-STF VOLTA A SUSPENDER JULGAMENTO SOBRE DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS
-87 MUNICÍPIOS DE SC DECRETARAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA ESTIAGEM
-CRESCE A PROCURA POR INCENTIVOS A CONSTRUÇÕES NO SETOR AGRÍCOLA
-ACAERT PROMOVE AÇÕES PARA A SEMANA ESTADUAL DO RÁDIO
-PADRE RELATA RETOMADA NORMAL DAS ATIVIDADES DA IGREJA
-DEBATE PARA COMBATER A EVASÃO ESCOLAR GANHA DESTAQUE NO ESTADO
-GRAVE COLISÃO ENVOLVE DOIS CAMINHÕES NA BR 282
-HOMEM CAI EM DOIS GOLPES DIFERENTES NO MESMO DIA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 21 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A União Europeia vai doar mais 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 a países de baixa renda até meados do próximo ano. O anunciou foi feito nesta quarta-feira pela presidente da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN. Ela disse que o bloco europeu já doou 250 milhões de doses,o que representa “um investimento na solidariedade e também na saúde global". A presidente da Comissão elogiou o esforço dos 27 países da União Europeia, que já conseguiu completar a imunização de 70 por cento da população adulta ou 60 por cento de toda a população, incluindo as crianças.
Diante da crescente influência da China na região do Indo-Pacífico, os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira uma nova aliança com Austrália e Reino Unido para fortalecer as capacidades navais na região, com uma nova frota australiana de submarinos de propulsão nuclear. O anúncio, realizado por videoconferência pelo presidente JOE BIDEN, o primeiro-ministro australiano, SCOTT MORRISON, e seu contraparte britânico, BORIS JOHNSON, exclui a França, que tem negociado uma venda bilionária de submarinos convencionais para a Austrália. BIDEN disse que os esforços para permitir que a Austrália construa submarinos de propulsão nuclear vão garantir que tenham "as capacidades mais modernas que para manobrar e defender os países de ameaças em rápida evolução".
Cinco ministros e autoridades do governo do presidente ALBERTO FERNÁNDEZ na Argentina colocaram seus cargos à disposição nesta quarta-feira, três dias depois de um forte revés eleitoral nas primárias legislativas, que pôs em risco a maioria governista no Senado. A crise expôs uma divisão entre o presidente e a vice, CRISTINA KIRCHNER. Pediram demissão ou ofereceram a renúncia os ministros do Interior, da Justiça, da Ciência, do Meio Ambiente e da Cultura, este último considerado próximo à vice-presidente CRISTINA KIRCHNER.
Após articulação envolvendo líderes do Centrão e o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, os deputados decidiram nesta quarta-feira reinserir no Código Eleitoral uma quarentena de quatro anos para juízes, membros do Ministério Público, militares e policiais que queiram se candidatar já a partir de 2026. Foram 273 votos a favor e 211 contra. Alguns partidos da oposição, como PT e PCdoB, também orientaram a favor da medida. O governo orientou voto contra. Com isso, policiais, militares, juízes, promotores e procuradores que quiserem se candidatar em 2026 terão até o próximo ano para se afastarem das funções. Para que as mudanças passem a valer nas próximas eleições, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e sancionado até o início de outubro.
Após um pedido de vista, ou seja, mais tempo para análise do processo, do ministro ALEXANDRE DE MORAES, o Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira o julgamento sobre aplicação da tese do “marco temporal” na demarcação de terras indígenas no país. O STF começou a julgar no último dia 26 se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério do marco temporal, pelo qual índios só podem reivindicar a demarcação de terras já ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988. Antes do pedido de MORAES, o ministro NUNES MARQUES apresentou nesta quarta voto favorável à tese. Na semana passada, o relator do caso, EDSON FACHIN, se manifestou contra o marco temporal. A votação, que está empatada, não previsão de data para ser retomada.
O governo federal anunciou nesta quarta-feira uma série de medidas para o programa habitacional Casa Verde e Amarela, lançado em agosto de 2020 para substituir o Minha Casa, Minha Vida. Além da redução da taxa de juros para uma parte dos beneficiários do programa, o Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou outras medidas, como a ampliação do teto do valor dos imóveis considerados habitação popular e o aumento do número de famílias aptas às menores taxas de juros do programa. O anúncio foi feito pelo ministério durante cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente JAIR BOLSONARO.
Quarto maior produtor de orgânicos do Brasil, Santa Catarina instituí Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. A lei sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS nesta semana visa a promover e incentivar o desenvolvimento da agroecologia e dos sistemas orgânicos de produção, assim como sistemas em processos de transição agroecológica. A Lei é uma proposta do deputado estadual FABIANO DA LUZ e se baseia no desenvolvimento sustentável aliado à preservação, conservação e regeneração ambiental. Entre as ações que farão parte da Política Estadual de Agroecologia, estão o reforço na pesquisa agropecuária, assistência técnica e extensão rural especializadas em produção orgânica, além da inspeção e fiscalização agropecuária ambiental.
A estiagem se agravou em Santa Catarina e 87 municípios já decretaram situação de emergência até a tarde de quinta-feira. O número representa 29 por cento dos municípios catarinenses. Segundo a Defesa Civil estadual, a maioria está na região Oeste, incluindo Campos Novos, Chapecó, Concórdia e Xanxerê. Com a atualização e a permanência da previsão de chuvas abaixo da média no longo prazo, a expectativa é de que os níveis dos rios não retornem à média até o início de 2022. Das 87 cidades que formalizaram o decreto, 73 já tiveram o processo de reconhecimento pelo Estado realizado. Uma cidade não conseguiu comprovar a situação e 13 estão realizando correções no processo.
O Governo do Estado está autorizado a investir 465 milhões de reais nas obras de ampliação da capacidade e revitalização das BRs 470, 280, 163 e 285. O governador CARLOS MOISÉS e o ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO GOMES DE FREITAS, assinaram o Acordo de Cooperação Técnica que garante a parceria no fim da tarde desta quarta-feira, em Brasília. Conforme o cronograma de execução financeira, o Governo do Estado investirá mais de 125 milhões ainda neste ano, com pagamentos mensais a partir de outubro. Os outros 339 milhões serão aplicados entre janeiro e julho de 2022. Pelo acordo, o DNIT seguirá responsável por acompanhar, orientar, fiscalizar e prestar apoio técnico à execução das obras, enquanto o Governo do Estado apoiará financeiramente para que os trabalhos sejam concluídos o mais rapidamente possível.
Cresce a procura por incentivos a construções no setor agrícola.
Grandes investimentos estão sendo realizados na infraestrutura do agronegócio. Conforme o secretário da Agricultura de São João do Oeste, ROGERIO RECH, em oito meses de 2021, a procura por subsídio já superou em 25 por cento a demanda do ano passado. O secretário chama atenção que a maioria dos incentivos se referem a aviários, pocilgas, estábulos, esterqueiras e cisternas. RECH lembra que a lei de incentivos é de 2013 e passa por atualizações com valores reajustados. Este a prefeitura já concedeu incentivo para construção de 27 mil 794 metros quadrados de área construída, além de nove mil 483 metros cúbicos destinados para esterqueiras e reservatórios de água.
Município aguarda maior demanda por incentivos nos últimos meses do ano. O secretário da Agricultura de São João do Oeste destaca que grande parte das obras ainda não teve o encaminhamento para o reembolso que vai direto ao produtor. Segundo ROGÉRIO RECH, neste ano, em oito meses, a procura já supera em 25 por cento o montante pago no ano anterior. Em 2021 foram pagos 30 incentivos por metro quadrado e 12 incentivos por metro cúbico. O programa já investiu 173 mil 694 reais. RECH lembra que a grande maioria ainda será reembolsado até o final do ano a medida que as obras forem sendo concluídas. Nos últimos três anos, São João do Oeste já efetuou 141 pagamentos de incentivos para construções, com destaque para aviários, pocilgas, estábulos, esterqueiras e cisternas.
Secretário afirma que a meta é recuperar posições no ranking de movimento econômico na região da Ameosc. Segundo ROGÉRIO RECH, o município já esteve em terceiro lugar e atualmente ocupa a sexta colocação. Objetivo é retomar posições no ranking de arrecadação na região da Ameosc. O secretário afirma que o poder público está fazendo sua parte, aproveitando que o setor agropecuário está aquecido e com altos investimentos na infraestrutura. RECH reconhece as dificuldades causadas pelos altos preços dos insumos, porém aposta no empreendedorismo dos produtores rurais e o trabalho profissional em busca de maior eficiências nos diferentes seguimentos produtivos.
Termo de cooperação dos 100 milhões de reais garante continuidade das obras na BR 163. O supervisor regional do DNIT em Chapecó, DIEGO FERNANDO DA SILVA, explicou detalhes sobre o projeto, possíveis mudanças, reivindicações recebidas de moradores devido aos acessos junto às vias marginais. A equipe também esteve vistoriando as obras, fazendo contato com a empresa que realiza a restauração e ampliação da rodovia. DIEGO lembrou que na tarde desta quarta o governador CARLOS MOISÉS assinou um termo de cooperação para injetar 465 milhões de reais em obras de rodovias federais. Entre eles, estão 100 milhões para a recuperação da BR 163, no Extremo-Oeste. O valor garante continuação da obra com ampliação das frentes de trabalho, mais funcionários, máquinas e a instalação de usinas de asfalto e de concreto.
Na oportunidade, a equipe de governo fez questionamentos sobre o elevado e quais investimentos serão feitos para melhorar o aspecto visual. Além disso, sobre possibilidade de instalação de ciclovia, sobre dados do projeto e alteração na nomenclatura da quilometragem e também quanto às indenizações aos proprietários de lotes lindeiros. Outra cobrança foi referente a fiscalização da empresa que está contratada para tapa-buracos e outras manutenções da via. O supervisor explicou que esteve percorrendo o trecho de São Miguel do Oeste até o trevo de Idamar e verificou problemas que foram mapeados para serem sanados imediatamente. Ele se colocou à disposição para esclarecimentos e também parcerias, pois a obra causa impactos na área urbana e rural do município de São José do Cedro.
Nesta quinta-feira terá continuidade os Recitais de Primavera do Conservatório Municipal de Música. Programação de hoje será na modalidade de canto. O evento ocorre em parceria com a Orquestra de Itapiranga. Na primeira noite do roteiro, na nesta terça-feira se apresentaram os alunos das oficinas de violino e canto, dos professores HENRIQUE DREBEL e MATEUS SCHNEIDER. Nesta quinta-feira a atração será na modalidade de canto. As demais apresentações acontecem nos dias 22, 23 e 26 de setembro, com as oficinas de teclado, violão, canto, bateria, violino e musicalização. Os eventos começam às 19 horas, no auditório do antigo São Vicente, restritos aos familiares e convidados em decorrência da pandemia de Covid-19.
A diretora de Cultura e Turismo, FERNANDA STAHL, destaca que a realização dos recitais é uma forma de prestigiar o trabalho dos professores e o talento dos alunos, por meio da cultura da música e do canto. FERNANDA comenta que aos poucos, mediante o cumprimento dos protocolos sanitários, os eventos estão voltando a acontecer no município de Itapiranga. o município projeta vários eventos culturais nos próximos meses envolvendo a Banda Municipal e os corais. Atrações culturais também vão integrar a programação da quadragésima segunda Oktoberfest.
CTG Última Porteira de Tunápolis promove eventos para celebrar a Semana Farroupilha. Programação festiva destaca a cultura gaúcha, em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. Além disso, a comemoração ainda relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, sendo que Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. O Centro de Tradições Gaúchas Última Porteira e suas Invernadas Campeira e Artística iniciaram a programação com Cavalgada. Até o dia 20 acontece o acampamento farroupilha. Conforme o Patrão do CTG, PAULO MASSING é importante resgatar e preservar a cultura do tradicionalismo como um espaço que preserva valores desse passado, como a honra, a família, a honestidade, a palavra dada como empenhada, retratadas ao mencionar falas de heróis e nas cores dos lenços, visando estabelecer uma continuidade com antepassados e transmitir a mesma a gerações futuras.
Viveiro municipal de Tunápolis prioriza produção de plantas ornamentais. Mudas de árvores nativas e para reflorestamento não possuem demanda. A informação é do diretor de urbanismo de Tunápolis, ARTÊMIO PAZINI. De acordo com ele, o foco no momento está no plantio de flores e plantas resistentes ao forte calor. Objetivo é garantir ornamentação para o fim de ano nos canteiros e vasos que são mantidos no centro da cidade. O diretor observa que o a prioridade é proporcionar embelezamento nos locais públicos, porém as mudas que sobram são distribuídas gratuitamente a população. PAZINI afirma o viveiro municipal não investe em árvores nativas e possui poucas variedades disponíveis devido a dificuldade em adquirir sementes. Mudas frutíferas também não são cultivadas.
A equipe da prefeitura deixou de cultivar mudas de eucalipto e no momento possui apenas um plantio para teste destinado a dois produtores rurais. ARTÊMIO PAZINI afirma que a dedicação está voltada a produzir grande quantidade de flores ornamentais. A equipe também já trabalha na decoração natalina com materiais que são reaproveitados. O diretor de Urbanismo elogia a criatividade dos servidores públicos para proporcionar ornamentação com baixo investimento. O Departamento de Urbanismo ainda atua em vários setores como a construção de passeio público e troca de lâmpadas.
Cresce a mobilização para conter a evasão escolar. Situação ganhou mais destaque após Audiência Pública promovida pela ALESC na segunda-feira. O objetivo é mobilizar várias entidades no combate à evasão escolar. Conforme a deputada MARLENE FENGLER, é preciso ações do governo estadual, tendo a Assembleia Legislativa como participante ativa, além do envolvimento do Ministério Público, FECAM e Tribunal de Contas. A deputada diz que o Ministério Público tem papel fundamental pela sua atuação nas causas de interesse da sociedade. Já a FECAM tem influência em todos os municípios de Santa Catarina. O tribunal de Contas fiscaliza a correta aplicação dos recursos e os programas desenvolvidos na área da educação. A parlamentar também cita a importância da atuação das secretaria municipais da educação e conselho tutelar.
A Audiência Pública teve objetivo de esclarecer os dados sobre a evasão escolar para definir ações por parte dos municípios e governo do estado. Segundo MARLENE FENGLER, a situação de 22 mil crianças e adolescentes em idade escolar e que estão fora da sala de aula, é alarmante. Ela diz que é preciso mudar esta realidade e garantir acesso e qualidade na educação. Para a deputada, é preciso garantir um futuro melhor para as crianças para que possam ter opções de formação acadêmica e acesso ao conhecimento. A parlamentar cita que a escola é um ambiente de convívio social, onde os alunos podem aprender limites, valores humanos, disciplina, cidadania e ainda promover a inclusão. MARLENE reforça que um espaço tão rico, como é a escola, não pode ser negligenciado e ter crianças e adolescentes fora deste ambiente.
A pandemia está entre os fatores que influenciaram no aumento na evasão escolar. A deputada MARLENE FENGLER lembra que Santa Catarina é referência nos índices da educação. Ela ressalta ainda que os municípios do Extremo Oeste possuem indicadores acima da média na qualidade da educação. MARELE, chama atenção que são frequentes os relatos das escolas e conselhos tutelares sobre ausência de alunos em sala de aula. No período de isolamento social a situação se agravou devido a dificuldades que muitos alunos tiveram no acesso à internet e tecnologias usadas para repassar os conteúdos.
Padre é otimista com atividades voltando ao normal em Itapiranga. A Paróquia São Pedro Canísio de Itapiranga está retomando a normalidade de suas programações. A igreja católica está desenvolvendo suas atividades pastorais e de formação, além das celebrações na matriz e comunidades nos bairros e interior. De acordo com o padre da Paróquia São Pedro Canísio, JOSÉ VOLMER, estão ocorrendo celebrações de primeira eucaristia e crisma na cidade e interior. Cita ainda a importância da retomada dos corais como destaques nas missas como um brilho especial nos cantos. O padre chama atenção para uma vida normal na igreja respeitando as restrições e adequações necessárias para manter os cuidados exigidos pelos protocolos da saúde.
JOSÉ VOLMER chama atenção para a importância da contribuição dos fiéis com o dizimo. A Paróquia chegou a registrar dificuldades em manter suas atividades devido à queda acentuada na arrecadação do dizimo durante a pandemia. Esta situação começa a mudar, porém ainda sem o volume de recursos considerado adequado. O padre JOSÉ VOLMER afirma que a igreja sempre tem uma sensibilidade muito grande com as causas sociais e mantém sua mobilização em prol nos menos favorecidos. O padre chama atenção para a importância de acolher os imigrantes venezuelanos que estão em Itapiranga por não terem condições de viver em sua terra, na sua nação de origem. O padre aponta como fundamental ter solidariedade e acolher as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
A ACAERT vai promover uma série de ações para a Semana Estadual do Rádio. A iniciativa, que vai ocorrer de 20 a 25 de setembro, entrou para o calendário oficial de Santa Catarina. A lei que institui a Semana do Rádio foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS. Em entrevista para a rádio Peperi, o presidente da ACAERT, SILVANO SILVA, afirmou que a data será marcada por uma grande mobilização da entidade e das emissoras associadas com o tema “Onde você estiver, o Rádio está lá”. Ele citou que apesar do avanço de outros meios de comunicação, como a internet e as redes sociais, o rádio ainda tem uma importância muito grande. As emissoras afiliadas da Rede Peperi vão participar das ações para reforçar a importância do rádio na vida das pessoas.
Na semana dos dias 20 a 25 de setembro, as emissoras de rádios associadas a Acaert vão realizar uma campanha para mostrar a força do rádio catarinense. As atividades envolvem spots e vídeos sobre o meio, ações em escolas e na comunidade geral. De acordo com o presidente da Acaert, SILVANO SILVA, o rádio está prestes a completar cem anos e está consolidado com um veículo ágil e inserido na vida das pessoas. SILVANO destacou que o foco da campanha da Semana do Rádio são os jovens, principalmente os estudantes. Uma das ações envolverá estudantes de 10 a 15 anos das Redes Públicas e Particulares de Educação, com peças promocionais que convidam crianças e adolescentes a navegarem pelo fantástico mundo do rádio. Também foram produzidos copos e camisetas da campanha, entre outros brindes.
As criação da Semana Estadual do Rádio mostra que o rádio está moderno, atual e presente na vida das pessoas. A afirmação é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista ADILSON BALDISSERA. De acordo com ele, as ações previstas para a semana que vem, com spots publicitários e visitas as escolas da região, vão reforçar que o rádio está presente em diferentes plataformas e pode ser ouvido a qualquer momento e em qualquer lugar. A Rádio Itapiranga também fará visita a escolas para divulgar a campanha que está sendo promovida.
Colisão grave é registrada na BR-282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O acidente foi registrado por volta das 18 horas desta quarta-feira, nas proximidades da Ponte Sobre o Rio das Antas, na BR-282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Segundo levantado no local da ocorrência, a colisão foi frontal e envolveu um caminhão Iveco de pequeno porte, com placas de Coronel Freitas e carregado com pneus e uma Carreta do Rio Grande do Sul que levava adubo para o estado gaúcho. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu o motorista do Iveco que teve ferimentos na cabeça.
Homem cai em dois golpes diferentes no mesmo dia. Um deles foi pelo WhatsApp e outro por mensagem de SMS. A Polícia Militar atendeu a ocorrência por volta das 19 horas, na Rua Geraldino de Melo, Bairro Salete. A vítima relatou à guarnição que na manhã de ontem recebeu mensagem de um senhor se passando por funcionário de banco, informando que havia percebido que estava com problema de adulteração na conta. Para resolver o problema, solicitou transferência de 375 reais, que ele fez via PIX. O homem relatou ainda que caiu num segundo golpe, no qual um número lhe chamou dizendo que era sua tia, com a foto de perfil dela, que havia mudado o número. Esse contato informou que precisava que ele pagasse uma conta para ela, sendo que então fez o depósito de 500 reais e depois descobriu que era golpe. O homem teve um prejuízo total de 875 reais nos dois golpes, ambos praticados por meio digital.