-MERCADO FINANCEIRO PASSA A ESTIMAR INFLAÇÃO PARA 2023 DENTRO DA META
-SC PREVÊ ARRECADAÇÃO DE 5% MAIOR EM 2023 MESMO COM QUEDA DA INFLAÇÃO
-MUNICÍPIO ABRE CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
-CHUVAS AFETAM QUALIDADE E ATRAPALHAM COLHEITA DO TRIGO NA REGIÃO
-ALESC APROVA PROJETO QUE PREVÊ AUXÍLIO EMERGENCIAL ENTRE MUNICÍPIOS
-HOMEM PERDE MAIS DE DOIS MIL E CEM REAIS EM GOLPE APLICADO VIA WHATSAPP
-PM PRENDE TRÊS PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO SAGRADO CORAÇÃO
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, negou a existência de um acordo para trégua temporária em Gaza para permitir a retirada de estrangeiros da região. A agência Reuters havia informado, com base em duas fontes de segurança egípcias, que Egito, Israel e Estados Unidos tinham concordado com o cessar-fogo e a reabertura da fronteira em Rafah. O chefe do gabinete de comunicação do Hamas, SALAMA MAROUF, também afirmou não ter recebido nenhuma informação do Egito sobre o plano de abrir a fronteira.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai se reunir nesta segunda-feira, em Nova York, e poderá voltar a discutir a adoção de medidas contra a escalada do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Oficialmente, a pauta do colegiado prevê consultas a respeito da guerra civil na Líbia e do avanço de grupos extremistas na República Democrática do Congo. Há, porém, a expectativa de que os membros voltem a analisar propostas de resolução sobre o confronto no Oriente Médio, que já deixou quase quatro mil mortos.
DANIEL NOBOA, filho de um dos maiores empresários do país, foi eleito presidente do Equador neste domingo com 52 por cento dos votos. Ele disputou o segundo turno com LUISA GONZÁLEZ, candidata do ex-presidente Rafael Correa, que ficou com 48 por cento, segundo a AFP. O vencedor receberá as credenciais para governar em 30 de novembro, conforme o cronograma do órgão de governo eleitoral. Antes do fim da apuração nas urnas, GONZÁLEZ admitiu a derrota e parabenizou NOBOA pela vitória. A campanha eleitoral deste ano foi marcada pelo assassinato do candidato FERNANDO VILLAVICENCIO, jornalista investigativo morto com tiros na cabeça ao sair de um comício em Quito no início de julho.
A senadora ELIZIANE GAMA afirmou neste domingo que mantém para amanhã a leitura do texto final da CPMI dos atos do 8 de janeiro. Segundo ela, o documento, que deverá ter mais de mil páginas, está passando pelos últimos ajustes antes de ser submetido ao colegiado de deputados e senadores. Há expectativa para que o texto traga informações sigilosas recebidas pela CPMI desde o começo dos trabalhos do grupo, em maio: ao todo, foram mais de 11 mil informações sobre movimentações bancárias, quebras de sigilo telefônico e de dados. Na quarta-feira deve acontecer a votação que vai aceitar ou rejeitar o trabalho da senadora ELIZIANE GAMA do PSD do Amazonas.
Os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação em 2023, que passou de quatro vírgula 86 para quatro vírgula 75 por cento. As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Com a queda, a estimativa dos analistas para a inflação de 2023 passou a ficar no teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional. A meta central de inflação é de três vírgula 25 por cento neste ano, e será considerada formalmente cumprida se o índice oscilar entre um e 75 e quatro vírgula 75 por cento neste ano.
Três ações movidas contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO e contra WALTER BRAGA NETTO, candidato à vice-presidência nas eleições de 2022, devem ser julgadas amanhã no TSE. O julgamento foi suspenso na quinta-feira,pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro ALEXANDRE DE MORAES. O ex-chefe do Executivo e o ex-ministro da Defesa são acusados de suposto abuso de poder político durante as últimas eleições. O vice-procurador geral eleitoral, PAULO GONET BRANCO, apresentou um parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à absolvição de BOLSONARO e BRAGA NETTO. Ele afirma que há improcedência das ações questionadas pelo julgamento e que não há como concluir a existência do abuso de poder político. As ações foram movidas pelo PDT.
A quarta morte causada por ocorrências associadas às fortes chuvas de Santa Catarina nesta primeira metade do mês de outubro foi anunciada pela Defesa Civil estadual neste domingo. O óbito foi registrado em Campo Belo do Sul, município da região serrana. O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade confirmou que se trata da morte de MAICON MORAES AGOSTINHO, de 29 anos, arrastado pela correnteza de um riacho na zona rural ao tentar atravessar a cavalo uma ponte submersa. Antes do óbito em Campo Belo do Sul, foram confirmadas mortes em Rio do Oeste, em Palmeira e em Rio do Sul. Santa Catarina chegou, na manhã de domingo, a 126 cidades sob decreto de emergência por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas no estado nesta primeira metade do mês de outubro. O número equivale a 42 por cento dos 295 municípios catarinenses.
A queda da inflação deverá retirar até 30 bilhões da arrecadação nominal do país em 2023, conforme informou o governo Federal. Em contrapartida, Santa Catarina deve ter um crescimento real de até cinco por cento nas receitas do ano, de acordo com as projeções da Secretaria de Estado da Fazendo. O desempenho positivo da economia catarinense é atribuído a uma combinação de fatores que vão da diversidade e capacidade produtiva ao poder de recuperação do Estado. Em agosto de 2023, Santa Catarina teve aumento na arrecadação nominal de 12 vírgula quatro por cento. O crescimento real, ou seja, com o desconto da inflação foi de oito por cento.
Equipes das Promotorias de Justiça de Santa Catarina, com atribuição na área ambiental, junto com a Polícia Militar Ambiental, deflagraram a Operação “Mata Atlântica em Pé” em 66 municípios catarinenses. Foram vistoriados 176 alertas de possíveis desmatamentos que foram registrados entre janeiro a agosto deste ano. Ao todo foram aplicadas multas que somadas chegam a dois milhões e 800 mil reais. As fiscalizações revelaram que 102 desses alertas correspondiam a desflorestamentos ilegais, resultando em um total de 644 hectares desmatados irregularmente nos últimos 12 meses. Essa foi a sexta edição da operação somente em 2023. Comparando os números com o ano de 2022, o relatório apontou uma redução na área desmatada ilegalmente no estado. Em 2023, foram identificados 644 hectares de desmatamento, enquanto no ano anterior foram 877.
O Grupo Amigos da Ferrugem realizou neste domingo a terceira edição do Encontro de Carros Antigos. O evento foi realizado na praça Walnir Botaro Daniel e contou com a participação de mais de cem carros antigos. A exposição reuniu grupos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A programação do final de semana também teve shows com bandas locais, espaço kids, mercado de pulgas e outras atrações. Durante o encontro, o Grupo Amigos da Ferrugem promoveu uma ação de arrecadação de donativos para auxiliar as famílias de Rio do Sul que foram afetadas pelas enchentes. Foram arrecadados alimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, roupas e roupas de cama.
O Lions Clube São Miguel do Oeste vai receber, na semana que vem, o governador do distrito LD-8, CÉSAR ANTONIO SCHWERTZ. A passagem do coordenador regional do Lions está prevista para quarta-feira da semana que vem e começa as duas da tarde e prevê, entre outras agendas, um encontro com o prefeito WILSON TREVISAN e com o presidente da câmara de vereadores. SCHWERTZ também vai participar de um ato simbólico de plantio de árvores na rua Salgado Filho, da reunião Administrativa com a Diretoria do Clube e da festiva com a posse dos novos associados do Lions Clube São Miguel.
A chuva das últimas semanas está criando dificuldades para a colheita do trigo no extremo-oeste. A afirmação é do agrônomo responsável pela área de grãos das regionais da Epagri de Palmitos e São Miguel do Oeste, CÉLIO MILKUSKI. De acordo com ele, o excesso de chuvas provocaram a redução do PH das sementes, o que resulta na queda do valor pago aos produtores. MILKUSKI disse que as chuvas nessa reta final da safra impacta na qualidade do trigo e na remuneração dos agricultores. Ele citou que alguns produtores acionaram o seguro agrícola para reduzir o prejuízo com a cultura.
As últimas chuvas não devem ter maiores consequências para o milho cultivado no extrem-oeste. O comentário é do agrônomo responsável pela área de grãos das regionais da Epagri de Palmitos e São Miguel do Oeste, CÉLIO MILKUSKI. Ele citou que o milho está em diversas fases de desenvolvimento na região e a principal preocupação, neste momento, é com as pragas que ameaçam as lavouras. A principal delas é a cigarrinha do milho. MILKUSKI explicou que há três anos a Epagri vem fazendo o monitoramento das lavouras com orientações para os produtores enfrentar esse tipo de problema. Ele disse que é fundamental acompanhar as áreas e fazer a aplicação dos insumos quando for necessário.
A previsão de chuvas acima da média pode representar um risco para as lavouras de soja no extremo-oeste. A observação é do agrônomo responsável pela área de grãos das regionais da Epagri de Palmitos e São Miguel do Oeste, CÉLIO MILKUSKI. Ele disse que o zoneamento para o plantio das lavouras começou no final de setembro e os produtores devem ficar atentos a previsão de chuva. O agrônomo orientou os agricultores a fazer o plantio quando não houver indicação de chuva para os três dias depois da semeadura. Ele também disse que os produtores devem fazer o plantio em áreas de nível. MILKUSKI ressaltou que a cultura do soja vem ganhando espaço na região, especialmente por conta da valorização do produto nas últimas safras.
A Associação dos escritores de São Miguel do Oeste completou um ano de atividades e conta atualmente com 10 associados. A informação é da presidente da entidade, TEREZINHA BAGATINI. Ela esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e comentou que a associação foi criada a partir da necessidade de um apoio maior para os escritores. TEREZINHA disse que a principal ação da entidade é dar um suporte para os autores a participar de editais e acessar recursos para a publicação das obras. Ela comentou que a comarca de São Miguel do Oeste conta com cerca de 30 escritores e que um dos objetivos também é aumentar o número de associados. TEREZINHA também disse que o número de livros editados nos últimos anos aumentou na região.
A principal dificuldade enfrentada pelos escritores do município ainda é com os custos para a publicação das obras. O comentário é da secretária da associação, LEDA SPENASSATO. Ela citou que produzir um livro de boa qualidade exige muita pesquisa e dedicação, mas a região tem escritores com capacidade disso. O gargalo, de acordo com ela, está em conseguir recursos para a impressão e distribuição da obra. A presidente da associação, TEREZINHA BAGATINI ressaltou que o grupo busca a edição de livros impressos e que a produção de e-books ainda é mais difícil em pequenas cidades. Ela comentou que na região o livro físico ainda é o preferido da maioria dos leitores, inclusive os jovens.
Está marcado para o próximo sábado, dia 21, o dia D da campanha de multivacinação nos municípios do extremo-oeste. A campanha começou no sábado passado e vai até o dia 28 deste mês, totalizando 15 dias de mobilização para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos. O dia D de vacinação será no sábado do dia 21 de outubro com atendimento durante todo o dia nos postos de saúde. A enfermeira responsável pela campanha na gerencia regional de saúde, DILA POSSATI, orientou os pais e responsáveis a levar os filhos até as unidades de Saúde de cada município, munidos da carteira de vacinação. Os adolescentes que não possuem a carteirinha de vacinação deverão iniciar o esquema novamente.
A partir de hoje, as equipes da secretaria de saúde de São Miguel do Oeste vão percorrer as escolas da cidade para fazer a conferência das cadernetas de vacina das crianças. Os pais devem encaminhar o documento com os filhos para que as técnicas verifiquem a situação vacinal. Elas farão as anotações necessárias e, em seguida, as cadernetas serão devolvidas para as crianças. Se alguma vacina estiver em atraso, os pais deverão levar os filhos para o posto de saúde mais próximo e regularizar a situação. Em nota, a secretaria de saúde reforçou que a vacinação é a melhor de prevenir e erradicar as doenças imunopreviníveis.
O período de inscrições para as vagas nas creches de São Miguel do Oeste começa nesta segunda-feira. A partir de hoje, os pais ou responsáveis devem procurar os Centros de Educação Infantil até o dia 31 de outubro para preenchimento da ficha. Na inscrição, os pais devem informar a primeira, segunda e terceira opção de interesse de vaga. A lista dos classificados será divulgada no dia 10 de novembro, nos Centros de Educação Infantil e Unidades Escolares, e no site da Prefeitura. A matrícula dos classificados será realizada de 13 a 24 de novembro nas unidades conforme a classificação. O edital completo está disponível no Portal da Transparência da Prefeitura.
A audiência pública sobre o Projeto de Lei Complementar que trata sobre o Plano Municipal de Meio Ambiente foi adida pela câmara de vereadores. O evento, proposto pelos vereadores PAULO DRUMM e RAVIER CENTENARO estava marcado para a noite desta segunda-feira. Em nota, a mesa diretora do poder legislativo informou que a audiência pública foi suspensa por motivos técnicos. De acordo com o presidente da câmara, PAULO DRUMM, uma nova data será agendada e comunicada à população. Ainda não há previsão de uma nova data para o evento.
A Assembleia Legislativa aprovou, recentemente, o projeto de lei que trata do auxílio entre municípios afetados por catástrofes naturais. A proposta segue para sanção do governador JORGINHO MELLO. De acordo com o vice-presidente da Alesc, MAURICIO ESKUDLARK, o projeto estabelece regras a serem seguidas pelos municípios que querem ajudar, por meio do oferecimento de máquinas, equipamentos, veículos e pessoal, cidades que tenham sido atingidas por inundações e deslizamentos, por exemplo. Ele explicou que além da ajuda entre municípios, a matéria também autoriza que as prefeituras façam ações emergenciais em rodovias estaduais afetadas por catástrofes naturais. O projeto é de autoria do deputado do PSD, GERRI CONSOLI.
O projeto que prevê ajuda entre municípios também determina que o auxílio poderá ser prestado independentemente da decretação de estado de emergência ou calamidade. A informação é do vice-presidente da Alesc, deputado MAURICIO ESKUDLARK. Ele disse que para isso, a cessão de equipamento e pessoal não deverá comprometer a capacidade de atendimento dos serviços públicos do Estado e do município cedente. O projeto estabelece, ainda, que o município poderá receber auxílio de mais de um município, mesmo que seja de regiões diferentes. O deputado esteve no RPN primeira edição e afirmou que o projeto é importante para acelera as ações emergenciais em estradas, cidades e outros setores afetados por catástrofes naturais.
A projeção do vice-presidente da Alesc, deputado MAURICIO ESKUDLARK é que o governador do estado sancione o projeto nos próximos dias, permitindo o auxilio entre municípios afetados por temporais, enchentes ou outras ações do tempo. De acordo com o parlamentar, a lei entra em vigor na data de publicação. MAURICIO destacou que a aprovação do projeto na Alesc foi bastante célere, resultado de acordo entre líderes das bancadas e dos blocos com representação na Assembleia. Ele reforçou que a proposição estabelece regras a serem seguidas por gestores municipais que desejem auxiliar localidades afetadas de outros municípios, por meio do oferecimento de equipamentos, maquinários, veículos e pessoal.
Um homem perdeu cerca de dois mil e cem reais em uma nova ocorrência de estelionato. O crime aconteceu neste final de semana em São José do Cedro. De acordo com a Polícia Militar, a vítima recebeu uma mensagem via aplicativo Whatsapp do contato do irmão. O falso irmão solicitou um pix no valor de dois mil 130 reais. A vítima fez a transferência e depois foi conferir o número do telefone que tinha recebido a mensagem. Ele constatou que o telefone não era do irmão dele. A vítima acionou a Policia Militar que registrou o boletim de ocorrência. O caso agora será investigado pela Polícia Civil.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste registrou uma ocorrência de furto e posse de drogas neste domingo no bairro Estrela. De acordo com o relato feito pela mulher que acionou a PM, o filho dela que é usuário há 10 anos chegou em casa agressivo procurando por algum objeto. Ele furtou um telefone celular para trocar por drogas. A guarnição fez buscar e encontrou o suspeito no acesso ao Vila Nova Dois. Ele ainda tentou fugir, mas acabou detido pela PM. Ele estava com um grama de Crack, juntamente com utensílios para uso da droga. Além disso, o homem não estava mais de posse do celular. Ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia.
Um rapaz que voltava do quartel do Exército de São Miguel do Oeste sofreu um acidente na manhã deste sábado, 14, no interior de Iporã do Oeste. Ele colidiu a moto que conduzia, uma Honda Titan, na lateral de um caminhão utilizado para a limpeza de fossas. O acidente aconteceu em uma curva na estrada geral da Linha São Lourenço, por volta das dez e meia da manhã. Com o impacto, o motociclista que se deslocava para casa na Linha Taipa Baixa, interior de Mondaí, sofreu ferimentos em uma das pernas e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Após o atendimento inicial, ele foi levado ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.
Dois motociclistas ficaram feridos em uma colisão lateral na tarde deste domingo em Iporã do Oeste. O fato aconteceu por volta das duas horas da tarde na SC 163. Conforme informações da Polícia, as motos transitavam no mesmo sentido, de Iporã do Oeste para Descanso. Um dos condutores relatou para a guarnição que ao passar por um redutor de velocidade, perdeu o controle e colidiu na lateral da outra moto. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou os motociclistas com lesões leves ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.
Três pessoas foram presas por suspeita de envolvimento por trafico de drogas na madrugada deste domingo no bairro Sagrado Coração de Jesus, em São Miguel do Oeste. As guarnições da Rádio Patrulha abordaram um homem que estava com uma porção de maconha. O usuário indicou o local onde comprou a droga. Os policiais foram até o endereço e encontraram materiais para embalar a droga, porções de cocaína, crack e meio quilo de maconha, além de dinheiro e celulares. As três pessoas que estavam na casa foram presas em flagrante: mãe, filha e o companheiro da filha. Todos foram encaminhados para a delegacia de polícia.