULHER AMEAÇA IRMÃ DE MORTE NA REGIÃO.

-IDENTIFICADO MOTORISTA QUE MORREU EM ACIDENTE

NA PR-483.

O tempo em Campo Erê apresenta-se com sol. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 14 graus. A máxima pode chegar a 25 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia é 24 graus e 2 décimos. Umidade relativa do ar é 74 por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.


O ministro das Relações Exteriores do Irã alertou nesta quarta-feira o secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, que seu país está preparado para dar uma resposta "decisiva" que Israel lamentará caso decida atacar a República Islâmica em represália aos lançamentos de mísseis. O Irã disparou quase 200 mísseis contra Israel no dia primeiro de outubro, uma retaliação ao assassinato de um de seus generais e de dois protegidos do país na região. O ministro israelense da Defesa, YOAV GALLANT, prometeu que o país responderá ao ataque com mísseis de maneira "mortal, precisa e surpreendente".


A mídia estatal da Coreia do Norte informou que cerca de um milhão e 400 mil jovens se alistaram para se juntar ou retornar ao exército nesta semana, segundo a agência de notícias Reuters. O país acusa a Coreia do Sul de uma "incursão provocativa de drones" que teria levado a "situação tensa ao limite da guerra". Os jovens, incluindo estudantes e oficiais da liga juvenil que assinaram petições para se alistar, estão determinados a lutar em uma "guerra sagrada para destruir o inimigo com as armas da revolução", de acordo com o relatório da agência de notícias estatal da Coreia do Norte. A alegação da Coreia do Norte de que mais de um milhão de jovens se voluntariaram para se alistar no Exército Popular da Coreia em apenas dois dias surge em um momento de alta tensão na península coreana.


Uma variedade de maconha com maior efeito psicoativo começou a ser vendida nesta terça-feira no Uruguai em farmácias registradas na rede de distribuição regulada. O anúncio é do órgão estatal que controla a produção e comercialização da substância. Em 2013, o Uruguai se tornou o primeiro país a legalizar e regulamentar a produção e o consumo de cannabis. Em 2017, começou a vender em farmácias a maconha produzida sob o controle do Estado. A nova variedade é a quarta disponível nas farmácias do sistema e a que apresenta o maior percentual de tetrahidrocanabinol, principal composto psicoativo das plantas de cannabis.


-TERMINA HOJE PRAZO PARA SOLICITAR RETIRADA DE

VALORES ESQUECIDOS NOS BANCOS.


A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira um projeto que assegura recursos de forma permanente para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O Pronampe é um programa que disponibiliza empréstimos para micro e pequenas empresas com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar. O projeto tramita na Comissão em caráter terminativo e, se não houver recurso para ir a plenário, vai direto para análise da Câmara. A proposta prevê que os valores não utilizados, bem como os valores recuperados, inclusive no caso de inadimplência, possam ser alocados ao fundo destinado ao Pé de Meia – programa de incentivo financeiro a alunos do ensino médio público.


A partir do mês que vem, a Caixa vai diminuir o valor de financiamentos de imóveis de até um milhão e meio de reais. Na modalidade SAC — em que as parcelas são maiores no início e menores no final — o financiamento vai passar de 80 para 70 por cento do valor do imóvel. No sistema Price, que tem parcelas constantes, cai de 60 para 50 por cento do valor. Na prática, será preciso uma entrada maior. A Caixa explicou que a mudança é por causa do aumento da demanda por crédito e o maior volume de saques da poupança.A Caixa informou que as mudanças nas regras não se aplicam às unidades habitacionais de empreendimentos financiados pelo banco. Nesse caso, valerão as normas antigas para os contratos. As mudanças também não interferem em contratos já firmados.


Termina nesta quarta-feira o prazo para que os clientes que têm "dinheiro esquecido" no Sistema de Valores a Receber do Banco Central do Brasil saquem os valores. Segundo o BC, oito bilhões e 600 milhões de reais estão disponíveis para resgate no SVR. O sistema permite consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições. O projeto, que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional, estabelece que o dinheiro esquecido não resgatado por pessoas físicas e jurídicas poderá ser incorporado pelo Tesouro Nacional.


-GOVERNO VAI CRIAR NOVO MODELO DE TRANSFERÊNCIA

DE RECURSOS AOS MUNICÍPIOS.


O Tribunal de Contas de Santa Catarina deu prazo até dia 29 de outubro para que todos os 295 municípios catarinenses e o governo do Estado respondam a um questionário sobre educação digital. Os dados vão ajudar a traçar um diagnóstico da alfabetização e letramento digitais no Estado. A educação digital já é lei no Brasil desde o ano passado. O objetivo é, para além da familiaridade com as novas tecnologias, refletir sobre o uso ético e responsável da internet e das redes sociais. No texto enviado aos gestores públicos, o TCE diz que a educação digital é “fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e do desenvolvimento de competências essenciais, como o pensamento crítico e o uso ético e responsável da internet e novas tecnologias”.


Entrou em tramitação nesta terça-feira, Dia do Professor, o projeto de lei do Poder Executivo que trata da descompactação da tabela salarial do magistério público estadual. A proposta foi encaminhada para análise das comissões permanentes da Alesc. A matéria altera a Lei Complementar que dispõe sobre o Quadro de Pessoal do Magistério Público. O objetivo é aumentar os vencimentos dos professores efetivos do Estado mediante o reajuste das faixas salariais previstas no plano de carreira da categoria, que leva em consideração tempo de serviço e qualificação. O Executivo estima que a descompactação da tabela seja de aproximadamente 10 por cento. Já o Sinte fez criticou o projeto e disse que não há descompactação da tabela.


O Governo do Estado definiu a criação de um novo modelo para substituir a TEV – Transferência Especial Voluntária e garantir que os municípios de Santa Catarina continuem recebendo recursos para obras e outros investimentos. O modelo até então vigente foi suspenso em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal que apontou inconstitucionalidade no instrumento que vinha sendo usado pelo Governo do Estado. O governador JORGINHO MELLO autorizou o envio de proposta com duas frentes à Assembleia Legislativa. A primeira será um Projeto de Emenda Constitucional para instituir o convênio simplificado. Além disso, a Secretaria de Estado da Fazenda e a Controladoria-Geral do Estado devem trabalhar nos ajustes necessários nos sistemas administrativos. Um novo manual deve ser elaborado para orientar os municípios sobre o modelo que será instituído.

-NÚMERO DE ABANDONO DOS ESTUDOS PREOCUPA EM

CAMPO ERÊ.

-SELETIVIDADE ALIMENTAR DAS CRIANÇAS PRECISA SER

INVESTIGADA.

CRAS de Santa Terezinha do Progresso está em nova sede. MARGARETE ALVES secretária de assistência social no município, destaca que recentemente foi feita a divisão dos servidores da Secretaria da equipe do CRAS -Centro de Referência em Assistência Social. Um prédio apenas para o CRAS foi construído neste ano e já está regular para uso. MARGARETE destaca que a equipe composta por assistente social, psicóloga e responsável pelo cadastro único fazem o atendimento diariamente para a população. No antigo endereço do CRAS, os atendimentos ficaram apenas para os trabalhos da Secretaria de Assistência Social.

Assistência Social de Santa Terezinha do Progresso em parceria com Senai disponibiliza cursos para população. MARGARETE ALVES, responsável pelo setor, destaca que tradicionalmente, o município é contemplado com os cursos do Senai- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Mês passado uma turma teve a oportunidade de aprender sobre confeitaria. MARGARETE comenta que também teve início o curso de informática. Ontem, iniciou aulas para que as pessoas possam aprender sobre pães e biscoitos. Essa iniciativa se estende até amanhã.

Professores desenvolvem pessoas para enfrentar os desafios do futuro.Quem reforça é ROZÂNGELA MOCCELINI – secretária de educação em Campo Erê. Ela lembra que ontem foi comemorado o dia do professor e é muito importante destacar que a profissão é um das mais importantes nos dias atuais. ROZÂNGELA salienta que os educadores também auxiliam nos objetivos de cada pessoa e em como construir uma sociedade mais justa e consciente. A secretária, já é professora por 35 anos e sabe a importância de fazer um educador se sentir valorizado. Reforça que professor é a carreira que forma todas as outras profissões.

Professor é uma das profissões mais importantes e desafiadoras. ROZÂNGELA MOCCELINI – secretária de educação em Campo Erê, conta que apesar da relevância da carreira, muitos educadores enfrentam uma série de problemas que impactam tanto sua atuação quanto o aprendizado dos alunos. Um dos exemplos são crianças que apresentam problemas mentais e em muitos casos o profissional não sabe como agir numa situação como essa. Acrescenta que algumas crianças têm problemas com atenção e por isso, é importante que o professor fique de olho para identificar os sinais. ROZÂNGELA fala que quando um profissional observa um comportamento diferente, já é avisado para a diretoria e dado aos encaminhamentos importantes.

Número de abandono dos estudos preocupa em Campo Erê. Conforme o conselheiro tutelar VILMAR DENARDI, é muito alta a evasão escolar no município e é preciso acionar o programa APOIO. Isso acontece quando criança ou adolescente permanece 5 dias seguidos sem comparecer a escola. O conselho vai atrás para saber o que está acontecendo. DENARDI nota que está faltando incentivo dos pais para mandar os filhos estudarem. De cada 10 desistências, o Conselho Tutelar consegue recuperar 5 e a outra metade se perde dos objetivos. Situações assim são levadas ao conhecimento do Ministério Público que responsabiliza os pais ou responsáveis.

Família que não manda os filhos para escola pode perder as bolças de auxílio do governo federal. Quem chama atenção é o conselheiro tutelar VILMAR DENARDI. Segundo ele, tem muitos pais que entram em contato com o órgão e alegam que não podem mais com a vida dos filhos. O conselheiro deixa claro que até completar 18 anos de idade, filhos são de responsabilidades dos pais. Uma das saídas erradas que os adultos encontram para acalmar as crianças é dar um celular. DENARDI entende que nas matrículas de 2025, as escolas precisam fazer um chamamento firme para as famílias para que crianças e adolescentes não deixem de estudar.

Hoje é celebrado o dia mundial da alimentação. MARINA BERNARDI, nutricionista na educação de Campo Erê destaca que a data simboliza a segurança alimentar e nutricional para as famílias e o direito a uma alimentação saudável e adequada. Além disso, a data é usada para trabalhar sobre o desperdício, já que atualmente, um terço dos alimentos produzidos são desperdiçados. Ela frisa que esse é um dado muito assustador e muitas famílias ainda passam fome. Com esse dado, MARINA destaca que é preciso pensar tanto em âmbito de governo, mas também como sociedade. Na parte da nutrição, a profissional comenta que existem dois extremos: a fome e a obesidade.

Todos os anos, Secretaria de Educação trabalha sobre alimentação. Como uma das formas de promover a conscientização para uma alimentação saudável, MARINA BERNARDI, nutricionista da pasta em Campo Erê, destaca que são realizadas conversas focando sobre as comorbidades relacionadas a obesidade destacando receitas saudáveis que podem ser desenvolvidas pelas famílias. Neste ano, no início do próximo mês, vão ser feita atividades nos CEI’s e exposições na praça da Igreja Matriz. A nutricionista destaca que um dos principais desafios enquanto rede municipal de educação, é a seletividade alimentar. Isso acontece principalmente na faixa etária de dois até cinco anos.

Seletividade alimentar das crianças precisa ser investigada. A colocação é da nutricionista da rede municipal de educação MARINA BERNARDI. Ela diz que existem casos, entretanto, a maioria das vezes essa questão está relacionada à criação dos menores. É preciso ter bons hábitos alimentares desde a infância com uma introdução alimentar saudável. MARINA é a favor de trabalhar a alimentação desde a gestação, porque o embrião já recebe nutrientes maternos e está sendo afetado pelo que a mãe come. Esse é o momento que o paladar está sendo construído e vai determinar muito qual vai ser a escolha da criança futuramente.

Diretora de saúde destaca cronograma de atividades para mulheres. CAROLINE GEREMIA de São Lourenço do Oeste, fala que nesse mês é destacada a conscientização para prevenção do câncer de mama. Conforme ela, nesse sentido é muito importante que a mulher faça o preventivo uma vez ao ano. Conta que os horários vão ser estendidos e amanhã, será feito o exame citopatológico que é o método de rastreamento do câncer do colo do útero, das 17 e 30 até as 20 horas. Fala também que vão acontecer praticas integrativas com as mulheres, como massagens, design sobrancelha, limpeza de pele e distribuição de vales estéticos. As mulheres não precisam agendar para fazer o exame, apenas levar o cartão do SUS para a identificação. O evento vai acontecer na Unidade de Saúde central.

Exames preventivos devem ser feitos de forma regular por todas as mulheres. A diretora de saúde de São Lourenço do Oeste CAROLINE GEREMIA, salienta que o público feminino pode ir a qualquer momento fazer a coleta do preventivo. Ressalta que para programação da mulher amanhã, os horários foram entendidos por que muitas não têm disponibilidade de ir durante o dia. Conforme ela, quando falam de autocuidado, não é referente apenas a estética, mas também a saúde.

Exames são muito importantes, pois monitoram a vida da mulher e previnem doenças futuras.

Equipe de saúde de Campo Erê prepara atividades voltadas para prevenção ao câncer de mama. A enfermeira coordenadora de vigilância em saúde de Campo Erê SAMARA RONCHI, conta que no Outubro Rosa, as iniciativas para prevenir as doenças se intensificam. As mulheres são orientadas a procurar ajudar para a prevenção do câncer de mama. Durante o exame preventivo é feita a avaliação e solicitação de mamografia, caso seja necessário. Durante esse mês, acontece um cronograma especial, realizado pela equipe de estratégia de saúde da família. Cada Unidade de Saúde é responsável por fazer atividades voltadas para esse mês.

GLOBO-REGIONAL-QUARTA-161024-CAROL

Cada unidade de saúde tem um dia especial de atendimento à mulher durante o outubro rosa. De acordo com SAMARA RONCHI, enfermeira coordenadora de vigilância em saúde em CampoErê, as mulheres que precisarem fazer coleta de exame citopatológico, solicitação de mamografia e consultas de enfermagem devem ficar atentas ao horário de atendimento de cada posto. No do bairro Mello, é nas quintas-feiras, das 15 as 19 horas, no bairro São Francisco, a UBS tem esses atendimentos nas quartas pela manhã e sextas durante a tarde. Já na unidade da Cohab Vila Feliz, equipes estarão disponíveis segundas de tarde e nas sextas de manhã e na do interior, é apenas nas segundas a tarde. Para receber atendimento é preciso marcar horário.

Unidade de Saúde de Campo Erê organiza palestras sobre outubro rosa. SAMARA RONCHI enfermeira de vigilância em saúde, explica que umas das últimas iniciativas vai acontecer terça-feira e vai ser apresentada por uma nutricionista no centro de eventos a partir das 14 horas. Já na quarta-feira, uma conversa vai acontecer num supermercado parceiro para tratar sobre a saúde da mulher e também do homem. SAMARA destaca que ações assim são importantes para lembrar que o câncer de mama pode ser prevenido. Ressalta que essa é a doença que mais mata mulheres, porém existem formas de prevenir.

CLEBINHO MAIA quer atuar principalmente para saúde e esporte em Campo Erê. Ele vai trabalhar como vereador no município pelos próximos quatro anos e garante que em seu mandato vai estar presente nas comunidades, para que todas as pessoas sejam ouvidas. Conta que está em seus planos fazer uma ONG de animais de rua de Campo Erê. Por outro lado, ele acredita que muitos desafios vão acontecer no decorrer dos anos, mas que com a ajuda de seus colegas vereadores vão trabalhar lado a lado para resolver os problemas.

Trabalhar em conjunto é uma das formas de atender as exigências de todos. CLEBINHO MAIA destaca que independentemente de partido político, todos estão juntos para trabalhar para o bem de todas as pessoas. Ele fala que é muito importante legislar bem, pois cada pessoa depositou um voto de confiança nos vereadores. CLEBINHO lembra que em sua campanha eleitoral não fez plano de trabalho, pois queria saber primeiramente as necessidades de cada pessoa.

Vereadora é reeleita e vai ocupar mais uma vez cadeira na casa legislativa de Campo Erê. SUZYANI TESKE comenta que agora as responsabilidades vão ser maiores, pois na sua primeira eleição conseguiu 178 votos e agora foram 327. Lembra que foi a mulher mais votada e de sua coligação obteve a maioria dos votos. Explica que quem a conhece sabe de seus trabalhos e de sua humildade, por isso garante que vai trabalhar para todos, independente do partido político. SUZY observa que Campo Erê é um município pequeno e é essencial trabalhar em todas as áreas. Ela diz que contribuiu muito durante os quatro anos que trabalhou e sempre vai estar disponível para comunidade, garantindo fazer um trabalho sério, firme e transparente.

Vereadora SUZY TESKE pretende trabalhar principalmente nas áreas menos desenvolvidas de Campo Erê. Ela destaca que para seu próximo mandato, está em seus planos focar na readaptação e geração de emprego.Lembra que foram construídas estruturas para agregar as empresas e que foi feita uma indicação sua, para o barracão das facções de costura, pois muitas pessoas trabalham até mesmo nas garagens e porões. Além disso, está nos planos de seu mandato trabalhar na captação de recursos para ajudar as pequenas empresas do município. Cita também os investimentos na área rural. SUZY lembra que em 2023 ela e outra vereadora foram buscar um aparelho de ultrassom e raios-X no Ministério da Saúde.

-MULHER AMEAÇA IRMÃ DE MORTE NA REGIÃO.

-IDENTIFICADO MOTORISTA QUE MORREU EM ACIDENTE

NA PR-483.

Polícia Militar apreende menor com motocicleta furtada em 2019. Uma equipe de Renascença estava em patrulhamento no centro ontem à noite quando avistou uma motocicleta onde o condutor estava realizando direção perigosa. Ao tentar abordagem, ele tentou fugir mas acabou caindo. O condutor foi identificado, como sendo um menor de 17 anos. Ao verificar sistemas foi constatado registro de furto da motocicleta ocorrido em 2019 em Coronel Vivida. A moto foi apreendida e junto com o menor e seu responsável foi encaminhada para a Central de Flagrantes em Francisco Beltrão.



PM prende três pessoas por tentativa de furto em supermercados. O flagrante foi por volta das 22 horas e 45 minutos de ontem em São Miguel do Oeste. De acordo com informações apuradas pela Peperi, a primeira ocorrência foi num atacado no centro da cidade. Os suspeitos entraram no pátio e fugiram após o alarme disparar. A segunda ocorrência foi registrada no Bonno Atacado e Varejo, quando os suspeitos foram flagrados pelo sistema de monitoramento e por um vigilante. A PM foi acionada e abordou o veículo com os suspeitos na Rua Marcílio Dias, aos fundos do estabelecimento. Dois homens e uma mulher foram encaminhados a Delegacia. O veículo envolvido foi recolhido ao pátio conveniado.

PM é mobilizada em briga de irmãs. A polícia Militar atendeu uma ocorrência de lesão corporal no âmbito da Lei Maria da Penha ontem por volta das 19 horas em Modelo. O fato envolveu uma briga entre duas irmãs, sendo uma mulher de 30 anos e uma adolescente de 15. A menor teve algumas lesões leves. A vítima, acompanhada de sua mãe, foi encaminhada até o hospital de Modelo para realização do exame de corpo delito. Após isso, as envolvidas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Maravilha para esclarecimentos.

Mulher ameaça irmã de morte na região. Na tarde de ontem, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência no bairro Joana, em Dionísio Cerqueira. Uma mulher relatou aos policiais que sua irmã estaria lhe ameaçando de morte, além de ter tentado agredi-la com um pedaço de madeira. A guarnição fez contato com as envolvidas e presenciou as ameaças de morte pela irmã da vítima. As duas foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil para procedimentos.

Identificado motorista que morreu em acidente na PR-483. ODENIR VEGNER de 57 anos era o motorista do caminhão Scania de São Sepe, Rio Grande do Sul que morreu num acidente na manhã de ontem em Francisco Beltrão. A colisão entre um FordKa e o caminhão aconteceu pela manhã de ontem no trevo da PR-483 com a PR-182, no acesso a Manfrinópolis. Após a colisão o caminhão caiu num barranco e incendiou. O motorista ficou preso nas ferragens e morreu no local. A Polícia Científica realizou a perícia e em seguida o corpo foi removido ao Serviço Médico Legal em Beltrão. Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, SAMU e Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.