-MERCADO FINANCEIRO PASSA A ESTIMAR INFLAÇÃO PARA 2023 DENTRO DA META
-SC PREVÊ ARRECADAÇÃO DE 5% MAIOR EM 2023 MESMO COM QUEDA DA INFLAÇÃO
-IPORÃ DO OESTE REGISTRA GRANDE ADESÃO AO PROGRAMA EMPRESA MAIS
-SEMINÁRIO REGIONAL DE SAÚDE MENTAL É ADIADO PARA SEMANA QUE VEM
-QUESTIONÁRIO SOBRE ESGOTAMENTO SANITÁRIO SERÁ APLICADO EM DESCANSO
-OKTOBERFEST DE ITAPIRANGA TEVE DESTAQUES E PÚBLICO ABAIXO DO ESPERADO
-POLÍCIA INVESTIGA TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA REGIÃO
-TRABALHADOR FICA FERIDO EM TOMBAMENTO DE GUINDASTE
O tempo apresenta-se parcialmente nublado em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 31 graus. Umidade relativa do ar 59 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e seis centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
O gabinete do primeiro-ministro de Israel, BENJAMIN NETANYAHU, negou a existência de um acordo para trégua temporária em Gaza para permitir a retirada de estrangeiros da região. A agência Reuters havia informado, com base em duas fontes de segurança egípcias, que Egito, Israel e Estados Unidos tinham concordado com o cessar-fogo e a reabertura da fronteira em Rafah. O chefe do gabinete de comunicação do Hamas, SALAMA MAROUF, também afirmou não ter recebido nenhuma informação do Egito sobre o plano de abrir a fronteira.
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai se reunir nesta segunda-feira, em Nova York, e poderá voltar a discutir a adoção de medidas contra a escalada do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Oficialmente, a pauta do colegiado prevê consultas a respeito da guerra civil na Líbia e do avanço de grupos extremistas na República Democrática do Congo. Há, porém, a expectativa de que os membros voltem a analisar propostas de resolução sobre o confronto no Oriente Médio, que já deixou quase quatro mil mortos.
DANIEL NOBOA, filho de um dos maiores empresários do país, foi eleito presidente do Equador neste domingo com 52 por cento dos votos. Ele disputou o segundo turno com LUISA GONZÁLEZ, candidata do ex-presidente Rafael Correa, que ficou com 48 por cento, segundo a AFP. O vencedor receberá as credenciais para governar em 30 de novembro, conforme o cronograma do órgão de governo eleitoral. Antes do fim da apuração nas urnas, GONZÁLEZ admitiu a derrota e parabenizou NOBOA pela vitória. A campanha eleitoral deste ano foi marcada pelo assassinato do candidato FERNANDO VILLAVICENCIO, jornalista investigativo morto com tiros na cabeça ao sair de um comício em Quito no início de julho.
A senadora ELIZIANE GAMA afirmou neste domingo que mantém para amanhã a leitura do texto final da CPMI dos atos do 8 de janeiro. Segundo ela, o documento, que deverá ter mais de mil páginas, está passando pelos últimos ajustes antes de ser submetido ao colegiado de deputados e senadores. Há expectativa para que o texto traga informações sigilosas recebidas pela CPMI desde o começo dos trabalhos do grupo, em maio: ao todo, foram mais de 11 mil informações sobre movimentações bancárias, quebras de sigilo telefônico e de dados. Na quarta-feira deve acontecer a votação que vai aceitar ou rejeitar o trabalho da senadora ELIZIANE GAMA do PSD do Amazonas.
Os economistas do mercado financeiro reduziram a expectativa de inflação em 2023, que passou de quatro vírgula 86 para quatro vírgula 75 por cento. As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. Com a queda, a estimativa dos analistas para a inflação de 2023 passou a ficar no teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional. A meta central de inflação é de três vírgula 25 por cento neste ano, e será considerada formalmente cumprida se o índice oscilar entre um e 75 e quatro vírgula 75 por cento neste ano.
Três ações movidas contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO e contra WALTER BRAGA NETTO, candidato à vice-presidência nas eleições de 2022, devem ser julgadas amanhã no TSE. O julgamento foi suspenso na quinta-feira, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro ALEXANDRE DE MORAES. O ex-chefe do Executivo e o ex-ministro da Defesa são acusados de suposto abuso de poder político durante as últimas eleições. O vice-procurador geral eleitoral, PAULO GONET BRANCO, apresentou um parecer do Ministério Público Eleitoral favorável à absolvição de BOLSONARO e BRAGA NETTO. Ele afirma que há improcedência das ações questionadas pelo julgamento e que não há como concluir a existência do abuso de poder político. As ações foram movidas pelo PDT.
A quarta morte causada por ocorrências associadas às fortes chuvas de Santa Catarina nesta primeira metade do mês de outubro foi anunciada pela Defesa Civil estadual neste domingo. O óbito foi registrado em Campo Belo do Sul, município da região serrana. O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade confirmou que se trata da morte de MAICON MORAES AGOSTINHO, de 29 anos, arrastado pela correnteza de um riacho na zona rural ao tentar atravessar a cavalo uma ponte submersa. Antes do óbito em Campo Belo do Sul, foram confirmadas mortes em Rio do Oeste, em Palmeira e em Rio do Sul. Santa Catarina chegou, na manhã de domingo, a 126 cidades sob decreto de emergência por conta dos estragos causados pelas fortes chuvas no estado nesta primeira metade do mês de outubro. O número equivale a 42 por cento dos 295 municípios catarinenses.
A queda da inflação deverá retirar até 30 bilhões da arrecadação nominal do país em 2023, conforme informou o governo Federal. Em contrapartida, Santa Catarina deve ter um crescimento real de até cinco por cento nas receitas do ano, de acordo com as projeções da Secretaria de Estado da Fazendo. O desempenho positivo da economia catarinense é atribuído a uma combinação de fatores que vão da diversidade e capacidade produtiva ao poder de recuperação do Estado. Em agosto de 2023, Santa Catarina teve aumento na arrecadação nominal de 12 vírgula quatro por cento. O crescimento real, ou seja, com o desconto da inflação foi de oito por cento.
Equipes das Promotorias de Justiça de Santa Catarina, com atribuição na área ambiental, junto com a Polícia Militar Ambiental, deflagraram a Operação “Mata Atlântica em Pé” em 66 municípios catarinenses. Foram vistoriados 176 alertas de possíveis desmatamentos que foram registrados entre janeiro a agosto deste ano. Ao todo foram aplicadas multas que somadas chegam a dois milhões e 800 mil reais. As fiscalizações revelaram que 102 desses alertas correspondiam a desflorestamentos ilegais, resultando em um total de 644 hectares desmatados irregularmente nos últimos 12 meses. Essa foi a sexta edição da operação somente em 2023. Comparando os números com o ano de 2022, o relatório apontou uma redução na área desmatada ilegalmente no estado. Em 2023, foram identificados 644 hectares de desmatamento, enquanto no ano anterior foram 877.
Oktoberfest de Itapiranga teve destaques e público abaixo do esperado. Avaliação da Comissão Central Organizadora aponta pontos positivos e situações que deixaram a desejar. Conforme o Coordenador Geral, NELSON ARENHARDT, a programação iniciou com sucesso em um grande desfile, no feriado nacional de quinta-feira, na Rua do Comércio. Segundo ele foram próximo de seis mil pessoas presentes, com quase 50 entidades desfilando. Menciona ainda o sucesso da festa na Praça. Na sexta-feira a programação teve sucesso com o Show de Abertura em grande repercussão das atrações culturais e mais de três mil pessoas passaram pelas catracas. ARENHARDT avalia que o Show Cultural atingiu seu objetivo em dar oportunidades para outras etnias.
A programação de sábado teve avaliação positiva com público expressivo no Complexo Jovem. Grupos e pessoas que prestigiaram o evento proporcionaram uma grande confraternização sem ocorrências policiais. Já para a noite de sábado o público foi inferior ao esperado. A comissão apostava em atrair grande público, especialmente pela qualidade das bandas Herr Schmidt, Vox 3 e Orquestra Harmonia. Segundo NELSON ARENHARDT, alguns fatores pesaram neste sentido, com a realização de feiras em Palmitinho e Chapecó, com shows nacionais, além da cheia do Rio Uruguai que ainda impactou de forma negativa.
Parceria com o Sebrae busca alternativas de renda aos produtores rurais. A prefeitura de São João do Oeste vai reunir empreendedores rurais para debater situações adversas no agronegócio. Parceria com o Sebrae tem objetivo de criar um diálogo sobre formas de superar dificuldades que surgem no setor e buscar soluções. Consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas vão ouvir os produtores rurais sobre diversas questões que afetam os rendimentos e propor medidas que podem impactar de forma positiva. Conforme o Secretário da Agricultura de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, a reunião ocorre sexta-feira, dia 20 de outubro, às nove horas, antiga Feira Livre Municipal. Ele destaca a importância do planejamento para atividades agropecuárias no município.
O Secretário da Agricultura menciona como exemplo a dificuldade na pecuária de leite que está causando grande preocupação. RECH salienta que os momentos difíceis exigem decisões para buscar alternativas de renda e a permanência das famílias no meio rural. De acordo com o Secretário da Agriculta, a pauta inclui situações da avicultura, suinocultura, pecuária de leite e outras atividades econômicas no meio rural. ROGÉRIO RECH avalia que o encontro com os consultores do Sebrae é fundamental em um ponta pé inicial para viabilizar atividades que proporcionam renda. Reforça que é necessário apontar alternativas para o setor agropecuário de São João do Oeste.
Vereador propõe campanha para consumo de produtos lácteos de origem regional. A Moção de Apelo deve ser votada na sessão desta terça-feira na câmara de vereadores de São João do Oeste. A matéria é de iniciativa do vereador, CORNÉLIO SCHNEIDER e já conta com apoio dos demais parlamentares do município. Segundo ele, o problema da cadeia produtiva do leite, não afeta apenas os produtores, pois ainda tem impacto direto na redução de empregos e pode criar uma situação grave na economia dos municípios da região. O vereador salienta que a pecuária de leite é a principal referência econômica do setor agropecuário e por isso é preciso adotar medidas para conter a queda no valor pago ao produtor. CORNÉLIO SCHNEIDER, apresentou a Moção de Apelo com objetivo de sensibilizar a classe política para medidas urgentes, além de promover campanhas para o consumo de produtos lácteos brasileiros.
Vereador defende consumo de produtos da região com base nas exigências feitas em toda cadeira produtiva. CORNÉLIO SCHNEIDER chama atenção para a qualidade do derivados de leite produzido no Brasil, pois as exigências são grandes desde a origem, nas propriedades agrícolas. Conforme o vereador de São João do Oeste, a proposição solicita emissão de uma Moção de Apelo aos políticos em Florianópolis e Brasília. CORNÉLIO SCHNEIDER reforça que é inquestionável a importância da indústria de laticínios para a região e para o país como um todo. Observa ainda que o Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo, com uma rica tradição na produção de produtos lácteos de alta qualidade.
Moção de Apelo destaca a importância da produção e o consumo de produtos lácteos brasileiros para o crescimento econômico e a geração de empregos. Segundo o vereador CORNÉLIO SCHNEIDER, é preciso apoiar os produtores locais e fortalecer nossa economia, mantendo renda e empregos em São João do Oeste e municípios da região. O vereador salienta que é preciso priorizar a compra de produtos lácteos produzidos no Brasil, pois essa escolha consciente contribuirá para fortalecer a economia local e nacional. SCHNEIDER menciona ainda que é possível preservar empregos e incentivar o crescimento da comunidade local e regional. Ele também faz um apelo as autoridades para que façam ampla divulgação e incentivem o consumo de produtos brasileiros.
A terceira edição do Programa Empresa Mais foi concluída com grande adesão em Iporã do Oeste. Através do Programa, instituído por uma Lei Municipal, o Município paga os juros dos empréstimos firmados pelas empresas junto aos bancos e cooperativas. Conforme a assessora de consultoria do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo, MARGLEI TREVISAN, nesta edição foram contempladas 162 empresas que se inscreveram e tiveram a documentação aprovada. Em média, o valor financiado foi de 25 mil reais para o comércio e indústria e 20 mil reais para os prestadores de serviços. MARGLEI salientou que o montante injetado na economia local pelo programa Empresa Mais foi de três milhões 675 mil reais. Os juros dos empréstimos a serem pagos pelo Município em 24 meses somam cerca de 800 mil reais, o que representa, em média, um subsídio de cinco mil reais para cada empresa aderente do Programa.
MARGLEI TREVISAN destacou que a terceira edição do Programa Empresa Mais teve maior adesão do que as edições anteriores. Conforme ela, isso se deve à elevação das taxas de juros, que apesar de apresentarem breve redução nos últimos meses, ainda continuam altas. A assessora de consultoria do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Iporã do Oeste destacou que os recursos obtidos através do programa são para uso livre, porém, preferencialmente para investimentos, capital de giro e adequações de acessibilidade na sede das empresas. Neste programa não foram contemplados os Micro Empreendedores Individuais. MARGLEI destacou que o Município mantém programas de incentivo à economia local, a exemplo do Programa Nota Premiada e da Consultoria Turística gratuita. A ideia é criar novos Programas em breve para fomentar o desenvolvimento local.
O quarto Seminário Regional de Integração de Saberes em Saúde Mental que estava programado para ocorrer na semana passada em Mondaí foi adiado devido ao mau tempo e a enchente do Rio Uruguai. Conforme a coordenadora do seminário, ELISE TRENHAGO, o adiamento teve o objetivo de facilitar a participação dos inscritos. Ela destacou que a nova data do evento é a próxima terça-feira, dia 24 de outubro, e que as inscrições ainda estão abertas para os profissionais da saúde e demais pessoas interessadas em participar. ELISE salientou que o link para a inscrição e a programação do evento estão sendo divulgados pelas redes sociais do seminário e em todos os órgãos voltados à saúde mental nos municípios da região.
ELISE TRENHAGO destacou que o Seminário Regional de Integração de Saberes em Saúde Mental será realizado no Centro de Eventos da Área de Lazer de Mondaí, a partir das 08h da manhã da próxima terça-feira, dia 24. A programação possui o término previsto para às 17h. A coordenadora do evento enalteceu a importância do encontro para debater questões importantes para os profissionais que atuam na área da saúde mental em todos os municípios da região. Conforme ela, a ideia é propor que o assunto seja discutido cada vez mais, dada a importância e a relevância que o tema representa para toda a sociedade atualmente.
As secretarias de Saúde, Obras e Urbanismo, Desenvolvimento Econômico e a Vigilância Sanitária de Descanso elaboraram um questionário para diagnosticar a situação do esgotamento sanitário e dos passeios públicos no município. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, PAULO LAUXEN, a ideia do questionário surgiu a partir de uma audiência realizada em Brasília no mês de agosto, junto à Fundação Nacional da Saúde e ao Ministério das Cidades. Ele explicou que o objetivo é acessar recursos federais para a construção de um programa que subsidie ações voltadas ao esgotamento sanitário e melhorias nos passeios públicos, já que essa é uma situação grave enfrentada pela maioria dos Municípios da região.
PAULO LAUXEN destacou que a falta de sistemas adequados de tratamento faz com que parte dos dejetos humanos acabem dentro dos rios e córregos, causando grande impacto ambiental. O Secretário de Desenvolvimento de Descanso frisou que é preciso encontrar meios para auxiliar as famílias a resolverem as situações irregulares e que a partir do questionário, será possível criar um projeto para buscar os recursos necessários para isso. O questionário deve ser respondido por todas as famílias do perímetro urbano, bem como das Linhas Cruzinhas, Campinas, Distrito de Itajubá e São Valentim. Ele começará a ser aplicado a partir desta terça-feira, quando será feita uma reunião explicativa para os agentes de saúde, que serão os responsáveis por fazer as perguntas aos moradores.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Descanso chamou atenção para que as pessoas respondam corretamente o questionário, pois ele será a base para a elaboração do projeto que vai trazer recursos para a regularização dos sistemas de esgotamento sanitário e dos passeios públicos. PAULO LAUXEN destacou que o questionário deverá ser concluído até o dia 10 de novembro e o projeto finalizado e encaminhado para Brasília até o final do mês que vem.
Um motorista ficou ferido em uma colisão na BR-163, em São José do Cedro, na manhã deste sábado. Os Bombeiros registraram o acidente próximo à Linha Santo Antônio, onde o motorista de uma Saveiro, com placas de São José do Cedro, foi desviar de um animal sobre a pista, colidiu em parte do rodado de uma carreta e depois capotou. Os socorristas atenderam o motorista da Saveiro, de 28 anos, que teve ferimentos causados pelos estilhaços dos vidros do carro. Após ser avaliado, ele foi conduzido ao Hospital de São José do Cedro. Já o motorista da carreta, de 42 anos, saiu ileso do acidente. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal realizaram os demais procedimentos de registro e levantamentos.
A Polícia Militar prendeu três pessoas por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo, por volta da uma hora e 40 minutos, no bairro Sagrado Coração de Jesus. As guarnições da Rádio Patrulha abordaram um usuário e com ele, uma porção de maconha. O homem informou aos policiais onde havia comprado a droga e com as informações, os policiais foram até a casa informada e com o apoio do Canil, encontraram todos os materiais necessários para a traficância como materiais para embalar a droga, porções de cocaína, crack e meio quilo de maconha, além de dinheiro e celulares. Três pessoas, sendo a mãe, a filha e o genro, foram presas em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e juntamente com os materiais, foram encaminhados para a Delegacia.
Dois motociclistas ficaram feridos em uma colisão lateral na tarde deste domingo, em Iporã do Oeste. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária, por volta das 14h15, na SC-163. Conforme informações da Polícia, as motos transitavam no mesmo sentido, de Iporã do Oeste para Descanso. Um dos condutores relatou para a guarnição que ao passar pelo redutor de velocidade, perdeu o controle e colidiu na lateral da outra moto. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e encaminhou os motociclistas com lesões leves ao Hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.
A Polícia Militar foi acionada na madrugada deste domingo, após um homem dar entrada no Hospital com ferimentos graves pelo corpo, em Palmitos. De acordo com a polícia, o paciente foi vítima de uma tentativa de homicídio e levou diversos golpes de faca na região do tórax e cabeça, por volta das três e meia da madrugada. O SAMU prestou o primeiro atendimento e relatou que o caso ocorreu em frente a um bar, no bairro Martin Luther. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas pelas autoridades. A Polícia Militar informou ainda que o homem possui passagens criminais por ato obsceno, ameaça, furto, disparo de arma de fogo e vias de fato. O crime agora será investigado pela Polícia Civil.
Um homem ficou ferido em um acidente de trabalho registrado por volta das dez e meia da manhã desta segunda-feira, em Iporã do Oeste. Foi na Rua 28 de Outubro, nas proximidades do prolongamento da Avenida Gustavo Fetter, em direção ao trevo. O homem fazia a colocação de pré-moldados em uma obra operando um guindaste, quando o equipamento tombou devido a uma instabilidade no solo. O operador foi atingido pelo guindaste, sofrendo ferimentos pelo corpo. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros apresentando ferimentos leves na cabeça e nas pernas e relatando dores nas costelas. O operador usava os Equipamentos de Proteção Individual e após o atendimento inicial, foi levado para o Hospital Nossa Senhora das Mercês. A Polícia Militar de Iporã do Oeste também esteve no local para o registro e levantamentos necessários.